sexta-feira, 29 de julho de 2011

Futuros moradores do “Minha Casa, Minha Vida” escolhem apartamentos

Contemplados do Programa “Minha Casa, Minha vida” em Queimados estão na contagem regressiva para realizar um dos seus maiores sonhos, mudar para a casa própria. Nesta sexta-feira, 29 de julho, 250 beneficiados, ou seja, que foram sorteados no primeiro sorteio em dezembro de 2010, visitaram o condomínio Parque Valdariosa I, quadra A, para escolherem seus apartamentos. Os outros 250, também do primeiro sorteio, escolherão seus apartamentos neste sábado, dia 30. No mês de agosto as chaves serão entregues.

Cada futuro morador recebeu uma folha com 12 opções de escolha e em cada opção o sorteado descreverá o número do bloco e apartamento que deseja morar. No dia 13 de agosto, todos os 500 contemplados deverão comparecer a Assembléia Geral, que será no Ginásio Metodista, onde acontecerá um sorteio por nome dando a oportunidade de a pessoa ficar com a primeira opção escolhida. Caso a opção nº 1 de escolha dele, já foi sorteado por outro, esta ficará com a opção nº 2 e assim sucessivamente.

A moradora Camila da Silva Martins, 23 anos, e seu marido Advaldo Silva Pereira, 25, estão ansiosos para a mudança. “Só sei dizer que é uma alegria tremenda. Estamos muito ansiosos pra fazer as mudanças. Moramos num quarto com banheiro cedido pela mãe do meu marido. Quero uma vida melhor para nós e meu filho de dois anos”, frisou Camila.

Ao total o condomínio Parque Valdariosa I tem 25 blocos, sendo cada bloco com cinco andares. O térreo é separado para os idosos e deficientes físicos.

O encontro no sábado será na Escola Estadual Dom Bosco, que fica na Rua Antônio Grande, s/nº - Valdariosa, próximo aos apartamentos.

Produtores rurais de Queimados terão curso de criação de tilápias

Pensando em estimular o potencial de pequenos produtores da região, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Agricultura de Queimados, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), oferecerá na próxima terça e quarta-feira, dias 02 e 03 de agosto, o curso de criação, abate e filetagem de tilápias. O curso será dividido em duas etapas: teórica e prática. A primeira será realizada na própria Secretaria e a segunda no assentamento rural Fazendinha.  

A iniciativa faz parte do Programa de Apoio a Modelos de Inovação Tecnológica e Social, financiado pela própria Faperj, que beneficiará 20 produtores rurais de pequeno porte do próprio município de Queimados. As aulas têm como objetivo qualificar, dar incentivo aos agricultores familiares, além de ensinar métodos e técnicas de piscicultura.   

Com o término do curso, a intenção é que os produtores criem grupos de cooperação para o desenvolvimento e a consolidação das atividades de produção local. Informações podem ser obtidas pelo telefone da Secretaria: 2779-8484. 

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Futuros moradores do “Minha Casa, Minha Vida” escolhem apartamentos em Queimados

Os sorteados do Programa “Minha Casa, Minha Vida” de Queimados estão cada vez mais próximos de realizar seu maior sonho, ter as chaves da casa própria em mãos. Nesta sexta-feira e sábado, 29 e 30 de julho, os contemplados participarão de uma reunião para a escolha dos apartamentos. O encontro será na Escola Estadual Dom Bosco às 9h.

Equipes da Secretaria Municipal de Habitação e Obras de Queimados e técnicos da Caixa Econômica Federal reunirão os sorteados para auxiliar nos próximos processos de escolha do apartamento. O encontro será na Rua Antônio Grande, s/nº - Valdariosa, próximo ao conjunto Parque Valdariosa I.

Vacinação contra o sarampo termina neste sábado em Queimados

Termina neste sábado, dia 30 de julho, a campanha nacional de vacinação contra o sarampo em Queimados. Por conta da baixa procura dos pais em vacinar seus filhos, o Ministério da Saúde prorrogou a campanha, que teve início no dia 18 de junho. Crianças de um ano e menores de sete anos que já foram imunizadas anteriormente não precisarão tomar a segunda dose. 

Em mobilização a campanha, a Secretaria Municipal de Saúde de Queimados continuará com seus pontos de vacinação espalhados pela cidade funcionando, das 8h às 17h, até sábado, dia 30. Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Postos de Saúde e Estratégia de Saúde da Família (ESFs, antigo PSF) funcionarão normalmente.

A vacina contra o sarampo (tetravalente) previne também contra rubéola e caxumba. Mais informações pelo telefone do setor de imunização da Secretaria: 2665-5151.

Locais de vacinação:

Centro Médico (Rua Patativa, s/nº – Nova Cidade)
UBS Júlio de Barros (Rua da Caixa D’Água, s/nº – Paraíso)
UBS Belmira Vargas (Rua da Batalha, n° 31 – Roncador)
ESF Tricampeão (Rua Rei Pelé, s/nº – Tricampeão)
ESF Inconfidência (Rua José Flávio, s/no – Bairro Inconfidência)
ESF Santa Rosa (Rua Magé, n° 01 – lote 1 – quadra 12)
ESF Belmonte (Avenida Campo Alegre, s/nº – Belmonte)
ESF Valdariosa (Avenida Beira Rio, casa 1 – Bairro Valdariosa)
ESF Vila Americana (Estrada Paulina Becker, s/nº – Vila Americana)
ESF Santo Expedito ( Rua Olegário Dias, 330 – Santo Expedito)
ESF Fazendinha (Rua da Conquista, s/nº – Distrito Industrial

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Programa Cozinha Brasil ensina donas de casa a aproveitarem melhor os alimentos em Queimados

Começaram nesta terça-feira, dia 26 de julho, as aulas do curso de aproveitamento de alimentos, do programa Cozinha Brasil, do Serviço Social da Indústria (Sesi), na Escola Municipal Monteiro Lobato (Rua Conde de Aljezur, s/n° - São Francisco), em Queimados. Em parceria com a Prefeitura Municipal de Queimados, o curso gratuito, que vai até sexta-feira, dia 29, tem a finalidade de aproveitar partes de alimentos antes esquecidos pelas donas de casa em preparos de receitas saborosas ricas em nutrientes. 
 
As aulas acontecem em dois horários: das 8h às 12h e das 13h às 17h, em uma unidade móvel instalada ao lado da escola. Além de ensinar a fazer um cardápio nutritivo, de baixo custo e sem desperdício, os profissionais do Sesi ensinam ainda sobre a importância da higienização de alimentos e na escolha de verduras, frutas e legumes frescos.

Entre os pratos elaborados, foram ensinadas receitas como o bolo do Brasil, que tem como ingredientes couve e abóbora, suco da horta feito com couve, limão e maracujá e bolo de casca de banana, rico em ferro e potássio. Em andamento desde 2004, o Cozinha Brasil foi inspirado no programa Alimente-se Bem, do Sesi de São Paulo.

De acordo com a nutricionista, Priscila Senra, as pessoas têm a cultura de jogar partes de alimentos no lixo sem saber o seu valor nutritivo. “Muitas partes de alimentos como caule, talos, cascas e folhas vão direto para o lixo. O quê as donas de casa não sabem é que algumas dessas partes podem ser aproveitadas em uma receita saborosa. Sem contar que elas são as que possuem um alto valor nutritivo”, comentou a professora do Sesi, que trabalha há quatro anos no programa Cozinha Brasil.

Os interessados no curso ainda podem se inscrever diretamente na Secretaria Municipal de Governo (Rua Ernani, n° 372 - Fátima), munidos de original e fotocópia do CPF, RG e comprovante de residência. Informações pelo telefone (21) 2665-2174.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Dia 25 de julho é comemorado em Queimados


A Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania de Queimados realizou nesta terça-feira, 26 de julho, uma solenidade alusiva ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorado dia 25, na sede da Secretaria. Durante o evento, 25 mulheres foram homenageadas pelos serviços de cunho racial e social promovidos no município.

O coordenador Municipal de Igualdade Racial, Jorge Dahl, diz que é de grande importância valorizar esses serviços dentro do município. “Sempre preocupo em valorizar essas mulheres que têm grande valia na vida de muita gente. É através do trabalho que elas realizam em diversas comunidades, que muitas pessoas tomam um rumo na vida”, frisou o coordenador.

Durante a homenagem o percursionista Rodrigo Senra, do Instituto Guerreiro de Zumbi, cantou a música “Mulher Negra” de Alcineia Martins e Gabriel Lopes, fundadores do grupo Afro Agbara Dudu, que é o primeiro grupo afro do Rio de Janeiro. A pastora, Fátima da Silva Meireles, de 44 anos, moradora do bairro Fanchem, diz que ficou muito feliz com o convite. “Estou feliz com o reconhecimento do meu trabalho. Na minha igreja tem diversos serviços sociais como distribuição de cestas básicas, campanha de gás de cozinha, cursos de computação e outros. Muito bom a iniciativa da Secretaria”, ressaltou a pastora, que foi uma das mulheres homenageadas.

A comemoração foi realizada através das Coordenadorias de Defesa da Igualdade Racial e Políticas Públicas para Mulheres.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Queimados realiza solenidade em homenagem ao dia 25 de julho

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, que é comemorado dia 25 de julho, as Coordenadorias Municipais de Igualdade Racial e de Políticas Públicas para Mulheres de Queimados realizarão uma solenidade alusiva, nesta terça-feira, 26 às 14h na Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania.

O evento, cujo objetivo principal é homenagear mulheres que realizam serviços de cunho racial e social em Queimados, será realizado na Rua Ótília, n° 1495 – Centro – na sede da SEMPROC.

Prefeitura de Queimados abre inscrições para curso gratuito sobre História da Baixada Fluminense

A Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Educação, está com as inscrições abertas para o curso gratuito de História da Baixada Fluminense, com ênfase na história do município. As aulas, que começam no dia 06 de agosto, fazem parte do projeto Encontros & Conexões - Redescobrindo Histórias, fruto da parceria entre a Associação de Pesquisadores e Professores de História - Clio e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (Unirio). Serão disponibilizadas 60 vagas.

A primeira fase do projeto abrangerá o curso de formação teórica com carga horária de 25 horas/aulas em um total de cinco encontros consecutivos, sempre aos sábados, das 8h às 12h. Ao final do ciclo teórico, os alunos farão ainda visitas técnicas ao sítios arqueológicos citados com maior destaque ao longo dos encontros. Em setembro, quando acontece a segunda fase do projeto, será realizada uma nova etapa da formação continuada, coordenada pelo Departamento de Memória Social da Unirio, através do curso Memória, Patrimônio e Cultura, desta vez destinada somente a professores. Um dos objetivos principais do projeto é promover a integração e o reconhecimento entre comunidades da cidade com a sua própria história tanto dentro do município, quanto da região da Baixada Fluminense de maneira geral.

Inicialmente a Prefeitura de Queimados disponibilizará 60 vagas, com possibilidade de aumento do número de acordo com a demanda, e os interessados poderão efetuar as inscrições gratuitamente na própria Secretaria Municipal de Educação de Queimados, que fica na rua Hortência, nº 6 - no centro, ou através do telefones: 3698-6695 ou 3698-6699. As aulas serão ministradas no auditório do Centro Educacional Manoel Pereira, que fica na Rua Itatinga, nº 59, no Centro e terão início no dia 06 de agosto.

Integrantes do "Repórter Jovem Cidadão" entrevistam delegada da 55ª DP (Queimados)

Como diz o manual do bom jornalismo, a curiosidade é fundamental para o repórter que busca uma grande história. Neste sábado, dia 23 de julho, 10 adolescentes de Queimados, que fazem parte do projeto “Repórter Jovem Cidadão”, demonstraram ter potencial para se tornarem repórteres de talento. Foi com essa curiosidade, tão necessária para um bom repórter, que os integrantes do projeto, administrado pela Secretaria Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito de Queimados em parceria com o Pronasci – Mulheres da Paz e PROTEJO, realizaram a 2° edição do “Repórter Jovem Cidadão” entrevistando a delegada da 55ª DP (Queimados), Juliana Emerique Amorim, no 24° BPM (Queimados). No melhor estilo “coletiva de imprensa”, à frente do entrevistado, os jovens fizeram perguntas de cunho pessoal ligadas à família, hobbys, medos e perigos da profissão. 

Sempre focando o lado pessoal do entrevistado, o objetivo da bateria de perguntas dos jovens foi de conhecer melhor a mulher que está por trás do cargo de delegada. Saber como é a autoridade policial em casa com seus filhos, por exemplo, foi apenas uma das mais de 20 perguntas feitas à delegada.  

Simpática, a delegada respondeu todas as perguntas dos jovens sempre de bom humor. Quando perguntada sobre o início de sua carreira na Polícia, Juliana Amorim até então magistrada na época, resumiu sobre a escolha da profissão. “A partir de 2001, comecei a prestar concurso público até me decidir pela profissão. Meus colegas de curso prepatório até  brincavam comigo falando que eu tinha cara de delegada. Em 2002, assumi o cargo de delegada da 55° DP. Parecia que eles já sabiam sobre o meu futuro”, brincou a delegada Amorim sorridente.   

Já sobre sua relação amorosa, a delegada desconversa e explica não ser tão durona quanto pensam. “As pessoas acham que por ser delegada, tenho que ser durona. No trabalho, posso até ser às vezes, mas em casa não”, comentou Emerique, que está noiva e pretende se casar até o final desse ano. Sobre o que pensou a família quando soube da escolha de profissão perigosa, ela conta que no começo a família não foi muito a favor. “No começo, eles não gostaram muito da ideia de eu ser delegada por ser uma profissão muito perigosa. Agora, eles já entendem e dão total apoio”, respondeu.

Na ocasião, os jovens repórteres apresentaram ainda o perfil do entrevistado da 1ª edição do projeto, o prefeito de Queimados, Max Rodrigues Lemos. Os entrevistadores deram suas opiniões sobre o que acharam da pessoa que possui o cargo de prefeito. “Após a entrevista, vi que o município de Queimados está em boas mãos. Está nas mãos de uma pessoa honesta, pai de família e que vê nossa cidade como seu próprio filho”, contou Raphael Santos, de 18 anos, um dos jovens que participaram da 1° edição do Repórter Jovem Cidadão.

Para próxima edição do projeto, não há ainda uma data definida e uma personalidade escolhida. Tudo o que acontece sobre o projeto “Repórter Jovem Cidadão” pode ser visto no próprio blog: http://www.reporterjovemcidadao.blogspot.com/    

Ação Comunitária no Tri-Campeão

No mesmo dia (23/07), a Prefeitura de Queimados, através das secretarias municipais, realizou mais uma Ação Comunitária. Desta vez, o bairro Tri-Campeão foi o escolhido. Realizada na Escola Municipal Francisco Manoel Brandão (Rua Félix, n° 7), a ação disponibilizou serviços gratuitos como retirada da primeira via de identidade e carteira de trabalho, cadastro para o programa Bolsa Família, vacinação, corte de cabelo, entre outros. 

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Queimados prorroga vacinação contra o sarampo até o dia 30

Por conta da baixa procura dos pais em vacinar seus filhos contra o vírus do sarampo, o Ministério da Saúde prorrogou a campanha de vacinação contra o sarampo até o dia 30 de julho, próximo sábado. A vacina é também conhecida como de seguimento. A campanha nacional, que começou junto com a contra a Poliomielite no dia 18 de junho, não atingiu a meta estipulada que é de imunizar 95% do público-alvo, ou seja, crianças de um ano e menores de sete anos.

Com um dos menores índices de imunização no território nacional, o estado do Rio de Janeiro tinha atingido apenas 71,62% de crianças vacinadas até dois dias antes do término da campanha. O percentual pode ser considerado baixo, uma vez que comparado com a meta do governo federal que é de 95%. Dos 92 municípios que formam o Estado do Rio de Janeiro, apenas as cidades de Rio Bonito e Tanguá conseguiram atingir a meta do Ministério da Saúde.

Pensado nisso, a Secretaria Municipal de Saúde de Queimados continuará com seus pontos de vacinação espalhados pela cidade funcionando, das 8h às 17h, até o dia 30. Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Postos de Saúde e Estratégia de Saúde da Família (ESFs, antigo PSF) estarão funcionando normalmente. A vacina contra o sarampo (tetravalente) previne também contra rubéola e caxumba.

Crianças que estiverem com a vacinação incompleta ou necessitando de complementação poderão receber as doses. Informações pelo telefone (21) 2665-5151.

Locais de vacinação:

Centro Médico – Rua Patativa, snº – Nova Cidade
UBS Júlio de Barros – Rua Da Caixa D’Água, s/nº – Paraíso
UBS Belmira Vargas – Rua da Batalha, 31 – Roncador
ESF Tricampeão – Rua Rei Pelé, s/nº – Tricampeão
ESF Inconfidência – Rua José Flávio, s/no – Bairro Inconfidência
ESF Santa Rosa – Rua Magé, 1 – lote 1 – quadra 12
ESF Belmonte – Avenida Campo Alegre, s/nº – Belmonte
ESF Valdariosa – Avenida Beira Rio, casa 1 – Bairro Valdariosa
ESF Vila Americana – Estrada Paulina Becker, s/nº – Vila Americana
ESF Santo Expedito – Rua Olegário Dias, 330 – Santo Expedito
ESF Fazendinha – Rua da Conquista, s/nº – Distrito Industrial

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Queimados receberá carreta móvel do programa Cozinha Brasil

Pensando em inovação, a Prefeitura de Queimados fechou parceria com o Serviço Social da Indústria – SESI – no projeto Cozinha Brasil. O programa, que é um curso totalmente gratuito, combina alimentos e temperos, rotineiros, a um novo modo de preparo de pratos. A cozinha móvel ficará no município durante três dias, dias 26 a 28 de julho. As inscrições estão abertas até a próxima segunda, 25.

O Cozinha Brasil  terá como foco três segmentos: qualidade, economia e sabor. O objetivo principal é ensinar a preparar refeições de baixo custo, aproveitando todas as partes dos alimentos, com qualidade e sabor.

A carreta ficará instalada na praça ao lado da Escola Municipal Monteiro Lobato, que fica na Rua Conde de Aljezur – São Francisco, mas conhecido como Porteira. O curso tem duração de três dias e será dividido em dois turnos: manhã (9h às 12h) e a tarde (13h às 16h). Ao final do curso, os alunos receberão um livro de receitas e o certificado do SESI.

Os interessados devem comparecer a Secretaria Municipal de Governo, que fica na Rua Ernani, n° 372 – Bairro de Fátima, munidos de original e fotocópia do CPF, RG e comprovante de residência.

Tri-Campeão será o beneficiado com Ação Comunitária este sábado

A Prefeitura de Queimados realiza mensalmente Ações Comunitárias a fim de beneficiar as comunidades da periferia do município. Em julho, neste sábado, dia 23, o bairro Tri-Campeão será o contemplado com diversos serviços gratuitos. A ação acontecerá na Escola Municipal Francisco Manoel Brandão das 9h às 14h.

Durante o evento os moradores poderão usufruir de serviços como: retirada da primeira via de identidade e carteira de trabalho, cadastro para o programa Bolsa Família, vacinação, verificação de glicose e pressão arterial, aplicação de flúor e escovação, orientação de DST/AIDS, tuberculose e hanseníase, corte de cabelo, orientação sobre o parcelamento do IPTU, entre outros.

Para garantir a animação da criançada do bairro, brinquedos ficarão disponíveis durante toda ação. Vale ressaltar que mudas de plantas serão distribuídas.

A Escola Municipal Francisco Manoel Brandão fica na Rua Félix, n° 7 – Tri-Campeão.


terça-feira, 19 de julho de 2011

Ressonância magnética de graça em Queimados

A Prefeitura de Queimados, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro, disponibilizará o Serviço Móvel de Ressonância Magnética gratuito para queimadenses e municípios adjacentes. Queimados será o “município pólo”, mas serão atendidas as cidades vizinhas de Japeri, Paracambi e Seropédica. Os exames serão realizados entre os dias 08 de agosto e 22 de setembro de 2011, inclusive sábados e feriados. A unidade móvel, que tem tenda climatizada para recepção e acolhimentos dos pacientes, com TV, água gelada e contêiner com aparelhagem, ficará na Praça Dr. Rubens Lima (Praça dos Eucaliptos), no Centro.

Os pedidos já podem ser encaminhados à Subsecretaria de Atenção à Saúde de Queimados, na Rua Hortência, 254, no Centro de Queimados, para que possa ser feito o agendamento.

Para os pacientes com incapacidade de locomoção será disponibilizada uma van. Em casos de urgência e emergência serão permitidos encaixes de pacientes. O Serviço Móvel de Ressonância Magnética tem capacidade de realizar 35 exames por dia. “A tenda funcionará no sábado e no feriado, mas é necessário fazer o agendamento na Secretaria de Saúde da cidade na qual o paciente reside”, informou o secretário de Saúde de Queimados, Ismael Lopes.

O Serviço funcionará na Praça Dr. Rubens de Lima, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 15h. O paciente pode ter qualquer idade, pesar até 130 quilos e não necessita sedação/anestesia. Os resultados dos exames serão entregues após 20 dias úteis na Secretaria de Saúde do município de origem do paciente.

Caps e Capsi de Queimados realizam “Arraiá” para pacientes

A Coordenadoria de Saúde Mental de Queimados, através dos Centros de Atendimento Psicossociais e Infantil (Caps e Capsi), residências terapêuticas e ambulatórios de Saúde Mental, realizou na tarde desta segunda-feira, dia 18 de julho, uma verdadeira festa Julina para os cerca de 80 pacientes de unidades de tratamento psiquiátrico da cidade. A festa, que contou com barraquinhas de comidas típicas, quadrilhas e brincadeiras, reuniu familiares dos usuários das unidades de atendimento psicossociais e funcionários da Coordenadoria para uma confraternização no melhor estilo “Arraiá”, na Vila Olímpica do município.

Para o psicólogo, Guilherme Sanz, que atua no atendimento a dependentes químicos e casos de alcoolismo, a festa faz com que os pacientes se relacionem melhor com outras pessoas, o que é benéfico para o tratamento. “O Arraiá funciona basicamente como uma terapia para os pacientes. É importante que eles tenham contato com a comunidade de uma forma geral, porque isso faz com  interajam com outras pessoas facilitando o tratamento terapêutico”, explicou Guilherme Sanz, um dos responsáveis pela organização da festa.

Segundo Sanz, a estimativa é que cerca de 10% da população local sofra com transtornos psiquiátricos como esquizofrenia, por exemplo.  “Muitos casos que chegam a nós vêm de clínicas psiquiátricas. Sempre orientamos as famílias que tenham esses casos dentro de casa para que procurem uma unidade de saúde mais próxima para obter informações sobre o tratamento”, ressaltou o psicólogo. Atualmente, a Prefeitura de Queimados atende mais de 200 pacientes nos Caps e Capsi - atendimento de crianças até 12 anos - e 15 nas duas residências terapêuticas do município.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Queimados contou com final de semana esportivo


O município de Queimados neste final de semana foi marcado por jogos nas modalidades basquete e futebol. O time de basquete de Queimados competiu na noite de sexta-feira, 15, no Ginásio da Escola Metodista na categoria Sub 19 com o Tijuca Tênis Clube. Já a categoria Sub 17 competiu com o Clube de Regatas Botafogo, neste domingo, 17. Ambas pelo Campeonato Estadual. Na tarde de sábado a animação ficou por conta da fase final da Taça da Cidade de Futebol. O Queimados Futebol Clube competiu com o Vila Americana Futebol Clube, no estádio Júlio Kengen, mais conhecido como Queimadão. 


Na sexta-feira, 15, o Tijuca Tênis Clube venceu por 64 pontos contra os 41 do basquete de Queimados. No sábado, 16, Queimados foi campeão por 2X0. E para encerrar o final de semana o Clube de Regatas do Botafogo venceu o time de Queimados por 78 pontos versos 32. 

As duas categorias do basquete, Sub 17 e 19, competiram a 2º fase do Campeonato Estadual. O time queimadense, que tem uma parceria com o Iguaçu Basquete Clube, é treinado pelo técnico Hamilton Lemos de Oliveira, que tem 25 anos de carreira como treinador. Segundo ele é importantíssimo ter jogos com esse nível em Queimados. “Estamos competindo uma fase do Campeonato Estadual aqui no município e isso é muito importante. Com isso divulgamos mais a nossa cidade na região e garantimos o crescimento do esporte aqui”, frisou o técnico.

Segundo o secretário Municipal de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Monteiro, Queimados nos últimos três anos tem valorizado muito a área esportiva. “Sempre temos diversos campeonatos externos e internos em nosso município e isso é bom porque garantimos melhor qualidade de vida para nossos munícipes. O esporte é essencial para uma boa educação”, ressalta Monteiro.

O atleta Jair de Lima, 66 anos, conhecido como Jaizinho, faz parte do Queimados Futebol Clube desde 1966. Segundo Jair o time faz parte de sua vida. “Competi desde o juvenil no Queimados F.C, desde sempre sou desse time. Já faz parte de mim. Já cheguei jogar em outros lugares, mas sempre voltei para aqui. Eu amo o Queimados”, disse o jogador que é penta campeão pelo Queimados.

Os troféus da final da Taça da Cidade de Futebol foram doados à Prefeitura pela Liga de Desportos de Queimados. 

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Final de semana esportivo em Queimados

Eventos esportivos marcarão o final de semana em Queimados. Nesta sexta-feira, dia 15 de julho, os meninos do time de basquete sub-17 de Queimados entram em quadra contra o Tijuca Tênis Clube pelo Campeonato Estadual, a partir das 19h, no Ginásio Escola Metodista (Avenida Vereador Hemetério de Oliveira, s/n° - Vila Pacaembú) para se manterem vivos na classificação. A equipe queimadense está na 5ª colocação na classificação geral do campeonato.

Válido ainda pelo Campeonato Estadual de Basquete, será a vez do time sub-19 enfrentar o Clube de Regatas do Botafogo no domingo, dia 17, às 11h, também no Ginásio Escola Metodista.  

Já para os amantes do futebol, a bola vai rolar neste sábado, dia 16 de julho, quando acontece à final da Taça Cidade de Futebol Super Sênior entre os times Queimados Futebol Clube e Vila Americana, às 15h, no estádio Júlio Kengen (Avenida Olímpia Silva, s/n° - Campo da Banha), mais conhecido como Queimadão F.C. Realizado sempre uma vez ao ano, o tradicional campeonato de futebol reúne diversos times de bairros do município com jogadores acima de 50 anos.  

Projeto "Repórter Jovem Cidadão" de Queimados entrevista a delegada da cidade

A Secretaria Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito de Queimados, em parceria com o Pronasci – Mulheres da Paz e PROTEJO –, realizará na manhã deste sábado, 23 de julho, às 10h, a segunda edição do projeto “Repórter Jovem Cidadão”. O projeto é uma ação que busca ampliar a visão dos jovens no âmbito do conhecimento, através de entrevistas com autoridades políticas, artísticas ou culturais de interesse deles. A entrevista do PROTEJO de Queimados será com a delegada da 55ª DP (Queimados), Juliana Emerique Amorim, e será realizada no 24º BPM, na Rua Jerônimo, s/nº – Queimados. Nesta edição participarão 10 jovens, sendo sete novos e três da primeira edição, que apresentarão o perfil do prefeito Max Lemos após a primeira entrevista e o passeio ao Distrito Industrial. O evento é gratuito e livre.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

IPTU de Queimados vence dia 15 de julho

Pensando no contribuinte, que no início do ano tem várias contas a pagar, como matrícula, uniforme e material escolar, contas das compras de fim de ano, o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotor (IPVA), entre outros, a Prefeitura de Queimados, pelo terceiro ano consecutivo, decidiu postergar o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para julho. A 1ª parcela e cota única com 10% de desconto vencem no dia 15 de julho. A segunda parcela ou cota única com 5% de desconto, no dia 15 de agosto. E a terceira parcela ou cota única sem desconto, no dia 15 de setembro.

Os carnês foram distribuídos pelo correio. Quem não recebeu ainda o carnê, deve procurar o Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC), da Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento, na Rua Alves, nº 68, no Centro (atrás da antiga Casas Sendas), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A atitude da atual administração de colocar o tributo com vencimento no meio do ano aumentou a arrecadação de 2010 em cerca de 45%. Já em 2011, a expectativa da Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento de Queimados é de que essa arrecadação ultrapasse 50%.

Mais de 200 pequenos judocas participaram da III Copinha de Judô de Queimados

Quem foi até o ginásio da Escola Municipal Metodista neste último domingo, 10 de julho, em Queimados, pode conferir de perto o talento dos mais de 200 pequeninos judocas no tatame. Os judoquinhas participaram da III Copinha de Judô, promovida pela Secretaria de Esporte de Lazer de Queimados em parceria Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ).

As sete equipes disputaram entre si em quatro categorias – masculino e feminino – como chupetinhas (até 07 anos), pré-infantil (08 a 09 anos), infantil (10 anos) e infanto (11 anos), o torneio também arrecadou alimentos não perecíveis com as inscrições dos judocas. Cada competidor doou 1 kg de alimento não perecível que serão entregues a entidades de caridade de Queimados.

O prefeito Max Lemos participou da abertura da III Copinha de Queimados de Judô e ratificou a importância de se promover eventos esportivos voltados para jovens e crianças. “A criança e o jovem precisam se desenvolver com valores importantes como respeito, disciplina, bom caráter e estudo, o esporte tem uma função muito importante nesse sentido”, destacou Max.

As agremiações que disputaram o campeonato foram Iega, Criarte, Vila Olímpica de Queimados, Clube Caxiense, Centro Social Luiz do Monte e Escola Municipal Washington Manoel. 

Classificação Geral:

Feminino

1° lugar: Vila Olímpica de Queimados - 73 pontos

2° lugar: Iega - 57 pontos

3° lugar: Clube Recreativo Caxiense - 44 pontos

Masculino
1° lugar: Clube Recreativo Caxiense - 82 pontos

2° lugar: Vila Olímpica de Queimados - 66 pontos

3° lugar: Iega - 54 pontos

sábado, 9 de julho de 2011

Mais de 200 pessoas participaram da II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Mais de 200 pessoas participaram da II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa neste sábado, 09 de julho, no Teatro Marlice Margarida Ferreira da Cunha, em Queimados. O evento foi promovido pela Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania, em parceria com o Conselho Municipal do Idoso.

A II Conferência Municipal segue o tema proposto pelo Conselho Nacional de Direitos do Idoso, que realizará a Conferência Nacional de Direitos da Pessoa Idosa no mês de novembro, no Distrito Federal. “O compromisso de todos por um envelhecimento digno no Brasil”, sugere a participação de toda a sociedade (idosos, gestores das políticas e conselheiros), em prol da consolidação dos direitos do idoso. .

A abertura do evento contou com a apresentação cultural do grupo de idosos da cidade, dirigido pelo coordenador Municipal de Políticas de Queimados, Professor Antônio Amorim, e homenagens a colaboradores da Prefeitura e representantes da sociedade civil, com destaque nas ações voltadas para a defesa dos direitos dos idosos, através de moções de aplausos. Participaram também da mesa de debates o secretário de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Monteiro, a delegada da 55ª DP de Queimados, Juliana Emerique de Amorim, a secretária de Promoção da Cidadania, Pastora Edna Rodrigues, o vice-prefeito, José Alves de Carvalho, e o prefeito do município de Queimados, Max Rodrigues Lemos.

Após agradecer a presença dos idosos enfatizou a importância de promover políticas públicas voltadas para a terceira idade com responsabilidade. “Durante a execução dos apartamentos do “Minha Casa, Minha Vida”, nós fomos avisados que seríamos obrigados a destinar 3% das moradias para idosos. Fomos além, hoje 15% dos nossos apartamentos são destinados aos idosos de Queimados”, destacou Max. 
   
A presidente do Conselho Municipal de Políticas Públicas para a Terceira Idade do Estado do Rio de Janeiro, Maria da Penha Silva Franco, participou do encontro e presidiu a Conferência Magna, ressaltando pontos importantes a serem discutidos na ocasião. “Sabemos que o país ainda está nos devendo no que diz respeito ao cumprimento do Estatuto do Idoso e outras questões básicas. Ainda estamos atrasados, mas o município de Queimados está de parabéns por ser um dos municípios mais participativos e atuantes do Estado do Rio de Janeiro”, destacou Maria da Penha, que tem 75 anos e é superintendente de Políticas para a Pessoa Idosa, ligada à Secretaria do Estado de Assistência Social e Direitos Humanos.

Ao final do encontro, foram eleitos 13 delegados que representarão Queimados na conferência Regional, que acontecerá nos dias 20 e 21 de julho, em Nova Iguaçu. O Professor Antônio Amorim, Cláudia Carlos Peixoto, Antônio José de Assis - mestre cumprido e Amanda Luiza da Silva serão os representantes da Prefeitura de Queimados. Marlene Barroso da Cruz, Amilton dos Santos, Maricéia Pelúzio Aragão, Margarida Francisco Jorge Vicente, Andrea Toledo da silva Amorim Alves, Telma Pereira Vitório da Silva, Sebastiana Conceição Castilho, Israel da Silveira Goulart e Flávio Sousa Silva serão os representantes da sociedade civil.

Mais de 300 pessoas participam de mostra de dança em Queimados

Valorizar e descobrir novos talentos de Queimados em projetos sociais em busca de melhor qualidade de vida. Esse foi o principal objetivo para a realização da “Mostra de Dança de Todos os Ritmos Musicais”, do Projeto Parque Eldorado, nesta sexta-feira, 08 de julho, que reuniu aproximadamente 300 pessoas no Teatro-Escola Professora Marlice Margarida Ferreira da Cunha. O projeto conta com recursos do PAC - Programa de Aceleração do Crescimento.


As coreografias, que contou com a participação de mais de 80 alunas de dança do PAC Eldorado, foram elaboradas pela professora Márcia Valéria Guedes da Silva. Durante os intervalos das apresentações 15 kits de maquiagem foram sorteados entre as crianças presentes.

A assistente social e responsável técnica do PAC, Cristiane Lamarão, diz que é maravilhoso ver o trabalho crescendo na comunidade. “Estou à frente deste trabalho desde o início e pra mim é gratificante ver o desenvolvimento na comunidade. Ver essas crianças envolvidas com cultura me satisfaz. Todas são lindas”, frisou Lamarão.

Bailarina há um ano, Gracielle Cristina da Silva Ramos, 13 anos, conheceu a dança no projeto social dentro do bairro. “Sempre gostei de dançar, quando soube que lá no bairro estava tendo aulas de dança me inscrevi e conclui que a dança é minha paixão. Agora quero estudar bastante para ser uma professora de dança”, diz Gracielle que apresentou Thriller, de Michael Jackson, e Bad Romance, de Lady Gaga.

Para a secretária de Habitação e Obras Públicas e engenheira, Cleide de Oliveira, responsável pela execução das obras e projetos em Queimados, afirmou que não há gratificação maior que ver a comunidade se desenvolver através das obras estruturantes e ver mães e crianças acompanhando o crescimento da cidade com projetos sócio-culturais.

“Estou muito feliz em estar inserida em um projeto que leva crescimento estrutural, social e cultural para um bairro da minha cidade. Aqui tem mães e filhos que estão sendo beneficiados por obras, cursos de geração de renda e projetos culturais. É a realização de todos que estão envolvidos”, frisou a secretária.

As crianças moradoras do bairro Eldorado e adjacências, interessadas fazer aulas de dança podem realizar a inscrição na Igreja São Francisco de Assis, pólo fixo do Projeto, que fica na Rua Geral Albernaz, s/n° - Jardim Alzira, ao lado do clube do Ponte Preta. As crianças precisam estar acompanhadas com seus responsáveis, que devem estar munidos de RG e comprovante de residência.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

70 crianças de Queimados participam de mostram de dança

Cerca de 70 crianças e adolescentes que participam do projeto do Parque Eldorado vão se apresentar na “Mostra de Dança Todos os Ritmos”, sob o comando da professora Márcia Valéria Guedes da Silva. A apresentação será hoje, 08 de julho, às 17h, no Teatro Marlice Margarida Ferreira da Cunha. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Habitação e Obras Públicas, através do desenvolvimento do trabalho técnico social do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) do Parque Eldorado I.

Serão realizadas 20 apresentações nas modalidades balé, jazz, música sertaneja e axé. Durante os intervalos das apresentações, serão sorteados brindes. De acordo com a secretária de Habitação e Obras Públicas de Queimados, Cleide Oliveira, o projeto objetiva levar mais qualidade de vida aos moradores do entorno onde são realizadas obras de infraestrutura do PAC.

“Quando são levadas obras estruturantes para um bairro, também são realizados trabalhos sociais voltados para a necessidade da comunidade. O projeto de dança objetiva levar qualidade de vida para crianças e adolescentes do bairro Parque Eldorado”, ressaltou a secretária.

No bairro Parque Eldorado também são realizados cursos de geração de renda de manicure e depilação para as mulheres maiores de 18 anos. Os cursos são realizados na Paróquia de São Francisco, na Rua Geral Albernaz, s/nº (ao lado do clube do Ponte Preta). Os interessados devem procurar a secretaria da paróquia de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h.



Programação da Mostra de Dança



1- BAD ROMANCE

2- WHIP MY HAIR

3- EU QUERO MAIS

4- VOCÊ DIZ QUE NÃO ME AMA

5- EU SOU O SAMBA

6- I LOOK TO YOU – Graciele.

7- BABY CLASS - ENCANTAMENTO

8- BRILHAR

9- VALSA DA BAILARINA

10- PRIMEIRO AMOR

11- ESCOCESA – Maria Eduarda.

12- BONECA DE CORDA I

13- BONECA DE CORDA II

14- ESPANHOLA – Teresa Caroline

15- BELAS

16- AOS OLHOS DO PAI – Nalana Regina.

17 – BABY CLASS - SORRISÃO

18- MINHA BONECA BAILARINA – Ágata Acainara.

19- ANJOS – Victoria Silva

20- THRILLER

quarta-feira, 6 de julho de 2011

3ª Copinha Queimados de Judô reunirá pequenos judocas

Dezenas de judoquinhas entrarão no tatame neste domingo, dia 10 de julho, na disputa por medalhas pela 3ª edição da Copinha Queimados de Judô, no Ginásio Municipal Metodista.  A competição – uma iniciativa da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Queimados – reunirá alunos de 13 escolas das redes pública e particular de ensino.

O torneio será dividido em cinco categorias – masculino e feminino –: chupeta (7 anos), pré-infantil (8 e 9 anos), infantil (10 anos), sub-13 e sub-15.   As inscrições poderão ser feitas até o dia do torneio (10/07) e as lutas começam a partir das 8h. Os vencedores serão premiados com medalhas.

O Ginásio Municipal Metodista fica na Avenida Vereador Hemetério de Oliveira, s/n° - Vila Pacaembu. Informações pelo telefone da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (21) 3698-1191.

terça-feira, 5 de julho de 2011

Crianças de Queimados participam de mostra de dança

Cerca de 70 crianças e adolescentes que participam do projeto do Parque Eldorado vão se apresentar na “Mostra de Dança Todos os Ritmos”. A apresentação será nesta sexta-feira, 08 de julho, às 17h, no Teatro Marlice Margarida Ferreira da Cunha. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Habitação e Obras Públicas, através do desenvolvimento do trabalho técnico social do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) do Parque Eldorado I.

Serão realizadas 19 apresentações nas modalidades balé, jazz, música sertaneja e axé. De acordo com a secretária de Habitação e Obras Públicas de Queimados, Cleide Oliveira, o projeto objetiva levar mais qualidade de vida aos moradores do entorno onde são realizadas obras de infraestrutura do PAC.

“Quando são levadas obras estruturantes para um bairro, também são realizados trabalhos sociais voltados para a necessidade da comunidade. O projeto de dança objetiva levar qualidade de vida para crianças e adolescentes do bairro Parque Eldorado”, ressaltou a secretária.

No bairro Parque Eldorado também são realizados cursos de geração de renda de manicure e depilação para as mulheres maiores de 18 anos. Os cursos são realizados na Paróquia de São Francisco, na Rua Geral Albernaz, s/nº (ao lado do clube do Ponte Preta). Os interessados devem procurar a secretaria da paróquia de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h.

Queimados realizará sua II Conferência do Idoso neste sábado

Com o tema: “O Compromisso de todos por um envelhecimento digno no Brasil”, Queimados realizará a II Conferência Municipal do Idoso neste sábado, 09 de julho, no Teatro-Escola Professora Marlice Margarida Ferreira da Cunha. O evento que acontecerá das 8h às 18h, contará com diversos palestrantes, apresentações culturais, plenária, entrega de moções, almoço e coffee break nos intervalos.

A conferência será dividida em quatro eixos, onde cada palestrante terá 15 minutos para falar sobre seu tema respectivo. O último eixo será reservado para a discussão de diretrizes orçamentárias, plano integrado e orçamento público da União, Estado e município.

O Teatro-Escola Professora Marlice Margarida Ferreira da Cunha, fica na Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/nº - Vila Pacaembu.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Queimados sedia 3° Torneio Inter-Regional de Judô

Mais de 1.500 judocas de 30 agremiações suaram o quimono neste final de semana (02 e 03/07) em Queimados. O número foi alcançado por conta da realização do Torneio Inter-Regional de Judô, sediado pela terceira vez no município, no Ginásio Municipal Metodista.   

A competição, que ocorreu através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Queimados e a Federação de Judô do Estado do Rio de janeiro (FJERJ), possibilitou que judocas de diversos municípios do estado do Rio tivessem a chance de pontuar na classificação geral do ranking estadual. O Inter-Regional serve como uma etapa seletiva de judocas que farão parte da equipe carioca de judô, Judô Rio, na disputa do Campeonato Brasileiro. 

Ao todo, os 16 melhores atletas de cada categoria são selecionados de acordo com sua pontuação no ranking da FJERJ, ao longo do ano. Dividido em três circuitos: Alto Rendimento (02/07), Nova Geração e Veteranos (03/07), o torneio reuniu seis categorias - masculino e feminino - de sub-13 a sub-23 mais a sênior (acima de 24 anos).

Durante a competição, destaque para os judocas das agremiações do Instituto Reação, que tem como um dos fundadores o medalhista olímpico, Flávio Canto, o Clube de Regatas do Flamengo, Fluminense Futebol Clube, Brasil Vale Ouro, da empresa de mineração Vale, Clube Judô Pinheiro, de Nova Iguaçu, e a Universidade Castelo Branco (UCB).          

O ex-técnico da seleção brasileira de Judô entre os anos de 1978 a 2000, Geraldo Bernardes, comentou sobre a nova geração de judocas e o crescimento do esporte com a proximidade dos Jogos Olímpicos. “O Brasil hoje é uma referência lá fora quando se trata de Judô. Foi daqui que saíram grandes campeões como Aurélio Miguel, Flávio Canto e João Derly, por exemplo. Não temos muita estrutura, mas nós brasileiros ganhamos muito no quesito dedicação e disciplina”, comentou Bernardes, que já participou de quatro olimpíadas e foi técnico do judoca Flávio Canto.

“Na minha época era muito difícil praticar o Judô, porque infelizmente a sociedade via com maus olhos. Só para ter uma idéia, eu praticava sem que meu pai soubesse. Hoje não, o esporte já está mais difundido só que, infelizmente, faltam incentivos e patrocinadores”, observou o ex-técnico da seleção, que atualmente dirige o Instituto Reação.

Classificação geral de medalhas por agremiações:
1° lugar - Instituto Reação / Medalhas: Ouro - 44; Prata - 32; Bronze - 40

2º lugar - Clube de Regatas do Flamengo / Medalhas: Ouro - 33; Prata - 29; Bronze - 31
  
3° lugar - Brasil Vale Ouro / Medalhas: Ouro - 32; Prata - 27; Bronze - 56

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Prefeitura de Queimados e DHL iniciam parceria ambiental

A Prefeitura Municipal de Queimados, através da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, deu início nesta sexta-feira, 1º de julho, à uma parceria ambiental com a empresa DHL, líder mundial de mercado da indústria internacional de envio expresso e logística, que tem uma unidade instalada no Distrito industrial. Colaboradores da empresa realizaram o plantio de 100 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica na Área de Preservação Ambiental (APA) Luiz Gonzaga de Macedo.

Para a coordenadora de segurança, saúde e meio ambiente da DHL, Ana Guerra, é fundamental o desenvolvimento das questões ambientais nas empresas. “Essa ação é muito positiva e está completamente alinhada com os nossos objetivos, que envolve as ações ambientais, sustentabilidade e responsabilidade sócioambiental. A parceria entre a empresa e a Prefeitura é essencial para despertar a consciência ambiental dos funcionários e assim coloraborarmos com os projetos ambientais desenvolvidos na cidade”, ressaltou Ana.

A Área de Preservação Ambiental Luiz Gonzaga de Macedo abriga também o Horto Municipal com 73mil m², já revitalizado e abrigando mais de 300 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. A APA Horto Municipal Luiz Gonzaga de Macedo fica na Rua Francisco Gabriel, s/nº no bairro Vila Camorim. A primeira APA de Queimados é área do Jacatirão, localizada no Distrito Industrial de Queimados, às margens da Rodovia Presidente Dutra. O Parque Natural Municipal Morro da Baleia, espaço criado também na atual gestão, está localizado no Bairro Tricampeão.