quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Queimados cria coordenadoria executiva de políticas sociais


O Prefeito Max Lemos se espelhou no exemplo do Governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral, que designou uma função especial para o vice Luiz Fernando Pezão, a de coordenador executivo dos Projetos e Obras de Infraestrutura do Estado, para criar através do decreto nº 1483/13, do dia 20 de fevereiro, a Coordenadoria Executiva de Políticas Sociais do Município, que será comandada pela vice-prefeita, Márcia Teixeira.

O órgão tem como objetivo coordenar o planejamento, a gestão e a execução dos projetos e programas sociais, desenvolvidos pelas Secretarias da estrutura administrativa do Governo Municipal. As principais metas são ampliar os recursos oriundos do Governo Federal para a criação de creches e os programas sociais como o Bolsa Família e o Brasil Carinhoso e do Governo do Estado, com o Programa Renda Melhor e o restaurante popular, desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.

De acordo com Márcia Teixeira, a coordenadoria criada pelo Prefeito Max Lemos dará suporte às secretarias que tratam diretamente da questão social e humana. “O Max tem a veia para cuidar da infraestrutura e da economia do Município. A minha grande paixão é cuidar da área social. Foi assim que comecei a minha trajetória há 10 anos atrás, quando coordenava uma ONG, que melhorou a vida dos moradores do Bairro Jardim Queimados. Hoje posso produzir ainda mais e por isso estarei em contato direto com todas as secretarias que lidam diretamente com as pessoas. Já solicitamos junto a Delegada da Polícia Civil, Marta Rocha uma Delegacia voltada para o atendimento exclusivo da mulher”, contou.

O Prefeito Max Lemos afirmou que a coordenadoria atuará diretamente na busca por verbas na área social.  “Estamos repetindo o que o Sérgio Cabral fez com o Pezão no Governo do Estado e tem dado muito certo. Esperamos que tenhamos êxito aqui em Queimados também. Em janeiro, participamos do encontro nacional dos prefeitos em Brasília e vimos que há muitos recursos que poderemos buscar na área social. Pretendemos ampliar os repasses do Governo Federal, com que temos uma boa relação, trazer novas creches para a cidade, para assim melhorarmos ainda mais a vida das pessoas”, frisou.

Servidores queimadenses recebem nesta sexta (01)

Os servidores da Prefeitura Municipal de Queimados já podem planejar como usar seus salários. Segundo a Secretaria de Administração, será depositado na próxima sexta, 1°, os honorários dos cerca de 3.500 servidores, entre pensionistas, aposentados, estatutários e comissionados, referente ao mês de fevereiro.


Queimados realiza aula inaugural do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa



Queimados dá, mais uma vez, passos largos em Educação. Após ficar em 2° lugar no IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - da Baixada Fluminense (na categoria até o 9° ano), o município investe cada vez mais na formação de seus professores, para que a sala de aula tenha cada vez mais qualidade. Hoje, às 18h, acontece no Teatro Municipal Metodista a aula inaugural para o curso de formação de professores do ciclo de alfabetização. O curso faz parte do programa “Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”, do Governo Federal em parcerias com as prefeituras municipais. Quem irá dar a aula magna em Queimados será a Doutora em Educação da UFRRJ Mônica Fernandes. O curso tem a duração de três anos e contará com 200 professores da rede.

Queimados realiza atendimento à pessoas com deficiência para a doação de instrumentos ortopédicos

O senhor Antônio de Oliveira Lima, vai receber cadeira de rodas e de banho feitos sob medida

A Secretaria dos Direitos Humanos e Promoção da Cidadania de Queimados, através da Coordenadoria para Pessoas com Deficiência, realizou 26 atendimentos na visita itinerante da AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente – à cidade. A ação visa dar atendimento ortopédico para tratamento especializado de reabilitação, próteses e oficinas ortopédicas. A ação acontecerá periodicamente, e os interessados realizam cadastro na secretaria e ganham os acessórios gratuitamente e feitos sob medida de acordo com cada deficiência.  A próxima visita está agendada para o dia 12 de março.

Coordenadora da pasta,
Sirlene Marquiori,
com os atendidos
A Coordenadora da pasta, Sirlene Marquiori, que também é deficiente,  salienta que o evento é de extrema importância para a população. “Sou deficiente há 36 anos, e sempre foi difícil buscar atendimento no município do Rio de Janeiro pela distância e a dificuldade de transporte. Seguindo as determinações do Prefeito Max Lemos, de cuidar dos que mais precisam, ter a AACD dentro da cidade é uma vitória. Agora podemos proporcionar ao deficiente ortopédico a aquisição de instrumentos próprios e sob medida gratuitamente. Ter equipamento ajustados individualmente é um avanço na qualidade de vida destas pessoas”, afirma Sirlene. Um dos atendidos, Antônio de Oliveira Lima, de 92 anos, que vai receber uma cadeira de rodas com encosto de cabeça e cadeira para banho, com sorriso nos lábios disse o quanto a cadeira vai ajudá-lo. “Agora, tomar banho vai ser mais fácil. Estou muito feliz”, frisa, Antônio.

Simone Menezes,
Assistente Social da AACD
A Assistente Social da AACD, Simone Menezes, destacou a importância do município abrir as portas para realizar atendimento aos deficientes ortopédicos. “Vez ou outra, encontramos muitas barreiras para doarmos os instrumentos às pessoas com deficiência. Por mais incrível que pareça, alguns municípios impõe muita burocracia para a realização da ação. Em Queimados está sendo diferente, estes instrumentos são caríssimos e a maioria das pessoas com deficiência ortopédica não tem como pagar. A ação visa melhorar a qualidade de vida destes com a doação de cadeiras de rodas, cadeiras de banhos, muletas e sapatos adaptados”, conta, Simone.

Os interessados em receber o serviço devem procurar a Secretaria dos Direitos Humanos e Promoção da Cidadania que fica situada na Rua Otília, n° 1495, próximo ao Fórum, das 9h às 17h, munidos com o RG, CPF e comprovante de residência. Mais informações pelo telefone 3699-3461, falar com Sirlene ou Junior.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Principal via rural de Queimados passa por recuperação para escoar produção agrícola


Equipe da Secretaria de Agricultura
Uma das mais importantes estradas vicinais de Queimados, a Avenida Indiana, no Campo Alegre, passa por uma ação de recuperação pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura. A avenida que escoa a produção agrícola da região está recebendo uma força tarefa com auxílio de maquinários para manutenção da infraestrutura da via rural. A iniciativa é mais uma ação da Secretaria para beneficiar a população rural que vive basicamente da agricultura familiar. 

O objetivo é amenizar os danos causados pelas fortes chuvas das últimas semanas e facilitar saída da produção local de agricultores. Com uma extensão de 4,8 quilômetros, a avenida é considerada importante por escoar a produção de mais de 200 agricultores rurais da região. O trecho é o primeiro a receber a força tarefa de uma programação que inclui quase 70 vias vicinais que serão recuperadas. 

No detalhe, Manoel Jorge e sua plantação de aipim  
Para o produtor rural do bairro Parque Ipanema, Manoel Jorge Vieira, de 87 anos, a iniciativa da Secretaria é muito importante para incentivar e dar suporte à agricultura da região. “A chegada desses equipamentos veio em boa hora. Vivo exclusivamente de mexer com a terra. Isso fará com que eu venda mais”, comentou o agricultor que tem como principal fonte de renda o plantio de aipim. Já o criador de galinhas caipiras há mais de 28 anos, Acyr José Soares, de 73 anos, vê a recuperação da estrada fundamental para conseguir levar seus produtos para o Centro do município. “Com a estrada recuperada vamos poder levar nossos produtos para outros lugares. Não vou mais atolar na lama. Quando chovia não tinha como passar pela estrada”, contou o agricultor, que planta hortaliças e mora à beira da Estrada Indiana.

Acyr Soares mora à beira da via Indiana
Segundo o secretário municipal de Agricultura, Wilson Sampaio (Wilson Três Fontes), o objetivo da ação não é só recuperar apenas uma estrada, mas sim diversos outros pontos na área rural do município. “Com a recuperação da Indiana diversos produtores terão como escoar sua produção. Existem muitos pontos ao longo da via que são intransitáveis. Nossa intenção é continuar nossa programação e recuperar quase 70 estradas”, explicou Wilson Três Fontes.         

Máquinas para recuperação de vias   

Em setembro do ano passado, a Prefeitura adquiriu uma patrulha mecanizada composta por 14 máquinas. Os novos equipamentos foram comprados através de um convênio da Caixa Econômica Federal (CEF). Com repasse no valor de quase R$ 3 milhões, feito pelo Ministério de Agricultura, a Prefeitura teve uma contrapartida de 10% do valor total. A patrulha destinada a fazer manutenção de vias rurais inclui motoniveladoras, tratores agrícolas, retroescavadeiras, caminhões basculantes e escavadeiras hidráulicas.  

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Defesa Civil de Queimados atua para impedir desabamento de galpão

Crédito: Divulgação/PMQ
A fim de eliminar o perigo de desabamento de um galpão abandonado, situado na Rua Dr. José Maria Coelho, s/nº - Centro de Queimados, a Secretaria Municipal de Defesa Civil vistoriou e detectou sérios problemas no espaço e decidiu demolir a edificação, que apresentava risco iminente às pessoas e aos veículos que passavam pelo local. A rede elétrica estava próxima ao muro, que possuía altura de 5 metros e também apresentava indícios de desabamento. A operação contou com o apoio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, que disponibilizou os equipamentos para a realização do serviço, da Guarda Ambiental e da Secretaria de Obras. O proprietário do imóvel será notificado pela Prefeitura.

Os técnicos da Defesa Civil isolaram o local com fita zebrada e amarraram cabos de aço em pontos estratégicos da estrutura do galpão. A operação foi um sucesso e em menos de 15 minutos toda a edificação do espaço foi colocada ao chão. "Nosso grande objetivo foi alcançado que era eliminar qualquer risco de desabamento do galpão que se encontrava em situação insalubre e poderia gerar transtornos a população. Recebemos um telefonema de um morador denunciando o caso e prontamente enviamos nossa equipe ao local que executou o laudo técnico determinando a demolição da construção existente", disse o Secretário Municipal de Defesa Civil, Machado Laz.

FLA X FLU queimadense agita o final de semana esportivo do Município

Créditos: Divulgação/PMQ
O clássico mais charmoso do mundo disputado entre Flamengo X Fluminense ainda não aconteceu oficialmente neste ano de 2013. O Rubro-negro e o Tricolor das Laranjeiras avançaram neste final de semana para as semifinais da Taça Guanabara e poderão se enfrentar na final do 1º turno do campeonato carioca. Mas, no Município de Queimados a partida foi antecipada, com a realização do desafio FLA X FLU de futebol, que reúne jogadores amadores do Município e aconteceu pela 15ª vez nas dependências do Queimados FC, localizado na Avenida Olímpia Silva, s/n° - Centro. 

O troféu leva o nome do Prefeito Max Lemos e é transitório. A cada ano ele vai para um lugar diferente do Município. O duelo estava empatado com seis vitórias para cada lado e dois empates. Mas, no último final de semana o Flamengo levou a melhor e passou a liderar o desafio, já que derrotou o Fluminense por 3 a 2, com dois gols do atacante Pachaco e um do zagueiro Wanderlei. O meio-campo Marinho e o centroavante Monteiro descontaram para o time tricolor.  Ao final do desafio, as duas equipes se confraternizaram e os jogadores do Fluminense tiveram que servir os atletas do time Rubro-negro. 

Desde 2009, a Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer passou a apoiar o evento, que já virou tradição no Município. “O Prefeito Max Lemos nos pediu para valorizar as manifestações esportivas tradicionais de nossa cidade e este clássico é uma representação disso. Nossa Secretaria passou a disponibilizar todo o material esportivo e o espaço para a realização desta partida. Infelizmente não conseguimos vencer o jogo, mas valeu pela confraternização”, disse Monteiro, que atuou pelo time do Fluminense.

Atletas da terceira idade de Queimados brilham em Corrida Rústica de Japeri

Secretário Dequinha com  atletas da terceira idade
A delegação de atletismo da terceira idade de Queimados participou da “I Corrida Rústica contra as Drogas”, em Japeri, realizada na última semana e se destacou na corrida com dois competidores que subiram ao pódio. Composta por dez atletas, a equipe treina diariamente na Vila Olímpica do próprio município. Os corredores com idades entre 50 a 60 anos fizeram um percurso de seis quilômetros, no Centro de Engenheiro Pedreira.

Destaque na competição, os corredores Elias da Silva Amaral (foto), de 66 anos, e Joyce Teixeira da Silva, de 55 anos, receberam medalhas. Elias Amaral ficou em primeiro lugar na categoria “acima de 60 anos” e Joyce Teixeira em segundo lugar na categoria “acima de 50 anos”. Os dois atletas participam da equipe de atletismo da terceira idade. A formação da equipe é uma iniciativa da Secretaria Municipal da Terceira Idade de Queimados (Semti).         

Melhoria na qualidade de vida dos idosos

Primeira Secretaria criada na Baixada Fluminense voltada para o atendimento dos idosos, o objetivo da Semti é promover melhorias na qualidade vida da população idosa de Queimados. Para o secretário da Terceira Idade de Queimados, José Alves de Carvalho “Dequinha”, a criação da secretaria é uma prova da preocupação do atual prefeito do município, Max Lemos, com a população de Queimados. “Nosso compromisso é melhorar ainda mais a qualidade de vida dos nossos idosos. Aqui promovemos aulas de dança, tai chi chuan, artesanato, entre outras atividades em nossos pólos de atividade física”, destacou Dequinha, que completou ao falar sobre o preconceito que há ainda de idosos praticarem esporte. “Vamos desmistificar essa questão que os idosos não podem praticar de atividades físicas e que exijam vigor e resistência física. Conheço uns atletas aqui com mais de 50 anos que dão de dez a zero em muito jovem por aí quando se trata de resistência física. Exemplo é o próprio Elias que ficou em primeiro lugar na Corrida Rústica de Japeri”, brincou o secretário. 

Os atletas interessados em participar da equipe de atletismo e/ou das atividades oferecidas da Secretaria podem ir até a Praça dos Eucaliptos (abaixo do palco), no Centro, das 8h30 às 17h. Informações pelo telefone da Secretaria 2665-1532.    

Aula de ginástica gratuita ao ar livre

Para provar que os idosos não ficam parados, mais de 100 idosos de Queimados participaram na última sexta-feira (22) dos “aulões” de ginástica terapêutica ao ar livre. A iniciativa é uma das “armas” da Secretaria de Municipal da Terceira Idade de Queimados contra o sedentarismo e prevenção contra doenças crônicas. A atividade, que inclui aulas de tai chi chuan, lian gong e capoeira, é gratuita e acontece sempre nas últimas sextas-feiras do mês, na Praça dos Eucaliptos (Centro). As aulas contam com a participação de professores da Federação de Wushu Kung Fu Tradicional do Rio de Janeiro. 

Prefeitura de Queimados chama concursados


Selecionados começarão a receber os telegramas no inicio de março

O concurso público para cargos efetivos na área da Educação, realizado pela Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Educação, entra na fase de envio de telegramas para a próxima etapa, a chamada está prevista para acontecer na primeira semana de março. Os candidatos puderam ter acesso as listas dos selecionados e de documentos necessários para a fase de verificação, desde o dia 31 de janeiro através do site da banca organizadora, a CEPUERJ (http://www.cepuerj.uerj.br/desc_concurso.aspx?id=42). A seleção atraiu 14.585 pessoas para 344 vagas em cargos de nível médio e superior.

Secretária de Administração, Andreia Resende.
Segundo a Secretária de Administração, Andreia Regilayne Resende, os candidatos devem ficar atentos a todos os documentos exigidos para a próxima fase. “Os selecionados já podem conferir no site toda a documentação necessária para a fase de consulta com o médico do trabalho e verificação. De acordo com o edital, essa fase é eliminatória por isso é importante que o candidato esteja com todos os documentos em mãos para acelerar o processo da posse no cargo. Lembrando que o médico examinador poderá solicitar outros exames complementares que julgar necessário”, aconselha Andreia.

A contar do recebimento do telegrama o candidato terá 30 dias para comparecer à Prefeitura de Queimados (Rua Hortência, 254, centro) munido dos documentos exigidos. expressos tanto no telegrama quanto no site da CEPUERJ.  A Secretária de Educação, Miriam Motta, aponta a data para o início das atividades dos novos funcionários. “A previsão é que todos os selecionados aprovados no concurso tomem posse até o dia sete de maio e já iniciem seu trabalho nas escolas da rede municipal” conta Miriam.

RELAÇÃO DOS DOCUMENTOS

Os candidatos selecionados deverão apresentar os documentos e exames abaixo relacionados, de acordo com o telegrama emitido pelo CEPUERJ 
PROFESSORES
Original de: Identidade, Carteira de Trabalho
Original e cópia de: Carteira de vacinação atualizada (dT e Tríplice viral); Hemograma completo com contagem de plaquetas, glicose, colesterol total e frações, triglicerídeos, ácido úrico, ureia e creatinina; EAS; Radiografia de Torax: P.A. e Perfil com laudo; Videolaringosccopia com DVD e laudo; Laudo oftalmológico: acuidade visual, fundoscopia, tonometria, senso cromático, biomicroscopia e conclusão diagnóstica;  ECG com laudo (acima de 40 anos).
Obs.: O médico examinador poderá solicitar outros exames complementares que julgar necessário.
SECRETÁRIO ESCOLAR, ORIENTADORES PEDAGÓGICOS E ORIENTADORES EDUCACIONAIS
Original de: Identidade; Carteira de trabalho.
Original e cópia de: Carteira de vacinação atualizada (dT e Tríplice viral); Hemograma completo com contagem de plaquetas, glicose, colesterol total e frações, triglicerídeos, ácido úrico, ureia e creatinina; EAS; Radiografia de Tórax: P.A. e Perfil; ECG com laudo (acima de 40 anos). 
Obs.: O médico examinador poderá solicitar outros exames complementares que julgar necessário.

Queimados inaugura novo campus da Universidade Estácio de Sá

Créditos: Divulgação/PMQ
O Município de Queimados recebeu no último final de semana a nova filial da Universidade Estácio de Sá, que fica localizada no CCQ (Centro Comercial Queimados). Serão oferecidas 4 opções de curso presenciais (Direito, Administração, Pedagogia e Gestão de Recursos Humanos) e 13 a distância, que contarão com laboratórios e serviços de última geração.  A Unidade possui 35 salas de aula, 3 mini-auditórios, com capacidade para 100 pessoas cada, 2 laboratórios de informática, que comporta 80 alunos, e biblioteca climatizada, com o acervo de 15.000 exemplares. Mais de 1.000 alunos já efetuaram a matrícula na Instituição, fazendo com que o campus da cidade fosse o primeiro da Baixada Fluminense a bater as metas de capacitação.

Uma outra novidade do campus Queimados é que os estudantes que prestarem vestibular terão o resultado da prova em no máximo 30 minutos. "A Estácio tem investido muito em tecnologia. Todo o seu modelo de ensino e plataforma educacional foram desenvolvidos com foco no público do jovem trabalhador brasileiro. Este é um momento muito importante para nós, pois iremos promover a formação e ascensão profissional dos nossos alunos, contribuindo com o desenvolvimento sustentável desta região onde iremos atuar", frisou a gestora da Unidade, Liamaria Rodrigues.

Durante a sua fala o Prefeito Max Lemos afirmou que a presença da Universidade no Município é fundamental para a capacitação técnica da mão de obra local. "Com o desenvolvimento industrial e comercial, Queimados passou a viver um novo momento em sua economia e precisa qualificar também a sua mão de obra. Temos um carinho especial com a área educacional, pois só através dela as pessoas têm a oportunidade de se preparar tecnicamente e, assim, conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho. Que este seja um espaço de sucesso e conquistas", desejou o Prefeito. 

Estácio realizará projeto de inclusão digital e de incentivo a leitura

O novo campus da Universidade Estácio de Sá em Queimados também será marcado pela responsabilidade social. A Instituição promoverá projetos de inclusão digital e de incentivo a prática de leitura para os cidadãos da Região, que poderão ter acesso gratuito durante o dia, nas dependências do laboratório e na biblioteca da Unidade, que contam com equipamentos de primeira geração.

"Este novo campus, antes de ser inaugurado, já é o mais rentável entre as unidades da Estácio da Baixada, por ter conseguido bater todas as metas de capacitação, antes do período previsto. A localização próxima a linha férrea e no centro do Município é o maior diferencial para o incremento da procura. Este espaço será muito importante também para fomentar a formação sócio-educacional da população. A Estácio estará de portas abertas para todos os moradores não só de Queimados, mas também das cidades vizinhas", garantiu Anderson Rangel, diretor da Universidade, responsável pelo núcleo Baixada Fluminense.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Queimados ganha mais um empreendimento



Queimados ganhou nesta quinta-feira, 21, mais um local para a realização de eventos. O Rancho Velho oferece um novo conceito em espaço de festas, aliando o rústico ao contemporâneo em um só lugar.Com mais de 900m² divididos entre salão rústico, pista de dança, lounge/cerimonial, lago com cascata, churrasqueira, open bar, lounge cerimonial e jardins, ainda oferece buffet próprio, cerimonialistas, filmagens, fotografias, decoração, som e luz.

A inauguração contou com a presença de várias autoridades locais, entre secretários de governo e vereadores, além do prefeito de Queimados, Max Lemos, que foi convidado a descerrar a faixa de inauguração junto aos proprietários. "Sérgio Luiz e Lazaro Alves estão de parabéns pelo bom gosto do espaço. Estou muito feliz com a chegada de mais este empreendimento para a cidade. Estávamos precisando de mais este requinte e estamos preparando cada vez mais a nossa cidade para que estes empreendimentos possam chegar. Já são mais de R$ 1 bilhão em investimentos em nossa cidade e por conta disto, vamos conseguir adiantar as obras de melhoria do bairro para agosto, através de uma parceria com o Governo do Estado." Anunciou. A mais nova casa de festas Rancho Velho fica à Rua Santa Rosa, 2, Vila São João.

O local faz parte de mais um empreendimento familiar dos primos Sérgio Luiz e Lazaro Alves que são moradores antigos do bairro. A família conta com mais de 150 pessoas que tem outros investimentos na cidade. Os primos também são responsáveis pela maior empresa na área de marcenaria de Queimados, referência na fabricação de móveis sob medida do Rio de Janeiro e oferecem mais de 2 mil empregos diretos. “Sou nascido e criado neste bairro e nunca pensei em sair daqui. O terreno da igreja católica foi doado pelo meu avô e até hoje participamos ativamente das atividades do bairro e da cidade.” Contou Sergio.

Prefeitura de Queimados fecha convênio com curso profissionalizante


Pensando qualificar os servidores públicos municipais e seus dependentes, a Prefeitura de Queimados fechou convênio com o curso profissionalizante Prepara, que prevê o oferecimento de 30% de desconto, em qualquer área fornecida pela Instituição. Neste sábado, 23, será feito um plantão especial na sede do curso, localizada na Avenida Dr. Pedro Jorge, 361 - Centro. Os funcionários da prefeitura que comparecerem ao local terão um super desconto. Os mais de 70 cursos oferecidos pela Unidade sairão por apenas R$ 70,00 mensais, com material incluído e taxa de matrícula grátis. No dia, os servidores poderão ainda participar do sorteio de cursos gratuitos e distribuição de brindes.

O curso montou uma bela estrutura física, com laboratórios multimídia climatizados e equipamentos modernos. De acordo com a Secretária Municipal de Administração, Andreia Regilayne, o convênio com o Curso Prepara é o primeiro passo para a Prefeitura conseguir novas parcerias de capacitação técnica para os servidores. “O Prefeito Max Lemos nos deu a missão de trabalhar fortemente na capacitação dos servidores, sejam eles estatutários ou comissionados. Esta foi uma forma de facilitar e agilizar o ingresso dos nossos funcionários nos cursos, que nem sempre estão acessíveis a eles. A visão do governo é trazer cada vez mais essa oportunidade aos servidores, melhorando a vida deles e a capacitação técnica”, frisou.

A Prepara Cursos Profissionalizantes foi fundada em março de 2004, fruto de uma longa experiência na área de tecnologia. Nasceu dentro da Precisão Informática Ltda, que foi fundada em agosto de 1990, sendo líder em seu segmento no interior do Estado de São Paulo. O projeto cresceu, evoluiu e, em 2012 conta com mais de 500 unidades espalhadas em todo o Brasil. A chegada da Empresa em Queimados contribuiu ainda mais para o crescimento da economia local, pois abriu novas vagas de empregos para os moradores da cidade e, com isso, gerou novos impostos para os cofres do Município.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Queimados receberá Estação Hidrológica Automática para sistema de alerta de chuvas

Local onde será instalado Pluviômetro, na Av. Boa Viagem no bairro Valdariosa

Queimados recebeu nesta quinta-feira, 21, a visita de técnicos da INEA (Instituto Estadual do Ambiente) e CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Nacionais) para avaliação do local de instalação do Pluviômetro automático na cidade. O projeto visa colocar disponível à população uma estação hidrológica automática para sistema de alerta de chuvas e possíveis alagamentos. A ação é uma parceria entre o INEA, CEMADEN e Secretaria Municipal de Defesa Civil de Queimados. A instalação da estação cedido pelo CEMADEN põe Queimados no sistema de monitoração do INEA e a cidade passa a ter monitoramento durante 24h de previsão metrológica e câmeras para fotografias com o estado do nível de água dos rios.

Luiz Paulo de Souza Viana, técnico do INEA que visitou a cidade
O local escolhido para guardar a estação foi a ponte que corta o rio na Av. Boa Viagem, no bairro Valdariosa, por apresentar melhor localização para a medição do nível de água. O aparelho é importado dos Estados Unidos e realiza automaticamente as métricas e fotos para avaliação da central do INEA. Segundo o técnico da INEA, Luiz Paulo de Souza Viana, em breve a cidade receberá o aparelho. “A estação estará completamente instalada em aproximadamente 150 dias. E a população poderá contar com o aviso em caso de enchentes com 2h de antecedência, o que dará a oportunidade de salvarmos vidas e até bens que as famílias possuam em suas residências”, contou Luiz Paulo.

Equipe da Defesa Civil auxiliando a visita e escolha do local
A Secretaria de Defesa Civil começará, a partir de abril, a realizar o NUDEC, Nucleo de Defesa Civil, que são cursos com a participação de moradores dos bairros para preparar a população no procedimento em casos de emergência e serem referência de alerta em caso de alagamentos nos bairros. O secretario da pasta, Machado Laz, explica como o procedimento será realizado. “Com o Pluviômetro instalado as autoridades da Defesa Civil terão contato direto com a central, que em caso de algum alarme de risco, falaremos com os representantes das comunidades que participaram do NUDEC, para que eles, junto com a equipe da Defesa Civil, avisem aos moradores. Seguindo o objetivo principal do Prefeito Max Lemos, estamos avançando no cuidado com a nossa população”, conta Machado.

Instalação apresenta melhorias nas estações já existentes na cidade

Queimados conta hoje com duas estações de pluviômetros manuais que dependem da manipulação e vigilância para sua total funcionalização. Uma no bairro Valdariosa e o outro no Morro da Caixa d’água. A instalação do pluviômetro automático na cidade representa a precisão de medida de água das chuvas e ainda uma novidade: o controle metrológico, que não era possível no outro aparelho.

Programa de combate à hanseníase realiza atendimento gratuito em Queimados


Acesso ao diagnóstico, encaminhamento médico para o setor de atendimento, verificação de pressão arterial e distribuição de folhetos informativos. Estes foram os serviços oferecidos pela Prefeitura Municipal de Queimados, através da Secretaria de saúde na ação de combate à hanseníase que aconteceu nesta quinta-feira, 21, na Praça Nossa Senhora da Conceição, Centro. A iniciativa teve como objetivo orientar a população sobre os sintomas e o tratamento da doença e atendeu  200 pessoas. Deste total, quinze foram encaminhadas ao Centro de Referência de Tratamento de Hanseníase do Município.

A atividade contou ainda com a presença do médico Arles Martins,  dermatologista do programa de Hanseníase de Queimados, que funciona no prédio da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, localizado na Avenida Irmãos Guinlé, 673 - Centro. O Profissional orientou e examinou as pessoas que compareceram ao local e diagnosticou possíveis casos da doença. Caso haja algum caso comprovado, o paciente será orientado a procurar a unidade ESF (Estratégia de Saúde da Família) mais próxima de sua residência para iniciar o tratamento, que pode durar entre seis meses e um ano, é oferecido de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a coordenadora do programa, Jussara Ferreira, a atividade serviu para alertar a população sobre a importância do tratamento da hanseníase e diminuir a discriminação sobre as pessoas que possuem a doença. “O objetivo principal desta campanha é alertar e informar alguns pontos da doença e tirar qualquer preconceito que possa ter com a doença e, mais importante, dizer que o tratamento é aberto e gratuito nas unidades de atendimento”, frisou.


Vanessa de Souza, 24, que trabalha no Distrito Industrial do Município, (Hoje com 22 empresas instaladas e 18 em processo de implantação) aproveitou que estava passando pela Praça para dar uma passada rápida na tenda que realizou o atendimento. “É sempre bom chamar a atenção da população com informações sobre a nossa saúde. Eu já tinha escutado falar sobre a hanseníase, mas não tinha noção do que significava. Agora quando voltar para o meu trabalho vou falar sobre a doença com os meus colegas e quando chegar em casa com a minha família” disse.

A hanseníase é causada pelo bacilo de Hansen, o Mycobacterium leprae, parasita que ataca a pele e nervos periféricos, mas pode afetar outros órgãos como o fígado, os testículos e os olhos. Ela é transmitida através de contato com pessoas próximas, no ambiente domiciliar ou social. O tratamento é oferecido gratuitamente na rede pública de saúde e dura entre seis meses a um ano.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Queimados F.C. sonha estar entre os melhores do futebol carioca

Créditos: Divulgação/PMQ
Com a missão de levar o Queimados F.C. para a elite do futebol carioca, o Departamento de futebol do Clube iniciou nesta segunda-feira, 18, a trajetória que se estenderá até o final do mês de outubro.  Foi apresentado extraoficialmente, na Sede da Instituição, a comissão técnica e os atletas que tentarão o tão sonhado objetivo do acesso, que em 2012 bateu na trave, com a eliminação do time na terceira fase do Campeonato carioca da Série C. O arbitral da FERJ (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) acontece no próximo dia 28 de fevereiro, onde será conhecida a tabela da competição e, consequentemente, os adversários do Queimados na luta pelo acesso.


O ex-jogador Emerson Costa, que se destacou atuando em equipes de ponta do Brasil e do mundo como o Flamengo, Vasco, Coritiba, Porto e Atlético de Madrid será o treinador do alvinegro da Baixada. As atividades oficiais começam no dia 11/03 e a apresentação oficial do elenco está prevista para o dia 26/03, dia em que o alvinegro da baixada completa 91 anos de existência. No encontro, também foram apresentados nomes de outros encarregados pelo Departamento de futebol do Clube, composta pelo vice-presidente de futebol  Sandro Brandi, o diretor Márcio Leal, o auxiliar técnico Estevão e o preparador de goleiros, Wanderlei Chagas.


O presidente do Queimados F.C., José Bittencourt, o Zuzinha, falou sobre o desafio que é levar o alvinegro da Baixada ao acesso do futebol carioca: "É o que queremos. Contamos com o apoio de todos para conseguirmos o nosso objetivo. Vamos trazer de volta o sócio para o Queimados e, depois, agregar toda a população. Estamos aguardando a liberação das arquibancadas do Art Sul (Estádio em que o Queimados mandará os seus jogos, localizado em Austin) e pretendemos  ter casa cheia em nossas partidas", disse.

Parceria entre Prefeitura e Clube é comemorada pelo presidente

Zuzinha comentou ainda sobre as parcerias que tentará buscar e ressaltou a importância do apoio da Prefeitura de Queimados para que o sonho do acesso seja possível. "Estamos tentando realizar parcerias com o comércio local para fortalecermos a nossa estrutura. Mas, sem dúvidas o que nos deixa mais confiantes no sucesso da conquista do campeonato é o apoio do Prefeito Max Lemos, que garantiu a ajuda da prefeitura e o empenho na busca de parceiros da iniciativa privada. O meu grande sonho é inaugurar o nosso Estádio Municipal com uma partida do Queimados na elite do futebol carioca", contou.


O jogador Celso Ferrão marcou oito gols numa mesma partida. O feito aconteceu na primeira rodada do campeonato carioca da Série C no ano de 2012,  no jogo em que o Queimados derrotou o time do Artuzinho por 8 a 2.  Na ocasião, o atleta ainda sagrou-se artilheiro da competição com 13 gols. Neste ano, o atacante espera que a história do alvinegro termine com final feliz. "Batemos na trave ano passado. Espero que este ano possamos alcançar a nossa meta que é subir para a 2ª divisão. A diretoria que assumiu no fim do ano passado está investindo no Clube e valorizando as crias da casa. Tem tudo para dar certo", afirmou o jogador.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Queimados organiza força tarefa para ajudar população atingida pelas chuvas de granizo


O Município de Queimados foi atingido pela maior chuva de granizo de sua história no último domingo, 17. Por volta das 18 horas, uma forte tempestade de gelo caiu sobre a cidade e em poucos minutos dezenas de casas ficaram destelhadas. Pensando em minimizar as perdas sofridas pelos moradores, a Prefeitura organizou uma força tarefa composta pelas Secretarias de Defesa Civil, Assistência Social, Serviços Públicos e Habitação para avaliar e tomar providências imediatas no atendimento a população que foi atingida.


Prefeito reune secretários municipais para montar força
tarefa de ajuda a população
Em uma reunião fechada com o Prefeito Max Lemos, os Secretários, Machado Laz, Cacau Nogueira, Elton Teixeira e Rogério Brandi foi decidida a estratégia de ação. A partir das 14h desta segunda-feira, 18, as famílias prejudicadas pelo incidente deverão procurar a sede da Secretaria Municipal de Habitação, localizada na Rua Félix, n° 1581 - Centro, próximo ao Fórum, para cadastramento e sumário social. Após este procedimento, a equipe técnica irá ao local averiguar quais tipos de providências deverão ser tomadas. A Prefeitura irá realizar ainda uma operação para desobstrução de vias prejudicadas com a queda de árvores e alagamentos.

De acordo com o Prefeito Max lemos a Prefeitura disponibilizará materiais para auxiliar perdas das famílias prejudicadas pelas chuvas. “Ainda não temos o número oficial das casas atingidas pelas chuvas. Estamos solicitando às pessoas que procurem a Secretaria de Habitação, para que possamos fazer a visita nas residências e termos uma ideia de quantidade e assim, recuperar principalmente os telhados das residências atingidas pelas chuvas. 

Secretário Machado Laz visita a casa de Olindo da Silva
para realizar atendimento
Antecipando ao início determinado pelo Prefeito, no final da manhã desta segunda-feira, 18, o Secretário Municipal de Defesa Civil, Machado Laz e a equipe técnica da Pasta começaram a vistoria nos locais atingidos pelo temporal de gelo. Uma das residências visitadas foi a do morador do Bairro Santa Catarina, Olindo José da Silva, 70, que teve os telhados do seu quarto destruídos. “Na hora que começaram as chuvas e o gelo começou a destruir meu telhado, resolvi ir para a sala, que é o único local com laje na minha casa. Quando acabou conferi os estragos. Agora com a visita do secretário tenho a esperança que a Prefeitura nos ajudará a recuperar todo o material perdido”, disse.

Ação da Defesa Civil impede Tragédia no Clube Ponte Preta

Presidente Manoel Ferraz agradece a ação do Secretário Machado Laz de interditar o clube antes da  chuva
O Esporte Clube Ponte Preta, localizado no Bairro Jardim Alzira, costumava reunir cerca de 500 pessoas aos domingos para a realização de bailes. Na noite de domingo, 17, após o temporal de gelo, a estrutura do Clube foi totalmente destruída. Após uma visita da equipe da Secretaria Municipal da Defesa Civil e a constatação de estrutura imprópria para a realização dos eventos, como medida preventiva o local foi interditado há duas semanas. A ação impediu que as chuvas de granizo, que assolaram o Município provocassem uma tragédia com os participantes dos eventos que aconteciam no Clube.
O Presidente do Clube Manoel Ferraz de Carvalho, 60, destacou a importância da interdição do local pela Prefeitura. “Na hora que a chuva caiu, aproximadamente às 18h, deveria haver no local os organizadores da festa. Caso isso tivesse ocorrido, teríamos um desastre nas mãos. A ação promovida pela Defesa Civil foi fundamental para evitarmos uma grande tragédia no Clube.


Programa de combate à hanseníase vai promover atendimento gratuito em Queimados


A Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta quinta-feira, dia 21, uma ação de combate à hanseníase. No dia, um dermatologista vai tirar dúvidas da população sobre as formas de contágios além de examinar e diagnosticar gratuitamente possíveis casos da doença, das 9h às 13h, na Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro.      

Segundo o último levantamento do Ministério da Saúde, houve uma redução de 25,9% de pacientes diagnosticados com o bacilo de Hansen (bactéria causadora da hanseníase e que leva o nome do seu descobridor) de 2001 a 2011. A doença que afeta os nervos causando lesões na pele também é vulgarmente conhecida como lepra.

A hanseníase é infectocontagiosa, ou seja, pode ser transmitida através de contato com pessoas infectadas através do ar. O contágio só ocorre uma vez que a pessoa tenha um longo período de exposição com o bacilo. O tratamento é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e dura de seis meses a um ano.  

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Queimados recebe projeto de fortalecimento da Gestão Ambiental

Com o objetivo de consolidar as estratégias para a gestão ambiental do Município de Queimados, buscando compatibilizar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental, o Prefeito Max Lemos e o Secretário Municipal do Ambiente, Alex Dornellas visitaram a sede da ONG Onda Verde, localizada na Reserva Biológica do Tinguá, visando promover parcerias futuras com a Instituição, que é referência, quando se fala de Meio Ambiente no Estado do Rio de Janeiro.

Durante a visita, o Gerente de Políticas públicas da ONG Onda Verde, Hélio Vanderlei, apresentou um projeto embrinonário de fortalecimento da gestão ambiental no Município de Queimados. O ambientalista se surpreendeu com o empenho dos gestores da cidade. “Nunca na história da Onda verde, ocorreu um encontro como este, onde o Prefeito e toda a equipe se reuniram em busca de um sonho. Isso só nos dá mais motivação para lutar e fazer com que consigamos desenvolver o projeto, que vai ficar marcado na história do Município e teremos orgulho de no futuro de dizer que participamos desta conquista”, disse.

O projeto de fortalecimento da gestão ambiental no Município de Queimados prevê a construção de um prédio sustentável com 400 m2, para sediar a Secretaria de Meio Ambiente, implantação de um Centro de produção de mudas e de um laboratório de Geoprocessamento, criação da coleta seletiva solidária, realização de atividades de educação ambiental para 200 professores e 5.000 estudantes do ensino fundamental, fortalecimento da gestão das áreas protegidas municipais, com a criação de novas Unidades de Conservação, construção de um laboratório de análise de água, elaboração do Código de Meio Ambiente e consolidação da Guarda Ambiental.

O Prefeito Max Lemos ressaltou a importância de fortalecer políticas públicas na área ambiental e prometeu lutar para viabilizar recursos para a implementação do projeto no Município. “Quando assumi, tinha que tirar a Cidade da miséria. Agora, estamos em um momento extraordinário de crescimento. Este projeto vem de encontro ao que a gente pretende fazer neste segundo mandato, que é ampliar as políticas públicas ambientais. Não tenho dinheiro para financiá-lo, mas garanto que tentarei buscar parceiros para tornar este sonho em algo possível”, disse o Prefeito.

Max Lemos ainda citou os investimentos que trouxe para Queimados na primeira Gestão, como o Programa Minha Casa, Minha vida, a canalização do Rio Abel e as obras do PAC I e II. Também estiveram presentes na visita, o Secretário de Agricultura, Wilson Sampaio, Habitação, Cacau Nogueira, Fazenda, Carlos Vilela, Urbanismo, André Bianche, Promoção da Cidadania, José Ribamar e o de Defesa Civil, Machado Laz e diversos técnicos da Prefeitura.

Instituições promovem parcerias para ação de reflorestamento

A Prefeitura de Queimados e a ONG Onda verde também acordaram a parceria para a realização do reflorestamento do Parque Natural Municipal Morro da Baleia, onde serão plantadas 4.218 mudas de espécies nativas de mata atlântica. A ação é uma compensação ambiental fornecida pela empresa JTM Participações e locações de imóveis próprios, que construirá 10 galpões logísticos às Margens da Rodovia Presidente Dutra, na altura do KM 25.

Para o Secretário Municipal do Ambiente, Alex Dornellas, a parceria entre a Prefeitura de Queimados e a ONG Onda Verde trará benefícios positivos para o Município na área ambiental. “A ideia é conseguirmos cada vez mais parceiros para conquistarmos o nosso grande sonho, que é ver a cidade desenvolvida de uma forma sustentável. A parceria com a ONG Onda Verde, que é uma Instituição séria e com credibilidade faz com que possamos acreditar que é possível avançarmos ainda mais, quando se fala de Meio Ambiente”, disse Dornellas.

Abertas inscrições para o Projovem Adolescente em Queimados

Formatura dos alunos do Cras Inconfidência

Jovens de 15 a 17 anos de Queimados já podem se inscrever no Programa Nacional de Inclusão de Jovens e Adolescentes (Projovem Adolescente). O programa, do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que é coordenado pela Prefeitura Municipal de Queimados através da Secretaria Municipal de Assistência Social oferece orientação profissional por meio de aulas de informática, oficinas culturais e de cidadania para jovens beneficiados pelo programa Bolsa Família. As inscrições vão até o dia 28 de fevereiro.    

O programa é realizado nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) distribuídos em diferentes bairros do município. As turmas são compostas de 15 a 30 alunos sempre divididos nos turnos da manhã e da tarde. A finalidade do Projovem Adolescente é fortalecer a convivência familiar e comunitária, o retorno dos adolescentes à escola e a permanência dos mesmos no sistema de ensino, além de possibilitar o desenvolvimento de habilidades gerais, tais como a capacidade comunicativa, a inclusão digital, de modo a orientar o jovem na escolha da carreira profissional. 

Após se formarem, os jovens poderão ser encaminhados para cursos técnicos do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) do próprio município e da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec). Para se inscrever, os adolescentes devem procurar o Cras no bairro Centro (Av. Olímpia Silva, nº 46) munidos dos documentos (cópias): Certidão de nascimento, declaração escolar, identidade, comprovante de residência, duas fotos 3x4, CPF e cartão do Bolsa Família do responsável. As inscrições podem ser feitas as segundas, quartas e sextas-feiras, sempre das 9h às 16h.   

Vila Olímpica de Queimados está com inscrições abertas

Créditos: Divulgação/PMQ
A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL) recebeu, no ano de 2009, o desafio de retomar as atividades esportivas oferecidas a população e ampliar o espaço físico da Vila Olímpica oferecendo novas modalidades. A revitalização do local contribuiu para que vários atletas de Queimados participassem em diversas competições dentro e fora do Rio de Janeiro. O local ainda proporciona a inclusão digital, com internet gratuita para os estudantes da rede pública de ensino. As matrículas para 2013 serão abertas a partir da próxima segunda-feira, 18, e se estenderão até o término das vagas oferecidas, que variam de acordo com cada modalidade, tendo como exemplo a dança que disponibiliza 40 vagas.

As atividades esportivas realizadas pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, são oferecidas para meninas e meninos, entre 7 e 17 anos, de futebol de areia, futebol de quadra, voleibol, handebol, judô, basquete, dança, atletismo, futsal, xadrez, além de oferecer o espaço a adultos e idosos para caminhadas e ginásticas livres, todas acompanhadas por um profissional capacitado. O objetivo é de que ainda este ano seja implantada uma nova modalidade, o boxe olímpico. Os interessados devem procurar a Secretaria de Esporte e Lazer, de 8h às 17h, na Av. Maracanã s/n, Vila Pacaembu.

O secretário Municipal de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Monteiro, destacou a importância da  Vila Olímpica para a população. “Recebemos o complexo sucateado e abandonado, sem segurança, e sem atividades regulares oferecidas, as pessoas tinham medo do lugar. O Prefeito Max Lemos nos deu a missão de arrumar a casa e, hoje, somos referência para toda a região com a conquista de muitos campeonatos em todo o Brasil, e os cidadãos voltaram a confiar e realizar esportes no local. Agora, o objetivo é preparar nossos atletas para vôos maiores, como a participação em campeonatos mundiais e as Olimpíadas de 2016”, destacou.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Queimados promove coleta de óleo saturado durante carnaval

Créditos: Divulgação/PMQ
O Município de Queimados é caracterizado por realizar o melhor carnaval de rua da Baixada Fluminense. A tradição foi mantida em 2013, com apresentações que contagiaram os milhares de foliões presentes na Praça dos Eucaliptos nos cinco dias de festa, destaques para os shows de: Elymar Santos, Fundo de Quintal, Tá na Mente, Péricles e Mumuzinho. Além de toda programação cultural, o festejo de momo no Município teve a marca da preservação ambiental. A Secretaria do Ambiente montou uma tenda, onde recolheu 160 litros de óleo saturado utilizados pelos barraqueiros e comerciantes, que serão levados para a Chácara IZKOR, uma ONG formada por estudantes de Gestão Ambiental, que destinará o material arrecadado para a produção de biodíesel, vernis, ração animal, massa de vidraça, sabão e uma série de outros produtos.

Segundo o Secretário Municipal do Ambiente, Alex Dornellas, o projeto de coleta de óleo para reciclagem se estenderá à rede municipal de ensino e em alguns pontos da Cidade. “Estamos seguindo as diretrizes traçadas pelo Prefeito Max Lemos que é trabalhar ativamente na preservação do Meio Ambiente e para isso a reciclagem é uma forte aliada. O armazenamento do óleo saturado no carnaval foi um sucesso, porque conseguimos conscientizar os barraqueiros a não despejar o óleo no solo, contaminando o lençol freático. Assim, a ideia é levar esta conscientização à rede municipal de ensino, onde os estudantes aprenderão a importância da preservação do meio ambiente e poderão levar para a escola o óleo usado de suas casas e instalar alguns ecopontos pelo município”, disse.

Marcelo Sepulveda se destacou com o armazenamento de 30 litros de óleo utilizado em sua barraca nos dias de folia. O barraqueiro ressaltou a importância de se preservar o meio ambiente. “Fiquei muito feliz com a iniciativa da Prefeitura de Queimados em realizar a coleta do óleo que a gente utiliza no carnaval. A destinação do resíduo para reaproveitamento é uma ferramenta importante para o processo da reciclagem e poder contribuir para a preservação do meio ambiente me deixa muito feliz”, disse.

O óleo de cozinha é altamente prejudicial ao meio ambiente e quando despejado na pia vai para a rede de esgoto causando entupimento, havendo a necessidade do uso de produtos químicos tóxicos para a solução do problema. Os prejuízos podem ser ainda maiores se atirados ao solo. O óleo impermeabiliza o solo, dificultado o escoamento das águas. Sem falar que um litro de óleo polui mais de 1 milhão de litros de água limpa, por um período de 14 anos. A contaminação da água encarece o processo e prejudica o funcionamento das estações de tratamento.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Queimados teve o maior carnaval de sua história


Dine Estela: Foram sete dias de folia com direito a bailes pré-carnavalescos para crianças e idosos, desfiles de blocos e coroação de duas Cortes Momescas, sendo uma da terceira idade. Faltou fôlego para acompanhar quase quatro horas de show do “Elymar pra Pular”. Tá na Mente também ficou na memoria do folião como o show mais eletrizante da festa. O carnaval de Queimados recebeu mais de 200 mil pessoas nos cinco dias de folia.

O gingado malando do partido alto do Grupo Fundo de Quintal deixou saudades e o romantismo dos últimos dois dias, certamente vai dar notícias pelos próximos nove meses. Péricles (recorde de público) e Mumuzinho encantaram o folião e já têm convite do prefeito para voltar à cidade, assim como os outros artistas. “Acho que acertamos o gosto do público da Baixada”, comentou o prefeito Max Lemos, animado com a receptividade do público.

Prefeito Max Lemos, Mumuzinho e o Secretário de
 cultura Antônio Almeida 
“A primeira vez a gente nunca esquece”, brincou o secretário de Cultura, Antônio Almeida em seu primeiro grande evento à frente da pasta. “Só agora fui observar o tamanho da responsabilidade que o prefeito me imputou. Fiquei apreensivo, mas deu tudo tão certo que até imprimimos um modelo para os próximos eventos”, observou.

Mumuzinho e Tiaguinho podem cantar juntos em Queimados

Ao ser perguntado pelo sentimento de cantar na Baixada, Mumuzinho disse que foi uma grande emoção. “É a primeira vez que tenho a oportunidade de cantar para tanta gente, então eu me entreguei. Estou até emocionado. É um povo muito receptivo espero ter retribuído com o mesmo carinho,” ressaltou.

O amigo e cantor da noite anterior adiantou: “Tenho certeza que ele vai me imitar amanhã, eu também o amo muito, é o meu cover magrinho, levem o meu carinho ao menino Mumuzinho”, brincou Péricles. Como de costume, Mumuzinho realmente homenageou ícones da musica popular brasileira como Alcione, Péricles, Alexandre Pires e Arlindo Cruz, cantores que farão parte do seu novo DVD que será gravado dia 28 de março.

 Parece que o seu show agradou mesmo, até o prefeito Max Lemos e sua esposa cantara e dançaram no meio da multidão de mais de 50 mil pessoas, no último dia de carnaval na Praça dos Eucaliptos, Queimados. “Foi bom demais, foi sensacional. Fiz questão de voltar no camarim para dizer isso e já convidá-lo para a festa da cidade, junto com Tiaguinho.” Disse o prefeito.  Assista ao vídeo abaixo.



A criatividade imperou nos foliões de Queimados

Este foi o carnaval dos Clóvis e da criatividade. Apareceram mais de 10 grupos, de todas as cores e tamanhos, oriundos de várias partes da região metropolitana do Rio de Janeiro, levando a alegria de brincar, rolavam pelo chão como crianças, representando personagens infantis como Alvin e os Esquilos, Patati Patata, entre outros personagens da Disney. Mas também foi o carnaval da criatividade em fantasias inusitadas.

Além das tradicionais bailarinas, borboletas, macacos, índios e a  Morte, que continua produzindo terror nas criancinhas, apareceram fantasias muito criativas como o homem lata com uma roupa produzida com mais de 100 latinhas de refrigerante, o acidentado que estava todo enfaixado, o homem soro e a Casa das Primas. Uma barraca ambulante com três “marmanjos” travestidos de mulheres que vendiam o corpo por uma bagatela de R$ 1,99. Claro que era tudo brincadeirinha, não foram registradas ocorrências de atentado violento ao pudor na festa.


Serviços inovadores agradam foliões neste carnaval em Queimados

Pulseirinhas localizadores nas crianças e espaços reservados para pessoas com deficiência garantiram a tranquilidade dos pais e a acessibilidade dos foliões que retribuíram com a presença maciça nos cinco dias de evento, como foi o caso da cadeirante Camile Pinto, 10 anos que conseguiu até fazer foto com o seu ídolo Mumuzinho e o prefeito Max Lemos, que esteve no espaço dos deficientes durante todos os dias de carnaval.  A iniciativa foi das Secretarias de Assistência Social e Promoção da Cidadania respectivamente que também distribuiu 14 mil folhetos sobre Direitos Humanos.

A secretaria de Saúde realizou 69 atendimentos durante os cinco dias de evento no posto de saúde montado na Praça, sem nenhum ferimento grave ou com arma de fogo. A secretaria também distribuiu 14 mil camisinhas.

O Secretário de Assistência Social, Elton Teixeira, também pôs um a mão na massa. Foi para o meio do público, distribuir pulseiras para as crianças. Foram 400 pulseiras por dia de evento.  

A Secretaria de Urbanismo e Meio ambiente fez um carnaval ecológico, com o recolhimento do óleo saturado das barracas. O Secretário Alex Dornelas recolheu 150 litros, que serão levados para a Eco. Chácara IVKOR, empresa de Japeri que produz produtos de limpeza. Também deram suporte ao Evento o Conselho Tutelar e as secretarias de Defesa Civil e Transportes e Trânsito, que não registrou nenhum acidente.

Números do carnaval de Queimados 2013

200 mil pessoas nos cinco dias de evento na Praça dos Eucaliptos
30 ocorrências de brigas nos cinco dias, que foram amenizadas pela presença da polícia de 140 seguranças particulares, 50 policiais militares e 6 viaturas da Policia Militar (inicialmente seriam 4, mas com o grande número de foliões foi preciso reforço).

400 pulseiras localizadoras por noite
69 atendimentos médicos nos cinco dias (todos sem gravidade)
14 Mil folhetos sobre os direitos humanos
150 litros de óleo saturado
14 mil camisinhas distruidas.