quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Ação antitabagismo cadastra 90 interessados em parar de fumar

Programa da Secretaria de Saúde auxilia fumantes que desejam  abandonar o vício

Texto: Camila de Paula | Fotos: Luiz Ambrósio

A Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou ação antitabagismo na Praça Nossa Senhora da Conceição, na última quarta-feira, 26/08, para destacar o Dia Nacional de Combate ao Tabagismo, que é comemorado no sábado, dia 29 de agosto. A iniciativa em busca de divulgar o Programa Antitabagismo cadastrou cerca de 90 pessoas que desejam parar de fumar e não sabem não sabem por onde começar essa luta. A equipe do setor de Vigilância em Saúde passou a manhã na praça orientando a população e oferencendo outros diversos serviços, como aferição de pressão arterial, avaliação nutricional, pesagem do programa Bolsa Família, entre outros. Um estomatologista foi participou do evento explicando algumas patologias que podem ocorrer e realizando encaminhamentos à especialidade que possui atendimento no Centro Especializado de Odontologia (CEO).  

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Dra. Fátima Sanches, é importante mostrar os inúmeros danos que este vício pode causar. “Muitas pessoas só se atêm aos problemas causados ao pulmão e coração, mas o tabagismo pode desencadear cerca de cinquenta problemas de saúde, dentre os quais, destacam-se: infarto do miocárdio, enfisema pulmonar, derrame, câncer de pulmão, traqueia, laringe e brônquio; impotência sexual no homem, infertilidade da mulher, hipertensão e diabetes”, alerta. Durante a ação, muitos fumante puderam saber como fuinciona o programa de combate ao fumo que utiliza medicamentos como adesivos à base de nicotina para inibir a vontade de fumar e a goma de mascar que reduz a ansiedade. Nos encontros, que acontecem ao menos uma vez por semana, uma psicóloga e um clínico geral acompanham os fumantes durante o período de tratamento.

“Depois de 40 anos fumando, quero parar!”

A dona de casa Tânia Regina, de 48 anos, está com esperança de abandonar o vício que possui desde seus 18 anos. “Vou partiipar das reuniões e saber o que eu posso fazer. Já tentei parar diversas vezes, principalmente porque faz muito mal para o meu estômago. Tem vezes que tenho que me forçar a parar um pouco porque me ataca muito, mas depois volto. É uma luta diária que já dura 40 anos”, disse Tânia. Para a secretária, o passo mais importante já foi dado. “O primeiro passo você já deu que foi chegar até aqui e se informar. Isso mostra que tem vontade, agora é seguir em frente na luta. Por isso a importância de ações como esta, chegamos até as pessoas que mais precisam”, destacou.

O programa funciona na Av. Irmãos Guinle, Centro (ao lado da loja Nalin). Tel.: 2665-5815/2118. Mais informações pelo telefone: (21) 2665-5815.

Fórum discute Saúde Mental na infância e adolescência em Queimados

Evento envolveu palestra e mesa de debate para profissionais e usuários da rede

Texto: Camila de Paula | Fotos: Luiz Ambrósio

Como forma de discutir e aprimorar as políticas públicas voltadas para o atendimento e acolhimento das crianças e adolescentes que necessitam dos cuidados da rede especializada em Saúde Mental em Queimados, o município realizou, nesta quarta-feira (26/8), no Teatro Municipal Metodista, o Fórum Intersetorial da Saúde Mental. O evento, que acontece a cada dois meses, dessa vez, teve como tema principal o “Fluxo de Atendimentos na Infância e na Adolescência e Apresentação de Dispositivos”. O fórum buscou também a elaboração de sugestões em ações preventivas voltadas para o público infantojuvenil em geral, no que diz respeito ao abuso de álcool e drogas ou em caso de conflitos familiares.

O encontro teve como público alvo o próprio usuário do sistema e os profissionais dos diversos setores da rede. A mesa inicial foi composta pela presidente do Conselho Tutelar Dora Lima, pela coordenadora da Saúde Mental no município, Tânia Alves, pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde, Marco Vinícius, pela representante do Circo Social Baixada, Márcia Leal, pela coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Joana Darc, e pela secretaria municipal de Saúde, Dra. Fátima Sanches, que explicou a importância do apoio da família em qualquer processo de recuperação em casos de sofrimentos psíquicos. “A reforma psiquiátrica mudou o olhar dos profissionais e deve também mudar o olhar das famílias, que possuem um papel muito importante no processo de socialização e bem estar social dessas pessoas. E para isso nós temos que estar aqui dando esse exemplo”, destacou a secretaria.

O doutor em Psicologia da Uniabeu Centro Universitário, Pedro Moacir, falou sobre diversos casos clínicos na adolescência e explicou as situações mais procuradas por terapeutas quando se trata do público infantojuvenil. “Álcool, drogas e conflitos familiares estão em primeiro lugar, são questões que podem ser amenizadas quando se trabalha em parceria os setores da Educação”, explicou. A mesa de debates foi composta por representantes do Núcleo de Atenção ao Estudante (NAE), a assistente social Gabriele Bastos, pela coordenadora do CAPSi, Carla Fonseca, e pela coordenadora do Ambulatório de Saúde Mental, Fabiana Pereira.

Saude Mental e Educação

Intersetorialidade e proximidade com a educação básica estavam, durante o evento, entre os pontos mais tocados e fizeram parte das nove sugestões levantadas pela mesa de debate, entre elas: a participação no Programa Saúde na Escola e a utilização destes dispositivos no calendário escolar; a criação de centros de reabilitação e a participação no programa de álcool de drogas da Polícia Militar, no caso de demandas de ordem neurológica. De acordo com a coordenadora da Saúde Mental em Queimados, Tânia Alves, é possível que a parceria com os diversos dispositivos da Educação possa ser o tema do próximo fórum.

O Centro de Atendimento Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) é a porta de entrada mais adequada para o primeiro atendimento aosjovens com sofrimentos psíquicos no município e acolhe cerca de 50 pacientes entre crianças e jovens. Já o Ambulatório de Saúde Mental realiza atendimentos psicológicos, psiquiátricos e terapias ocupacionais, e conta atualmente com mais de 1.500 usuários.

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Queimados terá ação anti-tabagismo na praça

Iniciativa pretende atrair fumantes para auxiliar na tentativa de abandonar o vício

Texto: Camila de Paula | Fotos: Luiz Ambrósio

O programa antitabagismo da Secretaria Municipal de Saúde de Queimados realizará uma ação de conscientização na Praça Nossa Senhora da Conceição na próxima quarta, 26/08, para destacar o Dia Nacional de Combate ao Tabagismo. A ação acontecerá das 9h às 12h e contará, ainda, com o apoio de outros programas de saúde do município, oferecendo aferição de pressão arterial, avaliação nutricional, pesagem do programa Bolsa Família, entre outros. O objetivo da iniciativa é de atrair cada vez mais usuários que desejam parar de fumar e não sabem por onde começar essa luta. Para isso, a equipe vai colocar um esqueleto de cerca de um metro de altura na praça, sensibilizando a quem passar no local, mostrando os órgãos do corpo humano que são afetados pelo consumo do cigarro.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Dra. Fátima Sanches, é importante mostrar os inúmeros danos que este vício pode causar. “Muitas pessoas só se atêm aos problemas causados ao pulmão e coração, mas o tabagismo pode desencadear cerca de cinquenta problemas de saúde, dentre os quais, destacam-se: infarto do miocárdio, enfisema pulmonar, derrame, câncer de pulmão, traqueia, laringe e brônquio; impotência sexual no homem, infertilidade da mulher, hipertensão e diabetes”, alerta. Durante o tratamento, os pacientes utilizam medicamentos como adesivos à base de nicotina para inibir a vontade de fumar e a goma de mascar que reduz a ansiedade. Nos encontros, que acontecem ao menos uma vez por semana, uma psicóloga e um clínico geral acompanham os fumantes durante o período de tratamento.

O programa funciona na Av. Irmãos Guinle, Centro (ao lado da loja Nalin). Tel.: 2665-5815 / 2118. Mais informações pelo telefone: (21) 2665-5815.

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Recadastro de Aluguel Social começa nesta segunda (17)

Texto: Bruno Anacleto | Fotos: Arquivo-PMQ 

No final do ano de 2013, o município de Queimados registrou a maior chuva da sua história deixando centenas de famílias desabrigadas. Para amenizar os prejuízos ocorridos pela tragédia, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), através da Secretaria do Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, começou ainda durante a tragédia o recadastramento dessas famílias para dar continuidade ao benefício do “Aluguel Social”. Atualmente, 417 famílias recebem mensalmente o valor de R$ 500,00 para pagar o aluguel da moradia. O prazo do recadastro começa nesta segunda-feira, dia 17, e vai até o dia 09 de outubro. 

As famílias beneficiadas devem procurar a Secretaria (Rua Eugênio Castanheiras, n° 176 – Centro/ Em frente ao IEGA), das 8h às 17h. O valor será pago até que elas sejam remanejadas para o condomínio de 1.500 apartamentos do programa “Minha Casa, Minha Vida”, no bairro Parque Eldorado, em fase final de construção. Segundo o prefeito Max Lemos, as obras do condomínio Parque Eldorado estão adiantadas para receber os novos moradores. "Todas as famílias atingidas pelas chuvas serão remanejadas para as moradias do Parque Eldorado. Elas não terão qualquer custo com a aquisição desses novos apartamentos e ainda vão receber a escritura em mãos com seu nome", disse.      

Para a secretária municipal de Assistência Social, Ana Paula Rosalino, é importante que as pessoas fiquem atentas para não perder o prazo do recadastramento. “As famílias têm até o mês de outubro para renovar o benefício. Isso será uma forma de ter mais controle das famílias atingidas pelas chuvas até que sejam transferidas para suas novas casas pela Prefeitura. Caso não façam o recadastro, elas podem deixar de receber o benefício”, comentou. 

Os beneficiários devem levar os seguintes documentos (original e cópia): identidade, CPF, comprovante de residência do imóvel interditado e do atual, laudo de interdição da casa pela Defesa Civil do município, carteira de trabalho, cartão do Bolsa Família ou Número de Inscrição Social (NIS) pelo CadÚnico, protocolo de cadastro do aluguel social, certidão de casamento (caso tenha), certidão de nascimento, título de eleitor, identidade dos dependentes e  documentação do cônjuge do titular do benefício. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (21) 2655-8322. 

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

CETHID vai ganhar espaço de fisioterapia e reabilitação cardíaca

Texto: Bruno Anacleto | Fotos: Luiz Ambrósio-PMQ 

Setores vão atender mais de 1 mil pacientes por mês  

O Cento Especializado de Tratamento de Hipertensão e Diabetes (CETHID) de Queimados, que chega a atender em média 1.200 pessoas por dia da cidade e mais de 10 municípios da Baixada Fluminense, vai ganhar nesta sexta-feira (14), às 18h, dois setores terapêuticos voltados para reabilitação de pacientes: sala de fisioterapia e o Centro de Reabilitação Cardíaca. Os novos setores, totalmente equipados, têm o objetivo de auxiliar na recuperação de pessoas que sofreram derrames - Acidentes Vascular Encefálico (AVEs) - causando paralisia facial e/ou parcial dos membros causados, infarto, pós-cirurgia e complicações por diabetes (amputados em fase de pré e pós-protetização).

As salas vão contar com equipamentos como esteiras, bicicletas ergométricas, halteres de academia (pesos), barra paralela, espaldar para alongamento e fortalecimento muscular, escada/rampa para trabalhar a coordenação motora, discos proprioceptivos para o equilíbrio, bolas para exercícios de pilates, além de ultrasom e infravermelho para relaxamento muscular. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Drª Fátima Cristina, os setores de reabilitação serão referência de atendimento na região. “Os novos setores terão capacidade para atender mais de 1 mil pessoas por mês. Seguindo a determinação do prefeito Max Lemos nosso objetivo sempre será cuidar das pessoas. Com esse novo espaço, vamos trabalhar na reabilitação de pacientes com derrames e infartos”, confirmou.

Ao todo, as equipes de profissionais serão compostas por um cardiologista, um enfermeiro, oito fisioterapeutas, um educador físico e um técnico de enfermagem.  O tratamento de fisioterapia vai funcionar de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. Já o Centro de Reabilitação vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para a coordenadora geral da unidade, Maria Deotéria (Déo), os pacientes com prontuários médicos registrados na unidade vão poder utilizar o espaço. “Queremos oferecer sempre o melhor serviço aos pacientes. Quem faz algum tratamento aqui com prontuário médico também vai pode fazer a fisioterapia Com esses novos setores, vamos aumentar ainda mais nossa capacidade de atendimento. O Cethid já trabalhava muito a parte preventiva e de diagnóstico através dos exames no Centro de Imagens e, agora, também vamos trabalhar a reabilitação”, contou. 

Centro de imagens para exames

O Centro Especializado foi reinaugurado no final de 2010 e oferece atendimento nas especialidades de clínico geral, cardiologia, fisioterapia, endocrinologia, angiologia, psicologia, oftalmologia, entre outras. A unidade ambulatorial conta ainda com o centro de imagens de média complexidade especializado em exames de eletrocardiograma, ultrassonografia, eletroencefalograma, ecocardiograma com doppler e o teste ergométrico.

Serviço: 
Inauguração de sala de fisioterapia e Centro de Reabilitação Cardíaca

Data: 14/08 (sexta-feira)
Horário: 18h
Local: CETHID (Rua Onze, s/nº - Vila Pacaembú)

Concurso de bandas e fanfarras agita domingão em Queimados

Cerca de duas mil pessoas são esperadas no evento que vai atrair músicos de Rio, São Paulo e Minas

 Texto: Leandro Machado / Fotos: Luiz Ambrósio

Mais de 20 cidades do Estado do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais estarão juntas em Queimados no próximo domingo, 16, para o VII Concurso de Bandas e Fanfarras da cidade. O evento, organizado pela AABAFERJ (Associação de Apoio às Bandas e Fanfarras Estaduais do Rio de Janeiro) e a Secretaria Municipal de Cultura de Queimados, irá contar com 33 bandas concorrendo em sete categorias. A programação é gratuita e começa às 9h da manhã e vai até as 22h na Praça dos Eucaliptos.Além das categorias a serem julgadas, serão premiados o melhor Corpo Coreográfico, regente, regente mor, baliza e balizador. Com a soma das notas de todos os quesitos julgados, será conhecido o campeão geral da competição.

O Prefeito de Queimados, Max Lemos, destacou a importância do evento para a cidade: “O Concurso atrai centenas de pessoas de fora para o município e é um dia inteiro de atividades. Isso movimenta o comércio e a cultura local. Certamente será mais um grande evento”, destacou. Queimados já sediou quatro campeonatos estaduais e dois municipais, sob a organização da Secretaria Municipal de educação que este ano divide a tarefa com a Secretaria Municipal de Cultura. Para o secretário Marcelo Lessa, esta será uma experiência impar e prazerosa. “Sempre participei como expectador e ativista cultural, agora vou aproveitar para inserir algumas novidades que tenho certeza que o público vai gostar ainda mais”, destacou.

O espaço irá contar com uma arquibancada para duas mil pessoas. O evento terá reforço do efetivo da Polícia Militar e o apoio das Secretarias de Esporte e Lazer, Defesa Civil, Saúde, Segurança e Trânsito, Ordem Pública, totalizando mais de 150 profissionais trabalhando no evento. Segundo a presidente do AABAFERJ, Michele Vinhas, o concurso tem expectativa de público de mais de 10 mil pessoas de várias partes do país, pois é considerado um dos melhores do Brasil. “Temos relatos das associações organizadoras de que este concurso é um dos melhores do país, por isto já estamos no VI somente em Queimados”, disse.

Regras do concurso

O concurso irá contar com a participação de alunos das redes Municipal, Estadual, Federal e particular, num total de 1.500 músicos (amadores e profissionais) de todo o Estado do Rio de Janeiro na faixa etária dos 10 aos 30 anos.
Serão premiados do primeiro ao terceiro lugares nas categorias: percussão infantil, percussão adulto, percussão com instrumentos melódicos, fanfarra simples (tradicional) sem alteração mecânica, fanfarra com gatilho, fanfarra com o pisto, fanfarra marcial e musical. Serão premiadas também: balizas, regente mor, maestro e linha de frente.

Prefeitura inaugura praça e quadra poliesportiva



Texto: Leandro Machado / Fotos: Luiz Ambrósio
Após praticar durante mais de dez anos suas atividades sócio-esportivas em um campo em péssimas condições de uso, o professor Guaraciaba dos Santos Ferreira (40), conhecido como Binha Soldado, e cerca de 50 crianças que fazem parte da Escolinha de Futebol  Jovens Talentos da Paz podem comemorar a realização de um sonho. Neste sábado, a Prefeitura de Queimados inaugura a Praça do Roncador, (Estrada Hilda Alves Pinheiro, no bairro com o mesmo nome da praça), a partir das 17h. Dentre diversas melhorias, o velho local de treino deu lugar a uma quadra poliesportiva moderna, com refletores, telas de proteção e pista de caminhada ao seu entorno. A nova praça possui mesas para jogo de damas e xadrez, aparelhos de ginástica para terceira idade, parquinhos infantis e quiosques padronizados. O local passa pelos últimos ajustes para serem entregues à população.  
Ao todo, mais de quatro mil moradores dos bairros Luiz de Camões, Quebra-Coco e Bairro da Paz também serão beneficiados com a conclusão das obras. O Prefeito de Queimados, Max Lemos, destaca as opções de esporte e lazer para crianças, jovens e adultos. “Temos um compromisso com os moradores do Roncador. A nova praça e a quadra poliesportiva vão ser mais uma opção de lazer na região. Nosso maior objetivo é aumentar a qualidade de vida dessas pessoas. Além disso, esse espaço será um local onde famílias inteiras poderão se reunir para se divertir. Trabalhamos muito para proporcionar mais conforto e dignidade para as pessoas”, comentou.
Uma grande festa está sendo preparada para inauguração das novas instalações de esporte e lazer do bairro. A partir das 9h da manhã haverá um torneio de futebol com times dos bairros. A festa também terá shows ao vivo de rock com a banda Rock na Rua, de pagode, com o grupo Art Samba e apresentação Gospel, com Maurício Paes. A cerimônia de inauguração será as 17h com a presença do Prefeito Max Lemos e demais autoridades. Para o secretário municipal de Obras, Elerson Leandro, a inauguração vem para trazer mais dignidade à região: “O bairro da Paz e adjacências precisam de um cuidado especial do poder público. Entendemos que o esporte e o lazer são essenciais para não darmos brechas para que crianças e adolescentes trilhem caminhos errados e para que os moradores tenham onde estar com suas famílias. Em breve teremos mais novidades para a população”, disse.
Parceria para crescer
Para uma cidade crescer, não adianta apenas obras para todos os lados. O crescimento urbanístico deve caminhar lado a lado com a infraestrutura. A Praça do Roncador é um exemplo que as parcerias entre os órgãos municipais trazem melhorias significativas para a população. A secretaria municipal do Ambiente está fazendo a urbanização da Praça e no entorno da quadra poliesportiva. No total serão doze árvores nativas que serão plantadas e, além de beleza, trará aos moradores melhor qualidade de vida. A forração da extensão da praça será com grama amendoim. Mais do que enfeitar com pequenas flores amarelas, a grama-amendoim é uma forragem muito procurada, pois economiza tempo, já que não necessita de podas periódicas como os outros tipos de grama. Arborização será com Ipê, Sibipiruna e pau ferro. O secretário municipal do Ambiente, Alex Dornellas, destaca a parceria para beneficiar a população: “Um governo é forte quando o interesse do povo está acima de todas as questões. E aqui em Queimados é assim. Um obra com uma importância como esta, não poderia ser realizada sem uma intervenção urbanística e quem ganha é o povo”, ressaltou. 

Há pouco mais de oito meses os jovens Aloísio Novaes (10) e Clayton Júnior (12) sonhavam em ser jogadores de futebol. Em uma realidade bem diferente com lama, buracos e riscos de acidente. Clayton chegou a ter um grande susto durante um treinamento: Senti uma dor horrível no pé e quando fui ver, era um vergalhão. Foi muito difícil voltar a treinar", relembrou. Hoje eles bateram bola pela primeira vez na nova quadra que passa pelos últimos ajustes e a alegria foi contagiante. "Que bom ver um espaço bonito e seguro para treinarmos. O sonho de ser jogador agora pode continuar", disse o jovem. 

Sessões de cinema itinerante em 3D em Queimados

Texto: Joyce Pessanha | Foto: Luiz Ambrósio
Durante três dias, os queimadenses puderam contar com uma sala de cinema, totalmente equipada e em 3D. Foram exibidos mais de seis filmes no projeto “Cine em cena” da Nova Dutra (CCR) que leva o equipamento a municípios. As sessões foram divididas em horários e públicos. Durante o dia a prioridade foi para os alunos da rede municipal e à noite para os adultos, no entanto todas as sessões foram abertas ao publico, sujeitas a lotação. A tenda ficou estacionada na Praça dos Eucaliptos e é uma parceria entre a secretaria de Educação do município e o instituto CCR.

Durante os três dias, foram realizadas sessões com os filmes: “SOS Mulheres ao Mar”, de Cris D’Amato, “Confissões de Adolescente”, de Daniel Filho, “Se Puder... Dirija!”, de Paulo Fontenelle, e as animações em 3D “Como Treinar o seu Dragão 2”, de Dean De Blois, “Rio 2”, de Carlos Saldanha, e “Jack, o Caçador de Gigantes”, de Bryan Singer. A sala itinerante conta com capacidade para 225 lugares, ar condicionado, tela de 26m2, sistema de som e projeção digital 2D e 3D.

A secretária de Educação, professora Miriam Motta explica que as sessões são uma oportunidade de entretenimento para alunos e pais. “No corre-corre do dia a dia muitas vezes não temos tempo de curtir coisas simples como cinema e termos um projeto desse no nosso quintal é uma chance de reunir famílias para curtir a sétima arte. Segundo nosso prefeito Max Lemos, em breve teremos um empreendimento em Queimados que incluirá um cinema, mas como este é um projeto de empresas privadas ainda não temos definição de datas. Enquanto isso, ficamos felizes de termos a chance de fecharmos parcerias para darmos a população essa oportunidade”, contou.

Quem aproveitou a chance para curtir o filme Rio 2 foi a dona de casa Sueli Regina, que fez questão de levar amigos para curtirem a sétima arte. “Eu entrei com a minha filha e um casal de amigos e todos nos divertimos assistindo o filme. É uma ótima iniciativa, pois ainda não temos cinema em Queimados e assim os jovens podem curtir um entretenimento sem precisar ir para longe de casa”, comentou.




quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Campanha contra pólio em Queimados

Texto: Bruno Anacleto | Fotos: Arquivo-PMQ

Expectativa é vacinar 4 mil crianças até o final 
do mês 

Seguindo a determinação do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Queimados vai iniciar neste sábado (15) a campanha de vacinação contra a poliomielite. O lançamento da campanha deste ano, também chamado de “Dia D”, terá o tema “Você é o protetor do seu filho” vai acontecer na Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro, a partir das 9h. A campanha vai até o dia 31 de agosto. A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença provocada por vírus que afeta o sistema nervoso e pode levar à paralisia irreversível dos membros.

A secretária municipal de Saúde, Dr.ª Fátima Cristina, disse que a meta é vacinar cerca de 4 mil crianças na cidade. “Nossa meta é vacinar cerca de 4 mil crianças durante a campanha. Estamos disponibilizando mais vacinas nas Estratégias de Saúde da Famílias e nas Unidades Básicas de Saúde. É muito importante que os pais levem seus filhos para tomar a dose da vacina e até mesmo atualizar a carteira de vacinação”, comentou.   

De acordo como Ministério da Saúde, a meta é imunizar 12 milhões de crianças com idade entre 6 meses e 5 anos incompletos em todo o país. Em Queimados, o “Dia D” vai acontecer também em mais de 15 locais entre eles: unidades básicas de saúde e em três escolas. As crianças que forem se vacinar contra pólio também poderão receber outras vacinas para atualizar suas cadernetas. Elas podem receber doses da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba e é destinada a crianças com idade entre 1 e 5 anos incompletos.

Locais de vacinação:

Praça Nossa Senhora da Conceição - Centro (Somente no dia 15/08)

UBS Belmira Vargas
Endereço: Rua da Batalha, 31 - Roncador – 3699-2228

UBS Júlio Barros
Endereço: Rua da Caixa D’água, s/nº - Paraíso – 3778-8430

Centro Médico da Pedreira
Endereço: Rua Patativa, s/nº - Nova Cidade – 2665-3566/3599 – 2779-9177

ESF Valdariosa
Endereço: Rua Dagmar Cardoso Barbosa, nº 215 – São Silvestre – 2665-8633

ESF Vila Americana
Endereço: Rua Antônio Luziário, 1689 - Vila Americana – 3699-3303

ESF Jardim da Fonte
Endereço: Rua Tomas Pereira, s/nº - Jardim da Fonte – 3698-1606

ESF Vila Central
Endereço: Rua Estocolmo, s/nº - CIEP nº 344, Vila Central – 3699-3073

ESF Tricampeão passou para a Clínica de Saúde da Família no bairro São Jorge (Estrada Padre José de Anchieta, s/nº).

ESF Santo Expedito
Endereço: Rua Olegário Dias, s/nº - Santo Expedito – 3699-3073 – 2665-4242

ESF Inconfidência
Endereço: Rua Jorge Hilário Santos, 28 - Inconfidência – 2779-7204

ESF Santa Rosa
Endereço: Rua Lajeado, 35 - Santa Rosa – 2663-3755 – 2665-4242

ESF Belmonte e Jardim Queimados (funcionando temporariamente na Escola Municipal Scintilla Excel)
Endereço: Travessa Campo Alegre, s/nº - Bairro Belmonte

Escola Municipal Vereador Carlos Pereira Neto
Rua Mondaine, s/nº - Bairro Santa Eugênia

Escola Municipal Oscar Weinschenck
Rua Heloísa, s/nº - Centro

ESF  Santa Rosa
Endereço: Rua Lajeado, 35 - Santa Rosa – 2663-3755 – 2665-4242

ESF Jardim Queimados
Endereço: Travessa Campo Alegre, 364 - Jardim Queimados – 2665-8491

Escola Municipal Profª Scintilla Exel
Travessa Campo Alegre, s/nº - Bairro Belmonte

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Junior Maestro prestigia reinauguração de escola em Queimados


Texto: Joyce Pessanha | Foto: Leandro Machado

O ex jogador foi homenageado dando seu nome à quadra poliesportiva da unidade

Em 40 dias, Queimados reinaugurou três unidades escolares. Nesta segunda (10), foi a vez da Escola Municipal Professor Leopoldo Machado estrear as novas instalações e beneficiar os 1.800 alunos, do pré 1 ao EJA (Educação de Jovens e Adultos), com 21 salas totalmente reformadas, quadra poliesportiva, biblioteca, sala de dança, sala de informática e estacionamento para funcionários, além de um cinema com direito a equipamentos totalmente preparados para sessões e um elevador para acessibilidade de deficientes. O projeto conta com homenagem à ilustres literários em cada espaço e a quadra, que agora se chama “esportiva Júnior Maestro”, teve a presença do homenageado destaque do futebol nacional, inspirando alunos e convidados.

O prédio da escola foi comprado pela prefeitura há sete anos para proporcionar aos alunos mais conforto e espaço, e como na época a escola particular Dr. Pedro Jorge estava sendo vendida, o governo fechou a compra da unidade em 36 vezes e instalou a escola municipal no prédio. No entanto, a herança estrutural recebida era muito antiga e precisava de uma reforma completa.  Para garantir a acessibilidade, foi incluída no projeto a instalação de um elevador além de um parquinho para as crianças, refeitórios e espaço novo para coordenação, secretaria e direção escolar.

O prefeito Max Lemos agradeceu a equipe da escola, o apoio de toda a prefeitura e prestigiou a presença de um dos maiores ídolos do flamengo, Júnior maestro, que deu nome a quadra esportiva. “Deixamos um legado de inspiração. Toda vez que um aluno jogar nessa quadra ou passar por ela, vai ter o deslumbre de um grande ícone esportivo mundial. E todos os nossos esforços de construir um local confortável e de qualidade para as nossas crianças vai ter valido a pena se elas se espelharem em grandes nomes para construir um futuro de sucesso”, declarou Max. Junior Maestro, ex-jogador do flamengo, da seleção brasileira e hoje comentarista esportivo, agradeceu e destacou que de todas as homenagens que já recebeu na vida, esta é uma das mais importantes pois passará por gerações.

Por ser um esforço humano, uma obra só é concretizada com a união de todos, como destacou a secretária de Educação, Miriam Motta. “Quero parabenizar a equipe, a diretora Katia Baptista, aos pais, alunos e professores. Nós acompanhamos de perto e vimos os esforços de todos para que essa obra fosse concluída. A equipe estava presente aos sábados, feriados, horários além da rotina se tornando verdadeiros fiscais da obra e ajudando para que hoje a escola fosse reinaugurada. O dia chegou e a escola está linda! Nossa missão agora é terminarmos de reformar todas as escolas para que nosso governo deixe esse legado para as futuras gerações”, comentou.

A festa, que terminou com um delicioso bolo, brindou o tempo em obras e a união de toda a equipe, como pontuou a diretora, Kátia Baptista. “Estamos em festa! E o personagem principal dessa festa é a comunidade escolar, que compreendeu, nos ajudou e nos deu forças para chegarmos hoje aqui. E a vitória é de todos nós, pois a escola é este espaço que pertence a todos! Parabéns a nós! Aos pais, aos alunos, aos funcionários, aos professores, à equipe pedagógica, a todos que compõem a nossa escola e são membros da família Leopoldo Machado”, concluiu.

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Comunidade de Queimados receberá documentos da casa própria

Texto: Leandro Machado/ Fotos: Luiz Ambrósio
Ter a sua casa própria é muito bom. Agora, ter todos os documentos para provar que este cantinho realmente é seu, é melhor ainda. Para dar esta alegria a cerca de 150 famílias da comunidade do Kissuco, no bairro Vila São Francisco, em Queimados, a Secretaria Municipal de Habitação, em parceria com o ITERJ (Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro) vai regularizar a situação latifundiária dos terrenos da localidade. Nesta quinta-feira (6), cerca de 100 pessoas se reuniram em um templo evangélico para tirar dúvidas com os representantes das entidades municipal e estadual. A previsão é do programa alcançar outras comunidades da cidade.  
O Termo de Cooperação Técnica entre os órgãos, para implantação do Programa de Regularização Fundiária de Interesse Social na cidade foi assinado em 2013 e Queimados foi o primeiro município na Baixada Fluminense a firmar a parceria. Os títulos de propriedade permitirão aos moradores comprovarem endereço junto aos principais órgãos e concessionárias de serviços públicos, além de oferecer a possibilidade de financiarem linhas de crédito para a reforma de seus imóveis. Após a reunião, uma equipe do ITERJ fará uma tipografia de todos os terrenos, demarcando suas limitações.
De acordo com termo, a Prefeitura fica responsável por encaminhar à Câmara de Vereadores projetos declarando as comunidades a serem legalizadas como zonas especiais de interesse social. Além disso, terá também de aprovar projetos de desmembramento e remembramento relacionados ao processo de regularização fundiária e ainda expedir certidões de aprovação dos projetos para que o ITERJ possa regularizar as casas junto ao Cartório de Registro de Imóveis competente. Os moradores precisarão de apresentar cópia de documentos como comprovante de residência, identidade, CPF, e/ou Certidão de casamento.
“Não tenho palavras para agradecer”
O secretário municipal de Habitação, Cacau Nogueira, fala sobre a importância da ação nos bairros da cidade: “Queimados foi crescendo por meios de loteamento, onde o proprietário loteava seus terrenos e vendia e passando para o comprador apenas um recibo. Os bairros cresceram sem nenhum tipo de documentação legal. Começamos esta ação aqui no Kissuco e vamos estender para outras comunidades. O Prefeito Max Lemos pediu para alcançarmos o máximo de pessoas possíveis para dar a elas a garantia legal da sua casa, para que não haja problemas posteriores. E o melhor, não haverá custos às famílias”, relatou.
A moradora mais antiga do bairro estava emocionada ao término da reunião. Dona Zilda Raimundo de Souza (76), mora na Rua Circular há 18 anos e é uma senhora bem ativa na comunidade. Mesmo com a idade avançada, ela mantém atividades sociais e religiosas na comunidade. Após o encontro, dela destacou a importância das ações no bairro: “Eu não tenho palavras para agradecer. Nós moradores estamos muito felizes. A documentação é o primeiro passo para estabilizarmos a cidadania em nossa comunidade”, ressalt

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Queimados no combate à hanseníase

Texto: Bruno Anacleto | Foto: Divulgação-PMQ

Ação de conscientização acontece nesta quarta-feira (04)

No Dia Estadual de Combate à Hanseníase, a Secretaria Municipal de Saúde de Queimados realiza nesta quarta-feira, dia 05, a partir das 9h, uma campanha de conscientização com o objetivo de diagnosticar possíveis casos da hanseníase, além de orientar a população sobre a doença na Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro. No dia, equipes do Programa de Vigilância em Saúde (técnicos, enfermeiros e um dermatologista) vão tirar dúvidas sobre a doença como formas de contágios, distribuir panfletos informativos e fazer avaliações no local.  

Para a secretária municipal de Saúde, Drª Fátima Cristina, o diagnóstico na fase inicial da doença aumenta a eficiência do tratamento. “Quanto mais rápido o diagnóstico, maiores são as chances de cura com o tratamento adequado. Como são longos períodos de tratamento, de seis a doze meses ininterruptos dependendo do caso, infelizmente muitos pacientes acabam abandonando-o. Por isso, a importância de conscientizar e informar à população sobre a doença”, comentou.

O diagnóstico da doença constitui na aplicação de testes de sensibilidade, força motora e palpação dos nervos dos braços, pernas e olhos. O programa municipal de hanseníase atende de segunda à sexta, das 8h às 17h, na Vigilância em Saúde (Avenida Irmãos Guinle, n° 673 – Centro). Os interessados podem entrar pelo telefone: (21) 2665-5815. 

Doença

A hanseníase, conhecida oficialmente por este nome desde 1976, é uma das doenças mais antigas da história da medicina. É causada pelo bacilo de Hansen, o mycobacterium leprae, também vulgarmente conhecida como “lepra”. Ela é um parasita que ataca a pele e nervos periféricos, mas pode afetar outros órgãos como o fígado, os testículos e os olhos. A doença é infectocontagiosa e se manifesta através de lesões na pele como manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou acastanhadas em qualquer parte do corpo. Os locais de maior incidência são no rosto, orelhas, costas, braços, nádegas e pernas.