sexta-feira, 29 de maio de 2009

Liga de Queimados volta a realizar campeonato

O Campeonato de Futebol da Liga de Queimados começa neste final de semana, 29 e 30 de maio, após dois anos sem competir oficialmente. 19 times competirão entre si em cinco categorias diferentes: juniores, amador, sênior, super máster e veteranos.

Atual campeão, o Santiago Futebol Clube tentará defender o título conquistado no último campeonato, realizado somente até o ano de 2007 por falta de patrocínio da administração anterior. De acordo com o subsecretário de Esporte e Lazer, Claudino Filho, a Liga realizou um torneio independente sem o apoio da Prefeitura e, por conta disso, não conseguiu arcar nem com os custos para premiação.

No início de 2009 a Secretaria de Esporte e Lazer conseguiu aprovar na Câmara de Vereadores a liberação de aproximadamente R$12 mil para a custear as despesas da competição.

Queimados assina convênio em Paracambi

O secretário de Meio Ambiente de Queimados, Getúlio de Moura, acompanhado do vice-prefeito do município, José Alves de Carvalho, participaram na manhã de hoje, 29 de maio, da assinatura do Protocolo de Intenções para início do projeto de criação do Consórcio Público de Gestão Integrada e Associada de Resíduos Sólidos de Paracambi.
O Aterro será construído através de consórcio entre os municípios de Queimados, Mendes, Paulo de Frontin, Japeri e do próprio município sede. O investimento de R$ 8 milhões será da Fundação Estadual para a Conservação Ambiental (Fecam) e da Fundação Nacional da Saúde (Funasa).

A construção do Aterro Sanitário de Paracambi tem como finalidade acabar com os lixões existentes na região. Atualmente Queimados encaminha todo lixo recolhido no município (em média cinco toneladas por dia) para o Aterro Sanitário de Gramacho, em Duque de Caxias.

O evento reuniu mais de 200 pessoas e contou também com as presenças da secretária Estadual do Ambiente, Marilene Ramos, e dos prefeitos de Engenheiro Paulo de Frontin, Eduardo Paixão, de Mendes, Rogério Riente, e de Japeri, Ivaldo Barbosa, entre outras autoridades.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Queimados promove "Domingo da Saúde"

A Secretaria Municipal de Saúde de Queimados promove, neste domingo, 31 de maio, o “Domingo da Saúde”. O Centro Médico da Pedreira estará aberto, das 9h às 13h, com ações de prevenção ao câncer de boca, aferição de pressão arterial, teste de glicose, escovação supervisionada e aplicação de flúor, agentes de endemias com folders explicativos de combate à dengue, terapia ocupacional, orientações de nutricionistas, pediatra, pesagem do Bolsa Família, vacinação, distribuição de kits de escova e pasta de dente e corte de cabelo.

O Centro Médico da Pedreira fica na Rua Patativa, s/nº - Bairro Nova Cidade.

Estudantes de Queimados realizam blitz educativa no trânsito da cidade

Cerca de 150 alunos da rede municipal de ensino do município de Queimados realizaram nesta quarta-feira, 27 de maio, das 9h às 16h, na Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro do município. As crianças conversaram com motoristas e pedestres e distribuíram folders explicativos sobre segurança no trânsito. O objetivo da ação foi chamar a atenção de todos para que ajam com prudência e cautela no trânsito, evitando acidentes. A idéia surgiu após a realização do projeto “Educação de Trânsito se aprende na escola” da concessionária Nova Dutra desenvolvido com todos os professores dos 33 municípios adjacentes à Rodovia Presidente Dutra.



Para o motorista Ricardo Barbosa, 26 anos, a iniciativa das crianças é válida para deixar motoristas e pedestres conscientes de seus deveres no trânsito. “É muito bacana ver crianças engajadas por um trânsito mais humanizado, conscientizando nós motoristas e os pedestres de que cada um tem a hora certa para parar e seguir. Adorei a iniciativa”, ressaltou.

De acordo com o secretário de Educação de Queimados, Lenine Lemos, o objetivo da blitz é conscientizar as crianças da importância de se ter atenção na hora de atravessar a rua na faixa de segurança, do uso do cinto de segurança, além de transformá-los em multiplicadores dessa mensagem junto a seus familiares. “A criança quando aprende, transforma-se em multiplicador, ensinando familiares e amigos. Sem contar que quando praticado, o aprendizado se torna maior”, frisou Lenine.

Durante o evento, a equipe do projeto “Arte nas Escolas” que leva música popular para crianças da rede municipal de ensino parodiaram várias músicas chamando sempre a atenção para a humanização do trânsito. Uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde também esteve na praça aferindo pressão e exame de prevenção ao câncer bucal.

O programa desenvolvido pela Nova Dutra oferece conteúdo didático exclusivo aos professores, levando em consideração a transversalidade entre as matérias. Ou seja, um mesmo assunto pode começar a ser tratado pela professora de história e prosseguir na aula de Geografia, unindo tradicionais informações sobre trânsito e cidadania. O programa treina os professores e são eles que trabalham com as crianças em sala de aula. A concessionária oferece gratuitamente material de apoio aos educadores e cartilhas a todos os alunos que participam do projeto.

terça-feira, 26 de maio de 2009

Queimados quer imunizar 100% do gado contra febre aftosa

A primeira fase da campanha de vacinação contra a febre aftosa termina no próximo dia 30. Com objetivo de imunizar 100% do rebanho bovino de Queimados, equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Agricultura estão trabalhando arduamente, até mesmo aos sábados e domingos. Até o momento cerca de 1.500 cabeças de gado já foram imunizadas no município.

Para as duas fases de vacinação, que ocorrem em maio e novembro, foram adquiridas cinco mil doses da vacina contra a doença. O município possui rebanho de 2.500 cabeças de gado distribuídas em 82 propriedades. Na tarde da última segunda-feira, 26 de maio, o secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura, Carlos Roberto de Moraes (foto), acompanhou de perto a vacinação no sítio São Sebastião, localizado no bairro Santo Antônio. “Queremos imunizar 100% dos animais e como a vacinação é feita gratuitamente, acreditamos que nossa meta será alcançada. Também estamos trabalhando direto, sem folga nem mesmo nos finais de semana”, destacou o secretário.

A proprietária do sítio São Sebastião, Ingrede Silva de Almeida, de 29 anos, lida há 11 com rebanho bovino e nunca deixou de participar da campanha de vacinação. “Imunizar o gado contra a aftosa é muito importante, e no meu caso, que trabalho com a comercialização da carne, a vacina se torna extremamente necessária. O diferencial em Queimados é que o serviço é gratuito e assim todo mundo pode vacinar seu gado”, frisou Ingrede.

De acordo com o zootecnista da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Agricultura, Tarcisio Moura, Queimados nunca registrou nenhum caso de febre aftosa e em todo o Rio de Janeiro a doença não é diagnosticada há 12 anos.

A febre aftosa é uma doença extremamente infecciosa. O Vírus se isola em grandes concentrações no líquido das vesículas que se formam na mucosa da língua e nos tecidos moles em torno das unhas. A elevação da temperatura e a diminuição do apetite são os primeiros indícios da infecção.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Alunos de Queimados realizam blitz educativa

As crianças de Queimados resolveram dar o exemplo. Cerca de 150 alunos da rede municipal de ensino do município realizarão uma blitz educativa, cujo tema é ‘Por um Trânsito mais Humanizado’, na próxima quarta-feira, 27 de maio, das 9h às 13h e das 13h às 17h, na Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro do município. As crianças conversarão com motoristas e pedestres e distribuirão folders explicativos sobre segurança no trânsito. O objetivo da ação é chamar a atenção de todos para que ajam com prudência e cautela no trânsito, evitando acidentes. A idéia surgiu após a realização do projeto pela concessionária Nova Dutra com todos os professores dos 33 municípios adjacentes à Rodovia Presidente Dutra.

De acordo com o secretário de Educação de Queimados, Lenine Lemos, o objetivo da blitz é conscientizar as crianças da importância de se ter atenção na hora de atravessar a rua na faixa de segurança, do uso do cinto de segurança, além de transformá-los em multiplicadores dessa mensagem junto a seus familiares.

“A criança quando aprende, transforma-se em multiplicador, ensinando familiares e amigos. Sem contar que quando praticado, o aprendizado se torna maior”, frisou Lenine.

O programa desenvolvido pela Nova Dutra oferece conteúdo didático exclusivo aos professores, levando em consideração a transversalidade entre as matérias. Ou seja, um mesmo assunto pode começar a ser tratado pela professora de história e prosseguir na aula de Geografia, unindo tradicionais informações sobre trânsito e cidadania. O programa treina os professores e são eles que trabalham com as crianças em sala de aula. A concessionária oferece gratuitamente material de apoio aos educadores e cartilhas a todos os alunos que participam do projeto.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Professores de Queimados participam de palestra sobre Acordo Ortográfico

A Secretaria Municipal de Educação de Queimados, em parceria com a Editora Saraiva e a Universidade Estácio de Sá, está ministrando palestras para os profissionais da rede municipal de ensino sobre a Reforma Ortográfica. As palestras acontecem quinta e sexta-feira, 21 e 22 de maio, no auditório da Universidade Estácio de Sá, em Queimados. Para contemplar os mais de 700 profissionais da rede municipal de ensino, as palestras serão realizadas nos três turnos.

De acordo com o secretário de Educação da cidade, Lenine Lemos, estas palestras fazem parte do programa de aperfeiçoamento dos profissionais de Educação. “Estamos preocupados com o tema e queremos oferecer ao nosso profissional condições de se aperfeiçoar cada vez mais. A Reforma Ortográfica é um tema atual e ajudará bastante nosso professor”, frisou Lenine.

No turno da manhã a palestra acontecerá das 9h às 12h; à tarde, das 14h às 17h e à noite, das 18h às 21h. O auditório da Estácio fica na Rua Professor Sampaio, 19, bairro Camarim.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Max Lemos anuncia novos investimentos durante comemoração da Semana da Indústria

Em comemoração à Semana da Indústria, o prefeito de Queimados, Max Lemos, esteve na Firjan de Nova Iguaçu, nesta quarta-feira, 20 de maio, representando o município durante a homenagem ao empresário e presidente da ASDINQ (Associação das Empresas do Distrito Industrial de Queimados) Marcelo Kaiuka. Lemos falou sobre os 150 dias de governo, além da instalação de novas empresas e o investimento de um milhão de reais no Parque Industrial em obras de infra-estrutura através de uma parceria com o Governo do Estado.

Durante o encontro, Max Lemos anunciou a vinda de mais nove fábricas para o Distrito e a negociação com outras 14. Até setembro serão gerados aproximadamente 200 novos empregos diretos e indiretos na cidade com o início das obras para construção dos galpões para as empresas. ‘’Queimados tem o melhor Parque Industrial do Rio de Janeiro, por conta disso estamos investindo muito para criar na cidade um ambiente de negócios. Em 60 dias começam as obras para a construção da vicinal ao lado do viaduto, desta forma não será mais preciso dar uma volta enorme para pegar a Dutra sentido São Paulo ou chegar até o Arco Metropolitano’’, destacou o prefeito.

Na ocasião, Max Lemos e o presidente da Representação Regional da Firjan de Nova Iguaçu, Oscar Romão, se reuniram para visitar a exposição sobre a vida e obra do compositor carioca Heitor Villa-Lobos e conversar com empresários da região.

Comédia continua em cartaz em Queimados

A Companhia Teatral Queimados Encena em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, continua em cartaz no Teatro Escola Metodista, em Queimados, com a comédia ‘O médico à força’, de Moliére. As exibições acontecem aos sábados e domingos, sempre às 19h. A entrada é 1 quilo de alimento não perecível. O montante arrecadado será doado a instituições de caridade do município. Classificação etária: 10 anos. O Teatro tem capacidade para 180 pessoas e funciona na Rua Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/n, Vila Pacaembu.

A peça é uma adaptação do texto de Moliére e conta as aventuras de Sganarelo, um lenhador simples e rude que por uma vingança de sua esposa é obrigado a se passar por médico e curar a filha de um rico fidalgo. Apresentada pela Companhia Teatral Queimados Encena, o espetáculo é embalado por canções folclóricas, e tenta passar para o público a lição de como uma mentira pode causar grandes confusões.

Direção de Marcelo Viégas e Maria Laura Chincanelli. O elenco é formado por Braian Carvalho, Elaine Ferreira, Marcella Carvalho, Marcelo Viégas, Maria Laura Chicanelli, Leandro Santanna, Rafael Rodrigues, Uel Barros e Célio Barbosa.

Camelôs têm barracas padronizadas em Queimados

O comércio informal de Queimados, localizado às margens da via férrea, na Avenida Irmãos Guinle, Centro, já está de volta ao seu local de origem com as novas barracas que foram padronizadas pela Prefeitura. Com o objetivo de deixar a cidade mais arrumada, organizada e atraente, o prefeito Max Lemos vem se reunindo com os trabalhadores do ramo e apresentando o projeto de padronização das barracas.

A ação para organizar o comércio informal no município foi iniciada em março e durante dois meses, equipes do setor de Postura estiveram nos pontos da cidade cadastrando os ambulantes. Nas reuniões, o prefeito Max Lemos esclareceu que os novos pontos dos camelôs serão documentados através de licença e por isso se torna intransferível. “Se o camelô não quiser mais o ponto, deve simplesmente devolver a licença para a Prefeitura. Não será possível passar para outra pessoa, pois a Postura fará fiscalização constante nos locais”, frisou o prefeito.

Ainda de acordo com Max, a padronização das barracas está sendo feita através de decreto e quem violar as especificações estará violando o decreto. Também será opcional aos ambulantes participar do consórcio que vai financiar a confecção das mesmas parcelando em até 10 vezes sem juros. “Quem quiser fazer as barracas por conta própria poderá consultar o projeto de padronização na Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente. Mas o padrão deverá ser seguido”, comentou Max.
As medidas das barracas serão de 2x1 metros quadrados, cobertos e envoltos por lona com listras verdes e brancas. Será necessário obedecer às especificações do projeto e a espessura da lona que será usada. Os quiosques da cidade também terão que seguir uma padronização. Mas estes pontos serão construídos pela Prefeitura e só o acabamento ficará por conta do proprietário.

O ambulante Cláudio Luiz Saar, de 38 anos, e há nove trabalhando como camelô na cidade, aprovou a iniciativa da Prefeitura. “Acho que vai ficar legal sim. Fica mais organizado. Trabalho com sorvete e a máquina vai caber direitinho na barraca. Achei a idéia muito boa”, comentou Saar.

terça-feira, 19 de maio de 2009

Queimados recebe obras do Limpa Rio


O prefeito de Queimados, Max Lemos, recebeu na manhã desta terça-feira, 19 de maio, o governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, a secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, e o presidente da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Jorge Picciani. A visita teve como objetivo entregar ao município as obras, do primeiro ano de execução na cidade, do “Programa Limpa Rio”, da Secretaria Estadual do Ambiente em parceria com a Prefeitura Municipal.

Para o prefeito Max Lemos, a implantação do programa em Queimados é de extrema importância para o município. “Em janeiro, quando assumimos o governo, teve um temporal e por causa do assoreamento dos rios, o município alagou. Tivemos até um óbito na cidade. Tenho certeza que agora com esse programa de limpeza dos rios as enchentes não voltarão a ocorrer”, comentou o prefeito.

O programa Limpa Rio consiste na recuperação de rios, canais e lagoas, a fim de evitar enchentes. O investimento de R$ 12,5 milhões é do Fundo Estadual de Recuperação Ambiental (Fecam). Além de Queimados outros dois municípios da Região Metropolitana também estão sendo beneficiados pelo projeto.

Desde a sua implantação, há um ano, as retiradas de resíduos passaram de um total de 480 mil metros cúbicos/ano, em 2006, para 670 mil metros cúbicos desde o início do programa. As intervenções de grande porte aumentaram de 15 por ano, para 57 em período equivalente, totalizando 150 mil metros de rios e canais recuperados, em 47 municípios, beneficiando uma população estimada em 635 mil habitantes.

O evento, ocorrido na Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro do município, contou com um público de mais de 300 pessoas. Também marcaram presença o deputado estadual Alessandro Calazans; o subsecretário de obras do estado do Rio de Janeiro, Washington Reis; o prefeito de Japeri, Timor, entre outros.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Queimados realiza primeira grande ação contra a dengue no estado

Queimados realizou a primeira ação contra a dengue do Estado do Rio de Janeiro, no último sábado, 16 de maio. A caminhada de conscientização marcou o início do evento e em seguida, aproximadamente 20 mil pessoas compareceram à Praça dos Eucaliptos e participaram, ao longo de todo o dia, do “Todos contra Dengue com Cidadania”. A iniciativa foi uma parceria da Prefeitura Municipal com o governo do Estado e contou com estandes que ofereceram diversos serviços para a população.

O secretário estadual de saúde, Sérgio Côrtes, e o presidente da Alerj, Jorge Picciani, também marcaram presença no evento e falaram sobre a importância de uma ação preventiva deste porte. ‘’Ações como estas são de extrema relevância para que a população possa agir efetivamente na luta contra a dengue. O índice de morte por causa da dengue diminuiu 72%, precisamos manter este ritmo para que o estado não sofra mais com epidemias devastadoras’’, destacou Côrtes.

Dentre os serviços oferecidos, vacinação contra gripe para idosos, vacinação infantil, inscrição para o programa “Minha Casa, Minha Vida”, com prestações a partir de R$ 50, retirada de documentos (identidade, carteira de trabalho e etc), orientação jurídica, matrículas para atividades na Vila Olímpica, cursos de Informática na FAETEC, verificação de pressão arterial e inscrições para programas de saúde (hipertensão, saúde bucal, diabetes) foram os mais procurados.

O deputado estadual Jorge Picciani anunciou que a construção da primeira UPA do estado em 2009 será em Queimados. ‘’Queimados terá a primeira Super UPA com a maior infra-estrutura já vista’’, revelou o presidente da Alerj.

Mais de 15 mil pessoas assistem show de Cultura Anti Dengue em Queimados


A Prefeitura de Queimados em parceria com o Governo do Estado realizou neste sábado, 16 de maio, um grande show com o projeto Conexões Urbanas, pela primeira vez na cidade, para encerrar a ação “Todos contra a dengue, com cidadania”. Mais de 15 mil pessoas assistiram o som de Sorriso Maroto, Afro Samba e Leandro Sapucahy. O evento contou com a presença do prefeito Max Lemos e Rafael Picciani.

O grupo Afro Samba foi o primeiro a agitar a multidão e cantou músicas como, ‘’Me espere’’ e ‘’Quando a gira girou’’, de Zeca Pagodinho. Leandro Sapucahy sacudiu a galera ‘’Polícia e bandido’’, ‘’Malandragem dá um tempo’’ e ‘’Insensato destino’’. O grupo Sorriso Maroto que arrancou suspiros das mulheres animou com os sucessos: ‘’Ainda existe amor em nós’’ e ‘’Ainda gosto de você’’.

O prefeito Max Lemos agradeceu ao Governo do Estado pelo evento e aproveitou para convidar todos os munícipes para o lançamento do programa Limpa Rio, da Secretaria Estadual do Ambiente que será nesta terça-feira, 19 de maio. O governador Sérgio Cabral e o presidente da Assembléia Legislativa do Rio (Alerj), Jorge Picciani, são presenças confirmadas na inauguração do programa. O encontro vai ser realizado na Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro de Queimados, às 11h.

Queimados realiza o 1º Encontro das Religiões de Matrizes Africana


A Prefeitura de Queimados realizou neste sábado, 16 de maio, uma Feijoada gratuita para o 1º Encontro das Religiões de Matrizes Africanas de Queimados, em comemoração à Abolição da Escravatura, 13 de maio, no Queimados Futebol Clube. Umbandistas, Candomblecistas e Cardecistas também marcaram presença no evento.

O grupo carnavalesco da cidade, Roda Quem Pode, grupos de dança afro e dos orixás, Hip Hop, Banda Prestes e o grupo de pagode Nossa Virtude se apresentaram ao longo da festividade.

Segundo a secretária de Promoção a Cidadania, Edna Rodrigues, este encontro tem como o objetivo dar vez ao cidadão de mostrar suas culturas religiosas. “Temos que lutar contra a intolerância religiosa. Todos têm que ser incluídos sem discriminação”, ressalta a secretária.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Prefeitura de Queimados entrega passe interestadual do idoso


A Secretaria Municipal de Assistência Social realizou nesta sexta-feira, 15 de maio, no Teatro da Escola Municipal Metodista, a entrega das primeiras 200 carteiras do Passe Livre Interestadual do Idoso. A iniciativa é uma parceria com o Governo Federal e beneficia idosos a partir de 60 anos e com renda de até dois salários mínimos – que estejam cadastrados para o benefício – com 10 viagens entre Estados por ano.

Os cadastros serão realizados permanentemente e os interessados poderão se inscrever no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) V, que fica na Rua Olímpia Silva, nº 46, Centro/ Queimados. A outra grande facilidade do benefício é que quem for casado poderá realizar o cadastro e a confecção do passe em conjunto.

Para o prefeito Max Lemos é importante que o poder público se una em prol da sociedade, em especial para as causas da terceira idade. ‘’Garantir o transporte do idoso deixou de ser uma questão política, agora é obrigação’’, destacou o prefeito.

Prefeito de Queimados apresenta projeto de obras para moradores


O prefeito de Queimados, Max Lemos, está lançando uma série de obras no município. Nesta quinta-feira, 14 de maio, ele se reuniu com moradores do bairro El Dourado no auditório cedido da escola Centro Educacional Betel, para apresentar as obras que terão início na próxima segunda-feira, 18 de maio. Ao todo serão 26 ruas que receberão as obras de drenagem, pavimentação, urbanização, além de coleta e tratamento do efluente do Rio Abel. Através do cronograma da obra, 15 ruas estarão prontas até o dia 30 de novembro e as outras 11 ruas até o final de abril do próximo ano.

De acordo com o prefeito, além das obras de infra-estrutura, a Prefeitura construirá 106 casas populares no bairro, destinadas a moradores de área de risco. “Os moradores que moram às margens do Rio Abel serão cadastrados e ganharão uma casa e poderão viver com mais dignidade num bairro com ruas asfaltadas e saneadas e sem correr riscos nos períodos de chuvas”, ressaltou o prefeito.

Ainda de acordo com Max Lemos, o projeto foi planejado cuidadosamente para oferecer uma vida melhor aos moradores do bairro. “Quando 80% da obra estiver pronta, a lei nos permite fazer um aditivo de asfalto para ruas do mesmo bairro que não estão incluídas no projeto. Serão mais seis ruas asfaltadas para o bem de todos”, frisou.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Queimados recebe obras do "Programa Limpa Rio"

O prefeito de Queimados, Max Lemos, recebe nesta terça-feira, 19 de maio, o governador Sérgio Cabral e o presidente da Assembléia Legislativa do Rio (Alerj), Jorge Picciani, para o lançamento do programa Limpa Rio, da Secretaria Estadual do Ambiente. O projeto consiste na recuperação de rios, canais e lagoas, a fim de evitar enchentes. A secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, e o presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Luiz Firmino Martins, apresentarão os detalhes das obras durante o evento, que será realizado na Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro de Queimados.

Este programa do Estado, que beneficiará, além de Queimados mais dois municípios da Região Metropolitana, recebeu um total de R$ 12,5 milhões em investimentos do Fundo Estadual de Recuperação Ambiental (Fecam), quando foi ampliada consideravelmente a capacidade de limpeza e desassoreamento de rios, canais e lagoas.

Desde a sua implantação, há um ano, as retiradas de resíduos passaram de um total de 480 mil metros cúbicos/ano, em 2006, para 670 mil metros cúbicos desde o início do programa. As intervenções de grande porte aumentaram de 15 por ano, para 57 em período equivalente, totalizando 150 mil metros de rios e canais recuperados, em 47 municípios, beneficiando uma população estimada em 635 mil habitantes.

SERVIÇO
Dia: 19/05/2009
Hora: 11h
Local: Praça Nossa Senhora da Conceição – Centro
SEIS CORPOS HÍDRICOS DESASSOREADOS/EM DESASSOREAMENTO: Rios Abel, Camorim e Camboatá; Canais da Rua do Lixo, do Fanchen e do Bairro São Miguel
5.000 m RIOS E CANAIS DESASSOREADOS
4.200 m3 DE MATERIAL DESASSOREADO
70.000 hab. POPULAÇÃO ATENDIDA
R$ 255.000,00 TOTAL DE INVESTIMENTOS

Queimados dá início aos Jogos Estudantis das Escolas Municipais

Queimados já deu início à maratona de jogos nesta quarta-feira, 13 de maio. A competição conta com a participação de 13 escolas e 4 modalidades em 3 categorias divididas pelo ano de nascimento: A (1994 a 1996), B (1997 a 1999) e C (2000 a 2002), a primeira a ser disputada é o futsal. Cada escola participante sediará um dia de competição, que acontecerá uma vez por semana. A anfitriã, na ocasião, foi a Escola Municipal Metodista.

Ao longo das próximas semanas, aproximadamente 200 atletas da rede pública municipal estarão disputando partidas de handebol, queimado, além de atletismo. O primeiro jogo ficou por conta dos alunos de futsal das escolas Monteiro Lobato e Washington Manuel, que ganharam por 15 gols a 1. O destaque foi para o atleta do Washington Manuel que marcou 6 gols.

De acordo com o secretário de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Monteiro, estes torneios fazem parte de uma alternativa importante de integração entre as escolas. ‘’É uma ótima oportunidade para descobrirmos novos talentos, pois geralmente são em competições como estas que os atletas se revelam”, destaca o secretário.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Queimados realiza o 1º Encontro das Religiões de Matrizes Africana

A Prefeitura de Queimados realizará neste sábado, 16 de maio, uma Feijoada Gratuita para o 1º Encontro das Religiões de Matrizes Africanas de Queimados, em comemoração a Abolição da Escravatura, 13 de maio. O evento será realizado no Queimados Futebol Clube, Rua Olímpia Silva s/nº, Campo da Banha. Participarão do evento o deputado federal Carlos Santana, o prefeito Max Lemos e demais autoridades.

O evento terá início com uma concentração na Praça Nossa Senhora da Conceição, Centro de Queimados, às 8h, e logo após uma caminhada ao som dos atabaques até o Ginásio da Escola Metodista, Rua Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/nº, para uma mesa redonda com as autoridades.

A feijoada começará a partir das 12h 30min, ao som da Banda Prestes e o grupo de pagode Nossa Virtude. Durante o evento haverá apresentações do grupo carnavalesco da cidade, Roda Quem Pode, Dança Afro, Dança dos Orixás, Hip Hop, exposições de quadros, tendas afros e barracas com comidas típicas, sem bebida alcoólica.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Queimados realiza grande ação contra a dengue

“Todos contra Dengue com Cidadania”. Esse é o tema da grande ação de combate a dengue que acontece neste sábado, 16 de maio, na Praça dos Eucaliptos, no Centro de Queimados. A ação, em parceria com o governo do Estado, começa às 9h com uma caminhada de conscientização, que sairá do CIEP 341, no bairro Santa Catarina, passará pela Praça Nossa Senhora da Conceição e seguirá até a Praça dos Eucaliptos, onde estarão instalados estandes com diversos serviços para a população.

Das 10h às 17h serão oferecidos diversos serviços das secretarias municipais e estaduais, como por exemplo, vacinação contra gripe para idosos, vacinação infantil, inscrição para o programa “Minha Casa, Minha Vida”, com prestações a partir de R$ 50, retirada de documentos (identidade, carteira de trabalho e etc), orientação jurídica, matrículas para atividades na Vila Olímpica, para cursos de Informática na FAETEC, verificação de pressão arterial, inscrições para programas de saúde (hipertensão, saúde bucal, diabetes), além de atividades culturais e recreativas. E a partir das 19h, haverá um grande show com o grupo Sorriso Maroto, Afro Samba e Leandro Sapucahy.

De acordo com o secretário de Saúde do município, Ismael Lopes, é importante que a população da cidade participe das ações de combate a dengue para evitar um surto da doença no próximo verão, quando aumentam os casos da doença. “A dengue é uma doença que ocorre ao longo de todo o ano, por isso devemos fazer a prevenção o ano todo. Engana-se quem pensa que só acontece no verão. Combater a dengue é um dever de todos e os cuidados de prevenção devem ser tomados sempre”, ressaltou o secretário.

Sorriso Maroto, Afro Sambra e Leandro Sapucahy agitam Queimados

O cantor Leandro Sapucahy e os grupos Sorriso Maroto e Afro Samba sobem ao palco do Espaço Cultural Joaquim de Freitas, na Praça dos Eucaliptos, no Centro de Queimados, a partir das 19h, para um grande show. No repertório, musicas como “É diferente” e “A primeira namorada”, do novo CD do grupo Sorriso Maroto. E Leandro Sapucahy, cantará sucessos como “Numa cidade longe daqui” e “Bicho solto”. O batuque ficará com conta do Afro Samba, com um repertório que passeia pelo melhor da tradição do samba, desde o mais antigo ao mais atual. O show é gratuito.

Queimados inscreve para programa "Minha Casa, Minha Vida" com prestações a partir de R$ 50

Neste sábado, 16 de maio, a Prefeitura Municipal de Queimados começa a inscrição para as casas populares do programa “Minha Casa, Minha Vida”, do governo Federal, com prestações a partir de R$ 50. O programa é destinado a famílias que recebem até três salários mínimos (R$ 1.395,00). As inscrições serão realizadas das 10h às 17h, na tenda que será instalada da Secretaria Municipal de Habitação e Obras Públicas (SEHOB), na Praça dos Eucaliptos, no Centro. A partir do dia 18 de maio, os cadastros serão feitos de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, sede da SEHOB, na Rua Félix, 1.581 – Vila Tinguá.

Para participar do programa “Minha Casa, Minha Vida” as famílias precisam comprovar renda de até três salários mínimos, não ter sido beneficiada anteriormente em programas de habitação social do governo, não possuir casa própria ou financiamento em qualquer estado da união, estar enquadrado na faixa de renda familiar do programa. O financiamento do imóvel será de 10% da renda familiar durante 10 anos, com prestação mínima de R$ 50, corrigida pela TR. Para o cadastro é necessário levar original e copia dos documentos de identidade, CPF, comprovante de residência e, no caso de casais, documento do cônjuge.

As primeiras 150 casas de 35m2 com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área externa com tanque, serão construídas em um terreno doado pela Prefeitura Municipal de Queimados, ao lado do Conjunto Habitacional da Jaqueira.

Prefeitura de Queimados realiza conferência para idosos

A Prefeitura Municipal de Queimados realizou nesta terça-feira, 12 de maio, o programa contra hipertensão na terceira idade, no Teatro Metodista. Com o tema “Promovendo Saúde em Defesa da Vida”.

“O objetivo deste programa é melhorar a saúde dos idosos da nossa cidade. Todo mês faremos uma reunião com diversos assuntos para a população”, ressaltou Drª Fátima Sanches, subsecretária de Vigilância a Saúde.

Houve distribuição gratuita de remédios para pressão alta com apresentação da receita médica, palestra sobre Riscos e Tratamento para hipertensos, verificação de pressão, apresentação de Tai Chi Chuan, entre outras atividades.

Comédia teatral fica em cartaz durante este mês em Queimados

A comédia teatral ‘O médico à força’ está em cartaz no Teatro Escola Metodista durante todo o mês de maio. As exibições acontecem aos sábados e domingos, sempre às 19h. A entrada é 1 quilo de alimento não perecível. O montante arrecadado será doado a instituições de caridade do município. Classificação etária: 10 anos. O Teatro tem capacidade para 180 pessoas e funciona na Rua Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/n, Vila Pacaembu.
A peça é uma adaptação do texto de Moliére e conta as aventuras de Sganarelo, um lenhador simples e rude que por uma vingança de sua esposa é obrigado a se passar por médico e curar a filha de um rico fidalgo. Apresentada pela Companhia Teatral Queimados Encena, o espetáculo é embalado por canções folclóricas, e tenta passar para o público a lição de como uma mentira pode causar grandes confusões.

Direção de Marcelo Viégas e Maria Laura Chincanelli. O elenco é formado por Braian Carvalho, Elaine Ferreira, Marcella Carvalho, Marcelo Viégas, Maria Laura Chicanelli, Leandro Santanna, Rafael Rodrigues, Uel Barros e Célio Barbosa.

Queimados realiza Conferência de Segurança Pública

A 1ª Conferência Municipal de Segurança Pública de Queimados, realizada em parceria com o Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania Integrada (PRONASCI), ocorreu no último sábado, 09 de maio, no Teatro Metodista. Com o tema ‘Segurança em alta, nesta luta você faz falta’, o evento foi aberto pelo prefeito da cidade, Max Lemos, e contou com um público de mais de 200 pessoas.

A Conferência teve como objetivo efetivar a participação da comunidade na discussão de princípios e diretrizes para a melhoria das atividades da segurança pública dentro do município. As propostas apresentadas pela população durante a ação serão encaminhadas à etapa nacional que acontece de 27 a 30 de agosto, em Brasília.

A diretora da Divisão de Ensino da Academia de Polícia, delegada Sandra Ornellas, mi ministrou a palestra “Segurança Pública - Um Campo de Desafios” e abriu debate com a população sobre o tema. Também foram discutidas situações do sistema penitenciário, repressão qualificada da criminalidade, valorização profissional, entre outros assuntos.

A Conferência contou ainda com a participação da mobilizadora Regional do Ministério da Justiça, Verônica dos Anjos; do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Milton Campos; do secretário Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito, Cel. Carlos Norberto Mendes, entre outras autoridades.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Queimados prorroga campanha de vacinação contra gripe para idosos

A Campanha de Vacinação de Idosos contra Gripe em Queimados foi prorrogada. A meta este ano é vacinar cerca de 80% da população com mais de 60 anos, seguindo as orientações do Ministério da Saúde, mas na cidade só foram vacinados cerca de 50% da população dentro desta faixa. Esta é a 11a campanha anual de vacinação contra a gripe para pessoas com mais de 60 anos. A cidade possui cerca de 12.500 idosos.

“A meta do Ministério da Saúde é vacinar 80%, mas até hoje (08/05) só foram vacinadas cerca de 50% da população com mais de 60 anos. Precisamos que os idosos se vacinem porque a vacina reduz em mais de 50% as doenças relacionadas à gripe, como pneumonia, por exemplo, nos idosos vacinados”, ressaltou o secretário.

Representantes do Ministério da Saúde e do Cisbaf visitam obras do Hospital Regional de Queimados

O prefeito de Queimados, Max Lemos, recebeu na manhã de hoje, 07 de maio, o coordenador da rede hospitalar federal, Oscar Berro, e Rosangela Bello, representante do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada (Cisbaf) que vieram acompanhar o andamento das obras da emergência do Hospital Regional de Queimados. A previsão de conclusão desta primeira fase, que compreende a emergência, está prevista para o final de julho.

De acordo com Oscar Berro, o andamento das obras está dentro do cronograma. “Até o final do mês de julho as obras da emergência estarão concluídas e a previsão é que a unidade comece a operar em agosto. Essa é a determinação do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e é por isso que estamos unindo esforços para a conclusão desta fase. Depois da inauguração da primeira fase, os trabalhos continuarão até que todo o hospital seja concluído”, ressaltou.

Segundo o prefeito de Queimados, Max Lemos, a unidade é de suma importância para a cidade, que não possui emergência. “As obras estão iniciadas e não vão parar. Depois da inauguração da emergência, vamos dar continuidade às obras até que toda a unidade seja concluída. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, já garantiu que não haverá problemas na liberação da verba de R$ 19 milhões para a finalização do projeto. Este hospital será referência em atendimento e a nossa cidade precisa deste tipo de atendimento”, frisou Max Lemos.

Quando concluído, o Hospital Regional de Queimados terá 16 mil metros quadrados de área construída, com capacidade para atender diariamente a mais de duas mil pessoas. Ao todo serão 276 leitos, dos quais 270 de internação e 76 destinados a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). O hospital será o único público da Baixada Fluminense com Unidade Coronariana para tratamentos cardíacos. Atualmente, a população de toda a Baixada Fluminense precisa se deslocar para a Capital para obter este tipo de atendimento.

Queimados realiza Primeira Conferência Municipal de Segurança Pública

A Prefeitura Municipal de Queimados realizará neste sábado, 09 de maio, a partir das 9h, no Teatro da Escola Municipal Metodista (Rua Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/no), a Primeira Conferência Municipal de Segurança Pública. O Prefeito Max Lemos e o Secretário de Segurança, Transporte e Trânsito do município, Cel. Carlos Norberto Mendes, receberão a Diretora da Divisão de Ensino da Academia de Polícia, Sandra Ornellas, para discutir as questões de segurança do município com a população.

“’Segurança em alta, nesta luta você faz falta” será o tema da conferência que acontecerá no dia 09 de maio em parceria com o Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania Integrada (PRONASCI) e apresentará sugestões de diretrizes integradas de segurança pública com o Governo Federal. Além da implantação da Guarda Municipal e o Destacamento do Corpo de Bombeiros, outro assunto importante a ser abordado será a criação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) que consistirá na união de órgãos competentes de outras esferas como: Polícia Estadual e Defesa Civil com os correspondentes do município.

A Conferência se dividirá em eixos temáticos que organizarão os grupos de discussão nas questões referentes à prevenção social do crime, construção de uma cultura de paz, diretrizes para o sistema penitenciário e valorização dos profissionais de segurança. A Secretaria também apresentará projetos – já enviados para Brasília – voltados para as demandas do município que somam ao todo R$ 4 milhões em investimentos.

De acordo com a subsecretária de Segurança, Transporte e Trânsito, Cristina Quaresma, a implantação do GGIM será de extrema relevância não apenas para receber o subsídio do Governo Federal – para manutenção do sistema gestor – mas, também para agilizar e otimizar as demandas de cada bairro. ‘’A grande importância da comissão de organização municipal é exatamente a participação efetiva da população para debater e formular o plano de segurança’’, declara a subsecretária.

Para o evento, 30% da comissão foi formada pelos gestores do município, 30% pelas entidades de classe e 40% pela sociedade civil. A conferência é uma iniciativa do Ministério da Justiça, financiada pelo PRONASCI em parceria com a Prefeitura Municipal de Queimados.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Queimados promove 1ª Feira do Artesão

A Prefeitura em parceria com o Banco do Brasil e o SEBRAE realizam a 1ª Feira do Artesão Queimadense nos dias 08 e 09 de maio, das 08h00 às 18h00, na Praça dos Eucaliptos. Os artistas da cidade apresentarão seus trabalhos e disponibilizarão produtos de biscuit, sisal, cestaria em taboa e jornal, chinelos em pedraria, bolsas, roupão e touca, entre outros.

Prefeitura de Queimados oferece cursos para jovens do Bolsa Família

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Queimados em parceria com o Governo Federal vai oferecer cursos gratuitos para qualificar jovens beneficiários do Bolsa Família. Os cursos serão na área de Construção Civil e prestados através do Plano de Qualificação Profissional – PLANSEQ; as vagas são para: pedreiro, azulejista, pintor, eletricista e encanador.

Para ingressar no programa é preciso ter pelo menos 18 anos de idade e ter cursado no mínimo a quarta série do ensino fundamental. Nos dias das aulas os alunos receberão auxílio transporte e alimentação. As inscrições vão de 11 a 14 de maio, os interessados deverão comparecer das 08h00 às 17h00, na Secretaria Municipal de Assistência Social que fica na Estrada do Lazareto, nº 184 no bairro Glória/ Queimados.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Campanha de vacinação contra gripe encerra nesta sexta-feira

A Campanha de Vacinação de Idosos contra Gripe em Queimados será encerrada nesta sexta-feira, 08 de maio. A meta este ano é vacinar cerca de 80% da população com mais de 60 anos, seguindo as orientações do Ministério da Saúde. Esta é a 11a campanha anual de vacinação contra a gripe para pessoas com mais de 60 anos. A cidade possui cerca de 12.500 idosos.

“A meta do Ministério da Saúde é vacinar 80%, mas em Queimados pretendemos ultrapassar esta meta. É importante que os idosos sejam vacinados porque ela reduz em mais de 50% as doenças relacionadas à gripe, como pneumonia, por exemplo, nos idosos vacinados”, ressaltou o secretário.


Relação das Unidades de Saúde (parte)
Centro de Referência de Assistência Social (CRAS – 5)

Avenida Olímpia e Silva, 48 - Centro


Centro Médico da Pedreira

Rua Patativa, s/no – Bairro Nova Cidade


Posto do Fazendinha

Rua da Conquista, s/no – Bairro Fazendinha


Posto do Paraíso – Júlio de Barros

Rua da Caixa D’Água, s/no – Bairro Paraíso


Posto do Roncador – Belmira Vargas

Rua da Batalha, 21 – Bairro Roncador


PSF Mauro de Castro

Travessa Campo Alegre, s/no – Bairro Belmonte


PSF Vila Americana

Estada Cabuçu, s/no – Vila Americana


PSF Santo Expedito

Rua Olegário Dias, 1.686 – Bairro Santo Expedito


PSF Santa Rosa

Rua dos Coqueiros, lt 14 e 15, qd.10 (Igreja Católica Comunidade Santa Rosa) – Santa Rosa


PSF Inconfidência

Rua José Flávio, s/no – Bairro Inconfidência


PSF Vila Central (CIEP 344 – Adoniran Barbosa)

Praça Luxemburgo, s/no – Vila Central

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Mais de cinco mil pessoas lotam as arquibancadas na 1ª Etapa Carioca da Arena Supercross em Queimados

Queimados foi sede da alta velocidade neste domingo, 03 de maio. Mais de cinco mil espectadores conferiram de perto o espetáculo da 1ª Etapa Carioca de Supercrros, realizada pela primeira vez na cidade. O evento reuniu mais de 100 pilotos de todo o Estado do Rio através da parceria entre a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e a Federação de Motociclismo do Rio de Janeiro.

O público vibrou com as manobras dos pilotos, que no Supercross ficam 70% do tempo em salto, em especial as dos Atletas Matheus Corguinha – primeiro lugar nas categorias Light Prata e 85 cc – e Márcio Iwashima, piloto da cidade, que levou a prata na categoria dois tempos e chegou em 4º na categoria Sênior 30. Outro grande destaque foi a prata da casa, Márcio Santos que agitou a arquibancada ao alcançar a quinta colocação, também, na categoria dois tempos.

De acordo com o representante da FEMERJ, Marcello Marques, foi o maior evento de motociclismo da Baixada Fluminense. A Arena contou com toda estrutura e padrão de torneio oficial: linha da pista com 500m - quadrado de 80mx100m - amplo box para pilotos com pontos para lavagem das motos, pontos de luz e iluminação, praça de alimentação e segurança.

Nas demais categorias os destaques foram: 65cc (pilotos de até 12 anos) – Daniel Nogueira, Sênior 30 (pilotos acima de 30 anos) – Luciano Fonseca, Sênior 40 (pilotos acima de 40 anos) – José Carlos Guimarães, Light Ouro (pilotos que não ficaram entre as 3 primeiras posições nas categorias adultas nos últimos quatro anos) – Mariel Nogueira, Especial (aberta a todos os pilotos) – Swiam Zanoni e Nacional – Rafael Alves.

O Prefeito Max Lemos esteve na Arena e garantiu a volta do evento no próximo ano: Os pilotos e a cidade estão de parabéns. Apesar da crise, não podemos deixar de levar lazer à população e a partir de agora o Supercross já faz parte do calendário de eventos da cidade’’, concluiu Max.

Festa para o trabalhador e vacinação extra para idosos no dia 1º de maio


Em comemoração ao Dia do Trabalhador, a Prefeitura de Queimados organizou uma grande festa na última sexta-feira, 01 de maio, com o encontro dos Tarântulas Moto Clube. Os motociclistas comemoraram 10 anos de existência do clube ao som de bandas de rock locais, este foi o primeiro ano que a prefeitura apoiou o evento. Na Praça dos Eucaliptos, também, foi montada uma tenda para vacinação de idosos. A tenda montada na praça foi uma realização extra da campanha.


As bandas Gargamel, Cheiro de Rock, Blues Etílicos, Ruanitas e o cover do Raul Seixas, Airton Ramos animaram a população enquanto ocorria churrasco gratuito e entrega de troféus para cada moto clube inscrito. Este ano foram entregues 120 troféus, superando o número de 2008, que foram somente 80.

Prefeitura de Queimados realiza Corrida Rústica para Trabalhadores


A Prefeitura de Queimados realizou a Corrida Rústica dos Trabalhadores neste sábado, 02 de maio, na Praça dos Eucaliptos. Para os 1º, 2º e 3º colocados das categorias feminina e masculina a premiação foi troféu e medalha, para os demais atletas foram entregues medalhas de participação.


O secretário de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Monteiro diz que este tipo de evento é muito importante para a cidade. “Nosso objetivo é dinamizar a cidade através do esporte e principalmente valorizar nossos atletas”, destaca o secretário.


Os destaques da categoria masculina foram: 1º lugar - Nilton Charles, 2º lugar – José Marin, 3º lugar – Gilbert Pereira e categoria feminina: 1º lugar – Iara Silva, 2º lugar –Sebastiana Leite, 3º lugar – Cátia Silveira.