sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Queimados BC enfrenta Riachuelo E.C na quarta-feira pelo Campeonato Estadual de Basquete

O Queimados BC recebe na quarta-feira, 03 de novembro, às 19h40, o Riachuelo E.C, pelo Campeonato Estadual de Basquete (Adulto Masculino), no Ginásio da Escola Municipal Metodista (Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/nº, Vila Pacaembu).

O próximo jogo em casa do Queimados B.C será no dia 19 de novembro (sexta-feira), às 19h40, contra o Tijuca E.C.

Servidor de Queimados tem festa

Os servidores de Queimados não tiveram ponto facultativo no seu dia, mas uma grande festa com show ao vivo marcou a data na cidade. Nesta quinta-feira, 28 de outubro, a Secretaria Municipal de Administração organizou uma grande festa para os servidores na quadra do Queimados Futebol Clube com show da banda Copa 7 e da equipe que integra o projeto “Música com Arte na Escola”. Na data, foram depositados os salários dos servidores.

Para o secretário de Administração, José Carlos Leal Nogueira, a festa foi uma forma de homenagear as pessoas que mantém a cidade em funcionamento, além de ser uma excelente oportunidade de todos os funcionários das 18 secretarias confraternizarem e se conhecerem.

“Nossos servidores são o coração da nossa cidade. Eles são uma parte importante da engrenagem que mantém nossa cidade funcionando plenamente e crescendo cada vez mais. Esta festa é uma modesta forma de homenageá-los e, também, uma forma de reunir o maior número de servidores em um único lugar. Têm pessoas que só se conhecem por telefone e a festa é uma oportunidade de se conhecerem pessoalmente”, frisou. Mais de mil servidores, entre estatutários e comissionados, compareceram a festa.

No Dia do Servidor Público, também, foi encerrada a campanha de atualização cadastral com objetivo de criar uma nova carteira funcional, com código de barras para posteriormente digitalizar a folha de ponto dos servidores.

160 casais oficializarão união de graça em Queimados

Neste sábado, 30 de outubro, a Prefeitura de Queimados realizará a cerimônia da união matrimonial 160 casais que participarão do casamento comunitário. O projeto “Cidadania, Eu Defendo” é uma parceria entre a Prefeitura de Queimados, Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Leão XVIII e o Cartório do município. O evento acontecerá às 18h, no Ginásio da Escola Municipal Metodista, que fica na Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/n°, Vila Pacaembu.

Através da Defensoria Pública, os casais tiveram isenção de toda documentação necessária para o casamento civil, que já foi realizado, em datas marcadas pelo Cartório do município. Os responsáveis pela cerimônia serão os juízes do Fórum de Queimados, Dr. Jansen Amadeu do Carmo Madeira e o de Paz, Dr. Ozias Inocêncio.

A união dos 160 casais terá direito a festa. Cada casal terá uma mesa no salão para acomodar seus convidados, um bolo individual, brinde surpresa e ainda um cupom para sorteio de uma lua de mel que será presente da Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Queimados começa a vacinar contra febre aftosa na próxima quarta

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Agricultura (Sedrag) de Queimados começa na quarta-feira, dia 03 de novembro, a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa. Equipes de vacinação estarão no sítio Dona Tilde (Avenida dos Lusíadas, nº 23, Luiz de Camões) para imunizar o gado e orientar os pecuaristas da região sobre os métodos de prevenção e combate à doença.

A imunização contra a febre aftosa vai até o dia 30 de novembro. Os interessados em vacinar seus animais devem ir à sede da Sedrag (Rua Francisco Gabriel, s/n°, Vila Camarim), munidos de CPF e identidade, comprovante de residência, nome do sítio ou assentamento no qual desenvolvem suas atividades de pecuária. Maiores informações pelo telefone (21) 2779-8484.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Alunos da rede municipal participam de atividades de recreação na Vila Olímpica

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Queimados, em parceria com a Secretaria de Educação, realizou nesta quarta-feira, dia 27 de outubro, uma ação de recreação e lazer para alunos da rede municipal de ensino, na Vila Olímpica da cidade (Avenida Maracanã, s/nº, Vila Pacaembu). Durante todo o dia, os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental participaram de diversas brincadeiras como pula-pula, pique-pega, futebol, corrida, entre outras atividades.

E não para por aí. Após as brincadeiras e para recarregar as energias, os pequenos ainda saborearam pipoca, cachorro-quente e refrigerante. Todos os alunos que participaram da recreação foram acompanhados por professores e pelos próprios pais. Nesta quinta-feira, 28 de outubro, será o último dia de recreação na Vila Olímpica. As atividades de lazer, que vão das 9h às 17h, não contarão como falta para o ano letivo.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Campanha de atualização cadastral em Queimados é encerrada com festa para comemorar o Dia do Servidor Público

A campanha de atualização cadastral dos cerca de 2.500 servidores – comissionados e estatutários – da Prefeitura de Queimados será encerrada nesta quinta-feira, 28 de outubro, quando se comemora o Dia do Servidor Público. A festa do servidor terá grande ação de cuidados com a saúde, no Queimados Futebol Clube (Rua Olímpia Silva, s/n° - Centro), das 15h às 18h. Após as 18h, será realizado um coquetel com shows de bandas locais, o projeto Música com Arte nas Escola, além da banda Copa Sete.

Durante a ação de cuidados com a saúde, serão oferecidos serviços como verificação de pressão, exame oftalmológico, teste de glicose, entre outros, estarão disponíveis a todos os servidores municipais. Na mesma data a Prefeitura depositará o salário de todos os funcionários públicos, que possuem final de matricula de zero a nove.

A atualização cadastral está sendo realizada com objetivo de posteriormente criar uma nova carteira funcional, com código de barras para digitalizar a folha de ponto dos servidores. Os servidores de todas as secretarias, exceto das de Saúde e Educação, realizaram o recadastramento entre os dias 04 a 08 de outubro; os funcionários da Saúde, entre os dias 13 a 20; e os funcionários da Educação iniciaram o processo no dia 21, onde terão prazo máximo até o dia 28 de outubro.

"África" em Queimados

O espetáculo África, de Vicente Sanches, chega a Queimados, através da terceira edição do Circuito Estadual das Artes. A peça conta como as relações amorosas conduzem a caminhos nem sempre desejados ou esperados, em desdobramentos que atropela a razão. “África” fala sobre um inusitado triângulo amoroso de onde surgem insuspeitadas e arrebatadoras relações numa vertiginosa sequência de acontecimentos. É a batalha do ser humano entre razão e emoção, entre a fantasia e realidade. O espetáculo será apresentado nesta quinta-feira, 28 de outubro, às 19h30, no Teatro Metodista (Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/nº – Vila Pacaembu). A entrada é franca!

Serviço:
Apresentação da peça “África”
Local: Teatro Metodista (Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, nº – Vila Pacaembu
Hora: 19h30
Entrada: Franca

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Educação de Queimados comemora Dia do Professor com concurso, palestra e premiações

Identificar e valorizar o trabalho pedagógico bem elaborado e com resultado positivo, desenvolvido em sala de aula. Esse é um dos objetivos do concurso Professor Alberto Pirro, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Queimados, que premiou nesta terça-feira, 20 de outubro, no Ginásio da Escola Municipal Metodista, os três primeiros projetos de quatro categorias, elaborados por professores da rede municipal de ensino. Na ocasião, também foi comemorado o Dia do Professor, com a palestra “Educar para vencer”, feito pela escritora, fisioterapeuta e especialista em medicina comportamental, Leila Navarro.

Durante a festa de comemoração ao Dia do Professor e premiação do Concurso Professor Alberto Pirro, também foram premiadas a diretora da E.M. Ubirajara Ferreira (Jardim Excelsior), Lindinalva Vasconcelos Contreiras da Silva, por sua unidade ter obtido o maior Índice de Desenvolvimento da Educação (IDEB) em Queimados, e as escolas Joaquim de Freitas, Santo Expedito e Washington Manoel foram premiadas com uma vale no valor de R$ 500 cada por terem tido melhor resultados na Olimpíada Municipal Estudantil de Queimados (Olimeq). A verba deverá ser utilizada para compra de material esportivo para a unidade.

Os trabalhos vencedores do concurso serão inseridos no planejamento pedagógico nos próximos anos. As categorias envolveram Educação Infantil, Ensino fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino de Jovens e Adultos nos dois segmentos do Ensino Fundamental (CAEJA/EJA), sendo que a Educação Especial está inserida em todos os níveis de ensino.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Lenine Lemos, o professor é o profissional mais indicado para traçar planos e metas para melhorar o ensino na sala de aula, pois nele está a experiência. “O objetivo do concurso é valorizar as propostas onde experiências de ensino/aprendizagem tenham sido vivenciadas na escola, podendo estar relacionadas a qualquer disciplina, área de conhecimento ou conteúdo do currículo escolar brasileiro, da educação infantil ao ensino fundamental. O professor que está dia-a-dia na sala de aula é a pessoa mais indicada para desenvolver trabalhos que melhorem o ensino na sala de aula”, afirmou.

A análise e julgamento dos projetos foi feita por uma equipe de professores das redes estadual e particular de ensino convidados pela Secretaria Municipal de Educação de Queimados. Foram avaliados a aplicabilidade dos métodos propostos, adequação dos instrumentos e processos avaliativos, nível de participação da turma, desenvolvimento de processo criativos, significatividade do trabalho para a vida do aluno, originalidade, funcionalidade, cooperação mútua, objetivos claros e abordagem interdisciplinar.

A festa foi animada pela equipe do projeto “Música com Arte nas Escolas” – que leva música popular brasileira às escolas municipais nos horários da entrada, recreio e/ou saída – e é formado pelo trio de músicos Michele Langer, Joiceny Bazeth e Sérgio Louzada. O projeto é uma parceria entre as secretarias de Educação e de Cultura de Queimados.

Projetos Premiados

Para participar do concurso Professor Alberto Pirro uma das obrigatoriedades era ser professor da rede municipal de ensino. A inscrição e entrega do projeto foi feita entre os dias 30 de agosto a 30 de setembro. A avaliação pela comissão de julgamento foi realizada entre os dias 01º e 15 de outubro. Dos 42 trabalhos inscritos para o concurso, 12 foram selecionados e premiados. O primeiro lugar de cada categoria foi contemplado com uma final de semana com acompanhante em Camboriú, em Santa Catarina, e um notebook; o segundo lugar de cada categoria foi agraciado com um notebook; e o terceiro de cada categoria ganhou uma câmera digital.

Categoria Educação Infantil, foram selecionados:

1º lugar – Alimentação Saudável, da professora Jaqueline Souza – E.M. Luiz de Camões

2º lugar – Ler e Sonhar, da professora Fabiana Menezes Pinto – E.M. Ubirajara Ferreira

3º lugar – Folclore, da professora Patrícia Martins – E.M. Pastor Arsênio Gonçalves


Categoria Ensino Fundamental I

1º lugar – Letramento encantado, da professora Cíntia Stella – E.M. Doutor Francisco Manoel Brandão

2º lugar – Eu amo minha família, da professora Monique Ferreira – E.M. Monteiro Lobato

3º lugar – Identidade, quem sou eu, da professora Alzira Oliveira Alves, E.M. Waldick Cunegundes Pereira


Categoria Ensino Fundamental II

1º lugar – Observar, orientar e historiar a educação na nossa escola, da professora Fátima Matos – E.M. Leopoldo machado

2º lugar – Bons hábitos fazem toda a diferença, da professora Marlene de Souza – E.M. Joaquim de Freitas

3º lugar – Integração social, da professora Denise Guerra – E.M. Washington Manoel


Categoria Jovens e Adultos (CAEJA/EJA)

1º lugar – Afetividade não tem idade, da professora Verônica da Cunha – E.M. Washington Manoel

2º lugar – Tecnologia na EJA, da professora Marilene Araújo – E.M. Nelson Carneiro

3º lugar – Melhorando meu estilo de vida, da professora Josinete Rodrigues – E.M. Scintilla Exel

Queimados implementa a Lei Geral para fortalecer micro e pequenas empresas

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Queimados, em parceria com o SEBRAE-RJ, lançou nesta quinta-feira, 21 de outubro, o Programa de Desenvolvimento Municipal e Fortalecimento das Micro e Pequenas Empresas na cidade. O município foi o primeiro no Estado do Rio de Janeiro a municipalizar a Lei Geral que trata do assunto. Em todo o estado, apenas oito municípios vão receber consultoria do SEBRAE. Na Baixada Fluminense, Queimados é a única cidade a participar deste processo.

A iniciativa tem como objetivo dar efetividade aos benefícios garantidos pela Lei Geral de micro e pequenas empresas, forte e eficaz instrumento de consolidação de políticas públicas de fomento ao desenvolvimento da cidade. De acordo com a representante do SEBRAE de Nova Iguaçu, Tereza Cristina, Queimados foi o único selecionado na Baixada porque sempre demonstrou interesse em parceria que visam a melhoria da qualidade de vida na cidade.

“Queimados é apontado como exemplo de trabalho. Quando se fala da cidade no SEBRAE, sabemos que podemos contar com parceria. Escolhermos a cidade para colocar em prática a Lei Geral, dando legitimidade ao programa, por conta de vermos sempre interesse de gestores em melhorar a qualidade de vida da população através da geração de emprego e renda”, afirmou.

Durante a reunião, foi oficializado o Comitê Gestor Municipal que cuidará do programa que, entre outras coisas, visa regularizar e implantar micro e pequenas empresas em Queimados. Serão representantes dos seguintes órgãos: secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Fazenda e Planejamento, Educação, Administração, Saúde, Urbanismo e Meio Ambiente, da Associação comercial e Industrial de Queimados (ACIQ), Câmara dos Dirigentes Lojistas de Queimados (CDL), representantes das instituições de ensino superior do município, representantes das instituições públicas responsáveis por desenvolvimento de projetos para valorizar o papel do empreendedor, representante das instituições de crédito e contabilistas da cidade.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Queimados efetiva benefícios para micro e pequenas empresas

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Queimados, em parceria com o SEBRAE, lança nesta quinta-feira, 21 de outubro, o Programa de Desenvolvimento Municipal e Fortalecimento das Micro e Pequenas Empresas, Lei Geral. A iniciativa tem como objetivo dar efetividade aos benefícios garantidos pela Lei Geral de micro e pequenas empresas, forte e eficaz instrumento de consolidação de políticas públicas de fomento ao desenvolvimento da cidade. Na ocasião, serão apresentados os membros do comitê gestor municipal do programa. O encontro acontecerá no salão de festas da Rua Hernani, nº 410, no bairro Nossa Senhora de Fátima, às 8h30.

Serviço: Lançamento do Programa de Desenvolvimento Municipal e Fortalecimento das Micro e Pequenas Empresas
Local: Rua Hernani, nº 410, no bairro Nossa Senhora de Fátima
Hora: 8h30

Queimados premia projetos pedagógicos

Dando continuidade às ações que visam aprimorar a qualidade na rede municipal de ensino, a Secretaria de Educação de Queimados premiará três projetos pedagógicos através do Concurso Professor Alberto Pirro. A entrega do prêmio será no dia 20 de outubro, no Ginásio da Escola Municipal Metodista, às 18h.

O objetivo do concurso é valorizar as propostas onde experiências de ensino/aprendizagem tenham sido vivenciadas na escola, podendo estar relacionadas a qualquer disciplina, área de conhecimento ou conteúdo do currículo escolar brasileiro, da educação infantil ao ensino fundamental. A seleção tem como critérios a qualidade, a criatividade, nível de participação das turmas, aplicabilidade e a repercussão do trabalho na escola.

Os três melhores projetos serão contemplados com os seguintes prêmios: o 3º lugar ganhará uma câmera digital, o 2º lugar receberá um notebook e o 1º lugar será contemplado com uma estadia de final de semana, com direito a acompanhante, em hotel, além do notebook.

Serviço:
Local - O Ginásio da Escola Municipal Metodista fica na Avenida Marinho Hemetério de Oliveira, s/nº - Vila Pacaembu
Data - 20/10 (quarta-feira)
Horário - às 18h

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Queimados regulariza mais de 70 microempreendedores em dois dias

Repetindo o sucesso de mais uma parceria entre a Prefeitura de Queimados e o SEBRAE no último dia 07, através da Blitz do Empreendedor Individual, foi realizada nesta segunda e terça-feira, 18 e 19 de outubro, a 2ª Blitz do Empreendedor Individual, na Praça Nossa Senhora da Conceição (Centro). Durante todo dia, no estande disponibilizado para informações e regularização de autônomos e pequenas empresas, equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas atenderam mais de 180 pessoas e regularizaram mais de 70 microempreendedores.

Nos dois dias de atendimento, das 9h às 17h, os interessados que levaram os documentos necessários (carteira de identidade, CPF e comprovante de residência) para se enquadrar na Lei do Empreendedor Individual (EI), já saíram do estande com a situação regularizada. Após o cadastramento, os microempreendedores terão direito a diversos benefícios como auxílio doença, aposentadoria, salário maternidade, emissão do CNPJ, conta bancária, acesso à linha de crédito, menores taxas de juros, registro, alvará e licença.

Para o autônomo e dono de uma Lan House, Cláudio Albuquerque, de 41 anos, através da regularização e emissão do CNPJ de sua empresa será muito mais fácil prestar serviços a grandes empresas do segmento de informática. “Com a regularização da minha empresa, agora, já posso emitir nota fiscal. Antes, não conseguia me regularizar por questões burocráticas e o valor da mensalidade era muito alto. Agora, vou pagar apenas R$ 61,00 por mês e já posso prestar serviços às empresas de informática”, comentou o microempreendedor, que também trabalha com manutenção de microcomputadores e tinha acabado de se regularizar em 30 minutos.

A Lei do Empreendedor Individual beneficia quem realiza alguma atividade ou já possui um pequeno comércio informal com faturamento de até R$ 36 mil por ano ou R$ 3 mil por mês, e emprega no máximo um funcionário.

As pessoas que ainda não conseguiram se enquadrar no EI devem procurar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, na Rua Hernani, nº 372, Nossa Senhora de Fátima, das 9h às 17h. Maiores informações: (21) 3770-3697.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Alunos do Projovem Adolescente de Queimados participarão de torneio esportivo

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Queimados realiza nesta sexta-feira, 15 de outubro, o Torneio de Esportes do Programa Nacional de Inclusão de Jovens e Adolescentes (Projovem) do município. Entre as modalidades esportivas oferecidas no torneio, 100 alunos irão disputar jogos de futsal (masculino) e queimado (feminino). Os jogos acontecerão na Vila Olímpica da cidade, que fica na Avenida Maracanã, s/nº, no bairro Vila Pacaembu, das 9h às 14h.

Serviço

Evento: Torneio de Esportes Projovem Adolescente
Data: 15/10/2010 (sexta-feira)
Horário: 9h às 14h
Local: Avenida Maracanã, s/nº, bairro Vila Pacaembu

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Queimados oferece 80 vagas para cursos gratuitos de serviços domésticos

Continuam abertas, até o dia 19 de outubro, as inscrições para 80 vagas do Programa de Desenvolvimento Setorial Casa de Serviços Domésticos e Capacitação Profissional, em Queimados. Através de uma parceria entre a Prefeitura do município e o Senac-Rio, o curso que é gratuito busca capacitar pessoas de baixa renda familiar. As aulas serão voltadas para afazeres domésticos como limpeza, arrumação residencial, culinária, gerenciamento de carreira, entre outros.

Os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Assistência Social (Rua Eugênio Castanheiras, nº 176, Centro), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, munidos de cópias da identidade e CPF, comprovantes de residência e escolaridade. Os candidatos devem possuir idade mínima de 16 anos e ter concluído, no mínimo, até a 4ª série do ensino fundamental. Informações pelo telefone (21) 2665-8322.

ESF do bairro Santa Rosa realiza festa em comemoração ao Dia das Crianças

Adiantando a comemoração do Dia das Crianças, 12 de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde de Queimados, através da Coordenadoria Geral do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF), promoveu nesta sexta-feira, 08 de outubro, uma festa para mais de 200 crianças na unidade de Saúde da Família do bairro Santa Rosa. Na ocasião, a garotada participou de diversas brincadeiras como corridas de saco, da colher, dança da cadeira, pique-pega, campeonato de futebol e demais atividades de recreação e lazer.

Seguindo a tradição das festas infantis, não faltaram guloseimas para os pequenos, que incluiu doces, bolos, refrigerantes, pipoca, picolé e cachorro-quente. Mas nem tudo foi só brincadeira. Durante a festa, houve também distribuição de roupas e brinquedos adquiridos através de uma doação dos próprios profissionais de saúde do ESF e demais secretarias.

Segundo a coordenadora do programa ESF de Queimados, Michele Mendes, as ações são planejadas e definidas uma vez por mês com o objetivo de promover o bem estar e aumento da qualidade dos moradores da região. “Todo mês realizamos uma reunião com os coordenadores das nove unidades de Saúde da Família para definirmos as festas temáticas. Em outubro, é a vez do Dia das Crianças”, explicou Michele Mendes.

Ao final, ainda foi sorteada uma bicicleta aro 20. As comemorações de Dia das Crianças serão realizadas em todos ESFs da cidade e só terminarão no fim do mês.

De acordo com a Coordenação da unidade de Saúde da Família do bairro Santa Rosa, mais de 1.500 famílias são atendidas por mês. Entre os problemas freqüentes de saúde, estão incluídos: alcoolismo, desnutrição e doenças crônicas. Uma unidade ESF tem o objetivo de promover ações de saúde e atuar de forma preventiva contra doenças através visitas domiciliares aos pacientes.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Queimados terá concurso para encontrar a Musa Negra Queimadense

A Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania de Queimados, em parceria com o Movimento Cultural Musa Negra realizará um grande concurso para eleger a musa negra queimadense. O evento acontecerá no dia 15 de outubro, a partir das 18h, no Salão de Festa Ki-Festa, que fica na Rua Padre Marques, n°28 - Centro. A vencedora participará da competição da “Musa Negra do Rio de Janeiro”, em Madureira, no próximo ano.

De acordo coma presidente do movimento, Adriana Miguel, um dos objetivos do concurso é encontrar as mais belas negras do Estado do Rio de Janeiro. “Precisamos cada vez mais procurar fortalecer a igualdade social e racial fazendo com que o negro tenha uma visibilidade maior e, assim, mostrar que o negro pode realizar tudo”, frisou.

Em Queimados 13 mulheres com idade entre 14 e 29 anos, foram selecionadas para a fase classificatória final, que serão desfiles com a blusa do Movimento Cultural Musa Negra e roupas de gala. A vencedora participará do “Concurso Musa Negra do Rio de Janeiro”, que será realizado e 2011, no Dia Nacional da Mulher Negra – 25 de julho, embaixo do Viaduto Negrão de Lima, em Madureira.

Durante o concurso, outras 25 mulheres negras de Queimados, que foram selecionadas por equipes das Secretarias Municipais de Promoção a Cidadania e Educação, serão homenageadas pelo trabalho realizado dentro do município. Além dos desfiles, será aberto um espaço para as crianças queimadenses, entre um ano e meio a 12 anos, que participarão de um desfile simbólico.

Grupos de hip-hop e de outros estilos de dança serão os responsáveis pela animação da festa. Após o concurso em Queimados, o Movimento Cultural Musa Negra realizará o evento nos municípios de Nova Iguaçu e Duque de Caxias, além do bairro de Anchieta, no Rio de Janeiro.

Mais de 200 pessoas participam da Blitz do empreendedor em Queimados

Através de mais uma parceria de sucesso entre a Prefeitura de Queimados e o Sebrae foi realizada, nesta quinta-feira, 07 de outubro, na Praça Nossa Senhora da Conceição, a Blitz do Empreendedor. A equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas atenderam mais de 200 pessoas interessadas em regularizar ou abrir seu próprio negócio.

Na ocasião, quem levou os documentos necessários para se enquadrar na Lei do Microempreendedor Individual (MEI) já saiu do estande com a situação regular. A exemplo do fotógrafo Adilson de Jesus da Silva, que trabalha como “lambe-lambe” na Praça Nossa Senhora da Conceição há 30 anos. “Fiquei sabendo da oportunidade para legalizar a minha situação e não perdi tempo. Agora as coisas vão melhorar, vou poder prestar serviço para empresas e emitir nota fiscal”, ressaltou o fotógrafo.

A Lei do Microempreendedor Individual beneficia quem realiza alguma atividade ou já possui um pequeno comércio informal com faturamento de até R$ 36 mil por ano ou R$ 3 mil por mês, e emprega no máximo um funcionário. O microempreendedor ainda terá direito à conta bancária, acesso a crédito, gratuidade nos valores referentes a taxas e demais documentos relativos à abertura, inscrição, registro, alvará e licença.

Para o representante do Sebrae, Décio Lima, a partir da nova lei ficou ainda mais fácil se legalizar. “Basta apenas a pessoa querer regularizar a situação do empreendimento a partir de agora. Se for uma atividade relativamente simples, em menos de uma hora o indivíduo já sai daqui um microempreendedor legalizado”, garantiu Décio.

Quem não conseguiu ir até o estande e quiser se enquadrar no MEI deverá procurar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, que fica na Rua Hernani, nº 410, no bairro Nossa Senhora de Fátima (das 9h às 17h), portando os seguintes documentos: Carteira de Identidade, CPF e comprovante de residência. Vale lembrar que profissões regulamentadas como advogados, médicos e engenheiros não serão inseridas na Lei.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Queimados sedia Encontro de Saúde do Trabalhador

A Secretaria Municipal de Saúde de Queimados, através da Divisão de Controle de Vetores, realizou nesta quarta-feira, 06 de outubro, o Encontro Municipal de Saúde do Trabalhador, no Teatro Marlice Margarida Ferreira da Cunha (Avenida Marinho Hemetério de Oliveira, s/nº,Vila Pacaembu). O evento, realizado através de uma parceria entre a Prefeitura de Queimados e o Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (CEREST), reuniu autoridades municipais da Baixada Fluminense ligadas à saúde para discutir sobre condições de trabalho e qualidade de vida.

Dividido em dois temas “Acidentes de trabalho” e “Controle social na saúde do trabalhador”, o encontro tratou principalmente sobre a prevenção contra acidentes de trabalho com a implantação de Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas), aumento na qualidade de vida do trabalhador, a obrigatoriedade do uso de equipamentos de proteção individual (Epi) e criação de políticas públicas de saúde do trabalhador.

Segundo o coordenador do Programa de Saúde do Trabalhador de Queimados, Luiz Armando Arouca, o objetivo é melhorar as condições de trabalho e qualidade de vida dos trabalhadores. “Queremos tomar medidas preventivas contra acidentes de trabalho, promovendo palestras e cursos. Um dos principais objetivos é a criação de Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e estimular o uso de equipamentos de segurança”, frisou.

O próximo encontro municipal será no dia 14 de outubro, em Magé. Após os encontros, as propostas e metas dos Programas Municipais de Saúde do Trabalhador serão discutidas no Encontro Regional de Saúde do Trabalhador, que acontecerá no dia 22 de outubro, na Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO), em Duque de Caxias.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Queimados e Sebrae realizam blitz empreendedora

A Prefeitura de Queimados e o Sebrae realizam no próximo dia 07 de outubro, quinta-feira, a Blitz do Empreendedor Individual, na Praça Nossa Senhora da Conceição, das 10h às 18h. O objetivo da ação é incentivar a legalização dos micros e pequenos empreendedores da cidade. Com o tema “Nunca foi tão fácil legalizar seu negócio” a Prefeitura e o Sebrae apresentarão os serviços disponíveis na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Queimados e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas disponíveis para a população, em especial a quem deseja regularizar ou abrir seu próprio negócio.

Campanha de recadastramento funcional dos servidores de Queimados teve início nessa semana

A Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Administração, iniciou a campanha de atualização cadastral dos cerca dos 2.500 funcionários ativos – estatutários e comissionados. A ação teve início no dia 04 de outubro e terá encerramento no dia 28 de outubro, quando se comemora o Dia do Servidor Público. A ação está sendo realizada das 9h ás 16h, na sede da Secretaria Municipal de Educação, que fica Rua Hortênsia, n°06 – Centro.

Os servidores de todas as secretarias, exceto das de Saúde e Educação, farão o recadastramento do dia 04 a 08 de outubro; os funcionários da Saúde, do dia 13 a 20; e do dia 21 a 28, será a vez dos funcionários da Educação. O objetivo do recadastramento é atualizar e posteriormente criar uma nova carteira funcional, com código de barras para digitalizar a folha de ponto dos servidores.

Nesta terça-feira, 05 de outubro, o vice-prefeito José Alves Carvalho participou do recadastramento. “Essa ação é essencial para a organização do governo. Com a Prefeitura atualizada poderemos facilitar o trabalho para todos. Vim logo no início da campanha pra facilitar o procedimento”, frisou o vice-prefeito.

Para comemorar o Dia do Servidor Público, a Prefeitura de Queimados realizará uma grande ação de cuidados com a saúde do servidor, no dia 28 de outubro, no Queimados Futebol Clube (Rua Olímpia Silva, s/n° - Centro), das 15h às 18h. Serviços como verificação de pressão, exame oftalmológico, teste de glicose, entre outros, estarão disponíveis a todos os servidores municipais. Após as 18h, será realizado um coquetel com shows, que ainda serão definidos.

Para a realização do cadastramento, os servidores deverão estar atentos as exigências: todos os servidores que são vinculados a algum conselho, por exemplo: Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro – deverão levar uma fotocópia da documentação que comprove as anuidades quitadas; servidores que trabalham como motoristas deverão levar original e fotocópia da carteira de habilitação; aqueles que obtiverem o benefício do salário família deverão estar munidos de cópia da certidão de nascimento dos filhos, além da carteira de vacinação e escolar; já os demais servidores que não se encaixam nas requisiçõesacima, deverão levar original e fotocópia da carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e PIS ou PASEP.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

ESF Inconfidência promove palestra preventiva contra doenças para idosos

Em comemoração ao Dia do Idoso, a Secretaria Municipal de Saúde de Queimados, através da Coordenadoria Geral do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF), realizou nesta sexta-feira, 1º de outubro, uma palestra preventiva contra doenças crônicas para mais de 50 idosos. Realizado na unidade ESF do bairro Inconfidência (Rua José Flávio, s/nº), a palestra orientou sobre os perigos da diabetes, hipertensão e taxas altas de colesterol.

Durante a palestra, realizada pela equipe de saúde do ESF Inconfidência, os idosos também entenderam a importância de prevenção contra acidentes domésticos como quedas ao banho e em escadas, incêndios causados por vazamento de gás de cozinha, entre outros.

Para o aposentado, Orlando dos Santos, de 76 anos, a orientação sobre os perigos de doenças crônicas é fundamental para uma auto-prevenção. “Eu mesmo, de vez em quando, gosto de caminhar para cuidar da minha saúde. Chego a percorrer um quilômetro por dia para manter minha taxa de colesterol baixa”, comentou Orlando dos Santos que sofre de hipertensão.

Em relação à avaliação do atendimento dos agentes comunitários de saúde, o aposentado revela um episódio que passou: “Um bom atendimento é fundamental para nossa recuperação. Certa vez, não tive condições de ir ao ESF por sentir muitas dores nas pernas e, então, uma equipe veio até minha casa para prestar atendimento médico”, relatou.

Atualmente, o município de Queimados possui nove ESFs espalhados pela cidade. A unidade de saúde é responsável pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada. As equipes atuam com ações de promoção, prevenção, recuperação da saúde e reabilitação de doenças, através de visitas domiciliares aos pacientes.