terça-feira, 30 de setembro de 2014

Paramoda beneficia APAE em Queimados



Texto: Joyce Pessanha | Foto: Felipe Bragança e William Wallace
PMQ

O desfile de deficientes arrecadou mais de 100kg de alimentos

O mundo de flashs, glamour e beleza abriu as portas para deficientes físicos em Queimados. Na passarela, cadeirantes, surdos, muletantes, downs deram um show de inclusão e beleza para o mundo fashion. O desfile, que aconteceu na Praça Nossa Senhora da Conceição, promoveu além de acessibilidade, humanidade e igualdade, uma doação beneficente em que mais de 100kg de alimentos não perecíveis foram arrecadados e foram entregues à APAE de Queimados, que cuida de deficientes mentais de forma gratuita. O Paramoda foi realizado em comemoração ao dia nacional da luta da pessoa com deficiência, comemorada no dia 21 de setembro, através de uma parceria entre a secretaria de Cultura e a secretaria de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania.

Uma das organizadoras do evento, a coordenadora da Pessoa com Deficiência de Queimados, Sirlene Marquiori, explicou como foi feita a escolha da APAE para receber os donativos. “Estivemos presentes na semana da APAE, no começo de setembro, para convidar os deficientes para participar do Paramoda, e, nada mais coerente do que levar tudo o que foi arrecadado no dia do desfile para um local que trate especificamente de deficientes. Conseguimos arrecadar no evento mais de 100kg e estamos realizando a entrega como forma de prestação de contas para todos os amigos que contribuíram para este evento que é um dos primeiros realizados no Brasil”, afirmou.

O produtor de moda Wall Araújo, outro organizador do evento, destacou como funcionou a logística do desfile, que reuniu 18 modelos, sendo 15 deficientes e apenas três normais. “Nossa ideia é pioneira no município e uma das primeiras realizadas no Brasil. Nosso objetivo foi tornar aquele que não tem deficiência adequado na cota de 15% para participação no evento e assim foi feito, pois apenas três pessoas sem deficiência desfilaram depois de passarem por uma seleção. Agradecemos à todas as autoridades que estiveram presentes e o apoio do nosso prefeito Max Lemos, que nos orienta sempre a cuidar da nossa gente e, portanto, inspira ações como esta”, declarou.

O evento sorteou kits de beleza das marcas que apoiaram o desfile e uma TV de plasma 32’, que foram entregues pela primeira dama do município, Ana Paula Lucas. A programação recebeu apoio das marcas Niely, Natura, Embelleze, Mercatto, Impacto, Impacto kids, Sionara Fashion, Cesar e Cia, Mary kay e Joelson Coifer.

A presidente da APAE, Dalva Nunes, agradeceu o auxílio e convocou a todos que puderem ajudar a associação que entrem em contato. “A APAE vive de doações e de amigos, e precisamos de toda a ajuda possível. Por isso, agradecemos muito a Sirlene, ao Wall, as secretarias envolvidas e ao prefeito Max Lemos, que incentiva as políticas voltadas para os deficientes no município. Pedimos a toda população que puder ajudar, que entre em contato conosco para que as informações sejam dadas. Esses alimentos farão diferença na vida dos nossos meninos e meninas e vai ajudar a manutenção da APAE”, convocou. A APAE de Queimados fica Rua Camilo Cristófano S/Nº - Camorim – Queimados, telefone 2665-7796.

TRE de Queimados disponibiliza locais de votação

E.M Alberto Pirro vai receber as antigas seções da E.M  Batista
Eleitores devem ficar atentos. Algumas seções mudaram de  local

A maior ferramenta para exercer o direito de cidadania é o voto. Com ele, podemos mudar o rumo político de um país de forma pacífica, direta e democrática. Originalmente, apenas pessoas de pele branca, do sexo masculino e maiores de 25 anos podiam votar no Brasil. O voto era destinado apenas à classe social com alto poder aquisitivo e com acesso a educação. Atualmente, o voto é obrigatório a todos os brasileiros com mais de 18 anos, facultativo aos analfabetos e para quem tem entre 16 e 17 anos ou mais de 70. Pensando nos eleitores do município de Queimados, na Baixada Fluminense, a Prefeitura atendendo a solicitação do TRE-RJ da 138ª zona eleitoral sob ofício n° 225/2014, fornece em seu site (www.queimados.rj.gov.br) os endereços dos locais de votação na cidade.

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) também disponibiliza aos eleitores os locais de votação. Para saber, basta o eleitor acessar o site www.tre.rj.gov.br, selecionar “Eleitor” e clicar em “Local de Votação”. A consulta pode ser feita por meio do nome completo e/ou do número do título eleitoral. Queimados é a 138ª zona eleitoral e possui 301 seções com 41 locais de votação. Das mais de 300 seções, 65 delas (identificadas com asterisco na lista em anexo ex.: seção 016*) são destinadas também para pessoas com algum tipo de deficiência.

Seções que mudaram de endereços 

De acordo com o técnico judiciário e chefe de cartório, José Luiz de Oliveira, os eleitores devem ficar atentos este ano porque algumas seções mudaram de endereço. “Os eleitores devem ficar atentos no dia da votação. Algumas seções mudaram de local. É importante que eles procurem na lista seus novos locais de votação”, comentou José Luiz, que também destacou sobre as mesas disponíveis para receber a justificativa de votos. “No dia das eleições teremos nove locais disponíveis para que as pessoas justifiquem seus votos. Lá, eles vão poder explicar o motivo pelo qual não puderam votar”, explicou.      

As seções que mudaram de endereço são: as do Centro de Educacional Guilherme Filho que passaram para o Instituto Educacional Geraldo de Almeida (IEGA), na Rua Eugênio Castanheiras, s/n° – Centro, as da Escola Municipal Allan Kardec que passaram para o Centro Educacional Jardim Encantado (Rua Ariró, n° 557 – Porteira), as da Escola Municipal Batista que passaram para a Escola Municipal Alberto Pirro (Rua Boa Viagem, s/nº - Ponte Preta/ Próximo a Escola Betel II), todas as seções da Escola Municipal Paulo Freire que passaram para a Paróquia São João Batista (Rua Antenor, s/n° - Vila Americana) e todas as seções da Escola Municipal Professora Anna Maria dos Santos Perobelli (Rua Queimados, s/nº - Bairro Primavera) que passaram para o Jardim Escola Paraíso (Rua Alésia Santos do Nascimento, n° 13 - Paraíso).    

Os eleitores interessados em obter mais informações podem procurar a 138ª zona eleitoral, que fica no Fórum Municipal (Rua Otília, n° 210 – sala 115 – Vila do Tíngua). O atendimento pode ser feito pessoalmente ou pelos telefones (21) 2665-2582/ 2665-3597, das 11h às 19h.    

Locais para justificativa de votos:

Mesa 201 - Escola Municipal Primeira Igreja Batista - Rua Alcindo Bulhoes Paes, s/nº - Centro (próximo ao Supermercado Multimarket);

Mesa 202 - Centro Educacional Betel - Rua Professor Sampaio, 19 – Camarim;

Mesa 203 - Centro Educacional Geraldo de Almeida - Rua Eugênio Castanheiras, s/n° - Centro;

Mesa 204 - Ciep n° 396 Luiz Peixoto – Avenida Camilo Cristóvão, s/n° - Fanchem;

Mesa 205 - Ciep n° 341 - Sebastião Pereira Portes - Rua Santa Catarina, s/n°  - Santa Catarina;

Mesa 206 - Escola Municipal Prefeito Luiz Guimarães - Rua Tibiris, s/n° - Vila do Tinguá;

Mesa 207 - Ciep n° 355 - Roquete Pinto - Rua Doutor Pedro Jorge, s/n° - Paraíso (Em frente aos Canecos Country);

Mesa 208 - Escola Municipal Metodista - Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/n° - Vila Pacaembu (próximo ao Centro de Tratamento de Hipertensão e Diabetes – CETHID);

Mesa 209 - Ciep Belarmino Alfredo dos Santos - (Ciep do Glória) - Rua Edith Barbosa da Silva, s/n° - Glória.  

As lista com os locais de votação podem ser obtidas no site da Prefeitura: http://www.queimados.rj.gov.br/noticias_publicacao.asp?idArea=5&idn=1376

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Novas inaugurações na saúde

A inauguração da reforma da ESF – Estratégia de Saúde da Família do bairro Vila Americana foi transferida desta segunda, 29, para esta terça, 30, às 15h. A unidade recebeu reformas estruturais para oferecer mais conforto e segurança aos pacientes. Também nesta terca, a Secretaria municipal de Saúde vai inaugurar, às 17h, o seu Centro de Odontologia, na rua Marambi, s/n, bairro Fleshman, próximo ao Queimados F.C. ainda neste dia, a Secretaria irá fazer, às 13:30h, na Câmara Municipal, uma prestação de contas do 2º quadrimestre. Já a primeira clínica da família de Queimados no bairro São Jorge que estava marcada também para esta segunda, foi transferida para quarta, 15:30h. A Clínica irá abrigar dois pólos de ESF. A unidade será inaugurada com a presença do prefeito Max Lemos, várias autoridades locais e do Estado do Rio de Janeiro. O cronograma de obras da pasta conta com a construção de mais 12 unidades básicas de saúde e implantação de mais 13 ESF. Já estão em fase de acabamento às unidades básicas de saúde dos bairros Eldorado e Belmonte. Esta funcionará como uma policlínica.

Público cantou “Parabéns pra você” para o comediante que se emocionou


Texto: Dine Estela | fotos: Luiz Ambrosio, Simone Silva e Mundo da Imagem

Leandro Hassun foi saudado por um coro de mais de 4 mil vozes que cantou o tradicional “Parabéns para você”, o ator completou nova idade, na véspera do evento, emocionado retribuiu com um belo espetáculo de encerramento do  6º Festival de Teatro de Queimados no último sábado, 27, no Ginásio Municipal. Foram cerca de 2 horas de muitas gargalhadas. O ator chegou com mais de uma hora de antecedência, recebeu no camarim, o prefeito Max Lemos e a primeira dama Ana Paula, além dos fãs. No entanto, na hora do show, desceu do palco para atender uma fã que fez um poema para convencê-lo a fazer uma foto com ela. O evento foi considerado pelos atores acostumados a participar de festivais, como um dos maiores do gênero no Estado do Rio de Janeiro e o maior da Baixada.
Hassum fez um espetáculo intimista que deixou suas marcas, observou o secretário de cultura que foi reconhecido no posto de gasolina por ter sido o personagem principal das brincadeiras do humorista. “Na segunda pela manhã, ainda estava sendo reconhecido no posto de gasolina por conta do show do Leandro Hassum. Fui abastecer e a moça apontou: olha lá o Marcelo que o Leandro falou. Ele sacaneou de todas as maneiras, claro que com a minha autorização, mas valeu a pena ver as pessoas se divertindo. O festival foi um sucesso e estou muito feliz e já me preparando para a festa da cidade que é outro grande evento em Queimados,” descatou. (Lessa à direita da foto). 
O prefeito Max Lemos, também foi outro alvo preferido do ator que sempre procura alguém na plateia para tornar o show ainda mais intimista. “Ele começa o show de maneira tão sutil que você pensa que é uma conversa informal até perceber que está sendo sacaneado. O festival foi um marco na minha vida como político, me deu forças e certeza de que temos estrutura para alçar novos e mais altos vôos culturais na cidade”, observou.
Muitas crianças foram ao teatro pela primeira vez e ficaram encantadas, outras foram pela décima vez e ficaram tão encantadas quanto, e teve gente que foi  mais de 40 vezes e ficou extasiada com a intensidade do festival, foi o caso da família Cazé. “Este é o terceiro festival que presenciamos e o melhor também, só de poder economizar no mínimo R$ 160,00 num show como o do Leandro Hassum, já foi um presentão. Assistimos a todas as peças e gostamos muito desta oportunidade”, contou Gilberto.
“A pé ou de bicicleta.
Tudo vale a pena quando
 o evento é de qualidade”
           Leandro Santanna

De carro, moto, a pé ou de bicicleta, valeu de tudo para chegar ao teatro. Imagens de bicicletas estacionadas na porta do teatro revelaram que tudo vale à pena quando o evento é de qualidade, contou o diretor de teatro da Secretaria Municipal de Cultura, Leandro Santanna. “Fiquei emocionado em ver crianças entrando no teatro pela primeira vez admiradas com o cenário, as peças e pedindo para voltar. Outra cena que me marcou foi das bicicletas estacionadas na frente do teatro. O público está cada vez mais cativo das artes cênicas, isso é uma vitória para nós artistas”, observou Leandro que encenou a peça “Favela”, o segundo maior público do festival. 

Público cantou “Parabéns pra você” para o comediante que se emocionou


Texto: Dine Estela | fotos: Luiz Ambrosio, Simone Silva e Mundo da Imagem

Leandro Hassun foi saudado por um coro de mais de 4 mil vozes que cantou o tradicional “Parabéns para você”, o ator completou nova idade, na véspera do evento, emocionado retribuiu com um belo espetáculo de encerramento do  6º Festival de Teatro de Queimados no último sábado, 27, no Ginásio Municipal. Foram cerca de 2 horas de muitas gargalhadas. O ator chegou com mais de uma hora de antecedência, recebeu no camarim, o prefeito Max Lemos e a primeira dama Ana Paula, além dos fãs. No entanto, na hora do show, desceu do palco para atender uma fã que fez um poema para convencê-lo a fazer uma foto com ela. O evento foi considerado pelos atores acostumados a participar de festivais, como um dos maiores do gênero no Estado do Rio de Janeiro e o maior da Baixada.
Hassum fez um espetáculo intimista que deixou suas marcas, observou o secretário de cultura que foi reconhecido no posto de gasolina por ter sido o personagem principal das brincadeiras do humorista. “Na segunda pela manhã, ainda estava sendo reconhecido no posto de gasolina por conta do show do Leandro Hassum. Fui abastecer e a moça apontou: olha lá o Marcelo que o Leandro falou. Ele sacaneou de todas as maneiras, claro que com a minha autorização, mas valeu a pena ver as pessoas se divertindo. O festival foi um sucesso e estou muito feliz e já me preparando para a festa da cidade que é outro grande evento em Queimados,” descatou. (Lessa à direita da foto). 
O prefeito Max Lemos, também foi outro alvo preferido do ator que sempre procura alguém na plateia para tornar o show ainda mais intimista. “Ele começa o show de maneira tão sutil que você pensa que é uma conversa informal até perceber que está sendo sacaneado. O festival foi um marco na minha vida como político, me deu forças e certeza de que temos estrutura para alçar novos e mais altos vôos culturais na cidade”, observou.
Muitas crianças foram ao teatro pela primeira vez e ficaram encantadas, outras foram pela décima vez e ficaram tão encantadas quanto, e teve gente que foi  mais de 40 vezes e ficou extasiada com a intensidade do festival, foi o caso da família Cazé. “Este é o terceiro festival que presenciamos e o melhor também, só de poder economizar no mínimo R$ 160,00 num show como o do Leandro Hassum, já foi um presentão. Assistimos a todas as peças e gostamos muito desta oportunidade”, contou Gilberto.
“A pé ou de bicicleta.
Tudo vale a pena quando
 o evento é de qualidade”
           Leandro Santanna

De carro, moto, a pé ou de bicicleta, valeu de tudo para chegar ao teatro. Imagens de bicicletas estacionadas na porta do teatro revelaram que tudo vale à pena quando o evento é de qualidade, contou o diretor de teatro da Secretaria Municipal de Cultura, Leandro Santanna. “Fiquei emocionado em ver crianças entrando no teatro pela primeira vez admiradas com o cenário, as peças e pedindo para voltar. Outra cena que me marcou foi das bicicletas estacionadas na frente do teatro. O público está cada vez mais cativo das artes cênicas, isso é uma vitória para nós artistas”, observou Leandro que encenou a peça “Favela”, o segundo maior público do festival. 

Público cantou “Parabéns pra você” para o comediante que se emocionou


Texto: Dine Estela | fotos: Luiz Ambrosio, Simone Silva e Mundo da Imagem

Leandro Hassun foi saudado por um coro de mais de 4 mil vozes que cantou o tradicional “Parabéns para você”, o ator completou nova idade, na véspera do evento, emocionado retribuiu com um belo espetáculo de encerramento do  6º Festival de Teatro de Queimados no último sábado, 27, no Ginásio Municipal. Foram cerca de 2 horas de muitas gargalhadas. O ator chegou com mais de uma hora de antecedência, recebeu no camarim, o prefeito Max Lemos e a primeira dama Ana Paula, além dos fãs. No entanto, na hora do show, desceu do palco para atender uma fã que fez um poema para convencê-lo a fazer uma foto com ela. O evento foi considerado pelos atores acostumados a participar de festivais, como um dos maiores do gênero no Estado do Rio de Janeiro e o maior da Baixada.
Hassum fez um espetáculo intimista que deixou suas marcas, observou o secretário de cultura que foi reconhecido no posto de gasolina por ter sido o personagem principal das brincadeiras do humorista. “Na segunda pela manhã, ainda estava sendo reconhecido no posto de gasolina por conta do show do Leandro Hassum. Fui abastecer e a moça apontou: olha lá o Marcelo que o Leandro falou. Ele sacaneou de todas as maneiras, claro que com a minha autorização, mas valeu a pena ver as pessoas se divertindo. O festival foi um sucesso e estou muito feliz e já me preparando para a festa da cidade que é outro grande evento em Queimados,” descatou. (Lessa à direita da foto). 
O prefeito Max Lemos, também foi outro alvo preferido do ator que sempre procura alguém na plateia para tornar o show ainda mais intimista. “Ele começa o show de maneira tão sutil que você pensa que é uma conversa informal até perceber que está sendo sacaneado. O festival foi um marco na minha vida como político, me deu forças e certeza de que temos estrutura para alçar novos e mais altos vôos culturais na cidade”, observou.
Muitas crianças foram ao teatro pela primeira vez e ficaram encantadas, outras foram pela décima vez e ficaram tão encantadas quanto, e teve gente que foi  mais de 40 vezes e ficou extasiada com a intensidade do festival, foi o caso da família Cazé. “Este é o terceiro festival que presenciamos e o melhor também, só de poder economizar no mínimo R$ 160,00 num show como o do Leandro Hassum, já foi um presentão. Assistimos a todas as peças e gostamos muito desta oportunidade”, contou Gilberto.
“A pé ou de bicicleta.
Tudo vale a pena quando
 o evento é de qualidade”
           Leandro Santanna

De carro, moto, a pé ou de bicicleta, valeu de tudo para chegar ao teatro. Imagens de bicicletas estacionadas na porta do teatro revelaram que tudo vale à pena quando o evento é de qualidade, contou o diretor de teatro da Secretaria Municipal de Cultura, Leandro Santanna. “Fiquei emocionado em ver crianças entrando no teatro pela primeira vez admiradas com o cenário, as peças e pedindo para voltar. Outra cena que me marcou foi das bicicletas estacionadas na frente do teatro. O público está cada vez mais cativo das artes cênicas, isso é uma vitória para nós artistas”, observou Leandro que encenou a peça “Favela”, o segundo maior público do festival. 

Público cantou “Parabéns pra você” para o comediante que se emocionou


Texto: Dine Estela | fotos: Luiz Ambrosio, Simone Silva e Mundo da Imagem

Leandro Hassun foi saudado por um coro de mais de 4 mil vozes que cantou o tradicional “Parabéns para você”, o ator completou nova idade, na véspera do evento, emocionado retribuiu com um belo espetáculo de encerramento do  6º Festival de Teatro de Queimados no último sábado, 27, no Ginásio Municipal. Foram cerca de 2 horas de muitas gargalhadas. O ator chegou com mais de uma hora de antecedência, recebeu no camarim, o prefeito Max Lemos e a primeira dama Ana Paula, além dos fãs. No entanto, na hora do show, desceu do palco para atender uma fã que fez um poema para convencê-lo a fazer uma foto com ela. O evento foi considerado pelos atores acostumados a participar de festivais, como um dos maiores do gênero no Estado do Rio de Janeiro e o maior da Baixada.
Hassum fez um espetáculo intimista que deixou suas marcas, observou o secretário de cultura que foi reconhecido no posto de gasolina por ter sido o personagem principal das brincadeiras do humorista. “Na segunda pela manhã, ainda estava sendo reconhecido no posto de gasolina por conta do show do Leandro Hassum. Fui abastecer e a moça apontou: olha lá o Marcelo que o Leandro falou. Ele sacaneou de todas as maneiras, claro que com a minha autorização, mas valeu a pena ver as pessoas se divertindo. O festival foi um sucesso e estou muito feliz e já me preparando para a festa da cidade que é outro grande evento em Queimados,” descatou. (Lessa à direita da foto). 
O prefeito Max Lemos, também foi outro alvo preferido do ator que sempre procura alguém na plateia para tornar o show ainda mais intimista. “Ele começa o show de maneira tão sutil que você pensa que é uma conversa informal até perceber que está sendo sacaneado. O festival foi um marco na minha vida como político, me deu forças e certeza de que temos estrutura para alçar novos e mais altos vôos culturais na cidade”, observou.
Muitas crianças foram ao teatro pela primeira vez e ficaram encantadas, outras foram pela décima vez e ficaram tão encantadas quanto, e teve gente que foi  mais de 40 vezes e ficou extasiada com a intensidade do festival, foi o caso da família Cazé. “Este é o terceiro festival que presenciamos e o melhor também, só de poder economizar no mínimo R$ 160,00 num show como o do Leandro Hassum, já foi um presentão. Assistimos a todas as peças e gostamos muito desta oportunidade”, contou Gilberto.
“A pé ou de bicicleta.
Tudo vale a pena quando
 o evento é de qualidade”
           Leandro Santanna

De carro, moto, a pé ou de bicicleta, valeu de tudo para chegar ao teatro. Imagens de bicicletas estacionadas na porta do teatro revelaram que tudo vale à pena quando o evento é de qualidade, contou o diretor de teatro da Secretaria Municipal de Cultura, Leandro Santanna. “Fiquei emocionado em ver crianças entrando no teatro pela primeira vez admiradas com o cenário, as peças e pedindo para voltar. Outra cena que me marcou foi das bicicletas estacionadas na frente do teatro. O público está cada vez mais cativo das artes cênicas, isso é uma vitória para nós artistas”, observou Leandro que encenou a peça “Favela”, o segundo maior público do festival. 

Público cantou “Parabéns pra você” para o comediante que se emocionou


Texto: Dine Estela | fotos: Luiz Ambrosio, Simone Silva e Mundo da Imagem

Leandro Hassun foi saudado por um coro de mais de 4 mil vozes que cantou o tradicional “Parabéns para você”, o ator completou nova idade, na véspera do evento, emocionado retribuiu com um belo espetáculo de encerramento do  6º Festival de Teatro de Queimados no último sábado, 27, no Ginásio Municipal. Foram cerca de 2 horas de muitas gargalhadas. O ator chegou com mais de uma hora de antecedência, recebeu no camarim, o prefeito Max Lemos e a primeira dama Ana Paula, além dos fãs. No entanto, na hora do show, desceu do palco para atender uma fã que fez um poema para convencê-lo a fazer uma foto com ela. O evento foi considerado pelos atores acostumados a participar de festivais, como um dos maiores do gênero no Estado do Rio de Janeiro e o maior da Baixada.
Hassum fez um espetáculo intimista que deixou suas marcas, observou o secretário de cultura que foi reconhecido no posto de gasolina por ter sido o personagem principal das brincadeiras do humorista. “Na segunda pela manhã, ainda estava sendo reconhecido no posto de gasolina por conta do show do Leandro Hassum. Fui abastecer e a moça apontou: olha lá o Marcelo que o Leandro falou. Ele sacaneou de todas as maneiras, claro que com a minha autorização, mas valeu a pena ver as pessoas se divertindo. O festival foi um sucesso e estou muito feliz e já me preparando para a festa da cidade que é outro grande evento em Queimados,” descatou. (Lessa à direita da foto). 
O prefeito Max Lemos, também foi outro alvo preferido do ator que sempre procura alguém na plateia para tornar o show ainda mais intimista. “Ele começa o show de maneira tão sutil que você pensa que é uma conversa informal até perceber que está sendo sacaneado. O festival foi um marco na minha vida como político, me deu forças e certeza de que temos estrutura para alçar novos e mais altos vôos culturais na cidade”, observou.
Muitas crianças foram ao teatro pela primeira vez e ficaram encantadas, outras foram pela décima vez e ficaram tão encantadas quanto, e teve gente que foi  mais de 40 vezes e ficou extasiada com a intensidade do festival, foi o caso da família Cazé. “Este é o terceiro festival que presenciamos e o melhor também, só de poder economizar no mínimo R$ 160,00 num show como o do Leandro Hassum, já foi um presentão. Assistimos a todas as peças e gostamos muito desta oportunidade”, contou Gilberto.
“A pé ou de bicicleta.
Tudo vale a pena quando
 o evento é de qualidade”
           Leandro Santanna

De carro, moto, a pé ou de bicicleta, valeu de tudo para chegar ao teatro. Imagens de bicicletas estacionadas na porta do teatro revelaram que tudo vale à pena quando o evento é de qualidade, contou o diretor de teatro da Secretaria Municipal de Cultura, Leandro Santanna. “Fiquei emocionado em ver crianças entrando no teatro pela primeira vez admiradas com o cenário, as peças e pedindo para voltar. Outra cena que me marcou foi das bicicletas estacionadas na frente do teatro. O público está cada vez mais cativo das artes cênicas, isso é uma vitória para nós artistas”, observou Leandro que encenou a peça “Favela”, o segundo maior público do festival. 

Queimados comemora o dia do surdo

 Texto: Joyce Pessanha | Fotos: Luiz Ambrósio

O único Centro de Interpretação de Libras do estado está instalado no município 

Através de uma Lei Federal o dia 26 de setembro foi instituído nacionalmente como o dia do surdo. A data lembra a luta para difundir a linguagem do público e a necessidade de avanço nas conquistas para os deficientes auditivos. Para comemorar a data e incentivar a disseminação das políticas públicas  voltadas à essas pessoas que somam mais de 50 mil em toda a região metropolitana do Rio de Janeiro, o Centro de Interprete de Libras, CIL, instalado em Queimados, realizou uma cerimônia em sua sede, na Secretaria de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania (SEMDHEPROC) em Queimados,  distribuiu cerca de mil fitas azuis, que é a marca do movimento, e reuniu surdos para uma programação totalmente voltada às suas necessidades. 

O secretário de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania de Queimados, José Ribamar Dadinho, explicou que o único instrumento para as políticas voltadas a esse público foi implantado em Queimados para auxiliar toda a região metropolitana. “Temos cerca de 50 mil surdos em toda a Baixada Fluminense e Queimados conquistou o único CIL do estado por ser o município que oferecia as melhores condições. E tenho a honra de ter o instrumento instalado em nossa secretaria, que tem o objetivo de atender as pessoas que mais precisam e dar todo o suporte necessário a eles. Conquistamos também o CEAM, que atende às mulheres em situação de vulnerabilidade, o centro LGBT, que será inaugurado em breve, e o Centro Dia, que será a primeira casa de passagem para deficientes do Brasil que começará a ser construído em breve. Fico feliz de participar de um governo que está mudando a história de Queimados, que cuida, não só do estrutural mas também do cuidado com as pessoas, especialmente aqueles que mais precisam”, destacou.

A coordenadora do CIL, Graciete Telles, explicou como funciona o centro  e como os interessados podem procurar a ajuda. “O CIL funciona de segunda a sexta na sede da  SEMDHEPROC das 9h às 17h para atender todos os surdos da região, para acompanhamento em espaços públicos em que eles precisem de interpretação de libras, contamos, inclusive com um automóvel para o transporte até esses locais. Já realizamos mais de 700 atendimentos, e eles acontecem desde entrevistas de emprego a audiências públicas. Todos os que precisarem desse atendimento podem nos procurar e agendar o serviço”, elucidou.

Quem foi beneficiado pelo programa e fez questão de comparecer na programação foi a moradora de Queimados Rosemary Ferraz, surda, que precisava de um atendimento médico mas tinha dificuldades em ir até o serviço, como explica seu irmão Manoel Ferraz. “Precisávamos muito de um atendimento médico, mas eu não conseguia estar presente para acompanhá-la. A coordenadora do CIL nos ajudou até a conseguir a consulta e a Rose pôde ser atendida. Todos que precisarem devem procurar o centro, nós agradecemos muito ao governo do estado e ao prefeito Max Lemos por ter vencido as burocracias para que pudéssemos ter essa ajuda aqui, pertinho de nós”, contou.

Estiveram presentes no evento o secretários da Terceira Idade, José Alves de Carvalho, o Dequinha, e a coordenadora da Pessoa com Deficiência, Sirlene Marquiori, entre outros. O CIL funciona de forma presencial ou virtual, através de webcam via skype, email e facebook, de segunda a sexta na sede da Secretaria de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania de Queimados que fica à Rua Otília, nº 1495, próximo ao Fórum municipal, telefone 3699-3461. O endereço dos emails para contato com o CIL são cilqueimados@gmail.com e cilrjqueimados@gmail.com. No skype o nome de usuário é cilqueimados e no facebook pode ser encontrado pelo nome “Centro de Intérprete de Libras”.

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Texto: Dine Estela | Fotos: Divulgação

O 6º Festival de teatro de Queimados orgulhosamente apresenta em seu último dia de atividades, uma programação com brincadeiras, palhaçadas e muitas gargalhadas para ficar na memória do público, neste sábado, 27. O último dia será de atividades circenses, através do espetáculo do grupo Tremelicando no bloco B do condomínio habitacional do bairro Valdariosa, às 11h e à noite, fechando com chave de ouro, o stand up – Lente de Aumento de Leandro Harrum, às 20h no Ginásio Municipal, Av. Marinho Hemetério de Oliveira, s/n, Vila Pacaembu, atrás do teatro municipal.  

Tremelicando é um espetáculo de circo-teatro de rua estrelado pelos palhaços Corrupto e Café Pequeno, que apresentam um roteiro de números excêntricos musicais, onde objetos comuns como bombas de bicicleta, sinos, latas, moedas, buzinas e guizos são transformados em instrumentos musicais inusitados, resgatados através de uma pesquisa sobre a vida e obra dos palhaços Treme-Treme e Corrupta. A figura tradicional do homem dos sete instrumentos, artista que toca vários instrumentos simultaneamente, é trazida ao picadeiro através dos atores. Local: bloco B do condomínio habitacional do bairro Valdariosa, às 11h

Lente de Aumento lança um olhar curioso sobre as pequenas coisas da vida identificando situações do dia-a-dia que geralmente passam despercebidas. Esta  é a matéria prima para que Leandro Hassum cative o público e chegue ao seu produto final: Risadas! Envolvente, carismático e com a sua reconhecida capacidade de improvisação, Leandro Hassum interage em vários momentos com a plateia convidando todos a refletir sobre como pode ser ilógico aquilo a que chamamos de cotidiano. Mais de três mil ingressos foram distribuídos para este espetáculo. Local: Ginásio Municipal, Av. Marinho Hemetério de Oliveira, s/n, Vila Pacaembu, atrás do teatro municipal, às 20h.

Sexta de muito romantismo
A última sexta de festival começou a esquentar com o calor do casal nordestino, Zu e Mulato, que divertiu e encantou através de uma verdadeira comédia romântica cordelista os alunos do ensino fundamental na manhã desta sexta, 26, no teatro municipal de Queimados, seguido do humor da peça Novelas que apresentou um olhar divertido sobre o melodrama e folhetins que há em toda novela, abrindo o final de semana.

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Sentimento azul invade Queimados

Texto: Joyce Pessanha | Foto: Luiz Ambrósio

Funcionárias do Centro de Interpretação de Libras

Centro de Interpretação de Libras realiza ação de conscientização ao dia do surdo

Em alusão ao dia em que foi fundada a primeira escola de surdos no Brasil, conhecido hoje como Instituto Nacional de Educação dos Surdos (INES), o dia 26 de setembro se tornou o dia da luta contra o preconceito e pela igualdade de direitos denominada como “sentimento azul”. Para comemorar este dia, o Centro de Interpretação de Libras, o CIL, está convocando todas as pessoas a usarem uma fita azul na próxima sexta para lembrar a luta e incentivar as políticas públicas voltadas para os deficientes auditivos. O CIL já distribuiu a fita para mais de 800 pessoas em diversos municípios da Baixada e realizará uma comemoração na sua sede, na Rua Otília, nº 1495, próximo ao Fórum municipal, a partis das 14h desta sexta (26). 

Estar usando azul neste dia remete à todos estarem com algo que os torna iguais, no mesmo patamar de uniformidade, representando assim a luta dos surdos de tornarem a sua linguagem e cultura como uma prática reconhecida e não uma exceção. O dia do surdo é comemorado mundialmente no dia 30 de setembro e nacionalmente no dia 26, que remete ao dia em que no Brasil foi inaugurado uma escola especifica para surdos que existe até os dias atuais como o INES que oferece ensino básico e fundamental de qualidade para os surdos.

Para a coordenadora da Pessoa com Deficiência de Queimados, Sirlene Marquiori, o trabalho do público no município vem crescendo cada vez mais. “O surdo e todas as pessoas com deficiência tem em Queimados programas e serviços específicos na Secretaria de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania como encaminhamento de empregos para vagas específicas para pessoas com deficiência, habilitação gratuita, cadastro para o minha casa, minha vida e passe livre para o transporte municipal, intermunicipal e interestadual. Nosso principal objetivo é avançar na luta do público surdo de levar a sua linguagem, a linguagem de sinais, a ser ensinada nas escolas e nos espaços públicos para que o deficiente auditivo possa ter liberdade e acesso a qualquer espaço e no nosso município, estamos trabalhando para que esse objetivo esteja próximo de se realizar”, destacou.

O secretário de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania de Queimados, José Ribamar Dadinho, o município cresce estruturalmente e na garantia dos direitos humanos. “Queimados é a terceira cidade do Brasil a receber o CIL e a primeira do Estado para atender aos mais de 50 mil surdos que residem em toda a região metropolitana. Estamos recebendo equipamentos do estado e nos tornando uma cidade que atende à mulher que sofre violência doméstica com o CIAM, vamos inaugurar um centro que atenderá ao público LGBT e uma casa de passagem para o atendimento da pessoa com deficiência, além dos serviços que já estão funcionando na nossa secretaria, isso demonstra uma cidade comprometida em crescer fisicamente e no empoderamento dos diretos humanos para os cidadãos”, concluiu.      

Queimados sedia V Encontro de Kung Fu, Tai Chi Chuan e Lian Gong

Texto: Joyce Pessanha | Fotos: Luiz Ambrósio

Foto arquivo do evento em 2013

O evento vai reunir mais de 100 alunos de arte marcial

Como parte das comemorações da semana estadual de incentivo à prática de Kung Fu, Tai Chi Chuan e Lian Gong, Queimados irá sediar o V Encontro de Kung Fu, Tai Chi Chuan e Lian Gong no próximo domingo, 28 de setembro, a partir das 9h na Praça dos Eucaliptos. O evento vai encerrar as atividades que terão ações em Nova Iguaçu e Nilópolis e irá reunir 30 escolas de Kung Fu da Baixada e mais de 100 alunos para apresentações e um aulão de ginástica terapêutica chinesa, além de oferecer os serviços de verificação de pressão, calculo de índice de massa corpórea e índice glicêmico. A programação é uma realização da Secretaria Municipal da Terceira Idade e da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e é aberto ao público.

A semana estadual virou projeto de lei (Nº 2115/2013) para se tornar parte do calendário fixo do Rio de Janeiro com o objetivo de divulgar, disseminar e convocar apoio a arte terapêutica. Serão apresentados as modalidades Wushu, Tai Chi Chuan, Taolu Tradicional, Taolu Livre, Taolu moderno e Duilan. Já estão confirmados a presença das escolas Associação Iguaçuana Dragão de Kung Fu e Tai chi chuan, Instituto oriente-se Escola de Wing Chun, ACK Associação Cristã de Kung fu, Grupo social integral Professor Amorim, Clube da terceira idade de Nova Iguaçu, Associação Kung fu Shao Lin Norte Kung fu e Associação Kung fu Gonçalense. O evento receberá grandes mestres, professores e ativistas da arte, como, Mestre Pessanha, Mestre Cremildo, Professor Tiago Moraes e Professor Amorim.

Organizadores do evento Professor Amorim, de Queimados,Mestre Cremildo, de Nova Iguaçu e Professor Tiago, de Nova Iguaçu
Um dos organizadores do evento, o subsecretario da Terceira Idade de Queimados e Professor Amorim, destaca a importância para a prática da arte marcial, o incentivo ter se tornado lei. “Lutamos muito para tornar o incentivo em lei e a partir de agora temos esse respaldo que organiza e dá a segurança para a prática no estado. Agora, podemos levar essa arte que faz bem ao corpo, alma e espírito à todos os lugares, difundindo a arte em todo o estado e beneficiando mais pessoas. No domingo será muito especial para todos aqueles que quiserem conferir como funciona a arte marcial. Também será possível participar do aulão, que dará a chance para a população experimentar um pouco da prática”, convidou.

Segundo o secretário de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Monteiro, o evento vem confirmar a disposição do município em apoiar todas as práticas esportivas. “É obrigação do município estar atrelado à todas as praticas esportivas e fazemos questão de organizar toda a estrutura para receber eventos como este. No domingo, não será diferente, à população poderá conferir esta milenar arte chinesa com toda a estrutura possível que contará com o apoio das secretarias de Saúde, Defesa Civil, da Ordem Pública, Educação, Cultura e o 24º Batalhão. Tudo para tornar a experiência esportiva, além de agradável, segura”, declarou Monteiro que ainda destacou o crescimento do município, não somente estrutural quanto no cuidado com a população.

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Animação “Rio 2” terá exibição gratuita nesta quinta (25) para 300 espectadores

Projeto CineSesc é itinerante leva o cinema às comunidades

Filme, pipoca e o melhor: tudo grauito. Essa é a boa desta quarta-feira, dia 25, para quem quer pegar uma sessão de cinema sem coçar o bolso. O projeto CineSesc, em parceria com a Prefeitura de Queimados, vai apresentar a animação "Rio 2", dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha. O filme será exibido em uma única sessão, às 19h, na Vila Olímpica do município (Avenida Maracanã, s/n° - Vila Pacaembú), anexo ao Centro de Esporte e Lazer para Terceira Idade (CELTI). A entrada é franca e terá limite para 300 espectadores.      
As aventuras da arara-azul Blu e de sua companheira Jade voltam com força total só que dessa vez com seus filhotes Carla, Bia e Tiago. Por acaso, eles encontram a pena de uma ararinha azul, o que pode significar que Blu e sua família não sejam os últimos da espécie. Então, resolvem partir para a floresta amazônica atrás de seus possíveis pais sem imaginar que, logo ao chegar, encontrarão um velho inimigo: Nigel.   

Para a diretora técnica da Secretaria, Amanda Luiza, a intenção é levar o cinema às pessoas que não têm ou não tiveram a oportunidade de entrar em uma sala de cinema. “Queremos proporcionar lazer e entretenimento gratuitos a pessoas que não tem o costume de ir ao cinema. Será uma experiência incrível, além da classificação do filme ser livre. É uma animação voltada pata os todos os públicos como crianças, adultos e até idosos”, comentou. 

Autoridades alertam: Segunda dose é tão importante quanto a primeira

Em Queimados a baixa procura da vacina contra o HPV preocupa

Texto: Dine Estela | Fotos: Luiz Ambrosio
A segunda dose da vacina contra o HPV começou a ser aplicada este mês em todo país e a meta é atingir todas as meninas que ganharam a primeira dose há seis meses. No entanto, a baixa procura tem preocupado as autoridades sanitárias de Queimados. A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade. No Brasil, a estimativa para 2014 é que sejam registrados 15.590 novos casos de câncer de colo de útero. Segundo dados do Ministério da Saúde, a doença matou 5.160 mulheres em 2011.


Depois da primeira dose há seis meses, estas adolescentes deveriam ter voltado ao posto para receber a segunda dose de reforço agora em setembro, algo que não vem acontecendo, alerta a secretária municipal de saúde, Dr.ª Fátima Cristina. “Fizemos uma campanha na abertura da vacinação, mas estas meninas não estão voltando para receber a segunda dose, o que está nos preocupando, porque se não tomarem esta dose, todo o trabalho de seis meses atrás, irá por água abaixo. É muito importante também levar o comprovante da primeira vacinação para fins de registro e acompanhamento, já que estaremos realizando um trabalho de busca ativa destas meninas”, destacou a secretária. Na primeira fase da campanha foram vacinadas  3.700 meninas. A meta é chegar  4 mil na segunda dose. 

A diretora de imunização da prefeitura de Queimados, Ana Mascarenhas, alerta sobre a importância da vacina. “Está é uma das doenças que mais matam mulheres no Brasil, abaixo apenas do câncer de mama. Não podemos deixar que estas meninas percam a oportunidade de serem protegidas”, destacou Ana. Ainda segundo Ana, a divulgação, em rede nacional de televisão, de reação à vacina contra o HPV (papilomavírus humano que provoca câncer de útero) por três meninas da mesma sala de aula na cidade de Bertioga (São Paulo) pode estar provocando resistência por adolescentes em todo país.

Em nota assinada pela coordenadora geral do Programa Nacional de Imunização, Carla Magda Domingues, o fenômeno já foi observado em aplicações com outras vacinas injetáveis e nesse momento a hipótese diagnósticada tem associação com a ansiedade de receber uma injeção (reação de ansiedade após vacinação). “Na mesma cidade, aplicamos mais de 10 mil doses na primeira fase da campanha, sem registrar qualquer problema”, disse Maria Goreti Cardoso.


Mesmo quem não tomou a primeira dose, deve se vacinar

O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Ele também pode ser transmitido da mãe para o filho no momento do parto. Meninas de 11 a 13 anos devem tomar a segunda dose da vacina contra o HPV em qualquer unidade básica de saúde de Queimados. Mesmo quem não tomou a primeira dose, também poderá tomar a primeira dose e fazer o reforço em seis meses e depois de cinco anos.

O que é o HPV e quais as suas características

O HPV é um condiloma acuminado, conhecido também como verruga genital, crista de galo, figueira ou cavalo de crista, é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pelo Papilomavírus humano (HPV). Atualmente, existem mais de 100 tipos de HPV - alguns deles podendo causar câncer, principalmente no colo do útero e do ânus. Entretanto, a infecção pelo HPV é muito comum e nem sempre resulta em câncer. O exame de prevenção do câncer ginecológico, o Papanicolau, pode detectar alterações precoces no colo do útero e deve ser feito rotineiramente por todas as mulheres.

6º Festival de Teatro de Queimados entra em sua reta final com mais 8 espetáculos

Texto: Dine Estela | fotos: Luiz Ambrosio

O 6º Festival de Teatro de Queimados, em sua última semana e um público de cerca de 10 mil expectadores até o momento, apresenta mais oito espetáculos gratuitos para todas as idades até sábado, 27. A quarta-feira, 24, começou com a história Yuri, um menino que vive no campo e com a ajuda de uma turma de extravagantes personagens tenta salvar a natureza. SOS Terra foi apresentada às 9h. Às 15h foi a vez dos Contos e Causos da Pedra do Sal levarem o público a discutir política regional, nacional e internacional, evidenciando a importância do Protagonismo afrodescendente na história do Brasil. O dia termina com a peça Sob o signo de Vênus, um espetáculo teatral que culminou em diversas plataformas artísticas, cujo objetivo principal foi pensar, discutir e valorizar os aspectos sociais, políticos, artísticos e filosóficos da figura feminina no mundo. Todos apresentados no Teatro Municipal de Queimados.
A presença maciça dos estudantes é comemorada pelo secretário de cultura, Marcelo Lessa. “Fechamos uma parceria muito boa com a Secretaria Municipal de Educação e estamos conseguindo trazer os estudantes para dentro do teatro todos os dias. Essa formação cultural é de suma importância para o aprendizado dos nossos alunos. Aqui eles aprendem sobre tudo, se divertindo”, destacou Lessa. Também têm assistido aos espetáculos; crianças assistidas pelos Centros de Referência em Assistência Social (CREAS), Projeto Circo Baixada, idosos, além das escolas de outros municípios.

Know-how que Rejane dos Santos, coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação do município de Japeri foi buscar no 6º Festival de Cultura de Queimados. “Achei todas a peças muito didáticas e divertidas, estou aqui adquirindo conhecimento para levar para a minha cidade. Assim fica muito mais fácil ensinar e aprender”, destacou.
Com casa cheia e visitantes de várias partes da Baixada, até mesmo os espetáculos infantis contaram com adultos bem empolgados. “Adorei todos os espetáculos que assisti inclusive os infantis. Estou aproveitando a minha licença médica para dar uma relaxada nos intervalos das consultas e sorrir um pouco”, contou a professora de história da Escola Municipal Leopoldo Machado, Edna Souza, moradora do Centro de Queimados.

 |Últimos dias de Festival
Quinta - 25/09
Peça: Pingo e Gota – O amor através das águas
Pingo e Gota são perdidamente apaixonados um pelo outro, mas ás suas famílias não se dão muito bem, S.r. Hidrogênio e Sra. Oxigênio vivem em constante desentendimento,  Petrolino o Mensageiro do Reino das águas Cristalinas, tenta casar com Gota e destruir toda a água do planeta, Mas a Deusa H2O o desmascara e mostra a todos a importância da água para o ser humano. Este espetáculo traz a mensagem de conscientização, numa didática bastante divertida.
Grupo: Fanfarra Produções
Classificação: livre
Horário: 9h e 15h
Local: Teatro Metodista (Av. Marinho Hemetério de Oliveira, SN, Centro, Queimados)

Quinta - 25/09
Peça: Construção
A peça se passa em um local e tempo não definidos, narra o cotidiano de pessoas da classe baixa, onde a luta pela sobrevivência traz conflitos no lar. Algumas dessas pessoas conseguem um emprego em uma construtora recém chegada no local. Surge uma esperança de dias melhores. Chico, personagem central, é o Carpinteiro que vive isolado em seu “mundo” com uma garrafa de bebida e ouve vozes. Porém Chico percebe que a mais valia é muito intensa dentro desse universo de trabalho, existe no local uma ditadura imposta, e Chico, trava uma luta contra essa ditadura. Chico descobre uma fraude, na tentativa de avisar aos colegas de trabalho é tido como louco e alcoólatra; é torturado e morto.
Grupo: Cia Atores da Fábrica
Classificação: 14 anos
Horário: 20h
Local: Teatro Metodista (Av. Marinho Hemetério de Oliveira, SN, Centro, Queimados)

Sexta - 26/09
Peça: Zu e Mulato
Zuzu e Mulato são um casal de namorados do nordeste do Brasil. Apaixonados e entregues, o casal protagoniza um texto leve e dinâmico que através da linguagem fala de amor, interpretação, casamento, sexo e gramática. Zu e Mulato – A Gramática do Amor nos leva ao universo imaginado dos apaixonados, trazendo o olhar romântico e desajeitado do amor calouro. O amor e o calor das personagens Zu e Mulato, diverte e encanta em uma verdadeira comédia romântica cordelista.
Grupo: Trupequin
Classificação: 12 anos
Horário: 9 e 15h
Local: Teatro Metodista (Av. Marinho Hemetério de Oliveira, SN, Centro, Queimados)

Sexta - 26/09
Peça: Novelas
Concentra, em 1 hora e meia de humor e música, reviravoltas e peripécias que caberiam nos 180 capítulos de uma épica telenovela brasileira. A trama se desenvolve através de 15 temas musicais inesquecíveis de todas as décadas, cantados e tocados ao vivo. Com um olhar divertido sobre a essência de melodrama e folhetim que há em toda novela, o musical narra a saga de uma “Helena”, jovem acusada de matar o próprio pai. Injustiçada, foge para a Índia e volta, anos depois, para um acerto de contas
Grupo: As sadomasoquistas
Classificação: 12 anos
Horário: 20h
Local: Teatro Metodista (Av. Marinho Hemetério de Oliveira, SN, Centro, Queimados)

Sábado - 27/09
Peça: Tremelicando
Um espetáculo de circo-teatro de rua estrelado pelos palhaços Currupita e Café Pequeno, que apresentam um roteiro de números excêntricos musicais, onde objetos comuns como bombas de bicicleta, sinos, latas, moedas, buzinas e guizos são transformados em instrumentos musicais inusitados, resgatados através de uma pesquisa sobre a vida e obra dos palhaços Treme-Treme e Corrupita. A figura tradicional do homem dos sete instrumentos, artista que toca vários instrumentos simultaneamente, é trazida ao picadeiro através dos atores.
Grupo: Oficina
Classificação: livre
Horário: 11h
Local: Entrada do condomínio do bairro Valdariosa (Local sem confirmação)

Sábado - 27/09
Peça: Lente de Aumento
Lança um olhar curioso sobre as pequenas coisas da vida que estão à nossa volta e que nunca tivemos oportunidade ou paciência para analisar. A identificação do público com as situações do dia-a-dia é a matéria prima para que Leandro Hassum cative o público e chegue ao seu produto final: Risadas!
Envolvente, carismático e com a sua reconhecida capacidade de improvisação, Leandro Hassum interage em vários momentos com a plateia convidando todos a refletir sobre como pode ser ilógico aquilo a que chamamos de cotidiano. Lente de Aumento dura aproximadamente 45 minutos. LENTE DE AUMENTO tem o formato de stand-up comedy, onde Leandro Hassum com uma mesa e um microfone são os ingredientes principais para levar o público ao riso.
Grupo: Leandro Hassum
Classificação: 16 anos
Horário: 19h
Local: Ginásio da Escola Municipal Metodista (Av. Marinho Hemetério de Oliveira, SN, Centro, Queimados)

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Plano de Contingência vai reduzir riscos de desastres por chuvas

Agentes da Secretaria Municipal de Defesa Civil de Queimados participaram nesta terça-feira, dia 23, da 3ª reunião do Plano de Contingências (Plancon) para prevenção e redução de riscos contra desastres, no 4º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), em Nova Iguaçu. A reunião teve o objetivo de orientar os agentes e auxiliar na finalização do plano de ação e de prevenção dos 13 municípios da Regional de Defesa Civil (REDEC) da Baixada Fluminense. As medidas irão servir para atuar nos casos de desastres relacionados às chuvas fortes e prolongadas. Definir pontos da cidade que são suscetíveis a enchentes e deslizamentos, criar Grupos de Ações Coordenadas (GRACs) para atuar em casos de crise, mobilizar recursos operacionais para estabelecer pontos de apoio para atendimento da população nestas situações foram alguns dos assuntos abordados durante a reunião.

Em parceria com o Governo do Estado, as ações são baseadas no último Mapa de Ameaças Naturais que define os cincos principais riscos dos 92 dos municípios do Estado do Rio. Atualmente, o Plancon do município de Queimados conta com 10 sirenes de alertas espalhadas em processo final de instalação, com previsão de funcionamento para outubro deste ano. Elas ficarão em pontos considerados críticos como os Morros da Torre, Cruzeiro, Caixa D’água, da Paz, Azul, São Simão e nos bairros Santa Rosa, Fleissman e Vale Ouro. O sistema de alerta engloba o envio de SMS aos agentes de controle quando são detectadas elevações dos níveis pluviométricos e acionam as sirenes para sinalizar os moradores que vivem em locais com riscos de deslizamentos e alagamentos. Semanalmente a Defesa Civil da cidade colhe os dados do Centro Nacional de Monitoramento de Alertas de Chuvas (Cemadem) e do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) para realizar as previsões.

De acordo com a Defesa Civil de Queimados, a cidade possui 23 pontos de alagamentos e nove possíveis pontos de deslizamentos. Para o chefe de atendimento às emergências do município, André Faria, os pontos foram identificados no último levantamento da secretaria e, para que não ocorram possíveis desastres naturais na cidade, estão em fase de conclusão do plano de contingências. “Os pontos mais comuns são os alagamentos. Já os deslizamentos são poucos e não oferecem tantos riscos assim. O plano de contingências serve para amenizar possíveis desastres e fazer com que possamos nos antecipar em casos de crise. Ele engloba desde nossos sistemas de alertas por sirene que é acionado quando há um alto índice pluviométrico, à definição de pontos de apoio para famílias que sejam atingidas pelas chuvas até a mobilização operacional de agentes e viaturas”, explicou.

Os Planos de cada município serão entregues, no dia 13 de novembro, às secretarias de Estado e Nacional de Proteção e Defesa Civil. Antes, os planos de ações vão passar por uma avaliação técnica no dia de 23 de outubro, na Escola de Defesa Civil do Estado – ESDEC. Com as informações em mãos, a Defesa Civil do Estado vai estabelecer diretrizes e ações que podem agilizar a operação para reduzir os riscos de desastres.