quarta-feira, 30 de abril de 2014

Vacinação extra contra a gripe neste 1º de maio em Queimados

A tenda para vacinação ficará durante todo o dia na Praça dos Eucaliptos
Secretária de saúde faz visitação em todos os postos
 de vacinação e põe a mão na massa
Jéssica Moreira-Rio. Com o início do outono e a chegada de temperaturas mais amenas, a incidência de doenças respiratórias cresce consideravelmente em todo o país. Um dos males mais comuns que acometem a população neste período é a gripe, uma enfermidade causada pelo vírus influenza. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde de Queimados aderiu, no último dia 22, à Campanha de Vacinação contra a Gripe. Por determinação do Ministério da Saúde, a mobilização visa imunizar 80% de cada grupo prioritário – exceto doentes crônicos. A Campanha Nacional de vacinação contra a gripe vai até nove de maio em todo o país.

Nesta quinta (1º) de maio, a Secretaria Municipal de Saúde de Queimados está disponibilizando, um posto extra na Praça dos Eucaliptos durante a festa do trabalhador. Durante os outros dias úteis, a vacinação estará sendo ministrada em todos os postos de saúde do município e no CETHID, das 8h às 17h. A imunização injetável protege contra os subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B. As doses devem ser aplicadas antes do período de inverno. 
A Secretaria de Saúde, Dr.ª Fátima Cristina, visitou diversas unidades para acompanhar de perto o desenvolvimento da ação e afirmou que o ponto extra que irá funcionar durante o evento de 1º de maio foi montado justamente para facilitar o acesso dos munícipes à imunização. “O posto extra tem um peso muito grande na realização da Campanha, pois mesmo com o funcionamento do setor de imunização em todas as unidades de segunda à sexta-feira, este acaba sendo um dia mais propício para que a população possa procurar o serviço de saúde, pela simples questão do tempo livre”. Observou a Dr.ª Fátima. 

De acordo com a Coordenadora do Programa de Imunização da cidade, Andrea Veloso, este ano a campanha está diferente, mais completa. "Até 2013, apenas o público infantil com idade entre seis meses e dois anos incompletos foi beneficiado. A decisão do Ministério da Saúde de estender a proteção para menores de cinco anos e também às puérperas foi muito positiva”. explicou Andrea. "Positiva também tem sido a procura pela dose de proteção. Só no último sábado (26/04), quando foi realizado o Dia D da campanha, 553 pessoas receberam a vacina ao passarem pela Praça Nossa Senhora da Conceição", acrescentou a coordenadora. 

Ainda segundo a secretária de Saúde, após o término oficial da Campanha, a SEMUS dará início à outra etapa da ação, na qual funcionários do setor de imunização visitam pacientes acamados para realizar a administração da vacina, uma prática peculiar de Queimados. “É uma prática nossa. O Programa recebe ligações e nós agendamos essas visitas residenciais, para proteger pessoas que tem dificuldade de locomoção, mas precisam ser imunizadas. Para solicitar o serviço basta entrar em contato pelo número 2665-5151”. Disse Dr.ª Fátima.

Obedecendo a meta do Ministério da Saúde, a prefeitura de Queimados visa vacinar 80% das pessoas dos “grupos prioritários”: crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto e pessoas com doenças crônicas. 

Pontos de vacinação: 
Posto extra - Praça dos Eucaliptos (apenas no dia 1º de maio).
Unidade Básica de Saúde Fazendinha - Endereço: Rua da Conquista, s/ nº - Distrito Industrial
Unidade Básica de Saúde Júlio Barros - Endereço: Rua da Caixa D’água, s/nº - Paraíso – 3778-8430
Unidade Básica de Saúde Belmira Vargas - Endereço: Rua da Batalha, 31 – Roncador – 3699-2228
CAPS – Centro de Atenção Psicossocial - Endereço: Travessa Marques, 195 – Centro
CAPSI – Centro de Atenção Psicossocial Infanto  Juvenil: Rua Júlio Kengen, 14 – Centro
Centro Médico da Pedreira- Endereço: Rua Patativa, s/nº - Nova Cidade
Unidade de Pronto Atendimento - UPA  - Endereço: Rua Mario Ferreira dos Reis, s/nº - N. S. Glória
Estratégia de Saúde da Família Valdariosa - Endereço: Rua Dagmar Cardoso Barbosa, 215 –São Silvestre
 Estratégia de Saúde da Família Vila Americana - Endereço: Rua Antônio Luziario, 1689 - Vila Americana
Estratégia de Saúde da Família Jardim da Fonte - Endereço: Rua Tomas Pereira, s/nº - Jardim da Fonte
Estratégia de Saúde da Família Belmonte I - Endereço: Estrada Campo Alegre, 364 - Belmonte
Estratégia de Saúde da Família Vila Central - Endereço: Rua Estocolmo, s/nº - CIEP 344, Vila Central
Estratégia de Saúde da Família Tricampeão - Endereço: Rua Rei Pelé, s/nº - Q 5, L 15, Tricampeão
Estratégia de Saúde da Família Santo Expedito - Endereço: Rua Olegário Dias, s/nº - Santo Expedito
Estratégia de Saúde da Família Inconfidência - Endereço: Rua Jorge Hilário Santos, 28 - Inconfidência
Estratégia de Saúde da Família Santa Rosa - Endereço: Rua Lajeado, 35 - Santa Rosa
Estratégia de Saúde da Família Jardim Queimados - Endereço: Travessa Campo Alegre, 364 - Jardim Queimados
Ambulatório Municipal de Saúde - Endereço: Rua Onze, s/nº - Vila Pacaembu
Centro Especializado do Tratamento de Hipertensão e Diabetes - CETHID - Endereço: Rua Onze, s/nº - Vila Pacaembu

Texto: Jéssica Moreira e Dine Estela
Fotos: Luiz Ambrosio

Jeito Moleque vai agitar o público em Queimados na Festa do Trabalhador nesta sexta-feira

Grupo Jeito Moleque

A programação de shows da Festa do Trabalhador em Queimados vai contar com muito pagode. Nesta sexta-feira, dia 02, o grupo Jeito Moleque promete embalar o público com seus sucessos, às 23h, na Praça dos Eucaliptos. O grupo paulista formado em 1998 por Bruno Diegues (voz), Carlinhos (cavaquinho e vocal), Felipe (violões, banjo e vocal), Rafa (percussão e vocal) e Alemão (percussão) vai agitar o público tocando seus sucessos como “Eu Nunca Amei Assim”, “Amizade Verdadeira”, “Não Tem Pra Ninguém”, entre outros.


Grupo fecha a noite de sexta-feira

E a festa não para. No mesmo dia, às 21h30, artistas locais também vão marcar presença na festa. Os pagodeiros do grupo Ginga Pura abrem a programação do dia tocando musicas do seu mais novo trabalho, o DVD “Nossa Ginga”. Fechando a programação de sexta (02), às 13h, o grupo Biografia sobe ao palco.   

No sábado (03), a festa segue com o cantor Mumuzinho que volta ao município de Queimados após se apresentar na festa de Carnaval de 2013. O cantor sobe ao palco às 21h e promete agitar tocar sucessos do seu último trabalho CD/DVD “Mumuzinho Ao Vivo”. Já No domingo (04), às 21h, o som gospel de Anderson Freire fecha com chave-de-ouro a programação de shows. Ganhador de dois discos de platina - com os álbuns “Identidade” e “Raridade” -, o cantor gospel vai abençoar o público com os sucessos “A Igreja Vem” e “Acalma o Meu Coração”, entre outros.

Organização e segurança para os dias de festa

A organização do evento contará com a presença de cerca de 100 seguranças particulares, além de um efetivo especial da Polícia Militar, e de equipes das Secretarias Municipais de Saúde, Segurança, Serviços Públicos, Transporte e Trânsito, e de Ordem Pública. Ao todo, o público vai contar ainda com uma extensa praça de alimentação composta por 50 tendas padronizadas além de 20 banheiros químicos espalhados no local do evento.

Queimados sediará Polo Multimodal mais avançado em tecnologia do Brasil

Fotos: Luiz Ambrósio

Felipe Carvalho-Rio. O dia 30 de abril de 2014 ficará para sempre marcado na história do município de Queimados. Isso porque a data que comemora o Dia da Baixada Fluminense e o Dia do Ferroviário foi marcada pelo lançamento da pedra fundamental do primeiro Polo Multimodal do Estado do Rio de Janeiro, que será referência na indústria ferroviária e o mais avançado em tecnologia do Brasil. O evento que aconteceu no Bairro Quebra Coco representou o marco do início das obras do empreendimento que contará com o investimento de mais de R$ 240 milhões e vai gerar 1,3 mil empregos entre diretos e indiretos. A previsão é de que no segundo semestre de 2015 sejam iniciadas as atividades de operação no local. A obra deverá ser concluída em sua totalidade até 2017. O Polo de Queimados será conectado diretamente ao Polo Multimodal de Mogi das Cruzes, permitindo a transferência de cargas entre Rio de Janeiro e São Paulo.

Estrategicamente localizado entre os portos de Itaguaí e do Rio de Janeiro, o Polo Multimodal conta com uma área total 656.000 m², localizada a 8km da Rodovia Presidente Dutra e a 2 Km do Arco Metropolitano. A iniciativa surgiu da parceria entre MRS Logística, MTO Logística Multimodal e Cimento Tupi com o Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Prefeitura de Queimados. Estiveram presentes no evento, o Governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, o Prefeito de Queimados, Max Rodrigues Lemos, o Deputado Estadual, Rafael Picciani, o diretor da MTO Logística, Vinícius Patel, o Diretor da MRS Logística, Gustavo Bamibini, além de secretários estaduais, municipais e vereadores.
Baixada Fluminense como referência logística

De acordo com o Governador Luiz Fernando Pezão, o Estado irá construir uma alça de acesso ligando o Polo Multimodal ao Arco Metropolitano. “A escolha de Queimados para receber o Polo Multimodal foi impulsionada pela construção do arco metropolitano, obra estratégica do Programa de Aceleração do Crescimento que além de influenciar positivamente toda a estrutura viária do país, também consolidará a Baixada Fluminense como referência logística, impulsionando a economia e o desenvolvimento da região. É um novo ciclo de desenvolvimento da Baixada, do estado do Rio de Janeiro e do Brasil”, destacou Pezão. 

Para o prefeito de Queimados, Max Lemos, o terminal ferroviário consolidará a Baixada Fluminense como referência logística, impulsionando a economia da cidade e das áreas vizinhas.  “Esse polo consolida a Baixada como referência logística, isso impulsionará a nossa economia, e mudará a história de nossa região. O município nos últimos quatro anos recebeu mais de R$1 bilhão em investimentos privados e serão mais R$ 500 milhões até 2016. Vamos transformar o Bairro que tem o menor IDH da cidade. Essa pedra fundamental representa o início de um caminho de sucesso a ser trilhado. Queimados que já tinha entrado na rota do desenvolvimento industrial, agora mostra que também tem aptidão para a logística” frisa Max.

Tecnologia mais moderna do Brasil

O Polo Multimodal de Queimados será o mais moderno do Brasil em tecnologia. A técnica utilizada será de operações de cargas conteinerizadas, que contarão com equipamentos denominados transtêineres, desenvolvidos para movimentação de containers podendo ser projetado para atender a uma ampla gama de formas e dimensões, oferecendo diferentes configurações para o empilhamento e o enfileiramento de containers. Os trens possuirão 1.100 metros de extensão e com o auxílio desses equipamentos, irão ficar inteiro no terminal. Em apenas 4 minutos a carga será carregada e o trem já estará apto a transportar os materiais. “Para descarregar um caminhão demora em média 1 hora e meia”, disse o diretor da MTO, Vinícius Patel.  

Os transtêineres são capazes de elevar e transladar cargas e são constituídos por uma estrutura metálica auto-portante que se movimenta sobre caminhos de rolamentos dispostos no piso. Sobre a estrutura de vigas duplas move-se um carro-guincho. Nessas condições, a carga do transtainer é movimentada tridimensionalmente, limitada pelo vão do equipamento, pelo comprimento do caminho de rolamento e pela altura de elevação.

Benefícios

Um dos benefícios gerados com a implantação do polo será a diminuição do fluxo de carretas dentro dos centros urbanos, melhorando os acessos aos portos. Com 50 viagens de trem ao mês, no período de um ano, serão transportados o equivalente ao que seria carregado por mais de 100 mil caminhões na Rodovia Presidente Dutra e Avenida Brasil. O uso do transporte ferroviário de carga reduz significativamente a emissão de gás carbônico, quando comparado ao transporte rodoviário. 

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Dia do Trabalhador em Queimados terá encontro de motociclistas e Rock’n RollIntegrantes

Tarântulas Motoclube completa 15 anos no dia 1º  

O Dia do Trabalhador, 1º de maio, será especial em Queimados. Tudo porque o som do ronco das motos e das guitarras vão tomar conta da cidade no 15º aniversário do Tarântulas Motoclube. Tradicional encontro de motociclistas do Rio e demais estados, a quarta-feira (1º) será o primeiro dia de uma programação de shows gratuitos que vão até domingo (04), na Praça dos Eucaliptos, no Centro.  

Integrantes da banda Rock Na Rua
No dia, a partir das 9h, com a chegada dos motociclistas será realizado um churrasco gratuito de confraternização para o público. O primeiro dia de festa do trabalhador também será marcado com shows de bandas de Rock e artistas locais até à noite. Artistas como Sérgio Lousada, Jessie Goulart e as bandas Rúbia, Old Sound, Titânia, Drenna e Rock na Rua vão subir no palco.

Para o secretário municipal de Cultura, Marcelo Lessa, que assumiu a pasta no início de abril, a festa será a maior e melhor que o trabalhador de Queimados já teve. “Cheguei com uma missão dada pelo prefeito Max Lemos: Realizar a maior festa do Dia do Trabalhador da cidade. O dia 1º vai acontecer o tradicional encontro de motociclistas da cidade com pessoas de fora do estado do Rio. Serão quatro dias de muita alegria. Nossos trabalhadores merecem”, garantiu Lessa.

Banda Rúbia
Show de bandas Locais  

Valorizando os artistas da cidade, a festa vai contar com a apresentação do cantores Sérgio Lousada, Jessie Goulart e das bandas Old Sound, Titânia, Drenna, Rúbia e Rock na Rua, que completa quase 25 anos de estrada, vão subir no palco na Praça dos Eucaliptos. A previsão é que os shows vão até às 23h. 

Programação dos shows (dia 1°):

10h às 11h30 – Sérgio Lousada
12h às 13h30 – Old Sound
14h às 15h30 – Drenna
16h às 17h30 – Titânia
18h às 19h – Rock Na Rua
19h30 às 20h30 – Jessie Goulart
21h às 22h30 – Rúbia  

Caminhada alerta população sobre o combate à dengue em Queimados

Fotos: Luiz Ambrósio
A prefeitura de Queimados promoveu nesta segunda-feira, 28, mais uma marcha como parte das atividades de combate ao mosquito transmissor da dengue nos bairros Belmonte e Jardim da Fonte. O objetivo da caminhada contra a Dengue foi de incentivar a população e instituições sobre ações básicas para enfrentar o Aedes Aegypti. Mais de 200 pessoas acompanharam a Secretária de saúde, Dr. Fátima Cristina, abordando moradores e comerciantes sobre a importância de se manter os quintais limpos e os recipientes de água limpa fechados. Também participaram da ação, todo o efetivo de agentes de endemias da cidade e integrantes do Grupo Intersetorial de Combate à Dengue, criado pelo Prefeito Max Lemos, que conta com a participação dos principais setores do governo para ações conjuntas de combate e prevenção.  

Para a secretária municipal de Saúde, Dr. Fátima Cristina, a caminhada está sendo fundamental para reduzir os criadouros do mosquito na cidade. “Com este ato queremos chamar a atenção da população para que todos se engajem no combate à dengue. Se cada casa, cada família dispensar apenas 10 minutos do seu tempo por semana, para verificar os possíveis locais onde o mosquito possa se desenvolver não vamos ter nenhum doente. A melhor prevenção é a conscientização. Temos que tomar conta da nossa casa e da do vizinho também. A secretaria de Saúde está disposta a ter essa parceria com a população. Se alguém perceber que algo está errado é só nos comunicar que mandaremos um agente até o local e tomaremos as medidas cabíveis”, destacou a Secretária Dr. Fátima.

Queimados apresentou 1,65% de infestação do mosquito da dengue, de acordo com o último LIRA (Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti), apresentado em março de 2014, um dos menores do Estado do Rio. O levantamento foi realizado pelo setor técnico de monitoramento e controle de vetores do município. No entanto, de acordo com o coordenador, Eduardo Dutra Machado, este índice não impede uma epidemia caso a população relaxe nos cuidados com a saúde. “Algumas regiões ainda merecem atenção especial, por conta da grande incidência de depósitos para a proliferação do mosquito como pneus, poços, tanques e plantas como bromélias, como é o caso dos Bairros Belmonte e Jardim da Fonte” explicou Eduardo.

Conscientização na porta de casa

A dona de casa, Maria Helena, 73, moradora da Rua Luiza, no Bairro Jardim da Fonte, foi abordada por agentes de endemias e recebeu informações básicas sobre o combate ao Aedes Aegypti, como manter a caixa d´água fechada, pneus sem água e em lugares cobertos, bandejas de ar-condicionado limpas e sem água, piscinas e fontes sempre tratadas, pratos de vasos de planta com areia até a borda, entre outras. A pensionista ressaltou a importância da caminhada para alertar os moradores da região sobre os perigos causados pela dengue. “É sempre bom promoção de ações educativas. Faço a minha parte e espero que os meus vizinhos também façam a parte deles, para esse problema não existir em nossa região”, disse Maria.


A prefeitura de Queimados disponibilizou o telefone 2665-3939 para receber denúncias de pessoas que identifiquem lugares com água parada. A expectativa este ano é que o número de visitações a imóveis ultrapasse os registrados 76 mil em 2013.

Pedra fundamental do 1º Terminal Multimodal Ferroviário do RJ será lançada em Queimados

A MRS logística em parceria com a Prefeitura de Queimados e com o Governo do Rio de Janeiro dá o pontapé inicial na próxima quarta-feira, 30, para a realização das obras de construção do primeiro Polo Intermodal Ferroviário do Estado. O lançamento da pedra fundamental do empreendimento que estava previsto para acontecer no dia 15 fora adiado por conta das fortes chuvas que assolaram a cidade. A escolha do município da Baixada Fluminense para receber o terminal foi impulsionada pela construção do Arco Metropolitano. Prova disso é que será construída uma alça de acesso ligando o polo, destinado à carga geral, ao Arco. A cerimônia irá acontecer a partir das 09h30 na Estrada do Rio D’Ouro s/nº, Bairro Quebra Coco, próximo a linha férrea. 

Estarão presentes no evento, o Governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, o Prefeito de Queimados, Max Rodrigues Lemos, o Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Júlio Bueno, a Secretária de Estado de Transportes, Tatiana Vaz Carius, o Presidente da MRS Logística S.A., Carlos Waack e o Presidente da MTO Logística Multimodal S.A, Celso Queiroz.

De acordo com o prefeito de Queimados, Max Lemos, o terminal ferroviário consolidará a Baixada Fluminense como referência logística, impulsionando a economia da cidade e das áreas vizinhas.  “Esse polo consolida a Baixada como referência logística, isso impulsionará a nossa economia, e mudará a história de nossa região. Serão 300 empregos diretos gerados. O município nos últimos quatro anos recebeu mais de R$1 bilhão em investimentos privados e serão mais R$500 milhões até 2016. Queimados que já tinha entrado na rota do desenvolvimento industrial, agora mostra que também tem aptidão para a logística” frisa Max.

O governador Luiz Fernando Pezão afirma que o polo de logística produzirá uma revolução ao ampliar o desenvolvimento do município de Queimados e da região da Baixada. “Este centro logístico será uma revolução. Acho que é uma mudança de paradigma no transporte de cargas do Brasil. Não tenho a menor dúvida que este empreendimento será um grande sucesso. Ele é vital porque vai unir a ferrovia ao Arco Metropolitano e ao porto de Itaguaí. Temos certeza que, cada vez que as pessoas observarem que o Arco está saindo do papel, virão mais investimentos, principalmente para a Baixada Fluminense”, destaca Pezão.

A MRS Logística investirá R$ 100 milhões na montagem do Polo Intermodal Ferroviário. A expectativa é que, em uma primeira etapa, sejam gerados 300 empregos diretos. O terreno adquirido pela empresa possui 700 mil metros quadrados e fica às margens da ferrovia, a oito quilômetros da Rodovia Presidente Dutra e a dois do Arco Metropolitano – que se inicia em Itaboraí e termina no Porto de Itaguaí cortando boa parte da Baixada Fluminense. A MRS Logística é uma concessionária que controla, opera e monitora a Malha Sudeste da Rede Ferroviária Federal. A empresa atua no mercado de transporte ferroviário desde 1996, quando foi constituída, interligando os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. São 1.643 Km de malha - trilhos que facilitam o processo de transporte e distribuição de cargas.

SERVIÇO:

Assunto: Lançamento da Pedra Fundamental do Polo Multimodal no Município de Queimados.
Data: 30/04/2014
Hora: 09h30
Local:  Estrada do Rio D’Ouro s/nº, Bairro Quebra Coco - Queimados / RJ (próximo a linha férrea)


sexta-feira, 25 de abril de 2014

Dia nacional de prevenção e combate à hipertensão arterial é comemorado com 400 atendimentos gratuitos em Queimados

A manhã desta sexta-feira, 25, foi um pouco diferente para a dona de casa, Nelsa Ferreira, 69, moradora do Bairro Vila Coimbra, em Queimados. A aposentada que geralmente costuma realizar compras para o lar, aproveitou o dia também para participar da ação referente ao dia nacional de prevenção e combate à hipertensão arterial, promovida pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, na Praça Nossa Senhora da Conceição, Centro. A atividade, que acontece uma vez por mês na cidade, registrou 400 atendimentos e contou com a realização de diversos serviços gratuitos, entre eles: aferição de pressão, teste de glicemia, pesagem para o bolsa família, distribuição de preservativos, folhetos informativos e consultas com profissionais de saúde, que deram encaminhamentos para atendimentos nas unidades básicas de saúde do município e disponibilizaram receituário médico à população.

O Subsecretário Municipal de Vigilância em Saúde, Rodrigo Auni, comemora mais uma ação com a presença maciça das pessoas. “Este é um dos grandes objetivos propostos pelo Prefeito Max Lemos e pela Secretária Dr. Fátima, que é levar o atendimento básico de saúde até a população. Cada atividade que propomos deste gênero, facilita a vida de muita gente, porque aqui as pessoas além de verificarem a pressão e a glicose, podem se consultar gratuitamente com um médico, que se preciso, fornece um receituário médico para que a pessoa possa adquirir o medicamento que precisa de forma gratuita na farmácia popular. Em casos mais graves, nossos profissionais encaminham os pacientes para as unidades de saúde mais próximas de suas residências”, disse Rodrigo.

E a senhora Nelsa? Após se consultar com o Dr. Raul Lins Feijó, ela verificou que sua pressão está um pouco acima da média, registrando 16 X 9. A dona de casa elogiou o serviço oferecido e comemorou poder comprar os remédios que precisa sem ter que gastar um centavo. “Foi muito importante ter passado por aqui, porque pude constatar que minha pressão está alterada. O Dr. Feijó me indicou um medicamento que vou conseguir gratuitamente na farmácia popular. Não tinha receita e nem podia pagar uma consulta com um médico particular. Aproveitei que estava passando pela praça para realizar o atendimento que estava precisando há meses. Espero normalizar minha pressão e continuar a viver com saúde”, contou dona Nelsa.

Campanha de vacinação contra a gripe começa neste sábado

Começa oficialmente neste sábado, 26, no município de Queimados, a campanha de vacinação contra a gripe, que vai até 9 de maio em todo o país. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar 80% das pessoas dos chamados “grupos prioritários”: crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto e pessoas com doenças crônicas. A vacinação estará disponível de forma gratuita em todas as Unidades Básicas de Saúde e Estratégias de Saúde da Família do Município e exclusivamente neste sábado na Praça Nossa Senhora da Conceição, no centro. O horário corresponde das 08H às 17h. A imunização protege contra os subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B. As doses devem ser aplicadas antes do período de inverno. A imunização é via injeção.

Apesar de a campanha ser aberta oficialmente somente no sábado, as vacinas contra a gripe já começaram a ser aplicadas na população de Queimados desde a última quinta-feira, 24, na sede do setor de imunização, que fica no prédio anexo ao CETHID (Centro Especializado no Tratamento de Hipertensão e Diabetes). A moradora do Bairro São Roque, Maria Regina, 63, que foi uma das primeiras a se imunizar contra o vírus influenza ressalta a importância da vacina. “Nós que somos idosos temos que zelar ainda mais pela saúde e a imunização é importante para evitar a gripe. O atendimento foi ótimo e sem filas. Agora vou trazer a minha mãe que tem 83 anos para que ela também seja imunizada”, afirmou Maria.  

Pontos de vacinação:

·         Unidade Básica de Saúde Fazendinha - Endereço: Rua da Conquista, s/ nº - Distrito Industrial
·         Unidade Básica de Saúde Júlio Barros -Endereço: Rua da Caixa D’água, s/nº - Paraíso – 3778-8430
·         Unidade Básica de Saúde Belmira Vargas - Endereço: Rua da Batalha, 31 – Roncador – 3699-2228
·         CAPS – Centro de Atenção Psicossocial - Endereço: Travessa Marques, 195 – Centro
·         CAPSI – Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil -Endereço: Rua Júlio Kengen, 14 – Centro
·         Centro Médico da Pedreira- Endereço: Rua Patativa, s/nº - Nova Cidade
·         Unidade de Pronto Atendimento - UPA  - Endereço: Rua Mario Ferreira dos Reis, s/nº - N. S. Glória
·         Estratégia de Saúde da Família Valdariosa - Endereço: Rua Dagmar Cardoso Barbosa, 215 –São Silvestre
·         Estratégia de Saúde da Família Vila Americana - Endereço: Rua Antônio Luziario, 1689 - Vila Americana
·         Estratégia de Saúde da Família Jardim da Fonte - Endereço: Rua Tomas Pereira, s/nº - Jardim da Fonte
·         Estratégia de Saúde da Família Belmonte I - Endereço: Estrada Campo Alegre, 364 - Belmonte
·         Estratégia de Saúde da Família Vila Central - Endereço: Rua Estocolmo, s/nº - CIEP 344, Vila Central
·         Estratégia de Saúde da Família Tricampeão - Endereço: Rua Rei Pelé, s/nº - Q 5, L 15, Tricampeão
·         Estratégia de Saúde da Família Santo Expedito - Endereço: Rua Olegário Dias, s/nº - Santo Expedito
·         Estratégia de Saúde da Família Inconfidência - Endereço: Rua Jorge Hilário Santos, 28 - Inconfidência
·         Estratégia de Saúde da Família Santa Rosa - Endereço: Rua Lajeado, 35 - Santa Rosa
·         Estratégia de Saúde da Família Jardim Queimados - Endereço: Travessa Campo Alegre, 364 - Jardim Queimados
·         Ambulatório Municipal de Saúde - Endereço: Rua Onze, s/nº - Vila Pacaembu
·         Centro Especializado do Tratamento de Hipertensão e Diabetes - CETHID - Endereço: Rua Onze, s/nº - Vila Pacaembu


quinta-feira, 24 de abril de 2014

Trabalhador vai ganhar quatro dias de festa em Queimados

Tarântulas Motoclube vai completar 15 anos no dia 1°
Prefeito Max Lemos comemora geração de mais de 4 mil empregos

Dine Estela/Bruno Anacleto - A Festa do Trabalhador em Queimados terá quatro dias de programação este ano e promete arrastar multidões com shows gratuitos até domingo (04). O dia que é comemorado mundialmente surgiu nos Estados Unidos, em 1986, com as reivindicações de milhares de trabalhadores por uma jornada de trabalho inferior à 13h por dia, folga semanal remunerada e férias. Precedida por greves e muitos conflitos e até mortes, o dia ficou marcado na história por melhores condições de trabalho.      

Para comemorar o dia em grande estilo e dar um presente àqueles que trabalharam ao longo da semana, na quinta-feira (1°) acontecerá o tradicional encontro de motociclistas da cidade, o Tarântulas Motoclube, na Praça dos Eucaliptos. O encontro, que reúne diversos motoclubes do Rio de Janeiro e de demais estados, vai contar ainda com um churrasco gratuito e muito Rock’n Roll durante todo o dia. No dia, a festa começa cedo, às 9h, e vai até a meia noite com shows de vários artistas e bandas locais. Já confirmaram presença, Sérgio Lousada, Old Sound, Titânia, Drenna, Rock na Rua, Jessie Goulart e Rúbia. O dia 1º também será o aniversário do Tarântulas Motoclube de Queimados, que este ano completará 15 anos.

Grupo Jeito Moleque 
E a festa só está começando. Na sexta-feira (02), o grupo de pagode Jeito Moleque sobe ao palco, a partir das 21h, na Praça dos Eucaliptos. O grupo paulista formado em 1998 por Bruno Diegues (voz), Carlinhos (cavaquinho e vocal), Felipe (violões, banjo e vocal), Rafa (percussão e vocal) e Alemão (percussão) vai agitar o público tocando sucessos como “Eu Nunca Amei Assim”, “Amizade Verdadeira”, “Não Tem Pra Ninguém”, entre outros da carreira.       

No sábado (03), a festa segue com o cantor Mumuzinho que volta à cidade de Queimados após se apresentar na festa de Carnaval de 2013. O pagodeiro sobe ao palco às 21h e promete agitar os fãs com os sucessos do seu último trabalho CD/DVD “Mumuzinho Ao Vivo”. Já no domingo (04), às 21h30, o som gospel de Anderson Freire fecha com chave-de-ouro a programação de shows. Ganhador de dois discos de platina - com os álbuns “Identidade” e “Raridade” -, o cantor gospel vai abençoar o público com os sucessos “A Igreja Vem”, “Raridade”, “Acalma o Meu Coração”, entre outros.  
   
Max lemos comemora crescimento da cidade de Queimados
Prefeito Max Lemos comemora geração de mais empregos

Para o prefeito de Queimados, Max Lemos, a comemoração do Dia do Trabalhador é uma forma de valorizar àqueles que fazem parte da atual fase de crescimento econômico, industrial e comercial da cidade. “A melhor forma de comemorar o Dia do Trabalhador é gerando empregos e oportunidades à nossa população. Queimados vive atualmente um momento de crescimento nunca antes visto na história. São 22 empresas já instaladas e 18 em fase de instalação no Distrito Industrial, que vão gerar mais de 4.500 empregos”, salientou, Max Lemos.    

Segundo o novo secretário municipal de Cultura, Marcelo Lessa, esta será a maior e melhor festa que o trabalhador de Queimados já teve. “Cheguei com uma missão dada pelo prefeito Max Lemos que recebi como um desafio: realizar a maior festa do Dia do Trabalhador da cidade. Serão quatro dias de muita alegria. Nossos trabalhadores merecem”, garantiu Lessa.
            
Mumuzinho
Estrutura para os quatro dias de evento

A organização do evento, que acontece sempre na Praça dos Eucaliptos, contará com a presença de cerca de 100 seguranças particulares, além de um efetivo especial da Polícia Militar, e de equipes das Secretarias Municipais de Saúde, Segurança, Serviços Públicos, Transporte e Trânsito, e de Ordem Pública. Ao todo, o público vai contar ainda com uma extensa praça de alimentação composta por 50 tendas padronizadas além de 20 banheiros químicos espalhados no local do evento.

Mudanças no trânsito

O trânsito nas imediações da Praça dos Eucaliptos será interditado apenas durante o horário do evento para garantir a segurança do público. A concentração dos motociclistas será na Via Dutra (altura da Rio-Sampa), às 9h, de onde saíram com destino a Queimados. Na quinta-feira (1°), as vias de acesso ao Centro do município serão fechadas, a partir das 6h, e reabertas às 6h do dia seguinte. Nos outros dias de festa, as ruas do entorno da Praça vão continuar abertas somente durante o dia. As tendas padronizadas serão fixadas em cima da Praça.

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Centro de distribuição Logístico da Casa & Vídeo encerra nesta quinta, 17, seleção para empregos


Foto: Felipe Bragança
Felipe Carvalho - Rio O Município de Queimados que se caracterizou nos últimos anos, pelo desenvolvimento econômico na área industrial, agora também comemora a aptidão para o setor de logística. Com sua localização estratégica, a cidade já está atraindo centros logísticos de renomes no cenário nacional e internacional. O primeiro a ser inaugurado será o Centro de Distribuição da Casa & Vídeo, destinado à armazenagem de mercadorias. O empreendimento fica localizado no Bairro Santo Expedito e conta com 40 mil m² de área construída e o investimento total gira em torno de R$ 100 milhões.  A expectativa é de que sejam gerados 500 empregos. A inauguração está prevista para maio de 2014. O local vai funcionar como um Centro de Distribuição para as Unidades da empresa no Estado do Rio de Janeiro.

De acordo com o Prefeito Max Lemos, o município de Queimados, que foi o que mais cresceu entre as cidades do Estado do Rio de Janeiro, segundo o último levantamento realizado pelo Anuário Finanças dos Municípios Fluminenses, entrou de vez na rota da logística. “Depois que colocamos para o Brasil e para o mundo que Queimados era um bom local para se investir em indústria, passamos a fazer um trabalho para atrair também empresas que realizam operação logística, porque temos excelente localização: Às margens da Rodovia Presidente Dutra, estamos a 43km do Porto do Rio de Janeiro e a menos de 30 km do Porto de Itaguaí. Já passamos de 500 mil m² de plantas logísticas licenciadas”, disse.

Max Lemos também comentou sobre o centro logístico da RBBM, que está em fase final de construção de cerca de 65 mil m² de galpão no Bairro Santo Expedito. “A empresa está construindo três galpões e o primeiro a ser entregue será o de 40 mil m², que já foram alugados pela Casa & Vídeo, que vai trazer o seu Centro de Distribuição no Rio de Janeiro aqui para Queimados. As vantagens são: uma farta geração de empregos, ter uma marca que é importante para divulgar a cidade, as notas que serão tiradas aqui e assim teremos a arrecadação do ICMS e o recolhimento do ISS que será pago pela operação logística direto na veia da Prefeitura. Queimados que já tinha entrado na rota do desenvolvimento industrial, agora mostra que também tem aptidão para a logística”, afirmou.

 Depósito cheio de empregos

O Centro de Distribuição da Casa & Vídeo está bombando de vagas. Foram realizados até o momento três processos seletivos para ajudante de depósito e um processo para ajudante e assistente Fiscal. A empresa está com seleção aberta para quem quer trabalhar na função de ajudante de depósito. Os profissionais precisam ser maiores de 18 anos, ter a partir do Ensino Fundamental, disponibilidade de horário e estar liberados do serviço militar. Os salários variam entre R$ 798,00 e R$ 940,00.

Os novos funcionários vão receber, além do salário, uma remuneração de acordo com o cumprimento de metas, participação de lucros, alimentação no local, vale transporte, cesta básica, plano de saúde, plano odontológico, seguro de vida e auxílio creche. A preferência é por moradores de Queimados e região. Quem quiser se candidatar, vai passar por um teste de conhecimentos gerais e por uma entrevista com o pessoal de recursos humanos.


Para participar da seleção, é só ir nesta quinta-feira, 17, na Casa & Vídeo, localizada na Rua Uruguaiana 35/37 - 4º andar - Rio de Janeiro e procurar pelo setor de recursos humanos. Aqueles que não puderem ir no horário agendado podem deixar currículo em qualquer unidade da loja, avisando que é para concorrer às vagas no centro de distribuição da empresa.

terça-feira, 15 de abril de 2014

Ordem Pública retira bicicletas de locais proibidos em Queimados

Com o objetivo de ordenar os espaços públicos de Queimados fazendo valer as legislações municipais e o Código de Posturas, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Ordem Pública deu início na última semana ao trabalho de retirada das bicicletas estacionadas em locais proibidos no município. A ação teve início na Praça Nossa Senhora da Conceição, centro. Apesar de o local possuir placas e avisos quanto a essa proibição, os agentes da SEMOP apreenderam 25 bicicletas, que foram levadas para a sede da Secretaria, que fica localizada na Rua Alves, 72 - Centro.

De acordo com o Secretário Municipal de Ordem Pública, Edmilson Gomes, a retirada das bicicletas está sendo feita com a finalidade de reeducar a população quanto a ordem e por isso não será cobrada nenhuma taxa de Depósito.  “Além de ser proibido porque de uma forma ou outra causa danos ao patrimônio público e atrapalha o ir e vir do cidadão, ainda prejudica na imagem da praça e dos espaços comuns. Estamos trabalhando pela ordem e pelo bem comum. A nossa intenção é ver a cidade crescendo com uma nova visão de organização”, disse Edmilson.

Para reclamações, denúncias ou sugestões referentes à Ordem Pública, basta a população entrar em contato pelo e-mail semopqueimados@gmail.com ou comparecendo a Sede da Secretaria de Ordem Pública, localizada na Rua   Alves, 72 – Centro.

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Queimados tem novo secretário de cultura


Prefeito Max Lemos e o ex secretário de cultura
 recepcionam Antônio Almeida
O prefeito de Queimados, Max Lemos deu posse na manhã desta segunda (14), ao novo secretário de cultura.  Marcelo Lessa que anteriormente ocupava uma cadeira na Câmara Municipal  assumiu o novo cargo com muitos planos para a pasta.  Lessa é morador da cidade há 45 anos, foi gerente de recreação na Vila Olímpica e diretor da Câmara Municipal, mas foi na cultura que sempre gostou de atuar. Em 1994, ajudou sua mãe a fundar um dos grupos folclóricos mais expressivos do Estado do Rio de Janeiro, o Charles Chaplin que apresentava o luxo das danças de roça nas festas juninas em apresentações no Faustão, programa da Xuxa, entre outros, chegando a ganhar vários campeonatos estaduais.

Entre as recomendações do prefeito Max Lemos para o novo secretário, está exatamente o resgate das tradições culturais da cidade. “Eu sempre tive muita vontade de realizar os festivais de música, incrementar o nosso teatro e nossas festas tradicionais como as juninas entre outras, espero que Lessa possa trabalhar neste projeto, acredito muito no seu potencial”, destacou o prefeito.

A tarefa foi recebida como uma missão pelo novo secretário. “Entendo muito bem a preocupação do prefeito no resgate cultural porque já tivemos 57 grupos folclóricos e hoje temos apenas um. Vamos mudar esta realidade ao buscar parceiros para apoiar a cultura de nossa cidade. Assim como as festas juninas, temos as fanfarras, o teatro, dança, música, enfim. Uma gama de atividades culturais que revelam o grande potencial artístico e cultural de Queimados”, destacou Lessa.

O novo secretário de cultura já assume a pasta com uma missão em curso, realizar a tradicional festa de 1º de Maio, (Dia do trabalhador). Marcelo não adiantou os nomes das atrações, mas já anunciou que serão quatro dias de festa, além da festa junina nos dias 13, 14 e 15 de junho.

Mudanças também em outras Secretarias

Outras Pastas que trocaram seus gestores foram Defesa Civil e Assistência Social.  Na Defesa Civil, Machado Laz, se destacou positivamente pela atuação no maior desastre natural já acontecido em Queimados, que foram as chuvas de dezembro de 2013, mas teve de abdicar do cargo para concorrer a Deputado Estadual nas eleições de outubro deste ano. O substituto José Lisboa Pereira, o Belé Brazão, terá como missão continuar o trabalho desenvolvido por Laz, enquanto esteve à frente da Pasta, como: A criação do sistema de alerta de cheias e o de sirenes em comunidades de áreas de riscos, cursos para agentes mirins, colocações de pluviômetros e a implantação da REDEC (Regional de Defesa Civil da Baixada Fluminense)  na cidade.

Na Assistência Social, a missão de Ana Paula Rosalino será seguir com as políticas sociais até então implementadas pelo ex-secretário, Elton Teixeira, que retornou à Câmara de Vereadores e tentar trazer para a cidade o tão sonhado Restaurante Popular. Entre os trabalhos com destaques na gestão de Elton Teixeira estão: O aumento de 5,4 mil famílias beneficiadas  para 13 mil no Bolsa Família, o Programa Renda Melhor para 7,5 mil famílias e a realização do maior número de ações sociais da história de Queimados   

Mudanças ainda na Ordem Pública e Segurança da cidade

Pensando na melhoria da Ordem Pública e na Segurança da cidade, o Prefeito Max Lemos transformou o Departamento de Posturas e Fiscalização em Secretaria Municipal de Ordem Pública e criou recentemente o Centro Integrado de Segurança Pública. As Pastas serão comandadas pelos vereadores licenciados, Edmilson Gomes e Marcos Valério Alves Rosa, o Marquinho Pacotão, respectivamente.

Pela Ordem Pública, Edmilson, terá como principais funções cuidar e organizar o solo público e padronizar o comércio informal da cidade.  No Centro Integrado de Segurança Pública, Marquinho Pacotão terá como principal atribuição implantar o sistema de monitoramento por câmeras no município, com o objetivo de auxiliar a Secretaria de Segurança Pública a reduzir os índices de criminalidade no município. 


Matéria principal: Dine Estela
Retrancas: Felipe Carvalho
Fotos: Joyce Pessanha
Assessoria de imprensa | PMQ
2665-1269/3778-7503/82032155
Secretário Carlos Albino 78307053
Subsecretário e coordenador de jornalismo Ailton Tinho 9 6415-7091
Assessoria de imprensa | PMQ | 2665-1269/3778-7503
Secretário Carlos Albino 
Subsecretário e coordenador de jornalismo Ailton Tinho 

Queimados realiza capacitação para o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade certa

Queimados realiza capacitação para o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade certa
Pelo segundo ano consecutivo Queimados adere ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC – que é um compromisso formal assumido pelos governos Federal, dos Estados e Municípios para assegurar a plena alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Para tanto, foram reunidos professores de alfabetização da rede para entenderem a proposta  do ano de 2014 e receberem ferramentas a serem pratricadas com as crianças em sala de aula. Até novembro, os alfabetizadores terão mais 4 encontros, para avaliarem o desempenho em sala, adquirirem novas técnicas e aprenderem com a troca de experiências. O primeiro encontro aconteceu no último sábado, 12, no teatro municipal da cidade e contou com a presença da palestrante Elizabeth Ogliari, uma das supervisoras estaduais do PNAIC e autora de livros didáticos de matemática, que é a ênfase anual.

Para o alcance desses objetivos, as Ações do Pacto compreendem um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas, disponibilizados pelo Ministério da Educação, que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como  eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores. Essas ações são complementadas por outros três eixos de atuação: materiais didáticos e pedagógicos, avaliações e controle social e mobilização.

A secretária de Educação, Miriam Motta, destacou que a ação é permanente em Queimados. “Estamos unindo forças para lutar contra ao analfabetismo das nossas crianças, seguindo as orientações do prefeito Max Lemos que é o de cuidar de gente.. E mesmo aquelas que não conseguirem, por suas particularidades, ler até os 8 anos, terão todo o acompanhamento para que aprendam além do b-a-bá, a leitura funcional, que os leva a interpretar, pensar e definir pensamentos a partir da leitura”, enfatizou Miriam.

A coordenadora do PNAIC municipal, Jussara Machado, explicou como funcionará o curso no município. “Estamos em nosso segundo ano de curso e contamos com 8 orientadores de estudo que ajudam e acompanham o professor na caminhada da alfabetização. Ainda este ano teremos mais quatro encontros, totalizando cinco, para que os professores possam desempenhar o melhor papel em sala de aula e que o objetivo de alfabetizar as crianças na idade certa, até os 8 anos, seja alcançado”, contou Jussara.

A palestrante, Elizabeth Ogliari, enfatizou que o mais importante é levar o aluno a transversalizar as matérias e sair do analfabetismo funcional. “O que queremos é que a criança signifique a leitura, leia, entenda, traduza, realize e pratique o que está lendo. A partir daí, teremos alunos que vão ler tudo, desde textos, músicas, comportamentos e , enfim, o mundo”, concluiu Elizabeth.