terça-feira, 31 de março de 2009

Oficina de teatro gratuita em Queimados

A Secretaria Municipal de Cultura de Queimados abre no dia 13 de abril inscrições para oficinas gratuitas de artes cênicas. Serão oferecidas 60 vagas. As aulas serão ministradas em dois dias da semana e aos sábados no Espaço Cultural Joaquim Freire (Praça dos Eucaliptos, Centro). As oportunidades são para as categorias infantil (com idade de 7 a 12 anos) e adulto (acima de 13 anos). O curso começa em maio e tem duração de cinco meses. Ao final do curso será montada uma peça teatral e apresentada pelos alunos concluintes.

Interessados devem comparecer à Secretaria Municipal de Cultura (Rua Eloi Teixeira, 306, Centro) de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h, munidos de uma foto 3 x 4. Caso seja menor de idade deve estar acompanhado do responsável. Mais informações pelo telefone (21) 2665-6101.

Cana-de-açúcar para alimentação do gado em Queimados

Uma parceria entre Prefeitura Municipal de Queimados, a Pesagro-Rio (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro) e a Cooperativa Coomabaf (Cooperativa Mista da Baixada Fluminense) está auxiliando agricultores de Queimados no cultivo de cana-de-açúcar para alimentação de gado leiteiro.

A cana foi trazida de Campos e plantada em duas áreas particulares, que servirão de viveiros, com cinco mil metros quadrados cada uma. A primeira área fica no bairro Sarandi (sítio São Jorge) e a outra na Estrada Rio D´Ouro, divisa de Queimados e Japerí.

Os agricultores de Queimados irão adquirir dos proprietários dos viveiros as mudas da cana, variedade RP 867515, espécie utilizada preferencialmente para alimentação animal. A Prefeitura do município, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Agricultura, irá fazer o preparo do solo e oferecer orientação técnica para o plantio das novas mudas.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura do município, Carlos Moraes, a idéia é transformar Queimados num Pólo distribuidor de mudas de cana-de-açúcar para toda a Baixada Fluminense. “No período de seca o gado fica sem alimento. A cana-de-açúcar será produzida para atender os agricultores durante esse período, que vai de maio a outubro. Nossa intenção é fazer com que esse sistema de alimentação do gado se espalhe para outros municípios da Baixada”, explica o secretário.

Queimados possui rebanho de cerca de 2.500 cabeças de gado distribuídas em 90 propriedades. Cerca de 40 produtores exploram a pecuária de leite produzindo em média 1.200 litros por dia. Futuramente, a exemplo do Noroeste Fluminense que exploram a cana-de-açúcar para a produção de açúcar e álcool, a Secretaria Municipal de Agricultura do município pretende trazer outras duas variedades de cana usadas para produção de cachaça e do caldo de cana e rapadura.

Prefeito de Queimados assina municipalização de CIEP 023


O Prefeito de Queimados, Max Lemos, assinou na manhã desta segunda-feira, 30/03, o contrato que autoriza a municipalização do CIEP 023 – Jesus Soares Pereira, na Rua Satélite, s/º, no bairro Fanchem. Além do documento transferindo a gerência do Estado para o município, as chaves também foram entregues ao Prefeito através de uma parceria com o governo do Estado.

A partir de agora 50% das despesas da escola ficarão sob a responsabilidade do Estado e os outros 50% da administração municipal ao longo de um ano, após esse período os custeios serão pagos pela Prefeitura.

Ao todo, o município ofereceu cerca de 2.500 novas vagas em toda a rede. “Fico duplamente feliz porque além de estar municipalizado, o CIEP 023 atenderá mais 1.500 alunos no próximo ano letivo e será a primeira escola municipal no Fanchem”, ressaltou o secretário municipal de Educação, Lenine Lemos.

A iniciativa tem também como objetivo acabar com as salas e vagas ociosas nas escolas. ‘’A cidade vive um momento histórico, oportuno e apto para ampliar as oportunidades’, conclui o Prefeito. Para criar novas vagas na rede, o prefeito de Queimados, Max Lemos, transformou o antigo prédio do Instituto de Educação Geraldo de Almeida, no Centro, na Escola Municipal Manoel Washington e municipalizou uma unidade do estado.

Entre os anos de 2005 e 2008, o número de alunos matriculados na rede municipal de Queimados caiu de 14.500 para 13.500, sem contar que várias unidades estão precisando passar por obras. No primeiro semestre serão reformadas quatro unidades escolares. A Escola Municipal Nelson Carneiro, no bairro Três Fontes será reformada e ampliada, com a construção de mais quatro salas de aula com capacidade para 12 novas turmas.

sexta-feira, 27 de março de 2009

Prefeitura de Queimados amplia locais de cadastros para o Bolsa Família

A Secretaria de Assistência Social de Queimados amplia a partir da próxima semana os locais de cadastro para o Bolsa Família. Além da própria sede da Secretaria, os cadastros também poderão ser realizados nos seis CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) em funcionamento no município.

A medida vai auxiliar as pessoas que moram nos bairros mais afastados do centro, onde atualmente funciona a Secretaria. Os interessados poderão se inscrever nos seguintes postos de atendimento: CRAS I - Rua José Pedro Rezende, no bairro Luiz de Camões; CRAS II - Rua Olegário Dias, 1685, no bairro Santo Expedito; CRAS III - Avenida Tiradentes, 258, no bairro Inconfidência e CRAS IV - Rua Weber, 05, no bairro Novo Rio. É possível efetuar os cadastros nos centros de atendimento também no centro de Queimados, CRAS V - Rua Avenida Olímpia Silva, 46 e CRAS VII - Rua Otília, 1504.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Gilda Baltar, 1.200 famílias já foram cadastradas nos primeiros 90 dias de governo e a meta é atingir o número de 10 mil famílias beneficiadas pelo programa até o fim de 2009. A SEMAS funciona na Estrada do Lazareto, 184 no bairro Glória, o telefone da secretaria é: 2665-8322

quarta-feira, 25 de março de 2009

Queimados terá seu primeiro CVT em junho

O prefeito de Queimados, Max Lemos, recebeu na manhã de hoje, 25 de março, o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, para visitar a área onde será instalado o primeiro Centro Vocacional e Tecnológico (CVT) da cidade. A previsão do secretário Alexandre Cardoso é que na segunda quinzena de junho o CVT já esteja em funcionamento com cursos de solda, pedreiro, eletricista, eletro-eletrônica, incluindo manutenção de micro. O secretário anunciou, ainda, que a unidade da Faetec da cidade também será ampliada.

O CVT será instalado no prédio onde funcionava a Escola Municipal Leopoldo Machado, na rua Edna, s/nº, no bairro Campo da Banha. As obras para adequação do prédio começarão em 15 dias. Já a Faetec/Queimados, que oferece cursos gratuitos para a população de Inglês, Espanhol e Informática (básica e avançada), também abrigará um curso de solda, de panificação (doceiro e padeiro) e de garçom e coqueteleiro Na Faetec também será ampliado o acesso à Internet para que os alunos saiam da unidade sabendo navegar na Internet.

“Estamos em busca de empresas para se instalarem no Distrito Industrial de Queimados, gerando emprego e renda para a população, mas para isso precisamos qualificar mão-de-obra. Essa parceria que temos com o governador Sérgio Cabral nos ajudará a preparar os queimadenses para as empresas que virão. Nosso Distrito Industrial receberá, em breve, algumas empresas e temos que nos preparar para que os empregos gerados sejam de moradores de Queimados”, frisou o prefeito.

De acordo com o secretário Alexandre Cardoso o município de Queimados receberá uma atenção especial de sua secretaria. “Max Lemos é um prefeito empreendedor e já está buscando empresas para se instalarem na cidade. Vamos instalar aqui um CVT e ampliar os cursos da Faetec, auxiliando a cidade na formação de mão-de-obra para as empresas que virão. Queimados receberá uma atenção especial da minha secretaria”, ressaltou Alexandre Cardoso.

Obras em conjunto habitacional de Queimados já estão em andamento

As obras no conjunto habitacional ao lado do Cemitério Vale da Saudade, no bairro São Jorge, em Queimados, anunciadas pelo prefeito da cidade, Max Lemos, no último sábado, 21 de março, foram retomadas nesta quarta-feira, 25 de março. Na segunda e terça-feira, 23 e 24 respectivamente, equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social, esteve no conjunto cadastrando as famílias que moram no local, para receberem o título de propriedade e também para participarem de programas sociais como o Bolsa Família e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), entre outros.

O empreendimento envolve a construção de 78 unidades habitacionais com sala, quarto, cozinha e banheiro, com 31,41 m2 de área construída, além de infra-estrutura urbana, como drenagem, pavimentação e urbanização da área. Apenas 68 casas foram construídas sem acabamento. As obras foram paralisadas no governo passado e a área foi parcialmente invadida há cerca de um ano. O prefeito Max Lemos conseguiu restabelecer o convênio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios (PADEM), do governo do Estado, que previa a construção de 78 unidades para serem doadas à população que viviam em situação de risco.


O objetivo do prefeito agora é concluir as obras e entregar as casas àquela população para que vivam de forma digna, inclusive com título de propriedade. “A situação do assentamento é totalmente desumana porque os moradores vivem em verdadeiros escombros, onde as janelas são fechadas por panos, as coberturas são feitas de plásticos pretos sustentadas por caibros e, em um caso específico, a porta da casa é uma carcaça de porta de geladeira. Isso não pode continuar”, enfatiza o prefeito.

Os moradores que estavam em situação de vulnerabilidade social receberam uma cesta básica. A moradora Silza Rosa de Souza, de 37 anos, mãe de três filhos, de 2, 6 e 8 anos, e que tem a guarda do irmão de 14 anos, está desempregada e vive de doações de conhecidos e parentes, foi cadastrada para integrar o Bolsa Família e recebeu uma cesta básica da Secretaria de Assistência Social. “Saber que esta casa será minha de verdade e que ninguém vai mais me tirar daqui me dá uma felicidade enorme”, afirmou a dona de casa, acrescentando, “não sabia o que ia fazer para dar de comer aos meus filhos, recebi uma cesta básica e vou receber o Bolsa Família. É muito bom”, completou.

Os investimentos em Habitação não param por aí. O prefeito Max Lemos vai investir pesado na área. Ele já determinou a realização do levantamento de uma área próxima ao conjunto habitacional para que sejam construídas mais 150 casas para moradores de área de risco.

Queimados de cara nova

A Prefeitura de Queimados está se unindo aos trabalhadores do comércio informal para deixar a cidade mais bonita, organizada e atrativa. Na noite da última quinta-feira, 19 de março, o prefeito Max Lemos se reuniu com mais de 100 camelôs da cidade. O objetivo do encontro, realizado no Teatro da Escola Metodista (Rua Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/n – Vila Pacaembu), foi apresentar o projeto de padronização das barracas e quiosques e a forma como será feita a nova alocação desses trabalhadores no município.

Durante dois meses, equipes do setor de Postura estiveram nos pontos da cidade cadastrando os ambulantes. A partir desta segunda-feira, 23 de março, todos serão chamados ao setor para receber orientação para a confecção das novas barracas e quiosques e providenciar a retirada das carteiras de identificação para trabalhar na área.

A nova disposição das barracas ao longo da Avenida Irmãos Guinle, às margens da via férrea, será feita por sorteio. O prefeito Max Lemos esclarece que os novos pontos dos camelôs serão documentados através de licença e por isso intransferível. “Se o camelô não quiser mais o ponto, deve simplesmente devolver a licença à Prefeitura. Não será possível passar para outra pessoa, pois a Postura fará fiscalização constante nos locais”, frisou Lemos.

Ainda de acordo com o prefeito, a padronização das barracas será feita por decreto e quem violar as especificações estará violando um decreto. Também será opcional aos ambulantes participar do consórcio que vai financiar a confecção das mesmas parcelando em até 10 vezes sem juros.

Quem quiser fazer as barracas por conta própria poderá consultar o projeto de padronização na Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente. As medidas das barracas serão de 2x1 metros quadrados, cobertos e envoltos por lona com listras verdes e brancas e é preciso obedecer às especificações do projeto e a espessura da lona que será usada. Já os quiosques serão construídos pela Prefeitura e só o acabamento ficará por conta do camelô.

O ambulante Cláudio Luiz Saar, de 38 anos, e há nove trabalhando como camelô na cidade, aprovou a iniciativa da Prefeitura. “Acho que vai ficar legal sim. Fica mais organizado. Trabalho com sorvete e a máquina vai caber direitinho na barraca. Achei a idéia muito boa”, comentou Saar.

No dia 30 deste mês todos os quiosques e barracas serão retirados das calçadas. A previsão é de que 60 dias após a ação, as novas barracas já estejam funcionando. Os encontros com o prefeito Max Lemos contaram também com as presenças dos secretários municipais de Segurança, Transporte e Trânsito, Cel. Carlos Norberto Mendes, Urbanismo e Meio Ambiente, Getulio de Moura, e representantes do setor de Postura.

Economia de energia em Queimados

Crédito da foto: Simone Silva/PMQ
A Prefeitura de Queimados iniciou neste mês, março, a campanha de conscientização para o uso de energia elétrica, água e telefone. O primeiro passo foi dado dentro do próprio órgão, com a conscientização dos funcionários.

Para isso, já foi criado um layout para o papel de parede que está sendo usado na rede interna de computadores. Cartazes de conscientização também estão sendo espalhados pelos corredores e salas da Prefeitura.

Setores como postos de saúde e escolas da rede municipal de ensino terão suas condições de funcionamento monitoradas regularmente. Na ação, serão checados hidrômetros, lâmpadas e possíveis vazamentos de água, entre outros fatores que acarretem o desperdício.

Desenvolvida pelo setor de Controladoria Geral do município, o objetivo da campanha é reduzir os gastos públicos e evitar o desperdício de água, energia elétrica e telefone no âmbito da administração municipal. Trimestralmente será feito um balanço demonstrando graficamente o resultado da campanha para correção das áreas que precisam ter seus consumos reduzidos ou melhorados.

terça-feira, 24 de março de 2009

Concurso Miss Queimados 2009

O Concurso Miss Queimados Oficial 2009 acontece nesta quinta-feira, 26 de março, às 20h no Teatro Municipal Marlice da Cunha, anexo ao Colégio Municipal Metodista (Rua Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/n, Vila Pacaembu).

Selecionadas pelo produtor Alexandre Justino, 15 candidatas estarão disputando o título. A vencedora irá representar o município no Miss Rio de Janeiro, previsto para 17 de abril.

Queimados realiza gincana para reciclar óleo usado

Crédito da foto: Simone Silva/PMQ
A Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente de Queimados em parceria com a empresa Ecoleta iniciou na manhã desta terça-feira, 24 de março, um projeto de gincanas com os alunos das 29 escolas da rede municipal de ensino. O objetivo é coletar óleo de cozinha usado para ser reciclado. A estréia da gincana aconteceu na Escola Municipal Scintilla Excel (Travessa Campo Alegre, s/n, bairro Belmonte).

Os estudantes também vão participar de um concurso para a escolha do nome do projeto. O aluno mais criativo receberá como prêmio um passeio a um parque aquático e um brinde surpresa. A escola vencedora da gincana será premiada com TVs, DVDs e equipamentos esportivos como bolas de basquete, redes de vôlei, entre outros.

O montante do óleo de cozinha arrecadado será recolhido pela empresa Ecoleta que, através de parceria com a indústria química Idroveg, vai utilizar o produto como matéria prima para a fabricação de biodiesel e tinta de parede. Durante a apresentação do projeto às escolas, que vai até o dia 14 de abril, equipe da empresa Ecoleta encena esquete teatral alertando sobre problemas causados ao jogar óleo de cozinha usado na pia. Com duração de 15 minutos, a peça é encenada num palco improvisado no formato de cozinha de uma casa.

Segundo o secretário de Urbanismo e Meio Ambiente, Getulio de Moura, o projeto de coleta de óleo no município tem caráter totalmente ecológico e por ser auto-sustentável poderá ser realizado o ano inteiro. "A reciclagem é uma das melhores maneiras de preservação. Realizar gincanas nas escolas é uma forma de alertar as crianças de que não se deve jogar óleo usado na pia ou no solo", destacou o secretário.

O óleo de cozinha é altamente prejudicial ao Meio Ambiente e quando jogado na pia (rede de esgoto) causa entupimentos, havendo a necessidade do uso de produtos químicos tóxicos para a solução do problema. Os prejuízos podem ser ainda maiores se jogados ao solo. O óleo impermeabiliza o solo, dificultado a escoação das águas. Sem falar que um litro de óleo polui mais de 10 mil litros de água limpa, por um período de 14 anos. A contaminação da água encarece o processo e prejudica o funcionamento das estações de tratamento.

Queimados já definiu atletas de handebol para Olimpíada da Baixada

A Secretaria de Esporte e Lazer de Queimados realizou neste último domingo, 22/03, as seletivas sub-17 e sub-20 de handebol feminino e masculino, na quadra da Escola Municipal Metodista. O colégio Betel foi o grande campeão, levando os primeiros lugares nas categorias feminino e masculino. Das oito equipes que participaram da seletiva, 54 atletas – divididos em: feminino sub-17 e sub-20 e masculino sub-17 e sub-20 – foram selecionados para representar Queimados na Olimpíada da Baixada.

Para a dona de casa Maria de Oliveira, mãe da atleta Andressa, do colégio Estadual Dom João XVI, é muito importante que aconteçam campeonatos como estes onde a maioria dos atletas sejam estudantes. ‘’Eu fico muito feliz de ver minha filha jogando, fico bem tranqüila porque sei que ela está em boas mãos e longe da violência’’, comenta a dona de casa. Os destaques da grande ‘’peneira’’ ficaram por conta dos atletas do Betel da categoria sub-20, Leonardo Assis, com 8 gols e para a jovem Thuane que balançou a rede 10 vezes.

O torneio começa no dia 18 de abril e as primeiras competições serão no SESC de Nova Iguaçu. Queimados vai sediar os jogos de basquete e futebol, que acontecerão na quadra da Escola Municipal Metodista e no campo do Queimados Futebol Clube, respectivamente.A Escola Municipal Metodista fica na rua Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/nº, bairro Santa Catarina e o Queimados Futebol Clube na Olímpia Silva, s/nº.

sexta-feira, 20 de março de 2009

“Música com Artes nas Escolas”. Esse é o nome do projeto itinerante que está fazendo a felicidade dos alunos da rede municipal de ensino de Queimados. Lançado no início do mês, o projeto leva música popular brasileira, canções infantis e cantigas de roda aos alunos da rede municipal de ensino, sempre as quartas e quintas feiras. A visita é feita em três unidades por dia: na hora da entrada, do recreio e da saída.

Estudantes e professores se divertem ao som de canções consagradas como “Era uma vez” e “Aquarela”, de Toquinho; “Super Fantástico”, do Balão Mágico; “Plunct, Plact, Zum”, de Raul Seixas; “A Casa”, de Vinícius de Moraes, entre outras, interpretadas pelas funcionárias da Secretaria de Cultura, Michelle Langer e Joiceny Bazeth, acompanhada pelo violão do músico Sérgio Lousada.

“A proposta do nosso projeto é disponibilizar para as crianças a música popular brasileira, ensinar antigas cantigas de roda, proporcionando cultura e lazer. Eles vão mais felizes para a sala de aula e com muito mais disposição. É um projeto que veio para ficar. Vamos visitar todas as unidades. A cada dia de apresentação, pelo menos duas escolas recebem o projeto”, enfatizou o secretário de Educação, Lenine Lemos.


Próximas unidades

25 de março – quarta-feira (manhã)
- E.M. Pastor Arsênio Gonçalves (Rua Beira Rio, s/n - Vila Cristina) - 7h
- E.M. Waldick Cunegundes Pereira (Estrada das Piabas, 2.300 - Santa Rosa) - 9h
- E.M. José Anastácio Rodrigues (Rua da Conquista, 13 - Fazendinha) - 11h

26 de março – quinta-feira (tarde)
- E.M. José Bittencourt de Oliveira (Rua Guaricana, 11 - Inconfidência) - 14h
- E.M. Tiradentes (Rua Alvarenga Peixoto, 380 - Inconfidência) - 16h

01 de abril – quarta-feira (manhã)
- E.M. Luiz de Camões (Rua José Pedro Rezende, s/n - Luiz de Camões) - 7h
- E.M. Dr. Cledon Cavalcante (Estrada do Rio D'Ouro, 15 - São Bartolomeu) - 11h
- E.M. Dr. Francisco Manoel Brandão (Rua Feliz, 7 - Tricampeão) - 12h30

02 de abril – quinta-feira (tarde)
- E.M. Monteiro Lobato (Rua Conde de Aljezur, 1.135 - São Francisco) - 12h30
- E.M. Allan Kardec (Rua Dr. Pedro Jorge, lt. 2 - Nossa Senhora de Fátima) - 14h
- E.M. Anna Maria S. Perobelli (Rua Queimados, s/n- Primavera) - 16h

08 de abril – quarta-feira (manhã)
- CIEP Municipalizado 023 Jesus Soares Pereira (Rua Satélite, s/n - Fanchen) - 7h
- E.M. Oscar Weinschenck (Rua Heloísa, s/n - Centro) - 9h
- E.M. Professor Ubirajara Ferreira (Estrada Jardim Riachão - Excelsior) - 11h e 12h

09 de abril – quinta-feira (tarde)
- E.M. Diva Teixeira (Rua Pastor Antônio Martins, 253 - Nova Cidade) - 12h30
- E.M. Senador Nelson Carneiro (Rua Hilda Alves Pinheiro, s/n - Três Fontes) - 14h
- E.M. Washington Manoel (Rua Eloi Teixeira, s/n - Centro) - 16h

15 de abril – quarta-feira (manhã)
- E.M. Professor Scintilla Exel (Rua Travessa Campo Alegre, s/n - Belmonte) - 7h
- E.M. Vereador Carlos Pereira Neto (Rua Mondaine, s/n – Santa Eugênia) – 9h
- E.M. São José (Rua Ponta Porá, s/n – Parque Ipanema) – 11h

16 de Abril – quinta-feira (manhã e tarde)
- E.M. Batista (Estrada Lazareto, 1.135 – Ponte Preta) – 11h e 13h
22 de abril – quarta-feira (manhã)
- E.M. Metodista (Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/n – Vila Pacaembu) – 7h
- E.M. Batista (Estrada do Lazareto, 1.135 – Ponte Preta) – 9h
- E.M. Leopoldo Machado (Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/n – Centro) – 11h

23 de abril – quinta-feira (tarde)
- E.M. Professor Joaquim de Freitas (Estrada Isaias Antônio, 98 – Vila São João) – 12h30
- E.M. Paulo Freire (Avenida Luziário, s/n – Vila Americana) – 14h

29 de abril – quarta-feira (manhã)
- E.M. José Bittencourt de Oliveira (Rua Guaricana, 11 - Inconfidência) – 9h
- E.M. Tiradentes (Rua Alvarenga Peixoto, 380 - Inconfidência) – 11h

30 de abril – quinta-feira (tarde)
- E.M. Waldick Cunegundes Pereira (Estrada das Piabas, 2.300 - Santa Rosa) - 9h
- E.M. Pastor Arsênio Gonçalves (Rua Beira Rio, s/n - Vila Cristina) - 12h
- E.M. José Anastácio Rodrigues (Rua da Conquista, 13 - Fazendinha) - 14h

Queimados comemora dia internacional de combate à discriminação racial

A Prefeitura de Queimados dará início às comemorações do Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial neste sábado, 21/03, a partir das 18h, no Teatro da Escola Municipal Metodista (Rua Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/nº).

As festividades fazem parte da Primeira Mostra de Cultura e Religiosidade do município e contará com exposição de quadalros, fotografias e apresentação do bloco carnavalesco da cidade Roda Quem Pode. Grupo Prestes, dançarinos de hip-hop, apresentações de danças afro e dos orixás, maculelê e percussionistas também são atrações confirmadas no evento.

A Secretaria de Promoção da Cidadania também convidou os grupos culturais Raízes, Instituto Herdeiros de Zumbi, Grupo Afrocultural Aganjú e Movimento Hip Hoptude para pontuar questões sobre a igualdade racial.

Queimados realiza seletivas de handebol para Olimpíada da Baixada

A Secretaria de Esporte e Lazer de Queimados realiza seletivas sub-17 e sub-20 de handebol feminino e masculino, neste domingo, 22/03, a partir das 9h na quadra da Escola Municipal Metodista.

O objetivo da “peneira” é selecionar jovens das duas categorias, dentre as oito equipes inscritas, para representar o município na Olimpíada da Baixada, que já tem data marcada pra começar: 18 de abril iniciam as primeiras competições no SESC de Nova Iguaçu.

Queimados vai sediar os jogos de basquete e futebol, que acontecerão na quadra da Escola Municipal Metodista e no campo do Queimados Futebol Clube, respectivamente. A Escola Municipal Metodista fica na rua Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/nº, bairro Santa Catarina e o Queimados Futebol Clube na Olímpia Silva, s/nº.

quinta-feira, 19 de março de 2009

Prefeito de Queimados anuncia retomada de obras em conjunto habitacional


O prefeito de Queimados, Max Lemos, e o subsecretário municipal de Habitação, Alexandre Oliveira, vão se reunir com moradores do conjunto habitacional localizado ao lado do Cemitério Municipal Vale da Saudade, na Jaqueira, para anunciar a retomadas das obras no local. O encontro será neste sábado, 21 de março, às 10h, e a retomada das obras será na segunda-feira, 23 de março.


O empreendimento envolve a construção de 78 unidades habitacionais com sala, quarto, cozinha e banheiro, com 31, 41 m2 de área construída, além de infra-estrutura urbana, como drenagem, pavimentação e urbanização da área. Apenas 68 casas foram construídas sem acabamento. As obras foram paralisadas no governo passado e a área foi parcialmente invadida.


“A situação do assentamento é totalmente desumana porque os moradores vivem em verdadeiros escombros, onde as janelas são fechadas por pano, as coberturas são feitas de plásticos pretos sustentadas por caibros e, em um caso específico, a porta da casa é uma carcaça de porta de geladeira. Isso não pode continuar”, enfatiza o prefeito.


A local conta com 68 casas inacabadas e cerca de 50 foram invadidas há aproximadamente um ano. O prefeito Max Lemos conseguiu restabelecer o convênio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios (PADEM), do governo do Estado, que previa a construção de 78 unidades para serem doadas à população que viviam em situação de risco. O objetivo do prefeito agora é concluir as obras e entregar as casas àquela população para que vivam de forma digna, inclusive com título de propriedade.


O prefeito Max Lemos vai investir pesado em Habitação. Ele já determinou a realização do levantamento de uma área próxima ao conjunto habitacional para que sejam construídas mais 150 casas.

Professores de Queimados assistem aula inaugural do curso de extensão da Uerj

A aula inaugural do curso de aperfeiçoamento de “Gênero e Diversidade na Escola” para professores da rede municipal de ensino de Queimados – uma parceria entre a Prefeitura e a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) – aconteceu nesta quinta-feira, 19 de março, no teatro da Escola Municipal Metodista. O curso é gratuito, à distância o que possibilita flexibilidade de horário e tem duração de 246 horas. Em virtude da grande procura, a universidade ampliou de 200 para 300 o número de vagas disponíveis.

O objetivo do curso é formar profissionais de educação para que possam refletir e obter instrumentos para lidar com os comportamentos e atitudes que envolvam relações de gêneros étnico-raciais, sexualidade e orientação sexual, gravidez na adolescência e participação juvenil no cotidiano da escola. “Este é o primeiro curso de aperfeiçoamento dos muitos que virão. A meta da Secretaria de Educação é promover cursos que valorizem o professor”, ressaltou o secretário de Educação, Lenine Lemos.

O curso “Gênero e Diversidade na Escola” nasceu de uma iniciativa da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres (SPM) e do Conselho Britânico em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD-MEC), a Secretaria de ensino a Distância (SEED-MEC), a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) e o Centro Latino Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM), além das secretarias de Educação, as coordenadorias da Mulher e os movimentos sociais dos estados e municípios participantes.

Dia Mundial da Água consciente em Queimados

O Dia Mundial da Água, 22 de março, será comemorado em Queimados com programação na Praça dos Eucaliptos, no Centro. A Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente vai montar uma tenda para receber óleo de cozinha usado. O montante arrecadado será enviado à empresa Ecoleta que, junto à industria química Idroveg, vai usar o produto na confecção de tinta de parede e biodiesel.

A Associação Protetora dos Animais Pró-Vida Animais de Queimados também estará presente. A instituição vai montar um estande na praça para expor fotos de animais resgatados no município e esclarecer sobre a importância de castrar os animais. Folhetos explicativos sobre cuidados e conscientização na hora de adquirir um animal serão distribuídos aos transeuntes.

A empresa Ecoleta realizará, às 18h, uma peça teatral sobre reciclagem de óleo com três personagens representando pai, mãe e filho, que encenam os problemas causados ao jogar óleo usado na pia. Com duração de 40 minutos, a peça será encenada num palco em formato de cozinha de uma casa. Haverá ainda dois contadores de história e um animador.

O óleo de cozinha é altamente prejudicial ao Meio Ambiente e quando jogado na pia (rede de esgoto) causa entupimentos, havendo a necessidade do uso de produtos químicos tóxicos para a solução do problema. Os prejuízos podem ser ainda maiores se jogados ao solo. O óleo impermeabiliza o solo, dificultado a escoação das águas. Sem falar que um litro de óleo polui mais de 10 mil litros de água limpa, por um período de 14 anos. A contaminação da água encarece o processo e prejudica o funcionamento das estações de tratamento.

Reis visita obras em Queimados


Mesmo antes de assumir a subsecretaria de Obras do Rio de Janeiro, o ex-prefeito de Caxias, Washington Reis, esteve na tarde da última sexta-feira, 13 de março, em Queimados. Segundo ele, a visita, inesperada, foi feita a pedido do governador Sérgio Cabral , que o designou para acompanhar de perto as obras do município que estão sendo executadas pelo prefeito Max Lemos.

Uma das obras acompanhadas por Washington Reis foi do Hospital Regional de Queimados, retomada em janeiro após o prefeito Max Lemos assumir a prefeitura e conseguir liberação da verba de R$ 1,5 milhão. O dinheiro estava retido no Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense (Cisbaf) por conta de uma ratificação ao projeto.

As obras da unidade ficaram paradas por mais de quatro meses. A previsão de conclusão da primeira fase da construção, que compreende o setor de emergência, está prevista para maio. Quando concluído, o Hospital Regional de Queimados terá 16 mil metros quadrados de área construída, com capacidade para atender diariamente mais de duas mil pessoas.

Ao todo serão 276 leitos, dos quais 270 de internação e 76 destinados a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). O hospital será o único público da Baixada Fluminense com Unidade Coronariana para tratamentos cardíacos. Atualmente, a população de toda a Baixada Fluminense precisa se deslocar para a Capital para obter este tipo de atendimento.

Gincana para reciclar óleo em Queimados

A Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente de Queimados em parceria com a empresa Ecoleta inicia na próxima terça-feira, 24 de março, um projeto de gincanas com os alunos das 29 escolas da rede municipal de ensino. O objetivo é coletar óleo de cozinha usado para ser reciclado. Os estudantes também participarão de um concurso para a escolha do nome do projeto. Os vencedores vão receber premiações.

O montante do óleo de cozinha arrecadado será recolhido pela empresa Ecoleta, que através de parceria com a indústria química Idroveg, vai utilizar o produto como matéria prima para a fabricação de biodiesel e tinta de parede.

Segundo o secretário de Urbanismo e Meio Ambiente, Getulio de Moura, o projeto tem caráter totalmente ecológico e por ser auto-sustentável será mantido o ano inteiro no município. "A reciclagem é a melhor maneira de preservar o meio ambiente. A implantação das gincanas nas escolas é uma forma lúdica e sem custos de fazer isso. Além de se divertir, os alunos ainda aprenderão a importância da preservação do meio ambiente. Também poderão levar para a escola o resto do óleo usado em suas casas. Muita das vezes a dona de casa não sabe o que fazer com o produto e acabam jogando na pia ou no solo", destacou o secretário.

A iniciativa da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente de Queimados de coletar óleo de cozinha usado começou em fevereiro. O material arrecadado foi doado pelos barraqueiros que trabalharam na cidade no período de realização do Festival de Verão, ocorrido nos dias 13, 14 e 19 de fevereiro, e nos cinco dias de festejos do Carnaval (de 20 a 24 de fevereiro). Durante a ação, a secretaria coletou mais de 300 litros do produto, que foram repassados para a Ong Instituto Ambiental Reciclar.

O óleo de cozinha é altamente prejudicial ao Meio Ambiente e quando jogado na pia (rede de esgoto) causa entupimentos, havendo a necessidade do uso de produtos químicos tóxicos para a solução do problema. Os prejuízos podem ser ainda maiores se jogados ao solo. O óleo impermeabiliza o solo, dificultado a escoação das águas. Sem falar que um litro de óleo polui mais de 10 mil litros de água limpa, por um período de 14 anos. A contaminação da água encarece o processo e prejudica o funcionamento das estações de tratamento.

quarta-feira, 18 de março de 2009

Queimados é a primeira cidade do Estado a realizar lançamento da I Conferência Municipal de Segurança Pública


A Prefeitura Municipal de Queimados foi a pioneira a realizar, nesta quarta-feira, 18/03, no Teatro da Escola Municipal Metodista , o lançamento da Primeira Conferência Municipal de Segurança Pública. O Prefeito Max Lemos (PMDB) e o Secretário de Segurança, Transporte e Trânsito do município, Cel. Carlos Norberto Mendes, receberam o criador do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Rio de Janeiro (BOPE), o Tenente Coronel Paulo César Amêndola, para darem início às atividades referentes à Conferência.

Na ocasião, diversas autoridades estiveram presentes e pontuaram questões importantes como a inserção da população nas decisões das políticas públicas de segurança, assim como a relevância de idealizar mecanismos de apoios e captação de recursos para atender e resolver as peculiaridades do município. Para o Tenente Coronel Amêndola, a participação da sociedade e a integração dos esforços dos poderes se tornam a solução efetiva para os problemas, em especial, na diminuição do índice de criminalidade. ''É possível obter resultados de sucesso em segurança, basta observar a cidade de São Caetano, em São Paulo, após a integração da sociedade e instituições responsáveis, o índice de violência caiu em 40%.'', destaca o coronel.

"Segurança em alta, nesta luta você faz falta” será o tema da conferência que acontecerá nos dias 09 e 10 de maio em parceria com o Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania Integrada (PRONASCI) e apresentará sugestões de diretrizes integradas de segurança pública com o Governo Federal. Além da implantação da Guarda Municipal e o Destacamento do Corpo de Bombeiros, outro assunto importante a ser abordado será a criação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) que consistirá na união de órgãos competentes de outras esferas como: Polícia Estadual e Defesa Civil com os correspondentes do município.


O respeito aos direitos humanos e a melhoria das ações de repressão da polícia também foram citados como pontos importantes a serem tratados na Conferência, além de apresentar a segurança como questão de cidadania e convivência. Os assuntos abordados no lançamento e no evento em maio, serão levados para as discussões estaduais e - posteriormente - federais.
De acordo com a subsecretária de Segurança, Transporte e Trânsito, Cristina Quaresma, a implantação do GGIM será de extrema relevância não apenas para receber o subsídio do Governo Federal – para manutenção do sistema gestor –, mas também para agilizar e otimizar as demandas de cada bairro. ‘’Já formamos a comissão de organização municipal para debater com a população as questões referentes à segurança na conferência, 30% será formada pelos gestores do município, 30% pelas entidades de classe e 40% pela sociedade civil’’, declara a subsecretária.


A conferência é uma iniciativa do Ministério da Justiça, financiada pelo PRONASCI em parceria com a Prefeitura Municipal de Queimados.

Aula inaugural do curso de extensão para professores de Queimados

Acontece nesta quinta-feira, 19 de março, no teatro da Escola Municipal Metodista, a aula inaugural do curso de pós-graduação para professores da rede municipal de ensino de Queimados. Com o tema “Gênero e Diversidade na Escola”, o curso é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Queimados e a Uerj, que disponibilizou 200 vagas. O curso é gratuito, à distância o que possibilita flexibilidade de horário, e tem duração de 240 horas.

Serviço:
Aula Inaugural do curso de Pós-Graducação à Distância da UerjLocal: Teatro da Escola Municipal Metodista – Rua Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/n – Vila Pacaembu.Horário: 12h30

terça-feira, 17 de março de 2009

Alunos plantam às margens do rio Camorim em Queimados

Alunos de escolas da rede municipal de Queimados participaram na manhã desta terça-feira, 17 de março, do plantio de mudas de árvores às margens do rio Camorim, no trecho que corta o bairro Fanchen. Promovida pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, a ação teve como objetivo conscientizar os estudantes sobre a importância da preservação do meio ambiente.

Durante o evento, equipes da secretaria explicaram para as crianças os motivos pelos quais não se deve jogar lixo dentro e nas margens dos rios. A estudante Taiane Cerqueira, de 10 anos, entendeu bem o recado da equipe. “Se jogar lixo dentro do rio entope tudo e quando chove a água entra nas casas”, destacou a aluna da 4ª série do ensino fundamental da Escola Municipal Oscar Fanchen.

Como o município está realizando campanha de coleta de óleo de cozinha usado, equipes da Secretaria de Meio Ambiente também explicaram para os alunos os efeitos negativos de se jogar restos do produto na pia ou no solo.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Queimados cria seu Plano Municipal de Saúde

Em plenária realizada no último fim de semana, 14 e 15 de março, a Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde de Queimados realizaram a votação do primeiro Plano Municipal de Saúde do município. O evento, que contou coma presença de várias autoridades, dentre elas o prefeito Max Lemos, aconteceu no Teatro Municipal Marlice da Cunha, no Colégio Metodista, no Centro.

Através do Plano Municipal de Saúde, a Prefeitura poderá planejar as ações e serviços a serem implementados nos próximos anos. O plano abordará as diretrizes, objetivos, prioridades, estimativas de metas a serem atingidas, recursos e gastos, estratégia de ação, entre outros.

Segundo o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Nazir Toufir, o Plano Municipal é a coluna vertebral da saúde. “A situação da saúde em nosso município está difícil, mas a criação do Plano Municipal é nosso comprometimento em melhorar essa área do setor público nos próximos quatro anos”, explicou Nazir.

Secretaria de Agricultura cultiva maracujá gigante

Pode até não parecer, mas o fruto da foto é um maracujá gigante com 1,8 quilos. A semente da fruta foi plantada na sede da Secretaria Municipal de Agricultura de Queimados.

Segundo o diretor de Departamento e Técnica Agrária, Tarcísio Moura , o maracujá tem origem norte-americana e é também conhecido como Maracujá-melão. As sementes do fruto serão distribuídas para produtores rurais de Queimados.

Prefeitura intensifica limpeza de rios e córregos de Queimados

Para intensificar o serviço de limpeza dos rios e canais de Queimados, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Superintendência de Rios e Lagos (Serla), está com um novo equipamento para trabalhar onde a draga não consegue entrar devido ao pequeno espaço de locomoção. O maquinário, apelidado de Bob Cat, está fazendo a desobstrução do canal da Rua Maria Nogueira Brieta, no Centro.

Segundo o secretário de Urbanismo e Meio Ambiente, Getulio de Moura, 81 caminhões de entulho já foram retirados dos quase seis quilômetros de limpeza do rio Abel. O serviço faz parte de um programa de prevenção de enchentes na cidade e vai dragar todos os rios e canais da cidade. Ao todo serão 42,23 quilômetros de dragagem. Os próximos afluentes que passarão pela limpeza são Camorim, Quebra Coco, Camboatá e Sarapó.

O assoreamento dos rios, em função da deposição de material oriundo de erosão e/ou por ação direta do homem através do lixo doméstico, é um dos fatores responsáveis pelas enchentes e seu consequente risco à saúde das comunidades adjacentes e ao meio ambiente.

Queimados apresenta propostas para produtores rurais do município

A Secretaria Municipal de Agricultura de Queimados realizou na tarde desta quarta-feira, 11 de março, mais uma reunião com representantes das Associações de Agricultores do município. O objetivo do encontro, que acontece uma vez por mês no Ciep municipalizado Jesus Soares Pereira, é ouvir os trabalhadores rurais e buscar melhorias para o setor.

Durante o evento, foram apresentadas propostas de criação dos programas Frango Caipira, Alimentação de Gado, e Plantio de Aipim, Jiló e Quiabo, que serão levados para aprovação do prefeito Max Lemos.

No programa Frango Caipira, criado para que os trabalhadores do campo tenham sustento a partir da comercialização de ovos, serão fornecidos aos produtores aves, pequeno galinheiro e alimentação até as galinhas começarem a produzir os ovos. Já a Alimentação de Gado será feita a partir do plantio de mudas de cana-de-açúcar, que irão alimentar os animais - criados para produção de leite, queijo e derivados - durante períodos de seca.

Para o plantio de aipim serão oferecidas raízes para 100 hectares, enquanto que o quiabo e jiló compreenderão 10 hectares cada. Para serem beneficiados pelos programas, os produtores rurais precisarão estar cadastrados nas Associações de Produtores Rurais de Queimados. As entidades ficarão responsáveis pela seleção e indicação dos trabalhadores que possuam áreas propícias para receber os benefícios.

Show gospel lota Praça de Queimados

O projeto Desperta Mulher de Queimados atraiu mais de 13 mil pessoas ao show gospel da cantora e pastora Alda Célia. Realizado na noite do último sábado, 14 de março, na Praça dos Eucaliptos, o evento foi aberto pelo coral Mulheres da Paz, seguido pela cantora Gabi Nishimura, de 17 anos.

O show marcou o encerramento da grade de programações realizada pela Prefeitura de Queimados durante o mês de comemorações pelo Dia Internacional da Mulher.

quarta-feira, 11 de março de 2009

Crianças de Queimados são recebidas com música popular nas escolas


“Música com Artes nas Escolas”. Esse é o nome do projeto itinerante lançado nesta quarta-feira, 11 de março, nas escolas municipais de Queimados, que leva música popular brasileira, canções infantis e cantigas de roda aos alunos da rede municipal de ensino. O projeto será realizado sempre às terças e quartas-feiras, em seis unidades escolares. As primeiras escolas que receberam o projeto foram a Santo Expedito, no bairro Santo Expedito; Professor Joaquim de Freitas, na Vila São João; e Paulo Freire, na Vila Americana.

No horário de entrada dos alunos na escola, às 7h30, as crianças do Santo Expedito foram recebidas com música. Já na escola Professor Joaquim de Freitas, o projeto aconteceu às 9h10, durante a merenda, e os alunos da Paulo Freire foram contemplados com a apresentação musical antes da saída. Estudantes, pais e professores se divertiram ao som de canções consagradas como “Era uma vez” e “Aquarela”, de Toquinho; “Super Fantástico”, do Balão Mágico; “Plunct, Plact, Zum”, de Raul Seixas; “A Casa”, de Vinícius de Moraes, entre outras, interpretadas pela funcionária da Secretaria de Cultura, Michelle Langer, acompanhada pelo violão do músico Sérgio Lousada.

“Nosso objetivo é disponibilizar para as crianças da rede municipal de ensino a música popular brasileira, falar um pouco sobre os compositores, ensinar antigas cantigas de roda, além de proporcionar cultura e lazer para as crianças. Hoje, foi a primeira vez que o projeto aconteceu e fiquei muito feliz com a recepção dos pais e das crianças. É um projeto que veio para ficar e vamos visitar todas as unidades. A cada dia, pelo menos duas escolas receberão o projeto”, ressaltou o secretário de Educação, Lenine Lemos.

Érica Barbosa de Carvalho, 27 anos, mãe de três alunos na Escola Municipal Santo Expedito, adorou o projeto e espera que ele aconteça mais vezes na escola. “Eu adorei chegar aqui e ver meus filhos serem recebidos com música. Todas as mães e pais ficaram aqui na escola até que os alunos fossem para a sala de aula. Deu para perceber que as crianças ficaram felizes”, comentou a dona-de-casa.

Para Manoel Santos, diretor da Escola Municipal Professor Joaquim de Freitas, levar a música popular brasileira aos alunos da rede proporciona cultura e momento de descontração para os alunos. “Apresentar a música popular brasileira para os alunos da rede é de suma importância, sem contar que são momentos de descontração para eles. Quando voltam para as salas de aula, o fazem mais felizes e animados”, afirmou.

Próximas unidades

Na próxima terça-feira, 17 de março, o projeto estará às 7h30 na E.M. José Anastácio Rodrigues, no bairro Fazendinha; às 9h10 na E.M. Waldick Cunegundes Pereira, em Santa Rosa; e às 11h na E.M. Pastor Arsênio Gonçalves, na Vila Cristina. Na quarta-feira, 18 de março, será a vez da E.M. Metodista, na Vila Pacaembu; E.M. Batista, na Ponte Preta; e Leopoldo Machado, no Centro.

Ensaios abertos na Praça dos Eucaliptos em Queimados

A Secretaria Municipal de Cultura de Queimados está disponibilizando palco e camarim do Espaço Cultural Professor Joaquim de Freitas, na Praça dos Eucaliptos, Centro, para grupos de teatro, música, dança, orquestras, entre outros, realizarem ensaios abertos no local. Os interessados devem procurar a Secretaria, que fica na Rua Eloi Teixeira, 306, Centro. Mais informações pelos telefones 2665-6101.

O secretário de Cultura Jonathas Quintanilha informa que a Secretaria não arcará com nenhum custo. “A pasta apenas cede o palco e o camarim do Espaço Cultural. Gastos adicionais como lanches, por exemplo, ficarão por conta dos grupos agendados”, explica.

No dia 21, a Orquestra Popular Queimadense (OPQ) já está com horário agendado e realiza seu primeiro ensaio aberto, às 20h.

segunda-feira, 9 de março de 2009

Show gospel encerra comemorações pelo Dia Internacional da Mulher

A cantora gospel Alda Célia se apresenta neste sábado, 14 de março, às 20h, na Praça dos Eucaliptos, em Queimados. O show, intitulado 'Desperta Mulher', marca o encerramento da grade de programações realizada pela Prefeitura Municipal durante o mês de comemorações pelo Dia Internacional da Mulher.

No repertório de Alda estão canções como Abundante Chuva, Deus do Impossível, Assim como a Corsa, Voar como a Águia, entre outros sucessos. A entrada é franca.

Queimados recebe van para transporte de pacientes

A Prefeitura de Queimados passa a disponibilizar, a partir desta segunda-feira, 09 de março, mais um veículo para levar pacientes com doenças crônicas aos locais de tratamento. Uma van novinha, doada pelo Governo do Estado, através da indicação do deputado Mário Marques, vai possibilitar o aumento do número de pessoas atendidas pelo programa de Tratamento Fora do Domicílio (TFD). Atualmente, o transporte é feito por duas kombis que atendem a 52 pacientes. A cerimônia de entrega do veículo foi realizada na Praça dos Eucaliptos, e contou com a participação de autoridades estaduais e municipais.

De acordo com o secretário municipal de Saúde de Queimados, Ismael Lopes, a van vai possibilitar a ampliação do atendimento aos pacientes, além de mais conforto. “Assumimos o governo e encontramos muitos problemas, entre eles o completo sucateamento da frota da Saúde. O transporte dos doentes estava sendo feito de forma precária. Este veículo chegou em boa hora, e agora os pacientes vão ser mais bem atendidos. Além disso, vamos poder ampliar o serviço, já que existe fila de espera”, comentou Ismael Lopes.

O prefeito de Queimados, Max Lemos, agradeceu a iniciativa do deputado e ressaltou a importância das parcerias entre os governos para a melhoria da qualidade de vida da população. “Queimados está passando por um momento especial. A iniciativa do deputado Mário Marques é de suma importância, porque centenas de pessoas se beneficiarão da van que nos foi doada. Essa é mais uma prova que quando há parceria entre os governos, quem ganha é a população”, destacou Max.

Começam comemorações em Queimados pelo Dia Internacional da Mulher

Queimados deu início nesse fim de semana às comemorações do mês referente ao Dia Internacional da Mulher (08 de março). A Prefeitura de Queimados, através das secretarias de Saúde e de Promoção da Cidadania, realiza diversas atividades.

A abertura aconteceu sábado, no Teatro Metodista (bairro Vila Pacaembu), com uma série de palestras sobre temas variados: Violência, Saúde e Mulher no Poder. No domingo, às 10h, o evento aconteceu na Praça dos Eucaliptos, no Centro, com apresentações de Tai Chi Chuan, capoeira feminina, música com Coral Mulher de Paz, tratamento de beleza, atendimento jurídico para emissão de certidões de nascimento e casamento, e inscrição no Bolsa Família, entre outros serviços. No local, foi montado um estande da Caixa Econômica Federal onde as mulheres puderam abrir contas com apenas R$ 1.

No dia 12, às 13h, também no Teatro Metodista, serão realizadas palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis, Aids, Sífilis Congênita e sobre a Lei Maria da Penha. Em seguida o grupo teatral “Semeando Saúde” fará apresentação de uma peça sobre Aids/DST. Também serão realizadas apresentações de Tai chi chuan, com o professor Amorim e o grupo da Terceira Idade, Kung Fu, com o professor Tiago, além brincadeiras e sorteio de brindes aos participantes.

As comemorações se encerram no próximo dia 14 com o show “Desperta Mulher”, da cantora e pastora Alda Célia. O show será às 20h, na Praça dos Eucaliptos, no Centro.

Obras da Avenida Pedro Jorge estão a todo vapor

Nesta segunda-feira, 09 de março, foram iniciadas as obras de macrodrenagem, pavimentação, urbanização e iluminação da Avenida Dr. Pedro Jorge, no Centro de Queimados. O lançamento das obras foi feito pelo prefeito do município, Max Lemos (fotos). A primeira fase da obra, 450 metros, compreende o trecho entre a Rua João Bernardo e a Estrada Carlos Sampaio. A obra está orçada em R$ 1,6 milhão e vai acabar com as constantes enchentes na região.

Para evitar transtorno no trânsito do Centro, as obras da avenida serão realizadas em etapas. Para esta primeira fase, apenas a rua São Sebastião terá seu trânsito interditado. De acordo com o prefeito Max Lemos, a obra beneficiará centenas de moradores do município.

“Sempre que chove, a população de Queimados sofre com as enchentes na Pedro Jorge, que ainda prejudica o comércio local. Com as obras de infraestrutura, a situação será revertida”, afirmou Max. A previsão de conclusão das obras é de cinco meses.

quinta-feira, 5 de março de 2009

Dia Internacional da Mulher é comemorado em Queimados

Durante o mês de comemorações ao Dia Internacional da Mulher, 08 de março, a Prefeitura Municipal de Queimados, através das secretarias de Saúde e de Promoção da Cidadania, vai realizar várias atividades. Serão ministradas palestras sobre os direitos da mulher, apresentações teatrais, de dança e capoeira feminina, sorteios de brindes, tratamento de beleza, entre outras.

A programação será aberta no sábado, dia 7, às 19h, no Teatro Metodista (Av. Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/no, Vila Pacaembu) com uma série de palestras com temas variados sobre Violência, Saúde e Mulher no Poder. No domingo, às 10h, acontece na Praça dos Eucaliptos, no Centro, apresentações de Tai Chi Chuan, capoeira feminina, música com Coral Mulher de Paz, tratamento de beleza, atendimento jurídico para emissão de certidões de nascimento e casamento e inscrição no Bolsa Família, entre outros serviços. No local será montado um estande da Caixa Econômica Federal que vai abrir contas para mulheres com R$ 1.

No dia 12, às 13h, também no Teatro Metodista, serão realizadas palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis (Aids e Sífilis Congênita) e sobre a Lei Maria da Penha. Em seguida, o grupo teatral “Semeando Saúde” fará apresentação de uma peça sobre Aids/DST. Também serão realizadas apresentações de Tai chi chuan, com o professor Amorim e o grupo da Terceira Idade, Kung Fu, com o professor Tiago, além de sorteio de brindes e brincadeiras com as participantes.

As comemorações do Dia Internacional da Mulher serão encerradas, no dia 14, com o “Desperta Mulher”, que terá a apresentação da cantora e pastora Alda Célia. O show acontecerá às 20h, na Praça dos Eucaliptos, no Centro.

terça-feira, 3 de março de 2009

Queimados inaugura atividade física para Terceira Idade

A Secretaria de Promoção da Cidadania de Queimados realizou na manhã desta terça-feira, 03 de março, o aulão inaugural dos Polos de Atividades Físicas e Educacional para a Terceira Idade. O evento aconteceu na Cidade das Crianças, no Centro, onde vai funcionar um dos cinco polos do município. Os outros serão nos bairros Fanchen, Fátima e Vila São João. Já o quinto polo, que oferecerá aulas de alfabetização para adultos, terá aulas às terças, quintas e sextas-feiras, sempre às 19h, na Rua São José, 41, Centro. As inscrições poderão ser feitas nos polos nos dias e horários das aulas e atividades.

Durante o aulão, comandado pelo professor Antônio Amorim, integrantes de grupos da Terceira Idade e até a secretária de Promoção da Cidadania, Edna Maria Rodrigues, participaram da aula de tai chi chuan.

Nesta quarta-feira, 04 de março, o aulão acontece no polo da Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Rua Robson, s/n, bairro Fátima). Na quinta, 05, será a vez do polo da Comunidade de São Roque (Rua Pedro Lima, s/n, bairro São Roque), e na sexta-feira, 06, o evento será no Lar Fabiano de Cristo. As aulas têm início sempre às 06h30.

Para participar das atividades físicas é preciso apresentar laudo médico comprovando aptidão. Mais informações pode ser obtidas pelos telefones 9632-2178 (professor Amorim) e 7841-2310 (Edna Maria).

Casa de Saúde reabre com 50 leitos

As mães de Queimados não precisam mais deixar o município para ter seus filhos. O prefeito Max Lemos (foto) reinaugurou a Casa de Saúde Bom Pastor, no Centro. Conveniada com o SUS, ela oferece 50 leitos e tem capacidade para atender a duas mil pessoas por mês no ambulatório, além de realizar 600 pré-natais.

Para Max, a reabertura da casa de saúde é mais uma vitória da população.“A saúde na cidade estava abandonada, mas já estamos dando os primeiros passos para colocá-la nos eixos e oferecer à população um serviço digno. Esse é um dos meus compromissos com a população”, comentou o prefeito.

A casa de saúde ficou interditada por cerca de quatro meses para se adequar às exigências da Vigilância Sanitária Estadual. O interior da unidade foi completamente reformado: conta com novo gerador e uma central de oxigênio. De acordo com o secretário de Saúde de Queimados, Ismael Lopes, a unidade está apta para atender aos moradores de Queimados.

Obras do Hospital de Queimados estão a todo vapor

O prefeito de Queimados, Max Lemos, recebeu o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense e prefeito de Duque de Caxias, José Camilo Zito (foto), e a secretária da instituição, Rosângela Bello, para oficializar a retomada das obras da emergência do Hospital Regional de Queimados, após quatro meses de paralisação. A previsão de conclusão da primeira fase da obra, que compreende o setor de emergência, está prevista para maio. Contudo, os trabalhos continuarão até que toda a unidade seja concluída.

“As obras foram iniciadas e não vão parar. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, já garantiu que não haverá problemas na liberação da verba de R$ 19 milhões para a finalização do projeto. Este hospital será referência em atendimento”, disse Max.

Segundo Zito, sua administração no Cisbaf será marcada pela união de todos os municípios em prol da saúde da Baixada Fluminense. “Não descansaremos enquanto não vermos o hospital concluído e atendendo à população da Baixada Fluminense, diminuindo o déficit de leitos da região. Através da união de todos os municípios, que será uma marca nossa, vamos fazer com que a Baixada cresça”, anunciou.

Quando concluído, o Hospital de Queimados terá 16 mil metros quadrados de área construída, com capacidade para atender diariamente a mais de duas mil pessoas. Ao todo serão 276 leitos, dos quais 270 de internação e 76 destinados à Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). O hospital será o único público da Baixada Fluminense com Unidade Coronariana para tratamentos cardíacos. Atualmente, a população de toda a Baixada precisa se deslocar para a capital caso precise desse tipo de atendimento.

segunda-feira, 2 de março de 2009

Cidade terá, em 90 dias, UPA 24 horas e Corpo de Bombeiros

O prefeito de Queimados, Max Lemos, recebeu na manhã desta segunda-feira (02/03) o presidente da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Jorge Picciani, e o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes (fotos), que vieram à cidade para escolher o local onde será instalada a primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas do município. No encontro, Max, Côrtes e Picciani anunciaram também que a cidade ganhará um destacamento do Corpo de Bombeiros.


A UPA será instalada na Rua José Vicente Lisboa, no bairro Carmarim, ao lado do Campo do Sete. De acordo com o secretário Côrtes, a unidade deverá ficar pronta em 90 dias, bem como o Corpo de Bombeiros, que será instalado no bairro Fanchen, ao lado do PA 24 horas.

“Desde o fim das eleições que o Max está pedindo uma UPA 24 horas para a cidade. O governador Sérgio Cabral e eu constatamos a necessidade de instalação da unidade aqui e em 90 dias, no máximo, a UPA estará funcionando, assim como o Corpo de Bombeiros”, garantiu Côrtes.

Em pouco mais de dois meses de governo, cumprindo seu compromisso de campanha, Max reabriu o Posto de Atendimento 24 Horas da cidade, conseguiu a retomada das obras da emergência do Hospital Regional de Queimados, está ampliando o Programa de Saúde da Família e agora viabiliza a implantação da UPA no município.

“Um dos meus compromissos de campanha foi melhorar a Saúde da cidade, que estava completamente sucateada. Aos pouco, estamos colocando a saúde nos trilhos. Com a vinda da UPA, vamos poder aguardar com mais tranqüilidade a conclusão das obras do Hospital Regional de Queimados, cuja emergência deverá ficar pronta em quatro meses”, projetou o prefeito.

Ainda de acordo com Max, a criação de um Corpo de Bombeiros em Queimados facilitará bastante a instalação de novas indústrias na cidade, além de diminuir o valor de seguro de carros, por exemplo. “Com a instalação do Corpo de Bombeiros, todos têm a ganhar. Mais empresas se instalarão no distrito industrial, já que diminui substancialmente o valor do seguro. Com novas empresas, haverá mais geração de emprego e renda para a população. O seguro de carros emplacados em Queimados também cairá e isso fará com que os moradores da cidade deixem de emplacar seus veículos em outros municípios e o façam em Queimados, gerando mais impostos que são revertidos para a população", frisou Max Lemos.

Segundo o presidente da Alerj, Jorge Picciani, Queimados está caminhando a passos largos para se tornar cidade-modelo em saúde. “Apesar de jovem, a cidade envelheceu muito rápido e sofre sérias consequências em função disso. Com a dedicação do atual prefeito, apoio dos governos federal e estadual, Queimados vai de forma respeitosa, humana e fraterna cuidar de sua população. Com todas as ações que vêm acontecendo objetivando a melhoria da Saúde, o município está no caminho certo para se transformar em modelo na área da saúde na Baixada Fluminense”, afirmou Picciani.

Prefeitura municipaliza CIEP 023: inscrições estão abertas

Por meio de uma parceria com o governo do Estado, a Prefeitura de Queimados municipalizou o CIEP 023 – Jesus Soares Pereira, na Rua Satélite, s/º, no bairro Fanchen. Na unidade estão sendo oferecidas mil novas vagas para alunos do 1º ao 7º ano de escolaridade. As inscrições começaram neta segunda-feira (02/02). Já nas demais unidades da rede, os pais terão até o dia 6 de fevereiro para efetuarem a matrícula. Os interessados devem procurar a unidade mais próxima de suas residências entre 8h e 16h.

Ao todo, o município oferece 2.500 novas vagas na rede municipal. Para a realização da matrícula é necessário cópia da certidão de nascimento, cartão de vacinação, comprovante de residência, identidade do responsável, fator RH (tipo sanguíneo) e duas fotos 3 x 4. “O governo está concentrando esforços para não deixar uma única criança em idade escolar fora da sala de aula. Estamos cumprindo nosso compromisso com a população”, afirmou o secretário municipal de Educação, Lenine Lemos.

Para criar novas vagas na rede, o prefeito de Queimados, Max Lemos, transformou o antigo prédio do Instituto de Educação Geraldo de Almeida, no Centro, na Escola Municipal Manoel Washington e municipalizou uma unidade do estado. Entre os anos de 2005 e 2008, o número de alunos matriculados na rede municipal de Queimados caiu de 14.500 para 13.500, além do fato de várias unidades estarem precisando passar por obras. No primeiro semestre serão reformadas quatro unidades escolares, e a Escola Municipal Nelson Carneiro, no bairro Três Fontes, vai ser reformada e ampliada, com a construção de mais quatro salas de aula com capacidade para 12 novas turmas.

Escola Municipal ganha novas instalações

O prefeito de Queimados, Max Lemos (foto), inaugurou as novas instalações da Escola Municipal Leopoldo Machado, que tem capacidade para atender a 1.300 alunos. A unidade funciona no antigo Colégio Cenecista Pedro Jorge, na Rua Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/no, no Centro, que foi reformado. A unidade possui 17 salas de aula, biblioteca, quadra poliesportiva e sala de dança.

“Estou cumprindo um compromisso meu de aumentar o número de vagas para as nossas crianças. Para isso, compramos o Colégio Cenecista, conseguimos a municipalização do CIEP 023 e transformamos o antigo Instituto de Educação na Escola Municipal Washington Manoel. Em pouco mais de um mês, criamos cerca de 2.400 novas vagas. Compromisso assumido é compromisso cumprido”, ressaltou o prefeito.