sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Queimados dá primeiro passo para construção da UPA 24h

O Prefeito de Queimados, Max Lemos (PMDB), recebe o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, e o presidente da ALERJ, Jorge Picciani, nesta segunda-feira, dia 2 de março, às 10h, para a escolha do terreno onde será construída a primeira UPA 24h da cidade. A unidade vai beneficiar centenas de pessoas, com um atendimento médico de alta qualidade.

Prefeitura estende o prazo para pagamento do IPTU-2009

A Prefeitura de Queimados estendeu o prazo para o pagamento do IPTU-2009. A entrega dos carnês aos 53 mil contribuintes começa em março. O novo vencimento para a cota única com 10% de desconto é dia 13 de maio.

Quem preferir poderá pagar o tributo com desconto de 5% até 12 de junho. Já o contribuinte que optar pelo parcelamento do débito poderá fazê-lo em, no máximo, três vezes e sem descontos. Neste caso, a primeira parcela terá vencimento em13 de maio, a segunda 12 de junho e a terceira 10 de julho. O IPTU poderá ser pago em qualquer agência da Caixa Econômica Federal e nas Casas Lotéricas.

Segundo o secretário de Fazenda e Planejamento, Carlos Vilela, com o novo calendário de pagamento do IPTU o contribuinte terá mais tempo para se programar. “Com o novo prazo, o morador de Queimados ganhará um fôlego, já que em janeiro fica sufocado de contas para pagar. Acredito que prorrogando ainda mais o prazo conseguiremos aumentar a arrecadação do município”, destacou o secretário.

O contribuinte que estiver em débito com seus tributos e quiser negociar a dívida deve procurar o Setor de Arrecadação da Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento que fica na Rua Alves, 68, Centro de Queimados. Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone 2663-9400.

Queimados reforma ambulâncias do Samu

Com apenas dois meses à frente da administração municipal, o prefeito de Queimados, Max Lemos, entregou ao PA 24 horas duas ambulâncias do Samu totalmente reformadas. Os veículos estavam sucateados e sem funcionar há quatro meses por falta de manutenção. O PA fica na Avenida Camilo Cristófano, 100, bairro Camarim.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Município ganha calendário esportivo para o ano inteiro

Pela primeira vez, Queimados tem um calendário esportivo ao longo de todo o ano. Em 2009 , a população do município participará de uma série de atividades físicas, que proporcionarão mais saúde e entretenimento aos queimadenses. É o culto a uma vida saudável.

A Secretaria de Esporte e Lazer divulgou o cronograma de atividades e já anunciou a construção de duas praças até 2010. De acordo com o secretário, Luiz Carlos Monteiro, o projeto da Praça da Juventude será uma excelente iniciativa para estimular a população a praticar exercícios físicos regularmente.

O programa de Praças da Juventude, do Governo Federal, consiste na implantação de espaços de esporte, lazer e convivência comunitária. Com sete mil metros quadrados, cada Praça da Juventude terá campo de futebol, quadra coberta, área para caminhada, parque infantil, pista de skate e espaço para idosos, oferecendo atividades esportivas para todos os gostos e idades.

Servidores de Queimados: salários em dia no Carnaval

O feriadão de Carnaval não atrapalhou o andamento do calendário de pagamento da Prefeitura de Queimados, que deposita nesta quinta, 26, e sexta-feira, 27, o salários dos 2.100 funcionários ativos e inativos. Os servidores passaram cinco dias em casa (a Prefeitura decretou ponto facultativo na segunda-feira e quarta de Cinzas) e ao retornarem às suas atividades na manhã de hoje (26 de fevereiro) receberam a boa notícia de que seus salários estão sendo depositados em suas contas correntes.

Para o prefeito Municipal, Max Lemos, é muito importante poder pagar a todos os funcionários dentro do mês. “Fevereiro só tem 28 dias e ainda teve o feriadão de Carnaval. Corremos um pouco e conseguimos fechar a folha de pagamento a tempo de pagar os funcionários da Prefeitura dentro do prazo que havíamos estipulado. Todo mundo tem contas a pagar logo no início do mês e espera receber seus pagamentos em dia”, destacou Max.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Em defesa da natureza: Queimados recicla óleo de cozinha usado

Queimados está empenhado na preservação do Meio Ambiente e dá o pontapé inicial com a coleta do óleo de cozinha para reciclagem. A ação teve início durante o Festival de Verão e se prolongou pelos dias de Carnaval. Os barraqueiros do evento e comerciantes recolheram em garrafas pet todo o óleo utilizado nas frituras de salgadinhos e pestiscos O material está sendo recolhido e repassado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente à ONG Instituto Ambiental Reciclar, encarregada de dar destino final ao produto. Em breve as escolas municipais da rede vão aderir ao projeto; por meio de gincana, alunos também recolherão o óleo usado nas unidades e entregarão o material para ser reciclado.

O óleo de cozinha é altamente prejudicial ao meio ambiente e quando jogado na pia (rede de esgoto) causa entupimento, havendo a necessidade do uso de produtos químicos tóxicos para a solução do problema. Os prejuízos podem ser ainda maiores se atirados ao solo. O óleo impermeabiliza o solo, dificultado o escoamento das águas. Sem falar que um litro de óleo polui mais de 10 mil litros de água limpa, por um período de 14 anos. A contaminação da água encarece o processo e prejudica o funcionamento das estações de tratamento.

Segundo o secretário municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, Getulio de Moura (foto), o projeto de coleta de óleo para reciclagem está sendo implantado em Queimados, e em breve se estenderá à rede municipal de ensino. "Precisamos preservar o Meio Ambiente e para isso a reciclagem é uma forte aliada. A rede municipal de ensino também vai participar do projeto e as crianças aprenderão a importância da preservação do meio ambiente e poderão levar para a escola o óleo usado de suas casas", disse. Um dos produtos que podem ser feitos em casa a partir do óleo de cozinha usado é sabão em pedra.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Abertura do Carnaval leva mais de 50 mil foliões às ruas de Queimados

Mais de 50 mil pessoas participaram da abertura oficial do Carnaval 2009 de Queimados na noite desta sexta-feira, 20 de fevereiro. A Praça dos Eucaliptos ficou pequena para tantos foliões que sambaram até o dia raiar. A festa de Momo teve início às 19h com música eletrônica. Em seguida, a banda Via Show levantou o público com marchinas e canções como Solteiro em Salvador, Chicleteiro, Fanfarra, entre outras.

Mantendo a tradição carnavalesca, por volta da meia-noite, o secretário de Cultura, Jonathas Quintanilha, entregou a chave do município à Corte Momesca, formada pelo Rei Momo André Luiz, a Rainha Ednéia Solza, a primeira e segunda Princesas, Valéria Araújo e Gláuci Souza, respectivamente, e o Cidadão do Samba, Fábio Salgado. "Aqui, destacamos a cultura popular do município e declaramos o Carnaval 2009. O nosso Carnaval é Paz e Amor", disse o secretário enquanto coroava o Rei Momo, que na terça-feira, último dia da folia devolve a chave ao prefeito municipal, Max Lemos.

O ponto alto da folia foi quando a bateria da Beija-Flor subiu ao palco acompanhada da Corte Momesca e de mais cinco passistas da escola. A banda Alegria também animou a galera com músicas como Vampiro, Maimbê e Pererê.

Regada a muita música e contando com o apóio da Polícia Militar, Defesa Civil, Segurança Privada e Secretarias Municipais, a festa de Momo agradou o público presente, que mesmo às altas horas da madrugada (por volta das 3h30), não paravam de sambar. "O Carnaval só acontece uma vez no ano e temos que aproveitar. Este ano as pessoas estão mais unidas e com um único objetivo que é se divertir. A segurança também está bem reforçada. A Prefeitura está de parabéns", elogiou o estudante de direito Ronaldo Bastos, de 26 anos.