quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Moradores participam de confraternização no Cras Nossa Senhora da Glória em Queimados

Com o objetivo de estreitar relacionamento entre o poder público municipal e o cidadão, mas especificamente com as famílias atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), a Secretaria de Assistência Social de Queimados organizou na manhã desta quarta-feira, dia 31 de agosto, um café da manhã com os moradores do bairro Nossa Senhora da Glória atendido pelo Cras VIII (Rua São Nicolau, n° 153).

Durante o encontro foram apresentados metas e planos de governo no âmbito social que serão ou já estão em andamento na cidade. Abrindo o café da manhã, o secretário municipal de Assistência Social, Elton Teixeira, falou sobre o surgimento da idéia de reunir os moradores a cada semana para uma conversa informal. “Elaboramos os cafés da manhã com as famílias por um simples motivo: escutá-las. Assim, conseguimos entender melhor suas necessidades e fazer presente os programas sociais do governo municipal”, explicou o secretário.        

Os encontros matinais vão até o final do mês de setembro. A próxima confraternização acontecerá no dia 02 de setembro, no CRAS IV (Rua Weder, nº 05 - Novo Eldorado), às 8h30. 

Centros de Referência de Assistência Social

Os Cras são unidades que oferecem uma série de serviços assistenciais como ações preventivas de socialização, saúde, inserção, capacitação e oficinas de geração de renda, por exemplo. Identificando as necessidades de cada família, os Centros de Referência atuam também encaminhando crianças e adolescentes para órgãos assistenciais do município como Conselho Tutelar, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e abrigos.

Ônibus Itinerante da DPAM realizará atendimento especial às mulheres em Queimados

Visando fortalecer as ações de políticias públicas voltadas para as mulheres em Queimados, o Ônibus Itinerante do Estado da Divisão de Polícia de Atendimento à Mulher (DPAM) visitará o município pela terceira vez, nesta quinta e sexta-feira, 01 de 02 de setembro. O ônibus ficará estacionado na Praça Nossa Senhora da Conceição das 10h às 16h.

O ônibus prestará atendimento com uma equipe que compõe: uma delegada, duas inspetoras, duas policiais, uma técnica do Centro Integrado de Atendimento à Mulher, uma técnica do Centro de Referência Especializado de Assistência Social e a coordenadora Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Eliana Leôncio.

Durante os dois dias, o ônibus itinerante prestará serviços de atendimento especial e registro policial às mulheres que sofrem algum tipo de agressão, que é respaldada pela Lei n° 11.340/06, mais conhecida como Lei Maria da Penha.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

“Prefeitura no seu bairro” atende moradores do Paraíso

Visando estreitar ainda mais a relação entre a população e a gestão pública municipal, o prefeito de Queimados, Max Rodrigues Lemos, representantes de todas as Secretarias e vereadores foram até a Escola Municipal Professora Anna Maria dos Santos Perobelli, no bairro Paraíso, nesta terça-feira, 30 de agosto, ouvir reivindicações, sugestões dos moradores e prestar alguns esclarecimentos à população. A iniciativa faz parte do projeto “Prefeitura no seu bairro”, que tem como um dos principais objetivos conhecer a realidade de cada comunidade para melhorar a qualidade de vida nos bairros, de acordo com suas necessidades mais urgentes.

Algumas das demandas mais imediatas do bairro já foram asseguradas pelo prefeito Max Lemos. “Nós vamos resolver o problema do lixo, dos entulhos, e principalmente, em caráter de urgência, a questão da iluminação. Em uma semana começaremos a trocar mais de 170 pontos de iluminação, instalaremos mais 30 e a limpeza das ruas passará a ser feita uma vez por semana”, confirmou Max.

Durante a ação, o Paraíso recebeu serviços de recolhimento de lixo e entulho das ruas, reparos na iluminação e limpeza da rede de esgoto. Questões como melhorias no transporte público, reforma da Escola Municipal Professora Anna Maria dos Santos Perobelli e da unidade Básica de Saúde Julio Barros, e reparos na pavimentação também foram abordadas e as solicitações começarão a ser atendidas até dezembro.

Queimados realiza terceira edição do CONFABANQ


Com objetivo trazer de volta a tradição de bandas nos municípios, a Prefeitura de Queimados realizou neste domingo, 28 de agosto, a terceira edição do Concurso de Fanfarras e Bandas em Queimados. O evento, que aconteceu na Praça dos Eucaliptos, reuniu 30 bandas de diversos municípios do Rio de Janeiro. Este ano bandas dos estados de São Paulo e Espírito Santo participaram, também, da competição. Em 2012 Queimados será sede do Concurso Nacional de Bandas e Fanfarras.


O secretário Municipal de Educação de Queimados, Lenine Lemos, diz que desde a primeira edição, o evento sempre foi muito prestigiado. “Este é um evento que me anima bastante, pois reunimos jovens estudantes de diversos lugares, pois é bom para socialização. Assim eles conhecem outras bandas e trocam conhecimentos”, frisou o secretário.

Cinco jurados julgaram as bandas nas seguintes categorias: Fanfarra Simples Tradicional, Percussão com Instrumentos Melódicos Juvenil e Sênior, Banda Marcial e Banda Musical. Cada categoria foi disputada em 1º, 2º e 3º lugar, segundo as regras da Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras.


O maestro da banda COMUSMA de Vila Velha-ES, Franciner Severino Gomes, diz que poder participar da CONFABANQ é maravilhoso. “Sair de Espírito Santo e conhecer outro estado com uma viagem acadêmica é incrível. Interagimos com outros músicos, podemos aprender como se comportar em um evento desses. Muito bom saber que a prefeitura daqui tem essa iniciativa” ressaltou o maestro.


Na ocasião o maestro Waldeblando Rocha recebeu uma homenagem especial por ser o fundador da Fanfarra Municipal de Queimados Senador Nelson Carneiro.


Queimados realiza mais uma Ação Comunitária

 A Prefeitura de Queimados em parceria a Fundação Leão XIII realizou mais uma Ação Comunitária neste sábado, 27 de agosto, no bairro Belmont. Cerca de 1500 pessoas participaram do evento que lotou a Escola Municipal Scintilla Excel.

Exames de mama e de vista, marcação para exames ginecológicos e cirurgias de cataratas, hemograma, corte de cabelo, isenção de documentações, aplicação de flúor, entre diversos serviços gratuitos foram disponibilizados à comunidade.

O prefeito de Queimados, Max Lemos, diz que fica muito feliz em ver que pessoas estão sendo beneficiadas. “As ações comunitárias tem como objetivo ajudar as pessoas que moram em comunidades mais distantes do centro de Queimados. Essas ações facilitam muito a vida dessas pessoas e isso me deixa feliz”, frisou o prefeito.


A jovem moradora do Belmont, Isis Barroso Lins, 14 anos, tirou a primeira via da identidade e carteira de trabalho. “Quando soube da ação fiquei animada. Hoje pude retirar documentos que são essenciais para mim e com muita facilidade. Essas ações ajudam bastante as pessoas”, ressaltou Isis.

Uma novidade que chamou a atenção, principalmente da criançada, foi a exposição de animais peçonhentos, como cobras, aranhas, lacraias, entre outros.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Queimados realiza VI Conferência Municipal de Saúde

Cerca de 300 pessoas participaram da VI Conferência Municipal de Saúde neste final de semana, 27 e 28 de agosto, no Teatro-Escola Professora Marlice Margarida Ferreira da Cunha. O evento, que foi regido pelo tema “Acesso e acolhimento com qualidade: Um desafio para o SUS”, teve como principal objetivo a discussão de estratégias para melhorar a qualidade do atendimento na área, no município.

A conferência contou com duas palestras sobre: “Políticas de Saúde na Seguridade Social, segundo os princípios da Integralidade, Universalidade e Equidade” e “Financiamento na Gestão do SUS”.

O prefeito de Queimados, Max Lemos, diz que a saúde é um assunto delicado. “O Brasil tem muito a melhorar na saúde, parece que quanto mais avançamos, nada fizemos. Em Queimados podemos perceber o avanço. O SUS é um sistema jovem e que precisa de mais recursos e o problema está na distribuição orçamentária para as cidades. Aqui em Queimados estamos fazendo o possível para termos uma saúde de qualidade”, ressaltou Max. 

O secretário Municipal de Saúde, Ismael Lopes, diz que este tema é essencial para uma boa gestão. “As pessoas precisam ter melhor acesso a saúde, médicos bons para o atendimento e bons equipamentos. Com esse tema podemos achar uma boa diretriz. O SUS é o maior e melhor plano de saúde”, frisou o secretário.

Na ocasião foram eleitos os membros do Conselho Municipal de Saúde que tomarão posse no mês de janeiro.

“Queimados é meu maior público no ‘Comício Gargalhada’ até hoje”, disse Rodrigo Sant’anna

“Ai como tô bandida”. Essa foi a frase mais falada neste sábado, 27 de agosto, em Queimados. Tudo isso por causa do encerramento do III Festival de Inverno com o espetáculo “Comício Gargalhada”, protagonizada pelo ator global Rodrigo Sant’anna. Mais de quatro mil pessoas lotaram o ginásio da Escola Municipal Metodista para prestigiarem o Stand UP Comedy totalmente gratuito. Segundo o próprio ator, Queimados proporcionou seu maior público no espetáculo.

A peça, que é o primeiro monólogo do ator, tem modelo de um comício eleitoral. São interpretados seis personagens diferentes, Adelaide - A favelada, Vanderley das Almas, Frango de Padaria, Sara-menininha, Homossexual Obeso, o santo São Jorge e os famosos Edmilson e Valéria, que são apresentados no programa de televisão, Zorra Total.

O prefeito de Queimados, Max Lemos, disse que o festival foi um sucesso todos os dias. “O que me deixou feliz foi ver todos os dias a casa cheia, todas as peças foram um sucesso. Estamos premiando o ator com essa platéia grande, pois ele é uma pessoa de origem humilde e venceu. A peça é muito engraçada, dou meus parabéns ao Rodrigo Sant’anna”, ressaltou Max.

O ator global explica que a personagem Valéria, conhecida com o jargão “Ai como tô bandida” não fazia parte do espetáculo. “Com o sucesso tive que colocá-la no espetáculo porque todos pediam a Valéria no palco, daí eu acabei atendendo ao pedido do povo. Valéria agora faz parte do comício, mas de uma forma diferente”, ressaltou Rodrigo.

O III Festival de Inverno, que começou no dia 09 de agosto, contou com 23 peças teatrais totalmente gratuitas destinadas aos públicos adulto, infantil e infanto-juvenil.

Paraíso recebe projeto "Prefeitura no seu bairro"

Nesta terça-feira, 30 de agosto, das 9h às 14h, o prefeito Max Rodrigues lemos e todas as secretarias estarão tirando dúvidas, recebendo reclamações e sugestões na quadra da Escola Municipal Professora Anna Maria dos Santos Perobelli, na Rua Queimados, s/nº, no bairro Paraíso. É o projeto “Prefeitura no seu bairro”, que tem como objetivo a solução imediata de alguns problemas, ouvir o cidadão, conhecer a realidade de cada comunidade, além de aumentar a interação entre o poder público e o cidadão. A ação acontecerá a cada 15 dias em um bairro diferente. O bairro que receber o projeto também receberá alguns serviços como manutenção da iluminação pública e reparos na pavimentação.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

"Ai, como eu tô bandida!" se apresenta de graça neste sábado em Queimados

Para fechar a programação cultural da 3ª edição do Festival de Inverno de Queimados em grande estilo, o humorista Rodrigo Sant´Anna (Zorra Total), da Rede Globo, traz pela primeira vez à cidade seu stand-up comedy "Comício Gargalhada", que será apresentado neste sábado, dia 27 de agosto,  às 18h30, no Ginásio Municipal Metodista (Avenida Marinho Hemetério de Oliveira, s/nº - Vila Pacaembu). Em seu primeiro monólogo, o ator promete arrancar gargalhadas do público interpretando personagens já conhecidos como Valéria, Adimílson, entre outros. 

A expectativa é que o stand-up do comediante reúna cerca de duas mil pessoas. A entrada será franca somente com apresentação dos ingressos, previamente retirados nas Secretarias Municipais de Cultura e Educação. Classificação 12 anos. Informações pelos telefones (21) 2665-1532 e/ou 3698-6695.    

Queimados realiza 3ª edição do Concurso de Bandas e Fanfarras neste domingo

Com lugar cativo no calendário de eventos culturais da cidade, o Concurso de Bandas e Fanfarras (CONFABANQ) acontece pela terceira vez em Queimados, no próximo dia 28 de agosto, na Praça dos Eucaliptos, aonde 38 agremiações prometem agitar o domingo dos queimadenses logo pela manhã, a partir das 9h. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Queimados, através da Secretaria Municipal de Educação, e a Associação de Bandas e Fanfarras Estaduais do Rio de Janeiro (AABAFERJ).

Bandas e fanfarras de todo o estado do Rio competirão entre si nas categorias fanfarra simples, tambor juvenil (até 17 anos), tambor sênior (acima de 18 anos), banda marcial e banda musical. O III CONFABANQ faz parte das comemorações cívicas em homenagem à Independência do Brasil.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Belmonte receberá Ação Comunitária esse sábado

Com objetivo beneficiar as comunidades da periferia do município, a Prefeitura de Queimados realiza Ações Comunitárias mensalmente em um bairro diferente. Neste sábado, 27 de agosto, o bairro Belmonte será o beneficiado com diversos serviços gratuitos. A ação acontecerá na Escola Municipal Scintilla Excell das 9h às 14h.

Durante o evento a comunidade poderá usufruir de serviços como: retirada da primeira via de identidade e carteira de trabalho, cadastro para o programa Bolsa Família, vacinação, verificação de glicose e pressão arterial, aplicação de flúor e escovação, orientação de DST/AIDS, tuberculose e hanseníase, corte de cabelo, orientação sobre o parcelamento do IPTU, entre outros.

A Escola Municipal Scintilla Excell fica na Rua Travessa Campo Alegre, s/n° - Belmonte.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Escolas de Queimados ganham biblioteca com mil títulos cada

Hoje foi dia de festa na Educação em Queimados. Todas as 28 escolas da rede municipal de ensino receberam uma biblioteca com mil títulos cada. Trata-se do projeto “Ler, escrever e sonhar é só começar”, da Secretaria Municipal de Educação. O objetivo do projeto é incentivar cada vez ais a leitura nas unidades escolares possibilitando um melhor aprendizado. Os livros atendem alunos da Educação Infantil ao segundo segmento do Ensino Fundamental, com títulos como “Toque e Sinta – Amigos do Frio”, um livro interativo dedicado a crianças até sete anos, como “Senhora”, do escritor José de Alencar, que atende alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental, entre outros.

De acordo com o secretário de Educação, Lenine Lemos, ao assumir a pasta, ele traçou algumas metas que visam a melhoria da qualidade de ensino nas escolas da rede, bem como recuperação da rede física, como reforma das escolas, melhoria salarial e incentivo aos professores, como cursos e jornadas pedagógicas.

“Traçamos várias metas para a Educação na nossa cidade, que vão desde a melhoria física das escolas, à valorização do professor. Ainda há muito por fazer, mas já avançamos muito na área da Educação. Hoje, como a entrega de 28 mil livros para as escolas, estamos dando mais um passo na melhoria do nosso ensino. É uma data muito importante porque estamos proporcionando uma viagem aos nossos alunos, que terão mais acesso à leitura e, consequentemente, novas experiências”, frisou o secretário.

Com a inauguração das bibliotecas – um investimento de R$ 600 mil – os 16 mil alunos da rede municipal de ensino de Queimados terão acesso a um acervo que inclui clássicos da literatura. E não pára por aí. No próximo ano serão adquiridos outros 28 mil novos títulos e cada escola terá um acervo de dois mil livros. De acordo com o prefeito de Queimados, Max Rodrigues Lemos, a aquisição dos livros é um ganho que não tem como ser medido para os alunos.

“Ter acesso a leitura é ampliar os horizontes, é fazer uma viagem que só a leitura permite. São inúmeras as possibilidades quando se tem um livro na mão. As crianças de Queimados agora vão poder aprender mais e melhor e esse é um compromisso que tenho com a cidade”, ressaltou Max Lemos.



“Crônicas para a Cidade Amada”

A data foi marcada também com o lançamento do livro “Crônicas para a Cidade Amada”, do jornalista e escritor Arnaldo Niskier. O autor reuniu crônicas das 92 cidades do Estado para compor o livro. O texto dedicado a Queimados tem como título “O pica-pau verde e amarelo” e foi escrito pelos professores Silas Ramos e Ângela Lima. Moradores de Queimados, os professores se sentiram honrados em poder participar de um projeto grandioso.

“Estamos muito felizes e honrados em fazer parte de um projeto que tem o alcance que este livro tem. Também ficamos surpresos porque pensamos que era uma crônica para um projeto municipal e aí veio a surpresa de que seria para um projeto de Arnaldo Niskier. Não somos nascidos em Queimados, mas vivemos toda nossa vida na cidade e falar sobre ela foi um prazer”, frisou Ângela Lima.

O jornalista e escritor Arnaldo Niskier não pode estar presente na solenidade, mas mandou o coordenador do projeto “Crônicas para a Cidade Amada”, Fernando Soares, representá-lo e enviou um recado aos queimadenses.

“Me sinto muito gratificado e honrado em estar diante de uma iniciativa como essa. Não é todos os dias que vimos uma rede de ensino ganhar de uma só vez 28 bibliotecas. Fico muito feliz em saber que o lançamento do meu livro na cidade ocorreu junto com uma iniciativa tão importante para a educação da cidade”, ressaltou o escritor.

Associação das Empresas do Distrito Industrial de Queimados tem sede reformada

A exemplo da própria cidade, a sede da Associação das Empresas do Distrito Industrial de Queimados está de vento em poupa no quesito desenvolvimento. A ASDINQ inaugura nesta quinta-feira, 25 de agosto, sua sede completamente reformada a partir das 10h, no mesmo endereço, que fica às margens da Rodovia Presidente Dutra, na altura do Km 197 sentido São Paulo.

Até 2012, 31 novas indústrias estarão instaladas no Distrito Industrial de Queimados, gerando mais de 10 mil empregos diretos e indiretos. Desde a aprovação da lei de redução de IMCS de 19 para 2%, o Distrito Industrial de Queimados passou de sete para 13 indústrias. Um projeto de ampliação do Distrito Industrial, que dobrará sua área, passando para cerca de seis milhões de metros quadrados, já está em andamento, bem como a instalação de heliponto.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Escolas de Queimados ganham biblioteca com mil livros cada

Nesta quarta-feira, 24 de agosto, às 10h, todas as 28 escolas da rede municipal de ensino de Queimados ganharão uma biblioteca com mil títulos, através do projeto “Ler, escrever e sonhar é só começar”, da Secretaria de Educação de Queimados. O objetivo do projeto é incentivar cada vez mais a leitura nas unidades escolares. Os títulos atendem alunos da Educação Infantil ao segundo segmento do Ensino Fundamental. A cada ano as bibliotecas serão ampliadas com a compra de mil novos títulos. Na ocasião, também será lançado o livro “Crônica para a Cidade Amada”, do jornalista e escritor Arnaldo Niskier. O texto dedicado a Queimados tem como título “O pica-pau verde e amarelo”, dos autores Silas Ramos e Ângela Lima.

A solenidade de entrega e o lançamento do livro acontecerão na sede da Secretaria Municipal de Educação, na Rua Hortência, nº 6, no Centro.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Mais de 200 atletas participam do 3º Troféu Queimados de Karatê

Neste sábado, 20 de agosto, mais de 200 atletas entraram no tatame montado no Ginásio da Escola Municipal Metodista, onde participaram da 3ª edição do Troféu Queimados de Karatê. O evento foi mais uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Queimados, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, e reuniu karatecas de todo o estado.
  
Pela manhã os atletas participaram do Kata, estilo onde é exibida a execução dos golpes em sincronismo de movimentos. As lutas propriamente ditas, também conhecidas como Kumite, aconteceram na parte da tarde.  Os lutadores competiram nas categorias: mirim (6 a 7 anos), infantil (8 a 9 anos), juvenil (10 a 11 anos) e júnior (12 a 14 anos). Os destaques da competição ficaram por conta da Associação Fluminense, Associação Ni Kai, do projeto “Formando Campeões”, do mestre Helinho Karatê; e da prata da casa, a Vila Olímpica de Queimados.

Para o mestre Helinho Karatê, um dos idealizadores do projeto “Formando Campeões”, a importância que o torneio merece é comprovada pelos resultados positivos obtidos pelos atletas que já passaram pelo campeonato na cidade. “É só observar, vários atletas que participaram das edições anteriores já estão colhendo bons frutos agora visando o Pan-americano e as Olimpíadas de 2016, aqui no Rio. Competições como estas são verdadeiros celeiros de talentos”, destacou Helinho Karatê.

O Karatê é uma arte altamente técnica, fazendo uso eficaz de todas as partes do corpo para fins de auto-defesa. As faixas amarradas nas cinturas são representadas por cores que simbolizam o nível de técnica, habilidade, tempo de prática e disciplina do atleta.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Queimados terá torneio de karatê neste sábado

Neste sábado, dia 20 de agosto, a partir das 9h, será realizado o 3º Troféu Queimados de Karatê no Ginásio Municipal Metodista (Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/n° - Vila Pacaembu).  Realizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Queimados, a competição será dividida em dois estilos Kumite (luta propriamente dita) e Kata (sincronismo de movimentos) por peso, idade e faixas.

Ao todo, cerca de 200 lutadores de academias da cidade e municípios vizinhos participarão da competição nas categorias: mirim (6 a 7 anos), infantil (8 a 9 anos), juvenil (10 a 11 anos) e júnior (12 a 14 anos). As inscrições poderão ser feitas no dia. 

O Karatê é uma arte altamente técnica, fazendo uso eficaz de todas as partes do corpo para fins de auto-defesa. As faixas amarradas nas cinturas são representadas por cores que simbolizam o nível de técnica, habilidade, tempo de prática e disciplina do atleta.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

“Comida Viva” reúne aproximadamente 300 crianças no III Festival de Inverno em Queimados


O III Festival de Inverno de Queimados recebeu nesta quarta-feira, 17 de agosto, a companhia Ópera Prima Teatral que apresentou o espetáculo infantil “Comida Viva” no Teatro-Escola Professora Marlice Margarida Ferreira da Cunha. Cerca de 300 crianças se divertiram com a peça que tem autoria e direção de Carrique Vieira, com elenco de cinco atores.

“Comida Viva” conta a história de Leleco, um garoto obeso e que sofre de bullying na escola e que apesar disso não perde o bom humor. Ele se relaciona com Matosinho, um garoto magro e saudável, que discutem diferenças sobre uma boa alimentação. A comédia se passa dentro de uma escola, onde é dirigida pela senhora Chicória com o auxílio de sua destrambelhada secretária Srta. Rúcula que ao perceber o problema do Leleco promove uma campanha para uma vida com alimentação saudável e atividades físicas tendo o auxílio do professor de educação física Sr Rabanete.

O secretário Municipal de Cultura, Jonathas de Bragança Quitanilha diz que é ótimo receber uma peça com teor educativo. “Unir cultura com educação é essencial, assim temos a tarefa de esclarecer às crianças sobre alimentação saudável. A questão do bullying aqui também é muito bem trabalhada. Com certeza as crianças sairão daqui com um pensamento diferente”, frisou o secretário.


A professora da Escola Municipal Francisco Manuel Brandão, que fica no bairro Tricampeão, Maria Claudia Pereira Nunes, de 21 anos de magistério, diz que ver a animação das crianças para vir ao teatro é incrível. “Para muitos aqui é novidade vir ao teatro, elas ficam eufóricas e isso é emocionante. Temos que envolver as nossas crianças com cultura, principalmente com uma peça que fala sobre temas importantíssimos como esses. O evento está de parabéns”, ressaltou a professora.


Nesta quinta-feira, 18 de agosto, o espetáculo infantil “O Livro Mágico de Emília” será o responsável por encher o teatro com alunos da rede municipal de ensino. A peça será apresentada no Teatro-Escola Professora Marlice Margarida Ferreira da Cunha, que fica na Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/nº - Pacaembu, às 9h e 15h.

Os interessados em assistir “O Livro Mágico de Emília” poderão obter o ingresso nas Secretarias Municipais de Cultura e Educação, que ficam nas Ruas Vereador Jorge Barreto – nº 203 – Vila das Porteiras e Rua Hortênsia, nº 6 – Centro, respectivamente. 

Leader chega a Queimados

Queimados é a cidade que mais cresce na Baixada Fluminense. Prova disso é que mais uma empresa escolheu a cidade para se instalar. Desta vez, quem chega ao município com força total é a loja de departamentos Leader. As obras foram iniciadas nesta quarta-feira, 17 de agosto, e tem previsão de conclusão de 100 dias, bem a tempo para as compras de Natal.
O empreendimento, de 1.3 metros quadrados e investimento da ordem de R$ 6 milhões, vai gerar 150 empregos diretos durante as obras e 59 quando iniciar suas atividades. A loja terá três pavimentos com roupas e acessórios para homens, mulheres e crianças. A unidade terá equipamentos modernos e escada rolante para garantir acessibilidade, mobilidade, conforto e segurança para os clientes.
“Estamos muito felizes com a chegada de mais uma empresa em nossa cidade. Além de agregar valor, vai gerar emprego e renda para a nossa população. Esta é a segunda grande loja de departamentos que chega a nossa cidade em dois meses. Queimados está crescendo e ganhando status de cidade moderna e segura para o investidor”, ressaltou o prefeito Max Lemos.
As obras da Grippon, loja de departamentos que começou sua construção em junho, estão de vento em popa. O empreendimento, de 4.500 metros quadrados, também terá três pavimentos com elevador e escada rolante e vai gerar 150 empregos diretos na abertura. A previsão de inauguração é dia 30 de novembro.

Novas Indústrias
E não é apenas no Comércio que Queimados está crescendo. O Distrito Industrial da cidade não pára de crescer. Até 2012, 31 novas indústrias estarão instaladas no Distrito Industrial de Queimados, gerando cerca de oito mil empregos. Desde a aprovação da lei de redução de IMCS de 19 para 2%, o Distrito Industrial de Queimados passou de sete para 13 indústrias. E outras empresas já estão em fase de instalação. Um projeto de ampliação do Distrito Industrial, que dobrará sua área, passando para cerca de seis milhões de metros quadrados, já está em andamento, bem como a instalação de heliponto.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Espetáculos teatrais tomaram conta do final de semana em Queimados

Seguindo a programação do III Festival de Inverno de Queimados, que tem como objetivo oferecer peças teatrais de qualidade e de graça ao público, neste sábado e domingo, dias 13 e 14 de agosto, mais de 400 pessoas foram assistir ao musical infantil “Peter Pan” e ao drama “Senhora dos Afogados”, no Teatro-Escola Professora Marlice Margarida Ferreira da Cunha.

Na tarde de sábado, dia 13, artistas circenses da companhia Magnífica Trupe: palhaços, pernas-de-pau, mágicos e malabaristas fizeram uma apresentação na Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro. À noite, a criançada fez uma viagem à “Terra do Nunca”, assistindo ao musical promovido pelo curso de idiomas CCAA, “Peter Pan”.

Encenado totalmente em inglês por 42 alunos da unidade CCAA de Queimados, o musical contou as peripécias de Peter Pan, Wendy, Sininho e companhia contra o vilão Capitão Gancho. Ao melhor estilo dos seriados americanos teens “Glee” e “High School Music”, os atores fizeram performances ao som de artistas como Rihanna, Kesha, Adelle, entre outros.        

Já no domingo (14/08), o drama e o suspense “Senhora dos Afogados” tomou conta do palco. Com direção de Bruno Rodrigues e baseado na obra de Nelson Rodrigues, a história retrata o conflito entre as irmãs Drummond e Dona Eduarda, matriarca da família.

A história, que tem como personagem principal uma das cinco filhas, Moema, mostra a obsessão da jovem pelo pai, Misael. O desfecho da trama acontece quando descobrem que Moema está por trás das mortes das irmãs mais novas, vitimas de afogamento.

Só faltam as chaves nas mãos dos contemplados pelo “Minha Casa, Minha Vida” em Queimados

Os 500 primeiros contemplados do programa “Minha Casa, Minha Vida” de Queimados tiveram uma boa notícia. É que neste sábado, dia 13 de agosto, foram definidas através de um sorteio público, no Ginásio da Escola Municipal Metodista, as escolhas dos blocos e apartamentos dos futuros moradores do Condomínio Parque Valdariosa I, quadra A. 

Os contemplados receberam uma folha com 12 opções cada em que indicaram os apartamentos e blocos de sua preferência. O sorteio foi estabelecido de forma aleatória e por nome. Caso a opção nº 1 de escolha de um já tivesse sido sorteado em nome de outro, esse ficaria com a 2° opção e assim por diante. 
  
Seguindo o regulamento do sorteio, os primeiros sorteados para a escolha dos apartamentos foram os deficientes físicos e idosos. Os apartamentos destinados aos deficientes físicos e idosos são totalmente adaptados e, para facilitar a locomoção desses moradores, os apartamentos ficam no térreo. 

Aguardando o nome da esposa ser chamado pelos alto-falantes, o encarregado de produção, Fábio Thomáz, de 33 anos, não vê a hora de sair do aluguel e ir morar em uma casa maior para criar os dois filhos. “Estar aqui hoje é a realização se um sonho. Já conhecíamos os apartamentos numa visita guiada pela Prefeitura e confesso que eles foram além da minha expectativa”, contou Thomáz.

A menos de um dia do Dia dos Pais, o futuro proprietário de uma casa própria brinca com a data. “Sem dúvida nenhuma, hoje está sendo um presentão antecipado de Dias dos Pais. Não preciso ganhar mais nada amanhã”, brincou o pai da Raquel, de 3 anos, e do pequeno Jairo, de apenas 10 meses.
             

O empreendimento do “Minha Casa, Minha Vida” condomínio Parque Valdariosa I tem, ao todo, 25 blocos, sendo cada bloco com cinco andares. O sorteio contou ainda com a presença do prefeito de Queimados, Max Rodrigues Lemos, e do deputado estadual, Zaqueu Teixeira.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Mais de 200 pessoas assistiram ao espetáculo “Qual é a melhor idade?”

O III Festival de Inverno em Queimados está lotando o Teatro-Escola Professora Marlice Margarida Ferreira da Cunha. Nesta quinta-feira, 11 de agosto, mais de 200 pessoas foram assistir ao espetáculo “Qual é a melhor idade?” da Companhia Queimados Encena. A peça tem como principal público-alvo os idosos.

O espetáculo, que tem texto e direção de Andréia Moraes, conta a história de um idoso que descobre que pode ser feliz em qualquer momento da vida mesmo na terceira idade. “Qual é a melhor idade?” aborda temas como queda, sexualidade, alimentação e diversas atividades físicas. A comédia conta com elenco de três atores: Camila Fraga, Leandro Santanna e Marcela Carvalho.

A diretora do espetáculo, Andréia Moraes, diz que é muito bom ver a interação dos idosos com os jovens. “Essa peça nasceu de um projeto no SESC. Os idosos se divertem assistindo porque se identificam com a peça. Queremos mostrar a todos que ter idade avançada não significa deixar de curtir os momentos bons da vida”, frisou.

As amigas e estudantes do EJA na Escola Municipal Oscar Weinschenck , Azilete César, 55 anos, e Sônia Maria, 51, adoraram o espetáculo. “Estamos achando muito engraçado. É muito bom se divertir, rir. Estamos adorando”, disse as moradoras do bairro São Francisco.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Queimados terá peças gratuitas neste final de semana

Apresentações teatrais tomarão conta do final de semana em Queimados. O motivo é que a cidade receberá nesta sexta-feira até domingo, de 12 a 14 de agosto, no Teatro Municipal Metodista três espetáculos teatrais. As peças fazem parte da programação cultural do III Festival de Inverno, que vai até o final do mês, dia 28. Ao todo, 23 espetáculos serão apresentados gratuitamente.  

Na sexta-feira (12/08), às 19h, o público assistirá a peça “Carolina, o luxo do lixo”. A história é focada em Carolina, uma catadora de lixo negra e pobre que retrata sua luta diária contra a discriminação em seu livro. Para animar a criançada no sábado (13/08), será a vez do clássico infantil “Peter Pan” entrar no palco em dois horários: 19h e 21h. 

Já no domingo (14/08), às 19h, baseado na obra de Nelson Rodrigues, será encenada a peça “Senhora dos Afogados” que retrata a competição entre as irmãs Drummond. Na história repleta de suspense e mistério, elas lutam pela atenção do patriarca Misael. 

O Teatro Municipal Metodista fica na Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/n° - Vila Pacaembú. A entrada é franca e os ingressos já podem ser retirados diretamente nas Secretarias Municipais de Cultura e Educação. Informações pelos telefones (21) 2665-1532 e 3698-6699.  

“Minha Casa, Minha Vida” em Queimados está na antepenúltima etapa das entregas das chaves


Os contemplados do programa “Minha Casa, Minha Vida” em Queimados estão na contagem regressiva para realizar as mudanças para o novo lar. Neste sábado, 13 de agosto, de 9h às 17h, acontecerá a antepenúltima etapa do projeto com uma Assembléia Geral no Ginásio da Escola Municipal Metodista, com sorteio para os 500 primeiros beneficiados na escolha do bloco e unidade do Condomínio Parque Valdariosa I, quadra A.

Cada futuro morador recebeu uma folha com 12 opções e em cada opção o sorteado indicará o número do bloco e apartamento que deseja morar. O critério de escolha será sorteio pelo nome do contemplado dando a oportunidade de a pessoa ficar com a primeira opção escolhida. Caso a opção nº 1 de escolha dele, já foi sorteado por outro, esta ficará com a opção nº 2 e assim sucessivamente.

O Ginásio da Escola Municipal Metodista fica na Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/nº - Pacaembu.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Alunos de Queimados participaram de provas de atletismo nesta quarta-feira

Aproveitando o retorno das aulas, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Queimados preparou na manhã dessa quarta-feira, dia 10 de agosto, uma atividade esportiva especial para os alunos da rede municipal de ensino. É que cerca de 150 crianças participaram das provas de atletismo de 75 e 100 metros rasos, na Avenida Olímpia Silva, s/n° - Campo da Banha.   

Ao todo, 11 escolas da rede pública de ensino e duas particulares participaram da competição. Cada uma pôde inscrever até dois atletas nas seguintes categorias (masculino e feminino): sub-10, sub-13 e sub-16. Além de promover uma recreação esportiva, a competição de atletismo serviu também para descobrir novos talentos do esporte.

Os melhores colocados de cada categoria poderão fazer parte da equipe de atletismo da Vila Olímpica de Queimados. A ideia é que esses novos talentos disputem a 15ª edição das Olimpíadas da Baixada, a partir de maio de 2012.

Classificação Geral:

1º lugar: Escola Municipal Washington Manoel – 38 pontos
2° lugar: Escola Municipal Maria Corágio Xanchão – 30 pontos 
3° lugar: Escola Municipal Diva Teixeira – 21 pontos

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Prefeito Max Lemos e secretários atendem população do bairro Nova Cidade

O prefeito de Queimados, Max Rodrigues Lemos, e seu secretariado estiveram nesta terça-feira, 09 de agosto, das 10h às 17h, no bairro Nova Cidade, tirando dúvidas, recebendo reclamações e sugestões dos moradores da região. Trata-se do projeto “Prefeitura no seu bairro”, que tem como principal objetivo levar informações e estreitar o relacionamento entre Prefeitura e comunidade. A ação acontecerá a cada 15 dias em um bairro diferente.

O prefeito andou pelas principais ruas do bairro e conversou com os moradores. Uma das reivindicações foi quanto ao transporte. O prefeito informou que está viabilizando a extensão de uma linha de ônibus já existente para melhor atender o bairro. “Nós vamos melhorar o transporte aqui no bairro e adjacências muito em breve. Já estamos buscando entendimento para que uma linha de ônibus tenha o seu percurso estendido para que o bairro tenha ônibus rodando a cada dez minutos”, firmou o prefeito.

Durante a visita do prefeito, o bairro Nova Cidade recebeu serviços de troca de tampa de bueiros, recolhimento de lixo e entulho das ruas, reparos na iluminação, pintura, reparos na pavimentação, limpeza da rede de esgoto, entre outros. Após caminhada pelas principais ruas do bairro, o prefeito se encontrou com moradores em uma quadra na Rua Pastor Antônio Martins, nº 270.

Entre as ruas que receberam a equipe de manutenção da prefeitura, destacam-se Antônio Martins, João Carlos, Curta, Filipe Carlos, Magalhães, entre outras, além da Praça São Simão.

Primeiro dia de Festival de Inverno em Queimados reúne mais de 500 crianças

 O inverno em Queimados já esquentou com o início do 3º Festival de Inverno de Teatro nesta terça-feira, 09 de agosto. No primeiro dia de festival mais de 500 crianças, entre os turnos: manhã e tarde, lotaram o Teatro-Escola Professora Marlice Margarida Ferreira da Cunha para assistir a peça infantil “O Rapto de Monalisa” da Companhia de Teatro Mestres dos Bonecos.

O espetáculo infantil, que tem duração aproximada de 40 minutos, conta a história de uma princesa chamada Monalisa que é raptada por uma bruxa e a deixa num castelo. Seus amigos João e Pedro montam um plano para capturá-la, mas durante a trama, eles têm que passar por uma serpente antes de chegar à princesa. O elenco é composto por nove personagens em fantoche.

O diretor da peça “O Rapto de Monalisa”, Robson Colloni, diz que é essencial enturmar as crianças com espetáculos culturais desde cedo. “É a cultura que move a boa educação. Eu sempre freqüentei muitos teatros e cinemas no centro do Rio e a cultura lá é bem valorizada. Fico feliz em ver a Prefeitura de Queimados promovendo um evento nessa dimensão”, frisou Robson.

A moradora do Centro de Queimados, Vanderléia Paiva, 46 anos, levou sua netinha Nicolly de 1 ano e 5 meses para assistir a peça. “Quando soube do festival fiquei animada para trazer minha neta. Acho muito interessante a iniciativa, já que aqui não temos muitas oportunidades de assistir peças, então temos que aproveitar o máximo”, ressaltou Vanderléia.

Nesta quarta-feira, 10 de agosto, o responsável em subir as temperaturas no teatro é a Companhia Turma Emcena, com o espetáculo infantil “Palhaço Didi e palhaça Catarina, quando os nossos amigos resolvem não brincar com a gente”. A peça será apresentada em dois horários, 9h e 15h, no Teatro-Escola Professora Marlice Margarida Ferreira da Cunha, que fica na Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/nº - Pacaembu.

Queimados recebe unidade móvel de ressonância magnética

Começou hoje o Serviço Móvel de Ressonância Magnética gratuito para queimadenses e municípios adjacentes – uma parceria entre a Prefeitura de Queimados e a Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro. Queimados é o “município pólo”, mas serão atendidas as cidades vizinhas de Japeri, Paracambi e Seropédica. Os exames serão realizaods até o dia 22 de setembro de 2011, inclusive sábados. A unidade móvel, que tem tenda climatizada para recepção e acolhimento dos pacientes, com TV, água gelada e contêiner com aparelhagem, já está na Vila Olímpica da Cidade, na Avenida Maracnã, s/nº, na Vila Pacaembú.

Esta é a segunda vez que Queimados recebe o Serviço Móvel de Ressonância Magnética. Os interessados em realizar o exame devem procurar a Secretaria de Saúde de sua cidade com o pedido do exame para que seja agendado o dia do atendimento. Por dia são realizadas 35 ressonâncias. Os queimadenses devem levar sua requisição de exame na Subsecretaria de Atenção à Saúde de Queimados, na Rua Hortência, nº 254, no Centro de Queimados, para que possa ser feito o agendamento.

Para os pacientes com incapacidade de locomoção será disponibilizada uma van. O paciente pode ter qualquer idade e pesar até 140 quilos. Em casos de urgência e emergência serão permitidos encaixes. O serviço funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 21h30, e aos sábados, das 7h30 às 15h. De acordo com o coordenador do serviço, Gabriel Conzi, os resultados dos exames serão entregues após 15 dias úteis nas Secretarias de Saúde do município de origem do paciente. Informações pelo telefone (21) 3698-7800.

III Festival de Inverno de Queimados vai esquentar o mês de agosto

Mesmo estando na estação mais fria do ano, os termômetros do município de Queimados prometem marcar altas temperaturas. O motivo é que a cidade da Baixada Fluminense começará nesta terça-feira (09/08) o seu já tradicional Festival de Inverno de Teatro – que este ano está em sua terceira edição. Durante todo o mês de agosto, serão apresentados diversos espetáculos teatrais gratuitos no Teatro Marlice Margarida Ferreira da Cunha (Avenida Marinho Hemetério de Oliveira, s/nº - Vila Pacaembu) em horários variados.

O festival reunirá ao todo 23 peças de teatro destinadas aos públicos adulto, infantil e infanto-juvenil. As apresentações teatrais vão até o dia 28 de agosto. Realizado pelas Secretarias Municipais de Cultura e Educação, o III Festival de Inverno de Queimados reunirá peças que fazem parte de grupos e companhias de teatro da própria Baixada Fluminense.

Nessa terceira edição, quem abrirá a programação cultural será o espetáculo infantil “O Rapto de Monalisa” nesta terça-feira, dia 09, em dois horários: 9h e 15h. “Peter Pan”, dia 13, e “O Livro Mágico de Emília”, dia 18, também serão algumas das opções para a criançada.

Já para o público adulto, quem marcará a presença será o humorista Rodrigo Sant´Anna (Zorra Total), da rede Globo, que traz pela primeira vez à cidade seu stand-up comedy “Comício Gargalhada”, no dia 27. Em seu primeiro monólogo, o ator promete arrancar gargalhadas da platéia interpretando personagens como Adimílson,  Adelaide - a favelada, Vanderley das Almas, Sara-menininha, Frango de Padaria, entre outros, para conquistar o voto do “eleitorado”.

A entrada será franca e os ingressos poderão ser retirados diretamente nas Secretarias Municipais de Cultura e Educação. Informações pelos telefones (21) 2665-1532 ou 3698-6695/6699 ou no site da Prefeiura Municipal de Queimados: http://www.queimados.rj,gov.br/     
                 
Programação:

De 09 a 14/08 (terça-feira a domingo)

09/08 (terça-feira)
9h e 15h – “O Rapto de Monalisa” / Cia. de Teatro Mestres dos Bonecos

19h – “Ponto de vista! As peripécias de um eficiente visual...” / Grupo Jefferson Farias

10/08 (quarta-feira)
9h e 15h – “Palhaço Didi e palhaça Catarina, quando os nossos amigos resolvem não brincar com a gente” / Turma Emcena 

11/08 (quinta-feira)
9h e 15h – “Hein, pisiu! você viu a palhaça Bené” / Grupo Teatral Florescer A. F.

19h 30 – “Qual a idade da melhor idade?” / Cia de teatro Queimados Encena

12/08 (sexta-feira)
19h – “Carolina, o luxo do lixo” / Wilson Rabelo

13/08 (sábado)
11h - Mini Circo Itinerante / Magnífica Trupe
Local: Praça Nossa Senhora da Conceição

19h e 21h – “Peter Pan” / Grupo de teatro CCAA

14/08 (domingo)
19h – “Senhora dos Afogados” / Sopro do Ator

De 16 a 21/08 (terça-feira a domingo)
 
16/08 (terça-feira)
9h e 15h – “Lixo no lugar errado, tô fora” / Cia. de Arte Popular

17/08 (quarta-feira)
9h e 15h – “Comida viva” / Ópera Prima Teatral

18/08 (quinta-feira)
9h e 15h – “O Livro Mágico da Emília” / Cochicho na Coxia

19/08 (sexta-feira)
20h – “Sansão no século XXI” / Cia. de Artes Dom Real

20/08 (sábado)
20h – “Dois perdidos numa noite suja” / Grupo teatral "Nós, Por Exemplo"

21/08 (domingo)
11h e 19h – “O Inspetor Geral” / Cia. de teatro Queimados Encena
Local: Praça dos Eucaliptos

19h – “O Homem com flor na boca” / Grupo Centro Experimental de Teatro e Artes (Ceta)
Local: Teatro Marlice Margarida Ferreira da Cunha 

De 23 a 28/08 (terça-feira a domingo)

23/08 (terça-feira)
9h e 15h – “Aladin e a lâmpada maravilhosa” / Grupo Fanfarras Produções Artísticas

24/08 (quarta-feira)
14h30 – “Apart hotel” / Grupo Encenart

19h30 – “Essa noite eu sonhei com Drummond” / Cia. Tudo Vira Cena

25/08 (quinta-feira)
20h – “Kiriê de Griots” / Grupo teatral Rio de Muane

26/08 (sexta-feira)
20h – “Chiquinho – A vida de São Francisco de Assis” / Cenáculo Cia Teatral

27/08 (sábado)
20h – “Comício gargalhada” / Rodrigo Sant´Anna
Local: Ginásio Municipal Metodista  (Avenida Marinho Hemetério de Oliveira, s/nº - Vila Pacaembu)

28/08 (domingo)
20h – “Cabaré Filosófico”

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Queimados realiza III Conferência Municipal de Políticas para Mulheres

Cerca de 200 pessoas participaram da III Conferência Municipal de Políticas Para Mulheres neste domingo, 07 de agosto, no Teatro-Escola Professora Marlice Margarida Ferreira da Cunha. O evento, que foi regido pelo tema “Brasil em Construção de Igualdade de Gênero sem Violência”, teve como principal objetivo a discussão de estratégias para diminuir o índice de violência contra mulher.

A conferência foi dividida em dois eixos: Análise da realidade nacional, social, econômica, oplítica, cultural e dos desafios para a construção de igualdade de gênero; e Avaliação e aprimoramento das Ações e Políticas para Mulheres, Centro de Referência, Casa de Abrigo e recuperação da família.



O prefeito de Queimados, Max Lemos, disse que a realização da conferência é de extrema importância. “As mulheres tem o direito de lutar pela sua independência. Temos que achar formas de diminuir com esse tipo de violência em nosso município. Os temas abordados aqui são essenciais

para uma boa política para mulheres”, frisou Max.

A coordenadora Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Eliana Leôncio, diz que esse tipo de evento é muito importante para aprimorar os direitos de defesa para mulheres. “É através daqui que vemos novos caminhos para diminuir a violência contra mulheres. Temos que diminuir o índice aqui em Queimados e vamos criar propostas para isso”, ressaltou Eliana.

O evento contou com a presença da deputada estadual Inês Pandeló. Segundo ela o ponto principal de discussão são propostas para a autonomia das mulheres. “Infelizmente existe muito homem que acha que lugar de mulher é somente cuidando da casa. Temos que através das conferências revolucionar esse quadro. Pela primeira vez no Brasil temos uma mulher na Presidência da República e vamos usar isso ao nosso favor”, frisou a deputada.

Durante a conferência houve uma homenagem ao 5º aniversário da lei nº 11.400, mas conhecida como Lei Maria da Penha com a apresentação da cantora Denize Suhett

Queimados recebe o projeto mineiro Cine Sarau Petrobrás

Queimados neste sábado, 06 de agosto, recebeu na Praça dos Eucaliptos, o projeto itinerante patrocinado pela Petrobrás, Cine Sarau. O projeto tem principal objetivo ir a diversos municípios no Brasil carentes de cultura, agregando grupos locais. No município foi apresentado o documentário “Lixo Extraordinário” e uma apresentação do grupo de percussão Tambolelê. O grupo de teatro local Queimados Encena, também apresentou o espetáculo “O Inspetor Geral”.

O projeto Cine Sarau Petrobrás nasceu em Minas Gerais em 2006 com foco em fomentar cultura em municípios espalhados pelo Brasil, onde há uma deficiência cultural. O projeto leva sempre um documentário, filme ou peça teatral nesses locais acompanhados de algum grupo cultural de Minas Gerais. O município beneficiado tem a oportunidade de realizar uma apresentação cultural de alguma instituição local.

O coordenador do Cine Sarau Petrobrás, Athos Souza, diz que o projeto é muito importante para a inclusão cultural. “Infelizmente vemos locais que a cultura passa longe e fico feliz por Queimados ter nos recebido tão bem. Percebi que apesar de ser um município pequeno o governo tem se preocupado com a questão cultural. Viemos para fomentar a cultura em todos os locais e me satisfaço quando vejo uma praça cheia como está aqui”, frisou o coordenador.


O evento deu início com a apresentação da peça “O Inspetor Geral” que conta a história do desespero de governantes de uma cidadezinha do interior que vive em pura corrupção pela notícia da visita do Inspetor Geral do estado que irá vistoriar toda a cidade. Durante a peça os governantes tentam arquitetar idéias de como irão recepcionar o tal inspetor disfarçando as grandes falcatruas da cidade.


Após o espetáculo, o grupo de percussão Tambolelê, apresentou músicas de autoria próprias. Um dos criadores e coordenadores do grupo, Santoni, diz que “o diferencial do grupo é que os instrumentos são criados com materiais que ao ver de todos seriam descartáveis”. O grupo Tambolelê apresenta músicas afro-mineiras.

O documentário “Lixo Extraordinário”, que tem duração de 90 minutos e direção de Lucy Walter e conta o trabalho do artista plástico Vik Muniz no maior aterro sanitário da América Latina: o Jardim Gramacho, localizado no município de Duque de Caxias, fechou o evento.

O projeto Cine Sarau Petrobrás já á percorreu 300 municípios em 18 estados.

Queimados abriu o projeto “Encontro e Conexões - Redescobrindo Histórias”

A Secretaria Municipal de Educação de Queimados realizou neste sábado, 06 de agosto, a abertura do projeto “Encontro e Conexões - Redescobrindo Histórias”, com aula inaugural sobre a História da Baixada Fluminense, com ênfase em Queimados, no auditório do Centro Educacional Betel. O projeto tem principal objetivo refletir sobre as origens no processo de progresso do município. O evento foi marcado pelo selo histórico de união entre Queimados e Vassouras, já que os municípios se encontram no século XIX na história da produção cafeeira.

O curso gratuito “História da Baixada Fluminense” está na primeira etapa, que totalizam cinco sábado de encontro, ou seja, 25h/aulas. A aula inaugural foi aberta para professores da rede privada, mas as outras etapas do curso serão exclusivas para educadores da rede municipal de ensino. Com exceção da primeira etapa, que aconteceu neste sábado, as demais serão realizadas no auditório do Centro Educacional Manoel Pereira, que fica na Rua Itatinga, nº 59, no Centro.

O coordenador do projeto “Encontro e Conexões - Redescobrindo Histórias”, Nilson Henrique de Araújo Filho, diz que o evento é para que todos saibam o conceito da Baixada Fluminense. “Temos uma história bastante rica e devemos expandir esse conhecimento. A parceria histórica com Vassouras é muito importante e temos muito em comum. Esse curso é uma formação continuada para os profissionais na área de educação”, frisou o coordenador.

Segundo o Secretário Municipal de Educação, Lenine Lemos, não há melhor município para fechar uma parceria histórica que Vassouras. “Na contramão do desenvolvimento não podemos deixar que nossos conceitos históricos e nossas fontes sejam apagados. Vassouras é muito importante para história de Queimados e vice-versa. Fomentar nossa história é importantíssimo para nossos professores e pesquisadores”, disse Lenine.

O evento contou com a participação da diretora do Instituto Histórico de Duque de Caxias, Tânia Amara e do presidente de Associação de Professores e Pesquisadores de História - APPH.Clio, Antônio Augusto Brás, que diz que a riqueza colonial na Baixada é gigantesca. “A Baixada tem crescido sem parar e temos que resgatar nossas fontes históricas. É muito importante saber o que rege a Baixada, o que passou por aqui, como ela foi formada. A origem é essencial”, ressaltou Brás.

A Secretaria Municipal de Educação de Queimados organizará juntamente com a Secretaria de Educação de Vassouras, uma excursão com alunos da rede municipal de ensino de Queimados para fazendas históricas em Vassouras. A secretária de Educação de Vassouras, Vânia Mattos Baptista, diz que está animada com essa parceria. “Queimados e Vassouras se unem quando os tropeiros iam pra Minas Gerais buscar ouro. Queremos ensinar isso para nossos alunos. Quando Queimados levar os alunos da rede municipal para nossas fazendas terão recepção com direito a café imperial”, disse entusiasmada a secretária.