quinta-feira, 29 de julho de 2010

Queimados tem palestra preventiva sobre Gripe A

Unindo esforços, as Secretarias Municipais de Saúde e de Agricultura de Queimados realizaram nesta quarta-feira, 28 de julho, uma palestra preventiva sobre a Influenza A (H1N1) no Teatro Municipal Marlice Margarida Ferreira da Cunha. O encontro foi direcionado para o público rural, agentes municipais e funcionários do Programa de Saúde da Família.


O evento teve como objetivo explicar o combate e prevenção da doença. Os responsáveis por essas informações foram o médico veterinário da EMATER e um técnico da área, José Glauno Pereira e Wellington Carius Machado. Além da H1N1, conhecida popularmente como gripe suína, os palestrantes explicaram também o que é a H5N5, ou gripe aviária.

O diretor municipal de Vigilância Sanitária de Queimados, Flávio Luiz Corrêa, afirmou que esse tipo de encontro é essencial para o município. “Quando nos reunimos para saber mais do assunto e discutir isso com a população, tudo fica mais esclarecido. Essa palestra evitará com que Queimados tenha algum problema futuro com a doença. Assim nossa área rural ficará prevenida”, ressaltou o diretor.

Segundo o veterinário da EMATER, José Glauno Pereira, a doença chega ao Brasil por meio de aves migratórias. “O animal suíno do nosso país não tem essa doença em seus genes. O vírus chega aqui por meio de aves silvestres ou as que migram do Brasil. A H1N1 não é uma gripe própria do porco e até chegar aos seres humanos passa por alguns processos. Nosso objetivo aqui é explicar o que fazer para que a doença não chegue ao município”, frisou o veterinário.

Durante o encontro os presentes receberam um material explicativo de como combater o vírus e demais endemias relacionadas. Ao final da palestra, um debate foi aberto para que os participantes pudessem esclarecer suas dúvidas sobre o assunto.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Servidores de Queimados tem pagamento de salário em dia

Com base no calendário semestral de pagamento, a Prefeitura de Queimados deposita nesta quinta-feira, 29, os salários referentes a julho dos servidores que têm final de matrícula entre zero e quatro. Na sexta-feira, 30, sairá o pagamento dos demais funcionários, finais de cinco a nove. Vale lembrar, também, que a Prefeitura depositou nesse mês, dia 15, para todos os servidores a primeira parcela do 13° salário. Ao todo, a cidade da Baixada Fluminense tem cerca de 3000 servidores, incluindo ativos e inativos.

Queimados terá palestra sobre prevenção contra Influenza A

Unindo esforços em Queimados, as Secretarias Municipais de Saúde e de Agricultura de Queimados, entram em ação para alertar a população sobre a Influenza A (H1N1). A palestra de prevenção acontece nesta quarta-feira, 28 de julho, às 9h, no Teatro Municipal Marlice Margarida Ferreira da Cunha, que fica na Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira , s/n°, Vila Pacaembu. A palestra será focada para o público rural, agentes municipais e funcionários do Programa de Saúde da Família.

O evento tem como objetivo orientar a população sobre a Influenza A (H1N1) e terá a presença do veterinário da EMATER, José Glaudor, como palestrante. A reunião é aberta ao público e a entrada é franca.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Programação do II Festival de Inverno de Queimados


O II Festival de Inverno começa no próximo sábado, dia 31 de julho, às 10h, com a apresentação da peça “Guerra de Canudos”, na Praça Nossa Senhora da Conceição. Confira abaixo a programação completa do festival:

ESPETÁCULO
GÊNERO HORÁRIO DIA LOCAL DATA
GUERRA DOS CANUDOS – TEATRO DE RUA ADULTO - DRAMA 10h SAB PRAÇA N. S. DA CONCEIÇÃO 31/07/10

MUSICAL SÓ DE ONDA – SAMBA DE RAIZ LIVRE 19h DOM TEATRO ESCOLA METODISTA 01/08/10

TERRA, NOSSO LAR INFANTO JUVENIL 15h SEG TEATRO ESCOLA METODISTA 02/08/10

ENTREVISTA COM UM GRIÔT INFANTO JUVENIL 9h TER TEATRO ESCOLA METODISTA 03/08/10

A CORRESPONDÊNCIA SECRETA JUVENIL 15h QUAR TEATRO ESCOLA METODISTA 04/08/10

UM INIMIGO DO POVO ADULTA - COMÉDIA 20h QUINT TEATRO ESCOLA METODISTA 05/08/10

TRAIÇÕES ADULTA - COMÉDIA 20h SEXT TEATRO ESCOLA METODISTA 06/08/10

O RIO DE MUANE – CULTURA POPULAR ADULTO – DANÇA TEATRO 20h SAB TEATRO ESCOLA METODISTA 07/08/10

A INCRÍVEL PELEJA DE SIMÃO E A MORTE INFANTIL 9h SEG TEATRO ESCOLA METODISTA 09/08/10

FUZUÊ NO ARRAIÁ INFANTIL 9h E 15H TER TEATRO ESCOLA METODISTA 10/08/10

NOTA 10 INFANTIL 9h E 15h QUART TEATRO ESCOLA METODISTA 11/08/10

CIRCO BAIXADA
LIVRE 9h QUINT QUADRA DO METODISTA 12/08/10

OS SALTIMBANCOS - MUSICAL INFANTIL 15h QUINT TEATRO ESCOLA METODISTA 12/08/10

NÓS E UMA NOITE ADULTO - DRAMA 20h SEX TEATRO ESCOLA METODISTA 13/08/10

BEIJO NO ASFALTO ADULTO - DRAMA 20h SÁBADO TEATRO ESCOLA METODISTA 14/08/10

MIGUEL NADER -CONVIDA ADULTO – HUMOR 19h DOM TEATRO ESCOLA METODISTA 15/08/10

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Queimados prorroga prazo para pagamento do IPTU 2010

A Prefeitura de Queimados prorrogou o prazo para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2010. A entrega dos carnês aos 55 mil contribuintes aconteceu na primeira quinzena de julho e o novo vencimento para a cota única com 10% de desconto foi transferido para 06 de agosto.

Quem preferir poderá pagar o tributo com desconto de 5% até o próximo dia 16 de agosto. Já o contribuinte que optar pelo parcelamento do débito poderá fazê-lo em, no máximo, três vezes. O pagamento do tributo também poderá ser efetuado em 16 de setembro, ainda sem juros, mas neste caso perderá os descontos. O IPTU poderá ser pago em qualquer agência da Caixa Econômica Federal e nas Casas Lotéricas.

A Prefeitura ainda vai sortear dez TVs LCD 32 polegadas e 120 bicicletas para os contribuintes que pagarem seus impostos em conta única, até o dia 06 de agosto. Os sorteios serão feitos em duas etapas. Quem optar pelo parcelamento do imposto vai concorrer apenas uma vez aos prêmios. O primeiro sorteio acontecerá em 04 de outubro, apenas para quem pagar o tributo em cota única. Já no segundo, dia 18 de dezembro, estará concorrendo tanto quem pagou à vista, quanto quem parcelou o débito. Os sorteios serão realizados, sempre a partir das 16h30, na Praça dos Eucaliptos, Centro de Queimados.

O contribuinte que estiver em débito com seus tributos e quiser negociar a dívida deve procurar o Setor de Arrecadação da Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento que fica na Rua Alves, 68, Centro de Queimados. Outras informações pelo telefone 2663-9400.

Jovens de Queimados em ritmo de festa caipira

Ainda em clima de arrastapé a Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizará mais uma festa caipira nesta sexta-feira, 23 de julho, no Queimados Futebol Clube, que fica na Avenida Olímpia Silva, s/n° - Centro. A festa, que dessa vez será para os 400 alunos do Pró-Jovem Adolescente, começará a partir das 15h. Com tema de “Balada Julina”, a festa será repleta de muito forró, dança caipira, barracas com comidas típicas e cantigas de roça. O evento é aberto à população e a entrada é franca.

Abertura dos Jogos de Areia em Queimados reúne cerca de três mil pessoas

A Praça dos Eucaliptos, em Queimados, ficou lotada por conta da Abertura do Circuito Estudantil de Jogos de Areia, nesta terça-feira, 20 de julho.O evento, que é realizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, reuniu cerca de três mil pessoas na arena montada no centro da praça. As modalidades que serão disputadas durante o circuito serão futebol, vôlei – dupla e quarteto –, futevôlei e handbeach. O Circuito Estudantil vai até o dia 13 de agosto.

Quem abriu o evento foi o grupo do Projeto Música com Arte nas Escolas, levando música popular brasileira, canções infantis e cantigas de roda aos alunos da rede municipal de ensino, animou a galera na arena. Em seguida, os 16 times classificados de futebol de areia masculino, desfilaram com suas bandeiras ao som do Hino Nacional e Municipal de Queimados. Para esquentar a noite quatro times entraram em campo. O Ressaca F.C venceu o São Roque F.C por 3x0, já o Avante F.C bateu o Jabulani F.C por 5x4.

Neste sábado, 24, a arena fica um pouco mais cor de rosa. As meninas dos times de futebol de areia batem um bolão a partir das 9h, também na Praça dos Eucaliptos. No domingo, 25, os meninos do vôlei estarão no mesmo horário na arena para encerrar o fim de semana com muito esporte.

A partir da segunda-feira, 26, os jogos ficam por conta dos alunos das escolas municipais, estaduais e particulares do município que prometem agitar o circuito.
Mais informações sobre a programação do Circuito Estudantil de Jogos de Areia, entrar em contato com a Secretaria de Esporte e Lazer, Avenida Maracanã, s/n° - Vila Pacaembu ou pelos telefones (21) 3698-1188 ou (21) 3698-1191.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Inverno promete ser quente em Queimados

A estação mais fria ano promete ser bem quente em Queimados, regada a atividades culturais e esportivas. Serão quase 30 dias de atividades com apresentações de grandes peças teatrais gratuitas e circuitos de jogos de areia. O clima começa a esquentar no dia 17 de julho, às 9h, quando inicia o Circuito Estudantil de Jogos de Areia, na Praça dos Eucaliptos, no Centro. Já a segunda edição do Festival de Inverno de Teatro tem início no dia 31 de julho, às 10h, na Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro.

A partir do dia 17 de julho, mais de 20 escolas municipais disputarão entre si em três modalidades: futebol, vôlei – dupla e quarteto – e futevôlei; nas categorias infantil (até 11 anos) e infanto (até 14 anos), enquanto as escolas particulares competirão na categoria juvenil (até 17 anos). À exemplo do ano passado, a categoria “comunidade” – aberta e sem limite de idade – não ficará de fora do torneio. Os jogos acontecerão em duas etapas, a fase de classificação sendo eliminatória simples e posteriormente a fase de grupo.

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer aproveitou o evento para prestar solidariedade à população carente, a taxa de inscrição exigida pela Secretaria foi a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis por atleta. A competição termina no dia 13 agosto.

Já o II Festival de Inverno começa no dia 31 de julho, às 10h, com a apresentação da peça “Guerra de Canudos”, na Praça Nossa Senhora da Conceição. O espetáculo conta a história de Antonia Cozinheira, inspirada em Antonio Conselheiro que resolve reunir todas as mulheres da cidade para falar a elas de suas ideias de liberdade e igualdade. Mas os planos da cozinheira são abalados por mulheres conservadoras da cidade que falam para os maridos e homens da cidade, que se revoltam com a notícia e preparam um plano para impedir Antonia de propagar suas ideias. A peça é encenada com nove atores, com texto e direção de Renato Penco. A classificação é livre e o espetáculo tem duração de uma hora.

Do dia 01º de agosto até o dia 15 – quando encerra o II Festival de Inverno, as peças serão apresentadas no Teatro Escola Marlice Margarida Ferreira da Cunha (Teatro Escola Metodista), na Avenida Marinho Hemetério de Oliveira, s/nº - Vila Pacaembu, em horários variados. Ao todo serão sete peças destinadas ao público adulto e duas com classificação etária livre e sete peças infanto-juvenis.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Obras de condomínio popular estão a todo vapor

Está previsto para outubro a entrega das primeiras 500 unidades habitacionais do programa “Minha Casa, Minha Vida”, do conjunto Habitacional Valdariosa, em Queimados, que compreende 1.500 apartamentos. O empreendimento é destinado às famílias com renda mensal de até três salários mínimos e é o maior projeto do programa voltado para essa faixa de renda na Baixada Fluminense. A construção, a cargo da empresa Bairro Novo, empresa da Odebrecht Realizações Imobiliárias, foi iniciada em fevereiro de 2010 e tem três fases – cada fase compreende a construção de 500 unidades. A primeira fase será concluída em outubro, a segunda em dezembro e a terceira em abril de 2011. O investimento é de R$ 72,8 milhões.

Ao todo serão construídos 75 prédios de cinco andares com quatro unidades por andar. As unidades habitacionais têm 41,25 m2. Na construção será usado o conceito arquitetônico do arquiteto Roberto Candusso, que possui atributos antes só usados em empreendimentos para pessoas com maior poder aquisitivo. O condomínio prevê apartamentos de sala e dois quartos, infraestrutura de lazer, como espaço gourmet, pista de caminhada, quadra esportiva e equipamentos para ginástica ao ar livre e estacionamentos.

Outro diferencial do projeto é o número de apartamentos destinados aos portadores de necessidades especiais. O projeto prevê que um por cento de todas as unidades habitacionais sejam destinadas à portadores de necessidades especiais. No conjunto do Valdariosa 24 apartamentos serão para essa população, ou seja, a cada 500 apartamentos construídos, oito serão adaptados. Os apartamentos especiais serão construídos no térreo, e terão 45,77 metros quadrados, acessibilidade total, além de vagas para estacionamento.

Em Queimados mais de sete mil pessoas já se inscreveram para o programa “Minha Casa, Minha Vida”. A Prefeitura do município já tem projeto e licença para construir mais 3.633 unidades habitacionais que aguardam aprovação da Caixa Econômica Federal para a assinatura de contrato para construção. Além de ceder o espaço para erguer as unidades, a Prefeitura de Queimados também fará toda a drenagem, pavimentação, urbanização e iluminação no entorno da construção.

Segundo o prefeito Max Rodrigues Lemos, o município se empenhou bastante na elaboração de projetos habitacionais com a finalidade de diminuir o déficit habitacional na cidade, além de retirar famílias carentes de áreas de risco. “Logo no início do governo determinei que fossem realizados projetos para a construção de unidades habitacionais e, por isso, fomos o primeiro da Baixada a ter o convênio assinado. No Censo realizado pelo IBGE em 2000, o déficit de unidades habitacionais na cidade girava em torno de três mil. Claro que nossa realidade hoje é bem diferente. Então, precisamos diminuir esse déficit, além de dar mais qualidade de vida aos moradores”, afirmou Max Lemos.

Método construtivo diferenciado garante escala e baixo custo

A Bairro Novo trouxe para o país um modelo inovador de construção, que utiliza formas de alumínio para moldar casas que não levam tijolos, e sim concreto, num processo que permite a construção de seis unidades em cerca de cinco dias, já com previsão para a parte elétrica e hidráulica, preparação para telefone, antena, TV a cabo e internet.

Os empreendimentos seguem o conceito de bairro planejado, com infraestrutura urbana total – ruas pavimentadas, sinalizadas e iluminadas, redes de água e esgoto –, além de lazer, comércio, serviços, transporte público e segurança, em que todos os detalhes são pensados para manter o conceito do projeto e a qualidade de vida dos moradores.

Servidores de Queimados receberão a primeira parcela do 13° salário

A Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Administração, depositará parte do 13° salário para todos os servidores públicos do município nesta quinta-feira, 15 de julho, de acordo com o calendário de pagamento semestral. A primeira parcela do salário-extra será de 40%.

Os servidores de Queimados receberão os salários referentes ao mês de julho no dia 29, para os que têm final de matrícula entre zero e quatro e no dia 30 dos demais funcionários, finais de cinco a nove.

A segunda parcela do 13° salário será depositada no dia 15 de dezembro, com os devidos descontos. Ao todo, a cidade da Baixada Fluminense tem aproximadamente três mil servidores, incluindo ativos e inativos.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Vila de Camões, em Queimados, recebe Ação Comunitária

A Prefeitura de Queimados realizou nesse sábado, 10 de julho, mais uma grande Ação Comunitária na Escola Municipal Luiz de Camões, no bairro Vila de Camões, com a participação de todas as secretarias municipais. Durante o evento, mais de 500 moradores do bairro foram beneficiados com vários serviços totalmente gratuitos.

Ao longo da ação foram realizados cadastramento do Programa Bolsa Família, retirada da primeira via da carteira de trabalho, foto 3 x 4 para documentação, segunda via de documentações como identidade e certidões, aferição de pressão arterial, medição de glicose, vacinação da poliomielite e H1N1, orientação jurídica, entre outros.

Os pequeninos do bairro também participaram da Ação com força total. A criançada se esbaldou nos brinquedos pula-pula e castelo mágico, montados na quadra da escola. Oficinas de artesanato com bijuterias também foram destaque no evento.

O projeto “Música com Arte nas Escolas” também marcou presença na Ação Comunitária. O grupo leva música popular brasileira, canções infantis e cantigas de roda aos alunos da rede municipal de ensino.
A Prefeitura Municipal de Queimados, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou nesta sexta-feira, 09 de julho, o II Arraiá da Melhor Idade. O evento reuniu centenas de idosos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Melhor Idade, no Queimados Futebol Clube (Avenida Olímpia Silva, s/n°, Centro).

Diferente do ano passado, a festividade não contou com apresentação de dança de quadrilha, mas sim de cantigas de rodas, que serviu pra resgatar a importância da brincadeira hoje praticamente esquecida pelas crianças. Sem falar no show de dança de salão realizado pelos usuários do Cras, que diariamente participam, gratuitamente, de aulas dança, ginástica, cursos de artesanatos, entre outras atividades.

De acordo com a coordenadora do Cras da Melhor Idade, Cláudia Peixoto, a Festa Julina é só mais uma comemoração que a instituição faz questão de celebrar como todas as outras do calendário anual como Dia dos Pais, Mães, entre outras. “Eventos como esses são sempre muito importantes para a população da terceira idade. Além de entreter, faz com que essas pessoas se mantenham em atividade”, frisou Cláudia.

Vestida a caráter, a aposentada Telma de Oliveira, de 82 anos, deixou o marido em casa e foi curtir a festa. “Isso aqui é muito bom para nossa auto-estima. Não tem coisa melhor. Meu marido não quis vir, mas eu não perco por nada”, ressaltou Telma.

Queimados tem final de semana embalado por arrastapé

Queimados, a exemplo do sucesso do ano passado, entrou novamente no clima do arrasta pé neste final de semana. O Arraiá da cidade animou a galera na Praça dos Eucaliptos, no Centro, onde mais de cinco mil pessoas assistiram as apresentações das quadrilhas – vindas de todo o estado – embaladas ao som do forró pé-de-serra do Trio Reboliço.

Quem esteve no evento pode desfrutar das barracas de comidas típicas, brincadeiras e muita animação.

O destaque dos festejos julinos ficou por conta da apresentação do grupo cultural Nação Junina, única quadrilha remanescente de Queimados, que se reúne e realiza ensaios ao longo do ano para participar de competições da Federação de Quadrilhas do Estado do Rio de Janeiro.

Funcionários de empresa de Queimados recebem curso emergencial

A Defesa Civil de Queimados, em parceria com o Departamento de Posturas, ministraram na semana passada o curso “Voluntário Emergencial” para 43 funcionários da empresa Sanes Brasil Agroindustrial.

Durante as aulas, que tiveram como objetivo aprimorar técnicas de combate a sinistros que possam ocorrer no interior da empresa, os funcionários receberam noções de Controle de Pânico, Combate a Incêndio, Resgate de Acidentado ou Imobilização de Vitima, Gás Liquido Petrolífero e Primeiros Socorros.

O curso teve também o apoio do cabo Da Costa, lotado no 1º Departamento de Bombeiro Militar de Duque de Caxias e da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). De acordo com o coordenador da Defesa Civil do Município, Capitão Neves, a intenção é ministrar o curso para funcionários de outras empresas situadas no Distrito Industrial de Queimados.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Arraiá de Queimados vai animar o fim de semana na cidade

O fim de semana dos queimadenses vai ser de muito forró e apresentações de danças de Quadrilhas com o "Arraiá de Queimados". Promovido pela Secretaria Municipal de Cultura,
o evento terá início nesta sexta-feira, dia 09 de julho, na Praça dos Eucaliptos, no Centro. A animação ficará a cargo do Trio Reboliço, que apresentará o melhor do forró durante os três dias de festividade.
No sábado, dia 10, e domingo, 11, mais de 10 grupos de Quadrilhas, oriundos de municípios da Baixada Fluminense e do Rio de Janeiro, vão fazer apresentações de danças de roça e de salão. Haverá ainda brincadeiras, sorteios de brindes e barracas de comidas típicas. As apresentações acontecem sempre a partir das 20h.

Serviço:
Arraiá de Queimados
Dias: 09, 10 e 11 de julho
Horário: A partir das 20h
Local: Praça dos Eucaliptos, no Centro

Queimados prorroga inscrições para cirurgias gratuitas contra catarata e miopia

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Queimados prorrogou o prazo para as inscrições no projeto Novo Olhar, que vai fazer, gratuitamente, cirurgias de miopia e catarata. O cadastro poderá ser feito nos dias 12, 13 e 14 de julho, das 9h às 16h, no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) da Melhor Idade, que fica na Avenida Olímpia Silva, nº 46, Centro.

Realizado através de parceria com a Fundação Leão XIII, o projeto Novo Olhar está oferecendo tratamentos gratuitos contra miopia (pessoas com idade entre 23 e 38 anos) e catarata (acima de 45 anos). Para se cadastrar será preciso apresentar cópias e originais dos seguintes documentos: identidade, CPF e comprovante de residência. Mais informações pelos telefones (21) 2665-2854 e 2665-8322.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Bairro Luiz de Camões recebe Ação Comunitária neste sábado

A Prefeitura de Queimados realiza neste sábado, dia 10 de julho, das 9h às 14h, mais uma Ação Comunitária. Desta vez, a ação acontecerá na Escola Municipal Luiz de Camões (Rua José Pedro Rezende, s/n°, bairro Luiz de Camões). No dia, serão oferecidos diversos serviços gratuitos aos moradores como orientação jurídica, emissão de carteira de trabalho, 2ª vias de documento, certidão de nascimento e identidade, cadastramento no programa Bolsa Família, vacinação contra as gripes comum e Influenza A (H1N1), medição da taxa de glicose, oficinas de corte de cabelo e manicure, coleta de sangue para exames, atividades de recreação e lazer para crianças, entre outros. Mais informações pelo telefone 2665-2174.

Serviço
Evento: Ação Comunitária
Data: 10 de julho de 2010 (sábado)
Horário: a partir das 9h
Local: E.M Luiz de Camões (Rua José Pedro Rezende, s/n°, bairro Luiz de Camões)

terça-feira, 6 de julho de 2010

Queimados realiza Festa Julina da Melhor Idade nesta sexta

A Prefeitura Municipal de Queimados, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realiza nesta sexta-feira, dia 09 de julho, a partir das 15h, a Festa Julina da Melhor Idade. A festa, que reunirá centenas de idosos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Melhor Idade, será realizada no Queimados Futebol Clube (Avenida Olímpia Silva, s/n°, Centro). Mais informações pelos telefones: (21) 2665-2854 e 2779-7165.

Arraiá de Queimados vai animar o fim de semana na cidade

O fim de semana vai ser de muito forró e apresentações de dança de quadrilhas na Praça dos Eucaliptos, no Centro. A abertura do evento será nesta sexta-feira, dia 09 de julho, pelo Trio Rebuliço, que apresentará o melhor do forró durante os três dias de festividade.
No sábado, dia 10, e domingo, 11, haverá apresentações de mais de 10 grupos de quadrilhas de roça e de salão, oriundos de cidades da Baixada Fluminense e do Rio de Janeiro. Haverá ainda brincadeiras, sorteios de brindes e barracas de comidas típicas. As apresentações acontecem sempre a partir das 20h.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Proed forma mais 700 alunos em Queimados

Setecentos alunos lotaram o ginásio da Escola Municipal Metodista, em Queimados, nesta segunda-feira, 05 de julho, para receber seus certificados de formandos do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), que já formou outros 1.400 alunos em 2009. O Programa é uma iniciativa da Polícia Militar do Rio de Janeiro em parceria com escolas da rede pública de ensino e família de jovens carentes. O objetivo do Programa é oferecer atividades didáticas prevenindo o uso de drogas e a violência entre crianças.

Para o comandante do 24º Batalhão de Queimados, o tenente-coronel Alexandre Fontinelli, a parceria com todos os órgãos governamentais e sociedade civil são de extrema importância para o sucesso do Proerd. “Só assim, juntos, conseguiremos vencer a guerra contra as drogas e a violência”, destacou Fontilnelli.

Em Queimados, o Proerd já é desenvolvido há quatro anos nas escolas da rede pública. A implantação do Programa Educacional no Rio de Janeiro, em 1992, foi fruto do interesse da Polícia Militar em realizar um projeto de prevenção voltado especialmente para a população jovem, sobre as drogas, seus principais problemas e conseqüências. Para atuarem no programa, Policiais Instrutores passam por um processo de seleção, e os aprovados recebem um treinamento especial que inclui habilidades de comunicação e noções de técnicas de ensino, além de aulas de psicologia, dinâmicas de grupo, informações sobre as drogas e relações interpessoais.

O secretário Municipal de Educação de Queimados, Lenine Lemos, ressaltou a importância de manter as crianças livres das drogas o quanto antes. “Com o Proerd as crianças estão tendo a oportunidade de conhecer prematuramente os efeitos e conseqüências devastadoras das drogas. Com a implantação do Programa, nossas crianças tem se tornado verdadeiros soldados no combate às drogas”, enfatizou Lenine.

Durante o evento, os pais dos alunos, professores e instrutores da PM receberam homenagens da Secretaria Municipal de Educação e da Polícia Militar do Rio de Janeiro.

Há 16 anos, o Proerd está presente em todos os estados do Brasil e através dele mais de três mil policiais militares instrutores são verdadeiros ativistas no combate às drogas. Atualmente, mais de 4,5 milhões de alunos já participaram do Programa.

Domingo ao som de surdos e clarinetes em Queimados com o 2º CONFABANQ

Espantando a tristeza da eliminação da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, e repetindo o sucesso da primeira edição em Julho de 2009, a Prefeitura de Queimados realizou neste domingo, dia 04 de julho, a segunda edição do Concurso de Fanfarras e Bandas de Queimados (CONFABANQ). Através da Secretaria Municipal de Educação e Associação de Apoio as Bandas e Fanfarras do Estado do Rio de Janeiro (AABAFERJ), o concurso, que foi realizado na Praça dos Eucaliptos – Centro da cidade –, contou com a participação de 24 bandas do Estado, de vários municípios da Baixada Fluminense e Interior como Japeri, Belford Roxo, Mesquita, Nova Iguaçu e Porto Real.

Com duração de aproximadamente 10 horas, as equipes competiram ao longo do dia em quatro categorias diferentes: tambor juvenil (até 21 anos), tambor sênior (a partir de 21 anos), fanfarra simples e banda marcial.

Seguindo o regulamento da Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras (CNBF), que prevê que nenhum município sede do concurso pode participar da competição, Queimados não teve representantes no evento. Entre os quesitos em julgamento estiveram aspectos musicais e de apresentação como arranjo, melodia, harmonia, adaptação, repertório, marcha, postura, uniforme e instrumentos. Todos os jurados foram selecionados pela Secretaria Municipal de Educação de Queimados em parceria com a AABAFERJ.

As bandas animaram a galera com músicas como “I gotta felling”, do grupo Black Eyed Peas, “Don´t stop music”, de Rihana e “Na, Na, Na”, do rapper Akon. Destaque para a banda Apolo XII, de Santa Cruz, que ficou com o 1° lugar na categoria banda marcial e campeã geral do concurso com 497,5 pontos.
De acordo com o secretário de Educação, Lenine Lemos, a segunda edição do CONFABANQ é um incentivo cultural à população. “Este é mais um serviço cultural prestado aos queimadenses. Queremos estimular a todos pelo apreço de uma boa música. Vamos repetir o mesmo sucesso da primeira edição, no ano passado, e espero que todos saiam daqui felizes com as apresentações”, comentou Lenine Lemos, que ainda informou que a Prefeitura pretende investir na criação de uma banda para o município.

"Em 2011, pretendemos montar uma banda competitiva para disputar diversos concursos. Já temos cerca de R$ 90 mil para a compra de instrumentos”, ressaltou o secretário.

Classificação Geral:

Tambor juvenil
1° CONFA (Silva Jardim) – 496 pts
2° Condessa do Rio Novo (Três Rios) – 478,5 pts
3° Dom Pedro I (Mesquita) – 459 pts
Tambor Sênior
1° COMUV (Niterói) – 489,5 pts
2° Só Amigos (Belford Roxo) – 489 pts
3° Líbano Brasileiro (Belford Roxo) – 483,5 pts

Banda Marcial
1° Apolo XII (Santa Cruz/RJ) – 497,5 pts
2° FAMUSE (Seropédica) – 485,5 pts
3° Mercúrio (Pavuna/RJ) – 459 pts

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Queimados já tem seu primeiro CVT

O prefeito de Queimados, Max Lemos, o vice governador, Luiz Fernando Pezão, e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, Jorge Picciani, estiveram nas instalações do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) em Queimados nesta quinta-feira, 1º de julho, para inaugurar a nova unidade. A instituição de ensino profissionalizante é voltada para a construção civil e vai oferecer mais de 800 vagas por ano. Os sete cursos são: apontador de obras (90), encanador/ bombeiro hidráulico (180), carpinteiro de formas (90), eletricista predial (135), ladrilheiro (90), pedreiro (135) e pintor (90).

Para o prefeito, Max Lemos, a vinda do CVT representa o crescimento econômico do município e mais oportunidades para qualificar o trabalhador queimadense, em especial os jovens, na busca pelo primeiro emprego. “O CVT traz desenvolvimento e mais emprego pra nossa gente. Em apenas um ano e meio de governo já avançamos muito. Sabemos que não resolvemos todos os problemas, mas posso afirmar que Queimados nunca recebeu tanto investimento como agora. A nossa parceria com o governo Federal e o governo do Estado são primordiais para o crescimento da nossa cidade”, destacou Max.

A unidade de Queimados recebeu um investimento de mais de R$ 1 milhão de reais e está instalado numa área de 965 m², entre auditórios e laboratórios para as aulas práticas dos cursos. Todas as salas presenciais são climatizadas.

De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Jorge Picciani, Queimados dá início a uma nova era em prol do desenvolvimento. “O objetivo do nosso trabalho é favorecer o povo e proporcionar melhores condições de trabalho, estudo e qualidade de vida. Por isso somos incansáveis e não medimos esforços para trazer mais uma unidade de ensino profissionalizante para a cidade de Queimados. É importante que a população mais simples tenha acesso ao ensino básico, técnico, universitário e público de qualidade”, enfatizou Picciani.

Os interessados em uma das vagas do Centro Vocacional Tecnológico deverão ir até a unidade a partir da próxima segunda-feira, 05 de julho, que fica no bairro Campo da Banha, na Rua dos Topógrafos, s/nº (no antigo colégio Leopoldo Machado), das 9h às 17h, para realizar a inscrição. Para se inscrever, o interessado deve preencher os seguintes requisitos: ter cursado, pelo menos, o 5º ano do ensino fundamental e idade mínima de 18 anos. As vagas serão preenchidas através de sorteio.

Queimados realiza mais uma Feira da Roça

Oferecer produtos de qualidade cultivados de maneira natural, ou seja, sem a utilização de agrotóxicos, além de estimular a atividade agrícola da região. Estes foram os objetivos da “Feira da Roça” de Queimados. A terceira edição da feira agrícola, realizada na manhã desta quinta-feira, 1° de julho, na Rua Elói Teixeira, s/n, Centro, contou com mais de 15 agricultores do município e comercializou diversos produtos a baixo custo como frutas, legumes, verduras, hortaliças, mudas de plantas, adubos, entre outros.

Desenvolvida através de uma parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca e apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio), a Feira da Roça busca desenvolver uma produção autossustentável no município.

Por iniciativa da Prefeitura de Queimados, os produtores rurais participantes da feira tiveram que cadastrar suas respectivas propriedades rurais e principais atividades agrícolas de cultivo na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Agricultura (Sedrag). Depois de feito o cadastro, os feirantes receberam um certificado da Emater-Rio, em que regulariza a venda, identifica a forma de cultivo e a origem dos produtos.

A Feira da Roça acontece uma vez por mês, sempre a partir das 8h, na Rua Elói Teixeira, s/n°, Centro. A próxima edição será no dia 05 de agosto. Mais informações pelo telefone da Sedrag: 2779-8484.