segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Os Paralamas do Sucesso encerram as comemorações dos 19 anos de Queimados

As 70 mil pessoas que passaram na Vila Olímpica de Queimados nos quatro dias de shows - de quinta-feira (26) a domingo (29) - puderam comemorar os 19 anos de emancipação da cidade em grande estilo. Apesar da forte chuva que caiu pouco antes do início do show, os fãs não deixaram de comparecer e prestigiar Os Paralamas do Sucesso no domingo, 29 de novembro, fechando a festa com chave de ouro. Um dos maiores ícones do cenário rock brazuca, a banda liderada por Herbert Vianna emocionou o público ao relembrar os grandes sucessos dos anos 80 como “Meu erro”, “Lanterna dos afogados”, “Alagados” e o primeiro hit lançado pela banda: “Vital e sua moto”.

O trio formado há 27 anos por Herbert (guitarra e voz), Bi Ribeiro (baixo) e João Barone (bateria e voz) também apresentou o repertório de seu novo álbum, “Brasil Afora”, com destaque para "A lhe esperar" e "Meu sonho". No palco, o grupo agradeceu o carinho e simpatia dos queimadenses, parabenizou o prefeito, Max Lemos, e a população pela festa da cidade.

No sábado, dia 28, o som ficou por conta da banda Jota Quest que subiu ao palco e tocou sucessos do seu último CD “La Plata”. O grupo abriu o show com a música que dá título ao álbum, levando ao delírio as mais de 35 mil pessoas presentes na Vila Olímpica de Queimados. Durante o show, o grupo mineiro também tocou diversos sucessos como “Na moral”, “Além do horizonte”, “Fácil”, “Ladeira”, “Único Olhar” e “Seis e Trinta” (música de trabalho do grupo).

A sexta-feira, 27 de novembro, foi marcada por uma multidão de mais de 15 mil pessoas que se aglomerou para assistir ao show gospel de Kleber Lucas. O cantor subiu ao palco por volta das 23h e tirou a galera do chão com canções do seu novo CD “Meu Alvo” e algumas já consagradas como “A chuva”, “Deus cuida de Mim”, “Te agradeço”, entre outras. Já na quinta-feira, dia 25, a grade de shows foi aberta com grande festa comandada pelo radialista Pedro Augusto e apresentação do grupo de pagode Pique Novo.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Pedro Augusto e Pique Novo fazem a festa em Queimados

O 19º aniversário de Queimados está sendo comemorado em grande estilo, com atrações para todos os gostos. Mais de dez mil pessoas participaram do primeiro dia de show. Na quinta-feira, 26 de novembro, a festa foi comandada pelo radialista e romeiro Pedro Augusto e o grupo de pagode Pique Novo. Foram mais de sete horas de shows, que também contou com apresentação de artistas locais.

Pedro Augusto emocionou a platéia com canções religiosas em homenagem à santa padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Um dos pontos altos da festa do romeiro foi a participação de Papai Noel, que transmitiu às crianças e adultos a importância do Natal.

Logo mais quem sobe ao palco principal é o cantor gospel Kleber Lucas. O show será às 20h. No sábado, dia 28, às 21 h, quem sobe ao palco da Vila Olímpica é o grupo mineiro Jota Quest. E no domingo, 29, encerrando as comemorações com chave de ouro, quem faz a festa é o grupo Paralamas do Sucesso. Todos os shows são gratuitos.

O espaço da festa conta com parque diversões para as crianças além de praça de alimentação e banheiros químicos. O endereço da Vila Olímpica de Queimados é Avenida Maracanã, s/nº., bairro Vila Pacaembu.

Kleber Lucas se apresenta nesta sexta-feira em Queimados

O segundo show da festa dos 19 anos de emancipação de Queimados será marcado pela apresentação do cantor gospel Kleber Lucas, que sobe ao palco da Vila Olímpica, nesta sexta-feira, dia 27, a partir das 20h. No repertório, estão canções do novo CD “Meu Alvo” e louvores já consagrados como “Deus cuida de mim”, “Aos pés da cruz”, “Pra valer a pena”, entre outros. A entrada é gratuita. A Vila Olímpica fica na Avenida Maracanã, s/nº – Vila Pacaembu.

No sábado, dia 28, a partir das 21h, quem comanda a festa é a banda Jota Quest. No domingo, 29, também a partir das 21h, para fechar a festa de emancipação com chave de ouro, quem se apresenta e promete sacudir a galera com o melhor do rock nacional é o grupo Os Paralamas do Sucesso.

A festividade teve início na sexta-feira passada, dia 20, e foi marcada pelo vernissage da exposição “Cidade livre como o vento” e atividades culturais na Praça Nossa Senhora da Conceição, Centro. A mostra, que reúne fotos históricas da cidade, ficará em cartaz até o dia 29 e a visitação poderá ser feita das 14h às 21h. A abertura dos shows, que acontecem até o dia 29, aconteceu nesta quinta-feira, dia 26. A festa, embalada ao som do grupo Pique Novo, foi comandada pelo radialista Pedro Augusto, da rádio Tupi e contou com a chegada de Papai Noel ao município.

Paralelo aos shows da Vila Olímpica haverá parque de diversão infantil, praça de alimentação e banheiros químicos. Para garantir a segurança do público durante os dias dos shows, equipes da Polícia Militar, Defesa Civil e Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Segurança Pública e uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) permanecerão no local.

Programação de sexta-feira a domingo

27/11 – Sexta-feira
9h00 - Gincana Estudantil “Emancipando Conhecimento através da Ludicidade”
Local: Vila Olímpica – Avenida Maracanã, s/nº – Vila Pacaembu
Palco 1
20h00 - Show com Kleber Lucas
Local: Vila Olímpica – Avenida Maracanã, s/nº – Vila Pacaembu

Palco 2
Shows com artistas da cidade

28/11 – Sábado
13h00 - Apresentação de Tai Chi Chuan
Local: Ginásio da Escola Municipal Metodista – Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/nº – Vila Pacaembu.
13h00 - Desafio de Futebol – Seleção Norte X Seleção Sul
Local: Queimados Futebol Clube – Estrada do Riachão, nº. 8 – Centro

Palco 1

21h00 - Show com Jota Quest
Local: Vila Olímpica – Avenida Maracanã, s/nº – Vila Pacaembu

Palco 2
Shows com artistas da cidade

29/11 – Domingo
Palco 1
21h00 - Show com Paralamas do Sucesso
Abertura: Os Azuis
Local: Vila Olímpica – Avenida Maracanã, s/nº – Vila Pacaembu

Palco 2
Shows com artistas da cidade

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Seminário debate sobre direitos dos idosos em Queimados

As secretarias de Assistência Social e de Promoção da Cidadania de Queimados realizaram nesta quinta-feira, dia 26 de novembro, o II Seminário Regional sobre a “Política Nacional do Idoso”, no Teatro Marlice Ferreira da Cunha, na Vila Pacaembu. O seminário teve como objetivo reunir representantes de municípios vizinhos para estabelecer parcerias contra a violência à terceira idade e elaborar um plano intermunicipal em defesa dos direitos dos idosos.

Entres os municípios participantes, estavam os representantes de Duque de Caxias, Belford Roxo, Japeri, Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, São João de Meriti e Seropédica. Com o objetivo de fortalecer a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Renadi), o encontro tratou de assuntos como discriminação e preconceito contra pessoas da terceira idade. Também foi debatida a necessidade de implantação de um plano de política pública que cumpra os direitos básicos, aumento na perspectiva da qualidade de vida e atendimento ao idoso.

Durante o seminário, o prefeito de Queimados, Max Rodrigues Lemos, foi homenageado pelo Coral do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Idoso de Queimados, com canções de Roberto Carlos como “É preciso saber viver” e “Como é grande meu amor por você”.

Para Ivone Lemos, mãe do prefeito, que também foi homenageada pela secretária municipal de Assistência Social, Gilda Baltar, é de extrema importância que os idosos sejam respeitados e valorizados pelos mais jovens. “Ser idoso é a melhor fase da vida de uma pessoa, porque é possível refletir sobre toda sua história de vida. Relembrar é viver, por isso que tenho orgulho de ser idosa. Nunca me senti velha, só me sinto na melhor idade da vida.”, brincou a mãe do prefeito, que atua ativamente em programas sociais no município.

Pensando no aumento da qualidade de vida dos idosos da cidade, o prefeito Max lemos comentou sobre a construção do Centro de Convivência do Idoso, prevista para o próximo ano. “Vamos construir este Centro de Convivência na própria Vila Olímpica por causa da localização. O local terá um amplo espaço de atividades físicas para a terceira idade, além de disponibilizar aulas de ginástica, dança e pintura. Os freqüentadores ainda poderão desfrutar de uma piscina de hidroginástica e, assim, terão mais qualidade de vida.”, ressaltou o prefeito, que também pretende instalar no mesmo local um posto de atendimento oftalmológico e odontológico.

Pique Novo e Pedro Augusto abrem nesta quinta-feira grade de shows da festa de aniversário de Queimados

A festa dos 19 anos de emancipação de Queimados, 25 de novembro, será marcada por cinco grandes shows, gratuitos, que acontecem de 26 a 29 deste mês. Nesta quinta-feira, dia 26, a partir das 20 horas, o radialista Pedro Augusto, da Rádio Tupi, comanda a festa, que será embalada pelo som do grupo de pagode Pique Novo. No repertório estão canções como “Nem dormindo eu consigo te esquecer”, “Deixa o Amro entrar”, “Porta pra felicidade”, entre outras.

Pedro Augusto e Pique Novo comandam a festa nesta quinta-feira

Na sexta-feira, 27, também a partir das 20 horas, é a vez do cantor gospel Kleber Lucas subir ao palco. No sábado, 28, a partir das 21h, quem comanda a festa é o grupo Jota Quest. No domingo, dia 29, também a partir das 21h, para fechar a festa de emancipação com chave de ouro, quem sobe ao palco da Vila Olímpica para sacudir a galera é o grupo Paralamas do Sucesso. A Vila Olímpica fica na Avenida Maracanã, s/nº – Vila Pacaembu.

A festividade teve início na sexta-feira passada, dia 20, e foi marcada pelo vernissage da exposição “Cidade livre como o vento” e atividades culturais na Praça Nossa Senhora da Conceição, Centro. A mostra, que reúne fotos históricas da cidade, ficará em cartaz até o dia 29 e a visitação poderá ser feita das 14h às 21h.

Paralelo aos shows da Vila Olímpica haverá parque de diversão infantil, praça de alimentação e banheiros químicos. Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) será mantida no local para qualquer eventualidade.

Para garantir a segurança do público durante os dias da festividade, equipes da Polícia Militar, Defesa Civil e Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Segurança Pública, permanecerão nos locais dos eventos, que serão Vila Olímpica, Teatro e Ginásio da Escola Municipal Metodista, Praça Nossa Senhora da Conceição, Queimados Futebol Clube, Câmara Municipal, entre outros.

Programação
26/11 – Quinta-feira
8h00 às 17h00 - Seminário Regional sobre a Política Nacional dos Idosos
Local: Teatro Marlice Margarida Ferreira da Cunha (Teatro Metodista) – Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/nº – Vila Pacaembu.

Palco 1
20h00 - Show com Pedro Augusto e Pique Novo
Local: Vila Olímpica – Avenida Maracanã, s/nº – Vila Pacaembu

Palco 2
Shows com artistas da cidade

27/11 – Sexta-feira
9h00 - Gincana Estudantil “Emancipando Conhecimento através da Ludicidade”
Local: Vila Olímpica – Avenida Maracanã, s/nº – Vila Pacaembu

Palco 1
20h00 - Show com Kleber Lucas
Local: Vila Olímpica – Avenida Maracanã, s/nº – Vila Pacaembu

Palco 2
Shows com artistas da cidade

28/11 – Sábado
13h00 - Apresentação de Tai Chi Chuan
Local: Ginásio da Escola Municipal Metodista – Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/nº – Vila Pacaembu.
13h00 - Desafio de Futebol – Seleção Norte X Seleção Sul
Local: Queimados Futebol Clube – Estrada do Riachão, nº. 8 – Centro

Palco 1
21h00 - Show com Jota Quest
Local: Vila Olímpica – Avenida Maracanã, s/nº – Vila Pacaembu

Palco 2
Shows com artistas da cidade

29/11 – Domingo

Palco 1
21h00 - Show com Paralamas do Sucesso
Abertura: Os Azuis
Local: Vila Olímpica – Avenida Maracanã, s/nº – Vila Pacaembu

Palco 2
Shows com artistas da cidade

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Queimados completa 19 anos com shows e muita festa

A festa dos 19 anos de emancipação de Queimados, 25 de novembro, será marcada por cinco grandes shows, que acontecem de 26 a 29 deste mês. Na quinta-feira, dia 26, a partir das 20 horas, o radialista Pedro Augusto, da Rádio Tupi, comanda uma grande festa com show do grupo Pique Novo. Na sexta-feira, dia 27, a partir das 20 horas, é a vez do cantor gospel Kleber Lucas subir ao palco. No sábado, dia 28, a partir das 21h, quem comanda a festa é o grupo Jota Quest. No domingo, dia 29, também a partir das 21h, para fechar a festa de emancipação com chave de ouro, quem sobe ao palco da Vila Olímpica para sacudir a galera é o grupo Paralamas do Sucesso.

Além dos shows musicais, que acontecem a partir das 20h, na Vila Olímpica da cidade (Avenida Maracanã, s/n, Vila Pacaembu), a programação inclui ainda torneio de natação, debate sobre emancipação, apresentação do espetáculo teatral “O direito de rir e rir”, com André Lucas (filho de Chico Anysio); exposição sobre a história do município, gincana estudantil, Seminário Regional sobre Política Nacional dos Idosos, desafio de futebol, entre outras atividades.

A festividade teve início na sexta-feira passada, dia 20, e contou com o vernissage da exposição “Cidade livre como o vento” e atividades culturais na Praça Nossa Senhora da Conceição, Centro. A mostra ficará em cartaz até o dia 29 e a visitação poderá ser feita das 14h às 21h.

Paralelo aos shows da Vila Olímpica haverá parque de diversão infantil, praça de alimentação e banheiros químicos. Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) será mantida no local para qualquer eventualidade. Segundo o secretário Municipal de Cultura, Jonathas Quintanilha, a festa é uma oportunidade de levar opções de lazer e entretenimento para os moradores, sem falar na apresentação dos artistas locais, que terão oportunidade de mostrar seus talentos.

Para garantir a segurança do público durante os dias da festividade, equipes da Polícia Militar, Defesa Civil e Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Segurança Pública, permanecerão nos locais dos eventos, que serão Vila Olímpica, Teatro e Ginásio da Escola Municipal Metodista, Praça Nossa Senhora da Conceição, Queimados Futebol Clube, Câmara Municipal, entre outros.

Programação completa da festa

25/11 – Quarta-feira 10h00 - Missa de Ação de Graças pela Emancipação
Local: Igreja da Matriz Nossa Senhora da Conceição – Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, em frente ao cemitério
18h00 - Sessão Solene de Emancipação
Local: Câmara Municipal de Queimados – Avenida Tinguá, nº 1.159 – Vila do Tinguá

26/11 – Quinta-feira
8h00 às 17h00 - Seminário Regional sobre a Política Nacional dos Idosos
Local: Teatro Marlice Margarida Ferreira da Cunha (Teatro Metodista) – Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/nº – Vila Pacaembu.

Palco 1
20h00 - Show com Pedro Augusto e Pique Novo
Local: Vila Olímpica – Avenida Maracanã, s/nº – Vila Pacaembu


Palco 2

Shows com artistas da cidade








27/11 – Sexta-feira

9h00 - Gincana Estudantil “Emancipando Conhecimento através da Ludicidade”
Local: Vila Olímpica – Avenida Maracanã, s/nº – Vila Pacaembu

Palco 1
20h00 - Show com Kleber Lucas
Local: Vila Olímpica – Avenida Maracanã, s/nº – Vila Pacaembu



Palco 2
Shows com artistas da cidade





28/11 – S
ábado
13h00 - Apresentação de Tai Chi Chuan
Local: Ginásio da Escola Municipal Metodista – Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/nº – Vila Pacaembu.
13h00 - Desafio de Futebol – Seleção Norte X Seleção Sul
Local: Queimados Futebol Clube – Estrada do Riachão, nº. 8 – Centro

Palco 1

21h00 - Show com Jota Quest
Local: Vila Olímpica – Avenida Maracanã, s/nº – Vila Pacaembu

Palco 2
Shows com artistas da cidade






29/11 – Domingo

Palco 1 21h00 - Show com Paralamas do Sucesso
Abertura: Os Azuis
Local: Vila Olímpica – Avenida Maracanã, s/nº – Vila Pacaembu

Palco 2
Shows com artistas da cidade

Queimados abre Semana da Consciência Negra

A Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania de Queimados através da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial realizou nesta quinta-feira, 19 de novembro, a abertura da Semana da Consciência Negra na Câmara Municipal de Vereadores. Durante o evento foi feita uma sessão solene em homenagem às pessoas que se destacaram na luta contra a discriminação racial no ano de 2009.

Compuseram a mesa a secretária de Promoção da Cidadania, Edna Rodrigues, o presidente da Câmara de Vereadores, Milton Campos, o vereador e presidente da Comissão de Políticas Públicas e Direito do Cidadão, Davi Brasil, os vereadores Carlos Machado de Oliveira e Jairo da Costa Lima Vogal e o coordenador de Promoção de Igualdade Racial, Jorge Dahl. As autoridades presentes ficaram encarregadas de entregar o certificado de homenagem aos 50 militantes que se destacaram na luta contra a discriminação racial do ano letivo. Sendo 30 homenageados escolhidos pelos conselhos da coordenadoria e as outras 20 pessoas pelos vereadores do município.

A secretária de Promoção da Cidadania, Edna Rodrigues estava muito emocionada com a abertura da Semana da Consciência Negra. “Estou muito feliz pelo evento. Nosso município vem avançando a cada instante e hoje o objetivo é valorizar a cultura negra” ressaltou a secretária.

O evento foi marcado com uma apresentação musical no ritmo do olodum com o antropólogo e mestre de capoeira, Berg juntamente com o mestre Arlindo. Estiveram presentes grupos e instituições que são voltadas para a cultura afro do município.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Representantes dos municípios da Baixada Fluminense se reúnem no I Fórum de Desenvolvimento Econômico da região em Queimados

A manhã desta última segunda-feira, 23 de novembro, não serviu apenas para esquentar o clima de Queimados com as comemorações dos seus 19 anos, mas também para alavancar o ambiente de negócios da região. O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Júlio Bueno, o prefeito de Queimados, Max Lemos, o de Seropédica, Darci dos Anjos, secretários municipais da Baixada Fluminense, empresários e diretores de diversas entidades ligadas à área de desenvolvimento econômico do Rio de Janeiro estiveram no encontro onde apresentaram e discutiram oportunidades para o setor.

O fórum teve como objetivo principal disponibilizar aos empresários e órgãos governamentais presentes as diversas ofertas de auxílio e fomento das instituições diretamente ligadas ao desenvolvimento econômico regional. Entidades como a Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin), Agência de Fomento do Estado (Invest Rio), Junta Comercial (Jucerja), Instituto de Pesos e Medidas (IPEM-RJ), Departamento de Recursos Minerais (DRM-RJ), Associação das Empresas do Distrito Industrial de Queimados (ASDINQ) e Sebrae-RJ.

O prefeito de Queimados, Max Lemos, aponta a Baixada Fluminense como grande celeiro de empresários com visão para o futuro, mão de obra abundante, além da grande parceria com o Governo do Estado. “Eventos como este servem para buscar o desenvolvimento de verdade e aproximar os municípios da Baixada do grande Centro do Rio”, destacou Lemos.

Para o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Júlio Bueno, apesar de ser o terceiro menor estado em extensão, o Rio de Janeiro possui o segundo maior Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil e uma força admirável de mercado interno. “Estamos injetando otimismo com base na realidade. O Rio de Janeiro e, principalmente, a Baixada Fluminense possuem uma enorme possibilidade e dinâmica para o desenvolvimento. Não são dados da secretaria e sim da Firjan que apontam estes índices”, enfatizou o secretário.

Na ocasião, Max Lemos, recebeu o prêmio de Prefeito Empreendedor do Sebrae-RJ por Queimados ser a primeira cidade do Rio de Janeiro a aprovar, sancionar e se enquadrar na Lei do Microempreendedor Individual (MEI) em todo o Estado.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Queimados abre festividade de 19 anos de emancipação com mostra fotográfica

A Prefeitura de Queimados realizou nesta sexta-feira a abertura das comemorações do aniversário de 19 anos de emancipação política e administrativa de Queimados na Praça Nossa Senhora da Conceição. O evento foi marcado com uma grande exposição de fotografia histórica do município, movimentos culturais e exposições de quadros dos artistas de Queimados. Estiveram presentes o primeiro prefeito de Queimados, Jorge Pereira e diversos contribuintes para a emancipação do município. A mostra fotográfica ficará em cartaz até o dia 29, sempre das 14h às 21h, na Praça Nossa Senhora da Conceição, Centro.

Com o tema “Cidade livre como o vento”, a exposição contém fotos históricas desde a década de 50 até atualidade. O objetivo da mostra além de expor como era o município no passado é esclarecer a população que a emancipação de Queimados não foi alcançada somente com movimentos políticos, mas também com a luta e desejo da população.

O prefeito municipal Max Lemos, parabenizou a equipe da Secretaria de Cultura por ter organizado a mostra histórica. “Agradeço toda a equipe pelo belo trabalho realizado neste espaço. Estamos aqui valorizando a vida do nosso município, pois um povo sem história é um povo sem futuro. Nosso objetivo hoje é reviver nosso passado” ressaltou o prefeito que prometeu aos munícipes que fará um memorial da história de Queimados.

O compositor Arnô, 46 anos, que escreveu o samba que cativou a população para lutar a favor da emancipação, esteve presente e disse estar muito emocionado com a festividade dos 19 anos da cidade. “Minhas emoções são indescritíveis. Quando eu lembro que há 20 anos atrás, a população estava cantando meu samba dizendo “SIM” para a emancipação eu fico sem palavras. Na época foi minha forma de contribuir para que Queimados ficasse independente do município de Nova Iguaçu” enfatiza o compositor.

Estiveram presentes pessoas que contribuíram na história do município como José Methódio, que tem sua assinatura no livro da cidade abaixo da contagem dos votos confirmando os 35.120 votos a favores do “SIM”, Jacyr Cruz Jorge, 89 anos, mãe do primeiro prefeito municipal e membro da família mais antiga de Queimados entre outros. Para contemplar a abertura das comemorações da festividade, Rafael Picciani esteve presente.

Queimados abre Semana da Consciência Negra


A Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania de Queimados através da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial realizou nesta quinta-feira, 19 de novembro, a abertura da Semana da Consciência Negra na Câmara Municipal de Vereadores. Durante o evento foi feita uma sessão solene em homenagem às pessoas que se destacaram na luta contra a discriminação racial no ano de 2009.

Compuseram a mesa a secretária de Promoção da Cidadania, Edna Rodrigues, o presidente da Câmara de Vereadores, Milton Campos, o vereador e presidente da Comissão de Políticas Públicas e Direito do Cidadão, Davi Brasil, os vereadores Carlos Machado de Oliveira e Jairo da Costa Lima Vogal e o coordenador de Promoção de Igualdade Racial, Jorge Dahl. As autoridades presentes ficaram encarregadas de entregar o certificado de homenagem aos 50 militantes que se destacaram na luta contra a discriminação racial do ano letivo. Sendo 30 homenageados escolhidos pelos conselhos da coordenadoria e as outras 20 pessoas pelos vereadores do município.

A secretária de Promoção da Cidadania, Edna Rodrigues estava muito emocionada com a abertura da Semana da Consciência Negra. “Estou muito feliz pelo evento. Nosso município vem avançando a cada instante e hoje o objetivo é valorizar a cultura negra” ressaltou a secretária.

O evento foi marcado com uma apresentação musical no ritmo do olodum com o antropólogo e mestre de capoeira, Berg juntamente com o mestre Arlindo. Estiveram presentes grupos e instituições que são voltadas para a cultura afro do município.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Queimados realiza curso de capacitação para servidores

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Queimados realizou nesta quarta-feira, 18 de novembro, o primeiro curso de capacitação e aperfeiçoamento para seus servidores, no Ciep 335 - Prof. Joaquim de Freitas (Rua Nélio Chambarelli, s/n, bairro São Miguel). O curso teve como objetivo melhorar a qualidade de atendimento dos funcionários da Secretaria que fazem parte das equipes de atuação dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) e cadastramentos no programa Bolsa Família.

Dividido em módulos como “Bom Atendimento”, “Dificuldades na Comunicação” e “Comunicação Eficaz”, o curso focou na melhoria do atendimento ao público e na necessidade de uma abordagem eficaz para informar e sanar dúvidas dos beneficiados por programas assistenciais.

Implantado pela primeira vez, a aula consistiu em capacitar o quadro de funcionários que trabalham em áreas ligadas a assistência social. Estima-se que, até o final do ano, seja realizado um novo curso destinado a psicólogos e assistentes sociais do município

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Mais de mil pessoas assistem goleada do Vasco sobre o Flu na estreia do Rio x São Paulo de Showbol em Queimados

Na noite desta última terça-feira, 17 de novembro, Vasco e Fluminense abriram a 3ª edição do Torneio Rio x São Paulo de Showbol no ginásio da Escola Municipal Metodista, completamente lotado, em Queimados.

O novo time do Vasco contou com três estreias de peso: o goleiro Azul, Valdir (carinhosamente chamado de Bigode pela torcida) e Pedrinho. A equipe do capitão Alex Pinho, Pimentel, Leandro Ávila, Cássio, Bruno Carvalho e Willian quer mudar o histórico negativo no showbol. O Vasco nunca passou da primeira fase nas quatro competições que disputou. O Fluminense manteve sua base das últimas edições da competição e contou com o capitão Silvio, Márcio Baby, Renato Carioca, Gabriel, Donizetti, Alberto, Lira e Marcelo Sander. Eduardo e Valber foram os novos reforços do Tricolor das Laranjeiras.

Aos quatro minutos de jogo, Edmundo deu um lindo passe para Bruno Carvalho na cara de Gabriel, abrindo o placar para o Vasco. Em seguida, foi a vez de Bruno Carvalho dar o passe para Leandro Ávila fazer o segundo do Gigante da Colina. O Fluminense descontou com o capitão tricolor, Silvio, após rebote do goleiro cruzmaltino Azul, abrindo o marcador para o Flu aos 11 minutos. Ainda na primeira etapa Edmundo, Bruno Carvalho e Pedrinho, de pênalti, fizeram 5 a 1.

Durante o intervalo o prefeito Max Lemos, tricolor, também entrou no clima do showbol e bateu um pênalti. O goleiro na ocasião, o secretário de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Monteiro (também torcedor do Fluminense) não conseguiu defender a cobrança do prefeito que arrancou aplausos da torcida.

No segundo tempo, o Fluminense tentou uma reação com mais um gol do capitão Silvio. Logo em seguida, Leandro marcou duas vezes e ampliou para 7 a 2. De falta, Edmundo fez mais um para o Vasco e um minuto depois, Bruno Reis descontou para o Fluminense. William, campeão mundial de showbol em 2006, mandou mais um golaço, de cobertura, para a conta do Vasco e fez 9 x 3. Com a vitória o Vasco sai na frente na disputa pelo título inédito no Rio x São Paulo de Showbol. O árbitro da partida, Jorge Travassos, deu dois cartões amarelos, um para Válber do Fluminense, aos 12 minutos do primeiro tempo e outro para Tinho do Vasco, aos 18 minutos.

Para Edmundo, apesar da experiência dos jogadores do Tricolor carioca, o Vasco tem grandes chances no torneio porque este ano as rodadas são mais perto e isso facilita o encontro e o entrosamento dos jogadores. “É importante trazer jogos como estes para o Rio e pra outras cidades no estado, a gente sente o carinho dos torcedores e é isso o que move a gente pra continuar participando de eventos como este”, afirmou o ex-atacante do Vasco.

O ex-meia do Flu, Valber, conta que seus amigos que moram na Baixada Fluminense sempre o incentivaram a participar dos jogos do Showbol e, principalmente, a tentar trazê-los mais para perto do interior. “É a segunda vez que venho em Queimados e a torcida é muito quente! Estamos felizes por abrir o Rio x São Paulo na cidade”, declarou o ex-meia tricolor.

O próximo jogo da chave carioca do torneio será na terça-feira, 24 de novembro, em Volta Redonda, entre Flamengo, atual campeão Brasileiro, e Botafogo, semifinalista do I Rio x São Paulo.

Ficha técnica:

FLUMINENSE: Gabriel, Valber, Donizetti, Bruno Reis, Alberto, Silvio, Márcio Baby, Lira, Marcelo Sander, Renato Carioca e Eduardo. Técnico Duílio.

VASCO: Azul, Pimentel, Alex Pinho, Leandro Ávila, Bruno Carvalho, Edmundo, Tinho, Cássio, Pedrinho, Valdir e William. Técnico: Gaúcho.

Exposição abre programação de aniversário de Queimados

A exposição “Cidade livre como o vento”, abre nesta sexta-feira, dia 20 de novembro, às 10h, a programação das comemorações pelos 19 anos de emancipação política e administrativa de Queimados. A mostra reúne fotos históricas da cidade e ficará em cartaz até o dia 29, sempre das 14h às 21h, na Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro.

Durante a exposição haverá contação de história sobre a emancipação. A visitação é gratuita. No mesmo dia, às 19h, acontece, na Igreja Católica de São Francisco (Rua Pangaré, 43 – Jardim Granja Alzira), Culto Ecumênico pela Semana da Consciência Negra e de Ação de Graças pela emancipação da cidade.

Dando continuidade à programação, no sábado, 21 de novembro, serão realizadas a abertura da 5ª Conferência Municipal de Saúde, das 9h às 17h, no Teatro da Escola Metodista, e a 1ª etapa do Torneio da Federação de Judô do Rio de Janeiro, que acontece das 9h às 20h, no Ginásio Esportivo da Escola Metodista, que funciona na Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/nº – Vila Pacaembu.

No domingo, dia 22, das 9h às 17h, acontece a 2ª Etapa da Federação de Judô do Rio de Janeiro, no Ginásio da Escola Metodista, e às 10h, o Grande Prêmio da Emancipação de Trotter, no Sítio da Amizade (Estrada Rio dos Poços, nº. 700 – Piabas). O torneio de Trotter reunirá competidores de toda a Baixada Fluminense.

Programação da sexta-feira (20), sábado (21) e domingo (22)

20/11 – sexta-feira
10h00 - Abertura da Exposição “Cidade livre como o vento” e atividades culturais
Local: Praça Nossa Senhora da Conceição
* A Exposição funcionará do dia 20 ao dia 29, das 14h às 21h.
19h00 - Culto Ecumênico pela Semana da Consciência Negra e Ação de Graça pela Emancipação
Local: Igreja Católica de São Francisco – Rua Pangaré, 43 – Jardim Granja Alzira

21/11 – Sábado
9h00 às 17h00 - Abertura da V Conferência Municipal de Saúde
Local: Teatro Marlice Margarida Ferreira da Cunha (Teatro Metodista) – Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/nº – Vila Pacaembu.
9h00 às 20h00 - Torneio da Federação de Judô do Rio de Janeiro – 1ª Etapa
Local: Ginásio Esportivo da Escola Municipal Metodista – Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/nº – Vila Pacaembu.
21h00 - Show com a Bateria do “Roda Quem Pode”, Dança Afro, Desfile, Comida Típica e Capoeira
Local: Queimados Futebol Clube – Avenida Olímpia Silvia, nº 406 – Centro

22/11 – Domingo
9h00às 17h00 - Torneio da Federação de Judô do Rio de Janeiro – 2ª Etapa
Local: Ginásio da Escola Municipal Metodista – Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/nº – Vila Pacaembu.
10h00 - Grande Prêmio da Emancipação de Trotter
Local: Sítio da Amizade – Estrada Rio dos Poços, nº 700 – Piabas

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Queimados completa 19 anos com shows e muita festa

A festa dos 19 anos de emancipação político e administrativa de Queimados, 25 de novembro, será marcada por cinco grandes shows, que acontecem de 26 a 29 deste mês. Na quinta-feira, dia 26, a partir das 20 horas, o radialista Pedro Augusto, da Rádio Tupi, comanda uma grande festa com show do grupo Pique Novo. Na sexta-feira, dia 27, a partir das 20 horas, é a vez do cantor gospel Kleber Lucas subir ao palco. No sábado, dia 28, a partir das 21h, quem comanda a festa é o grupo Jota Quest. No domingo, dia 29, também a partir das 21h, para fechar a festa de emancipação com chave de ouro quem sobe ao palco da Vila Olímpica para sacudir a galera é o grupo Paralamas do Sucesso.

Além dos shows musicais, que acontecem a partir das 20h, na Vila Olímpica da cidade (Avenida Maracanã, s/n, Vila Pacaembu), a programação, que começa no dia 20, inclui ainda torneios esportivos como futebol e judô, cultos ecumênicos e de ação de graças, exposições, Fórum de Desenvolvimento Econômico, Conferência de Saúde, apresentação teatral, gincana estudantil, entre outras atividades.

A abertura da festividade, na sexta-feira, dia 20, contará com o vernissage da exposição “Cidade livre como o vento” e atividades culturais, a partir das 10h, na Praça Nossa Senhora da Conceição, Centro. A mostra ficará em cartaz até o dia 29 e a visitação poderá ser feita das 14h às 21h. Às 19h, acontece, na Igreja Católica de São Francisco (Rua Pangaré, 43, Jardim Granja Alzira), Culto Ecumênico e de Ação de Graças pela Semana da Consciência Negra e emancipação do município.

Para garantir a segurança do público durante os dias da festividade, equipes da Polícia Militar, Defesa Civil e Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Segurança Pública, permanecerão nos locais dos eventos, que serão Vila Olímpica, Teatro e Ginásio da Escola Municipal Metodista, Praça Nossa Senhora da Conceição, Queimados Futebol Clube, Sítio da Amizade e Câmara Municipal, entre outros.

Paralelo aos shows da Vila Olímpica haverá parque de diversão infantil, praça de alimentação e banheiros químicos. Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) será mantida no local para qualquer eventualidade. Segundo o secretário Municipal de Cultura, Jonathas Quintanilha, a festa é uma oportunidade de levar opções de lazer e entretenimento para os moradores, sem falar na apresentação dos artistas locais, que terão oportunidade de mostrar seus talentos.

Programação completa da festa
20/11 – sexta-feira
10h00 - Abertura da Exposição “Cidade livre como o vento” e atividades culturais
Local: Praça Nossa Senhora da Conceição
* A Exposição funcionará do dia 20 ao dia 29, das 14h às 21h.
19h00 - Culto Ecumênico pela Semana da Consciência Negra e Ação de Graça pela Emancipação
Local: Igreja Católica de São Francisco – Rua Pangaré, 43 – Jardim Granja Alzira

21/11 – Sábado
9h00 às 17h00 - Abertura da V Conferência Municipal de Saúde
Local: Teatro Marlice Margarida Ferreira da Cunha (Teatro Metodista) – Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/nº – Vila Pacaembu.
9h00 às 20h00 - Torneio da Federação de Judô do Rio de Janeiro – 1ª Etapa
Local: Ginásio Esportivo da Escola Municipal Metodista – Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/nº – Vila Pacaembu.
21h00 - Show com a Bateria do “Roda Quem Pode”, Dança Afro, Desfile, Comida Típica e Capoeira
Local: Queimados Futebol Clube – Estrada do Riachão, nº. 8 – Centro

22/11 – Domingo
9h00às 17h00 - Torneio da Federação de Judô do Rio de Janeiro – 2ª Etapa
Local: Ginásio da Escola Municipal Metodista – Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/nº – Vila Pacaembu.
10h00 - Grande Prêmio da Emancipação de Trotter
Local: Sítio da Amizade – Estrada Rio dos Poços, nº 700 – Piabas

23/11 – Segunda-feira
9h00 às 14h00 - Fórum de Desenvolvimento Econômico da Cidade de Queimados*
Local: Teatro Marlice Margarida Ferreira da Cunha (Teatro Metodista)
* Presença do vice-governador do Estado do Rio de Janeiro e secretário de Estado de Obras Públicas, Luiz Fernando Pezão, e do secretário de Estado Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno.
19h00 - Abertura do Torneio Empresarial de Futsal da Emancipação
Local: Ginásio Esportivo da Escola Municipal Metodista – Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/nº – Vila Pacaembu.
19h00 - Culto de Ação de Graça pela Emancipação
Local: Igreja Encontro de Vida – Avenida Tinguá, s/nº – em frente à Praça dos Eucaliptos

24/11 – Terça-feira
9h00 - Festival 100 Metros Rasos de Atletismo
Local: Rua Rui Chagas, ao lado do Queimados Futebol Clube
10h00 às 14h00 - Debate sobre emancipação de Queimados
Local: Rádio Novos Rumos – Rua Laerte Acácio da Silva, nº 160 – Centro
19h00 - Espetáculo “O Direito de Rir e Rir”, com André Lucas
Local: Teatro Marlice Margarida Ferreira da Cunha (Teatro Metodista) – Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/nº – Vila Pacaembu.

25/11 – Quarta-feira
10h00 - Missa de Ação de Graça pela Emancipação
Local: Igreja da Matriz Nossa Senhora da Conceição – Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, em frente ao cemitério
18h00 - Sessão Solene de Emancipação
Local: Câmara Municipal de Queimados – Avenida Tinguá, nº 1.159 – Vila do Tinguá


26/11 – Quinta-feira
8h00 às 17h00 - Seminário Regional sobre a Política Nacional dos Idosos
Local: Teatro Marlice Margarida Ferreira da Cunha (Teatro Metodista) – Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/nº – Vila Pacaembu.

Palco 1
20h00 - Show com Pedro Augusto e Pique Novo
Local: Vila Olímpica – Avenida Maracanã, s/nº – Vila Pacaembu

Palco 2
Shows com artistas da cidade







27/11 – Sexta-feira

9h00 - Gincana Estudantil “Emancipando Conhecimento através da Ludicidade”
Local: Vila Olímpica – Avenida Maracanã, s/nº – Vila Pacaembu

Palco 1
20h00 - Show com Kleber Lucas
Local: Vila Olímpica – Avenida Maracanã, s/nº – Vila Pacaembu

Palco 2
Shows com artistas da cidade










28/11 – Sábado

10h00 - Comemoração do Dia Internacional da Pessoa com deficiência
Vila Olimpica - Avenida Maracanã, ,s/n, Vila Pacaembu
13h00 -
Apresentação de Tai Chi Chuan
Local: Ginásio da Escola Municipal Metodista – Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/nº – Vila Pacaembu.
13h00 - Desafio de Futebol – Seleção Norte X Seleção Sul
Local: Queimados Futebol Clube – Estrada do Riachão, nº. 8 – Centro

Palco 1
21h00 - Show com Jota Quest
Local: Vila Olímpica – Avenida Maracanã, s/nº – Vila Pacaembu



Palco 2
Shows com artistas da cidade





29/11 – Domingo

9h00 - Final da Copa de Emancipação de Voleibol
Ginásio da Escola Municipal Metodista - Avenida vereador Marinho Hemetério de Oliveira s/n, Vila Pacamebu


Palco 1

21h00 - Show com Paralamas do Sucesso
Abertura: Os Azuis
Local: Vila Olímpica – Avenida Maracanã, s/nº – Vila Pacaembu

Palco 2
Shows com artistas da cidade

*No dia 22 de novembro, às 19h, todas as Igrejas Evangélicas de Queimados realizarão culto de Ação de Graças.

Queimados terá 5ª Conferência de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Queimados realiza neste sábado e domingo, 21 e 22 de novembro, respectivamente, sua 5ª Conferência Municipal de Saúde. O evento acontecerá no Teatro Escola Metodista (Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/n, Vila Pacaembu). O principal objetivo da Conferência é aprovar o Plano Municipal de Saúde, elaborado durante o Fórum de Saúde, ocorrido em agosto passado, além de discutir sobre os 20 anos do Sistema único de Saúde (SUS) e eleger os membros do Conselho Municipal de Saúde.

Durante o encontro será feita a leitura e aprovação de regimento interno e apresentação de palestras com temas diversos sobre saúde. No domingo, dia 22, serão montados grupos de trabalho para debater assuntos da atenção básica, saúde mental, vigilância, gestão e financiamento da Saúde. Será ainda realizada uma plenária para apresentação de propostas para a saúde.

A Conferência, com entrada gratuita, será aberta ao público em geral. Já a participação nos grupos de trabalho é limitada aos representantes de associações, ONGs, sindicatos, representações comerciais, e demais instituições de Queimados, que precisam se cadastrar até sexta-feira, dia 20. Os interessados devem se inscrever na Secretaria Municipal de Saúde, que funciona na Rua Hortência, 254, Centro de Queimados. Mais informações pelo telefone (21) 3698-7810.

Programação completa

Dia 21 de novembro - sábado
8h00 – Credenciamento
9h00 – Café da manhã
9h30 – Abertura e formação da mesa (Prefeito, Presidente da Câmara, Secretário Municipal de Saúde, Representante do Estado, Representante do Ministério da Saúde, Coordenador da Executiva do Conselho Municipal) e homenagem ao Íris da Conceição;
10h30 – Leitura e aprovação do Regimento Interno
11h00 – Palestras
12:20 – Perguntas para os palestrantes
13h00 – Almoço
14h00 – Palestras
17h00 – Palestras com representantes do setor Financeiro
17h45 – Envio de perguntas dos participantes, por escrito
18h30 – Café da tarde e encerramento

Dia 22 de novembro - domingo
8h30 – Café da manhã
9h30 – Formação dos grupos de trabalho
10h00 – Discussão dos grupos
12h00 – Almoço
13h00 – Plenária para apresentação das propostas e aprovação do Plano Municipal de Saúde
16h00 – Eleição do Conselho Municipal de Saúde
17h30 – Café da tarde e encerramento

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Queimados sedia Conferência Intermunicipal de Cultura

Queimados foi sede da Primeira Conferência Intermunicipal de Cultura, realizada neste sábado, 14 de novembro, no Teatro Marlice Margarida Ferreira da Cunha, na Vila Pacaembu. O encontro teve como objetivo debater os eixos temáticos que serão apresentados na Conferência Estadual de Cultura prevista para acontecer em dezembro, no Rio. Também foram discutidos repasses de verbas destinadas à Cultura para municípios da Baixada Fluminense.

O evento reuniu secretários e representantes culturais de vários municípios da Baixada Fluminense como Nova Iguaçu, Belford Roxo, Japeri, Seropédica, São João de Meriti, Duque de Caxias, Nilópolis e Mesquita, além da secretária e da subsecretária estadual de Cultura do Rio, Adriana Rattes, e Olga Campista, respectivamente; do representante do Ministério da Cultura, Adair Rocha, e do presidente da Comissão de Cultura da Alerj e deputado estadual, Alessandro Molon.

Durante o encontro, o secretário de Cultura de Queimados, Jonathas Quintanilha, salientou a importância do evento para o fortalecimento na captação de recursos para o crescimento do setor. “Temos que nos unir para continuarmos fazendo cultura na Baixada. A união é muito importante, pois através dela podemos lutar por repasses de verbas para investirmos na Cultura das nossas cidades”, frisou o secretário.

Como presidente da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), o deputado estadual, Alessandro Molon, declarou seu apoio ao crescimento da Cultura da Baixada Fluminense. “A Baixada vem sendo vanguarda pelas novidades culturais. O Fórum de Cultura vem se articulando muito bem e fazendo diferença no meio cultural. Vamos levantar essa bandeira juntos e a Alerj estará disponível para o que for preciso”, frisou Molon.

Bairro Jardim Excelsior tem iluminação pública revitalizada

Mais um bairro é atendido pelo projeto de iluminação pública de Queimados, Banho de Luz. O bairro Jardim Excelsior, localizado na zona rural do município, recebeu desde a última quarta-feira, dia 10 de novembro, um mutirão de limpeza e iluminação pública para revitalizar as principais vias do local.

Mais de oito técnicos participaram da ação que teve como objetivo realizar reparos dos braços de luz e trocas de lâmpadas e luminárias danificadas. As equipes técnicas de iluminação da Secretaria Municipal de Serviços Públicos realizaram a troca das antigas lâmpadas de mercúrio por lâmpadas a vapor sódio, que diminui o consumo de energia e aumenta a capacidade de luminação.

O mutirão viabilizou o reparo de mais de 40 postes com déficit de iluminação em mais de 15 ruas do bairro, além da retirada de entulhos e lixo domiciliar de grande porte. Com a ação, estima-se que mais de quatro mil moradores sejam beneficiados. O Banho de Luz já atendeu mais de 25 bairros do município.

De acordo com o secretário de Serviços Públicos, José Alves de Carvalho, o Dequinha, a intenção é levar a iniciativa para atender os bairros que ficam mais distantes do Centro. “Nosso objetivo é acabar com déficit de iluminação que está na cidade, independentente da localização dos bairros. Todos merecem ter suas ruas e avenidas limpas e bem iluminadas.”, ressaltou Dequinha, que lembrou que nunca houve um projeto de iluminação tão grandioso na cidade quanto o Banho de Luz.

CRAS oferece palestra sobre nutrição para idosos em Queimados

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Idoso de Queimados realizou na última sexta-feira, 13 de novembro, uma palestra de nutrição sobre a importância de uma alimentação saudável para a terceira idade. Com o tema “Alimentação da terceira idade, tire suas dúvidas!”, os idosos conheceram um pouco mais sobre os benefícios das dietas e da necessidade de uma alimentação saudável no combate às doenças cardíacas.

Durante a palestra foi discutido sobre os benefícios de uma alimentação balanceada com dietas ricas em proteínas. O nutricionista e palestrante, Adriano Augusto Pinto, destacou a importância de manter uma alimentação composta por frutas, legumes e vegetais no combate à hipertensão e aumento na taxa de colesterol.

Para a aposentada, Maria de Lourdes da Conceição, de 66 anos, a palestra é muito importante, porque pode tirar muitas dúvidas a respeito de doenças ligadas ao coração. “Tenho pressão alta e, por isso, estou participando da palestra. Pra mim é ótimo ter a oportunidade de tirar minhas dúvidas sobre o colesterol e, ainda, manter uma alimentação saudável”, comentou Maria.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Olimpíadas Estudantis agitam Queimados

As Olimpíadas Estudantis de Queimados continuam a todo vapor. O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Queimados, reúne até o próximo dia 27 de novembro, sexta-feira, 500 alunos das escolas das redes municipal, estadual e particular da cidade para participarem de diversas atividades esportivas. Até lá as competições acontecem nas categorias sub-14 e sub-17, nas seguintes modalidades: showbol, atletismo, handebol, futsal, atletismo, basquete, futebol society e vôlei.

No encerramento (27 de novembro), além das finais das olimpíadas vai acontecer também uma grande gincana que reunirá informação e conhecimento com muita diversão para todos os alunos participantes.

Programação das Olimpíadas Estudantis de Queimados:

*16 de Novembro
Futebol Society sub-14 – 9h (Vila Olímpica)
Handebol Feminino sub-17 – 9h (Vila Olímpica)

*17 de Novembro
Futebol Society sub-17 – 17h (Campo 24º Batalhão)
Vôlei Masculino e Feminino – 9h (Vila Olímpica)

*18 de Novembro
Handebol Masculino sub-14 – 10h (Ginásio Metodista)

*19 de Novembro
Handebol Masculino sub-17 – 8h (Ginásio Metodista)
Basquete Masculino e Feminino – 14h (Ginásio Metodista)

*23 de Novembro
Futsal Feminino sub-14 e sub-17 – 9h (Ginásio Metodista)

*25 de Novembro
Final Futsal Masculino sub-14 – 9h (Ginásio Metodista)

*26 de Novembro
Final Futsal sub-17 – 9h (Ginásio Metodista)

*27 de Novembro
GINCANA “Emancipando Conhecimentos através da Ludicidade” – 9h (Vila Olímpica)
ENCERRAMENTO das Olimpíadas Estudantis de Queimados

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Queimados sedia conferência Regional de Cultura

Queimados sedia neste sábado, 14 de novembro, a Primeira Conferência Regional de Cultura. O evento, que acontece das 8h às 17h, no Teatro Escola Metodista (Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/n, Vila Pacaembu), vai reunir secretários e representantes de cultura dos 13 municípios da Baixada.

A Conferência Regional tem como objetivo debater os eixos temáticos que serão apresentados nas conferências Estadual e Nacional, previstas para acontecer em dezembro deste ano, no Rio, e em março de 2010, em Brasília, respectivamente. Também serão discutidos os repasses de verbas para municípios da Baixada.

Durante o encontro estarão presentes o representante do Ministério da Cultura no Rio, Alair Rocha, e a secretária estadual de Cultura, Adriana Rattes, entre outras autoridades

Queimados tem programação especial para Semana da Consciência Negra

A Secretaria de Promoção da Cidadania através da Coordenadoria de Igualdade Racial realizará uma programação especial para a Semana da Consciência Negra. O evento com quatro dias de duração, de 19 a 22 de novembro, marcará a cidade com diversas apresentações culturais, shows, missas solenes, debates públicos e até uma feijoada para o encerramento.

O evento, que focará nas instituições e grupos municipais, tem como objetivo valorizar a cultura negra queimadense. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Promoção da Cidadania que funciona der segunda à sexta-feira, das 9h às 17h, na Rua Otília, 1495, Centro, ou pelo telefone: (21) 3699-3461.

Programação da Semana da Consciência Negra

19/11 – Quinta-feira

*Abertura Oficial com a participação das instituições e grupos de cultura negra de Queimados.
Local:
Secretaria de Promoção da Cidadania - Rua Otília, 1495, Centro - Queimados
Horário :13h

*Sessão Solene de homenagem às pessoas que se destacaram na luta contra discriminação racial em 2009.
Local:
Câmara de Vereadores de Queimados – Avenida Tinguá, 1.159 – Vila do Tinguá
Horário: 20h

20/11 – Sexta-feira

*Mesa Redonda com os representantes dos grupos de cultura negra.
Local:
Rádio Novos Rumos - Rua Laerte Acácio da Silva, nº 160 – Centro
Horário: 9h

*Missa Ecumênica a Semana da Consciência Negra e Ação de Graça pela Emancipação de Queimados.
Local:
Igreja Católica de São Francisco de Assis – Rua Pangaré, 43 – Jardim Granja Alzira
Horário: 19h

21/11 – Sábado

*Mesa Redonda sobre as Ações Afirmativas com a participação do jornalista Carlos Graciano, a psicóloga Dayse Mais e representantes do governo.
Local:
Rádio Arco Íris – Rua José Marques, 360 – Vila Nascente
Horário: 11h

*Caminhada com representantes das religiões de matrizes africanas e grupos de capoeira.
Local:
Concentração na Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro, seguindo para o Queimados Futebol Clube – Avenida Olímpia Silva, 406 - Centro
Horário: 17h

*Show com a Bateria do “Roda Quem Pode”, Dança Afro, Desfile, Comida Típica e Capoeira
Local: Queimados Futebol Clube – Estrada do Riachão, nº. 8 – Centro
Horário: 21h

22/11 – Domingo

*Missa alusiva a Semana da Consciência Negra
Local: Igreja Nossa de Fátima – Rua Pólo, s/nº - Centro
Horário: 07h

*Feijoada Consciente de encerramento
Local:
Espaço Roda Quem Pode – Rua Queluz, s/nº - Bairro do Glória
Horário: 12h

Seminário de Agroindústria em Queimados discute sobre a produção da cana-de-açúcar

A Prefeitura de Queimados realizou nesta quinta-feira, 12 de novembro, o 1° Seminário de Agroindústria sobre Cana-de-açúcar na Baixada Fluminense, no Teatro Escola Metodista (Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/n, bairro Vila Pacaembu). Em parceria com o governo do Estado e entidades ligadas ao assunto, o encontro teve como objetivo criar perspectivas diferenciadas nos métodos de produção, através de novas tecnologias, e na utilização da cana como suplemento alimentar para o gado de corte e leiteiro.

O seminário teve a presença do prefeito de Queimados, Max Lemos, do representante da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Cláudio Linhares, do secretário municipal de Desenvolvimento Rural e Agricultura, Carlos Roberto de Moraes, o Careca, entre outras autoridades. Durante o seminário foram abertas discussões sobre a implantação da cana-de-açúcar nos municípios da região, através da produção de derivados da cana como cachaça de alambique, açúcar mascavo, melado e rapadura.

Para o prefeito de Queimados, Max Lemos, as parcerias são essenciais para a realização de ações na cidade. “Graças a parceria com o estado estamos realizando esse evento hoje, que vai ser de grande valia para o desenvolvimento da atividade agropecuária na cidade. É sempre bom poder levar informações e conhecimento para nossos produtores rurais que tanto contribuem para o crescimento de Queimados”, destacou o prefeito.

Atualmente existem nove espécies de cana-de-açúcar para plantio. Em Queimados é cultivada a espécie RP 867515. Esta variedade é utilizada preferencialmente como alimento para o rebanho bovino. Na cidade são produzidas aproximadamente 100 toneladas de cana por hectare, distribuídas em cinco propriedades rurais que ficam nos bairros Rio D’Ouro, Parque Sarandi e Vila Central.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Lula libera mais R$ 3,5 milhões para Queimados

O prefeito de Queimados, Max Rodrigues Lemos, esteve em Brasília ontem, 10 de novembro, para um encontro com o presidente Lula e com o ministro das Cidades, Márcio Fortes. Eles assinaram um convênio para Queimados de R$ 3,5 milhões para serem investidos em obras de infraestrutura e construção de casas populares.

Com o montante, o prefeito Max Lemos conseguirá ampliar as obras que estão sendo realizadas no bairro Parque Eldorado. No bairro estão em andamento obras de saneamento, drenagem, pavimentação, construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e 106 unidades habitacionais.

“Estamos trabalhando dia e noite para melhorar a qualidade de vida na nossa cidade. A parceria que temos hoje com os governos federal e estadual tem nos ajudado muito. Já estamos com uma grande intervenção no bairro Parque Eldorado, bem como em outros bairros através do programa ‘Minha Comunidade, Meu Orgulho’. Com o convênio assinado ontem por mim, pelo presidente Lula e pelo ministro Márcio Fortes, vamos fazer mais dez ruas no Parque Eldorado e construir mais 50 casas”, frisou o prefeito.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Novo CRAS em Queimados pretende atender cinco mil famílias carentes

A Secretaria de Assistência Social de Queimados inaugurou nesta terça-feira, 10 de novembro, mais um novo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), na Rua Maria Carlos, n° 18, bairro Nova Cidade, para atendimento das famílias carentes do município. A nova unidade possui capacidade para atender mais de 50 pessoas por dia e vai oferecer cursos de corte e costura e de confecção de bolsas e cestos para pessoas de baixa renda.

Através de uma parceria entre a Prefeitura de Queimados e os governos Estadual e Federal, o novo CRAS foi instalado num ponto estratégico da cidade com o objetivo de atender o maior número possível de bairros como Nova Cidade, Pedreira, São Simão e Morro da Caixa D’água. Entre os serviços oferecidos pelo novo CRAS, cerca de 200 famílias terão atendimento e acompanhamento de psicólogos. A nova unidade assistencial deve beneficiar até cinco mil famílias de diversos bairros.

Já inscrita no curso de confecção de bolsas, a dona de casa, Francisca Nascimento, de 58 anos, diz que aprender uma nova atividade pode ser uma fonte de renda para ajudar a família. “Daqui a pouco me aposento e, logo, com a conclusão do curso posso obter uma fonte de renda extra. Futuramente, pretendo trabalhar como autônoma vendendo minhas bolsas em casa”, comentou a dona de casa, que ainda vê as aulas como uma atividade mental. “Pra mim esse curso será uma terapia. Muitas vezes fico em casa sem fazer nenhum exercício ou atividade e, isso, pode me ajudar a ocupar a mente”, acrescentou.

Durante a inauguração, a secretária municipal de Assistência Social, Gilda Baltar, falou sobre a importância de ter um Centro de Referência que atenda diversos bairros, além de disponibilizar serviços sociais para a população. “A nova unidade, CRAS-PAIF, vai abranger mais de três bairros e, a intenção, realmente é essa porque queremos atender muitas famílias carentes. Nossa meta é cuidar das pessoas e, estamos aqui, justamente para dar assistência a elas no que for necessário”, comentou a secretaria, que destacou a importância do trabalho em equipe, através de parcerias, para a instalação do novo prédio.

Os interessados nos cursos oferecidos devem comparecer ao CRAS VII, na Rua Maria Carlos, n° 18, bairro Nova Cidade, munidos de identidade, CPF e comprovante de residência para se inscrever. A unidade funciona das 8h às 17h. Mais informações pelo telefone (21) 3698-6479.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Queimados realiza Ação Educacional e Beneficente em prol dos animais

A ONG “Pró-Vidas Animais”, associação protetora dos animais, em parceria com a Prefeitura de Queimados realizou neste domingo, 08 de novembro, uma Ação Educacional e Beneficente em prol dos animais no Ciep 023 - Jesus Soares Pereira. O evento teve como objetivo educar e conscientizar a população sobre os devidos cuidados da fauna e flora.

Durante a ação foram realizadas palestras com profissionais da área de zootecnia, veterinária, terapia animal e da área jurídica que falaram sobre assuntos como castração, doenças e abandono, cuidados de animais de pequeno, médio e grande porte; meio ambiente, ecoterapia, e diversos outros temas relacionados aos animais. A presidente da ONG Maria Amélia da Silva diz que a parceria com a prefeitura é muito importante. “Estamos muito felizes com a ajuda da prefeitura. A ONG é mantida com recursos próprios e hoje estamos mostrando a população como nosso trabalho é bonito e necessário para o bem de todos”, ressalta Maria.

Nos intervalos das palestras a comunidade pôde participar de várias brincadeiras como bingo, onde todo o dinheiro arrecadado será destinado para operações de quatro animais. A ONG atualmente conta com diversos voluntários para cuidar dos 68 cães e 30 gatos que estão sob cuidados da associação.

Mais de 200 pessoas serão atendidas por mês com novo CRAS em Queimados

O prefeito de Queimados, Max Lemos, inaugura nesta terça-feira, 10 de novembro, mais um novo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), na Rua Maria Carlos, n° 18, bairro Nova Cidade, para atendimento das famílias carentes do município. O novo CRAS será o oitavo da cidade e será diferenciado dos demais por oferecer oficinas de corte e costura; confecção de bolsas e cestas. A unidade terá capacidade para atender mais de 200 pessoas por mês.

O novo CRAS será instalado num ponto estratégico da cidade para atender os bairros Nova Cidade, Pedreira e São Simão. De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Gilda Baltar, estima-se que mais de cinco mil famílias sejam beneficiadas com a instalação do novo Centro de Referência.

O CRAS é uma unidade de assistência social, de base municipal, integrante do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), localizado em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social. Destinado à prestação de serviços e programas socioassistenciais, através do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), o Centro de Referência atua com objetivo de potencializar a proteção social básica às famílias e indivíduos carentes.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Queimados é pioneiro da baixada a receber arena de Showbol

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Queimados realizou nesta quinta-feira, 05 de novembro, a abertura do Primeiro Torneio de Showbol, no Ginásio da Escola Municipal Metodista. Pela primeira vez na Baixada Fluminense, a arena vai dar oportunidade aos jogadores da Liga de Esporte do município de interagir com um estilo de jogo bem diferente do comum. O torneio será encerrado no próximo dia 17 e, no mesmo dia, Queimados estará sediando a abertura do torneio Rio x São Paulo.

Bastante empolgado, o secretário de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Monteiro, declarou sentir muito orgulho em ver o município ser o pioneiro a receber a arena. “A nossa proposta é interagir a nossa população com eventos inéditos. O Showbol é algo que só vemos através da televisão e hoje estamos aqui proporcionando esta novidade para todos. Simplesmente estou sem palavras”, enfatizou o secretário, emocionado.

A abertura foi marcada pela disputa entre Flamenguinho F.C. e o Eldourado F.C., que se sagrou campeão no 7 a 4. A segunda rodada ficou por conta do Santa Rosa F.C. e Santiago F.C que terminou no empate 8 a 8.

A partida de Showbol é uma mistura de futebol de campo e de quadra, sendo as regras praticamente iguais ao do futebol. A duração do jogo é de 50 minutos, sendo 25 em cada tempo. No Showbol a bola não sai de campo e o objetivo principal é fazer com que a ela fique o máximo de tempo em jogo.

Para o ultimo dia de torneio, Queimados será impactado por mais um evento inédito. Após o encerramento do Torneio Municipal, o Ginásio irá sediar a abertura do Campeonato Rio x São Paulo com jogadores da Liga Profissional de Showbol dos times Vasco e Fluminense. A partida terá início às 19h e terá cobertura completa ao vivo do canal de esportes SPORTV. Após a disputa, a arena seguirá para São Paulo dando continuação ao torneio profissional.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Investimento de R$ 900 milhões vai levar Usina Termelétrica para Queimados

A Secretaria de Meio Ambiente de Queimados promoveu na noite desta quarta-feira, 04 de novembro, uma Audiência Pública para apresentação do projeto de implantação de uma Usina Termelétrica, movida a gás natural, na cidade. O empreendimento vai ocupar uma área de 100 mil metros quadrados no bairro Sarandi e será construído pela empresa privada GenPower Energy. Durante a obra serão gerados 500 empregos diretos e 250 indiretos. Quando em pleno funcionamento, a usina irá contratar outros 80 funcionários.

Com investimento de R$ 900 milhões, a usina terá 450 MW de potência, energia suficiente para abastecer uma cidade com 1 milhão de habitantes. O início da construção, prevista para 2010, vai depender do resultado do leilão de energia elétrica, que será realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em dezembro.

Para o prefeito de Queimados, Max Rodrigues Lemos, a vinda da usina termelétrica para a cidade será uma máquina de investimentos. “Além de oferecer empregos para os moradores, a termelétrica vai gerar recursos financeiros para Queimados. O ISS (Imposto Sobre Serviço) é um imposto que entra diretamente para os cofres da Prefeitura. Esse dinheiro será aplicado de forma pública. Teremos uma conta aberta para que a população acompanhe toda a movimentação e saiba as vantagens de ter um empreendimento desse porte em nossa cidade”, frisou Max.

O Prefeito também anunciou que como forma de compensação de impacto ambiental e com parte dos recursos repassados pela GenPower, pretende transformar os 248 mil metros quadrado do Morro da Baleia num Parque Municipal Natural. O projeto já foi enviado para a Câmara de Vereadores e está em fase de aprovação.

A Usina Termelétrica será composta por dois módulos, que poderão operar conjunta ou separadamente: Modulo I – 330 MW – utilizando turbinas a gás natural e vapor, em ciclo combinado, que garantirá uma economia de aproximadamente 29% no consumo de combustível; Modulo II – 120 MW – utilizando motores.

Segundo a representante da GenPower, Flávia Teixeira, a UTE Queimados utilizará água da concessionária pública e contará com um sistema de aproveitamento de água da chuva. “Apenas para o resfriamento do módulo I será utilizada água do Rio Guandu e todo volume captado passará por um processo de filtragem, para não comprometer os equipamentos, e posteriormente será integralmente devolvida ao rio”, destacou Flávia, acrescentando que a empresa fará constante monitoramento da qualidade da água e do ar.

Além dos 750 empregos na fase de construção do empreendimento e outros 80 quando estiver funcionando, uma parceria entre a empresa e a Prefeitura vai oferecer ainda treinamento e capacitação profissional, através de um programa voltado para a qualificação da mão-de-obra disponível no município, que será priorizada no momento da contratação.

Voltadas ao “regime de disponibilidade”, as UTEs são programadas para complementar a matriz energética em caso de emergência, despachando apenas nas hipóteses de deficiência elétrica ou energética, quando ocorrer, por exemplo, interrupção no sistema de transmissão (como durante o apagão de 2001) ou queda de vazão hídrica que comprometa a geração pelas hidrelétricas, que operam na base do sistema nacional.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Coleta seletiva será implantada em Queimados

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Queimados aderiu ao “Programa de Capacitação de Gestores Públicos para a Coleta Seletiva Partidária através de Planejamento Participativo”. E para implantar o serviço no município está promovendo palestras e oficinas para capacitação de catadores de materiais recicláveis e agentes ambientais.

A abertura da oficina, realizada na manhã desta quarta-feira, 04 de novembro, no Teatro Escola Metodista, contou com as presenças da secretária de Meio Ambiente de Mesquita, Kátia Perobelle; da gerente de Educação Ambiental do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Pólita Gonçalves, e de autoridades locais como os secretários Municipais de Meio Ambiente e Urbanismo, Getulio de Moura; de Serviços Públicos, José Alves de Carvalho, e de Educação, Lenine Lemos, entre outros.

Segundo o secretário Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Getulio de Moura, Queimados está empenhado na preservação da natureza. “Abraçamos a causa da preservação e o primeiro passo foi implantar nas escolas uma gincana para coleta de óleo de cozinha usado. Também estamos fazendo plantio de mudas nativas de mata atlântica em vários pontos da cidade e promovendo a limpeza dos rios. É muito gratificante saber que podemos contar com o apoio de todos os órgãos da Prefeitura, principalmente dos alunos da rede municipal de ensino”, frisou o secretário.

Queimados será o 15º município do Rio de Janeiro a aderir ao Programa de Capacitação de Gestores. Após a capacitação dos agentes será montada uma cooperativa que ficará responsável pela coleta do material nas residências. O projeto piloto será implantado no bairro Fanchem e futuramente estendido a outras localidades do município.