terça-feira, 31 de agosto de 2010

Projeto Samuzinho chega a Queimados

O projeto Samuzinho, criado pelos técnicos que operam o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), chega a Queimados. O projeto tem como objetivo mostrar aos alunos das redes estadual e municipal de ensino como funciona a unidade do SAMU, alertando sobre os prejuízos provocados pelos trotes, além de ensinar técnicas de primeiros socorros. O público-alvo são alunos do 1º ao 5º ano do Ensino fundamental. O projeto já foi implantado em diversos estados do Brasil, como Acre, São Paulo, Brasília, Minas Gerais, entre outros. No estado do Rio de Janeiro, o município de Queimados é o primeiro a receber o projeto.

A primeira escola de Queimados a receber equipes do Samuzinho foi a Escola Estadual São João. A próxima unidade escolar a receber o projeto será a Escola Estadual Dom Bosco, no dia 15 de setembro. A previsão é que o projeto seja implantado nas escolas municipais a partir do mês de outubro. Com o Samuzinho, equipes de emergência visitarão as escolas públicas e particulares para alertar os estudantes sobre a importância do atendimento, lembrando que enquanto uma equipe se desloca para um falso chamado, alguém com um problema grave fica sem atendimento e pode até morrer.

De acordo com o coordenador do projeto em Queimados, Elionai Lourenço, levantamentos realizados pelo SAMU mostram que mais de 40% das chamadas recebidas solicitando o serviço de emergência são falsas, ou seja, trotes. “Precisamos conscientizar as pessoas da importância do serviço prestado à população. Enquanto atendemos um trote, deixamos de socorrer alguém que realmente precisa”, enfatizou.

Atualmente o município de Queimados possui duas ambulâncias básicas do SAMU em atividade e um quadro de 16 funcionários, entre técnicos de enfermagem e socorristas. Através do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense (Cisbaf), Queimados recebeu três oxímetros (medidor de taxas de saturação de oxigênio no sangue e batimentos cardíacos) e dois desfibriladores automáticos.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Queimados promove palestras sobre Saúde do Homem nesta quarta

Dizem que o homem não se preocupa com sua própria saúde. Em Queimados este ditado será diferente. Nesta quarta-feira, dia 1º de setembro, a partir das 13h, acontece a Primeira Ação de Saúde do Homem, no 24º BPM (Queimados), na Rua Tenente Jerônimo, s/nº, Fanchem. Promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, a ação busca conscientizar sobre a necessidade de fazer exames preventivos através de palestras ligadas a diversos temas como Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), câncer de próstata, doenças do coração, entre outros.

A iniciativa também vai alertar os homens sobre o quanto é importante realizar exames preventivos para diagnosticar, com antecedência, doenças graves e, assim, realizar procedimentos mais rápidos e eficazes. Além de conscientizar, o encontro pretende esclarecer e acabar com o preconceito de alguns homens a respeito de exames de toque retal, já que muitos só procuram os serviços de saúde apenas quando o quadro da doença está mais avançado.

Segundo dados do Ministério da Saúde, a população masculina vive, em média, sete anos a menos do que as mulheres e têm mais doenças do coração, câncer, diabetes, colesterol e pressão arterial mais elevada. Em agosto de 2009, o Governo Federal criou a Política Nacional de Saúde do Homem que tem como objetivo facilitar e ampliar o acesso dos homens aos serviços de saúde.

O plano prevê o aumento de até 570% no valor repassado às unidades de saúde para procedimentos urológicos e de planejamento familiar, como vasectomia, e a ampliação em até 20% no número de ultrassonografias de próstata.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Programa Cozinha Brasil realiza cursos para moradores do Santo Expedito

Cerca de 80 pessoas, que participaram do Programa Cozinha Brasil oferecido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), receberam nesta quinta-feira, dia 26 de agosto, os certificados de conclusão do curso sobre Reaproveitamento Alimentar, na Escola municipalizada Santo Expedito (Estrada Olegário Dias, n° 1685, Santo Expedito), em Queimados. O curso, realizado de 10 a 12 de agosto, teve como objetivo promover a qualidade de vida e mudanças nos hábitos alimentares dos moradores da região, mostrando que com poucos alimentos é possível ter uma alimentação saudável e nutritiva.

Em parceria com a Secretaria de Educação de Queimados e o Instituto Pró-Vida Animal, os alunos da rede municipal de ensino aproveitaram o dia para curtir atividades culturais como teatro e música com a apresentação da ONG francesa Brasileiríssimo. Responsável por realizar ações sociais no país de origem, os integrantes da ONG Brasileiríssimo estabeleceram um intercâmbio sociocultural com crianças e adultos do bairro Santo Expedito focados em tratar de assuntos ligados à cultura, saúde e educação.

Segundo a fundadora do Instituto Pró-Vida Animal, Maria Amélia da Silva, o bairro é um dos que possuem baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH). “Em novembro do ano passado, os agentes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) diagnosticaram anemia em 60% dos moradores pesquisados. Por isso, escolhemos esta escola para receber o curso de reaproveitamento alimentar, em parceria com o Sesi”, explicou Maria Amélia sobre a escolha do bairro dentre outros identificados com números semelhantes.

Utilizando partes de legumes e frutas que antes iriam para o lixo, os alunos aprenderam a fazer receitas ricas em nutrientes como bolo de casca de banana, quiche de casca de abóbora, suco de couve com laranja, farinha de casca de maracujá, entre outras.

De acordo com a aluna e dona de casa, Jaqueline Lima, de 30 anos, a família já aprovou as novas guloseimas nutritivas. “Normalmente faço sucos e bolos, mas não sabia que certas partes dos legumes fossem tão nutritivas e sempre acabava jogando fora. Além de serem super saudáveis, as receitas também são saborosas. Lá em casa, meu marido e meus filhos já aprovaram”, comentou Jaqueline Lima, que tinha acabado de receber o certificado de conclusão do curso.

Corujão atende mais cinco bairros em Queimados

A Secretaria de Serviços Públicos de Queimados realizou nesta quarta-feira, dia 25 de agosto, mutirões de iluminação pública, através do projeto Corujão, nos bairros São Simão, Tricampeão, Fanchem, Eldorado e Santa Eugênia. As ações, que acontecem sempre a partir das 18h, incluem a troca de braços de luz e reposição de lâmpadas danificadas. O objetivo é identificar os principais pontos com déficit de iluminação, melhorar a acessibilidade das ruas e dar maior segurança aos moradores.
Já nesta quinta-feira, dia 26, foi a vez do bairro Parque Ipanema receber uma série de intervenções em saneamento básico. No dia, equipes também realizaram nivelamento de algumas ruas, troca de tampas de bueiros, varrição e limpeza de caixas de esgoto.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Obras de casas populares em Jardim Queimados estão a topo vapor

Está previsto para o primeiro trimestre de 2011 a entrega de 220 unidades habitacionais do programa “Minha Casa, Minha Vida”, do Conjunto Residencial Senador Paulo Duque, no bairro Jardim Queimados. O empreendimento é destinado às famílias com renda mensal de até três salários mínimos. O empreendimento compreende, ainda, a construção de um centro de Convivência, uma área de lazer de 1.800 metros, com campo de futebol, parquinho para as crianças, quadra poliesportiva, guarita, além de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

As unidades habitacionais têm 45 metros quadrados, divididos em dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. De acordo com o prefeito Max Rodrigues Lemos, o município se empenhou bastante na elaboração de projetos habitacionais com a finalidade de diminuir o déficit habitacional na cidade, além de retirar famílias carentes das áreas de risco.

“Logo no início do governo determinei que fossem realizados projetos para a construção de unidades habitacionais e, por isso, fomos o primeiro da Baixada a ter o convênio assinado. No Censo realizado pelo IBGE em 2000, o déficit de unidades habitacionais na cidade girava em torno de três mil. Claro que nossa realidade hoje é bem diferente. Então, precisamos diminuir esse déficit, além de dar mais qualidade de vida aos moradores”, afirmou Max Lemos.

No município de Queimados já são mais de sete mil pessoas inscritas no programa “Minha Casa, Minha Vida”. A Prefeitura da cidade já tem projeto e licença para construir cerca de quatro mil unidades habitacionais que aguardam aprovação da Caixa Econômica Federal para a assinatura de contrato para construção. Além de ceder o espaço para erguer as unidades, a Prefeitura de Queimados também fará toda a infraestrutura, ou seja, drenagem, pavimentação, urbanização e iluminação no entorno da construção.

Idosos de Queimados terão mais um Pólo de Atividades Físicas

Com objetivo de lutar contra o sedentarismo dos idosos, a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para a Terceira Idade de Queimados beneficiará o bairro Vila Central com a inauguração do sexto Pólo de Atividade Física para a Terceira Idade, no dia 3 de setembro. O novo pólo ficará instalado no posto do ESF (Estratégia de Saúde da Família) - CIEP 344 Adoriram Barbosa, que fica na Rua Estocolmo s/n° - Vila Central.

A Coordenadoria de Políticas Públicas para a Terceira Idade, que faz parte da Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania, trabalha com o projeto “Combate ao Sedentarismo” e disponibiliza em vários pontos do município, cinco Pólos de Atividade Física, que trabalha gratuitamente com exercícios físicos para a população idosa.

O coordenador do Direito do Idoso de Queimados, Antônio Amorim, diz que os encontros são essenciais para uma boa saúde na terceira idade. “Para uma pessoa manter uma boa saúde na idade avançada é essencial que ela faça alguma atividade física. Além de distrair a mente, a interação social com outras pessoas da mesma idade é muito importante, principalmente para os idosos. Fico muito feliz em ver nossos pólos cheios”, frisou o coordenador.

Em todos os pólos, os integrantes praticam diariamente atividades como ginástica Lian Gong, Tai Chi Chuan e alongamentos. Vale lembrar que todas as segundas-feiras no Pólo 01 – Grupo Social Integral Professor Amorim, que fica na Rua Artur Gragantine, n°425 – Fanchem, há um encontro coletivo com a psicanalista Lindacy de Oliveira às 8h.

Os interessados em participar dos exercícios no novo Pólo de Atividades Físicas para a Terceira Idade, no bairro Vila Central, poderá realizar a inscrição no dia da inauguração no próprio local. Mais informações na sede da Secretaria de Promoção da Cidadania, que fica na Rua Otília, 1495 – Centro ou pelo telefone (21) 3699-3461.

Pólos de Atividades Físicas para a Terceira Idade

01 - Grupo Social Integral Professor Amorim (Rua Artur Gragantine, 425 – Fanchem)
Funciona todas as segundas-feiras, de 7h as 9h;

02 - Cidade das Crianças e Praça dos Eucaliptos (Avenida Guilherme Benjamim - Centro)
Funciona todas as terças-feiras, 7h as 9h;

03- Comunidade Nossa Senhora de Fátima (Rua Dr. Robson, 325 - Bairro de Fátima)
Funciona todas as quartas-feiras, 7h as 9h;

04- Associação de Moradores Morro da Caixa D’água (Rua Alves, s/n° - Centro)
Funciona todas as sextas-feiras, 8h as 9h30;

05 - I Igreja Batista de Queimados (Avenida Olímpia Silva, 677 - Centro)
Funciona todas as quintas-feiras, 9h as 10h30;

Inauguração dia 03 de setembro
06-
Posto do ESF Vila Central (na Rua Estocolmo s/n° - Vila Central)
Funcionará todas as sextas-feiras, 8h as 9h30.

Servidores de Queimados tem pagamento de salário em dia

Com base no calendário semestral de pagamento, a Prefeitura de Queimados deposita na próxima segunda-feira, 30, os salários referentes a agosto dos servidores que têm final de matrícula entre zero e quatro. Na terça-feira, 31, sairá o pagamento dos demais funcionários, finais de cinco a nove. Ao todo, a cidade da Baixada Fluminense tem cerca de 3000 servidores, incluindo ativos e inativos.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Biblioteca José Reinaldo dos Santos Halm já está a todo vapor em Queimados

Após passar três meses em reestruturação, foi reinaugurada nesta terça-feira, 24 de outubro, a Biblioteca José Reinaldo dos Santos Halm, que fica na Secretaria Municipal de Educação de Queimados. O acervo da biblioteca já conta com mais três mil novos livros, além dos cinco mil títulos já existentes.

Através dos Programas Livro Aberto e Mais Cultura, da Fundação da Biblioteca Nacional e Ministério da Cultura, respectivamente, a Biblioteca ganhou novos equipamentos, mobiliário (estantes, mesas redondas, cadeiras, almofadas, tapete, pufes, quadros de avisos, circuladores de ar e carrinho para exposição de livros), além de um telecentro com 15 computadores e acesso à Internet gratuito, doados pelo Ministério das Comunicações.

Para o secretário de Educação de Queimados, Lenine Lemos, a Biblioteca reestruturada conseguirá atingir um número maior de alunos e interessados em leitura de modo geral, não apenas por conta da informatização, mas também devido ao número maior de títulos no acervo e projetos de leituras desenvolvidos pela Prefeitura. “Revitalizar a biblioteca é um sonho de todos nós da cidade, assim como o do nosso poeta e escritor José Reinaldo, que tanto nos cativou com sua arte e nos orgulha de homenageá-lo com seu nome em nossa Biblioteca. Acredito que educação e cultura sejam um dos principais pilares que devemos sustentar ao longo da vida”, destacou Lenine.

A Biblioteca José Reinaldo dos Santos Halm é a segunda maior biblioteca pública de Queimados e foi inaugurada em dezembro de 1997. O horário de funcionamento é de segunda à sexta, no horário das 8h às 17h (sem fechar para o almoço). O acesso é livre e gratuito.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Queimados está a todo o vapor no combate a Dengue

Com objetivo principal de mobilização social do combate a dengue em Queimados, a Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta segunda-feira, 23 de agosto, no espaço CTI dos Concursos, uma reunião com agentes de endemias do município. O encontro teve foco na questão: “Qual é a melhor estratégia para combater a Dengue em Queimados?”. O encontro foi um desdobramento da primeira reunião – que aconteceu no dia 12 de agosto e reuniu cerca de 120 pessoas, na Igreja Nossa Senhora da Conceição, Centro – com objetivo capacitar os agentes municipais, a fim de manter o controle da doença no município.

Segundo pesquisas do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRA), Queimados conseguiu diminuir os números do mosquito transmissor da dengue. Dados do LIRA indicam que em dezembro de 2008 o município estava com 4,26% (porcentagem de risco) de mosquitos em seu território. Já na ultima pesquisa realizada neste mês, a cidade está com 0,94% (modo ponderado) da existência do mosquito em sua área territorial.

Segundo o coordenador Divisão de Controle de Vetores de Queimados (DCV), Eduardo Dutra Machado, o município encontra-se no controle da doença. “Em menos de dois anos conseguimos controlar a dengue em Queimados. O município, hoje, encontra-se preparado para combater a doença”, frisou o coordenador.

O programa municipal de combate a dengue do município inclui serviços como: intensificação de visitas domiciliares e pontos estratégicos, como por exemplo, ferros velhos, borracharias, terrenos baldios, cemitérios, reuniões internas com agentes de endemias, capacitação, fiscalização de obras, entre outros.

A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti fêmea, sendo necessário que ele se alimente com o sangue de uma pessoa infectada pelo vírus e pique outra pessoa que não possui a doença. Para evitar a proliferação do mosquito cada pessoa deve evitar recipientes com água parada, independente de ela estar limpa ou suja. Caso algum munícipe tenha algum foco de dengue em sua residência ou saiba a existência de outro foco, poderão entrar em contato com a Divisão de Controle de Vetores (DCV), que fica na Rua Camilo Cristófano, nº 100 – Fanchem (antigo PA 24 Horas), ou pelo telefone (21) 2665-3939.

A dengue tem sintomas clássicos como fortes dores na barriga, vômitos freqüentes, pele pálida, fria e úmida, sede excessiva, manchas vermelhas na pele, dor nas articulações, febre alta, e até sangramentos pelo nariz, boca e gengivas. Caso haja alguns desses sintomas, o doente deve ser levado para o posto de saúde mais próximo e não realizar o auto medicamento.

Queimados tem Lei de Combate a Dengue

A fim de oficializar eventos de combate a dengue em Queimados, foi sancionada no dia 16 de abril de 2009, a Lei n° 934/09, que cria o Dia Municipal de Combate a Dengue, a ser comemorado no dia 18 de outubro. O DIA D tem objetivo mobilizar a população e realizar um grande mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti, causador da doença. É a partir de eventos e ações de nível municipal, que a Prefeitura de Queimados está conseguindo diminuir os casos de dengue, alcançando no mês de agosto/2010 a porcentagem de 0,94%.

Biblioteca é reinaugurada com três mil novos livros e 15 computadores com acesso à Internet

Após três meses fechada para reestruturação, será reinaugurada nesta terça-feira, 24 de agosto, às 10h, a Biblioteca Pública Municipal Professor José Reinaldo dos Santos Halm, localizada na Secretaria Municipal de Educação de Queimados, que fica na Rua Hortência, nº06, no Centro. Através dos Programas Livro Aberto e Mais Cultura, da Fundação da Biblioteca Nacional e Ministério da Cultura, respectivamente, o acervo da biblioteca queimadense já recebeu mais de três mil livros, 15 novos computadores – com acesso à Internet – e ambiente climatizado.

Queimados sedia Interregional de Judô com atletas de ponta

Queimados recebeu pela terceira vez mais uma etapa do Interregional de Judô neste fim de semana, 21 e 22 de agosto, no ginásio da Escola Municipal Metodista, onde mais de mil atletas participaram do campeonato. O evento é fruto de uma parceria já conhecida entre a Secretaria de Esporte e Lazer do município e a Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ). O torneio também serviu como seletiva, na categoria de alto rendimento, para a equipe que disputará os Jogos Universitários Brasileiros, que começa no mês de novembro, em Santa Catarina.
Para o secretário de Esporte e Lazer de Queimados, Luiz Carlos Monteiro, é muito importante para o município receber um evento dessa amplitude. “O propósito é difundir o esporte e atender a demanda de judô que temos em Queimados. Esse é um tipo de evento que só vemos pela televisão e agora temos o privilégio de tornar tradição na cidade um torneio dessa grandeza. Temos 60 atletas só do nosso município competindo”, destacou o secretário.
O Interregional foi dividido nas seguintes categorias: 08 e 09 anos, Infantil (10 anos), Infanto-Juvenil (11 e 12 anos), Pré-Juvenil (13 e 14, Juvenil), Juvenil (15 e 16), Júnior (17 a 19), Alto Rendimento (atletas competidores de torneios oficiais), Máster e Sênior. Mais de 60 agremiações levaram seus atletas para a competição, entre as instituições de grande expressão estão o Clube de Regatas do Flamengo, Fluminense, Universidade Castelo Branco, Escola Naval, Marinha e a Academia Gracie.
O evento contou com a presença da judoca Campeã Mundial Júnior e Titular da Seleção Brasileira Adulta, a peso-leve Rafaela Lopes Silva, 18 anos. Para a campeã o esporte é uma forma de mudar radicalmente a vida das pessoas. “Digo isso por experiência própria. Sou ex-moradora da Cidade de Deus, vivia nas ruas e sempre estava envolvida com confusão. O judô me libertou dessa vida. Hoje represento o Rio de Janeiro e meu País”, declara a judoca que participará do Campeonato Mundial, no final de agosto, em Tóquio.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Queimados sedia jogos de futebol dos JAI

Neste sábado, 21 de julho, das 15h às 17h, será realizada partida de futebol dos Jogos Abertos do Interior (JAI), no Queimados Futebol Clube (Estrada do Riachão, nº 8 – Queimados). Os JAI são promovidos pela Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer do Estado do Rio de Janeiro e organizados e dirigidos pela Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj), em conjunto com as prefeituras e secretarias de Esporte dos municípios do Interior do Estado. O objetivo dos JAI é desenvolver o intercâmbio social desportivo entre os atletas amadores, estabelecer uma união segura entre a comunidade e o Poder Público e exaltar a prática esportiva como instrumento de formação de personalidade, fazendo surgir novos valores no panorama desportivo municipal, estadual e nacional. As categorias envolvidas são Atletismo, Basquete, Natação, Handebol, Futsal, Futebol de Campo, Tênis de Mesa, Vôlei de Areia, Karatê. Queimados sediará o Vôlei, Handebol e Futsal.

Mais de 30% de Queimados já recebeu o Censo 2010

Dando continuidade ao apoio à aplicação do Censo 2010, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Queimados já tem mais de 30% da extensão territorial – um pouco mais de 18 mil domicílios – visitados pelos recenseadores do IBGE. Desde o início do mês, a Prefeitura criou a Comissão Municipal de Geografia e Estatística do Censo 2010. Uma das funções da Comissão é levantar informações da cidade como endereços de estabelecimentos, nomes de ruas, pontos de iluminação pública, depósitos de lixo, rampas de acesso para deficientes físicos, entre outros.
Durante as entrevistas com os moradores, que duram de cinco a 10 minutos, os recenseadores buscam mapear o crescimento demográfico da região e as condições de vida dos munícipes. Entre as perguntas relacionadas nos questionários, estão: “Qual a renda média da família?”, “Como você define sua própria cor?”, “Qual o número de pessoas que moram no domicílio?”, “Há coleta de lixo regular?”, etc. A partir das informações socioeconômicas coletadas é que se estabelecem políticas públicas em níveis nacional, estadual e municipal nas áreas de educação, saúde e assistência social, por exemplo.

O Censo 2010 vai até o dia 31 de outubro. E para identificar um recenseador do IBGE, basta ficar atento ao uniforme com logotipo Censo 2010, pelo equipamento eletrônico de coleta de dados (PDAs) e, principalmente, ao crachá que possui o nome, número de matrícula e foto do recenseador. Mais informações pelo telefone 0800-7218181, das 8h às 22h, ou acessar o site: http://www.censo2010.ibge.gov.br/

Queimados tem fim de semana embalado pelas artes marciais

Judocas de todo o estado do Rio entram no tatame com força total neste fim de semana, a partir das 8h, no ginásio da Escola Municipal Metodista de Queimados. No sábado, 21 de agosto, mais uma vez Queimados sedia etapa do Torneio Inter-Regional de Judô para todas as agremiações da Capital e do Interior, valendo pontuação no ranking. A iniciativa é fruto de uma parceria já conhecida entre a Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, com a Federação de Judô do Rio de Janeiro
No primeiro dia de competição os combates ficam por conta dos atletas de alto rendimento e másteres. Já no domingo, 22 de agosto, as categorias “Nova Geração” e “Infantil” encerram a etapa com chave de ouro. A classificação acontecerá individualmente e por equipe.

Praça dos Eucaliptos se transforma em grande ringue

Após o sucesso do Circuito Estudantil dos Jogos de Areia, Queimados se prepara para receber mais um evento de Boxe. E o agito não pára na Arena montada na Praça dos Eucaliptos, no centro de Queimados, neste sábado, dia 21de agosto, à partir das 19h.A disputa do Título Brasileiro de Boxe das Categorias Profissionais promete agitar o público com lutas eletrizantes. A atração principal fica por conta do combate entre o carioca Eduardo Cardoso, mais conhecido como “Cachorrão”, e seu adversário, o paulista Josival Lima. Vale lembrar que a luta vale o cinturão da Categoria Super Médio. A classificação é livre e a entrada é franca.

Serviço:

Inter de Judô – 21 e 22 de agosto, a partir das 8h, na Escola Municipal Metodista, na Avenida Marinho Hemetério de Oliveira, s/nº – Vila Pacaembu, Queimados.

Título de Boxe – 21 de agosto, a partir das 19h, na Praça dos Eucaliptos, na Rua Hortênsia, s/nº – Centro, Queimados.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Queimados continua com campanha contra Poliomielite até atingir meta

Com o tema “Não vai esquecer a segunda dose, hein?”, iniciou neste sábado, 14 de agosto, a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite (paralisia infantil). A Prefeitura de Queimados disponibilizou 49 pontos de vacinação espelhados pelo município, onde todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas. O município pretende imunizar nesta segunda etapa mais de 14.300 crianças.


A munícipe Tânia Mara Santos, 40 anos, levou seus dois filhos, o mais velho de quatro anos, Maicon Henrique Santos Silva e a bebê de um ano e seis meses, Luana Santos Silva, para serem imunizados no primeiro dia de campanha. “Todos os pais devem ter consciências que essa vacina é muito importante. Vim no primeiro dia de campanha para proteger meus filhos contra a paralisia infantil. Queria parabenizar a Secretaria Municipal de Saúde por disponibilizar pontos de vacinação de fácil acesso à população”, frisou Tânia.


A Secretaria Municipal de Saúde de Queimados continuará com campanha até atingir a meta estimada pelo Ministério da Saúde de 95%. Todas as crianças menores de cinco anos poderão ser vacinadas em todos os pontos de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS).


Vale lembrar a todos os responsáveis que a vacina não é contra-indicada em casos de tosse, gripe ou diarréia. A imunização só não deve ser feita caso a criança esteja sendo submetida a tratamentos com corticóides, radiação, terapias imunos supressoras, seja portadora de infecções agudas ou apresente febre acima de 38%.


De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil está livre do vírus causador da pólio desde 1989, quando o último caso da doença foi registrado, na Paraíba. Com os esforços da Secretaria Municipal de Saúde, Queimados está com a doença erradicada.


Locais de vacinação


UBS Júlio de Barros – Rua Da Caixa D’Água, s/nº – Paraíso
UBS Belmira Vargas – Rua da Batalha, 31 – Roncador
ESF Tricampeão – Rua Rei Pelé, s/nº – Tricampeão
ESF Inconfidência – Rua José Flávio, s/no – Bairro Inconfidência
ESF Santa Rosa – Rua Magé, 1 – lote 1 – quadra 12
ESF Belmonte – Avenida Campo Alegre, s/nº – Belmonte
ESF Valdariosa – Avenida Beira Rio, casa 1 – Bairro Valdariosa
ESF Vila Americana – Estrada Paulina Becker, s/nº – Vila Americana
ESF Santo Expedito – Rua Olegário Dias, 330 – Santo Expedito
ESF Fazendinha – Rua da Conquista, s/nº – Distrito Industrial

Queimados tem encontrão de capoeiristas

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Queimados em parceria com o Grupo Rio-Brasil de Capoeira realizaram neste domingo, 15 de agosto, o I Encontrão de Capoeiristas do Município. O encontro aconteceu no Ginásio da Escola Municipal Metodista e reuniu 15 grupos diferentes da Baixada Fluminense, Zona Sul e Região Serrana.

O evento teve como objetivo realizar batizados e entregas de cordas para os capoeiristas. Os batizados são para capoeiristas iniciantes, é nessa fase que cada aluno recebe seu codinome, que é dado por seu mestre. Já a entrega de cordas serve para os mais avançados e é nessa fase que cada um é testado por uma avaliação do CADHISCA – Curso Didático e Histórico da Capoeira. Todos os aprendizes passam por uma avaliação que mede comportamento particular, notas escolares, ritmos e toques.


O presidente do Grupo Rio-Brasil, Mestre Irani, diz que esse tipo de evento é muito importante para a socialização dos grupos diversos dentro da capoeira. “Aqui estamos desenvolvendo a amizade, trocando experiências, isso é muito importante para todos, principalmente os iniciantes. A capoeira ela é evolutiva e estamos aqui para levantar a cultura capoeirista”, frisou o Mestre.

Na capoeira existem seis tipos de cordas, onde cada uma tem um significado. A primeira, a Corda Crua Amarela, é onde os iniciantes recebem seu codinome após o batizado; na corda Amarela, significa o florescimento do conhecimento da capoeira; na Amarela-Laranja o aluno já tem um conhecimento mais profundo da filosofia da capoeira é a fase de desenvolvimento; a corda Laranja representa o sol poente, o domínio do conhecimento; a corda Laranja-Azul é a transposição, a cor laranja significa o sol e o azul, mar, é onde o capoeirista está além do conhecimento histórico e instrumental e na corda Azul significa a fase de graduação dentro da capoeira.

Inscrições abertas para cursos gratuitos de serviços domésticos em Queimados

A Prefeitura de Queimados, em parceria com o Senac-Rio, vai abrir nesta quarta-feira, dia 18 de agosto, as inscrições para 40 vagas do programa de desenvolvimento setorial Casa de Serviços Domésticos e Capacitação Profissional. O objetivo da iniciativa é capacitar pessoas de baixa renda familiar e inserí-las no mercado de trabalho. As aulas serão voltadas para afazeres domésticos como limpeza e arrumação residencial; culinária, gerenciamento de carreira, entre outros.

Para se inscrever nos cursos, os interessados devem procurar a Secretaria municipal de Assistência Social (Rua Eugênio Castanheiras, nº 176, Centro), as segundas e quartas-feiras, das 9h às 12h, munidos de cópias da identidade e CPF, comprovantes de residência e escolaridade. Os candidatos devem possuir idade mínima de 16 anos e ter concluído, no mínimo, até o 5º ano do ensino fundamental. Mais informações pelo telefone (21) 2665-8322.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Segunda edição do Festival de Inverno de Teatro de Queimados foi um sucesso

Cerca de 3.500 pessoas compareceram aos 16 espetáculos da segunda edição do Festival de Inverno de Queimados. Apesar dos termômetros marcarem baixas temperaturas, o final de semana no município foi quente, onde foram apresentadas três peças no Teatro Municipal Marlice Margarida Ferreira da Cunha. Na sexta-feira, 13 de agosto, subiu ao palco “Nós e uma noite”, no sábado, 14, foi à vez do “Beijo no Asfalto” lotar o teatro e para fechar o festival com chave-de-ouro no domingo, 15, o ator global Miguel Nader trouxe o espetáculo que leva seu nome, “Miguel Nader- Convida”. O II Festival de Inverno de Queimados teve início no dia 31 de julho e encerrou neste domingo, 15 de agosto.

Apesar de existir a lenda ‘sexta-feira 13’, nenhum azar atrapalhou o festival. Até os supersticiosos deixaram suas casas para assistir o espetáculo “Nós e uma noite”, que é uma peça local. A munícipe de 20 anos, Clarissa Mendes disse que apesar de acreditar na crença saiu de casa para acompanhar o festival. “Estou vindo todos os dias e a Prefeitura está de parabéns. Mesmo hoje sendo uma ‘sexta-feira 13’ e acreditar que possa acontecer algum azar, estou aqui para me divertir. Todas as peças são ótimas e estou adorando o festival”, frisou Clarissa, estudante universitária.

O espetáculo “Nós e uma noite” é dirigido por Marcelo Azevedo e conta com um elenco de três pessoas. A peça que tem 1h duração fala sobre encontros e desencontros do dia-a-dia de um casal, entre o conflito do amor e a da realidade da vida.

No sábado, 14, a CIA Teatral Sopro do Ator, que fica em Copacabana, subiu ao palco com o espetáculo baseado no texto de Nelson Rodrigues, Beijo no Asfalto, onde leva o nome da peça. “Beijo no Asfalto” de direção de Bruno Rodrigues conta com um elenco de sete atores e tem duração de 1h20. O drama conta a história de Arandir, um homem puro que após assistir a um atropelamento, beija a boca do atropelado, a pedido do mesmo. A partir de então, o acontecimento vigora em capas de jornais e a pacata vida suburbana de Arandir, sua mulher Selminha, sua cunhada Dália e, principalmente, do sogro Aprígio, adquire uma mudança brutal de eixo. A história fica em volta da questão: “Arandir tinha ou não algum caso com o atropelado?”.

No encerramento da segunda temporada do Festival de Inverno o Teatro Municipal Marlice Margarida Ferreira Cunha foi envolvido com muitas gargalhadas. O ator Miguel Nader, que participou pela segunda vez consecutiva do festival e que atualmente participa do programa “Os caras-de-pau” da TV Globo, trouxe o show que leva seu nome “Miguel Nader – Convida”, onde tem um perfil nada padrão dos ‘Stand-up Comedy’. Os atores convidados para o show em Queimados foram: Duca Pantaleão e Raphael Carvalho, que foram descobertos em uma das apresentações do espetáculo; Jeferson Farias, que é chamado pelos colegas de ‘eficiente visual’, por ter quase 100% da visão total perdida e Eduardo Jericó, ator e comediante que trabalha junto com Miguel.

Segundo Miguel Nader, o show pode ser apresentado em qualquer local. “Aqui em Queimados o show foi apresentado pela segunda vez em um teatro. Estamos realizando o espetáculo em bares e clubes, por ser bem descontraído e ter o objetivo principal fazer com que o público participe. Queremos tirar esse medo que as pessoas têm de chegar aos artistas. Nós não mordemos”, brincou o ator.

No final do festival os secretários Municipais de Cultura e Educação, Jonathas de Bragança Quintanilha e Lenine Lemos, foram homenageados pela iniciativa do II Festival de Inverno. O secretário de Cultura, conhecido como Garré, disse que está honrado com a quantidade de pessoas que passaram pelo festival. “Mais de 3500 pessoas passaram pelas cadeiras deste teatro. Eu e o secretário Lenine estamos honrados por esse sucesso. Estou garantindo à população que a terceira edição do festival está garantida”, ressaltou o secretário de Cultura.

Cerca de cinco mil pessoas assistiram à final do Circuito Estudantil de Jogos de Areia

A arena montada no centro da Praça dos Eucaliptos em Queimados para a realização do Circuito Estudantil de Jogos de Areia ficou lotada nos jogos finais de futebol de areia na categoria sub 14 e 17 na noite desta sexta-feira, 13 de agosto. Para o encerramento cerca de cinco mil pessoas contaram com a presença ilustre do jogador de futebol Romário, onde jogou uma partida de futevôlei com as duplas campeões do circuito municipal. Além dos jogos estudantis também houve a competição final da categoria adulta.

Na categoria sub 14, o Colégio Leopoldo levou a taça de campeão com o placar final de 2x1 contra o Colégio Estadual Luis Guimarães. Na categoria sub 17 quem levou a melhor foi o SUDERJ Pedreira com 5 goleadas contra 2 do Colégio Estadual Dom João VI.

Após os jogos estudantis, o baixinho Romário jogou uma partida de futevôlei com os campeões do circuito. A dupla que ficou em primeiro lugar, Vinícius e Elcio, revisou no jogo formando a dupla com Romário, que jogaram contra os vice-campeões Pedro e Rômulo. Segundo Romário, participar de um evento com a estrutura que a Prefeitura de Queimados proporcionou é muito importante. “Eu sempre participei de eventos como esse, desde o início da minha carreira. A Prefeitura de Queimados está de parabéns com a iniciativa, o esporte sempre foi muito importante para a educação das crianças”, frisou Romário.

Um dos campeões municipal de futevôlei, Marcos Vinícius Barreto, 27 anos, disse que é uma honra jogar com o baixinho. “Está sendo único fazer dupla com Romário. Jogo esse esporte há 14 anos e hoje com certeza será inesquecível. Ele é nosso ídolo”, ressaltou o esportista.

Na categoria adulta foram disputados o 1° e 2° lugar entre os times São Roque F.C x River Plate F.C e 3° e 4° lugar entre Cacau Show F.C e Avante F.C. O clima na arquibancada ferveu com a disputa dos dois melhores lugares no pódio. A primeira partida entre São Roque x River Plate levou a platéia a loucura com o empate no primeiro jogo 4x4. A decisão foi para o pênalti, onde o São Roque F.C conquistou o topo do pódio com placar final 6x5. O 3° lugar foi levado pelo time Cacau Show que fechou o jogo com dois gols de vantagens, 5x3 em cima do Avante, que teve que se contentar com o 4° lugar no futebol de areia.

Queimados recebe pela 1ª vez o Fórum Pró-Sinase da Baixada Fluminense

Queimados sediou nesta segunda-feira, dia 16 de agosto, o Fórum Pró-Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) da Baixada Fluminense. O encontro, que contou com a participação de autoridades municipais e estaduais ligadas à assistência social, sediado pela primeira vez no município, teve o objetivo de discutir a aplicação das políticas públicas municipais socioeducativas em adolescentes.

Com base no Sinase, que prevê normas na padronização de procedimentos jurídicos envolvendo menores de idade e até mesmo aplicação de medidas socioeducativas, o Fórum também tratou sobre as melhorias no atendimento e a reinserção social de jovens infratores. De acordo com a representante da Comissão do Sinase e do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), Maria de Fátima Pereira, o maior número de jovens infratores detidos é oriundo da Baixada Fluminense.

“Segundo dados do Departamento Geral das Ações Socioeducativas (Degase), mais da metade dos infratores, que atualmente estão presos, vem da Baixada Fluminense. Por isso, a importância da realização das reuniões nesta região”, comentou Maria de Fátima, informando também que os encontros do Pró-Sinase acontecem desde o ano passado (2009).

Entre os municípios que já sediaram os fóruns, estão: Duque de Caxias, Nova Iguaçu e Itaguaí. A estimativa é que mais 11 municípios recebam os encontros até o final do ano. O próximo Fórum Pró-Sinase vai acontecer no dia 21 de setembro, em Japeri.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Parceria entre a Prefeitura de Queimados e o Hospital Silvestre possibilita mais de cinco mil atendimentos odontológicos

As secretarias de municipais de Educação e de Saúde de Queimados, em parceria com Hospital Adventista Silvestre, encerraram nesta sexta-feira, dia 13 de agosto, a semana de atendimento odontológico gratuito do Projeto Escola Sorriso. Desde a última segunda-feira, dia 9, seis vans percorreram 20 escolas da rede municipal de ensino atendendo mais de cinco mil alunos. Os atendimentos funcionaram, das 8h às 15h, de segunda a sexta.

O Projeto teve o objetivo de promover tratamentos preventivos de saúde bucal como distribuição de kits de higienização (escova e creme dental), restauração, aplicação de flúor, remoção de cáries, aplicação de selante, entre outros. Conhecidos como Odontomóveis, as vans possuem cadeiras odontológicas e uma equipe de 16 voluntários da rede municipal de Saúde de Queimados e do Hospital Adventista Silvestre de Saúde. Além do serviço odontológico gratuito, os voluntários ainda ensinaram as crianças como escovar os dentes e a utilizar o fio dental.

De acordo o secretário de Educação, Lenine Lemos, a intenção é que a parceria com o hospital ocorra a cada dois meses para atender todo os 16 mil alunos da rede municipal de ensino. “Todo trabalho que realizamos é fruto de parcerias. Se fossemos depender apenas do nosso único Odontomóvel demoraríamos quase um ano para atender os cinco mil alunos”, comentou Lenine Lemos.

Ainda segundo Lenine Lemos, a Educação vai além das salas de aula e por isso foi criado o Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE) e o Núcleo de Integração à Família (NIF). “Com a criação dos núcleos conseguimos identificar as necessidades dos alunos da rede pública. Assim, elaboramos projetos que possam atender todas as crianças”, concluiu o secretário.

Durante a confraternização de encerramento, o secretário de Educação, Lenine Lemos, agradeceu a parceria com Hospital Adventista Silvestre e homenageou a entidade com a entrega da placa “Amigo de Queimados” ao gestor de Responsabilidade Social do hospital, Virgílio Gomes do Nascimento.

Poliomielite: Queimados terá 49 pontos de vacinação

Com o slogam “Não vai esquecer a segunda dose, hein?”, começa neste sábado, 14 de agosto, a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite (paralisia infantil), que deverá mobilizar cerca de 300 pessoas, entre servidores e voluntários, em 49 pontos de vacinação em todo o município de Queimados. As unidades vão funcionar das 8h às 17h.

A Secretaria Municipal de Saúde de Queimados pretende imunizar nesta segunda etapa 14.302 crianças menores de cinco anos. A meta exigida pelo Ministério da Saúde é de 95% da população menor de cinco anos. As crianças que estiverem com a vacinação incompleta ou necessitando de complementação deverão se vacinar nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nos Estratégia de Saúde da Família (ESFs, antigo PSF), onde também estarão disponíveis vacinas contra Hepatite B, Difteria, Tétano, Coqueluche e Hib (Tetravalente), Sarampo, Caxumba e Rubéola (Tríplice Viral).

Dados do Ministério da Saúde dão conta que o último caso de poliomielite no Estado do Rio de Janeiro foi em 1987, no Município do Rio de Janeiro (Santa Cruz), e no Brasil foi em 1989 (Município de Souza, na Paraíba). Graças ao esforço que vem sendo feito pela Prefeitura Municipal de Queimados, o município erradicou a doença.

“Os pais precisam ter consciência de que não existe tratamento para a paralisia infantil e somente a prevenção, com a vacina, pode garantir a proteção da criança contra esta grave doença. Esse é o principal motivo que as crianças menores de cinco anos sejam levadas aos postos de saúde para tomar a vacina, que não tem contra-indicação. As crianças podem tomar a vacina mesmo que estejam com tosse, gripe ou diarréia”, informou o secretário de Saúde de Queimados, Ismael Lopes.

É importante lembrar que os pais devem levar a caderneta de vacinação aos Postos de Saúde para colocar em dia a vacinação dos filhos.


Locais de vacinação

Centro Médico – Rua Patativa, snº – Nova Cidade
UBS Júlio de Barros – Rua Da Caixa D’Água, s/nº – Paraíso
UBS Belmira Vargas – Rua da Batalha, 31 – Roncador
ESF Tricampeão – Rua Rei Pelé, s/nº – Tricampeão
ESF Inconfidência – Rua José Flávio, s/no – Bairro Inconfidência
ESF Santa Rosa – Rua Magé, 1 – lote 1 – quadra 12
ESF Belmonte – Avenida Campo Alegre, s/nº – Belmonte
ESF Valdariosa – Avenida Beira Rio, casa 1 – Bairro Valdariosa
ESF Vila Americana – Estrada Paulina Becker, s/nº – Vila Americana
ESF Santo Expedito – Rua Olegário Dias, 330 – Santo Expedito
ESF Fazendinha – Rua da Conquista, s/nº – Distrito Industrial
Primeira Igreja Presbiteriana – Avenida Doutor Pedro Jorge, 95 – Centro
Hospital infantil – Rua Joaquim dos Santos, s/nº – Centro
Tarântulas Motoclube – Praça dos Eucaliptos – Centro
CIEP 396 – Fanchen – Rua Camilo Cristófano, s/nº – Fanchen
Escola Municipal Oscar Weinschenck – Rua Heloísa, s/nº – Fanchen
Escola Estadual Prefeito Luiz Guimarães – Rua Tibiri, s/nº – Nossa Senhora de Fátima
Escola Municipal Monteiro Lobato – Rua Conde de Aljezur, 1.135 – São Francisco
Instituto de Caridade Padre José de Anchieta – Bairro Copacabana
Escola Municipal Doutor Francisco Manoel Brandão – Rua Félix, 7 – Tricampeão
Praça Nossa Senhora da Conceição – Centro
Igreja Metodista de Queimados – Rua Alcindo Bulhões Paes, 735 – Centro
Queimados Futebol Clube – Avenida Olímpia Silva, s/nº – Campo da Banha
Escola Municipal Tiradentes – Rua Alvarenga Peixoto, 380 – Inconfidência
Escola Municipal São Cristóvão – Rua das Borboletas, s/nº – São Cristóvão
Comunidade Católica do São Roque – Rua Nilópolis, s/nº – São Roque
Escola Municipal Do m João VI – Rua Jorge Ferreira da Silva, 91 – Glória
Antiga Garagem TRANS 1000 – Avenida Irmãos Guinle, s/nº – Centro
CIEP 346 – Belarmino A. dos Santos – Rua Cananéia, s/nº – Glória
Escola Municipal Waldick Cunegundes Pereira – Estrada das Piabas, 2.300 – Jardim Santa Rosa
Escola Municipal Professora Maria Corágio Xanxão – Rua Delclécio Lopes da Costa, s/nº – Jardim da Fonte
Associação de Moradores do Bairro Nossa Senhora da Conceição – Rua Irineu, 38 – Nossa Senhora da Conceição
Comunidade Católica São Jorge – Próximo ao Betel
Igreja Assembleia de Deus do Parque Eldorado – Bairro Parque Eldorado
Escola Municipal Dom Bosco – Rua Antônio Grande, s/nº – Valdariosa
Escola Municipal Arsênio Gonçalves – Rua Beira Rio, s/nº – Vila Cristina
Igreja Batista da Ponte Preta – Estrada do Lazareto, 1.035 – Ponte Preta
Igreja Católica São Francisco de Assis – Bairro São Francisco de Assis
Igreja Municipal Vereador Carlos Pereira Neto – Rua Mondaine, s/nº – Santa Eugênia
Escola Estadual José de Anchieta – Rua Aveiros, s/nº – Granja Alzira
Escola estadual São João – Rua Bambi, s/nº – Vila São João
Igreja Batista de Monte Sião – Bairro Meu Ranchinho
CIEP 344 – Adomiran Barbosa – Rua Luxemburgo, s/nº – Vila Central
Escola Municipal de São José – Rua Ponta Porã, s/nº – Parque Ipanema
Escola Municipal Nelson Carneiro – Rua Hilda Laves Pinheiro, s/nº – Três Fontes
Igreja Evangélica Nova Aliança – Estrada Carlos Sampaio, s/nº
Escola Municipal Luiz de Camões – Rua José Pedro Resende, s/nº – Vila Luiz de Camões
Escola Municipal Professor Ubirajara Ferreira – Estrada Jardim Riachão, s/nº – Jardim Excelsior
Volante – Nossa Senhora do Rosário.

Queimados realiza I Encontrão Rio Brasil Capoeira

Neste domingo, 15 de agosto, Queimados será palco de um dos primeiros esportes genuinamente brasileiros: a Capoeira. Mestres e jovens praticantes de vários bairros e municípios vizinhos participam do I Encontrão de Capoeiristas na cidade. O evento acontecerá no ginásio da Escola Municipal Metodista, a partir das 9h.

O encontro é uma iniciativa do grupo cultural Rio Brasil Capoeira, que já acontece há seis anos sob a coordenação do Mestre Comprido, que mais uma vez conta com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Queimados. Desta vez vários grupos se reunirão e a organização do Rio Brasil Capoeira espera aproximadamente 500 capoeiristas, além de moradores do entorno.

A entrada é gratuita e a Escola Municipal Metodista fica na Avenida Marinho Hemetério de Oliveira, s/nº - Vila Pacaembu, Queimados.

Bairros do Carmo e Jardim da Fonte recebem ações de limpeza

A Secretaria de Serviços Públicos de Queimados realiza a partir desta sexta-feira, dia 13 de agosto, mutirões de limpeza e nivelamento de algumas ruas nos bairros do Carmo e Jardim da Fonte. O objetivo é melhorar a acessibilidade das ruas e avenidas dos respectivos bairros. Os mutirões incluem troca de braços de luz, lâmpadas e luminárias danificadas; substituição de tampas de bueiros e varrição. De acordo com a Secretaria de Serviços Públicos, estima-se que mais de dois mil moradores sejam beneficiados com as ações.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Romário participa do encerramento do Circuito Estudantil de Esportes de Areia

Apesar dos termômetros marcarem baixas temperaturas no meio do ano, o clima vai esquentar nesta sexta-feira, 13 de agosto, quando encerra o Circuito Estudantil de Esportes de Areia, em Queimados. Serão disputadas a final de Futebol Adulto Masculino, Desafio de Futevôlei, do Futebol Sub 14 e Futebol Sub 17. Outro atrativo da festa de encerramento é a presença do ex-jogador da Seleção Brasileira, Romário.

O torneio é realizado na Praça dos Eucaliptos, no Centro de Queimados, a partir das 19h.

Apresentação infantil em Queimados lota teatro com mais de 250 crianças

Mais de 250 crianças compareceram nesta quinta-feira, 12 de agosto, ao 13º espetáculo do II Festival de Inverno de Teatro de Queimados. A peça infantil “Os saltimbancos”, que segundo o dicionário Aurélio significa “aqueles que lutam para ser bons músicos”, lotou o Teatro Municipal Marlice Margarida Ferreira da Cunha. A segunda temporada do festival termina neste final de semana com os espetáculos “Beijo no Alfasto”, no sábado (14) e Miguel Nader – Convida, no domingo, dia 15.


O espetáculo infantil conta com um elenco de nove alunos do Curso de Formação de Professores do Centro Educacional Betel. A produtora e professora de Educação Física do colégio, Eloísa Carmo, é a responsável pelo sucesso do grupo com a criançada. A diretora da peça que tem apenas 17 anos, Gabrielle Rocha, garante que a oportunidade de divulgar o trabalho do grupo está sendo única. “Sempre gostei de teatro, mas nunca tive oportunidade de cursar em alguma escola especializada. Meu único contato com teatro sempre foi na igreja e na própria escola e essa situação acontece, também, com os outros participantes. Para nós está sendo único”, frisou a estudante.


A obra conta a história de quatro animais que amam o mundo da música e que um dia se arriscam a fugir do seu local de moradia, uma fazenda, e vão de encontro ao centro da cidade procurar o sucesso. A produtora, Eloísa Carmo, diz que é a primeira vez que os alunos apresentam fora do ambiente escolar. “Estamos com tudo novo: cenário, roupa e muita garra. Quando fomos convidados a participar do II Festival de Inverno ficamos muito felizes. Essa apresentação é a primeira que fazemos fora da escola”, ressaltou a produtora.


A segunda temporada do festival será fechada neste final de semana com chave de ouro. No sábado, 14 de agosto, será a vez do espetáculo “Beijo no Asfalto” encher o teatro-escola. A peça conta a história de Arandir, um homem puro que após assistir a um atropelamento, beija a boca do atropelado, a pedido do mesmo. A partir de então, o acontecimento vigora em capas de jornais e a pacata vida suburbana de Arandir, sua mulher Selminha e sua cunhada Dália e, principalmente, do sogro Aprígio, adquire uma mudança brutal de eixo, configurando-se numa poética tragédia moderna.

No domingo, 15, a comédia “Miguel Nader - Convida” terá a vez de arrancar risos da população. A peça é um stand-up e contará com a participação do piadista, Duca Pantaleão, do ator e comediante Raphael Carvalho, do humorista que está em cartaz com o espetáculo Acepipes, Ramon Ribeiro, do comediante Jefferson Faria, e o principal, que é o ator Miguel Nader, que está no ar com o Programa “Os Cara de Pau”, na TV Globo.

Para assistir as peças os ingressos devem ser retirados gratuitamente nas Secretarias Municipais de Educação, Rua Hortência, n°6, ou de Cultura, Rua Boituva, n°203 – ambas no Centro. Todas as peças estão sendo apresentadas no Teatro Municipal Marlice Margarida da Cunha, que fica na Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/n° - Vila Pacaembu.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Criançada vai ao II Festival de Inverno de Teatro de Queimados

A segunda edição do Festival de Inverno de Teatro de Queimados continua esquentando a cidade com sua programação até o dia 16 de agosto. Nesta terça-feira, dia 10 de agosto, foi à vez da apresentação infantil “Fuzuê no Arraiá”, do grupo teatral Centro Experimental de Teatro e Artes (CETA), de Nova Iguaçu. Mais de 100 crianças foram assistir à peça no Teatro Municipal Marlice Margarida da Cunha, em duas sessões, nos horários de 9h e às 15h.

O espetáculo infantil, que mistura músicas e danças populares, contou a história dos personagens Sassá e Clarinha na sua jornada dentro do universo folclórico brasileiro narrando lendas e mitos para a criançada como Curupira, Mula sem cabeça, Boitatá, entre outras figuras do imaginário infantil.

Dando continuidade à programação infantil do Festival, nesta quarta-feira, dia 11 de agosto, os pequeninos puderam assistir a peça “Nota 10”, do diretor Rogério Blat, que abordou de forma divertida e bem humorada as dificuldades de aprendizado dos alunos. Um deles é o jovem Tito que passa por uma prova imaginária, em que sua criatividade faz com que vença o grande Jogo da Inteligência contra o monstro Preguiça.

Já nesta quinta-feira, dia 12, é a vez da apresentação circense Fragmentos do Espetáculo, do Projeto Circo Baixada, na quadra da Escola Municipal Metodista (Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/n°, Vila Pacaembu).

Os ingressos podem ser retirados gratuitamente nas secretarias municipais de Educação (Rua Hortência, n° 6), ou de Cultura (Rua Boituva, n° 203), ambas no Centro. Todas as peças estão sendo apresentadas no Teatro Municipal Marlice Margarida da Cunha, que fica na Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/n°, bairro Vila Pacaembu.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Queimados apoia Censo 2010

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começou no início deste mês, dia 1° de agosto, o XII Censo Demográfico Nacional. Durante os próximos três meses recenseadores percorrerão o território nacional com a tarefa de contar quantos somos e saber como vivemos. Pensando nisso, a Prefeitura de Queimados vem auxiliando o IBGE na coleta de informações da população do município e criou a Comissão Municipal de Geografia e Estatística do Censo 2010.

O apoio fornecido pela Comissão inclui levantamento de informações da cidade como endereços de domicílios, nomes de ruas, pontos de iluminação pública, depósitos de lixo, rampas de acesso para deficientes físicos, localização de bueiros e esgotos a céu aberto; entre outros. De acordo com a Comissão Municipal de Geografia e Estatística do Censo 2010 de Queimados, a estimativa é que as entrevistas durem no máximo até 15 minutos para o preenchimento de questionários básicos e 50 minutos para os completos. O Censo 2010 vai até o dia 31 de outubro.

Os mapeamentos de crescimento demográfico e das condições de vida da população ocorrem a cada dez anos. A partir das informações coletadas durante a visita dos recenseadores é que se estabelecem políticas públicas em níveis nacional, estadual e municipal nas áreas de educação, saúde e assistência social, por exemplo.

Para identificar um recenseador do IBGE, basta ficar atento ao uniforme – colete e boné, com logotipo do Censo –, pelo equipamento eletrônico de coleta de dados (PDA’s) e principalmente ao crachá que possui o nome, número de matrícula e foto do recenseador. Em caso de dúvidas, os entrevistados podem ligar gratuitamente para o telefone 0800-7218181, das 8h às 22h, ou acessar o site do IBGE: http://www.censo2010.ibge.gov.br/

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Queimados implanta projeto “Em Nome do Pai” nas escolas municipais

A partir desta segunda-feira, 09 de agosto, os alunos da rede municipal de ensino de Queimados recebem o projeto “Em Nome do Pai”. A iniciativa é uma parceria do Ministério Público com a Prefeitura, através da Secretaria de Educação, e tem como objetivo regularizar a situação das crianças que, por inúmeros motivos, não tiveram acesso ao nome do pai no registro de nascimento. A triagem dos casos será feita levando em consideração as condições da mãe em custear um exame de DNA, e o tempo de aguardo para a análise do exame.

De acordo com o secretário de Educação de Queimados, Lenine Lemos, 30 escolas serão beneficiadas pelo projeto e a expectativa é que, ao final do atendimento nas instituições da rede municipal, as escolas estaduais também sejam contempladas.

A Promotora de Justiça Fernanda Abreu Ottoni do Amaral, representante do Ministério Público, falou da importância do Projeto. “É de extrema importância a nossa parceria com a Prefeitura de Queimados. Através de um trabalho de sensibilização, lutamos pela garantia dos direitos das crianças e adolescentes. Com o nome do pai na certidão de nascimento, a mãe fica possibilitada de entrar com o pedido de pensão alimentícia respaldada pela lei”, explicou a promotora.

Após o preenchimento da ficha cadastral do projeto, o responsável terá um prazo de 15 dias para entregar no Ministério Público o formulário devidamente respondido e portando os documentos e informações solicitados pelo Ministério Público: certidão de nascimento do aluno, documento de identidade e CPF da mãe ou responsável legal, nome e endereço do suposto pai do aluno, nome e endereço de duas testemunhas, certidão de óbito do suposto pai do aluno (caso necessário) e nome e endereço dos herdeiros.

O Ministério Público de Queimados fica na Rua Otília, nº 210, sala 202 do Fórum, Centro. O horário de atendimento é de 10h às 18h e o telefone para outras informações é o 3698-6504.

“O Rio de Muane” se apresenta no II Festival de Inverno de Teatro de Queimados

Para saber mais um pouco sobre a história da cidade do Rio de Janeiro, no período colonial, é só ir à escola e sentar-se a carteira. Nem sempre. Neste sábado, 07 de agosto, a história foi bem diferente porque bastava ir ao teatro e conferir a 8ª peça da programação do II Festival de Inverno de Queimados. Tudo isso, por conta da apresentação teatral e dança afro “O Rio de Muane”, no Teatro Marlice Margarida Ferreira da Cunha (Avenida Marinho Hemetério de Oliveira, s/nº, Vila Pacaembu).

A peça dirigida por Denise Zenicola que é baseada no conto “Cidade dos Sábios”, de Luis Antônio Baptista, conta a história da escrava Muane, durante o século XIX, que narra de maneira crítica, atemporal e bem humorada a evolução da cidade do Rio de Janeiro, desde a chegada da família real portuguesa até a atualidade.

A personagem Muane, que na linguagem africana iorubá significa “Mullher Rei”, e é interpretada pela atriz Cátia Costa, trata de temas como a violência contra os negros, a luta dos escravos pela libertação de seus senhores e a intolerância da sociedade branca. Utilizando o lundu (dança africana), o samba e a capoeira, Muane expressa toda sua revolta e agonia do doloroso cotidiano de submissão e medo que vive.

Segundo a diretora da peça, Denise Zenicola, a história mostra como os escravos viviam naquele período que era repleto de violência, dor, crença e sonhos por liberdade, tornado-se um cidadão.

“A peça mostra a marca que a violência deixou na história da cidade do Rio de Janeiro, através da escravidão dos negros. É muito importante conhecermos e resgatarmos nossa história, independente de qualquer crença ou religião”, comentou a diretora, já que a peça passeia pelo universo do candomblé com danças e cantigas.

Com duração de uma hora, a obra tem no elenco os atores Cátia Costa, Débora Campos, Carol Araújo, Wander Paulus, Pedro Mota, Viviane Santos e Kaio Ventura.

O II Festival teve início no dia 31 de julho e será encerrado no dia 16 de agosto. As peças são sempre apresentadas no Teatro Marlice Margarida Ferreira da Cunha, na Avenida Marinho Hemetério de Oliveira, s/nº, Vila Pacaembu. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados diretamente na secretaria municipal de Educação, Rua Hortência, n°6, Centro.

Bairro Vila Americana recebe ação comunitária

A Prefeitura de Queimados realizou neste sábado, 07 de agosto, mais uma grande ação comunitária na cidade. Desta vez, os beneficiados com os serviços gratuitos foram os moradores do bairro Vila Americana. A ação foi realizada na Escola Municipal Paulo Freire (Avenida Antônio Luziário, s/nº, Vila Americana) e teve como objetivo levar para mais perto da população alguns serviços prestados pela administração municipal.

Durante todo o dia, foi oferecido aos moradores cadastramento do Programa Bolsa Família, retirada da primeira via da carteira de trabalho, segunda via de documentações como identidade e certidões, orientação jurídica, aferição de pressão arterial, medição da taxa de glicose, vacinação contra poliomielite, H1N1 e hepatite; corte de cabelo e orientações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s). Estima-se que mais de 300 pessoas foram beneficiadas.

Destaque para a orientação de agentes da Defesa Civil que deram aulas sobre prevenção contra incêndios domésticos. A aula consistiu em alertar e como saber se comportar em incêndios ocasionados por escapamento de gás de botijões de cozinha. Já para criançada, houve aulas sobre escovação dos dentes e aplicação de flúor, além de brinquedos para recreação como pula-pula e castelo mágico.

As ações comunitárias da Prefeitura, que contam com a prestação de serviços de todas as secretarias municipais, acontecem ao menos duas vezes por mês em bairros da periferia da cidade. A próxima ação acontece no dia 21 de setembro.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Esporte em Queimados está a todo o vapor

A arena montada da Praça dos Eucaliptos, em Queimados, está a todo o vapor com a sétima edição do Circuito Estudantil dos Jogos de Areia. Nesta quinta-feira, 05 de agosto, a arena lotou com mais de duas mil pessoas para assistir mais uma fase classificatória da Categoria Comunidade. O evento é uma iniciativa das Secretarias Municipal de Esporte e Lazer e Educação e vai até o dia 13 de agosto.

O futebol de areia é dividido em três tempos de 10 minutos e tem as mesmas regras do futebol de campo. Os jogos responsáveis por levantar a galera na arquibancada foram as disputas entre Xurupita F.C x Família F.C e Galudão F.C x Dinossauros F.C. No primeiro jogo o Xurupita F.C venceu por 5x4 e no jogo posterior o Galudão F.C também conquistou a vitória por 4x3. Os times vencedores passaram para a semifinal, onde jogarão na próxima segunda-feira, 09.

Segundo o técnico do Xurupita F.C, Leonardo Henrique da Silva, 25 anos, a iniciativa é essencial para os esportistas de Queimados. “É a primeira vez que nosso time participa de um evento assim. Nós estamos juntos há dois anos e só jogávamos ‘pelada’ nos campinhos da cidade. Hoje estamos tendo a chance de ser reconhecido por todos”, frisou o estudante do 1° ano do CIEP 355 – Roquete Pinto, bairro da Paz.

No final de semana o município também será tomado por esportes. No sábado, 07, os Jogos Abertos do Interior 2010, também terá vez, com muito basquete e voleibol. Às 10h começa o Campeonato Estadual Mirim de Vôlei Masculino, no Ginásio de Esportes da Escola Municipal Metodista, com a partida de Queimados Voleibol x Niterói Vôlei Clube. Na parte da tarde, às 15h os rapazes do basquete serão os responsáveis por agitar o ginásio com a partida de Queimados x Volta Redonda. Já no campo do Queimados Futebol Clube, às 15h, será realizado o Campeonato da Liga da Federação de Esporte do Rio de Janeiro, com a partida entre Queimados x Bom Jardim.

O Ginásio de Esporte Metodista fica na Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/n° - Vila Pacaembu e o Queimados Futebol Clube fica na Avenida Olímpia Silva, s/n°, Centro. Para outras informações, basta entrar em contato com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, que fica na Avenida Maracanã s/n° - Vila Pacaembu e pelos telefones (21) 3698-1188 ou 3698-1191.

O sexto espetáculo do II Festival de Inverno de Queimados reúne 250 pessoas

A segunda edição do Festival de Inverno de Queimados está um sucesso. Somente nesta quinta-feira, 05 de agosto, mais de 250 pessoas lotaram o Teatro Municipal Marlice Margarida da Cunha para assistir “Inimigo do Povo”, o sexto espetáculo dos 16 do festival. O final de semana também promete ser quente como espetáculo “O Rio de Muane”, que será apresentado no sábado, 07, às 20h. A classificação é livre e a entrada é gratuita.

A peça "Inimigo do Povo" é baseada no texto homônimo do dramaturgo norueguês Henrik Ibdsen e traz uma adaptação contemporânea. Com quase duas horas de duração e um elenco com 10 atores, o espetáculo conta a história de uma cidade da baixada fluminense onde o prefeito, Uelinton Fraga, deseja construir uma indústria. Na cidadezinha existe o médico Jorge Braga, irmão do prefeito, que é contrário às atitudes tomadas pelo seu irmão. A peça é um duelo entre os dois e o final é aberto para o público decidir o final da história. O objetivo da peça é levantar a questão do o que é realmente estar ao lado do povo.

Segundo o produtor, Sérgio Cardoso Jr, é muito importante para o Grupo Teatral Código participar da segunda edição do festival. “Está sendo uma oportunidade maravilhosa e para nós o objetivo principal é fomentar a cultura na Baixada Fluminense. Nosso grupo está junto há apenas cinco anos e o festival vai ajudar na nossa maturidade profissional”, ressaltou Sérgio, parabenizando a Prefeitura de Queimados.

Os ingressos podem ser retirados gratuitamente nas Secretarias Municipais de Educação, Rua Hortência, n°6, ou Cultura, Rua Boituva, n°203 – ambas no Centro. Todas as peças estão sendo apresentadas no Teatro Municipal Marlice Margarida da Cunha, que fica na Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/n° - Vila Pacaembu.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Vila Americana, em Queimados, recebe ação comunitária neste sábado

A Prefeitura de Queimados realiza neste sábado, dia 07 de agosto, das 9h às 14h, mais uma Ação Comunitária. Desta vez, os moradores do bairro Vila Americana serão os beneficiados. A ação acontecerá na Escola Municipal Paulo Freire (Avenida Antônio Luziário, s/nº, Vila Americana). O objetivo é levar para mais perto da população alguns serviços prestados pela administração municipal.

No dia, totalmente gratuitos, serão oferecidos vários serviços, entre eles, orientação jurídica, emissão de carteira de trabalho, 2ª vias de documento como certidão de nascimento e identidade, cadastramento no programa Bolsa Família, vacinação contra poliomielite e Influenza A (H1N1), medição da taxa de glicose, aferição de pressão arterial, oficinas de corte de cabelo e manicure, coleta de sangue para exames, atividades de recreação e lazer para crianças, entre outros. Mais informações pelo telefone 2665-2174.
Serviço
Evento: Ação Comunitária
Data: 07/08/2010 (sábado)
Horário: 9h às 14h
Local: E.M Paulo Freire (Avenida Antônio Luziário, s/nº, Vila Americana)

Queimados realiza mais uma feira agrícola

A Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Agricultura (Sedrag), realizou nesta quinta-feira, dia 05 de agosto, na Rua Elói Teixeira, s/n°, Centro, a quarta edição da Feira da Roça. A intenção da feira é oferecer produtos de qualidade sem a utilização de agrotóxicos e fortalecer a atividade agrícola da região.

Em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca e apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio), a feira reúne a cada edição aproximadamente 20 agricultores que buscam desenvolver uma produção autossustentável no município. Entre os produtos vendidos a baixo custo, estão: frutas, legumes, verduras, mel, cachaça artesanal, hortaliças, mudas de plantas, adubos, entre outros.

Para as aposentadas e produtoras rurais, Maria Auxiliadora dos Santos e Maria do Carmo, ambas de 67 anos, que veem no plantio sua principal fonte de renda, a Feira da Roça é uma oportunidade para comercializarem seus produtos. “Participamos da feira desde a primeira edição, no ano passado. Antes de existir as feiras, tínhamos grandes dificuldades para vender por causa de transporte e locomoção. Com isso, nossos legumes e frutas acabavam estragando. Agora, conseguimos aumentar nossa renda no final do mês”, comentou Maria Auxiliadora, que vendia um lote de aipim e coco, com três unidades cada, por R$ 1,50 a R$ 2,00.

Por iniciativa da Prefeitura, os produtores rurais participantes tiveram que cadastrar suas respectivas propriedades rurais e principais atividades agrícolas de cultivo na Sedrag. Depois de feito o cadastro, os feirantes receberam um certificado da Emater-Rio, em que regulariza a venda, identifica a forma de cultivo e a origem dos produtos. A Feira da Roça acontece ao menos uma vez por mês, sempre a partir das 8h, na Rua Elói Teixeira, s/n°, Centro (ao lado da estação de trem). A próxima edição será no dia 02 de setembro. Mais informações pelo telefone da (21) 2779-8484.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Queimados terá distribuição de material explicativo sobre Lei Maria da Penha

A equipe da Coordenadoria Municipal do Direito da Mulher de Queimados distribuirá gratuitamente um material explicativo da Lei n° 11.340, popularmente conhecida como Lei Maria da Penha, nesta sexta-feira, 06 de agosto, na Praça Nossa Senhora da Conceição, Centro. A ação faz parte das comemorações dos quatro anos de criação da lei.

A coordenadora Municipal do Direito da Mulher, Eliana Leôncio, diz que a divulgação desse material é muito importante para toda a sociedade. “Além de promover a luta pela igualdade de direitos entre homens e mulheres, a norma judicial obteve sucesso no combate à violência contra a mulher. Infelizmente muitas mulheres são vítimas de violência e nosso objetivo com essa distribuição é encorajar nossas munícipes em todos os aspectos”, frisa a coordenadora.

A coordenadoria especializada no atendimento da mulher faz parte da Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania. Os interessados em adquirir o material e obter mais detalhes sobre o funcionamento da coordenadoria poderá se informar sede da Secretaria que fica na Rua Otília, n° 1495, ou pelo telefone (21) 3699-3461.

Jogos de Areia a todo o vapor

Apesar dos termômetros marcarem baixas temperaturas, os jogos de areia deixam o inverno de Queimados mais quente. Hoje, três jogos agitam a arena montada na Praça dos Eucaliptos, a partir das 19h. A equipe do Oriente enfrenta o Gasparzinho, em seguida o Cacau Show joga contra o time do River Plate e, para encerrar a noite, quem entra em campo são os veteranos do Só os Bons x Boca Júniors. Todos os jogos acontecem na Praça dos Eucaliptos, no Centro de Queimados e a entrada é franca.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Queimados vai realizar a quarta edição da Feira da Roça

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Agricultura (Sedrag), com apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio), realiza nesta quinta-feira, dia 05 de agosto, a partir das 8h, a quarta edição da “Feira da Roça” de Queimados. O evento, que será realizado na Rua Elói Teixeira, s/n, Centro, tem o objetivo de desenvolver uma atividade agrícola autossustentável na região e estimular uma alimentação saudável.

Durante a feira agrícola serão oferecidos à população produtos de qualidade como frutas, legumes, verduras e hortaliças frescas sem a utilização de agrotóxicos. Mais informações pelo telefone da Sedrag: 2779-8484.

Peça “Terra, Nosso Lar” estreia no II Festival de Inverno de Teatro de Queimados

O II Festival de Inverno de Teatro de Queimados está fazendo sucesso. Nesta segunda-feira, dia 02 de agosto, foi à vez da peça “Terra, Nosso Lar”, da Cia Ópera Prima Teatral, de São Gonçalo (Niterói), estrear no festival com a presença de mais de 200 pessoas. A obra conta a história de três irmãos (a coisa, o coisa e coisinha) que lutam contra a construção de uma fábrica de picolés que ameaça todo o ecossistema existente da pacata cidadezinha Lugarejo do Sul.

Com texto e direção de Carrique Vieira, a peça abordou temas ligados ao meio ambiente e passou uma mensagem para crianças e adolescentes sobre a importância da conscientização ambiental como a necessidade de desenvolvimento autossustentável, reciclagem, coleta de lixo e não poluição.

Segundo o diretor, a peça já está em atividade há seis meses e faz apresentações em escolas e empresas do setor de mineração. “A mensagem que a peça quer passar é justamente sobre a responsabilidade socioambiental. Ela foca na convivência do homem com o meio ambiente, em que sem preservação e consciência ambiental não se pode ter um mundo mais limpo”, comentou Carrique Vieira.

O II Festival teve início no dia 31 de julho e será encerrado no dia 16 de agosto. As peças são apresentadas no Teatro Marlice Margarida Ferreira da Cunha, na Avenida Marinho Hemetério de Oliveira, s/nº, Vila Pacaembu. A entrada é gratuita.