sexta-feira, 30 de novembro de 2012

O sábado em Queimados promete ser “uma brasa, mora?” com show de Erasmo Carlos pelos 22 anos da cidade


A noite de sábado (01/12), em Queimados, promete ser uma “festa de arromba”. Tudo porque o “Tremendão”da Jovem Guarda, Erasmo Carlos, vai animar o terceiro dia de Festa de Aniversário dos 22 anos da cidade, na Praça dos Eucaliptos, no Centro, a partir das 22h. O roqueiro vai agitar o público tocando sucessos em parceria com seu eterno amigo, o Rei Roberto Carlos, e do seu novo CD/DVD Ao vivo - 50 Anos de Estrada, lançado este ano. 

Pela primeira vez na Baixada Fluminense, Erasmo vai cantar sucessos que marcaram época e uma geração como “Além do Horizonte”, “É Proibido Fumar”, “Gatinha Manhosa”, “Se Você Pensa”, entre outros hits. Na mesma noite, a banda O Sol da Meia Noite também sobe ao palco. A Praça dos Eucaliptos fica na Rua Hortência, s/nº - Centro.  

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Queimados realiza final dos Jogos da Liga de Futebol da cidade


Neste sábado (01), a partir das 14h, a bola vai rolar no campo do Clube Dom Bosco por conta da final do Campeonato Oficial de Futebol de Queimados de 2012. A iniciativa é da Secretaria de Esporte e Lazer em parceria com a Liga de Desportos de Queimados.

16 times disputaram todo o campeonato que contou com 60 jogos. A grande final das categorias sub-20 e adulto contam com a disputa de Grêmio Três Fontes X Belmonte F.C. e E.C.Dom Bosco X São Roque F.C. Os finalistas terão a oportunidade de colocar à prova as melhores campanhas da competição.Considerada uma equipe promissora, o São Roque F.C., traz uma valiosa carta na manga.Celso Ferrão, o Celsinho, também compõe o time e chegou a ser comparado a Messi e Neymar, ao marcar 8 gols na partida contra o CSC Artuzinho pela Série C do Campeonato Carioca.

Para o secretário de Esporte e Lazer de Queimados, Luiz Carlos Monteiro, graças ao investimento do Governo Municipal, através do prefeito Max Lemos, a cidade vive um momento de crescimento no esporte e a tendência é melhorar ainda mais. “O ano foi repleto de ações esportivas pela cidade, os jovens e crianças participaram e ganharam medalhas em campeonatos dentro e fora da baixada. O futebol é um desses esportes que cresce profissionalmente, a paixão nacional reflete o crescimento profissional em Queimados”, declara Monteiro.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

"Trazendo a Arca” vai abir a Festa de Aniversário de 22 anos de Queimados


Grupo gospel Trazendo a Arca
Em comemoração aos 22 anos de emancipação, dia 25 de novembro, Queimados - um dos municípios mais “jovens” da Baixada Fluminense - terá uma programação recheada de atrações para animar o público. Durante quatro dias, de quinta-feira a domingo (29 a 02/12), artistas de diversos gêneros musicais se apresentarão gratuitamente na Praça dos Eucaliptos, no Centro, a partir das 20h. 

Quem abrirá a programação na quinta-feira (29) será o grupo gospel Trazendo a Arca. Durante o show, o grupo formado em 2007, em Nova Iguaçu, vai tocar sucessos como “Deus de Promessas”, “Toda Sorte de Bênçãos”, “O Chão Vai Tremer”, “Marca da Promessa”, entre outros. A noite contará também com a apresentação do grupo Ministério de Louvor da Assembléia de Deus de Queimados (ADEQ) e a banda Podium. 

Programação completa da festa de 22 anos
Na sexta-feira (30), quem vai subir ao palco é a banda Rosa de Saron tocando seu Rock Católico. E na mesma noite, a partir das 22h, os roqueiros do Detonautas Roque Clube comandam a festa ao som de “Outro Lugar" (2002), “Tênis Roque" (2004), “O Retorno de Saturno" (2008), “Olhos Certos”, entre outros sucessos da banda.    

No sábado (01/12), quem irá comandar a festa será o eterno “Tremendão” da Jovem Guarda, Erasmo Carlos, que se apresenta pela primeira vez na Baixada Fluminense tocando sucessos como “Além do Horizonte”, “É Proibido Fumar”, “Gatinha Manhosa”, “Se Você Pensa”, entre outros hits. Também se apresentam na mesma noite Will Kholen e a banda O Sol da Meia Noite. E para fechar a festa, no domingo (02/12), o pagode toma conta do palco com os shows dos grupos Disfarce, Exatamente e Nosso Sentimento.       

Servidores de Queimados poderão curtir a festa do aniversário da cidade com dinheiro na conta


Os servidores da Prefeitura Municipal de Queimados poderão curtir a festa de 22 anos de emancipação da cidade com o salário em dia. Segundo a Secretária de Administração, Andreia Regilayne Resende Gonçalves, será depositado nesta quinta, 29, os honorários dos cerca de 3.500 servidores, entre pensionistas, aposentados, estatutários e comissionados, referente ao mês de novembro. Os pagamentos em dia tem sido a marca da atual administração, que sempre paga os funcionários antes da virada do mês.

A funcionária Rosana Paulina já está na expectativa da festa e ressalta que tinha a certeza de poder curtir os shows com o dinheiro na conta, já que a prefeitura sempre deposita o salário antes da virada do mês. "Não dá pra curtir a festa sem poder comprar nenhum refrigerante, né? Mas eu já tinha me planejado pra ir à festa sem medo, já que sempre recebo antes da vidara do mês. Eu e minhas amigas vamos nos divertir muito!", conta Rosana.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

I Congresso Espírita é realizado em Queimados



Lutando pela causa de conquistar mais visibilidade e respeito da sociedade civil e política, se reuniram em Queimados umbandistas, candomblecistas e espíritas para o I Congresso Espírita de Queimados, sob o tema “Religiosidade e tradições das matrizes africanas na sociedade brasileira”. O evento é uma parceria entre as entidades religiosas e a Coordenadoria de igualdade racial de Queimados e foi realizado no último dia 24 de novembro no Teatro Municipal Metodista.

O evento, que durou todo o dia, contou com a presença de líderes religiosos, autoridades políticas, antropólogos e escritores ligados à religião espírita para debates e palestras. O foco de todas as atividades era trazer à tona a importância da busca de igualdade, da visibilidade da religião com o objetivo de diminuição do preconceito. 
Desembargador André Ribeiro

Para o Desembargador de Justiça Dr André Ribeiro, o evento é histórico, pois reflete a importância de todos serem livres para exercer sua fé. “Durante anos os espíritas foram marginalizados pela sociedade, mas chegou a hora de tomar posse da constituição que diz que o estado é laico” declarou o Desembargador.
Segundo o coordenador de Igualdade racial de Queimados, Jorge Dahl, a iniciativa coloca a cidade de Queimados a par de importantes discussões como a igualdade de tratamento no que se refere a religião. “Todos os seres humanos são iguais em direitos e deveres, e a coordenadoria têm investido para a diminuição da intolerância religiosa, e o congresso é parte desse processo para a cidade”, diz o coordenador.

Queimados realiza formatura de professores municipais no Programa Pró-Letramento


Uma das turmas de professores que participaram do curso
Seguindo a diretriz de que a Educação é uma das maiores responsáveis pelo desenvolvimento de jovens e crianças, mais uma vez, Queimados dá passos largos em direção à excelência pedagógica. A Secretaria Municipal de Educação realizou a formatura de 360 professores da rede de ensino da  que concluíram a qualificação no Programa Pró-letramento.

O professor Diogo Coutinho, contou animado, sobre a experiência de participar do curso e aproveitou para dar uma pequena aula sobre seu aprendizado. “O pró-letramento é um passo maior na alfabetização. O aluno aprende além do mecanismo da leitura, aprende a interpretar o que está lendo. Durante o curso tivemos a oportunidade de nos colocar no lugar do aluno e, por conta disso, planejar a aula de uma forma ainda mais lúdica e interessante para a criança aprender brincando”. Conta Diogo, que dá aula na Escola Municipal Primeira Igreja Batista em Queimados.

O evento contou com a presença do escritor e compositor Haroldo Cezar, compositor da música Alfabeto, que tem auxiliado o trabalho de alfabetização em sala de aula. A ideia de trazer o compositor na formatura foi da subsecretária de Educação, Lina Vasconcellos, que destacou a importância do evento para a cidade. “Trabalhei com a música do Haroldo em um dos cursos que ministrei e me interessei muito pela história de vida do gari que compõe músicas sobre a língua portuguesa. Quis trazê-lo para incentivar mais ainda os professores da nossa rede. Tenho certeza que o preparo para alfabetizar e letrar as crianças formará alunos mais preparados para a vida, como bem diz o nosso prefeito Max Lemos: A gente ensina ler, escrever e contar, não só para a vida acadêmica, mas para a vida”. Destacou a subsecretária.

O programa é uma parceria da Prefeitura de Queimados com o Ministério da Educação (MEC) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A secretária de Educação, Mírian Motta, conta que a intenção é que todos os professores da rede municipal sejam atingidos. “O curso teve duração de 120 horas/aula, distribuídas em dois momentos e beneficiou 40% dos mais de 800 professores municipais queimadenses do ciclo de alfabetização (referentes ao 1º, 2º e 3º ano), e a ideia é ampliar o projeto até que atinja toda a rede”, declara Mírian. O evento aconteceu no dia 22 de novembro no Teatro Metodista de Queimados.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Queimados festeja seus 22 anos de emancipação com quatro dias de shows gratuitos



Trazendo a Arca abre a festa
O município de Queimados se prepara para assoprar mais uma velinha. O aniversário da cidade, que completa seus 22 anos no dia 25 de novembro, será comemorado com quatro dias de festa e muitos shows gratuitos. Para comemorar mais uma primavera, a Prefeitura de Queimados preparou uma programação recheada de atrações para todos os gostos musicais, de 29 de novembro a 02 de dezembro. 

Os roqueiros do Detonautas tocam na sexta
A festa do 22º Aniversário de Queimados começa na quinta-feira (29) com o show do grupo gospel Trazendo a Arca e os grupos locais Ministério de Louvor da Assembléia de Deus de Queimados (ADEQ) e a banda Podium. Na sexta-feira (30), a banda Rosa de Saron anima o público ao som do seu Rock Católico. Na mesma noite, a partir das 22h, os roqueiros do Detonautas Roque Clube sobem ao palco para agitar a festa ao som de “Outro Lugar" (2002), “Tênis Roque" (2004), “O Retorno de Saturno" (2008), “Olhos Certos”, entre outros sucessos da banda.

Erasmo vai relembrar sucessos da Jovem Guarda
No sábado (01/12), quem irá comandar a festa será o eterno “Tremendão” da Jovem Guarda, Erasmo Carlos, que se apresenta pela primeira vez na Baixada Fluminense tocando sucessos como “Além do Horizonte”, “É Proibido Fumar”, “Gatinha Manhosa”, “Se Você Pensa”, entre outros hits. Também se apresentam na mesma noite Will Kholen e a banda O Sol da Meia Noite. 

Grupo Nosso Sentimento
Para fechar a programação da festa com chave de ouro, no domingo (02/12), o pagode toma conta do palco com os shows dos grupos Disfarce, Exatamente e Nosso Sentimento. Os shows acontecem sempre a partir das 20h, na Praça dos Eucaliptos (Rua Hortência, s/nº - Centro). 

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Max Lemos e Sérgio Cabral assinam convênio de mais de R$ 3 milhões


O prefeito de Queimados, Max Lemos, o governador do Estado, Sérgio Cabral, e o vice-governador Luiz Fernando Pezão, inauguraram nesta quarta-feira, dia 14 de novembro, as obras de infraestrutura do bairro Parque Santiago. O bairro recebeu um investimento de quase R$ 7,2 milhões – verba do programa Somando Forças, do Governo do Estado – para obras de drenagem, pavimentação e de saneamento básico. O investimento incluiu a pavimentação de 12 ruas. 

No dia, também foi assinado um contrato de financiamento para aquisição de máquinas e equipamentos para limpeza e conservação de logradouros públicos da cidade. Com o contrato no valor de R$ 3,4 milhões, a Prefeitura vai adquirir 11 equipamentos, além de uma usina de asfalto móvel com capacidade para produção de quase 200 toneladas de massa por dia. O equipamento será utilizado para operações de recuperação de vias.

O convênio de R$ 3.349.620,00, que faz parte do programa Pró-Municípios, foi assinado através da AgeRio - Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro, órgão vinculado à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços (Sedeis). Queimados foi o primeiro município do Estado a assinar o contrato de financiamento do programa. 

Para o prefeito Max Lemos, a assinatura do convênio representa a força da parceria com o Governo do Estado. “Nossa gestão tem procurado sempre parcerias com o Estado. A assinatura desse convênio mostra mais uma vez que temos amigos e parceiros. Com essas máquinas e equipamentos será possível manter nossa cidade cada vez mais limpa e conservada”, comentou o prefeito, que agradeceu ao apoio do secretário da Sedeis, Júlio Bueno, e do presidente da AgeRio, Domingos Vargas. 

Segundo o governador Sérgio Cabral, o prefeito Max Lemos é um exemplo a ser seguido por outros prefeitos. “O Max é um exemplo. A população de Queimados está de parabéns por reelegê-lo. A Baixada Fluminense precisava de exemplos como ele. Existem duas cidades em que outros prefeitos deveriam procurar para se espelhar: Queimados e três Rios. Sempre cito essas duas pela atuação dos seus prefeitos”, contou o governador. Para ele, o prefeito têm feito a diferença para o crescimento da cidade. “Desde que assumiu como prefeito, ele nunca parou de captar recursos. O Pezão sabe bem como ele é ao pedir inúmeras vezes investimentos para obras nos diversos bairros do município”, brincou Cabral.   

Durante o evento, o prefeito e o governador foram homenageados por alunos do Colégio Estadual São João, do bairro Parque Santiago, que está sendo reconstruído.  A cerimônia de assinatura contou com a presença do presidente da Alerj, Paulo Melo, o presidente da AgeRio, Domingos Vargas, o secretário da Sedeis, Júlio Bueno, vice-prefeito de Queimados, José Alves de Carvalho (Dequinha), presidente da Câmara Municipal, Milton Campos, entre outras autoridades civis e militares. 

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Max Lemos e o governador Sérgio Cabral inauguram obras de infraestrutura do bairro Parque Santiago nesta quarta-feira


O prefeito de Queimados, Max Rodrigues Lemos, e o governador do Estado, Sérgio Cabral, inauguram nesta quarta-feira, dia 14 de novembro, às 11h, as obras de infraestrutura do bairro Parque Santiago (Rua Dona Afra, s/nº). O bairro recebeu um investimento de quase R$ 6,7 milhões – verba do programa Somando Forças, do Governo do Estado – para obras de drenagem, pavimentação, saneamento básico entre outros. 

Na ocasião, também será assinado um convênio com o Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro - AgeRio. O convênio prevê a aquisição de máquinas que irão auxiliar nas limpeza e manutenção do município. 

Serviço: 
Inauguração de obras do Parque Santiago com a presença do governador Sérgio Cabral 

Data: 14/11/12 (quarta-feira)
Horário: 11h 
Local: Rua Dona Afra, s/nº - Parque Santiago (próximo ao Colégio Estadual São João) 


sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Queimados receberá 600 atletas para o Campeonato Regional de Judô neste domingo

Competição de 2011

Neste domingo (11), Queimados recebe cerca de 600 atletas de toda a região metropolitana para o Campeonato Regional de Judô por equipes, a partir das 8h, no Ginásio Municipal Metodista. Esportistas de Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Itaguaí, Nilópolis e outros disputarão entre si os primeiros lugares no evento que contará com a participação dos árbitros pan-americanos Jaime José Garcia e Paulo Roberto Mesquita. A competição faz parte do calendário esportivo de judô na Baixada Fluminense e marca o encerramento anual de suas atividades. 

Segundo o secretário de Esporte e Lazer de Queimados, Luiz Carlos Monteiro, o evento fechará com chave de ouro as atividades desse esporte que hoje é forte no município. “Temos na cidade crianças e adolescentes que treinam judô e participam de competições realizadas aqui em outros municípios. Queimados representa hoje a segunda força judoca na baixada. O evento deste domingo concluirá um ano muito produtivo para este esporte no município” conclui Monteiro.

Ainda segundo o secretario Luiz Carlos Monteiro o crescimento desta modalidade, que é desenvolvida na Vila Olímpica do município com crianças e jovens, se tornou tão forte que levou a Prefeitura à elaborar um projeto que visa atender os judocas queimadenses, com a criação de um centro de treinamento  afim de dar condições de melhor preparo aos atletas.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

“Quando as Máquinas Param” sobe ao palco nesta sexta em Queimados


Em parceria com a Secretaria de Estado e Cultura, a Secretaria Municipal de Cultura de Queimados traz à cidade nesta sexta-feira, dia 9 de novembro, o 5º Circuito Estadual das Artes. A programação incluirá a apresentação do espetáculo “Quando as Máquinas Param”, às 19h, no Teatro Municipal Marlice Margarida Ferreira da Cunha (Avenida Vereador Hemetério de Oliveira, s/n° - Vila Pacaembú). 

Com texto de Plínio Marcos e direção de Márcio Vieira, a peça conta a história do casal Zé (Rômulo Rodrigues) e Nina (Ana Berttines) que lutam diariamente contra todas as limitações sociais que põe em risco o seu amor. A entrada é franca. Classificação etária: 12 anos.

 

Queimados convoca população para elaborar Plano Local de Habitação de Interesse Social


Visando consolidar ainda mais a política pública habitacional do município e garantir à população o acesso à moradia digna e de qualidade, a Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Habitação e Obras, dá o pontapé inicial para a confecção do Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS) nesta quarta-feira (07/11), no Espaço Planeta Cidadão, às 14h.

A primeira fase do PLHIS na cidade aconteceu no último dia 17 de outubro, no Teatro Marlice Margarida Ferreira da Cunha, para apresentar as funções, mecanismos e especificidades do Plano Municipal. Instituído por lei federal – nº 11.124/2005 – o Plano tem como objetivo diagnosticar e promover o planejamento das ações do setor habitacional, além de dar as devidas orientações e diretrizes para regulamentar e alavancar as ações em prol da habitação de interesse social.

A elaboração do PLHIS é dividida em etapas e, nesta segunda fase, as equipes das Secretarias de Obras e Habitação se reunirão com representantes da empresa responsável pela consultoria, ICAU Arquitetura e Urbanização Ltda., e membros da sociedade civil para reunir os dados obtidos através de levantamentos iniciais já reunidos pelos técnicos. 

Os bairros da Paz, do Carmo e São Miguel foram detectados com um dos maiores índices de pobreza. Durante o primeiro encontro, a secretária de Obras, Cleide Moreira, confirmou e anunciou projetos de saneamento e pavimentação das três áreas, além do investimento de R$ 31 milhões, através do PAC 2, no Jardim da Fonte, para a estrada que ligará Queimados a Engenheiro Pedreira, Vila Central, Nossa Senhora da Conceição, Vila Guimarães, Estrada Carlos Sampaio, Parque Santiago e Morro da Torre. 

O Plano de Habitação de Interesse Social é um plano participativo que pretende captar informações de representantes de todos os segmentos da sociedade para disponibilizar ao município um diagnóstico mais preciso e que possibilite saber exatamente as condições das moradias da população. Temas como qualidade de moradia dos habitantes do município, carência de serviços de infra-estrutura, e regularização fundiária também serão discutidos.

Queimados foi um dos primeiros municípios do Brasil a assinar o termo de convênio com o Ministério das Cidades e a Caixa Econômica Federal para adesão ao Programa “Minha Casa, Minha Vida”, em que são construídas casas e apartamentos destinados à população que recebe até R$ 1.600,00 por mês. Até o primeiro semestre de 2012, mais de 20 mil famílias já haviam sido cadastradas.

Das 3.500 novas unidades habitacionais em construção na cidade, 220 foram entregues só no Belmonte e as 1.500 moradias no bairro Valdariosa também já foram concluídas e inauguradas. O empreendimento ganhou ainda o prêmio 2011 de melhor Empreendimento de Interesse Social do Brasil – Faixa 1, pela Associação dos Dirigentes de Empresas do mercado Imobiliário (ADEMI). O condomínio se destaca pela construção diferenciada por seguir o conceito de bairro planejado com total infraestrutura urbana – ruas pavimentadas, sinalizadas e iluminadas, com redes de água e esgoto. O condomínio conta também com parquinho para as crianças e espaço gourmet.

Serviço:

Local - Espaço Planeta Cidadão: Rua José Damasceno, nº 208 (antiga rua Urutu), bairro Vila Tinguá

Horário - às 14h

Data - 07/11

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Campanha contra a febre aftosa vai até dia 30 em Queimados


A campanha de vacinação contra a febre aftosa já começou em Queimados e vai até o final deste mês, dia 30. A imunização, que é gratuita, será destinada aos bovinos com até dois anos. O objetivo é vacinar 100% do rebanho do município com a distribuição de mais de mil doses da vacina. 

A febre aftosa é uma doença infecciosa. O vírus se isola em grandes concentrações no líquido das vesículas que se formam na mucosa da língua e nos tecidos moles em torno das unhas do bovino. Elevação da temperatura e a diminuição do apetite são os primeiros indícios da infecção.

Para imunizar o animal, os proprietários devem procurar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Agricultura (Rua Francisco Gabriel, s/n° - Vila Camorim) para retirar a dose da vacina.  A Secretaria funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.  Informações pelo telefone (21) 2779-8484.   

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Infatil “Lasanha e Ravioli in Casa” de graça nesta terça em Queimados


O espetáculo infantil “Lasanha e Ravioli in Casa” faz uma parada em Queimados nesta terça-feira, dia 06 de novembro, às 15h, no Teatro Escola Marlice Margarida Ferreira da Cunha. A peça, que tem direção de Moacir Chaves e no elenco Aline Barroso e Mônica Biel, é uma adaptação do clássico Chapeuzinho Vermelho, de Charles Perrault, interpretados pelos palhaços Lasanha e Ravioli. 

A obra mostra através da adaptação do conto infantil o processo de criação de um espetáculo, a liberdade de pensamento e seus resultados, sem abandonar o enredo do conto original. O Teatro Escola Marlice Margarida Ferreira da Cunha fica na Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/n° - Vila Pacaembú. Classificação etária: Livre.           

Prefeitura de Queimados prorroga concurso para área de educação

São mais de 400 vagas para cargos de níveis médio e superior

A Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Educação, prorroga as inscrições do concurso público de cargos efetivos na área da Educação para níveis médio e superior até o dia 08 de novembro. As 168 vagas para nível médio serão distribuídas em: Professor de Ensino Fundamental (Anos Iniciais) e Professor de Educação Infantil (Pré-Escolar) com vencimento base de R$853,20 – mais o adicional de 30% para regência de turma, e R$ 932,96 para Secretário Escolar.

A taxa pode ser paga até o dia 09, o valor para nível médio é de R$45 e para nível superior R$90. A data prevista da prova é 09 de dezembro - às 9h para candidatos que disputarão as vagas para nível médio e às 15h para os que disputarão as de nível superior. Ambas terão a duração de quatro horas.

Voltadas para o nível superior, as demais 146 vagas serão oferecidas para Orientador Educacional, Orientador Pedagógico, Supervisor Escolar e Professor das disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Língua Estrangeira, Geografia, História, Ciências, Artes e Educação Física.  O vencimento base para a categoria é de R$1.201,47, somando mais 30% por conta da regência de turma – somente para professores. A Prefeitura Municipal de Queimados destina 5% das vagas para pessoas com deficiência.

A empresa responsável pela elaboração das provas é o CEPUERJ e as inscrições deverão ser efetuadas pelo site www.cepuerj.uerj.br ou diretamente no campus da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), que fica na Rua São Francisco Xavier, nº 524 – 1º andar, sala 1006 - bloco A, das 10h às 17h.