quarta-feira, 27 de março de 2013

Mulheres que trabalham no Distrito Industrial de Queimados podem participar de palestra gratuita sobre mecânica

Evento acontecerá na sede da ASDINQ

O dia a dia das mulheres que trabalham no Distrito Industrial de Queimados é muito corrido. Além de exercerem suas funções nas empresas instaladas no local, quando chegam em casa, ainda têm que dar atenção especial aos filhos e marido. Pensando nisso, a ASDINQ  (Associação das Empresas do Distrito Industrial de Queimados), em parceria com a Milana Corretora e Porto Seguro realizará em sua sede, localizada na Rua F, 1560, na próxima quinta-feira, 4, a partir das 14h, um curso sobre mecânica básica de automóveis exclusivo para o publico feminino.

Durante três horas, as mulheres aprenderão o princípio de funcionamento dos diversos sistemas de um veículo, assim como a importância de manter cada um deles em perfeito estado de conservação, por meio da manutenção preventiva. A palestra será ministrada pela consultora da Porto Seguro Auto Mulher, Roseli Oliveira. As interessadas em participar da atividade têm até esta quinta-feira, 28, para efetuar a inscrição, devendo encaminhar e-mail para msmm@asdinq.org.br ou entrar em contato pelo telefone: (21) 2663-1116.

De acordo com a Secretária Executiva da ASDINQ, Milka Monteiro, o curso de mecânica básica para mulheres ampliará o conhecimento sobre funcionamento e principais cuidados com o veículo. “Com o curso, as funcionárias que trabalham aqui no nosso Distrito aprenderão com técnicos especializados, a cuidar do seu carro com dicas sobre segurança, conservação, manutenção, direção defensiva e troca na hora certa, de peças que sofrem maior impacto e desgaste nos veículos, como pneus, suspensão, amortecedores, bateria  e freios”, disse.

Para o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Queimados, Jefferson Dias, é de suma importância que a Associação das Empresas realize atividades voltadas aos funcionários que trabalham no Distrito Industrial. “Quero parabenizar a ASDINQ pela iniciativa de promover ações que integrem os funcionários do Distrito, como por exemplo esse curso, que permitirá para as mulheres que gostam de carro e nunca teve a oportunidade de entender seu funcionamento, passar a saber um pouco sobre mecânica”, frisou.

Peça “Vestido de Noiva” de Nelson Rodrigues, nesta sexta em Queimados


A Secretaria de Cultura de Queimados apresenta nesta sexta (29), às 20h, a peça “Vestido de Noiva” de Nelson Rodrigues, produzida pela CIA Gruta Teatral, no Teatro Marlice Margarida Ferreira da Cunha, em Queimados, a peça considerada um clássico do teatro brasileiro terá entrada franca. O teatro fica na Avenida Marinho Hemetério de Oliveira, bairro Pacaembu (anexo à escola Metodista). Classificação 18 anos.

Encenada pela primeira vez em 1943, a peça de Nelson Rodrigues mostra ações simultâneas em três planos - da realidade, da alucinação e da memória e deu início ao processo de modernização do teatro brasileiro.

Marcílio Bittencourt Gomes Jr. Professor da Oficina do Estudante - Campinas (SP) classificou a peça como um “divisor de águas” do teatro brasileiro. “Vestido de noiva é uma espécie de "divisor de águas" do teatro brasileiro. Trata-se de uma peça revolucionária do ponto de vista estético-estrutural, cuja lógica interna remete a recepção (público) a um estado de perplexidade até então não protagonizado na dramaturgia brasileira”, destacou.

A peça gira em torno da vida de Alaíde, personagem que representa a burguesia carioca. Alaíde, mulher voluntariosa e arrogante, conquistou Pedro, o namorado da irmã, Lúcia. Admiradora de Madame Clessi, antiga prostituta do Rio de Janeiro, Alaíde via em sua figura uma espécie de modelo de liberdade e de transgressão dos valores sociais. Enquanto está casada com Pedro, este protagoniza um caso adúltero com Lúcia, personagem com quem primeiro ia se casar. Após a morte de Alaíde, Pedro e Lúcia se casam, sem o menor remorso. "Vestido de noiva é uma peça absolutamente inusitada, porque o argumento acima proposto é apresentado sob uma perspectiva não linear e aparentemente caótica”, acrescenta o crítico teatral.

Nelson Rodrigues

Nelson Falcão Rodrigues nasceu no Recife, em 23 de agosto de 1912, e mudou-se ainda criança para o Rio de Janeiro. Aos 13 anos começou a trabalhar em jornal. Escreveu sua primeira peça, "A Mulher sem Pecado", em 1941. Dois anos depois, a montagem de Vestido de Noiva revolucionou o teatro nacional e transformou-o num dos principais dramaturgos brasileiros.

Sua obra teatral é assim classificada pelo crítico Sábato Magaldi: peças psicológicas (nas quais se incluem as duas primeiras), peças mitológicas ("Anjo Negro" e "Álbum de Família") e tragédias cariocas ("A Falecida" e "O Beijo no Asfalto"). Suas obras causaram polêmica ao abordar temas sexuais e morais, como o tabu do incesto e a infidelidade, de forma mórbida, obsessiva e moralista.

Sua vida pessoal foi marcada por tragédias, como o assassinato do irmão e o choque por saber que seu filho fora torturado pela ditadura militar, regime que Nelson apoiou. Escreveu também os romances "Meu Destino É Pecar" e "O Casamento", além de livros de crônicas. Morreu no Rio de Janeiro, em 21 de dezembro de 1980.

Cia Grutta Teatral

Grutta Teatral é um grupo de teatro independente criado em outubro de 1998 por Linn Falcão e Anna Stelman.  Possui oito montagens no currículo, como “Apaga a luz e faz de conta que estamos bêbados” de Ronald Radd,e com  direção de Linn Falcão e “Bonitinha mas ordinária” de Nelson Rodrigues, também com direção de Linn Falcão.

O grupo ganhou prêmios como o Prêmio Especial do Júri para Linn Falcão (Produção) no Festival da Fetaerj em 2003 com a peça “O Santo Inquérito” de Dias Gomes, Figurino (Linn Falcão) no Festival  do  Rio  de  Janeiro  em 2007  com  a  peça  “O  Beijo  No  Asfalto”  de  Nelson  Rodrigues  e  o  Prêmio  Especial  do  Júri  pela  Belíssima. Apresentação (Linn Falcão e Mariana Stein) de “Apaga A Luz e Faz de Conta Que Estamos Bêbados” de Ronald Radde em 2009.  Hoje,  conta  com  o  apoio  da  Casa  da  Glória,  onde  realiza  os  seus  ensaios  para  a  montagem  da peça “O abajur lilás”.

Ficha Técnica
Texto – Nelson Rodrigues
Direção e Encenação – Julio Cesar Ferreira
Iluminação – Thiago da Silveira
Figurino – Marina Carvalho
Cenário -Cachalote Mattos
Coreografias – Alan Castilho
Pesquisa de movimento e preparação corporal – Julio Cesar Ferreira
Produção Executiva - Margarida Produções e Linn Falcão
Designer Gráfico – André Macellano
Elenco – Gisele Vargas, Linn Falcão, Marina Carvalho e Raphael Moura
Atores convidados – Carol Pitzer, Daiana Pupe (standing), Renata Egger e Sandro Barros


Servidores de Queimados têm ovo de páscoa garantido

Prefeitura deposita nesta quarta, pagamentos referentes ao mês de março

O coelhinho da páscoa chegou mais cedo para os servidores municipais de Queimados. A Prefeitura decretou ponto facultativo, nesta quinta-feira, 28, devido ao feriado da Paixão de Cristo. Os servidores poderão descansar com tranquilidade e garantir seu ovo de páscoa, já que a Secretaria Municipal de Administração deposita nesta quarta-feira, 27, os vencimentos referentes ao mês de março. A folga não será válida para os órgãos ligados à Saúde e Defesa Civil, que estarão funcionarão normalmente. 

Aprovados no magistério de Queimados escolhem onde irão trabalhar


O concurso público para a educação do Município de Queimados foi marcado pela agilidade. Pouco mais de 3 meses após a realização da prova, 176 novos servidores, que já tomaram posse, estão escolhendo os locais onde vão trabalhar. Os profissionais estão comparecendo na Sede da Secretaria de Educação, localizada na Rua Hortência, nº 06 - Centro, das 10h ás 17h. Os classificados foram divididos por dias para facilitar o processo, e a escolha está acontecendo a partir da ordem de classificação, de acordo com o edital. Ao todo, foram oferecidas 401 vagas para os cargos de secretário escolar, professor dos anos iniciais do ensino fundamental, professor dos anos finais do ensino fundamental, orientador pedagógico e orientador educacional.

Nos três primeiros dias a vez foi dos professores dos anos finais do ensino fundamental, secretário escolar, orientador pedagógico e orientador educacional. A partir da próxima segunda-feira, 01, será a vez dos professores dos anos iniciais escolherem seus locais de expediente. A secretária de educação do município, Miriam Motta, explica como está se dando o processo. “Dividimos por dia e por classificação para que o candidato se sinta seguro quanto a respeitarmos o que está previsto no edital. E também para facilitar a comodidade e rapidez ”, destacou Miriam.

Primeira lugar em artes cênicas, a professora Fabiane Cristina de Oliveira Costa, teve prioridade para escolher a escola em que irá trabalhar. Ela optou pela E.M. Washington Manoel Reis. “Esse é o meu primeiro concurso público e estou muito feliz porque é perto de casa, já que moro em Mesquita. Além de professora, sou atriz e sei o quanto é difícil conseguir estabilidade e agora eu a tenho. Agora, quero começar logo a ensinar esta arte que amo para as crianças”, contou a professora.

A posse de todos os demais classificados no concurso, continuará acontecendo gradativamente na Secretaria de Administração. Segundo a secretária da pasta, Andreia Regylaine, até o dia 30 de abril, todos os profissionais estarão empossados e aptos para atuarem. A partir da posse, os candidatos irão procurar a Secretaria de Educação para escolherem as escolas e darem inicio ao processo de abertura de conta bancária e acertar os últimos detalhes para se apresentarem nas unidades onde irão trabalhar.

terça-feira, 26 de março de 2013

Agricultores de Queimados aprendem método que transforma lixo em adubo


Durante dois dias, mais de 15 produtores rurais de Queimados participaram do curso de produção de mudas e hortaliças.  Em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Agrícola disponibilizou o curso gratuito para os agricultores da região. O objetivo é estimular e aumentar a produção local através de métodos e técnicas agroecológicas (sem utilização de produtos tóxicos e/ou químicos) simples e de baixo custo. 

Fortalecer a economia agroecológica 

Analisar o solo para plantio, planejamento e cronograma da colheita, cultivo em estufas, sistema de irrigação de hortas, entre outros métodos foram ensinados por agrônomos da Emater-Rio. De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Rural e Agrícola, Wilson Sampaio, o curso servirá para suprir a demanda da produção de hortaliças e para aquecer a economia local. “Grande parte de nossas verduras vêm da Região Serrana ou do Centro do Rio de Janeiro. A intenção é estimular a produção de hortaliças do município. Queremos produzir e comercializar aqui na cidade, assim as pessoas podem comprar dos produtores daqui fazendo com que o dinheiro passe a circular na cidade”, frisou o secretário. 

Lixo pode virar adubo 

No dia, os alunos aprenderam agricultores aprenderam a utilizar bagaço de cana, verduras, legumes e frutas fora da validade, sobra de alimentos, esterco de animais e até folhagens como matéria orgânica para decomposição no solo. A técnica de adubação natural conhecida como compostagem é um processo biológico que decompõe matéria orgânica e libera nutrientes para o solo.    

No processo de compostagem os microrganismos convertem a parte orgânica dos resíduos sólidos em húmus. O novo composto pode ser aplicado no solo para melhorar suas características e, em especial, a liberação do nitrogênio sem ocasionar riscos ao meio ambiente. Para colocar em prática os métodos, os produtores rurais terão suporte de técnicos e engenheiros agrônomos da Secretaria. As visitas técnicas irão acontecer mensalmente.  

Queimados realiza trabalho de recuperação de vias


A Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Serviços Públicos realiza em vários pontos da cidade operações tapa-buracos. O trabalho visa reparar estragos das principais ruas e avenidas que apresentam problemas no asfalto, causados pelas constantes chuvas que têm caído sobre a Região. A operação acontece três vezes por semana e é realizada com recursos próprios da Prefeitura. Entre os próximos serviços que serão executados, estão previstos a   recuperação de parte da Avenida Tinguá e da Doutro Pedro Jorge.
De acordo com o Secretário Municipal de Serviços Públicos, Rogério Brandi, o trabalho de recapeamento asfáltico era para ter ocorrido nos primeiros dias do ano, entretanto, as constantes chuvas que vêm castigando o município nesse período, impossibilitaram o início da operação.  “O serviço de tapa-buraco é essencial para agilizar o atendimento das solicitações, através da concentração de esforços e planejamento das equipes de manutenção, com ações imediatas ou preventivas, garantindo assim melhor qualidade de vida a todos que moram e circulam pelas ruas do município”, frisou.
Além da operação de tapa-buraco, o Município de Queimados desenvolveu em parceira com o Governo do Estado do Rio de Janeiro o Programa Asfalto na Porta, voltado para recuperação e pavimentação de trechos de ruas e avenidas, que beneficiou 10 quilômetros de vias urbanas, sendo ao todo oito ruas: Avenida Tinguá, Pedro Jorge, Camarim, Pastor Antônio Martins, Hidelfonso Borges, José Virgílio do Prado, Paulino Carlos, e Augustinho Carlos.
Usina de asfalto dará agilidade ao serviço
Queimados é uma cidade que cresce e não para de se desenvolver. Aproveitando esse momento positivo, o Município adquiriu sua primeira usina de asfalto frio.  O objetivo é agilizar o processo de reconstituição e o recapeamento de toda a camada de asfalto do centro e dos bairros, como também a pavimentação de boa parte das estradas da zona rural.  A Usina está se instalando no Bairro Valdariosa e vai produzir em média 200 toneladas de asfalto por dia. Ainda não há previsão para o início das atividades.
A conquista foi possível graças a um empréstimo que a Prefeitura realizou com a Agerio no final de 2012, no valor de R$ 3.349 milhões, que foram destinados à compra de máquinas e equipamentos para limpeza e conservação de logradouros públicos. O Prefeito Max Lemos comemorou as parcerias realizadas com o Governo do Estado e afirmou que assinatura do empréstimo mostrou mais uma vez que a cidade tem parceiros. “Queimados foi a primeira cidade na história do Rio de Janeiro que captou recursos junto à agencia de fomento do Estado, a Agerio. Este empréstimo está permitindo uma melhora dos serviços públicos da cidade. Com essas máquinas e equipamentos será possível manter nossa Cidade cada vez mais limpa e conservada”, disse.
De acordo com o Secretário Municipal de Serviços Públicos, Rogério Brandi a Usina permitirá que as operações sejam realizadas com maior agilidade. “O Prefeito Max Lemos nos deu a missão de mantermos nossas vias conservadas. Para isso, é de extrema importância a usina para a nossa cidade. Esta usina chega em boa hora, além da pavimentação, ampliaremos tapa buracos, drenagem, recapagem, e o mais importante: saneamento básico. Com isso o município passará a economizar com esses serviços” disse. 

Queimados possui posto bancário exclusivo de atendimento aos servidores públicos


Gabriel Ferreira explica benefícios do posto
de atendimento exclusivo a servidora 
Elizabeth Oliveira
Amplo prazo para pagamento, liberação do crédito consignado no mesmo dia, parcelas descontadas em folha, caixa eletrônico exclusivo e agilidade nos mais variados serviços bancários. Esses são alguns dos benefícios que podem ser desfrutados pelos servidores públicos de Queimados, através do acordo celebrado entre a Prefeitura e o Banco Bradesco, que mantém um Posto especial de atendimento, localizado na Rua Zelina Pinto, 36, ao lado da Secretaria de Fazenda e Planejamento – Centro.

Apesar da facilidade oferecida, alguns servidores ainda não sabem da existência do Posto de atendimento exclusivo, que funciona de segunda a sexta, das 10h às 16h. De acordo com o Gerente da Agência, Gabriel Ferreira apenas um terço realizam atendimento no local. “Já estamos com a Prefeitura há cinco anos e em fevereiro renovamos o serviço até 2018. Pude perceber que muitos funcionários vão à agência comum, por não saber que possui um posto exclusivo. Atualmente, cerca de 1.000 servidores realizam atendimento na Unidade. Nossa meta é dobrar este número”, disse.

Elizabeth Oliveira, 30, que tomou posse recentemente no concurso público da educação de Queimados, agora vai poder aproveitar o benefícios que está disponível a todos os servidores da Prefeitura. “É a primeira vez que venho no Posto exclusivo de atendimento do Bradesco para os funcionários da Prefeitura e fiquei impressionada com a facilidade que o banco oferece aos servidores, com economia de tempo, desgaste de filas e agilidade nos serviços”, frisou.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Cozinha Brasil ensina como reaproveitar alimentos em Queimados

Parceria entre a Prefeitura de Queimados e o Sesi pode levar o programa à rede municipal de ensino   

Mais de 100 pessoas aprenderam a aproveitar partes de alimentos inicialmente esquecidos, ou até mesmo descartados, no preparo de receitas e pratos saborosos com o programa do Serviço Social da Indústria (Sesi), Cozinha Brasil, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Queimados. A iniciativa é uma parceria das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e de Trabalho e Renda com a instituição, que disponibilizou aulas com nutricionistas e cozinheiros.  

O curso de reaproveitamento de alimentos ensinou donas de casa receitas, de baixo custo, como empadão de casca de abóbora, bolo de casca de banana, suco de couve com maracujá e limão, torta de repolho, tomate e cebola, entre outros pratos ricos em nutrientes. Ao final das aulas, os participantes com pelo menos 75% de freqüência receberam um kit de material didático (livro de receitas) e certificados.        

A intenção do programa é ensinar aos alunos que grande parte dos alimentos jogados no lixo pode ser aproveitada em receitas simples, nutritivas e ao mesmo tempo evitar desperdício à mesa. Um dos responsáveis por fazer a parceria com o Sesi e trazer o programa à cidade, o servidor público Carlos Eduardo Lima Ramos, revelou que no futuro a intenção é levar o Cozinha Brasil às escolas municipais. “A idéia é implantar o programa numa escola da rede municipal de ensino. Lá, as cozinheiras serão treinadas pelo próprio Sesi. Essa escola servirá como um laboratório para que outras também participem do projeto. O objetivo é que as receitas entrem na merenda escolar como o desjejum para as crianças, entre 6h e 7h da manhã”, adiantou Carlos Eduardo.  

O secretário municipal de Trabalho e Renda, Antônio Chrispe, o Tuninho Vira Virou, enxerga o programa como mais uma iniciativa da Prefeitura para beneficiar as donas de casa tanto na renda doméstica evitando desperdício quanto na reeducação alimentar. “Além de aprender receitas saborosas e nutritivas, elas vão evitar jogar comida fora. Muitos alimentos podem ser reaproveitados em receitas praticas”, comentou o secretário, que agradeceu ao Padre João Serra por abrir o espaço para as aulas.  
     
Também presente no curso, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Jefferson Dias, falou sobre a importância de fomentar a qualificação da mão de obra local. “Queremos que os moradores de Queimados não percam mais tempo saindo do município. O prefeito Max Lemos nos deu a missão de qualificarmos a nossa população para atender toda demanda que está sendo gerada com o crescimento industrial. Queremos transformar nossa cidade em um lugar notório de geração de emprego” afirmou. O evento, que teve entrega de certificados na sexta-feira, dia xx, contou com a presença do vereador Marcelo Lessa, do pároco da Nossa Senhora da Conceição, João Serra, e do subsecretário de Governo, Ozeias Moreira.    

III Feira Literária de Queimados recebe 2 mil pessoas por dia

O cantor Wagner Duarte
Música ao vivo e um bom livro, receita perfeita para terminar a semana de trabalho. Esta foi a dica da Secretaria de Cultura de Queimados que apresentou show ao vivo com o cantor Vagner Duart, na última sexta (22), na III Feira Literária de Queimados, na Praça Nossa Senhora da Conceição (Centro), o evento acontece de segunda à sábado, até o dia 13 de abril com mais de 10 mil títulos.

Com apenas uma semana de exposição, a III Feira Literária de Queimados vende em média 500 livros por dia, um número considerado alto para a região, segundo, Adenilson Cabral presidente da ABL (Associação Brasileira de Livros).  “Estou impressionado com o número de vendas deste ano. Estou acostumado a realizar grandes feiras pelo Estado do Rio e Queimados está vendendo mais do que a Zona Sul que tem o poder aquisitivo muito mais alto” contabilizou.






O secretário de Cultura Antônio Almeida,
o cantor Wagner Duarte e Subsecretário Delso
O sucesso do evento entusiasmou o secretário, Antônio Almeida que foi conferir de perto a feira. “Estamos muito satisfeitos com a receptividade do público que prestigia o evento e o grande número de títulos vendidos. Em relação aos shows, vamos convidar outros artistas para participarem da Feira e em breve estaremos promovendo outros eventos na região. O próximo será no dia do trabalhador”, adiantou.




Caio de blusa branca, procura
por livros de física.
Com títulos para todos os gostos e idades, Caio dos Santos, 15, que está no 2º ano do curso de formação de professores do CIEP 341, procurava por um livro de física. “Meu sonho é ser um físico e sempre procuro por estes títulos que são muito caros. Quando soube da feira e dos preços vim o mais rápido possível”, contou. 

Missa e passeata pela paz reúnem mais de 1000 pessoas em Queimados

Felipe Carvalho/PMQ
Recordar as vítimas da chacina da Baixada Fluminense e promover o pedido de paz para as pessoas, estes foram os objetivos da missa e caminhada pela paz, organizada pela 9ª vez pelo movimento católico, que envolve as quatro Paróquias de Queimados: Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora de Fátima, São Francisco de Assis e São João Batista e conta o apoio da Prefeitura. Mais de 1000 pessoas participaram do evento, que aconteceu no último final de semana e contou com a presença do Bispo da Diocese de Nova Iguaçu, D. Luciano Bergamin, Padres, Diáconos, além de autoridades públicas, como a vice-prefeita Márcia Teixeira, que representou o Prefeito Max Lemos, o Secretário Estadual de Assistência Social e Deputado Zaqueu Teixeira, o Secretário Municipal de Direitos Humanos, José Ribamar e o Vereador Marcelo Lessa.

No Espírito da campanha da Fraternidade, que tem a Juventude como tema, a solenidade teve início com a concentração e o início da missa na nova matriz da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, onde jovens falaram sobre a importância da igreja para a promoção da paz. Na hora do ato penitencial, momento que é marcado pelo pedido de perdão, os participantes realizaram caminhada pelas ruas do município. Uma chuva fina caiu durante o trajeto, que teve como destino final à antiga Matriz da Paróquia, localizada na Praça Nossa Senhora da Conceição. “Que esta chuva sirva para lavar todo sangue que foi derramado pela chacina. O tempo alivia, mas não tira a dor dos familiares das vítimas. Por isso, todos os anos esta data é lembrada, para que possamos pedir paz e segurança para o povo”, disse o Bispo D. Luciano.

A Vice-prefeita de Queimados Márcia Teixeira recordou as participações em outras edições da missa, quando ainda não ocupava cargo público e ressaltou a importância dos órgãos governamentais para a promoção da paz . “Quando ainda não era vice-prefeita, já participava da missa e caminhada pela paz, pois penso que é uma data que temos que sempre lembrar para prestarmos homenagens àquelas pessoas que perderam a vida e para buscarmos a construção da paz. Não vamos conseguir a paz sem segurança. São dois símbolos que se complementam. Temos que lutar muito também contra a violência a mulher. É um momento de reflexão, que o poder público tem obrigação de atender a sociedade para que ela possa viver em paz”, frisou Márcia.

Familiares das vítimas marcam presença na atividade

A chacina da Baixada entrou para história como um dos maiores crimes já acontecidos no estado do Rio de Janeiro. As execuções aconteceram em 2005, quando policiais militares percorreram de carro as ruas dos municípios de Queimados e Nova Iguaçu, disparando contra pedestres. Pelo caminho os policiais deixaram 29 mortos. Entre as vítimas estão Renato de Azevedo, que estava com 30 anos, quando foi assassinado brutalmente recebendo um tiro no rosto, na hora que fechava o portão de seu lava-jato e Raphael Silva, que morreu aos 17 anos com um tiro na nuca, quando voltava para casa de bicicleta. 

Silvania Azevedo, 35, participa todos os anos da missa e da caminhada pela paz. Ela falou sobre o sentimento que guarda após 8 anos da morte do seu irmão Renato. “Não tem como descrever o sentimento que fica. A saudade faz com que a dor só aumente. O tempo nunca vai apagar ele do meu coração”, contou. A mãe de Raphael, Luciene Silva, 47, representa as vítimas do município de Nova Iguaçu. Ela faz questão de comparecer a atividade para homenagear o filho e pedir paz para as pessoas. “Participo todos os anos da missa pela paz, que serve para as pessoas não esquecerem o que aconteceu e para mostrar que juntos podemos transformar nossa realidade”, afirmou.

sexta-feira, 22 de março de 2013

Queimados empata com Bangu na 2ª rodada da Liga Rio Copa de Futebol e lidera Grupo B


O time de juniores masculino da Secretaria de Esporte e Lazer de Queimados foi até Campo Grande para enfrentar o Bangu A.C. em partida válida pela segunda rodada da Liga Rio Copa de Futebol. Jogando fora de casa, a equipe da baixada saiu na frente com Richard, mas deixou os mandantes empatarem cinco minutos depois com gol do atleta Adriano Freire. O marcador não foi alterado no segundo tempo, que foi marcado pelo equilíbrio entre as equipes. 

O time de Queimados lidera o Grupo B da competição com 4 pontos e volta a campo no dia 09/04, quando encara a equipe da Raiz da Gávea, também em Campo Grande. A Liga conta com a participação de 10 equipes de vários municípios do Estado do Rio de Janeiro, que estão divididos em dois grupos.  Os times se enfrentarão em turno e returno e os dois times com maior pontuação avançarão para as semifinais.

FICHA TÉCNICA

SEMEL/QUEIMADOS
Yago, Willian, Gustavo, Allan ,Manoel, Marcus Vinicius, Rudson(Léo) José(lucas), Daniel (Pedro Henrique), Richard (Matheus) e Rafael  oliveira (Diógenes).

BANGU A.C 
Rodrigo, Matheus caldas, kennedy, Igor (lucas), Bruno (Adriano) , Ruggeri, Allan, Rômulo (Claudio), Igor Vianna (Matheus) , Wellim, Sidney (Wagner) .

Queimados inaugura centro de resgate de atletas

Prefeito Max Lemos, o atleta Andre Silva, secretário de
 esportes Luiz, Carlos Monteiro e o ex-jogador
Zinho do Flamengo
Com o objetivo de apoiar novos talentos na área esportiva do município de Queimados e da região da Baixada Fluminense, o Prefeito Max Lemos e o ex-jogador de futebol, Zinho, inauguraram nesta quinta (21), o primeiro Centro de Resgate de Atletas da cidade. O “Espaço UAL” sediado na Rua Nossa Senhora de Copacabana, Bairro Santiago, será dirigido pelo ex-jogador de futebol, Aluízio Nunes e o atleta André Silva. O secretário de desenvolvimento econômico, Jefferson Dias e o de esporte e lazer de Queimados, Luiz Carlos Monteiro, entre outras autoridades e vereadores também estiveram presentes na inauguração.

Frequentador de Queimados, Zinho fez questão de ressaltar a importância da cidade para o meio esportivo. “Sou freguês de Queimados sempre joguei minhas peladinhas aqui no Gigante da Baixada, o Queimados FC. Já tive até uma loja em Queimados, a Zinho Esportes e eu patrocinava o André nas corridas”, lembrou. O ex-craque do Flamengo, reconhece a cidade como um celeiro de novos atletas. “Estou muito feliz em apadrinhar este projeto”, acrescentou. 

O prefeito Max Lemos declarou parceria a iniciativa. “Fico muito feliz em ter na Baixada um talento como o Zinho, que também é um grande exemplo como ser humano e o André que é um entusiasta do atletismo. Conte conosco, porque estamos com muitos investimentos no esporte como a construção do nosso estádio de futebol, o Centro Integrado de iniciação esportiva, a segunda Vila Olímpica da cidade, enfim, estamos trabalhando bastante na área e um Centro de Treinamento com a marca do Zinho será um orgulho para nós”, destacou. 

André, um dos idealizadores do projeto anunciou que já está com 10 esportistas patrocinados em competições. “Vamos em busca de alguns talentos da Baixada e vamos patrocinar alguns atletas de ponta, mesclando com os que estão começando. Já temos 10 patrocinados para os próximos campeonatos. Escolhi Queimados, por ser o melhor lugar para treinamento. Temos na cidade percursos arborizados, o que melhora o rendimento. A ideia é preparar campeões através do resgate dos talentos, focando no município”, ressaltou. 

Queimados está com inscrições abertas para curso de produção de hortaliças


Melhorar a produção agrícola e a qualidade dos produtos comercializados na feira da roça de Queimados, através de planejamento do plantio e tratos culturais. Este é o objetivo do curso de produção de hortaliças, que será promovido gratuitamente pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Agrícola (SEMDRAG), em parceria com a EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro) na próxima terça-feira, 26, às 10h na sede do órgão, localizado Rua Francisco Gabriel Neto - Vila Camorim. Serão oferecidas 20 vagas e os interessados poderão se inscrever através do telefone  2779-8484.

Para o Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural e Agrícola, Wilson Sampaio é fundamental a gestão pública estimular os agricultores do município, dando condições para que eles possam ampliar sua renda. “O Prefeito Max Lemos nos deu a missão de tornar o trabalho agrícola cada vez mais rentável. E é isso que estamos buscando fazer, disponibilizando máquinas, equipamentos, preparando o solo e realizando cursos de qualificação. Nosso principal papel é estimular a produção dos nossos agricultores”, disse.

De acordo com o Técnico da Pasta, Tarcísio Moura, o curso servirá para suprir a demanda da produção de hortaliças e para aquecer a economia do município neste ramo. “Toda nossa verdura vem da Região Serrana, ou do Centro do Rio de Janeiro. A intenção com a realização deste curso é estimular para que a produção da hortaliça seja realizada no município e comercializada aqui, para que as pessoas possam comprar dos produtores, fazendo com que o dinheiro passe a circular na cidade”, frisou.

SERVIÇO:

Curso de produção de Hortaliças
Data: 26/03/2013
Local: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Agrícola (Rua Francisco Gabriel Neto - Vila Camorim)
Público-alvo: 20 vagas para agricultores do município de Queimados
Informações: (21) 2779-8484

Beneficiários do Bolsa Família tem até o final do mês de seu NIS para se recadastrarem


Tabela de datas do NIS
A Secretaria Municipal de Assistência Social de Queimados está recadastrando os beneficiário pelo Bolsa Família até outubro. Em dois dias mais de 500 famílias receberam atendimento. É importante frisar que não é preciso pressa de irem na primeira semana para se recadastrar, já que o atendimento vai até o último dia útil de cada mês . Com a iniciativa, a intenção é evitar que as famílias que recebam até três salários mínimos deixem de receber auxílio do programa federal e, ao mesmo tempo, atualizem seus dados cadastrais. Os atendimentos ocorrem das 8h às 17h na sede da secretaria durante todo o mês.

Para se recadastrar, os beneficiários devem ir à Secretaria (Rua Eugênio Castanheiras, nº 176 - Centro), de segunda a quinta-feira, das 8h às 16h30, munidos de identidade, CPF, título de eleitor, comprovante de residência, certidão de nascimento ou casamento, carteira de trabalho, contra-cheque (se tiver) ou comprovação de renda familiar, e declaração de matrícula do atual ano letivo dos dependentes na escola. Informações pelo telefone: (21) 2779-9803.

O recadastramento está sendo feito de acordo com o final do Número da Inscrição Social (NIS) do cartão do Bolsa Família, sempre até o último dia útil do mês. Nesse mês as pessoas com o Finais NIS: 3 estão sendo recadastradas, e em abril serão atendidos o Finais NIS: 4, e assim sucessivamente. A dona de casa, Rosilene Oliveira, descreve a importância da bolsa na sua família. “Tenho dois filhos e cuido da casa, com a bolsa posso me dedicar a eles e comprar o que eles precisam”, contou  Rosilene.

O Secretário de Assistência Social, Elton Teixeira, destaca o procedimento que as famílias devem tomar sempre que houver mudanças significativas. “Pelo menos uma vez a cada dois anos, ou se houver alterações cadastrais como mudança de endereço, aumento na renda familiar, mudança de escola dos dependentes, entre outros, as famílias devem atualizar seus dados. Os usuários retardatários terão ainda os meses de outubro à dezembro para acertarem sua situação. Queremos pedir para que a população não chegue na secretaria cedo demais, temos tido casos de fila às 4h da manhã, e de tarde ficamos vazios lá. O beneficiados podem comparecer na sede de 8h às 17h, que serão atendidos pela equipe”esclareceu Elton. 

Saúde realiza palestra sobre DST’s aos beneficiados pelo Bolsa Família

Palestra sobre DST's
Aproveitando o grande número de pessoas reunidas para realizar o recadastramento do programa federal, foi realizado uma palestra, pela Psicóloga Cristiane Vargas, de esclarecimento sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) e oferecido exame rápido para teste de HIV, que dá o resultado em apenas 15 minutos. O mesmo exame é realizado todas as segundas e quartas de 8h30 às 17h, no SAE – serviço de atendimento especializado – que fina na Av. Irmãos Guinle, n°673, centro, ao lado da Nalin. Para ser atendido, o paciente deve apenas levar um documento com foto.

A psicóloga Cristiane Vargas explicou como acontece o procedimento do exame. “O teste é realizado de forma sigilosa e rápida. Os pacientes são identificados por número e recebem os resultados em 15 minutos. Caso o resultado seja positivo, nós encaminhamos o paciente para o tratamento, que envolve visitas ao psicólogo e remédios recebidos gratuitamente”, contou Cristiane. 

Concursados tomam posse em Queimados



Pensar em uma profissão quando criança faz parte do universo humano e quando nos tornamos adultos, outra preocupação ocupa a mente: a de ganhar estabilidade. Por isso, o concurso público se torna o sonho de muitas pessoas. Hoje, em Queimados, esse sonho se realizou para 176 professores que foram empossados pelo prefeito Max Lemos nos cargos de secretário escolar, professor dos anos iniciais do ensino fundamental, professor dos anos finais do ensino fundamental, orientador pedagógico e orientador educacional. O concurso é o primeiro realizado para pedagogos.

O prefeito Max Lemos destacou que o concurso para o magistério reflete o investimento da cidade na qualidade profissional de seus munícipes. “A cidade está crescendo e se desenvolvendo, estamos construindo escolas e preparando a população para assumir as vagas de emprego que surgirão com as novas indústrias, e os professores são os vetores fundamentais para proporcionar essa qualidade no preparo das nossas crianças para que elas ocupem esses lugares. Estamos planejando uma cidade para um futuro promissor”, destacou Max.

Os novos funcionários da prefeitura e moradores de Queimados, o segundo e quarto lugar no concurso, os pedagogos Fábio Castelano e Euzinéa Miranda, que ocuparão o cargo de Orientador Pedagógico do município, destacaram a agilidade do concurso público. “Estou impressionada com a rapidez com que o concurso se deu. Realizamos a prova no dia 9 de dezembro e já estou tomando posse hoje, pouco mais de 3 meses de processo”, contou Euzinéa. “Estou muito contente de poder trabalhar pra uma administração que já demonstrou sua qualidade na condução do concurso. E trabalhar perto de casa, é um sonho realizado”, completou o pedagogo Fábio. A professora Isadora Luxidi, também estava muito alegre. “Tenho 22 anos e já passei no meu primeiro concurso público, e ainda vou trabalhar perto de casa! Estou ansiosa para começar a lecionar para as crianças logo!”, declarou, animada.

A partir de agora, todos os demais classificados tomarão posse na Secretaria de Administração. Segundo a secretária da pasta, Andreia Regylaine, até o dia 30 de abril, todos os profissionais estarão empossados e aptos para atuarem. Ao todo, 401 vagas foram preenchidas neste concurso. A partir da posse, os candidatos irão procurar a Secretaria de Educação para escolherem as escolas e darem inicio ao processo de abertura de conta bancária e acertar os últimos detalhes para se apresentarem nas unidades onde irão trabalhar.

quinta-feira, 21 de março de 2013

Queimados anuncia o primeiro Porto Seco do Estado em seminário “Visões de Futuro”


Queimados se projeta para o futuro com o primeiro Terminal Logístico Ferroviário do Estado 

Fotos: Dine Estela e Luiz Ambrosio
O prefeito de Queimados, Max Lemos, participou nesta quinta (21), do Seminário “Visões de Futuro” promovido pelo Sistema FIRJAN, em Nova Iguaçu, juntamente com vários prefeitos da Baixada Fluminense e o vice-governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando, Pezão. O encontro teve o objetivo de apresentar o potencial de crescimento da região e os desafios dos municípios.

O prefeito de Queimados, Max Lemos, destacou a importância da união dos municípios para o crescimento da região. “Vamos lançar no dia 9 de abril, no Palácio Guanabara, o projeto do primeiro Terminal Logístico Ferroviário do Rio de Janeiro. O Brasil não tem esta tradição de transportar por trilhos. Estamos seguindo os padrões internacionais da América e Europa, dando os primeiros passos neste sentido de desenvolvimento econômico para a Região e para o Estado do Rio”, destacou.

O vice-governador Luiz Fernando, Pezão, também apresentou algumas datas de suma importância para o desenvolvimento da região como a finalização das obras do Arco Rodoviário Metropolitano, previsto para entrar em operação em dezembro deste ano, além da duplicação da Via Dutra.

Durante o evento foi entregue aos prefeitos, o documento “Visões de Futuro: potencialidades e desafios para o Estado do Rio de Janeiro”, como resultado da mobilização de mais de mil empresários, técnicos do Sistema FIRJAN e representantes do poder público e da sociedade organizada.

O documento aponta os caminhos que o Estado do Rio poderá seguir estabelecendo os principais motores de desenvolvimento, as oportunidades e desafios futuros para os próximos 15 anos, com vistas ao pólo gasquímico e petroquímico do país, além do Porto Seco que será inaugurado em Queimados no próximo mês, melhorando o escoamento de mercadorias para o Porto de Sepetiba, através de uma ferrovia.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Queimados FC reúne empresários para propor parcerias

Felipe Carvalho/PMQ
Pensando na busca por parcerias que visam a reestruturação e revitalização da estrutura física e administrativa, o Queimados FC realizou na manhã desta quarta-feira, 20, um café da manhã que reuniu empresários do Município. O encontro contou com a presença do Prefeito Max Lemos que se comprometeu em ajudar a Instituição, que começa o planejamento de crescimento rumo ao centenário com a disputa do campeonato carioca da terceira divisão, que terá início em maio. Na próxima terça-feira, 26, o “gigante da baixada” completará 91 anos de existência e para comemorar a data, a direção do Clube realizará uma festa para os sócios na sede da Instituição, localizada na Avenida Olímpia Silva, nº 406 – Centro.

Também estiveram presentes no encontro, os Secretários Municipais de Fazenda Carlos Vilela, Habitação Cacau Nogueira e Desenvolvimento Econômico, Jefferson Dias. O objetivo inicial da direção do Queimados FC é conquistar o acesso para a elite do futebol carioca e de acordo com o Presidente do Clube, José Bitencourt, o Zuzinha, as parcerias serão fundamentais para a concretização deste sonho. “Vamos buscar ajuda de parceiros para que possamos representar bem o nosso município no estadual e subir para a série B”, afirmou. 

Experiência para conquistar o acesso

O ex-jogador de futebol Emerson Moisés, que já atuou em clubes de expressão do Brasil, como Flamengo e Vasco e do Mundo, destaques para o Porto e o Atlético de Madrid será o responsável por comandar o alvinegro da baixada, que iniciou a preparação nesta semana. “Estamos em fase de seleção dos jogadores. Acredito que até o final do mês teremos nosso elenco consolidado. É grande a satisfação de treinar o clube que representa a cidade em que nasci”, contou.

O Prefeito Max Lemos afirmou que os órgãos sociais de Queimados precisam avançar e garantiu que irá buscar parceiros para colaborar com a Instituição. “É um momento ímpar que o nosso município está vivendo. É a cidade que mais se destaca na Baixada Fluminense e isso se dá em parte pelo fortalecimento que tivemos no nosso comércio. Vamos fazer um encontro em abril para explicar aos empresários que é possível ajudar o clube, através da lei de incentivo ao esporte. O empresário pode ser parceiro, sem tirar dinheiro do bolso”, frisou.

Patrimônio histórico de Queimados

O Queimados FC faz parte da história da cidade. Enquanto o Brasil respirava os ares da pintura, poesia, literatura e música, inspirados pelo movimento modernista, com a semana de 22, realizada no Teatro Municipal de São Paulo entre os dias 13 a 17 de fevereiro, surgia o maior clube esportivo do município, fazendo despertar nos cidadãos o amor pelo futebol que ainda estava nas primeiras décadas de existência e ainda não era paixão nacional.

Manoel Taubinha, 77, participou do início da história do Clube. Em 1957, ele conquistou o campeonato iguaçuano de futebol, quando atuava como goleiro. “É com muita emoção que retorno ao Queimados, um clube que representa parte da minha vida. Sonho para que um dia ele passe a figurar no topo do futebol do rio”, contou. Hypólito de Barros,80, era o técnico do time na época. Hoje ele atua no comércio da cidade e espera poder ajudar no projeto de reestruturação do clube. “Se cada comerciante ajudar com o que pode, tenho a certeza que ajudará o crescimento desta instituição que é patrimônio vivo de Queimados”, destacou.

3ª edição da Feira Literária em Queimados vende mais de 3.500 livros por dia


Fotos: Luiz Ambrosio
Feira Literária vende livros a partir de R$1
Nem mesmo a chuva e o frio que chegou antes da hora na Baixada Fluminense espantou os cerca de 3.500 leitores que adquiriam títulos diversos na 3ª Feira Literária de Queimados nos dois primeiros dias. A feira fica na Praça Nossa Senhora da Conceição, Centro, das 8h às 18h,  até 13 de abril e vai contar com intervenções culturais de artistas locais  todas as sextas-feiras.  

Para o presidente da ABL, Adenilson Cabral, a feira superou todas as expectativas das duas últimas edições. “Estou admirado com o elevado número de vendas que tem superado grandes feiras da Zona Sul do Rio. Cada tenda vendeu cerca de 500 livros somente no segundo dia, se continuar neste ritmo teremos um recorde de vendas na Baixada. Queimados está dando um banho de cultura no Estado do Rio de Janeiro”, destacou. Os horários de pico de visitação são na parte da manhã, almoço e tarde, quando as pessoas saem do trabalho, acrescentou o presidente. 

Segundo o secretário de cultura, Antônio Almeida, a terceira feira é apenas uma das atividades culturais previstas para este semestre na cidade. “Temos um público cativo de arte e cultura em Queimados, uma demanda reprimida que vamos atender com várias atividades, esta é apenas uma delas que estão em nosso calendário cultural”, enfatizou. 

Leia mais: 



Queimados realiza missa e passeata pela paz

Padre Luiz André será o presidente da missa
A Regional IX da Diocese de Nova Iguaçu, que envolve as quatro Paróquias de Queimados: Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora de Fátima, São Francisco de Assis e São João Batista realizará no próximo sábado, 23, às 18h30, missa e caminhada pela paz, que completa nove anos. A passeata será marcada pelo silêncio, cor branca e velas acesas em memória das vítimas das chacinas da baixada e de todos os que sofrem com violência. O objetivo da atividade é promover o pedido de paz para as pessoas. O evento contará com a presença da vice-prefeita, Márcia Teixeira e outras autoridades municipais.

No Espírito da campanha da Fraternidade, que tem a Juventude como tema, a solenidade terá início com a concentração na matriz da padroeira do município, localizada na Rua Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, próximo ao Cemitério da Cidade. Quatro jovens, um de cada Paróquia, falarão sobre violência. O início da missa está previsto para as 19h e será presidida pelo Padre Luiz André. É esperada a presença do Bispo da Diocese de Nova Iguaçu, Dom Luciano Bergamin. Na hora do ato penitencial, os participantes farão uma caminhada pelas ruas do centro até chegar à antiga Matriz, localizada na Praça Nossa Senhora da Conceição

Missa realizada no dia 19 de março na Comunidade
São José
De acordo com o Diácono João Goulart, a passeata tem como objetivo recordar às vítimas da violência e promover o pedido de paz para as pessoas. “Iremos lembrar de todos os que sofreram com a violência, não só os da Chacina da Baixada, mas as pessoas que são violentadas nas estradas, nas ruas, nos transportes públicos, entre outros. A finalidade é lembrar o passado, pedindo força e proteção para o futuro”, destacou Goulart.

A chacina da Baixada entrou para história como um dos maiores crimes já acontecidos no estado do Rio de Janeiro. As execuções aconteceram em 2005, quando policiais militares percorreram de carro as ruas dos municípios de Queimados e Nova Iguaçu, disparando contra pedestres. Pelo caminho os policiais deixaram 29 mortos e um ferido. Entre as vítimas fatais oito crianças e sete adolescentes.

terça-feira, 19 de março de 2013

Jovens aprendizes de Queimados participam da última etapa de processo seletivo

Jonathan de Souza e Marcielle Cabral
foram aprovados na avaliação
O Município de Queimados está empenhado na qualificação e formação profissional dos jovens da cidade para a inserção no mercado de trabalho. As Secretarias de Trabalho e Renda e a de Desenvolvimento Econômico reuniram 59 adolescentes para a realização de prova para o ingresso no curso do Senai de panificação e confeiteiro, que terá início em abril na Unidade Tijuca. Dos 59 jovens que foram avaliados, 42 conseguiram ser aprovados no exame e participarão nesta quarta-feira, 20, da última etapa do processo seletivo que consiste na dinâmica de grupo que será realizada por uma Psicóloga da Piraquê, na sede da empresa, em Madureira. 

O Secretário Municipal de Trabalho e Renda, Antônio Chrispe, o Tuninho Vira Virou, disse que este estímulo da Prefeitura para a qualificação dos jovens é apenas um pontapé inicial, dentro de outras parcerias que serão realizadas pelas empresas que se instalarem no município.  Recentemente, o Prefeito Max Lemos anunciou a meta do Governo de até o final da segunda gestão chegar ao número de 50 empresas. Atualmente, Queimados possui 40 indústrias, 22 instaladas e 18 em processo de implantação. 

Estudantes receberão bolsa auxílio durante o curso

Para o estudante de administração Jonathan de Souza, 17 a aprovação foi o primeiro passo para o ingresso no mercado de trabalho. “Estudei em casa, pela internet, lendo os livros da escola. Foi uma adrenalina muito grande, quando soube que fui aprovado. Espero que seja mais uma experiência no meu currículo. É um sonho poder trabalhar no ramo da culinária. Agora, espero alcançar o meu objetivo que é conseguir uma vaga de jovem aprendiz na Piraquê, para aos poucos ir crescendo no mercado de trabalho”, disse Jonathan. 

Já Maria Marcielle Cabral, 18, agradeceu o apoio durante o processo seletivo e falou sobre a expectativa com a realização do curso. “A Prefeitura foi muito importante para que conseguíssemos alcançar o resultado positivo na prova, pois ela disponibilizou informações preparando e mostrando o que é a Piraquê, deu palestras sobre mercado de trabalho, o que é exigido aqui fora, disponibilizou transporte e alimentação e, principalmente deu oportunidade para os moradores da cidade”, contou Marcielle.

Os estudantes receberão bolsa auxílio durante a realização do curso, que é  destinado para jovens entre 18 e 22 anos, que tenham concluído o 9º ano do Ensino Fundamental e terá duração de dois anos com carga horária total de 800 horas. Ao final, os jovens deverão ser aproveitados na empresa Piraquê, que começará suas atividades em 2015, em Queimados e terão a competência profissional de elaborar produtos de panificação e confeitaria através do preparo de massas com suas coberturas e recheios, de acordo com as normas técnicas, de segurança, higiene e saúde no trabalho. 

Jogadoras de Queimados se inspiram em Marta, eleita cinco vezes a melhor do mundo

“Futebol é coisa pra homem!”, jargão utilizado entre boleiros pode ser considerado coisa do passado no município
Não faz muito tempo que falar de futebol se resumia a um grupo de homens correndo atrás de uma bola. O Futebol feminino, então, era um assunto praticamente ignorado. Mas para a sorte dos amantes do esporte, esse cenário vem mudando a cada ano. Segundo o Secretário Municipal de  Esporte e Lazer de Queimados, Luiz Carlos Monteiro, a Pasta buscará parceiros para investir na modalidade, visando às disputas do torneio Intermunicipal, o JAI (Jogos Abertos do Interior) e a Liga Iguaçuana, que se inicia em abril e já teve como participante o grande nome da modalidade do país, a jogadora Marta, eleita por cinco vezes como a melhor jogadora do mundo pela FIFA. 

As interessadas em praticar a modalidade e assim participar das competições podem se inscrever na sede da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL), localizada na Avenida Maracanã, s/nº - Vila Pacaembu. Atualmente, o futebol feminino da Vila Olímpica conta com 30 atletas, que treinam três vezes por semana (terça e sexta das 14h às 17h e aos sábados das 08h às 12h). Outros esportes já alcançaram resultados importantes em competições realizadas fora do município, tendo como destaques o basquete, judô e o vôlei. “Agora é a vez das mulheres do Município mostrarem que elas têm hora e vez no esporte e que podem trazer conquistas para o nosso futebol”, frisou o Secretário Monteiro. 

Ludmila Santos, 16, é uma das meninas que fazem parte do time. Ela sonha de no futuro ter uma carreira semelhante a da jogadora Marta. “Desde pequena acompanho o futebol, principalmente na época de copa do mundo. Mas, comecei a me apaixonar pelo o esporte, quando vi a Marta fazendo belíssimas jogadas pela seleção brasileira nas Olimpíadas de Pequim. Meu sonho é chegar pelo menos em um terço do sucesso que ela obteve na carreira, sendo exemplo para todos nós que praticamos a modalidade”, disse Ludmila. 

De acordo com o treinador da Equipe, Edinilson Dias, a Secretaria de Esporte e Lazer realiza competições durante o ano para selecionar atletas para ingressar na Vila Olímpica. “Nosso Secretário Monteiro, nos deu a missão de criarmos ferramentas para atrairmos o público feminino para a prática esportiva em nossa Vila. Com base nisso, realizamos todos os anos a Olimeque (Olimpíadas Estudantis de Queimados), que reúne estudantes da rede pública de ensino, onde selecionamos as meninas e a partir daí começa a formação da equipe para a disputa de competições”, explicou Edinilson.

Inauguração do Programa Tempo de Plantar é adiada em Queimados

Devido as fortes chuvas que estão acontecendo nesta semana no Município de Queimados e em todo o Estado do Rio de Janeiro, a Secretaria Municipal do Ambiente decidiu por adiar o evento alusivo ao Dia Mundial da Água, que aconteceria no próximo dia 22 de março, com a inauguração do Programa “Tempo de Plantar”, prevendo a realização do plantio de 2.000 mudas de espécies nativas de mata atlântica no Parque Natural Municipal Morro da Baleia, localizado no Bairro Tricampeão. Segundo o Secretário da Pasta, Alex Dornellas, a realização da atividade está prevista para acontecer no dia 22 de abril, às 09h no mesmo local.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Queimados recebe a 3ª edição da Feira Literária

Dine Estela/PMQ
Nada melhor para estimular a leitura do que um bom livro e se este estiver com um preço acessível, fica melhor ainda. Pensando assim, a Secretaria de Cultura de Queimados deu início nesta segunda, 18, a 3ª Edição da Feira Literária, realizada em parceria com a ABL (Associação Brasileira do Livro). A atividade acontece na Praça Nossa Senhora da Conceição, Centro, das 9h às 18h e se estenderá até 18 de abril. Serão mais de três mil títulos, divididos em oito stands  com preços promocionais de até 40% de desconto em todas as categorias e faixas etárias. 

Segundo o secretário de cultura, Antônio Almeida, a 3ª feira literária está com mais atividades extras para a população. “A Feira está com dois stands para autores e artistas locais e o projeto Música com arte, às sextas-feiras, a partir das 18h. Além de várias atividades extras, lideradas pelas coordenadorias da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, voltadas para a mulher, negro, deficiente entre outras ações de cidadania”, lembrou.  

A II Feira Literária que ocorreu no ano passado, vendeu mais de 40 mil títulos. O Sucesso da iniciativa fez com que o Prefeito Max Lemos ficasse ainda mais entusiasmado com a questão. “É fundamental estimularmos a leitura para a nossa população e é uma oportunidade para adquirir títulos a um preço acessível”, frisou Max.  

Evelyn dos Santos, 13, ainda não se adaptou à leitura no computador e comemora a chegada da feira. “Eu adoro ler livros de papel, porque minha vista fica cansada com a tela do computador e do tablet. Vou pedir minha mãe para comprar vários”, contou a menina que está terminando a leitura do livro Meu Diário Otário.

Emília Alexandra do bairro Tricampeão já participou duas vezes da feira e sempre consegue livros com preços baixos. “Assim temos mais oportunidade de ler, o  que é muito importante para ampliar nossa cultura.” A leitora conseguiu comprar o livro romântico Vinte Dias em Coma de Wilson Frungilo Jr. por R$ 20,00 e saiu comemorando.

Pela terceira vez na cidade, a Feira Literária tem dois objetivos: divulgar seus editores e facilitar o acesso à leitura, explicou o organizador da feira, César Antônio da Silva. “Os livros aqui saem muito mais baratos do que numa livraria. Além dos usados, que não tira sua importância é claro, também vendemos livros novos com um desconto interessante. O leitor vai encontrar livros de até R$ 1 real e descontos de até 40% em livros novos”, informou o organizador.