quinta-feira, 29 de março de 2012

Gabriel Perissé abre a III Jornada Pedagógica em Queimados

Provando mais uma vez que a educação tem vez e voz na cidade, a Terceira Jornada Pedagógica de Queimados teve início nesta quinta-feira, 29 de março, em grande estilo. Mais de mil pessoas foram até ginásio da Escola Municipal Metodista entre educadores, estudantes e autoridades locais para participar do evento.

Com o tema Com o tema “Família e Escola: uma parceria de sucesso”, a terceira edição do encontro apresentou novas práticas pedagógicas, tendências educacionais mais humanistas e abordou temas contemporâneos como bullying e a importância da participação da família na vida escolar dos alunos.

Ao longo do evento, os congressistas assistiram às palestras e participaram das demais atividades da Jornada. Os destaques do primeiro dia ficaram por conta do filósofo Gabriel Perissé e das oficinas pedagógicas. Na ocasião, Perissé apresentou a palestra “Os sete pecados capitais e as virtudes de educação”, abordando questões como erros e acertos na educação e a era da globalização na escola. “A escola precisa sair da Idade Média e perceber que estamos na Idade ‘Mídia’. Um dos grandes problemas está na maneira como o professor apresenta a sua aula. É preciso entusiasmo e força para enfrentar todo e qualquer problema. A escola é lugar dos problemas porque é o lugar da sociedade e é lá que precisam ser resolvidos”, destacou o filósofo.

O prefeito, Max Rodrigues Lemos, disse que o evento foi um dos melhores investimentos que a Prefeitura realizou. “Acreditamos que investir em educação é uma das melhores ações que podemos realizar, o investimento nas pessoas. A Jornada é um celeiro de aprendizado”, Max.

O evento é organizado pela Máxima Eventos, que tem 90% dos seus serviços voltado para educação.

Programação 30/03 – Sexta-feira

7h30 – Abertura
8h – Palestra com Graça Regina (RJ)
9h30 – Café
10h – Palestra com Marta Relvas (RJ)
11h30 – Almoço
13h30 – Palestra com Elias Rocha (RJ)
15h30 – Palestra com Augusto Cury (SP)
17h30 – Encerramento
18h – Coquetel com apresentação da Banda Máxima

“Darwin BR” será apresentado para a rede municipal de ensino de Queimados

Com o objetivo de atrair a criançada para o conhecimento de novas histórias, a Secretaria Municipal de Educação de Queimados fechou parceria com o Grupo Educacional Buzum, que é um grupo que trabalha com mini-teatro itinerante, para a apresentação do espetáculo infantil de bonecos “Darwin BR”. O grupo realizará até oito apresentações por dia para três escolas municipais, nos dias 30 de março, 02 e 03 de abril.

O teatro de bonecos “Darwin BR” conta a história do naturista Charles Darwin pelo Brasil durante sua viagem de cinco anos ao redor do mundo.

As escolas beneficiadas pelo projeto são: Escola Municipal Doutor Francisco Manoel Brandão, que fica na Rua Félix, nº 07 - bairro Tricampeão (dia 30/03); Escola Professor Leopoldo Machado, na Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/nº - Centro( dia 02/04); e Escola Municipal Professora Maria Corágio Pereira Xanchão, Rua Deoclécio Lopes da Costa, s/nº - Jardim Da Fonte (dia 03/04).

As apresentações do espetáculo, que tem duração média de 20 minutos, começam às 9h e tem término previsto para as 15h30.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Queimados terá I Conferência dos Direitos para Pessoas com Deficiências

“Um olhar através da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, da ONU. Novas Perspectivas e Desafios”. Esse é o tema que rege a I Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência em Queimados no próximo sábado, dia 31 de março, no Teatro-Escola Marlice Margarida Ferreira da Cunha. O evento, que conta com a parceria da indústria têxtil Duloren, abrirá o credenciamento para participar do evento a partir das 8h.

A I Conferência, que contará com quatro eixos, abordará os seguintes temas: “Educação, Esporte, Trabalho e Reabilitação Profissional”, “Comunicação, Transporte e Moradia”, “Saúde, Prevenção, Reabilitação, Órteses e Próteses” e “Segurança, Acesso à Justiça, Padrão de Vida e Proteção Social Adequados.

O Teatro-Escola Marlice Margarida Ferreira da Cunha fica na Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/nº - Vila Pacaembu.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Queimados adere ao programa "Jogue Limpo"

O Município de Queimados lançou oficialmente nesta segunda-feira, 26/03, o Programa “Jogue Limpo”, que tem pó objetivo recolher óleo lubrificante que seria despejado no meio ambiente. O “Jogue Limpo” é desenvolvido pelo Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (SINDICOM), com o apoio da Secretaria de Estado do Ambiente e do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), em parceria com as Secretarias Municipais de Meio Ambiente. O Posto Potiguar localizado na Rua Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, Nº 426, Centro-Queimados/RJ será o ponto de coleta.

O Secretário de Urbanismo e Meio Ambiente de Queimados, Getúlio de Moura, falou sobre a importância do desenvolvimento do Programa “Jogue Limpo” para o município de Queimados. “Hoje temos muitas oficinas na nossa cidade que não tinha onde despejar os óleos lubrificantes, que acabavam sendo jogados no nosso solo, contaminando os lençóis freáticos. Com este Programa, pretendemos acabar com o destino inadequado de embalagens usadas de lubrificantes, como por exemplo, cursos d’água, lixões, bueiros, entre outros, causando danos à saúde do homem e ao Meio Ambiente”, disse.

O Programa “Jogue Limpo” estabelece sistema de logística de reversa de embalagens plásticas de lubrificantes pós-consumo e é patrocinado pelos fabricantes, importadores e distribuidores do produto. A coleta será feita na cadeia de revenda do produto e as embalagens serão transportadas em veículos especiais para centrais de recebimento. Nestas centrais as embalagens receberão tratamento inicial, sendo transformadas em fardos e encaminhadas para empresas recicladoras licenciadas.

Esteve presente ao evento o secretário de Urbanismo e Meio Ambiente de Queimados, Getulio de Moura, a secretária de Meio Ambiente de Mesquita e presidente da Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA-RJ), Kátia Perobelli, o Presidente do Sindicato dos Postos de Gasolina, Ricardo Lisboa, e o proprietário do Posto Potiguar, Mário Duarte.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Comerciantes de Queimados recebem Prêmio Top de Qualidade no atendimento ao Consumidor

Esta quinta-feira, 22 de março, foi a noite dos comerciantes top de Queimados. Durante a entrega do I Prêmio Top de Qualidade no Atendimento ao Consumidor da cidade, 27 estabelecimentos foram reconhecidos como os melhores de suas categorias. O Prêmio incentiva empresários que não medem esforços para atingirem a excelência do atendimento ao consumidor.

A iniciativa foi fruto da parceria entre a Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, o Sindicato do Comércio Varejista de Nova Iguaçu (Sincovani), a Associação Comercial e Industrial de Queimados (Aciq), a Câmara de Dirigentes Lojistas de Queimados (CDL) e o Sebrae RJ.

O prefeito de Queimados, Max Rodrigues Lemos, esteve presente no evento, elogiou todos os participantes e comentou sobre a importância do prêmio. “O I Prêmio Top de Qualidade no Atendimento ao Consumidor é mais uma marca extremamente positiva do crescimento da cidade. O desenvolvimento já é uma realidade para a indústria, assim como para o grande, médio e pequeno comerciante local”, destacou Max.

Ao total, 151 empresas se inscreveram e participaram da seleção que contou com 27 categorias divididas por setores de atuação. Somente empresas queimadenses puderam concorrer e o critério principal para confirmação da inscrição foi estar há mais de um ano estabelecidas e legalizadas na cidade. A exemplo do Espaço Vip Felipe Lyns, em funcionamento há três anos, campeão da categoria Salão de beleza. Para o proprietário, o Prêmio beneficiou principalmente os pequenos e microempreendedores. “Agora os pequenos estão conseguindo espaço em Queimados. Fiquei muito feliz em participar, junto com a minha equipe, e ter sido contemplado com esse prêmio. Quero participar de todos os outros que puder”, declarou Felipe, entusiasmado.

A avaliação foi feita por consultores do Sebrae RJ através de visitas surpresas aos estabelecimentos que se candidataram para checar itens como atendimento, conforto do estabelecimento, acessibilidade, exposição de preço, uniforme e treinamento de colaboradores. As 27 empresas vencedoras receberão, além do certificado de qualidade do Sebrae RJ, consultorias gratuitas em estratégias de marketing, finanças e atendimento ao cliente.


Segue abaixo a lista dos vencedores divididos por categoria:

- Biofit (Academia de ginástica)

- Auto Escola Magé (Auto Escola)

- Sete Lagoas (Auto Peças e acessórios)

- Bazar Talita (Bazar, louças, presentes e brinquedos)

- ABR Informática (Computador e periférico)

- CCAA (Curso Extracurricular)

- Casas Bahia (Eletrodomésticos e eletrônicos)

- Vago e Cia Contabilidade (Escritório contábil)

- Centro Educacional Betel (Estabelecimento de Ensino)

- Drogaria Galanti (Farmácia e drograria)

- Horto Mais Verde (Floriculturas e Hortos)

- Centro de Diagnósticos Dr. Emmerson (Laboratórios)

- Prolar (Livraria e papelaria)

- Bazar Mateus (Material de construção)

- Petit Claire (Moda Infantil)

- Akazzo Quality e Style (Moda feminina)

- Rebrun (Moda Masculina)

- Colchões Ortobom (Móveis)

- Ótica da Fábria (Óticas)

- Padaria Sonho de Queimados (Padarias)

- M M Cosméticos (Perfumaria e Cosmético)

- Nova Geração (Postos de Combustíveis)

- Casa do Mineiro (Restaurante, self service e pizzaria)

- Salão Espaço Vip Felipe Lyns (Salão de beleza)

- Nando Modas (Sapataria)

- Supermercado Joia (Supermercados)

Primeira etapa das Olimpíadas Estudantis de Queimados (OLIMEQ) é encerrada

A primeira etapa das Olimpíadas Estudantis de Queimados (OLIMEQ – 2012) – composta pelas modalidades de Futsal Sub 11, 14 e 17 masculino e feminino, Xadrez Sub 11, 14 e 17, foi encerrada esta semana. Se a competição terminasse hoje, a equipe campeã seria a E.M Professor Joaquim de Freitas com 59 pontos, mas ainda tem muita competição pela frente. Nos dias 10 e 13 de abril será a vez da disputa no Handebol, no Ginásio da E. M. Metodista. O Atletismo toma conta da Vila Olímpica no dia 12 de abril. Já o Futebol de Areia, acontece na Praça dos Eucaliptos entre os dias 6 e 15 de agosto. O Voleibol, Basquetebol e Queimado, serão disputados entre os dias 6 e 8 de novembro no Ginásio.

Participam da IV OLIMEQ 2012 as seguintes escolas: E.M. Allan Kardec, E.M. Batista, E.M. Doutor Cledon Cavalcante, E.M. Elói Dias Teixeira, E.M. José Anastácio Rodrigues, E.M. Leopoldo Machado, E.M. Metodista de Queimados, E.M. Monteiro Lobato, E.M. Oscar Weinschenck, E.M. Paulo Freire, E.M. Professor Joaquim de Freitas, E.M. Professora Anna Maria dos Santos Perobelli, E.M. Professora Diva Teixeira, E.M. Professora Maria Corágio Pereira Xanchão, E.M. Professora Scintilla Exel, E.M. Santo Expedito, E.M. São José, E.M. Senador Nelson Carneiro, E.M. Tiradentes, E.M. Vereador Carlos Pereira Neto, E.M. Waldick Cunengundes Pereira e E.M. Washington Manoel de Souza.

As competições têm entrada gratuita. O Ginásio da E.M. Metodista fica na Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/nº – Vila Pacaembu; a Vila Olímpica de Queimados fica na Avenida Maracanã, s/nº – Vila Pacaembú. A Praça dos Eucaliptos fica na Rua Hortência, s/nº – Centro.

Acompanhe o placar

FUTSAL SUB 17 MASCULINO

EQUIPE CAMPEÃ: Escola Municipal Professora Scintilla exel
EQUIPE VICE- CAMPEÃ: Escola Municipal Professor Joaquim de Freitas

FUTSAL SUB 14 MASCULINO
EQUIPE CAMPEÃ: Escola Municipal Santo Expedito
EQUIPE VICE- CAMPEÃ: Escola Municipal Professor Joaquim de Freitas

FUTSAL SUB 11 MASCULINO
EQUIPE CAMPEÃ: Escola Municipal Senador Nelson Carneiro
EQUIPE VICE- CAMPEÃ: Escola Municipal Metodista

FUTSAL SUB 17 FEMININO
EQUIPE CAMPEÃ: Escola Municipal Santo Expedito
EQUIPE VICE- CAMPEÃ: Escola Municipal Professor Joaquim de Freitas

FUTSAL SUB 14 FEMININO
EQUIPE CAMPEÃ: Escola Municipal Washington Manoel de Souza
EQUIPE VICE- CAMPEÃ: Escola Municipal Tiradentes

FUTSAL SUB 11 FEMININO
EQUIPE CAMPEÃ: Escola Municipal Professor Joaquim de Freitas
EQUIPE VICE- CAMPEÃ: Escola Municipal Vereador Carlos Pereira Neto

XADREZ SUB 17 FEMININO
1º lugar Aluno: Karen Medeiros do Nascimento (E.M Profº Joaquim de Freitas)

XADREZ SUB 14 FEMININO
1º lugar Aluno: Natália Nastácia Hoffman de Oliveira (E.M Profº Joaquim de Freitas)

XADREZ SUB 11 FEMININO
1º lugar Aluno: Kathleen de Brito Silva (E.M Profº Joaquim de Freitas)

XADREZ SUB 17 MASCULINO
1º lugar Aluno: Efrain Pereira de Souza (E.M Washington Manoel de Souza)
2º lugar Aluno: Yuri Lopes da Silva (E.M Profº Joaquim de Freitas)

XADREZ SUB 14 MASCULINO
1º lugar Aluno: Jonatan Ronaldo de Melo Mendonça (E.M Washington Manoel de Souza)
2º lugar Aluno: Paulo Victor Oliveira da Silva (E.M Profº Joaquim de Freitas)

XADREZ SUB 11 MASCULINO
1º lugar Aluno: Marlon de Andrade Moraes (E.M Doutor Cledon Cavalcante)
2º lugar Aluno: Gabriel Theodoro Ferreira (E.M Profº Joaquim de Freitas)

quinta-feira, 22 de março de 2012

Prefeitura de Queimados entrega 500 apartamentos do Programa "Minha Casa, Minha Vida"

Na manhã desta quinta-feira, 22 de março, mais 500 famílias de Queimados realizaram o sonho da casa própria. O prefeito do município, Max Rodrigues Lemos, o superintendente regional da Caixa Econômica Federal (CEF), Cláudio Martins, e o secretário de Estado de Habitação, Rafael Picciani, fizeram a entrega de mais 500 unidades habitacionais do Programa “Minha Casa, Minha Vida”, do Condomínio Valdariosa, totalizando 1.500 apartamentos entregues neste bairro.

O evento foi realizado no próprio residencial, na Rua Fernandino, s/nº, Quadra C, no bairro Parque Valdariosa. As 500 unidades habitacionais do empreendimento receberam investimentos da ordem de R$ 24 milhões e beneficiam mais de duas mil pessoas. Todo o empreendimento – 1.500 apartamentos distribuídos em 75 blocos, com 20 apartamentos cada – possui dois quartos, sala, cozinha e banheiro. Além disso, o condomínio Valdariosa oferece quadra poliesportiva, parquinho para as crianças, salão de festas e um espaço fitness, equipado com aparelhos para a prática esportiva.

“Eu não estou acreditando que agora eu e meus filhos vamos ter um lugar digno para morar. Não tenho palavras para dizer o quanto eu estou feliz. O que estou vivendo hoje é realmente o sonho da minha casa, da minha vida. Sempre quis uma casa para chamar de minha e esse dia chegou. O sonho que parecia tão distante virou realidade”. Essa foram as palavras de emoção da dona de casa Jurema dos Santos Mariano, 28 anos, mãe de quatro filhos, futura moradora do bloco oito, da quadra C, que até hoje morava em uma casa na beira do rio.

De acordo com o prefeito de Queimados, Max Rodrigues Lemos, entregar a última etapa do condomínio Valdariosa representa a realização do sonho de 1500 famílias. Ainda segundo ele, o programa veio para levar mais dignidade, bem-estar e melhoria da qualidade de vida para as pessoas que não tinham condições de ter seu próprio imóvel.

“Fomos o primeiro município da Baixada Fluminense a ter convênio de construção de unidades habitacionais assinado com o governo Federal. A cidade tem um déficit muito grande de habitação e somente com a união entre Prefeitura e governos do Estado e Federal, podemos levar uma moradia digna para a nossa população e, consequentemente, bem-estar e melhoria da qualidade de vida. Nesta etapa, são mais duas mil pessoas que viverão com mais dignidade. Já entregamos 1.500 casas, o que representa cerca de seis mil pessoas vivendo melhor”, afirmou o prefeito.

Para o superintendente regional da CEF, Cláudio Martins, o empreendimento do Valdariosa representa uma grande vitória do Programa Minha Casa, Minha Vida, na medida em que entrega um conjunto residencial de excelente padrão, dotado de toda infraestrutura no entorno.

“Este empreendimento resgata a cidadania e a dignidade de centenas de famílias, muitas moradoras de comunidades, que até então não possuíam condições de conforto e saneamento básico, sendo motivo de grande orgulho para a Caixa. E essa satisfação só é possível graças ao empenho, dedicação e esforço do prefeito Max Lemos que fez o possível para que o empreendimento se tornasse realidade. Foi ele quem adequou as leis para que o município se enquadrasse nas exigências do programa e doou o terreno para que fosse erguida a construção”, destacou.

O secretário de Estado de Habitação, Rafael Picciani, ressaltou o avanço do município de uma maneira geral e a importância dada pela atual administração em diminuir o déficit habitacional da cidade.

“Somente com a união e o esforço de todos podemos obter melhorias. São visíveis os avanços do município de Queimados em várias áreas. Bairros que estavam abandonados receberam obras estruturantes, a cidade vem se desenvolvendo bastante com a chegada de novas indústrias, com o aquecimento do comércio, que está recebendo grandes lojas. O prefeito está promovendo o desenvolvimento do município, mas não esqueceu das pessoas e este projeto que beneficia 1.500 famílias é prova disso. A cidade está trabalhando para diminuir o déficit habitacional, quando proporciona que famílias possam realizar o sonho da casa própria”, frisou.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Prefeito Max Lemos entrega os últimos 500 apartamentos do programa "Minha Casa, Minha Vida"

O prefeito de Queimados, Max Rodrigues Lemos, entrega nesta quinta-feira, 22 de março, as chaves dos últimos 500 apartamentos do programa “Minha Casa, Minha Vida”, do total de 1.500 que foram construídos no bairro Valdariosa. A entrega das chaves acontece no Condomínio Valdariosa III, na Rua Fernandino, s/nº, no bairro Valdariosa. Estarão presentes no evento representantes da Caixa Econômica Federal, da Odebrecht e o secretário de Estado de Habitação, Rafael Picciani.

O empreendimento ganhou o prêmio 2011 de melhor Empreendimento de Interesse Social – Faixa 1 do Brasil, pela Associação dos Dirigentes de Empresas do mercado Imobiliário (ADEMI). O condomínio é destinado às pessoas com renda de até três salários mínimos e se destaca pela construção diferenciada por seguir o conceito de bairro planejado com total infraestrutura urbana – ruas pavimentadas, sinalizadas e iluminadas, com redes de água e esgoto. O condomínio conta também com parquinho para as crianças e espaço gourmet.

Serviço:
Entrega das chaves de 500 apartamentos do Programa “Minha Casa, Minha Vida” de Queimados
Local: Condomínio Valdariosa II – Rua Fernandino, s/nº - Bairro Valdariosa
Data: 22 de março de 2012
Horário: 10h

Queimados legaliza serviço de transporte de mototaxista

Por iniciativa da atual gestão da Prefeitura de Queimados foi aprovada na Câmara Municipal na noite desta terça-feira, 20 de março, o Projeto de Lei de nº 010/12 que legaliza o serviço de transporte de mototaxista na cidade. A lei foi aprovada com a presença de nove vereadores. 

Em Queimados o número máximo de mototaxistas que operacionalizarão o serviço, determinada na lei municipal, foi de três veículos para cada mil habitantes ou fração, de acordo com certidão oficial fornecida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O serviço de transporte englobará também entrega de pequenas mercadorias. Vale ressaltar que estão excluídas das novas regras as empresas que possuem seu próprio sistema de uso de serviço com motociclistas. 

O mototaxista há três anos, Reinaldo dos Santos, 61 anos, achou ótima a iniciativa. “Sempre lutamos por melhoria e estamos felizes por essa decisão. A Prefeitura juntamente com a Câmara está favorecendo nosso serviço. Temos nossos direitos e agora poderemos trabalhar tranquilos”, frisou Reinaldo. 

O regimento que definirá prazos para os prestadores de serviços se enquadrarem nas regras de padronização será editada pelo representante do Poder Executivo, no caso o prefeito Max Lemos, no prazo de 180 dias. 

terça-feira, 20 de março de 2012

Queimados terá destacamento do Corpo de Bombeiros

O prefeito de Queimados, Max Rodrigues Lemos, recebeu na manhã desta terça-feira, 20 de março, o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Simões. O militar esteve em Queimados para visitar as antigas instalações da delegacia do município, que será transformada em um Destacamento do Corpo de Bombeiros.

De acordo com o comandante, as instalações são ótimas e salvo alguns ajustes, será implantado o Destacamento na cidade. “O espaço é ótimo. Vamos ter que fazer alguns ajustes na planta da antiga delegacia, mas o prédio tem condições de abrigar o destacamento. Serão feitas algumas adaptações. O objetivo é que em cerca de 30 dias sejam iniciadas as obras e a ideia é que até julho a unidade já esteja em funcionamento em Queimados”, informou Simões.

De acordo com o prefeito de Queimados, Max Rodrigues Lemos, a unidade do Corpo de Bombeiros na cidade é de suma importância em virtude do crescente desenvolvimento. “Nossa cidade está crescendo muito e um Destacamento do Corpo de Bombeiro é essencial para nós. Muitas empresas estão vindo para Queimados e elas necessitam de laudo para instalação. Sem contar que o atendimento em casos de urgência será ainda mais eficaz”, frisou Max.

Além do Destacamento do Corpo de Bombeiros, Queimados receberá, em breve, duas Varas de Trabalho, que facilitarão em muito a vida dos queimadenses. A área para construção das Varas foi doada pela Prefeitura ao Ministério Público e fica ao lado do Fórum da Cidade, no bairro Vila Tinguá. Atualmente, para fazer uma reclamação trabalhista, os moradores da cidade são obrigados a se deslocarem para municípios vizinhos.

Com a implantação do Destacamento do Corpo de Bombeiros e das Varas de Trabalho em Queimados, a Prefeitura sela a implantação de órgãos necessários na cidade. O município hoje conta com as novas instalações da Junta Militar, um posto de vistoria do DETRAN e a Delegacia Legal. “A cidade tem crescido muito e nós estamos preparando ela para o futuro, trazendo órgãos estaduais e federais, além de melhorar a estrutura municipal, com a construção do prédio própria da Prefeitura”, ressaltou Max Lemos.

SEDRAG promove curso para agricultores de Queimados


Visando estimular a autonomia dos agricultores locais, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Agricultura de Queimados - em parceria com a EMATER, promove desde o dia 19 de março um curso de Operação de Micro-tratores, no Sítio Rancho da Paz, Estrada Velhas dos Caramujos - Assentamento Rural de Vista Alegre. O curso vai até esta sexta-feira, 23 de março e tem como principal objetivo fazer com que os próprios agricultores operem o micro-trator, gerando autonomia no trabalho agrícola visando o aumento da área de cultivo de hortaliças para fortalecer a agricultura do município.

Durante o curso, que será ministrado pelo engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Agricultura, Paulo Cesar, os agricultores aprenderão noções de mecânica, operação e utilização de implementos de preparo do solo, noções de segurança no trabalho, manutenção da máquina e cálculo dos custos de operação, além de manutenção.

O trator da Prefeitura ficará a disposição da Associação da Feira da Roça de Queimados por um período de 90 dias em prol do desenvolvimento das atividades agrícolas.

Queimados dá início a IV Olimpíadas Estudantis

Nesta terça-feira, 20 de março, foi realizada a abertura oficial da IV Olimpíadas Estudantis de Queimados (OLIMEQ – 2012), no Ginásio Esportivo da Escola Municipal Metodista, com a presença do prefeito de Queimados, Max Rodrigues Lemos. Cerca de 200 alunos das 22 escolas da rede municipal inscritas fizeram o juramento e participaram da cerimônia. A pira olímpica foi acesa pelo aluno José Lucas, do 9º Ano da Escola Municipal Joaquim de Freitas, unidade vencedora da competição no ano passado. O vice campeonato ficou com a E.M. Washington Manoel de Souza.

Após a abertura da IV OLIMEQ, foram realizadas cinco disputadas de Futsal da categoria sub-17 masculino, entre as escolas Leopoldo Machado, Washington Manoel, Joaquim de Freitas, Santo Expedito e Scintilla Exel, que se sagrou campeã. Na quarta, 21, é a vez da disputa de Xadrez nas categorias sub 11, 14 e 17 masculino e feminino, além do Futsal sub 11 masculino e feminino. Na quinta-feira, 22, será o dia de disputa do Futsal Sub 14 masculino e feminino, e do Futsal Sub 17 feminino. As competições de Xadrez são realizadas na Vila Olímpica de Queimados (Avenida Maracanã, s/nº – Vila Pacaembu) e as de Futsal no ginásio da Escola Municipal Metodista (Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/nº – Vila Pacaembu)

De acordo com o prefeito de Queimados, Max Rodrigues Lemos, a prática de esporte melhora o condicionamento físico da criança, além de ensinar disciplina. “O esporte é muito importante na vida das crianças. As Olimpíadas Estudantis, além de incentivar os alunos na prática do esporte, melhora o condicionamento físico, revela talentos em potencial na região e ainda ensina os alunos a ter disciplina, conciliando o lazer com o esporte e os estudos”, frisou o prefeito.

Participam da IV OLIMEQ 2012 as seguintes escolas: E.M. Allan Kardec, E.M. Batista, E.M. Doutor Cledon Cavalcante, E.M. Elói Dias Teixeira, E.M. José Anastácio Rodrigues, E.M. Leopoldo Machado, E.M. Metodista de Queimados, E.M. Monteiro Lobato, E.M. Oscar Weinschenck, E.M. Paulo Freire, E.M. Professor Joaquim de Freitas, E.M. Professora Anna Maria dos Santos Perobelli, E.M. Professora Diva Teixeira, E.M. Professora Maria Corágio Pereira Xanchão, E.M. Professora Scintilla Exel, E.M. Santo Expedito, E.M. São José, E.M. Senador Nelson Carneiro, E.M. Tiradentes, E.M. Vereador Carlos Pereira Neto, E.M. Waldick Cunengundes Pereira e E.M. Washington Manoel de Souza.

Queimados comemora I Dia Internacional da Síndrome de Down

Educação e inclusão são as palavras do dia contra o preconceito.  Com o tema “Inclusão é: afetividade, educação e família”, o Núcleo de Atenção ao Estudante de Queimados (NAE), através da Secretaria Municipal de Educação, realiza nesta quarta feira, 21 de março, às 8h30, no Teatro Escola Marlice Margarida Ferreira da Cunha, uma programação voltada para o Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado na mesma data.

Na ocasião, haverá uma mesa de debates para discutir e conscientizar pais e sociedade sobre como lidar com a síndrome. Educação inclusiva, aspectos biológicos, troca de experiências e potencialidades sócio-afetivas são alguns dos tópicos que serão discutidos no encontro.

A data é celebrada em todo o mundo e, apesar de ter sido oficializada apenas este ano, foi escolhida por representar os três cromossomos número 21, que cada pessoa com síndrome de Down carrega em seus genes.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Queimados realiza sua IV Olimpíadas Estudantis

Nesta terça feira, 20 de março, acontece a abertura da IV Olimpíadas Estudantis de Queimados (OLIMEQ 2012). O evento acontece no Ginásio de Esportes da Escola Municipal Metodista (Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/nº – Vila Pacaembú), a partir das 10h30. Muito esperado pelos alunos da rede municipal de ensino, o evento conta com a participação de 22 das 28 escolas da rede. No ano passado a campeã geral foi a E.M. Professor Joaquim de Freitas e a E.M. Washington Manoel de Souza foi a vice.

Serão disputadas as modalidade: Sub 11, Sb 14 e Sub 17 masculino e feminino. A competição tem início nesta terça-feira, dia 20, com o Futsal Sub 17 masculino. Na quarta, 21, é a vez da disputa de Xadrez nas categorias Sub 11, 14 e 17 masculino e feminino, além do Futsal Sub 11 masculino e feminino. Na quinta-feira, 22, será o dia de disputa do Futsal Sub 14 masculino e feminino, e do Futsal Sub 17 feminino.

Participarão da IV OLIMEQ 2012 as seguintes escolas: E.M. Allan Kardec, E.M. Batista, E.M. Doutor Cledon Cavalcante, E.M. Elói Dias Teixeira, E.M. José Anastácio Rodrigues, E.M. Leopoldo Machado, E.M. Metodista de Queimados, E.M. Monteiro Lobato, E.M. Oscar Weinschenck, E.M. Paulo Freire, E.M. Professor Joaquim de Freitas, E.M. Professora Anna Maria dos Santos Perobelli, E.M. Professora Diva Teixeira, E.M. Professora Maria Corágio Pereira Xanchão, E.M. Professora Scintilla Exel, E.M. Santo Expedito, E.M. São José, E.M. Senador Nelson Carneiro, E.M. Tiradentes, E.M. Vereador Carlos Pereira Neto, E.M. Waldick Cunengundes Pereira e E.M. Washington Manoel de Souza.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Queimados disputa Jogos Abertos do Interior (JAI) neste sábado e domingo

As equipes esportivas de Queimados começam neste sábado e domingo, dias 17 e 18 de março, a disputa pelos Jogos Abertos do Interior (JAI). Com o objetivo de promover a integração entre os municípios da Baixada Fluminense e do Interior do Estado do Rio de Janeiro, todos os anos acontecem os JAI que servem como intercâmbio esportivo entre as cidades. O torneio tem como foco descobrir atletas amadores e revelar jovens talentos do esporte em diversas modalidades.

Atual campeão do futsal masculino da última edição da competição, Queimados pretende fazer bonito para levar títulos de outras modalidades para casa. O município participará nas categorias de futebol masculino, judô, atletismo, voleibol (masculino e feminino), futsal feminino, handebol (masculino e feminino) e basquete (masculino e feminino).

No sábado (17), às 15h, a equipe de vôlei masculino enfrenta o Volta Redonda no ginásio Ilha de São João, na casa do adversário. A equipe feminina enfrenta também, às 15h, o Barra Mansa no ginásio Recreio dos Bandeirantes (Volta Redonda). Já as meninas do futsal enfrentam o time de Nilópolis no município de Rio Claro.

Ainda no sábado, o time de handebol masculino entra em quadra contra o vencedor da partida entre Nova Iguaçu e Caxias. Fechando a programação esportiva do final de semana, no domingo (18), às 11h30, o handebol masculino pega o Nilópolis fora de casa e o basquete masculino enfrenta o Nilópolis no ginásio Municipal Metdodista.

Jogador Celsinho do Queimados Futebol Clube marca oito gols e comemora fama instantânea

A bola da vez é Celso Ferrão, o Celsinho. O nome pode ser desconhecido, mas o jogador da Baixada Fluminense se tornou o centro das atenções da imprensa esportiva após realizar um feito histórico que poucos atletas conseguiram. Fazer oitos gols em uma partida profissional. A marca foi alcançada no último domingo, dia 11 de março, quando o camisa 10 do Queimados Futebol Clube fez todos os gols da vitória de sua equipe sobre o CSE Arthurzinho por 8 a 2 na Série C do Campeonato Carioca.

Destaque em 2011 na estréia do Queimados na Série C do campeonato estadual com uma média de 0,9 gols, o jogador é um dos muitos casos em que atletas talentosos não são revelados por clubes tradicionais. “Quando tinha uns 15 para 16 anos fiz testes no Flamengo, Fluminense e no Vasco, mas infelizmente não passei. Isso não me desanimou. São coisas do futebol”, contou Celsinho, que já recusou propostas de outros clubes para não ficar longe da mãe “coruja”, Ana Maria Ferrão.

Com 28 anos e morador de Queimados, a façanha do artilheiro rendeu seus 15 minutos de fama, mas diz estar com pés no chão e que não esperava tanta repercussão sobre o episódio. “Não esperava tudo isso. Os gols surgiam naturalmente e quando vi já tinha feito oito. No dia seguinte meu telefone não parava de tocar com repórteres querendo me entrevistar”, comentou o jogador assustado.

Mesmo sabendo da idade avançada para deslanchar a carreira profissional em outros clubes, o atleta não desanima e vê com otimismo uma proposta para jogar até fora do país. “Sei que muitos jogadores profissionais são revelados na própria categoria de base do clube. Mesmo com 28 anos não vejo problemas em jogar num clube de ponta, mesmo que seja em outro país. Acredito no trabalho dentro de campo”, afirmou o atacante, que é torcedor do Vasco desde a infância e se espelha nos ídolos cruzmaltinos: Edmundo, Juninho Pernambucano e Felipe.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Ação social marca o Dia da Mulher em Queimados

Como dizem por aí: “O dia da mulher não é apenas um só dia, mas sim todos os dias”. Foi esse ditado popular que resumiu o Dia Internacional da Mulher em Queimados comemorado nesta quinta-feira, dia 08 de março, na Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro. Para homenagear as mulheres, a Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Assistência Social de Queimados, a Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, e parceiros da iniciativa privada, realizou uma ação social repleta de serviços gratuitos de saúde e de beleza.

Sob o tema “Semana de combate à violência doméstica", a iniciativa disponibilizou serviços gratuitos em tendas como corte de cabelo, maquiagem, massagem capilar, artesanato, distribuição de cartilhas sobre a Lei Maria da Penha (n° 11.340/06), além de um posto de atendimento do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) da cidade montado para orientar mulheres vítimas de violência doméstica e de como proceder nesses casos. Já paras as pessoas que gostariam de saber como andava a saúde foi oferecida aferição de pressão arterial e teste de glicose.

Uma das mulheres que visitou a tenda de beleza, que oferecia maquiagem e relaxamento capilar, Ângela Cardoso, de 54 anos, falou sobre a homenagem ao seu dia. “O dia de hoje foi maravilhoso. Não me lembro de ter participado de uma ação tão legal assim. Já que era de graça, aproveitei para fazer massagem nos meus cabelos. Na verdade, o dia da mulher é todo dia”, brincou a dona de casa, que passava no local com uma amiga e parou para saber do se tratava.

O secretário municipal de Assistência Social, Elton Teixeira, destacou a importância de denunciar casos de violência contra a mulher. “Em casos de agressão, seja ela física, psicológica ou verbal as mulheres sempre devem denunciar seus agressores. Vocês mulheres não tenham medo de ir à delegacia e denunciar. É só através das denúncias que podemos acabar com a violência doméstica. Quem ama não bate, quem ama cuida”, frisou.  Segundo os organizadores do evento, a estimativa é que quase mil mulheres participaram da ação social. Ao final do evento, foram sorteados ainda kits com produtos de beleza e brindes.

Em casos de violência contra a mulher, as vítimas devem procurar uma delegacia policial mais próxima ou entrar em contato pelo telefone 180 - Central de Atendimento à Mulher. A ligação é gratuita.    

quarta-feira, 7 de março de 2012

Prefeitura de Queimados entrega mais quatro escolas reformadas

Hoje foi dia de festa para alunos de quatro escolas da rede municipal de ensino de Queimados. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, entregou totalmente reformadas as escolas Pastor Arsênio Gonçalves, no bairro Vila Cristina, Monteiro Lobato, no São Francisco, Doutor Francisco Manoel Brandão, no Tricampeão, e Doutor Cledon Cavalcante, no São Bartolomeu. Os alunos da unidade também receberam o material escolar e o uniforme, com tênis moderno. Os kits variam de acordo com o grau escolar dos alunos, mas o montante é composto por mochila, estojo em poliéster, lápis, borracha, apontador, lápis de cor, canetas hidrográfica e esferográfica, cadernos, tesoura, cola branca, papel sulfite, caderno de desenho e régua.

Na ocasião, também foi lançado o Programa Saúde nas Escolas (PSE), que tem o objetivo de identificar os riscos de saúde que comprometem o desenvolvimento dos alunos. Equipes das secretarias de Educação e de Saúde farão a avaliação dos alunos durante três dias. Dentre as ações do programa estão: avaliação nutricional, atendimento odontológico, acompanhamento psicossocial, colocação em dia da vacinação dos alunos, entre outros.

Durante a entrega das obras, as unidades escolares também receberam um kit esportivo: duas bolas de futebol, quatro bolas de futsal Max 100, quatro bolas de futsal Max 200, quatro bolas de futsal Max 500, quatro bolas de handebol H11, quatro bolas de handebol H21, quatro bolas de voleibol, duas bolas de basquete adulto, duas bolas de basquete mirim, quatro bolas de borracha nº 10, quatro bolas de borracha nº 12, duas bombas de encher, dois pares de rede de futsal, uma rede de voleibol com cabo de aço, 20 unidades de cones tartaruga, 10 unidades de cones 20 cm, dois apitos Fox 40, quatro unidades de boliche, cinco cordas elásticas, 10 cordas de pular quatro jogos de xadrez, um jogo de dama, uma corda de 20 metros, 10 unidades de caneleira infantil e cinco tapetes de borracha.

De acordo com o prefeito de Queimados, Max Rodrigues Lemos, há anos não se investia na reforma e construção de novas escolas na cidade. “Desde o primeiro ano de governo estamos trabalhando pela melhoria da educação na nossa cidade. Estamos investindo na reforma das escolas e construção de novas unidades. Estamos ampliando a rede municipal de ensino para melhorar o desenvolvimento da cidade, pois sabemos que o sucesso do desenvolvimento é a educação. Também estamos valorizando o professor, com cursos de formação continuada, realização de Jornada Pedagógica com nomes de peso da Educação no país, curso de pós em parceria com a UERJ, enfim, estamos investindo na melhoria da educação como um todo”, frisou.

Além das escolas que foram entregues hoje, estão passando por obras de reforma mais cinco unidades da rede municipal de ensino: Scintilla Exel (Belmonte), Batista (Ponte Preta), Professora Diva Teixeira Martins (Nova Cidade), Waldick Cunegundes Pereira (Santa Rosa) e Washington Manuel (Centro). E estão em construção mais duas escolas: uma no bairro Ponte Preta e outra no bairro São Jorge.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Queimados entrega quatro escolas reformadas, uniformes e kits escolares

A Prefeitura de Queimados entrega nesta quarta-feira, 07 de março, quatro escolas reformadas à população, além de kits escolares e uniformes para os alunos da rede municipal de ensino. As unidades são: E.M. Pastor Arsênio Gonçalves, no bairro Vila Cristina - às 9h, E.M. Monteiro Lobato, no bairro São Francisco - às 11h, E.M. Doutor Francisco Manoel Brandão, no bairro Tricampeão, e E.M. Doutor Cledon Cavalcante, no bairro São Bartolomeu - às 16. Na ocasião, a Secretaria Municipal de Educação também dará início ao Programa Saúde nas Escolas.

O Programa Saúde nas Escolas é uma iniciativa dos Ministérios da Saúde e da Educação, que têm o objetivo de identificar os riscos de saúde que comprometem o desenvolvimento dos alunos. Dentre as ações do programa estão: avaliação nutricional, atendimento odontológico e acompanhamento psicossocial.

Todas as unidades da rede municipal de ensino possuem laboratório de informática e biblioteca com mais de mil títulos. Em dois anos foram reformadas as unidades: Professora Maria Corágio Pereira Xanchão (Jardim da Fonte), Luiz de Camões (Luiz de Camões), Paulo Freira (Vila Americana), Professor Joaquim de Freitas (Vila São João), Tiradentes (Inconfidência), José Anastácio Rodrigues (Fazendinha), São José (Parque Ipanema) e Senador Nelson Carneiro (Três Fontes).


Uniformes e kit escolares

A exemplo dos últimos três anos, o uniforme e o kit escolar da rede municipal de ensino serão entregues na primeira quinzena do ano letivo.Os kits variam de acordo com o grau escolar dos alunos, mas o montante é composto por mochila, estojo em poliéster, lápis, borracha, apontador, lápis de cor, canetas hidrográfica e esferográfica, cadernos, tesoura, cola branca, papel sulfite, caderno de desenho e régua.

Dia da Mulher será comemorado com serviços gratuitos de saúde e ação social em Queimados

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher (08 de março) e os quase seis anos de existência da Lei Maria da Penha - criada em agosto de 2006 -  em grande estilo, a Prefeitura de Queimados preparou uma programação especial de atendimento à mulher. Nesta quarta e quinta-feira, dias 07 e 08 de março, a Secretaria Municipal de Saúde oferecerá exames preventivos, palestras sobre prevenção de doenças, de saúde da mulher em geral, violência contra a mulher com a participação de psicólogos e assistentes sociais, entre outros serviços gratuitos.

Todos os serviços serão oferecidos no Centro Especializado no Tratamento de Hipertensão e Diabetes (Cethid), que fica no Hospital Geral de Queimados (Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/nº - Vila Pacaembú). Os atendimentos começarão sempre a partir das 9h. 

Ainda na quarta-feira, dia 08, a Secretaria Municipal de Assistência Social e a Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres realizarão uma ação social voltada à proteção e a defesa dos direitos da mulher, também a partir das 9h, na Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro. Sob o tema "Semana de combate à violência doméstica", a ação disponibilizará  serviços diversos gratuitos além de incentivar a denúncia de mulheres vítimas de violência.

A iniciativa faz parte de uma ação conjunta que contará com a participação de secretarias municipais, dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas). Corte de cabelo, maquiagem, aferição de pressão arterial e glicose, oficinas de artesanato, aulas de ginástica  e coleta para exames preventivos, por exemplo, serão alguns dos serviços oferecidos no dia.   

No local, será montado ainda um posto de atendimento provisório da Prefeitura para receber denúncias de mulheres vítimas de violência e encaminhá-las para o Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM). Usando o slogan "Fale sem medo. Diga não à violência doméstica!" para encorajar mulheres a  denunciar seus parceiros, também serão distribuídas cartilhas explicativas sobre os direitos da mulher (Lei Maria da Penha n° 11.340/06), telefones úteis e endereços de unidades de atendimento.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Conselho Tutelar de Queimados terá eleição direta

Em uma atitude inédita, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Queimados realizará eleição direta e democrática para conselheiro tutelar, com a possibilidade da participação de toda a sociedade como candidato a conselheiro e para votação para a gestão 2012/2015. Respeitadas as exigências do edital, qualquer eleitor de Queimados poderá participar da votação. As inscrições para conselheiro vão até o dia 13 de março e podem ser feitas na sede dos Conselhos, na Secretaria Municipal de Assistência Social, na Rua Eugênio Castanheira, nº 175 – Centro.

O Conselho tutelar e o CMDCA buscam efetivar a consolidação do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente e a implementação das políticas públicas no plano municipal. O processo seletivo para os conselheiros tutelares será realizado em quatro etapas: inscrição dos candidatos, participação obrigatória em um encontro para todos os inscritos, prova de aferição de conhecimento sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e sobre a política de promoção, proteção, defesa e atendimento dos direitos de crianças e adolescentes, e eleição dos candidatos aprovados na prova de aferição de conhecimentos, por meio de voto direto, secreto e facultativo.

O formulário de inscrição poderá ser retirado na Secretaria Municipal de Assistência Social, na sala do CMDCA ou impresso através do site da Prefeitura de Queimados (www.queimados.rj.gov.br). O formulário de inscrição juntos aos documentos exigidos deverão ser entregues na sede do CMDCA até o dia 13 de março, às 17h. Serão eleitos cinco titulares para Conselheiros Tutelares e, a partir da 6ª posição no resultado final, em ordem crescente, ficarão como suplentes.

Para a realização da inscrição é necessário a apresentação dos seguintes documentos (original e fotocópia): ficha de inscrição sem rasuras, carteira de identidade, comprovante de endereço de Queimados (mínimo de dois anos), comprovante de escolaridade (ensino médio), Certidão negativa de Quitação Eleitoral e Criminal, Título de Eleitor de Queimados, atestado de saúde física e mental, foto 3 x 4 recente e carta de apresentação (de organizações governamentais e não-governamentais qualificando a experiência na área da Infância e do Adolescente).