sexta-feira, 30 de maio de 2014

Audiência pública apresenta ações do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente em Queimados

Fotos: Luiz Ambrósio
Felipe Carvalho-Rio. A Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), através do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizou na noite da última quinta-feira, 29, a primeira audiência pública referente ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente. O evento aconteceu na Câmara Municipal e contou com a participação de servidores da Secretaria de Assistência Social, conselheiros do CMDCA, conselheiros tutelares, empresários, comerciantes da região e representantes de entidades beneficiadas. O objetivo foi de atrair a iniciativa privada a colaborar com o Fundo, onde os recursos arrecadados serão voltados para financiar projetos de proteção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

A audiência pública foi realizada para atender ao plano de ação do Conselho. No período entre o último quadrimestre de 2013 e o primeiro quadrimestre de 2014, diversas ações foram realizadas pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente.  Além das ações, também foram apresentados os valores de doações efetuadas ao fundo durante o exercício 2013, que chegou a R$394,15733, sendo 163.157,33 do Banco Santander, referente ao Programa Amigo de Valor e R$ 231.000,00, da Fundação Itaú Social, destinado para diagnóstico e para financiamento de projetos sociais.  O evento contou ainda com a realização de uma palestra sobre gestão pública ministrada pela mestre em serviço social e líder do movimento de mulheres de São Gonçalo, Marisa Chaves.

Para a presidente do CMDCA e Diretora de Proteção Social Especial da SEMAS, Maria das Dores de Lima , a Dorinha, além de cumprir com as exigências legais, a transparência nas contas públicas faz parte da filosofia adotada pela atual gestão. “Sabendo que as doações feitas ao fundo são parte de recursos próprios do município e parte de recursos vindos da iniciativa privada, através das doações de pessoas físicas e jurídicas, entendemos que administrar este Fundo é uma responsabilidade muito grande e tornar públicas as ações tomadas por ele tem igual importância. Por isso, realizamos esta audiência para mostrar a importância do órgão e despertar interesse das pessoas em ajudá-lo” ressaltou Dorinha.

De acordo com o vereador e ex-secretário municipal de Assistência Social, Elton Teixeira, a regularização do fundo municipal da criança e do adolescente permitiu a captação de recursos junto a iniciativa privada através das leis de incentivo. “A audiência serve para esclarecer a importância do fundo e tem por objetivo principal apresentar os benefícios das leis de incentivo aos doadores do fundo. Conseguimos captar recursos junto aos Bancos Itaú e Santander para projetos de diagnósticos da realidade de nossas crianças. Nunca se investiu tanto na política de assistência social no município como nos últimos anos, isso mostra que  cuidar das pessoas tem sido uma das prioridades de nossa gestão” ressaltou Elton.

Imposto como incentivo à criança e ao adolescente

O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente é composto de 20 membros, sendo 10 titulares e 10 suplentes, de forma paritária, ou seja, 10 representantes do governo e 10 da sociedade civil.  As reuniões ordinárias acontecem sempre às segundas segundas-feiras de cada mês e acontecem também as reuniões das comissões permanentes uma vez ao mês, dentre essas comissões a de Fiscalização do Fundo Municipal.


Os interessados em colaborar com o Fundo da Criança e do Adolescente têm que entrar em contato com o Conselho da Criança e do Adolescente (Rua Eugênio Castanheira, n° 176 – Centro) para obter informações sobre os dispositivos legais e a forma de doação. As vantagens são que ao invés de destinarem o valor do imposto para a Receita Federal, essas doações irão colaborar com os projetos e políticas públicas da área da infância e adolescência do município, contribuindo com a garantia de direitos dessas crianças e adolescentes. 

Idosos de Queimados provam que existe muita disposição e elasticidade na terceira idade


Cerca de 40 idosos de Queimados começaram o dia hoje com uma caminhada na Vila Olímpica, seguida de uma aula de alongamento, ginástica e um pouco de dança. Para finalizar a primeira parte do dia que começou cedinho,  não faltou um café da manhã com muitas frutas e sucos variados para repor as energias. Esta rotina é oferecida aos idosos da cidade de Queimados, toda última sexta-feira do mês pela Secretaria Municipal da Terceira Idade.

Nos outros dias, eles podem participar das atividades em um dos 7 pólos  localizados na  Praça dos Eucaliptos, Praça da Bíblia, Igreja Batista Central no Fanchen, Grupo Social no Fanchen, CELTI - Centro de Esporte e Lazer da Terceira idade na Vila Pacaembu, Paróquia de São Francisco no Jardim Alzira e Paróquia N.ªS.ª Da Conceição, além das três academias a Céu aberto nos bairros: Fanchen (próximo ao Circo Baixada), Dona Branca (perto do túnel da linha férrea) e na praça do bairro Jardim São Miguel.  

Dona Isabel Cristina de 61 anos faz caminhadas diárias e não troca suas aulas por nada desse mundo, segundo ela. “Já estou em Queimados há 60 anos e adorei esta oportunidade. Aqui além de ficar bem com o corpo, também fazemos muitos amigos”, contou. Já Dona Tereza Trinta, 65 anos, já passou por dois infartos e usa as aulas para como uma terapia. “Preciso exercitar o corpo para manter tudo funcionando corretamente, estas aulas me ajudam muito. Sempre que posso ainda trago mais alguma amiga da minha idade”, observou.

“Idosos têm mais disposição do que muitos jovens”, diz Dequinha

Mesmo com tantas facilidades para a realização de atividades físicas o sedentarismo ainda atinge 80% da população brasileira, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia  e Estatística (IBGE/2012).  Para tentar diminuir esta estatística a Secretaria Municipal da 3ª Idade de Queimados, além de implantar os 7 pólos de atividades físicas nos bairros periféricos e também irá inaugurar no final de junho deste ano (2014), o CELTI - Centro de Esporte e Lazer da Terceira idade com salas climatizadas, piscina aquecida para a prática de hidroginástica, salão de jogos, dança e ginástica. O Centro fica ao lado da Vila Olímpica da cidade, no bairro Vila Pacaembu.

Segundo o secretário municipal da 3ª Idade, José Alves de Carvalho, Dequinha, o CETIL será entregue até o final de junho. “Todos nós vamos chegar à terceira idade, isso não significa que precisamos perder nossa força vital. Minha função aqui, com o apoio do prefeito Max Lemos é tornar a vida dos idosos, tão prazerosa e saudável quanto à dos jovens e pasmem, eles estão muito mais dispostos do que muitos jovens”, destacou Dequinha.

Texto e fotos: Dine Estela
Fotos: Luiz Ambrosio
2665-1269/3778
Subsecretário e coordenador de jornalismo Ailton Tinho


Programa "Chega mais Leitura” em Queimados

  
Autor de quase 30 livros se apaixonou pela receptividade dos leitores mirins da cidade


Tudo saiu da cabeça criativa de Álvaro Ottoni, escritor de 29 livros infantis, inclusive traduzidos na Itália. Com sua técnica libertadora de ensinar as crianças a se interessar pela leitura, através de oficinas de “contação de histórias”, teatro e dança, Ottoni lançou o projeto “Chega mais Leitura” que foi tão bem aceito pelas prefeituras do Rio que o Governo do Estado resolveu transformá-lo em Programa. O projeto chegou em Queimados na última quinta (29) e ficou dois dias  no Ginásio Municipal Metodista para receber os cerca de 18 mil alunos da rede municipal de ensino.

O projeto já passou por mais de 20 municípios do Rio, mas Queimados foi a cidade que teve mais receptividade pelo Programa, segundo o idealizador Ottoni. “Estou admirado com a grande receptividade aqui. As crianças são ativas e participam de todos os momentos sem nenhum constrangimento, além de demonstrar grande interesse pela leitura. Estamos apaixonados por Queimados”, contou Álvaro. Esta é a última apresentação do Programa na Baixada que volta de férias somente em agosto.

Em resposta ao carinho do escritor e idealizador Álvaro Ottoni, a secretária de educação de Queimados, Prof.ª Miriam Motta, também se declarou apaixonada pelo Programa. “Esse projeto vem de encontro às nossas expectativas e diretrizes do Prefeito Max Lemos, em garantir de fato a melhoria na qualidade da aprendizagem  dos nossos alunos. Nós também ficamos apaixonados pelo Programa e queremos recebê-lo sempre em nossa cidade”, enfatizou a secretária. 



Texto e fotos: Dine Estela
Fotos: Luiz Ambrosio
2665-1269/3778
Subsecretário e coordenador de jornalismo Ailton Tinho


quarta-feira, 28 de maio de 2014

Semana de ações educativas e incentivo à leitura em Queimados


Despertar o interesse pela leitura e pela escola, este é o objetivo da Prefeitura de Queimados que apoia à chegada do projeto “Chega Mais Leitura”, por meio da Secretaria Municipal de Educação. O programa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, coordenado pelo escritor Álvaro Ottoni, tem por objetivo promover ações educativas de incentivo à leitura para todas as escolas. O projeto envolve a arte de contar histórias permeadas por atividades lúdicas que permitem a democratização da leitura, bem como o acesso aos livros e seus benefícios.

O evento é dividido em dois eixos, onde no primeiro dia, 29 de maio, oferecerá palestra para os professores do 1º segmento, e tem como previsão atender a cerca de 200 docentes no período da manhã e 200 docentes no período da tarde. No dia 30 de maio, pela manhã, ocorrerá o “Show Lúdico” com a previsão de 500 alunos do Ciclo de Alfabetização e, no período da tarde, o evento contará com a participação de aproximadamente 200 alunos em diversas oficinas.


A secretária municipal de Educação, Mirian Motta, concentra suas expectativas no fato do projeto contemplar professores e alunos com palestras e oficinas, além de já ter percorrido com sucesso em vários municípios do Rio de Janeiro. “É considerando que o eixo da discussão, no que se refere ao  fracasso escolar, tem sido a questão da leitura e da escrita, esse projeto vem de encontro às nossas expectativas e diretrizes do Prefeito Max Lemos, em garantir de fato a melhoria na qualidade da aprendizagem  dos nossos alunos”, expõe a secretária. 

Prefeitura de Queimados deposita pagamento dos servidores nesta quinta-feira (29)

Seguindo a  diretriz de todos os meses, onde a Prefeitura de Queimados adianta os pagamentos dos seus servidores, neste mês o pagamento referente a maio será adiantado para esta quinta-feira (29). Ao todo, a cidade de Queimados, na Baixada Fluminense, tem cerca de 3.500 servidores incluindo ativos, inativos e pensionistas. Durante toda atual gestão municipal, os funcionários receberam seus vencimentos antes da virada do mês. Como nos anos anteriores, o 13º salário será dividido em duas parcelas, sendo uma depositada nos meados de junho e outra em dezembro, antes do dia 24.  

A secretária municipal de Administração, Andreia Regilayne, ressaltou que manter em dia os compromissos da Prefeitura beneficia não só os servidores como a própria Prefeitura. “Seguindo as orientações do prefeito Max Lemos, esta administração busca conciliar a legalidade e o bom senso para beneficiar o servidor público municipal que, estando motivado, desempenha com satisfação suas atribuições. Isso gera um retorno bom para o governo, a cidade e para própria população com os serviços públicos prestados", disse a secretária, que ressaltou a importância do adiantamento do pagamento dos servidores para que eles possam organizar seu planejamento orçamentário.  

terça-feira, 27 de maio de 2014

Dia Mundial do Meio Ambiente será comemorado com programação extensa em Queimados

Palestras, oficinas, distribuição de sementes para hortas, folhetos informativos, cartilhas ecológicas e ações de reflorestamento vão ser realizados a partir da próxima quinta-feira, 4, para festejar o dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, em Queimados. As atividades também serão marcadas pelo lançamento do Projeto Ambiente Itinerante, que tem por objetivo buscar a participação efetiva da população por meio de atividades de educação ambiental junto às comunidades e transformar moradores em multiplicadores de sustentabilidade ambiental urbana. As ações vão até o dia 6 de junho e são promovidas pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal do Ambiente (SEMAM).

A programação será aberta no dia 04 de junho, quarta-feira, a partir das 09h, com a realização de um workshop na sede da Associação das Empresas do Distrito Industrial (ASDINQ). Quem comparecer ao evento, direcionado para empresários e autoridades municipais, vai poder participar de palestras sobre licenciamento ambiental e sobre o inventário de gases de efeito estufa, que serão ministradas por representantes da empresa Dinâmica da Terra.

Já na quinta-feira, 5, as ações serão realizadas pela manhã, na Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro, onde será montada uma tenda, que vai apresentar os serviços oferecidos por cada departamento da SEMAM e será realizado ainda um trabalho de reciclagem com estudantes da rede municipal de ensino. Haverá também a coleta do óleo saturado. As pessoas que levarem pelo menos 2 litros de óleo de cozinha usado, irão ganhar na troca, sabão e detergente.  Os festejos serão encerrados na sexta-feira, 6, com um plantio simbólico no Parque Natural Municipal Morro da Baleia.

Ambiente itinerante

Para o Secretário Municipal do Ambiente, Alex Dornellas, é fundamental alertar a população sobre a importância da preservação ambiental. “Buscamos fazer uma programação que inserisse todas as faixas etárias, diversos setores governamentais, da sociedade civil e a iniciativa privada. O grande marco desta comemoração será o início do Projeto Ambiente Itinerante, que consiste em levar a discussão da temática ambiental, como: destinação de resíduos sólidos, conservação da água, áreas verdes e arborização, mudanças climáticas, mobilidade urbana e consumo consciente aos bairros do município. O Prefeito Max Lemos nos orienta a crescer com sustentabilidade e é isso que estamos buscando”, frisou Dornellas.

O projeto Ambiente Itinerante irá percorrer 10 bairros do município, são eles: Fanchem, Eldorado, Jardim da Fonte, Porteira, Tricampeão, São Roque, Ponte Preta, Jardim Excelsior, Meu Ranchinho e São Miguel. A ação contará com diversos serviços, entre eles: orientação sobre a separação do lixo orgânico do reciclável e o encaminhamento adequado do resíduo no dia certo da passagem do caminhão de lixo em cada bairro. Também terá distribuição de mudas, apresentação de filmes, Gincana ambiental e o levantamento de críticas e sugestões para identificar o que pode ser melhorado em cada região que será visitada.

05 de junho

O Dia Mundial do meio Ambiente é comemorado no dia 05 de junho. A data foi criada em 1972 após um encontro promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), com a finalidade de tratar assuntos ambientais que englobam o planeta. A conferência reuniu 113 países, mais de 250 organizações não governamentais e a principal discussão foi a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência.

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Queimados terá centro unificado de esporte e cultura


As obras do centro de artes e esportes unificados estão a todo vapor, no município de Queimados. Com três mil metros quadrados de área construída, a Praça do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) vai oferecer em um mesmo local, atividades e serviços culturais, práticas esportivas e lazer, formação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e telecentros para inclusão digital. A unidade vai contar com dois edifícios multiuso, dispostos numa praça de esportes e lazer: CRAS (Centro de Referência de Assistência Social); salas multiuso; biblioteca; telecentro; cineteatro/auditório com 60 lugares; quadra poliesportiva coberta; pista de skate; equipamentos de ginástica; playground e pista de caminhada. O centro unificado está sendo implantado na Rua Nilópolis, no antigo campo de futebol do São Roque FC.

O custo total da obra é de R$ R$2.191.829,29. O prazo estimado de conclusão é para setembro de 2014. O município tem como responsabilidade a disponibilização dos terrenos, gestão, manutenção e funcionamento dos locais. Na última semana, o prefeito de Queimados, Max Lemos e o Secretário Municipal de Obras, Elerson Alves, realizaram uma visita à obra idealizada em conjunto com os Ministérios da Cultura, Esportes, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Justiça e Trabalho e Emprego. A Praça integra num mesmo espaço físico programas e ações setoriais destes Ministérios, visando à promoção da cidadania e a redução da pobreza.

De acordo com o Prefeito Max Lemos para acomodação de todos os equipamentos, a praça contará com o remanejamento de trecho da Rua Nilópolis onde será construída uma nova via de acesso. “Encontra-se em estudos de viabilidade a ampliação do campo de futebol bem como a construção da nova sede administrativa e operacional do clube do São Roque (vestiários, sala de arbitragem, administração, depósito e salão amplo para reuniões e eventos). Estamos transformando toda a cidade, porque acreditávamos que era possível. Fizemos projetos e corremos atrás de recursos junto aos Governos Federal e Estadual para concretizá-los. Hoje, estamos colhendo os frutos de tudo que plantamos”, disse Max.

Cultura, esporte e lazer

Para o Secretário Municipal de Obras, Elerson Alves, levar cultura, entretenimento e lazer à população é uma das prioridades do centro unificado de esporte e cultura. “As obras estão a todo vapor e representam o enfrentamento da violência e da pobreza, a formação cidadã e geração de trabalho e renda. Esse investimento também compreende a cultura como vetor essencial à melhoria do ambiente social e apoia o desenvolvimento econômico da região. Queremos promover através desta praça um processo de desenvolvimento mais abrangente e qualificado da região”, destaca Elerson.


A obra foi comemorada pelos moradores do Bairro São Roque. Para Cleonildo Farias Silva, 60, ex-presidente do Clube do São Roque a conquista significa mais cultura e lazer. Nascido e criado na localidade, Cleonildo ressaltou que o espaço será de entretenimento e também vai disponibilizar oportunidades de formação. “Aqui, pessoas de várias idades terão espaço para esportes, lazer, convívio, formação artística e intelectual. Esta obra vai transformar a vida do bairro. Sempre foi meu sonho que nossa localidade fosse reconhecida pela prática esportiva. Se meus pais estivessem vivos estariam transbordando de alegria”, concluiu Nido emocionado.  

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Sábado repleto de inaugurações em Queimados

Governador Luiz Fernando Pezão e o Prefeito de Queimados, Max Lemos, irão inaugurar obras de infraestrutura 

A tarde do próximo sábado, 24, será de trabalho e agenda cheia para o Governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão e para o Prefeito de Queimados, Max Lemos. Isso porque eles têm uma série de obras para inaugurar no município da Baixada Fluminense. Os compromissos terão início às 15h, quando acontece a entrega da primeira etapa de obras no bairro Vila Central. A cerimônia será na Rua Estocolmo (próximo ao CIEP 344- Adoniram Barbosa). Às 15h30, é a vez do Bairro Nossa Senhora da Conceição receber a conclusão da primeira fase de infraestrutura (Rua Ábido, em frente ao lote 4).  Às 16h, será realizada a entrega das obras do Bairro Coimbra (Rua Guaraci, esquina com a Coicé – Próximo à Escola Municipal Pastor Arsênio Gonçalves). As atividades serão finalizadas às 16h30 com a entrega das obras do Programa Bairro Novo no Valdariosa (São Silvestre), concentração na Rua Samuel Soares, esquina com a Rua Adail Cardoso Soares.

Em Queimados, o programa possui um investimento total de R$ 89,1 milhões e prevê o asfalto em 47,89 quilômetros de 156 ruas no município. De acordo com o Governador Pezão, cada entrega de obra representa o desenvolvimento da cidade e a melhoria na qualidade vida de milhares de pessoas. “É uma grande satisfação ver ruas sendo urbanizadas e pavimentadas e já poder ir entregando logo as que ficarem prontas, abreviando o fim do sofrimento da população. Mudar pra melhor a vida dessas pessoas compensa todo o esforço que fizemos para realizar essas obras”, afirma Pezão.

Para o prefeito Max Lemos, a inauguração de diversas obras representa uma parceria que tem dado certo entre a Prefeitura e Governo do Estado. “Tão importante quanto às obras de intervenção, devemos destacar também o momento político que vivemos. A parceria com o Governo do Estado é muito importante para a realização de obras e a conseqüente mudança na vida da população, porque sozinhos não fazemos nada. E o que me deixa mais feliz é que ainda temos muitas outras obras para entregar ao povo”, destacou Max Lemos.

Serviço: 

1ª etapa de obras no bairro Vila Central

Hora: 15h

Endereço: Rua Estocolmo (próximo ao CIEP 344 - Adoniran Barbosa)  


1ª etapa de obras no bairro Nossa Senhora da Conceição

Hora: 15h30

Endereço: Rua Ábido (em frente ao Lote 4)


Bairro Coimbra

Hora: 16h

Endereço: Rua Guaraci (esquina com a Rua Coicé/ Rua da Escola Municipal Pastor Arsênio Gonçalves)


Bairro Valdariosa (localidade São Silvestre)

Hora: 16h30

Endereço: Rua Samuel Soares (esquina com a Rua Adail Cardoso Barbosa) 

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Queimados terá a escola de ensino médio mais moderna da Baixada

Fotos: Luiz Ambrósio

Felipe Carvalho-Rio. O Município de Queimados vai ganhar nesta terça-feira (20), uma nova escola com capacidade para 1,8 mil alunos. O colégio estadual São João, localizado na comunidade de mesmo nome, será a unidade de ensino mais moderna da Baixada Fluminense. O local conta com 5 mil m² de área construída, 36 salas de aula, além de auditório e laboratórios de informática e física. O investimento da obra gira em torno de R$ 12 milhões. A cerimônia de inauguração irá acontecer a partir das 10h na sede da unidade (Rua Bambi, s/nº – Vila São João) e vai contar com a presença do Governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão e do Prefeito Max Lemos.

A escola atende os padrões de acessibilidade. No térreo, haverá pátio coberto, área de convivência, sanitário para alunos, professores, funcionários e salas de administração, de direção e de reunião, secretaria, copa, cozinha e refeitório para 180 lugares. O segundo pavimento terá um auditório para 137 lugares, sala de artes, laboratórios de ciências e informática, biblioteca, grêmio estudantil e sanitários para alunos. No terceiro pavimento, serão oito salas de aula, sala de reunião e sanitários para alunos. E, no quarto andar, haverá as mesmas dependências do terceiro.

De acordo com o Prefeito Max Lemos, a escola estadual São João irá fornecer a qualificação técnica a partir de 2015. “Para que pudéssemos demolir a edificação antiga e construir a nova escola, precisamos comprar uma unidade para não deixar os alunos sem estudar. Agora, vamos entregar para a população a escola de ensino médio mais moderna da baixada, que vai virar escola técnica no ano que vem e a região também recebe uma escola para continuar o trabalho do ensino fundamental. Nos próximos meses, vamos inaugurar três creches. Precisamos manter as portas abertas para que essa cidade tenha um futuro de verdade, principalmente para nossas crianças e adolescentes”, destaca Max Lemos.

Uma das fundadoras da instituição, a merendeira aposentada Rosalena Oliveira de Souza, 76, comemora a transformação do seu segundo lar. “Chorei muito quando demoliram parte da minha história de vida. Mas, hoje estou muito feliz por ver minha segunda casa totalmente transformada e linda do jeito que está. Vou ver os meus netos, que estão cursando o terceiro ano do ensino médio, usufruindo dessa moderna estrutura que foi montada. Para mim, que atuei como merendeira e zeladora por 33 anos desta escola é emocionante ver o progresso chegando. Espero que daqui saiam muitos profissionais qualificados”, disse Rosalena.

SERVIÇO
Assunto: Inauguração da Escola Estadual São João
Data: 20/05/2014
Hora: 10h

Local: Escola Estadual São João (Rua Bambi, s/n – Parque Santiago)

Bairro São Silvestre, em Queimados, recebe asfalto e moradores querem esquecer o passado de lamas e buracos

Mais cinco ruas, das 156 que estão sendo asfaltadas pelo Programa Bairro Novo em Queimados, foram concluídas neste sábado

Leandro Machado, Rio - A qualidade de vida dos moradores do Bairro São Silvestre, em Queimados, na Baixada Fluminense, não será mais a mesma a partir deste sábado (17). A felicidade estampada no rosto dos moradores das cinco ruas que começaram a receber obras de infraestrutura como calçada, drenagem, pavimentação, meio fio e sinalização é notória. São cerca de 1 km de asfalto no pacote de obras do Programa Estadual Bairro Novo que totaliza um investimento de 89,1 milhões de reais no município e vai beneficiar 156 ruas em todo município. O Prefeito Max Lemos foi conferir de perto a realização do sonho de cerca 130 famílias da localidade e foi bastante elogiado pelos moradores.

No passado, as ruas Pitangui, Irene Lopes, Dagmar Cardoso, Adail Cardoso e Samuel Soares eram quase intransitáveis. “Tinham várias crateras aqui. Não entrava nem caminhão de lixo e quando os motoristas insistiam, caiam no buraco, como já vi acontecer várias vezes”, disse a dona de casa Lea de Freitas, 48, moradora da Rua Dagmar Cardoso. Ela e o esposo, Ailton Teodoro, vieram ver de perto o fim da era de buracos e lamas. Ele também falou sobre o passado e disse ter uma excelente expectativa para o futuro: “A nossa situação era crítica. Mas agora sim. Melhorou cem por cento a nossa qualidade de vida”, disse Ailton, ao lado se sua esposa.

O prefeito Max Lemos visitou todas as ruas e disse sobre sua felicidade em ver a mudança para melhor na vida de tanta gente: “Nós estamos fazendo história em Queimados. Nunca se fez tanto pela população e é esta população que me elegeu para trabalhar. Fico feliz em ver o reconhecimento dos queimadenses, pois vêem que aqui não tem promessa, tem muito trabalho”, disse. Max também enalteceu a parceria com o Governo do Estado: “O Governador Pezão foi muito feliz em idealizar e trabalhar pelo Programa Bairro Novo. Estas são atitudes de pessoas que pensam nos mais necessitados. Sem estar de mãos dadas com o estado, não conseguiríamos mudar a vida de tanta gente”, disse o Prefeito.

27 anos de espera, mas um presente de glória

Um dos moradores mais emocionados e entusiasmados em ver as obras no Bairro São Silvestre era o comerciante Moisés Nóbrega, 53, que há 27 anos reside e tem uma mercearia na Rua Samuel Soares. Ele viveu dias de terror durante décadas e agora tem uma visão de esperança e gratidão: “Aqui, quando chovia, a água do morro vinha toda pra cá e alagava tudo. Era muito difícil. Mas agora tenho certeza que a vida vai melhorar. Sou grato ao Prefeito Max Lemos que está de parabéns, pois por causa dele, Queimados se tornou um grande canteiro de obras”, disse emocionado.

Fotos: Luiz Ambrósio

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Queimados participa de Movimento Nacional da luta antimanicomial


Trabalhar, casar, morar sozinho ou simplesmente ser livre. Esta é a realidade dos mais de mil pacientes assistidos pelo Programa de Assistência Psicossocial de Queimados, na Baixada Fluminense. Este trabalho é fruto do Movimento Nacional de luta antimanicomial que comemora no próximo dia 18 de maio mais de 30 anos de existência. Durante esta “Semana da Reforma Psiquiátrica”, várias cidades estão realizando seminários e palestras sobre o assunto que ainda é tratado com muito preconceito no país. Em Queimados, o dia escolhido foi esta sexta-feira (16) e contou com a participação de técnicos e vários usuários que relataram suas experiências no Programa.

O senhor André Luiz Gomes, 62,  paciente do CAPS (Centro de Queimados) há 10 anos, contou que depois que passou a fazer parte do Programa, conseguiu até retornar ao mercado de trabalho. “Eu me sentia um prisioneiro no hospital, vivia sedado e sem atividades físicas, agora vivo minha vida livremente e até voltei ao mercado de trabalho. Sou uma pessoa feliz”, contou. O senhor Ivanildo Fernandes, 42, conseguiu se casar. Sua felicidade foi relatada no seminário: “Eu morava num barraco sem nada dentro. Hoje tenho minha casa montadinha e até uma esposa há dois anos. Estou muito satisfeito com o trabalho do CAPS”, contou.

 A Secretária de Saúde, Dr. Fátima Cristina explicou que a cidade está caminhando para o seu CAPS III que visa oferecer leitos para que os pacientes possam ficar até controlar a crise. “Temos este trabalho pactuado com o Governo Federal e Estadual para que os pacientes mais graves tenham um leito para controlar a crise e voltar para casa. Estamos na luta por mais recursos”, explicou a secretária.

Tratamento dentro do município

Atualmente os pacientes podem ficar no CAPS durante o dia e participar de atividades como oficinas de pintura, dança, artes plásticas, entre outras, que além de atuarem como terapia ocupacional, também geram renda familiar, “este programa é uma benção, porque conseguimos tratar nossos pacientes na própria cidade”, informou a coordenadora geral do Programa De Saúde Mental de Queimados, Tânia Oliveira.  A cidade conta com duas residências terapêuticas, um CAPS II, um CAPASI , um Núcleo AD ( Álcool e drogas ) e Ambulatório de Saúde Mental adulto e infantil que atendem a mais de 1 mil pessoas por mês.

O evento contou com a participação de técnicos e militantes como Iracema Polidório (Presidente da APACOJUM – Associação de Saúde Mental Juliano Moreira) e Mônica Fornazier - apoiadora Institucional da Região Metropolitana I, representando a Coordenação Estadual de Saúde Mental que levaram cases de sucesso e novos dados sobre a luta antimanicomial em outros municípios para a troca de experiência.

 A Reforma Psiquiátrica oferece um acompanhamento que preconiza a ressocialização do cidadão, explicou Mônica Fornazier. “O programa de Rede conta com várias formas de acolhimento de caráter transitório com estratégias de desinstitucionalização, e nos casos mais graves de internação, que tenha um acompanhamento através de um programa porque não adianta internar se não tiver um tratamento psicossocial”, alertou.

 A assertiva é abalizada pela militante e uma das precursoras do Programa de Atenção Psicossocial Iracema Polidório que está nesta luta há mais de 50 anos. “Minha luta começou quando tive uma tia internada e vivi o sofrimento dela e de outros pacientes que eram abandonados em colônias. Esta ressocialização é fundamental até para a família que também adoece junto com o paciente”, observou. 

Texto e fotos: Dine Estela
Assessoria de imprensa | PMQ
2665-1269/3778
Subsecretário e coordenador de jornalismo Ailton Tinho





Queimados em ação no xadrez e handebol neste final de semana

                                                                                            Fotos: Willian Wallace

Leandro Machado, Rio - Após conseguir bons resultados no último fim de semana, quando terminou em segundo lugar na classificação geral da natação masculina Sub-17 e terceiro colocado no judô masculino e feminino Sub-15, o município de Queimados continua na luta pelo pódio no próximo sábado (17) e domingo (18) nos Jogos da Baixada 2014. Os desafios desta vez serão no Handebol e no Xadrez.  No sábado, elas irão acontecer na Escola Municipal Metodista em Queimados e no domingo no colégio Antônio Huback em Comendador Soares.

No sábado, a partir das 9h, os xadrezistas entram em ação. Serão duas modalidades (Sub-14 e Sub-17) e doze representantes queimadenses tentando superar a melhor colocação da equipe no esporte quando, em 2011, alcançaram um vice-campeonato no geral. Os jogadores são alunos das escolas públicas do município e para o responsável da modalidade, Marcelo Canadas, a paixão pelo xadrez pode trazer bons resultados: “Não é um jogo muito praticado, mas quem o faz tem muito amor pelo esporte. Isto pode ser o diferencial para chegarmos longe neste desafio”, disse Marcelo.

Também no sábado, às 9h, as meninas do Handebol Sub-17 medem forças com a boa equipe de Magé. A disputa será no mata-mata, ou seja, quem perder deixa a competição. Do mesmo modo será a partida do masculino Sub 14, onde Queimados enfrenta Caxias. Para o secretário de Esporte e Lazer de Queimados, Professor Luiz Carlos Monteiro, o município está em ascensão na competição e pode surpreender os adversários nos desafios: “Estamos crescendo nos jogos. Começamos mal, mas os bons resultados estão começando a chegar e pode ser agora no xadrez e no handebol. Estou sempre confiante”, finalizou Monteiro.

Queimados promove segunda etapa do Curso de primeiros socorros para mestres de artes marciais

                                                                                              Fotos: Leone Araújo
Leandro Machado, Rio - A Prefeitura de Queimados irá realizar a segunda etapa do Curso de primeiros socorros voltado para área desportiva, indicado para artes marciais.  As aulas serão ministradas por agentes da Defesa Civil de Queimados, com apoio das secretarias municipais de Esporte e Lazer e Educação, no próximo domingo (18), das 8 às 18 h, na Vila Olímpica da cidade (Avenida Maracanã, s/n, Vila Pacaembu). De acordo com a organização, cerca de 30 mestres e professores, vindos de várias regiões do Estado, participarão das atividades. Especialistas nas práticas de Wushu, Kung- fu , Tai Chi Chuan e Lian Gong, precisarão de noções básicas de atendimento aos adeptos às artes de origem chinesa, para continuar a exercerem a profissão. O curso também é aberto para a sociedade civil.

Este é primeiro curso aplicado no Estado do Rio de Janeiro para esta finalidade. Os responsáveis por ministrar as aulas serão o Coordenador de atividades educacionais preventivas da Defesa Civil, Carlos Rogério, e o Chefe de Emergência Operacional, André Faria. As aulas também terão apoio da Federação de Wushu e Kung Fu Tradicional do Estado do Rio de Janeiro (FWKTERJ). Nesta segunda etapa os alunos vão aprender noções de traumas e clínicos, Técnica AVDT (Alerta, Verbal, Dor e Inconsciência), Hemorragias, Procedimentos RCP (Respiração Cárdio-Pulmonar), transporte de acidentados e retirada de vítimas de escombros e veículos, entre outros temas.

O Secretário Municipal de Defesa Civil, Belé Brazão, falou sobre a iniciativa para trazer mais segurança para a prática esportiva: “Devemos sempre cuidar das vidas e esse curso é essencial para um cuidado maior no caso de algum incidente. Estarei lá e recomendo a todos”, disse o secretário. O professor de artes marciais, Antônio Amorim fala sobre a realização do evento precursor na cidade de Queimados: “A importância é ímpar, pois a arte marcial vem avançando muito. Por exemplo, Lian Gong, realizada como atividade terapêutica, é a segunda mais feita do mundo e aprovada pela organização mundial de saúde. Todo cuidado com a vida é pouco e vamos nos destacar nisso”, disse Professor Amorim.

Queimados participa do VII Seminário de Enfrentamento a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes

Bruno Anacleto-Rio. Reforçar o cumprimento de políticas públicas em defesa dos direitos de crianças e adolescentes nos casos de violência sexual na Baixada Fluminense. Esse foi o objetivo do VII Seminário de Enfrentamento a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes realizado pela Rede Criança Baixada, na Igreja Nazareno, em Nilópolis. O seminário voltado para assistentes sociais, psicólogos e pedagogos foi dividido em três palestras temáticas. Funcionários do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Queimados participaram do encontro para representar o município.

Após as palestras foi realizado debate aberto ao público. Sob os temas “Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes e a Abordagem da Família como Totalidade, do professor e mestre em sérvio social da Pontífica Universidade Católica (PUC-RJ), Antônio Carlos de Oliveira, ‘Turismo Sexual e Trafico de Pessoas no Universo Infanto Juvenil, da mestre em direito e coordenadora do projeto Trama, Michelle Gueraldi, e “A Rede ECPAT e o Cenário dos Grandes Eventos no Brasil”, da pedagoga Tiana Sento Sé, o encontro abordou a exploração sexual de crianças dentro da própria família e dos perigos da rede turismo sexual infantil com a chegada de grandes eventos esportivos no Brasil, a Copa do Mundo e as Olimpíadas de 2016.

Durante todo o seminário foi ressaltada a importância em abrir o debate com a sociedade civil sobre o tema e de como o poder público, judiciário e conselho tutelar devem atuar para proteger a infância e a juventude. Para a psicóloga, Isabel Cristina, e assistente social, Simone Borges, ambas do Creas de Queimados, o seminário foi importante para lembrar a sociedade que a luta contra a violência sexual infantil são todos os dias e não apenas durante o mês de maio, período em que é celebrado o combate à exploração infantil. “O encontro enfatiza a luta contra a violação dos direitos das crianças e adolescentes. È importante participar para trocar experiências com demais colegas da profissão de outras cidades e implantá-las em nosso município”, comentou, Isabel Cristina.

Ação de conscientização

O dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (Lei Federal nº 9970/00). Em todo o país instituições que atuam no sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes articulam ações voltadas para combater a exploração infantil. Para que a data não passe em branco, no dia 19 de maio, a Secretaria Municipal de Queimados vai realizar uma ação de conscientização nas praças da cidade que vai consistir em distribuir informativos à população sobre o tema disponibilizando telefones úteis para denúncias em casos de abuso infantil.    

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Queimados destaca Semana da Reforma Psiquiátrica em seminário

Queimados irá realizar nesta sexta-feira, 16, evento para destacar a Semana da Reforma Psiquiátrica das 8h às 13h na sede do sindicato dos trabalhadores de Transportes (Av. Irmãos Guinle, 87, Centro, Queimados, em cima da auto-escola Maranata). O evento irái contar com Iracema Polidoro representando o Estado do Rio e Mônica Fornazier - apoiadora Institucional da Região Metropolitana I.

 A Reforma Psiquiátrica é uma luta antiga que pretende modificar o sistema de tratamento clínico da doença mental, eliminando gradualmente a internação considerada como uma exclusão social e que vem sendo combatida através das residências terapêuticas e dos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial Social), além das cooperativas de trabalho protegido (economia solidária) e oficinas de geração de renda.

 Segundo Marcos Vinícius, do Conselho Municipal de Saúde de Queimados, está é mais uma luta social que precisa ser vencida pela dignidade humana. “Nossa luta é para que estas pessoas não percam sua socialização por conta do transtorno mental, afinal de contas, através de um bom tratamento estas podem viver minimamente em sociedade. A internação deve ser utilizada em últimos dos casos”, observou Vinícius. Queimados conta com duas residências terapêuticas e dois CAPS, sendo um AD (álcool e drogas) que atende em média 200 pacientes por mês.  https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif


quarta-feira, 14 de maio de 2014

Peça "O Juiz de Paz" atrai multidão à Praça N.S. Conceição

Numa terça à noite, a caminho de casa, depois de um dia inteiro de trabalho o que esperar de uma praça cheia de gente aglomerada: briga, acidente ou alguma promoção mirabolante de alguma loja. Nenhuma das respostas anteriores. A Praça N. S. da Conceição em Queimados estava recebendo ninguém menos do que a badalada peça “Juiz de Paz”  com direção de Renato Neves e produção de Tiago Costa, todos de Nova Iguaçu. O texto é de Martins Penna. A peça faz parte de uma parceria da Secretaria Municipal de Cultura de Queimados com o Sindicato dos Artistas do Rio de Janeiro (Sated).

No total foram seis espetáculos teatrais gratuitos encenados em praças e teatros da Baixada Fluminense. O evento começou em março e já percorreu 26 cidades do Estado do Rio de Janeiro. O circuito contou com a participação de mais de 800 artistas do Estado.

O Secretário de cultura de Queimados, Marcelo Lessa, comemora a participação de Queimados no circuito. “Fico feliz e honrado em receber artistas tão gabaritados em nossa cidade e mais ainda, por socializar a arte para todos. Um espetáculo deste não sairia por menos de R$ 50, 00 o ingresso e aqui foi totalmente gratuito”, destacou Marcelo. A peça contou com a presença de mais de 100 pessoas, entre jovens adultos e crianças com seus saquinhos de pipoca para curtir o evento.

Os moradores do Centro Ana Maria e Deise Luci gostaram do que viram. “Quando soube que tinha peça aqui, vim correndo. Adoro estas iniciativas porque cultura ainda é um artigo de luxo em nosso país. O poder público está de parabéns”, destacou Deise.

Reportagem: Dine Estela
Fotos: Wall Araújo e Elias Santos (fotógrafos convidados)
Assessoria de imprensa | PMQ
2665-1269/3778
Subsecretário e coordenador de jornalismo Ailton Tinho