terça-feira, 30 de junho de 2015

Feira da Roça ganha mais um dia

                            Feira no centro de Queimados passa a funcionar às terças e quintas

Atendendo a pedidos, a Feira da Roça vai ter mais um dia de funcionamento. A iniciativa de comercialização de alimentos saudáveis e orgânicos, que acontece todas as quintas-feiras e já caiu no gosto popular, passa agora a funcionar também às terças. A medida foi impulsionada pela Prefeitura de Queimados por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Agricultura (SEDRAG) para atender anseios apresentados pela população e pelos produtores rurais do município, que fazem parte da Associação da Feira da Roça de Queimados (AFERQ). Os moradores mostram o apreço por produtos agroecológicos oriundos de técnicas autossustentáveis de plantio, cultivo e comercialização através da agricultura familiar acabando com os estoques logo cedo. A feira é montada na Rua Elói Teixeira junto à rampa de acesso da estação ferroviária, das 6h às 12h.

Os produtores rurais do município recebem capacitação, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio), assessoria técnica e ajuda para comercialização e escoamento de suas produções pela SEDRAG. De acordo com o assessor técnico da secretaria, Paulo Cesar Soares, existe ainda a intenção de levar a feira para outros lugares do município em outros dias da semana. “A produção é diária e a população já acostumou, existe demanda para mais vendas”, destacou. O secretário municipal de Agricultura, Wilson Sampaio Filho, acrescentou que a SEDRAG promove um trabalho integral em todas as regiões rurais do município. “Todas essas medidas consistem em políticas multidisciplinares de desenvolvimento rural”, expôs.

Quem gostou da nova programação foi a cozinheira Carmem Colodete, que comprava mel e hortaliças pela manhã. “Achei muito bom, a gente tinha que chegar aqui cedo, senão já não tinha mais nada. O povo gosta da feira, compra tudo, limpa as barracas. Ter outro dia só vai ajudar”, disse. O vice-presidente do conselho e coordenador geral da AFERQ, Claudino Nicolau – o Dininho também comemora. “Mais um dia é importantíssimo, porque nós sabemos produzir e conseguimos produzir bastante, assim não há desperdício de produção”, afirma. De acordo com o chefe de gabinete da secretaria, Oseas Tiago, a feira acaba dando mais visibilidade ao trabalho dos produtores e, com isso, eles recebem até convites de condomínios para exposição. “Atualmente cerca de 30 agricultores fazem parte da associação e não faltam convites para expor, até em espaços fora da cidade, como nas sedes do INTO e do Ministério da Saúde”, destaca.

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Queimados reinaugura mais uma escola da rede municipal

Texto: Bruno Anacleto | Fotos: Luiz Ambrósio

Unidade Luiz de Camões foi ampliada para atender até 420 alunos

Os moradores do bairro Luiz de Camões, em Queimados, na Baixada Fluminense, tem motivos para comemorar. É que nesta segunda-feira, dia 29, a Escola Municipal Luiz de Camões foi reinaugurada pelo prefeito Max Lemos. As obras de reforma com mais de R$ 1 milhão de investimento –verba oriunda do Fundo Nacional de Ensino Básico (Fundeb) e Salário Escola –, a unidade passou de três para sete salas de aula aumentando sua capacidade de 200 para até 420 alunos, uma sala de informática e uma sala de leitura com acervo de quase 1 mil livros didáticos. A nova sala de leitura recebeu o nome da ex-diretora da escola, Vanda Gonçalves Faria Pereira, que administrou a Luiz de Camões por 21 anos e faleceu em 2011. Familiares de três gerações da professora foram homenageados na ocasião. 

O prefeito Max Lemos, falou sobre a reinauguração da escola e os avanços na região com obras. “As obras de reforma foram necessárias para manter as aulas em dia, porque a escola não tinha condições estruturais. Ela não passava por manutenção há 15 anos. Fizemos um trabalho de recuperação de toda rede municipal. É com a melhoria da educação e com boas condições de ensino que podemos formar nossos futuros cidadãos”, adiantou. Já a secretária municipal de Educação, Miriam Motta, o ensino vai continuar em alto nível. “Já reformamos 26 escolas e cinco delas estão em andamento. Muitas não recebiam reformas há anos. Isso é um avanço na área da educação, que valoriza toda a equipe pedagógica envolvida e os próprios alunos. Nosso maior objetivo é sempre prestar um ensino de qualidade e com conforto”, disse.

O secretário municipal de Fazenda, Carlos Vilela, se emocionou ao relembrar o estado crítico que a escola se encontrava quando estava temporariamente respondendo pela pasta da Educação. “Em uma reunião com a diretora da escola pude ver de perto o estado lamentável em que unidade estava. E, hoje, ao chegar aqui e me deparar com essa nova escola me deixou muito emocionado”, contou. Para a diretora da unidade, Adriana do Carmo Felipe, a reforma será importante para auto-estima dos alunos e dos seus responsáveis que em sua maioria são moradores do bairro. “Não foi fácil manter as aulas mesmo com as obras em andamento. Adaptamos as aulas ao máximo para não prejudicar o ano letivo dos alunos”, contou Adriana, que trabalha desde 2007 como pedagoga e, em, 2010 assumiu a direção da unidade.
                  
Escola é destaque no IDEB  

A Escola Municipal Luiz de Camões, que atende da educação infantil até o sexto ano do ensino fundamental, possui a maior nota no Índice de Desenvolvimento de Ensino Básico (IDEB) da rede municipal duas vezes consecutivas, sendo nos anos de 2011 e 2013. Os banheiros da unidade foram totalmente adaptados para pessoas com deficiência física e o acesso a quadra poliesportiva conta com uma rampa com pisos táteis para fornecer auxílio na locomoção de deficientes visuais. Estiveram presentes no evento o presidente da Câmara Municipal, vereadores e secretariados do governo municipal.   

Queimados libera pagamento nesta terça (30)

Texto: Joyce Pessanha |

Em tempos de crise econômica nacional, a Prefeitura de Queimados continua não sendo atingido pela má fase financeira. Nesta terça (30) será depositado os honorários dos mais de 3.500 servidores do órgão referentes ao mês de junho. A ação é possível diante da organização administrativa e fazendária que prioriza manter em dia seus compromissos financeiros, principalmente com seus colaboradores. Os salários em dia são uma marca da atual administração que mantém o pagamento sempre antes da virada do mês, possibilitando ao servidor manter em dia seus compromissos financeiros.

Segundo o secretário da Fazenda, Carlos Vilela, a ação é possível graças a um planejamento da atual gestão. “Nosso prefeito, Max Lemos, é um mandatário precavido que leva a administração da nossa cidade de forma impecável. Indo na contramão da crise, nossos servidores têm a tranqüilidade de se planejar financeiramente e manter suas dívidas em dia” destacou.

A secretária de Administração, Andreia Regylaine, comenta que a ação faz parte da política de compromisso com o servidor. “É cultura deste governo e determinação do nosso prefeito Max Lemos o compromisso e o respeito com o servidor público que é a engrenagem principal para mover esta máquina tão complexa que é  administração pública.  Mesmo com as crises que assolam nosso país,  esta gestão tem incansavelmente buscado soluções, estratégias e recursos para não sermos atingidos, priorizando o pagamento dos servidores” pontuou. 

Anitta e Nando Reis esquentam Queimados


Texto: Joyce Pessanha | Fotos: Luiz Ambrósio PMQ


O município abre a terceira edição do Estação Rio

Muito funk e rock esquentaram o fim deste domingo (28) frio, na Vila Olímpica em Queimados. O município foi escolhido para abrir a terceira edição do Estação Rio, projeto da Rede Globo, que leva grandes artistas a cidades do Rio de Janeiro. A edição deu aos queimadenses a oportunidade de curtir shows de alto nível, com bandas ao vivo, no “quintal de suas casas”. Começando pontualmente, Anitta fez a alegria das crianças e funkeiros cantando seus sucessos e pout pourri de músicas populares. Logo após, foi a vez dos mais velhos curtirem os sucessos de Nando Reis, com clássicos do rock anos 80. O projeto é uma realização da rede Globo em parceria com a Secretaria de Cultura de Queimados.

O Prefeito de Queimados, Max Lemos, destacou a receptividade da cidade em sempre estar aberta para os eventos. “É importante destacar que nosso município não entrou com nenhum recurso para este evento. A rede Globo fez contato conosco e trouxe toda a estrutura, pessoal e artistas. Nossa contrapartida foi ceder o local e disponibilizar nossos técnicos. Para nós, que já estamos tornando tradicional sempre sediar grandes eventos é uma satisfação. Pois, em meio à crise, estamos conseguindo, através destas parcerias e o trabalho do secretário de Cultura Marcelo Lessa, proporcionar para nossa população entretenimento de qualidade e recebemos hoje dois artistas de peso que agradam tanto às crianças quanto adultos. Mais um grande evento com a marca da qualidade”, frisou.

A cantora Anitta lembrou o início da carreira quando esteve na cidade e fez seus shows por aqui. “Bem no comecinho, Queimados sempre me recebeu de portas abertas e é sempre uma alegria voltar aqui. Estamos com o nosso show de bailarinos, músicos, DJ, tudo pra fazer um belo espetáculo na cidade, e pela receptividade de sempre dos queimadenses vamos abrir o Estação Rio com chave de ouro. Estar aqui na Baixada me traz identificação, pois a população daqui corre atrás dos sonhos e faz acontecer. Qualquer um que venha da periferia tem essa garra de realizar os seus projetos e eu espero ser uma inspiração para todos nesse sentido”, destacou.

Fãs
A pequena Ester Bittencoiurt, de apenas 10 anos, arrastou toda a turma de balé para assistir ao show. Elas chegaram na Vila Olímpica  às 17h para garantir lugar bem na frente do palco. As meninas são fãs de Anitta e sonham em um dia serem dançarinas, como conta a mãe de Ester, Andreia Bittencourt. “Desde que souberam do show elas perturbaram todas as mães para estarem aqui. Tanto que saímos às 17h de casa para ver a cantora de pertinho. As crianças amam a Anitta e é muito bacana poder ver o show de graça e próximo à nossa casa”, comentou.

sexta-feira, 26 de junho de 2015

“Aulão” de ginástica reúne idosos no CELTI

Texto: Bruno Anacleto | Fotos: Luiz Ambrósio-PMQ

Os “aulões” de ginástica para pessoas acima de 55 anos, como é chamado, já virou uma tradição no município de Queimados. Realizado sempre toda última sexta-feira do mês pela Secretaria Municipal da Terceira Idade, cerca de 80 idosos participaram de mais uma edição do projeto nesta sexta-feira, dia 26, no Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade (CELTI).  Totalmente gratuito, o objetivo é prevenir os alunos contra doenças crônicas com a prática de exercícios físicos (alongamentos) e mentais que proporcionam relaxamento muscular.

Após a atividade, os alunos que também participam dos pólos de atividade física e das Academias da Terceira Idade (ATI) foram  repor as energias com um café da manha de confraternização.  O CELTI oferece diversas atividades gratuitas como hidroginástica com piscina aquecida, musculação, salão de jogos e aulas de dança.

Para o secretário da pasta, José Alves de Carvalho (Dequinha), a aula além de ser uma atividade física funciona também para confraternizar e estimular a prática de exercícios físicos. “Além de cuidarem do corpo e da mente, nossos aulões são uma oportunidade para que os idosos interajam com seus amigos e professores. A ginástica serve como prevenção de doenças crônicas e combate o sedentarismo tão prejudicial para idosos. Além disso, como é de costume sempre fazemos um grande café da manhã para recarregar as energias”, comentou Dequinha.

De acordo com a dona de casa, Maria do Socorro, de 56 anos, o hábito de fazer ginástica melhorou a circulação e deu mais disposição para o dia-a-dia. “Depois que comecei a fazer exercícios regulares e notei que fiquei mais disposta. Isso me ajudou muito para ter uma vida mais saudável”, disse, ao lado da professora de ginástica Luciene Maria Gomes, Bijuca.        

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Torneio de skate agita fim de semana em Queimados

O próximo fim de semana será agitado em Queimados. Além dos shows que acontecerão na Vila Pacaembú com Anitta e Nando Reis no domingo, o município vai realizar um torneio esportivo de skate no próximo sábado (27/06), das 8h às 17h. Com um público estimado em 600 pessoas, entre atletas, comissão técnica, administrativa e espectadores, o evento acontecerá na Rua Divina Alcides dos Santos, bairro Camarim. O torneio promovido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer da Prefeitura de Queimados e organizado pela Skate Downhill faz parte do Calendário Esportivo 2015 da cidade.

Queimados vem se destacando nos últimos seis anos no setor esportivo. No último fim de semana foi palco de uma etapa estadual de Taekwondo e já sediou diversos campeonatos estaduais e até mesmo nacionais. “Esperamos um público jovem e eclético. É importante que o município diversifique cada vez mais os torneios e campeonatos, de forma a estimular o esporte em todas as formas e modalidades”, destaca o secretário da pasta, Luiz Carlos Monteiro. 

Anitta e Nando Reis vão agitar Queimados neste domingo

Artistas fazem shows gratuitos, a partir das 19h, na Vila Pacaembú

A cidade de Queimados, na Baixada Fluminense, vai parar neste domingo (28). O pop de Anitta e o MPB de Nando Reis vão abrir a terceira temporada do Estação Rio, projeto da Globo que leva cantores nacionais de diferentes estilos para apresentações no Rio e no Grande Rio, prometem espantar a frente fria do final de semana,a partir das 19h, tocando seus maiores sucessos. O palco será montado no bairro Vila Pacaembu, em frente à Vila Olímpica do município. A previsão é que mais de 30 mil pessoas compareçam ao evento.

Abrindo a programação, a cantora Anitta promete animar o público com seus hits de sucessos que bombaram nas rádios como “Show das poderosas”, “Na batida”, “Eu vou ficar”, “Meiga e Abusada” e “Zen”. Em 2014, a ex-funkeira foi indicada para a categoria “Melhor de Artista Brasileiro” do MTV Europe Music Awards (EMA 2014), ao lado de Marcelo D2, MC Guimê, a roqueira Pitty e o rapper Projota.

Em seguida, quem vai comandar o show será o compositor  Nando Reis e sua banda “Os Infernais” embalando os sucessos “O Segundo Sol”, “Relicário” e “All Star”, músicas conhecidas também na voz da roqueira Cássia Eller, morta em 2001. O show inclui ainda as faixas de seu último álbum, Sei (2012), como “Declaração de Amor” e “O que eu só vejo em você”.  Nas duas últimas edições do projeto da Globo, mais de meio milhão de pessoas assistiram aos shows do Estação Rio.

Para o prefeito de Queimados, Max Lemos, a parceria com a Globo não é novidade já que o município já foi agraciado outras vezes com projetos da emissora. “Estamos felizes em ter sido a cidade escolhida para receber o abertura da nova temporada do Estação Rio. Nossa população merece ter eventos desse porte e de alta qualidade”, disse. O secretário municipal de Cultura, Marcelo Lessa, ressalta que as atrações além gratuitas são novidades para o público da cidade. “É muito legal que o público possa curtir os shows de forma gratuita. Isso faz com que o evento possa reunir famílias inteiras!”, comentou.               

Serviço:

Data: 28 de junho (domingo)

Horário: a partir das 19h

Atrações: Anitta e Nando Reis

Local: em frente à Vila Olímpica de Queimados (Avenida Maracanã, s/n° - bairro Vila Pacaembú)

A entrada é gratuita e a classificação é livre. 

Cultura se torna fonte de renda em Queimados

Texto: Joyce Pessanha | Fotos: Luiz Ambrósio


Artesãos foram cadastrados para receberem a ‘carteira do artesão’

“Trabalhe com o que você ama e não terás que trabalhar um só dia da sua vida”, o sonho de tornar esta frase uma realidade e ganhar autonomia financeira trabalhando com o que ama começou para os artesãos de Queimados. Após serem organizados para realizar a venda de seus trabalhos em um espaço cedido pela Prefeitura, nesta quarta (24), o município recebeu uma equipe do Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro que visitou os mais de 120 artesãos queimadenses atuantes no circuito municipal para avaliar e cadastrá-los no programa nacional de artesanato. Após receberem a “carteira do artesão”, os trabalhadores irão ser beneficiados por palestras e cursos específicos para melhorar a técnica e gestão de negócios. A ação vem de uma iniciativa da Secretaria de Cultura de Queimados em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca do estado.

Pequenas cidades do mundo inteiro sobrevivem apenas de artesanato local e turismo e no Brasil apenas grandes cidades investem nessa área. Mas essa é uma realidade que o programa Artesanato em Movimento do Estado está querendo mudar. Queimados é a primeira cidade de todo o território estadual a receber a visita dos técnicos e a partir daqui o programa será replicado em todas as cidades. A Prefeitura de Queimados, que já vem investindo na área, vai dar todo o subsídio para que o objetivo de profissionalizar os artesãos e os tornarem pequenos empresários aconteça. Dessa forma, todos os visitantes que passarem pelo município, seja em grandes festas ou apenas visitantes, terão a chance de levar pra casa a arte produzida aqui e com características do local.

O Prefeito de Queimados, Max Lemos, se comprometeu a dar todo o apoio ao grupo. “Eu fico impressionado com o poder do artesanato ao redor do mundo, tanto que muitas cidades na Europa, por exemplo, sobrevivem com a fonte econômica gerada por esse trabalho. E esse feedback dos artesãos de Queimados faz a minha cabeça fervilhar de idéias. Estamos em fase inicial do projeto que vai revitalizar uma de nossas praças e vou incluir um espaço só para os artesãos, uma casa, um centro para que eles possam trabalhar. Também vou incluir espaço para venda da arte em todos os eventos de grande porte, com espaço gratuito e sem cobrança de impostos sobre o serviço. Deixar uma cidade com a economia em evolução é o meu grande legado para esta cidade e fico feliz pois, independente do meu sucessor, são avanços que não poderão ser parados, só continuados”, declarou.
Queimados vai se tornar a referência para todas as outras cidades, como explica a coordenadora nacional do artesão, Nea Mariozz. “Nosso objetivo é fomentar a atividade econômica local com o desenvolvimento do artesão. E, pela disponibilidade do prefeito Max, eu vou replicar o que vai acontecer aqui em todo o estado”, comentou. A presidente dos artesãos de Queimados, Neurizzete da Silva agradeceu todo o apoio recebido. “Agradecemos ao prefeito Max, ao governo do estado, ao secretário de Cultura, Marcelo Lessa e à primeira dama e nossa madrinha Ana Paula Lucas. Estamos animados e acreditamos que nossa vida irá mudar daqui para frente”, disse.

O secretário de Cultura Marcelo Lessa ainda comentou a satisfação de poder fomentar cultura na cidade. “Foram meses organizando, nos reunindo com os artesãos para que chegássemos até aqui. Estou feliz porque essa é a política que eu acredito a que beneficia o povo e ajuda o município a crescer. Já temos um espaço que acontece todos os sábados na Praça Nossa Senhora da Conceição, onde os artesãos podem expor e vender sua arte em barracas montadas para eles de forma totalmente gratuita. Acreditamos que com essa capacitação conseguiremos dar qualidade e estrutura ao trabalho, o que beneficia os artesãos, a cidade e a cultura”, concluiu.

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Valdariosa recebe serviço de limpeza

Ação que se inicia hoje no complexo condominial se estende a todo o bairro até sexta-feira

Texto: Camila de Paula | Fotos: Felipe de Bragança

Cidade bonita é cidade bem cuidada. Durante esta semana a Secretaria Municipal de Serviços Públicos da Prefeitura de Queimados realizou serviços de limpeza no bairro Valdariosa. O objetivo da secretaria é de dar início à limpeza no complexo condominial Parque Valdariosa e se estender para as ruas de todo o bairro. A ação conta com cerca de 20 funcionários da pasta e dois caminhões que realizam varredura e retirada. O bairro São Roque também estará recebendo, ao mesmo tempo, o serviço a partir de amanhã. Na próxima semana será a vez da Vila Pacaembu, que vai receber limpeza, capina, raspagem e revisão de pinturas de meio-fio.

Toda semana, uma média de três localidades recebe serviços de intensificação de limpeza, raspagem, capina, retirada de lixo e entulhos e revisão, tanto de pintura, quanto de iluminação. De acordo com o secretario municipal de Conservação e Serviços Públicos, Rogério Brandi, o serviço de recuperação de vias também acontece toda semana em algum ponto da cidade. “É comum bairros inteiros passarem por revisão, essa medida auxilia a segurança pública e desenvolvimento. Com o crescimento da cidade é importante aumentar o trabalho de limpeza e conservação. Esta é uma determinação do prefeito Max Lemos”, destacou o secretário.

terça-feira, 16 de junho de 2015

Campeonato de Veloterra é sucesso em Queimados

Texto e Fotos: Leandro Machado

Exibindo _DSC0292.JPGO dia ensolarado foi o cenário perfeito para a prática esportiva. Com muita velocidade, a primeira etapa da Copa Carioca de Veloterra foi um sucesso em Queimados, na Baixada Fluminense, no último domingo (17). O evento foi organizado pelo Velopraia Racing, em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria de Esporte e Lazer e reuniu mais de 200 atletas de diversos municípios dos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, que competiram em uma Pista de terra com 1.200 metros de extensão, com oito de largura. O Campeonato foi disputado nas categorias:, VX 65CC e 150CC, VX1, VX2, VX3, VX4, VX Nacional A, VX Nacional B, VX Penelope, VX 2 Tempos, Força Livre Nacional, Força Livre Importada e a Local. 

O evento levou centenas de pessoas à pista montada no bairro Jardim da Fonte e o público vibrava a cada volta dos motociclistas. De acordo com o Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Professor Luiz Carlos Monteiro, a etapa de Veloterra é mais uma oportunidade de proporcionar a população o conhecimento de uma nova modalidade esportiva. “Nossa cidade tem a marca de realizar grandes eventos, não só na estrutura técnica como também na parte física. Foi determinação do Prefeito Max Lemos que promovêssemos a democratização do esporte aqui na cidade e o resultado tem sido super positivo com sucesso de público”, afirmou Monteiro.

 Estrutura de primeira

Exibindo _DSC0200.JPG
A Copa de Veloterra contou com uma mega estrutura: pista de primeira linha, serviços da Defesa Civil, Posturas, Samu e do 24 º BPM. Para o organizador do evento, Degmar Moreira Fernandes, 42, a competição surgiu como alternativa para as pessoas que gostavam de acelerar suas motos e não podiam arcar com os altos custos do Motocross. “É uma modalidade nova no meio do Motocross, onde conseguimos levar a disputa mais próxima ao público e a logística é muito melhor”, destacou. O secretário de Fazenda, Carlos Vilela, estava representando o Prefeito Max Lemos. Ele destacou a importância de eventos com representatividade para a cidade: "É bom receber pessoas de todas as partes do Rio de Janeiro e outros estados. Isto além de incentivar a prática esportiva, movimenta o turismo e o comércio local. Vamos continuar investindo no esporte da nossa cidade", disse. 

Exibindo _DSC0257.JPGO piloto de Seropédica, Júlio Maurício JR, venceu a categoria Nacional A, destacou o alto nível da competição e elogiou a estrutura oferecida para os participantes da competição. “Estava parado há algum tempo, mas resolvi voltar e esta vitória me incentiva muito. A estrutura daqui é muito  boa. Estão todos de parabéns, pois além de termos tudo do bom e do melhor o que me deixa ainda mais feliz é ver isso aqui completamente lotado, com a participação da população local”, disse.

Competidores locais conquistam títulos

A cidade anfitriã teve diversos competidores nesta primeira etapa. A categoria LOCAL foi um sucesso. O destaque de Queimados na competição ficou por conta do piloto Mauro Barros. Ele foi campeão na categoria Prata da casa, terceiro no Nacional A, sexto na VX-3, quarto VX4 e sexto na Força Livre Nacional.



Resultados:

Categoria VX Nacional A
JULIO MAURICIO JR (SEROPEDICA)
Categoria VX 3
MARCO LUIZ (PARATY)
Categoria VX1
VAGUINHO COUTINHO (RIO DE JANEIRO)
Categoria VX2
ALEXANDRE SANTOS (PETROPOLIS)
Categoria 230 CC
HOLLIDAY SILVA (RIO DE JANEIRO)
Categoria Força Livre Importada
VAGUINHO COUTINHO (RIO DE JANEIRO)
Categoria VX 65CC
VINICIUS DUTRA COSTA (RIO DE JANEIRO)
Categoria VX 2 Tempos
RAFAEL NAVEGA (NITEROI)
Categoria VX Penelope
LU MORISCO (ITAGUAI)
Categoria Nacional B
JULIO MAURICIO JR (SEROPEDICA)
Categoria Força Livre Nacional
 RICARDO RUY M. FALCÃO (CACHOEIRA MACACU)
Categoria VX4
GERSON SCHEID (RIO DE JANEIRO)

Queimados realiza capacitação de concursados

Mais de 50 aprovados no concurso de 2013 foram para a rede de Assistência Social

Texto: Camila de Paula | Fotos: Felipe de Bragança

Visando a otimização do trabalho realizado na rede de assistência do município, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) da Prefeitura de Queimados realizou uma capacitação com os servidores que ingressaram através de concurso público, nesta segunda-feira (15/6). Os funcionários estão chegando aos poucos no Governo Municipal oriundos do concurso de 2013 da área da Saúde, onde cerca de 60 aprovados foram aproveitados para a rede de assistência, entre eles, psicólogos, assistentes sociais e agentes administrativos. A capacitação ocorreu no Teatro Municipal de Queimados e contou com todos os envolvidos nos aparelhos da rede, como Centros de Referência da Assistência Social (CRAS e CREAS), Abrigo Municipal e a própria secretaria.

Durante o evento os coordenadores de cada CRAS apresentavam equipe, as potencialidades e necessidades de cada centro, além do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), pela coordenadora Dora Lima (Dorinha) que agradeceu pela oportunidade do município adotar medidas que os façam rever as próprias práticas. A Secretária Municipal de Assistência Social, Ana Paula Rosalino, afirmou que faz parte do planejamento da pasta instituir um Plano de Educação Permanente, que viabilizará estratégias a partir dos problemas concretos nas rotinas de trabalho apontadas pelos trabalhadores. “Nesse primeiro momento serão realizadas capacitações pontuais, de temas norteadores das ações, como Reconhecimento da Política Pública de Assistência Social, Cadùnico, utilização de sistemas da Rede SUAS, entre outros. Ao final, serão elaboradas as metodologias para execução desse plano no cronograma de quatro anos”, explicou a secretária.

Alguns profissionais ainda devem ser convocados até outubro deste ano, quando termina o prazo do concurso que ainda poderá ser prorrogado por mais dois anos. Para a assistente social Jane Claudia Chaves, chamada para o CRAS - Centro foi uma feliz surpresa. “Fiquei muito realizada com a iniciativa do município, a princípio era uma vaga e eu estava em segundo lugar. Mesmo assim chamou muita gente para ter um bom contingente que pudesse atender melhor a população. A maioria teve sorte porque chegou sem experiência e pegou uma gestão bem técnica, que está nos ensinando muito. A equipe do município está nos dando um bom suporte para trabalhar e a secretária é bem comprometida”, avalia a nova servidora.


segunda-feira, 15 de junho de 2015

Caminhada marca Dia de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa


Em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, a Secretaria Municipal da Terceira Idade de Queimados, em parceria com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDEPI), promoveu nesta segunda-feira (15), uma caminhada para conscientizar a população contra a violência contra o idoso. A ação realizada na Vila Olímpica da cidade contou também com uma apresentação de Lian Gong de Tai Chi Chuan dos alunos dos pólos de atividade física e do Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade (CELTI). Durante o evento, também foram distribuídas mais de 200 cartilhas do Estatuto do Idoso. 

O subsecretário municipal da Terceira Idade, Professor Antônio Amorim, falou da importância na luta em defesa dos direitos dos idosos e por melhorias na qualidade de vida. “Sempre vamos lutar por nossos direitos. O idoso deve ser tratado com dignidade e carinho. Nossa cidade é uma referência em todo o Estado ao que se refere a políticas públicas da terceira idade. Graças ao prefeito Max Lemos temos liberdade de desempenhar nosso papel com total liberdade e confiança para trazer parceria e mais investimentos para o público de Queimados”, disse, após apresentar a arte milenar chinesa, Lian Gong.  

Convidada a participar da ação, a presidente da Comissão Estadual do Idoso, a deputada Tia Ju, salientou a luta em defesa dos idosos. “A causa do idoso é mais do que nobre. Senão lutarmos como é que vamos ter uma sociedade mais justa? Por isso, devemos fazer cumprir o Estatuto dos idosos. Eles são peças importantes em nossa formação através do compartilhamento dos seus conhecimentos e experiência de vida”, falou.

A ação faz parte da programação da Semana de Combate à Violência contra Idoso. No dia 19, próxima sexta-feira, às 15h, será realizada uma palestra sobre a ouvidoria da terceira idade, no CELTI. Serão abordados temas: como proceder em casos de violência, o papel da ouvidoria, importância de fazer denúncias e telefones úteis para contato. O objetivo será informar sobre seus direitos e como devem proceder em casos de violação do Estatuto do Idoso.

Fotos: Luiz Ambrósio

Escola realiza palestra sobre a importância da água

Texto: Joyce Pessanha | Fotos: Luiz Ambrósio


Cerca de 70% da superfície terrestre é composta de água. Dessa quantidade, somente 2,5% é de água doce. Os recursos hídricos do nosso planeta são raros e a conscientização de uso e aproveitamento da água é preciso para que as gerações futuras não sofram com a falta do bem mais importante para o funcionamento do planeta e do corpo humano. Pensando nisso, a Escola Municipal profº Ubirajara Ferreira realizou uma palestra para compreensão do assunto aos alunos do pré ao 5º ano. A iniciativa da escola integra a proposta anual da Secretaria de Educação, de fomentar os temas sobre água, luz e vida nas ações educacionais.

A palestrante, professora Elineide Sarmento, explica o conteúdo da palestra. “Fui convidada pela direção da escola para trazer esse assunto para as crianças e montamos o material de forma a adequar o conhecimento com a faixa etária. Nosso objetivo é que esta ação se multiplique na casa dos alunos, e resulte num futuro melhor para as questões ambientais do nosso planeta”, comentou a bióloga que trabalha no Núcleo de Atendimento ao Estudante do município.

Para a secretária de Educação, Miriam Motta, ações como esta representam a prevenção. “É mais difícil ressignificar a importância da água para adultos do que dar o significado correto para as crianças. Dando essa oportunidade aos mais pequeninos estamos fomentando a prevenção do desperdício de água, pois é próprio da idade que eles denunciem e dêem comandos à família sobre o aprendizado que tiveram sobre determinado assunto. Parabenizo toda a equipe da escola, a diretora Renata Silva, e fico feliz de ver a nossa rede alcançando o objetivo do prefeito Max Lemos para a nossa gestão que é o de cuidar da nossa população e da nossa cidade”, destacou.

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Feira da Roça expõe fora de Queimados

Camila de Paula – A Feira da Roça de Queimados não é a queridinha apenas da cidade. A atividade mostra que não tem fronteiras levando seus produtos agroecológicos – livres de agrotóxicos – para outros municípios. Na última quarta-feira (10) ela esteve no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia. Através de uma parceria com a Associação da Feira da Roça (AFERQ), por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Agricultura de Queimados, os agricultores rurais comercializaram seus produtos na sede da instituição, que fica no Centro do Rio de Janeiro. O objetivo foi divulgar o projeto da feira que é voltada para agricultura familiar e estimular a importância do hábito alimentar saudável.

Em Queimados a Feira da Roça já é sucesso entre os moradores em todas as quintas-feiras, das 8h às 13h, na Rua Eloi Teixeira, s/n°- Centro (rampa de acesso a estação da SuperVia). Atualmente ela ajuda no sustento de mais de 20 famílias e tem o objetivo de promover o escoamento dos produtos gerados pelos produtores rurais do município e estimular uma produção autossustentável de agricultura familiar. desenvolvida através de uma parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca e apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio) e coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Agricultura (SEDRAG), ela acaba de ser instituída pela lei nº 1.240/15, a fim de garantir sua perpetuação. Informações pelo telefone da Secretaria: (21) 2779-8484. 

Queimados vai ganhar destacamento de Corpo de Bombeiros

Obra no prédio da antiga delegacia deverá ter início em julho

Texto: Camila de Paula | Fotos: Luiz Ambrósio

A fim de complementar o desenvolvimento conquistado nos últimos 6 anos com mais segurança, a Prefeitura de Queimados vai trazer um destacamento de Corpo de Bombeiros para a cidade. As instalações ficarão no espaço da antiga sede da 55DP, junto a Praça Armando Ferrão, no centro da cidade, que será totalmente reestruturado. A área tem 756,67m², um estacionamento de 195m² para veículos de grande e pequeno porte, dois centros de operações, alojamentos com o tradicional pino de descida e várias saídas de emergência. No local também funcionará a sede da Secretaria Municipal de Defesa Civil, no térreo, que terá um centro de comando. Início das obras deverá ocorrer em julho e a previsão para o término das obras é de 120 dias.

De acordo com o prefeito Max Lemos, a partir de dezembro já estará funcionando o destacamento, caso não aconteça imprevistos no cronograma das obras. “A iniciativa é realizada com recursos 100% municipais, e o Corpo de Bombeiros do Estado entrará com a equipe e logística. Além de diminuir o tempo de resposta às chamadas da população e aumentar a sensação de segurança, também estimula ainda mais o desenvolvimento da cidade, frente às indústrias aqui instaladas”, afirma. Na última terça-feira, o Secretário de Estado de Defesa Civil, Coronel Alcântara, e comandantes do Corpo de Bombeiros do Estado e dos núcleos da Baixada, foram recebidos pelo prefeito para visita ao local e ao Distrito Industrial de Queimados, onde está concentrada a maior parte das indústrias do município. “O importante é reduzir o tempo de resposta ao socorro, chegando a dois minutos. A cidade está nos dando uma estrutura boa para isso”, expôs Alcântara.

Para o presidente da Associação das Empresas do Distrito Industrial de Queimados – Asdinq, Marcelo Kaiuca, a medida deverá atrair mais empresas. “Além de facilitar as inspeções e o licenciamento, baixa o custo do seguro das fabricas, sem dúvida vai beneficiar ainda mais o desenvolvimento industrial e gerar mais receita e empregos”, destaca. A cidade hoje faz parte do 4º Grupamento de Bombeiro Militar, com sede em Nova Iguaçu, que atende 9 municípios da Baixada Fluminense, entre eles Queimados. Na região, apenas seis municípios possuem destacamento próprio. De acordo com o secretário municipal de Defesa Civil, Belé Brazão, a medida vai beneficiar muito a população. “O desenvolvimento que a cidade conquistou também aumenta a necessidade de se aparelhar melhor, é para isso que estamos trabalhando, a Defesa Civil mais integrada ao corpo de bombeiros vai possibilitar mais segurança e agilidade nas respostas à população”, explica.
  

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Queimados pronto para receber o Veloterra neste fim de semana


Texto: Leandro Machado



Este final de semana será marcado pelos roncos dos motores e a velocidade das motocicletas em Queimados, na Baixada Fluminense. A cidade recebe a primeira etapa da Copa Carioca Velopraia de Veloterra de Motociclismo. No sábado (13), a partir das 12 horas, acontecerá os treinos livres e no domingo (14), a partir das 8h, a competição irá pegar fogo. O evento tem a realização do Velopraia Racing, com apoio da Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. A organização espera cerca de 200 pilotos de todo o estado disputando o título em 17 categorias e repetir o mesmo sucesso de 2013, quando o município recebeu a terceira etapa da competição 

A entrada é franca e o evento será na Estrada do Campo Alegre, s/n° - Jardim da Fonte (próximo ao Unidade Básica de Saúde e condomínio do Minha Casa, Minha Vida). A disputa acontecerá em uma pista de terra com 1.200 metros de extensão, com oito de largura. Terão disputa nas categorias: VX 50CC, VX 65CC, VX 85 e 150CC , VX1, VX2, VX3, VX4, VX Nacional A, VX Nacional B, VX Penelope, VX 230, VX 2 Tempos, Força Livre Nacional, Força Livre e Importada. No evento também acontecerá a premiação dos campeões do ano passado em cada categoria.

De acordo com o Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Professor Luiz Carlos Monteiro, a etapa de Veloterra é mais uma oportunidade de proporcionar a população o conhecimento de uma nova modalidade esportiva. “Nossa cidade tem a marca de realizar grandes eventos, não só na estrutura técnica como também na parte física. Foi determinação do Prefeito Max Lemos que promovêssemos a democratização do esporte aqui na cidade e o resultado tem sido  positivo com sucesso de público”, afirmou Monteiro.

Conheça mais do Veloterra

A competição é realizada em uma pista OFF ROAD, que tem como característica básica um bom traçado com curvas bem projetadas, retas, subidas, descidas e sem saltos.  A largada é realizada com todos os pilotos alinhados e o vencedor é o primeiro competidor a cruzar a linha de chegada. É um estilo que começou no Uruguai e se espalhou pelo sul do Brasil, e vem ganhando espaço na região sudeste. Outra característica básica é que nesta modalidade existem categorias para quase todos os modelos de motocicletas, ou seja, das 125cc até as motos importadas de 450cc.

Competição para amadores locais

Haverá uma competição para motociclistas locais. Não valendo pontuação para a competição, os queimadenses poderão viver a emoção de pilotar suas motos em uma pista profissional. Para participar da etapa em Queimados, os pilotos das categorias feminina e masculina, de todas as idades, devem possuir motocicleta, capacete e óculos de proteção e podem se inscrever através do site http://www.velopraiaracing.com.br ou no local da competição no sábado (13). É necessário apresentar a identidade. Menores de 18 anos só podem participar com a presença do responsável.

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Ambiente Itinerante vai à Praça

Projeto mensal da Prefeitura faz edição especial expositiva pelo Dia do Meio Ambiente

Texto: Camila de Paula | Fotos: Luiz Ambrósio

Desenvolvimento com consciência ecológica, assim a cidade de Queimados caminha a passos largos. A afirmação é fruto do trabalho que vem sendo realizado pela Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal do Ambiente (SEMAM), com a ação Ambiente Itinerante, que acontece todos os meses nos bairros considerados mais vulneráveis da cidade e duas vezes por ano na Praça Nossa Senhora da Conceição, Centro, para atingir um numero maior de pessoas. A iniciativa promoveu durante todo o dia atividades com o objetivo de estimular a conscientização ambiental pela população, como: a tradicional coleta de óleo, palestras, oficinas de papel reciclado, hortas suspensas, brinquedos com materiais reutilizados, e uma exposição de insetos, em parceria com a Reserva Biológica do Tinguá, e outra de animais peçonhentos, com o Instituto Vital Brasil.

Na programação do mês do meio ambiente também está prevista uma capacitação em ornamentação com cerca viva para a equipe de jardinagem da SEMAM e outra de brinquedos recicláveis para a equipe de Educação Ambiental. Para o Secretário Municipal do Ambiente, Alex Dornellas, neste mês será frisada a importância dos deveres ambientais tanto para a população quanto para a própria equipe: “O projeto é um sucesso e tem superado as expectativas. Onde passamos, somos bem recebidos por todos, a população abraça a causa. No Dia do Ambiente não poderia ser diferente”, ressaltou. O prefeito Max Lemos também visitou o evento e falou da importância do aumento das compensações ambientais e dos licenciamentos feitos no município. “O licenciamento garante um desenvolvimento sem agredir o meio ambiente e já trouxe mais de 50 mil compensações, mais de 30 mil mudas já foram plantadas na cidade”, destacou.

Cerca de 500 cartilhas informativas sobre descarte de óleo foram distribuídas para quem passava pelo local, além 100 pacotes de sementes. A ação também recebeu a presença da vice-prefeita Marcia Teixeira, do deputado estadual Zaqueu Teixeira, dos secretários municipais de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania, Ribamar Dadinho, da Defesa Civil, Belé Brazão, e de Administração, Andreia Regilayne. “O município está no caminho certo nessa questão, o trabalho nas escolas e os pontos de coleta de óleo têm mostrado bons resultados. Atuamos com a preocupação de que esse conceito esteja integrado em todas as secretarias”, acrescenta a vice-prefeita. A pequena Maria Vitória Barbosa fez a sua parte levando uma embalagem de amaciante para reutilização na oficina de brinquedos. “Eu já tinha visitado outra edição desse evento, ao saber que teria aqui na praça, quis contribuir. Cada um pode fazer um pouquinho”, disse.  

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Serviços Públicos de Queimados desobstrui rede de esgoto

Texto: Camila de Paula | Fotos: Luiz Ambrosio

A Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos de Queimados (SEMCONSESP) realizou nesta segunda-feira, (1/6), desobstrução da rede de esgoto para atender a solicitação de moradores do bairro Nossa Senhora de Fátima. A substituição de manilhas danificadas por tubulação de 300 milímetros aconteceu na Rua Hernani, esquina com a Dr. Julino Avelino Batista. A ação ocorreu a partir das 8 horas da manhã envolvendo cinco servidores da secretaria, um caminhão e diversos equipamentos. Nesta semana a SEMCONSESP também estará realizando ações de recuperação de vias no bairro Inconfidência e revisão de iluminação na Vila Americana, Centro e Vila Central.

De acordo com o secretario da pasta, Rogério Brandi, uma média de cinco vias são recuperadas semanalmente e o mesmo número passa por revisão de iluminação. “Após a realização do serviço a secretaria também cuida da repavimentação do local. Estamos intensificando as ações de recuperação de ruas, iluminação e limpeza de canais e caixas de esgoto, por determinação do Prefeito Max Lemos. Com o crescimento da cidade é importante aumentar o trabalho de conservação”, destacou o secretário.