quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Secretaria de Saúde de Queimados contrata clínicos e pediatras

A Secretaria Municipal de Saúde de Queimados abre nesta sexta-feira, 01º de outubro, processo seletivo para contratação temporária de médicos clínicos gerais e pediatras para prestar assistência médica na UPA 24 horas da cidade. A remuneração será de R$ 35,00 a hora trabalhada e cada médico poderá assumir no máximo três plantões semanais, sendo que pelo menos um não subsequente.
Os interessados deverão comparecer à sede da Secretaria Municipal de Saúde de Queimados, na Rua Hortênsia, 254, no Centro, das 8h às 17h até o dia 04 de outubro, com currículo é fotocópia dos documentos de Identidade, CPF e CRM. A contratação será feita a contar de 04 de outubro, inicialmente até dia 03 de janeiro de 2011, podendo ser prorrogada até completar um período total de 24 meses.

Agricultores participam de oficina de Qualidade Rural em Queimados

A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura de Queimados, em parceria com o Sebrae/RJ, realizou nesta quarta-feira, 30 de setembro, uma oficina gratuita de Qualidade Rural para 30 produtores rurais da região. Realizado no auditório da Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania (Rua Otília, n° 1.504, Vila do Tinguá), o curso teve o objetivo de ensinar aos agricultores como evitar desperdícios, reduzir custos, melhorar a qualidade de vida e diminuir riscos de acidentes.

No encontro, os participantes aprenderam sobre o conceito japonês denominado 5S, através de dinâmicas de grupo, e sua aplicação em atividades agrícolas. A sigla 5S trata-se das iniciais de cinco palavras japonesas: seiri (utilização), seiton (ordenação), seisou (limpeza), seiketsu (saúde) e shitsuke (autodisciplina). Pensando na melhoria da qualidade de vida e produção dos agricultores, a oficina também abordou temas como organização, limpeza, saúde e utilidade de espaço.

Segundo a palestrante do Sebrae/RJ e consultora em planejamento estratégico, Marlize Porto, depois que as pessoas participam da oficina elas já começam a colocar em prática o método 5S, tanto no trabalho quanto em casa. “Depois da oficina, os produtores rurais aprendem como dar utilidade e destino às ferramentas de trabalho que antes ocupavam espaços desnecessários, por exemplo. Eles ainda aprendem como utilizar o espaço, planejar a rotina de trabalho e, principalmente, reduzir custos e tempo nas atividades agrícolas”, explicou.

Na indústria japonesa, o conceito 5S é utilizado para liberar áreas, evitar desperdícios, melhorar relacionamentos, facilitar a rotina de trabalho e localizar recursos disponíveis.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Alunos de Queimados participam dos Jogos para Pessoas Especiais

A Prefeitura de Queimados, através das secretarias municipais de Esporte e Lazer e de Educação, realizou nesta terça-feira, dia 28 de setembro, a segunda edição dos Jogos para Pessoas Especiais de Queimados (JOPEQ 2010). O evento esportivo, que aconteceu no Ginásio da Escola Municipal Metodista, reuniu centenas de alunos portadores de deficiência física, auditiva, visual e intelectual da rede municipal de ensino.
Os atletas competiram em diversas modalidades como salto em distância sem corrida, chute a gol, zigue-zague livre, zigue-zague com parceiro, bola ao arco, bola ao alvo, lançamento de saco de areia, bola ao cesto e circuito (arco, zigue-zague, corda suspensa e chute a gol), entre outras. Para o estudante e portador de ataxia de Friedrich – doença que provoca a deterioração das fibras nervosas da medula espinhal responsáveis pela coordenação motora –, André Luiz Contreras, de 29 anos, os jogos são um estímulo a mais para outros como ele que desejam praticar esportes.

“Quando vejo outras pessoas como eu jogando, brincando e participando das atividades, isso faz com que me sinta capaz de competir também. Estou feliz de ver que ainda existem pessoas que se preocupam com os portadores de deficiência”, comentou André Contreras, que começou a apresentar sintomas da rara doença degenerativa a partir dos 13 anos.

Segundo a mãe de André e professora, Lindinalva Contreras, a ataxia que afetou o filho era tão rara que foi preciso mais de uma junta médica para diagnosticar a doença. “A ataxia atingiu toda coordenação motora, começando primeiro pelas pernas e, depois, chegando até os braços”, contou a professora. Quando perguntada sobre as dificuldades enfrentadas devido à locomoção do filho, Lindinalva é bem direta: “Infelizmente, nossa sociedade ainda não está preparada para acolher pessoas como o meu filho. Eles são tão normais quanto nós”, frisou.

Além das escolas municipais, também participaram do encontro a Associação de Pais e Amigos de Pessoas Excepcionais (APAE) do município e demais instituições de ensino público e particular.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Queimados encerra atividades referentes à Semana Nacional do Trânsito

A Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito, encerrou nesta sexta-feira, 24 de setembro, na Praça Nossa Senhora da Conceição, as atividades referentes à Semana Nacional do Trânsito, que teve como tema “Cinto e Cadeirinha, Queimados seguindo essa linha” e como lema "Motorista consciente: você é o elo desta corrente".

Na ocasião, foi realizada uma blitz educativa na própria Praça alertando os motoristas sobre assuntos importantes como a utilização da cadeirinha para transporte infantil, motoristas receberam materiais educativos e orientações sobre a importância de respeitar o limite de velocidade, utilização do cinto de segurança, não dirigir após o consumo de bebida alcoólica e não falar ao celular enquanto estiverem dirigindo. Quem passou pelas imediações da Praça recebeu o brinde ícone do lema da campanha, um pequeno elo de corrente que simboliza a união de todos em prol de um trânsito mais seguro.

Durante toda a semana, agentes de trânsito realizaram atividades educativas na Praça, na Vila Olímpica e em demais pontos da cidade e mais de 500 pessoas estiveram envolvidas nas ações. A Secretaria Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito sorteou ao longo dos eventos três bicicletas para a população.

Queimados terá encontrão para a comemoração do Dia Internacional do Idoso

Em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, dia 27 de setembro, a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para a Terceira Idade de Queimados realizará um grande encontro com os idosos do município na Praça dos Eucaliptos, Centro. O encontro terá início com uma caminhada às 7h30, com saída e chegada no próprio ponto de encontro. Além de comemorar a data, o encontrão tem como objetivo reunir os participantes dos Pólos de Atividades Físicas para a Terceira Idade.

Após a caminhada, os integrantes do Pólo 1 – Grupo Social Integral Professor Amorim, apresentarão uma peça teatral com o tema “Qualidade de vida e saúde”, às 8h30. A partir das 9h30 o coordenador municipal de Políticas Públicas para a Terceira Idade, Antônio Amorim, realizará uma palestra que tem foco a “Saúde física e mental na vida dos Idosos”. Todas as ações acontecerão na Praça dos Eucaliptos.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

II Olimpíadas Estudantis 2010 agitam Queimados

As Olimpíadas Estudantis 2010 de Queimados estão a todo o vapor. A segunda edição do torneio é promovida pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e mais de mil alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino estão participando das atividades. Após a abertura oficial dos jogos, que ocorreu nesta última segunda-feira, 20 de setembro, a cerimônia deu lugar às competições.

Já nesta terça-feira mais de 150 alunos de 10 escolas públicas e particulares, meninos e meninas divididos nas categorias: sub-12, sub-14 e sub-17, disputaram partidas de handebol e provas de atletismo de 100m, 200m e 400m rasos. As Olimpíadas estão acontecendo no ginásio da Escola Municipal Metodista e na Vila Olímpica de Queimados. Jovens entre 10 e 17 anos estão competindo em cinco modalidades esportivas: atletismo, futsal, handebol, queimado e xadrez.

Nesta quarta-feira, 22 de setembro, será a vez das competições de queimada e xadrez, a partir das 9h, no Ginásio da Escola Municipal Metodista. O torneio vai até o dia 24 e todas as disputas têm entrada franca.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Queimados dá início à Semana Nacional do Trânsito

Atenta ao tema “Cinto e Cadeirinha, Queimados seguindo essa linha”, eleito pela própria Secretaria Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito, a Prefeitura de Queimados deu início a diversas atividades que marcam a Semana Nacional do Trânsito. Durante os cinco dias de evento, serão ministradas palestras e realizadas blitz educativas nos principais pontos da cidade alertando os motoristas sobre assuntos importantes como a utilização da cadeirinha para transporte infantil e primeiros socorros. Além das intervenções didáticas, a Secretaria realizará ainda sorteios de bicicletas para a população.

Na ocasião, colaboradores da Prefeitura e de Auto Escolas parceiras efetuaram demonstrações de situações de perigo no trânsito, esclareceram dúvidas sobre multas e infrações e sortearam a primeira bicicleta. A ganhadora do dia foi a pequena Letícia, que com apenas nove anos já se mostrou bem atenta às questões do trânsito na cidade. Para a subsecretária de Segurança, Transporte e Trânsito, Cristina Quaresma, a iniciativa é essencial para promover nas pessoas a política de segurança em todos os sentidos. “Segurança é questão de cidadania, precisamos conscientizar as pessoas que o trânsito não é apenas para os motoristas. Todos nós participamos de alguma forma”, destacou Cristina.

O objetivo da campanha é estimular a população a respeitar as leis do trânsito e contribuir na redução dos índices de acidentes e mortes. Os motoristas receberão materiais educativos e orientações sobre a importância de respeitar o limite de velocidade, utilização do cinto de segurança, não dirigir após o consumo de bebida alcoólica e não falar ao celular enquanto estiverem dirigindo.

As atividades vão até o dia 24 e todas elas têm entrada franca. Mais informações na Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito que funciona na Estrada do Lazareto, nº 184, no bairro Glória, das 8h às 17h e pelos telefones 2665-6101/6100.

Programação completa

* Terça-feira (21/09): 10h – Palestra “Educação para o trânsito”, voltada para a Terceira Idade. Sorteio de uma bicicleta.Local: Auto Escola Maranata

* Quarta-feira (22/09): 10h – Operação educativa de trânsitoLocal: Praça Nossa Senhora da Conceição.

* Quinta-feira (23/09): 10h – Palestra de primeiros socorrosLocal: Teatro Escola Marlice Margarida Ferreira da Cunha (Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira s/nº - Vila Pacaembu)

* Sexta-feira (25/09): 10h – Encerramento da Semana Nacional do Trânsito. Sorteio de uma bicicleta. Local: Praça Nossa Senhora da Conceição

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Queimados realiza atividades referentes à Semana Nacional do Trânsito

A Prefeitura de Queimados realizará a partir da próxima segunda-feira, 20 de setembro, às 10h, as atividades referentes à Semana Nacional de Trânsito. O objetivo da campanha, cujo tema é “Motorista consciente você é o elo desta corrente”, é educar e sensibilizar motoristas e pedestres da importância de se ter prudência, respeitar as leis do trânsito e contribuir na redução dos índices de acidentes e mortes.

Durante toda a semana Queimados estará em prol de uma melhora no trânsito do município realizando palestras que abordarão temas importantes como a utilização da cadeirinha para transporte infantil, primeiros socorros, além de sorteios de bicicletas para a população. Abaixo segue a relação das programações durante a semana. Os motoristas receberão materiais educativos e orientações sobre a importância de respeitar o limite de velocidade, utilização do cinto de segurança, não dirigir após o consumo de bebida alcoólica e não falar ao celular enquanto estiver dirigindo.
Mais informações na Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito que funciona na Estrada do Lazareto, nº 184, no bairro Glória, das 8h às 17h e pelos telefones 2665-6101/6100.

Programação completa

* Segunda-feira (20/09): 10h – Prática de entrada e saída de baliza, prática de parada e estacionamento com sinalização, noções de infrações e posicionamento da cadeirinha para transporte infantil. Sorteio de uma bicicleta.Local: Vila Olímpica

* Terça-feira (21/09): 10h – Palestra “Educação para o trânsito”, voltada para a Terceira Idade. Sorteio de uma bicicleta.Local: Auto Escola Maranata

* Quarta-feira (22/09): 10h – Operação educativa de trânsitoLocal: Praça Nossa Senhora da Conceição

* Quinta-feira (23/09): 10h – Palestra de primeiros socorrosLocal: Teatro Escola Marlice Margarida Ferreira da Cunha (Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira s/nº - Vila Pacaembu)

* Sexta-feira (25/09): 10h – Encerramento da Semana Nacional do Trânsito. Sorteio de uma bicicleta. Local: Praça Nossa Senhora da Conceição

Queimados promove II Olimpíadas Estudantis

A partir da próxima segunda-feira, 20 de setembro, Queimados dá início à sua 2ª edição das Olimpíadas Estudantis. O torneio vai até o dia 24 e vai reunir mais de mil alunos das redes públicas e particular da cidade. Jovens entre 10 e 17 anos competirão em cinco modalidades esportivas: atletismo, futsal, handebol, queimado e xadrez. Os atletas serão divididos nas categorias sub-12, sub-14 e sub-17.

As disputas serão realizadas no ginásio da Escola Municipal Metodista e na Vila Olímpica de Queimados. As Olimpíadas Estudantis têm, também, o objetivo de valorizar os princípios de participação, de cooperação, do espírito de equipe, inclusão social e solidariedade.

Serviço

Local - A Escola Municipal Metodista fica na Avenida Marinho Hemetério de Oliveira, s/nº - Vila Pacaembu. A Vila Olímpica fica na Avenida Maracanã, s/nº - Vila Pacaembu.

Queimados oferece 30 vagas para oficina gratuita de Qualidade Rural

A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura de Queimados (Sedrag), em parceria com o Sebrae, abre nesta segunda-feira, 20 de setembro, as inscrições para a oficina gratuita de Qualidade Rural. Serão oferecidas 30 vagas. A oficina, que é voltada exclusivamente para produtores rurais da região, tem o objetivo de ensinar como se aplicam os conceitos japoneses de organização, limpeza, saúde, senso de utilidade de materiais e espaço, 5S, no trabalho do campo.

O curso será realizado no dia 30 de setembro (quinta-feira), das 9h às 18h, no auditório da Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania, que fica na Rua Otília, n° 1.504, no bairro Vila do Tinguá. No dia, os agricultores irão aprender como evitar desperdícios, reduzir custos, melhorar a qualidade de vida e diminuir riscos de acidentes.

Para se inscrever, os interessados devem comparecer à sede da Sedrag, que fica na Rua Francisco Gabriel, s/n°, bairro Vila Camorim, munidos de cópia da identidade, CPF e comprovante de residência. Informações pelo telefone (21) 2779-8484.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

15 alunas se formam em oficinas gratuitas de manicure e pedicure em Queimados

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Queimados (Semas) realizou nesta terça-feira, dia 14 de setembro, a formatura para 15 alunas que participaram das oficinas gratuitas de manicure e pedicure oferecidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) VIII, que fica na Rua São Nicolau, n° 153, bairro do Glória. O curso, com duração de três meses, teve como objetivo favorecer o aumento da renda familiar das alunas e prepará-las para o mercado de trabalho.
No intuito de estimular a nova profissão e garantir que as alunas possam ter um ponto de partida para geração de renda, a Semas entregou para as novas manicures um kit básico composto por alicate, espátula, lixa de unha, acetona, algodão e toalha. Outras oficinas também são oferecidas gratuitamente como corte e costura, bordado, confecção de bolsas, artesanato, manicure, cabeleireiro, maquiagem, entre outros.

Para os interessados que queiram se inscrever, basta procurar um dos Cras espalhados pela cidade, munidos de identidade, CPF e comprovante de residência. As unidades de atendimento funcionam das 8h às 17h. Informações pelo telefone (21) 2665-8322.

Endereços para inscrições:

CRAS I - Rua José Pedro, s/nº, Luiz de Camões / tel.: 3699-2345
CRAS II - Estrada Olegário Dias, nº 1658, Santo Expedito / tel.: 3699-3294
CRAS III - Av. Tiradentes, lote 18 - quadra 12, Inconfidência / tel.: 3778-8021
CRAS IV - Rua Weder, nº 05, Novo Rio / tel.: 3698-0679
CRAS V - Av. Olímpia Silva, nº 46, Centro / tel.: 2665-2854
CRAS VI - (CRAS Itinerante)
CRAS VII - Rua Maria Carlos, nº 18, Nova Cidade / tel.: 3698-6479
CRAS VIII - Rua São Nicolau, nº 153, Nossa Senhora da Glória

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Mais de 150 alunos de Queimados aprenderam técnicas de primeiros socorros com o Projeto Samuzinho

Mostrar aos alunos das redes estadual e municipal de ensino como funciona a unidade do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), alertar sobre os prejuízos provocados pelos trotes e ensinar técnicas de primeiros socorros. Estes são os objetivos do Projeto Samuzinho, em Queimados. Implantado pela primeira vez na Escola Estadual São João, no final do mês de agosto, o projeto foi nesta quarta-feira, dia 15 de setembro, até a Escola Estadual Dom Bosco, no bairro Valdariosa.

Na ocasião, a equipe de emergência do SAMU de Queimados demonstrou para mais de 150 alunos, divididos em três turmas, como proceder em casos de atropelamentos, fraturas, convulsões e choques elétricos. Durante a aula, os alunos ainda aprenderam técnicas de salvamento como massagem cardiopulmonar, desobstrução das vias áreas, respiração boca a boca, entre outras.

O projeto, que foi implantado pela primeira vez no Estado do Rio de Janeiro, em Queimados, pretende visitar todas as escolas públicas do município e atingir alunos do 1º ao 7° ano do Ensino fundamental.

Segundo com o aluno do 7º ano, Wallace Domingos, de 14 anos, é a primeira vez que vê de perto técnicas de primeiros socorros. “Nunca tive a chance de ver uma equipe de emergência trabalhando. É muito legal. Acredito que depois dessa aula, já vou saber o que fazer quando alguém se acidentar aqui na minha escola”, comentou o estudante que ainda participou de uma simulação de imobilização.

Queimados inicia projeto de saúde e cultura na Escola Municipal Profª Scintilla Exel

A Secretaria Municipal de Saúde de Queimados, através da equipe de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), iniciou nesta quarta-feira, dia 15 de setembro, o projeto piloto “Com que Sonharte – Saúde e Cultura nas Escolas”, na Escola Municipal Profª Scintilla Exel (Travessa Campo Alegre, s/n°, Belmonte). O projeto tem o objetivo de educar jovens alunos do 6° ao 9º ano do ensino fundamental da rede pública, usando o teatro como ferramenta de conscientização e informação quanto à saúde. Inicialmente, o projeto de saúde e cultura vai atender mais de 40 alunos de 14 a 16 anos, até dezembro deste ano.

Em parceria com as secretarias municipais de Educação e Cultura, os alunos irão participar de oficinas de dramatização, expressão corporal, música e desenho. Além das atividades cênicas, os jovens ainda vão aprender como se prevenir de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), participarão de palestras sobre sexualidade e riscos de gravidez na adolescência.

Segundo a coordenadora do projeto e integrante do IEC, Sônia de Oliveira Santos, o principal objetivo é educar e conscientizar os alunos para que promovam, entre a família e os amigos, a necessidade de cuidar da saúde.

“Com a iniciativa desse projeto, além de alertar e educar os jovens, também os afastamos das ruas onde há muito contato com a violência e drogas. Digo isso, porque as aulas serão sempre no turno da manhã. Ou seja, os alunos vão ficar na escola o dia todo, nos turnos da manhã e da tarde. Queremos usar a cultura na promoção da saúde e, assim, dar uma melhor perspectiva de vida aos alunos”, comentou a coordenadora.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Mais de 10 mil alunos participaram da Semana da Pátria em Queimados

Queimados encerrou neste sábado, 11 de setembro, a Semana da Pátria com a segunda etapa do Desfile Cívico em comemoração a Independência do Brasil, na Estrada dos caramujos, bairro Belmonte. Dividido em seis pelotões, 27 instituições, sendo 20 escolas municipais e estaduais, desfilaram levando o tema “Muito mais Educação para Queimados”. Mais de 10 mil alunos de todas as redes de ensino - municipais, estaduais, particulares e estabelecimentos de caridade e utilidade pública - participaram das atividades cívicas.

No segundo desfile a população vibrou com a novidade dos personagens das autoridades de Queimados, os bonecos representavam o prefeito Max Lemos, o vice-prefeito, José Alves de Carvalho e vereadores do município. Outra novidade no desfile foi a participação, pela primeira vez, do Colégio Estadual São João.

O prefeito de Queimados, Max Lemos disse estar muito orgulhoso dos alunos do município. “É muito bom ver os alunos participando com tanto vigor no Desfile da Independência do Brasil. Esse momento não significa somente a independência do nosso país, mas também do nosso município. Queimados está crescendo e o nosso foco é a educação”, frisou Max.

A primeira etapa do desfile aconteceu no dia 07 de setembro, que contou com a participação de 21 instituições, entre elas 17 escolas. A Semana da Pátria, que faz parte do calendário municipal, deu início no dia 01 de setembro na Praça dos Eucaliptos, onde foi entregue o prêmio do concurso de redação das escolas públicas (estaduais e municipais), cujo tema também foi: “Muito Mais Educação Para Queimados”.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Saúde do homem é discutida em Queimados

A Secretaria Municipal de Saúde de Queimados em parceria com o 24° BPM (Queimados) realizou nesta quarta-feira, 01º de setembro, um encontro sobre a saúde do homem. O evento teve como objetivo conscientizar sobre a necessidade de fazer exames preventivos através de palestras ligadas aos temas: Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), câncer de próstata e depressão. As palestram foram ministradas pelo urologista Dr. Jorge Percy, e pelo professor de educação física Tiago Moraes.

No encontro, cerca de 100 policiais militares puderam ser vacinados contra a Influenza A (H1N1), realizar o exame preventivo rápido contra a hepatite e verificar sua pressão arterial. Os serviços foram feitos por alunos do Centro Técnico Educacional Florience – CETEF.


O comandante do 24° BPM, coronel Albuquerque, disse que esse tipo de encontro é essencial para a prevenção de diversas doenças. “Sabemos que o homem, principalmente os militares, são vaidosos em relação aos cuidados da saúde. Nós nos preocupamos mais com a saúde dos outros do que a nossa. E esse encontro tem como propósito congregar a Secretaria de Saúde do município com os militares de Queimados. Aqui foi discutido mensagens sadias e muito importante para nossas vidas”, frisou o comandante.

O evento contou com apoio de funcionários do INSS, do programa DST/AIDS e do Curso CETEF. O grupo do Coral CCAA também participou do encontro cantando duas canções, “Oh Happy Day” e “When you believe”.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Queimados realiza mais uma edição da Feira da Roça nesta quinta

A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura de Queimados, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio), realiza nesta quinta-feira, dia 02 de setembro, a partir das 9h, mais uma edição da Feira da Roça. Quem for conferir a feira agrícola, na Rua Elói Teixeira, s/n°, Centro, poderá comprar produtos de qualidade como frutas, legumes, verduras e hortaliças frescas sem a utilização de agrotóxicos, direto das mãos dos produtores rurais da região. Mais informações pelo telefone (21) 2779-8484.