sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Caminhando juntos contra o Mosquito

Evento reuniu mais de 200 pessoas entre autoridades e agentes de saúde

Texto: Camila de Paula | Fotos: Simone Silva
Com o intuito de chamar atenção da população para a rotina de cuidados contra o Aedes Aegypti, a Prefeitura de Queimados promoveu nesta sexta-feira (18) uma caminhada de conscientização contra a Dengue, a Zika e a Febre Chikungunya, doenças transmitidas pelo mesmo mosquito. A iniciativa que partiu da Praça dos Eucaliptos, no centro, e seguiu pela Avenida Dr. Pedro Jorge até o Largo da Porteira, faz parte da força-tarefa anunciada no início do mês pelo prefeito Max Lemos. O evento foi finalizado com a realização de uma ação de saúde que além de alertar a população sobre os cuidados, sintomas e tratamento das doenças ofereceu serviços como aferição de pressão arterial, distribuição de preservativos, entre outros.
Cerca de 300 pessoas participaram da caminhada, entre elas, os 162 agentes de endemia, o prefeito Max Lemos, a Secretária de Saúde Dra. Fátima Sanches, entre outros servidores e secretários municipai. A intenção da caminhada, de acordo com o Prefeito Max Lemos é de chamar a atenção da população para os cuidados em casa. "Estamos fazendo a nossa parte do lado de fora com a coleta de lixo em dia e retirando entulhos pelos quatro cantos da cidade, porém mais 80% dos focos estão dentro das residências. A luta é de todos", destacou.
A campanha seguirá segundo o prefeito até o fim do verão com uma série de medidas para intensificar as ações preventivas já realizadas nos 32 bairros do município, como: vistorias técnicas às residências, o uso de carros fumacês, retirada de entulhos e coleta de lixo. “Pedimos a cada morador que tire 10 minutos do seu dia para verificar os possíveis focos do mosquito. Juntos, vamos vencer essa guerra!”, disse.
De acordo com a secretária de Saúde de Queimados, Fátima Sanches, também estão sendo realizadas ações de caráter educativo, como palestras, reuniões, atividades lúdicas nas escolas e instituições religiosas da cidade. “Temos todos que fazer a nossa parte diante da epidemia que assola o Brasil ultrapassando 1,5 mil cidades atingidas e mais de  1,5 milhão de casos suspeitos.  Já temos mais de 300 casos notificados de Zika, sendo 10 gestantes. Nenhum confirmado. A situação está sob controle, mas temos que nos mobilizar para evitar que o pior aconteça”, frisou.
A dona de casa, Ângela Gomes, de 58 anos, apoiou a iniciativa ao receber panfletos e esclarecimentos diretamente da secretária de saúde. “É muito bom saber que a prefeitura se preocupa com isso. Agora não tenho desculpa, estou por dentro de tudo. Se a população fizer a parte dela, vamos vencer essa doença maldita”, acredita.
Denúncias, informações e outros serviços relacionados à endemia podem ser feitos através do disk dengue atende pelo número: 2665-3939.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Queimados vai promover caminhada contra a Zika

A Secretaria de Saúde também vai oferecer diversos serviços no Largo da Porteira

Texto: Camila de Paula | Fotos: Luiz Ambrósio

O mosquito não tem fronteira, nem bandeira, mas tem controle. Diante da epidemia de Zika Vírus de assola o Brasil ultrapassando 1.500 cidades atingidas e mais de  1,5 milhão de casos suspeitos, o município de Queimados, que tem mais de 300 casos, age no combate e controle ao mosquito causador da doença, o Aedes aegypti. Dentro da programação que configura a campanha #QueimadosContraoMosquito – uma verdadeira força-tarefa com operações que intensificam serviços públicos desde o dia 9 de dezembro – , a cidade será palco de uma Caminhada Contra a Zika, na próxima sexta-feira (18), partindo do Largo da Porteira às 9h, em direção ao centro pela Avenida Dr. Pedro Jorge. 

Para a ação estima-se mais de 200 pessoas, entre elas, o Prefeito Max Lemos, a Secretária de Saúde, Dra Fátima Sanches, os 162 agentes de endemia, servidores e quem mais quiser participar. A iniciativa na Porteira, além de panfletagem qualificada nas residências e comércio local, contará também com tendas para esclarecer a população sobre os cuidados, sintomas e tratamento das doenças transmitidas pelo mosquito, relaizando encaminhamento de consultas e exames para os postos de saúde. Outros programas oferecerão aferição de pressão arterial, distribuição de preservativos, entre outros serviços. 

A intenção da caminhada, de acordo com o Prefeito Max Lemos é de chamar a atenção da população para os cuidados em casa. "Estamos fazendo a nossa parte do lado de fora, porém mais 80% dos focos estão dentro das residências. A luta é de todos", destaca o prefeito. A campanha, que seguirá até o fim do verão, envolve uma série de medidas para intensificar as ações preventivas já realizadas nos 32 bairros do município, como: vistorias técnicas às residências, o uso de carros fumacês, intensificação dos serviços de retirada de entulhos e coleta de lixo até completar 15 dias da campanha em nove bairros da cidade. 

De acordo com a Secretária de Saúde, Fátima Sanches, também estão sendo realizadas ações de caráter educativo, como palestras, reuniões, atividades lúdicas nas escolas e instituições religiosas da cidade. “Será o dia Z. Todos contra a Zika. A prefeitura está reunida trabalhando intensamente, na última segunda-feira (14), uma reunião intersetorial de todas as secretarias foi realizada para direcionar planos de ação, mas precisamos da ajuda da população”, afirmou a secretária. Proprietários de terrenos e loteamentos sem uso também estão sendo notificados, já que podem acumular mais facilmente focos do mosquito. O disk dengue atende pelo número: 2665-3939, para denúncias de possíveis focos da doença. 

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Programação extensa para a padroeira

Texto: Leandro Machado / Fotos: Luiz Ambrósio e Willian Wallace 
A dupla Felipe e Hudson será uma das atraçõesMissas, procissões, shows e até passeio ciclístico vão marcar os festejos pelo dia da padroeira de Queimados, Nossa Senhora da Conceição, celebrado na próxima terça-feira (8 de dezembro). A prefeitura em parceria com a igreja católica local preparou quatro dias de atividades gratuitas para celebrar a data. O início será já neste sábado com shows do Grupo Todamagia e PC do Forró, a partir das 20h, na Praça que leva o nome da santa, no Centro. Já o encerramento será na terça-feira com a missa celebrada pelo bispo da Diocese de Nova Iguaçu, D. Luciano Bergamin, na nova matriz próxima ao cemitério municipal.
No domingo (6), a partir das 8h, será celebrada uma missa campal na Praça do centro e a partir das 9h30, cerca de 200 pessoas irão participar de um passeio ciclístico denominado “Famílias pela Paz”. À noite terá uma missa solene, às 19h, na nova matriz. E a partir das 20h30 começa a maratona de shows. Vão levantar os devotos de Nossa Senhora da Conceição o Grupo Anima, a cantora Juliara Ghiner e as duplas Elson e Rose e Felipe e Hudson que encerrarão as atividades do dia.
Já na segunda-feira (7), uma missa campal será celebrada a partir das 20h, na Paróquia São Francisco de Assis, no bairro Ponte Preta. Para encerrar a programação com chave de ouro, na terça (8) não poderia faltar, claro, a tradicional procissão com a imagem da santa percorrendo as ruas do município. Ela partirá, às 19h, da nova matriz (na Rua Vereador Marinho Hemetério de Oliveira) até a antiga sede (Na Praça Nossa Senhora da Conceição). Logo após, Dom Luciano, bispo da Diocese de Nova Iguaçu, celebra a missa de encerramento. A partir das 20h30, o show fica por conta da cantora Ghislaine Cantini e dos Grupos Força Jovem e Anima.
Superação na vida e devoção à santa
Dona Maria da Conceição, uma vida de féSe tem uma palavra presente no vocabulário da dona de casa, Maria da Conceição Thiago, 91 anos, é devoção à Nossa Senhora da Conceição. Sua fé não se restringe ao mesmo nome que o da padroeira de Queimados, também se faz presente nas imagens da santa espalhadas pela sua residência, nas camisas que utiliza quando vai à missa e nas medalhas que guarda nas gavetas do quarto. Primeira filha numa família de quatro irmãos, seu nome foi fruto de uma promessa da mãe que era católica fervorosa. “Ela pediu que eu nascesse com saúde”, recorda Conceição.
Nascida em Minas Gerais, ela se mudou aos 18 anos para a Zona Norte do Rio de Janeiro onde construiu sua família. Aos 40, veio para a Baixada de onde não saiu mais. Dois anos mais tarde veio o grande baque da vida. Perdeu o marido com seis filhos para criar, a mais nova com 10 meses e a mais velha com  9 anos de idade. Trabalhou como doméstica e conseguiu que todos concluíssem a formação em nível superior na área da educação. Três dos seis filhos foram batizados na antiga matriz que leva o nome da santa. “Tudo que peço, ela (Nossa Senhora da Conceição) me atende. Só de criar seis filhos sozinha e nenhum deles desviar do caminho é motivo de agradecimento”, ressalta.
Patrimônio Histórico
Lado interno do templo de Nossa Senhora da ConceiçãoA primeira igreja dedicada à Nossa Senhora da Conceição foi erguida em 1878, logo após a construção da linha férrea, no Centro do ainda povoado de Queimados. Esta comunidade fazia parte da Paróquia de Austin e um dos párocos de maior notoriedade foi João Mush. Parte da fachada desabou em 1949 e a partir daí foi decretada a criação da primeira capela, onde hoje é a antiga matriz, na praça que leva o nome e tem uma bela imagem da padroeira na parte central. Quatro anos depois, em 4 de dezembro, o Padre José Marques é designado pároco de Queimados. Em 1989, a Igreja foi tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural. Já em 1982 foi construída a nova sede na Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, liderada pelo saudoso Padre Sá.

O padre Luiz de Oliveira (67) está a frente da Paróquia Nossa Senhora da Conceição há dois anos e está muito feliz com a realização. Segundo o pároco, Queimados tem aproximadamente 15 mil devotos da santa e a festa é para relembrar os fatos históricos e trazer mais comunhão aos fiéis: “Todo festejo é com intuito de unir os povos e a nossa não é diferente. Nossa padroeira traz com ela muita história na nossa cidade e é isso que vamos comemorar. Agradecer as graças e celebrar a vida”, disse. O secretário municipal de Cultura, Marcelo Lessa, também destacou as comemorações: “Vamos celebrar a nossa padroeira e não poderíamos deixar de realizar esta programação”, destacou.
 

Decisões do Futsal agitam domingão em Queimados

Texto: Leandro Machado / Fotos: Luiz Ambrósio
A Taça Cidade de Futsal de Queimados chega aos momentos decisivos. Neste domingo (6) acontecem as finais da competição no Ginásio Metodista (Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, S/N, Vila Pacaembu) e as disputas serão em seis categorias: Sub 9, Sub 11, Sub 13, Sub 15 e Sub 17. A competição é organizada pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer com a Sinno esportes e tem entrada franca. 
Cerca de mil pessoas são esperadas no local para prestigiarem os jogos decisivos. Às 10h, a final do Sub 11 com a partida entre Parque Ipanema e CFC/ Real. Logo após, às 11h, os jogadores do Sub 15 da Vila Olímpica de Queimados e do Galáticos de Nilópolis medem forças para ficar com o título.
=Os pequenos do Sub 9 de ArtSul e CFC/ Real jogam às 12h. Em seguida, Joga Dez e Galáticos de Nilópolis disputam a decisão do Sub 17, às 13h. Para encerrar o dia, a disputa do Sub 13. Os meninos da Vila Olímpica de Queimados e Amigos do Alecrim prometem fazer uma disputa emocionante.

Queimados elege novos diretores



Pleito escolheu os dirigentes das unidades da rede pública municipal para os próximos três anos

“A democracia começa na escola”. A frase estampada no pátio da Escola Municipal Oscar Fanchem foi o reflexo da eleição que escolheu os novos diretores da rede pública de Queimados. Através de voto direto, secreto e facultativo, quase 10 mil eleitores foram às urnas para escolher os novos dirigentes para os próximos três anos. O resultado do pleito foi divulgado nesta sexta-feira (4) pela Secretaria Municipal de Educação. Apenas duas escolas tiveram mais de uma chapa: Leopoldo Machado e Oscar Weinschenck, ambas no Centro. As outras, elegeram seus representantes em chapa única.

A disputa mais acirrada foi na Escola Leopoldo Machado. A atual diretora da unidade Kátia Baptista foi reeleita para o seu terceiro e último mandato,  já que de acordo com o regimento interno da prefeitura cada diretor só pode ter três mandatos consecutivos. Já na Escola Oscar Fanchem não houve quórum suficiente e, por conta disso, a eleição acontecerá em uma nova data ainda sem definição. As demais, aprovaram a chapa única. A posse ocorrerá em fevereiro de 2016.

Entre os eleitores, estava a mamãe Ana Paula Cesar, de 29 anos.  Ela levantou cedo na última quarta-feira e foi até a Escola Leopoldo Machado para uma atividade atípica. No lugar de buscar o filho Matheus ou participar de uma reunião de pais, ela compareceu à unidade escolar para exercer civismo e ajudar a escolher a próxima equipe que assumirá a direção da escola. “Escolhi meu voto a partir das propostas de cada candidata”, contou.

Curso de qualificação para os eleitos

O próximo passo agora é um curso de capacitação em gestão escolar que será ofertado aos diretores eleitos em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). De acordo com a secretária de Educação de Queimados, a professora Miriam Motta “o curso de atualização começa a partir do dia 14”. Segundo ela serão abordados temas referentes à administração escolar, cotidiano do trabalho e plano de gestão que será executado no mandato. “Serão 30 horas de capacitação e os diretores terão que ter 95% de frequência”, explica.

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Das salas às urnas



Cerca de 11 mil eleitores irão escolher os novos diretores das 31 escolas da rede pública municipal para os próximos três anos
 Texto: Joyce Pessanha | Foto: Luiz Ambrósio

É hora de colocar o espírito democrático em prática no município Queimados. Nesta quinta-feira (3),  funcionários da comunidade escolar, pais e os alunos acima de 16 anos vão às urnas para através do voto escolher os diretores das 31 escolas da rede pública municipal para os próximos três anos. Cerca de 11 mil eleitores estão aptos a participar do pleito que acontecerá através do voto direto, secreto e facultativo.  Apenas duas escolas da rede terão mais de uma chapa: Leopoldo Machado e Oscar Weinschenck, ambas no Centro. As demais, os eleitores terão que decidir pela aprovação da chapa única.

Para concorrer ao cargo, os candidatos devem ser membros do magistério público municipal por pelo menos três anos, período estabelecido para o estágio probatório, estar em exercício na unidade escolar onde concorre ao posto e comprovar especialidade em uma das seguintes áreas de formação: Administração Escolar, Gestão Escolar, Inspeção, Supervisão, Orientação Pedagógica ou Orientação Educacional, obtida em Curso Superior de Graduação ou Pós-Graduação.

Estão aptos a votar os servidores públicos e demais funcionários em exercício na unidade escolar, os alunos devidamente matriculados com idade superior a 16 anos e os responsáveis pelos estudantes com idade inferior a 16 anos munidos dos documentos de identificação tendo direito a apenas um voto mesmo que tenha mais de um filho matriculado na instituição.

A eleição acontece durante todo o dia, das 7h30h às 20h30 nas próprias unidades. A apuração será feita logo após o término de votação, em sessão pública no local. A previsão é que os resultados saiam até às 22h. Serão eleitos as chapas que obtiverem a maioria dos votos válidos (50% mais um). A posse será em fevereiro de 2016.

 De acordo com a secretária de Educação, a professora Mirian Motta, os diretores eleitos irão participar de um curso de capacitação em gestão escolar que será ministrado em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “É um curso de atualização que começa a partir do dia 14. Abordaremos diversos temas, desde a questão da administração escolar, ao cotidiano da escola e o debate sobre o plano de gestão que será executado no mandato. Serão 30 horas de capacitação e os diretores terão que ter 95% de frequência”, explica.
 
Disputa democrática

Durante, seis anos as educadoras Kátia Baptista e Rose Fidelis trabalharam juntas na Escola Municipal Professor Leopoldo Machado, no Centro.  Uma como diretora geral da unidade, a outra como adjunta. O saldo do trabalho foi a reforma da instituição que conta com uma quadra de esportes moderna, elevador e até sala de cinema para os estudantes.  As duas, no entanto, agora disputam voto a voto quem ficará à frente da escola pelos próximos três anos. "O bacana das eleições é ensinar aos alunos o poder da democracia e o civismo", comentou Rose. "Independente de quem vença, o compromisso com a comunidade e com as conquistas que já temos vai continuar", contou Kátia.