terça-feira, 5 de abril de 2016

Batida perfeita para embalar a juventude



Projeto desenvolvido pela Prefeitura de Queimados oferece oficinas gratuitas de mixagem e informática. Inscrições estão abertas

Texto: Joyce Pessanha | Fotos: Luiz Ambrósio PMQ

Trabalhar com músicas e festas é o sonho de vários jovens. Esta realidade não é diferente para o estudante Pedro Silva, de 17 anos, que anima os encontros rotineiros da família, em Queimados, na Baixada Fluminense. Em setembro, o jovem completará a maioridade e, claro, não poderia faltar a batida perfeita na comemoração do aniversário. Antes, porém, já ganhou um presente antecipado: está se aperfeiçoando e se preparando para a mixagem das músicas, sem tirar um centavo do bolso, através da oficina de DJ oferecida pelo projeto Estação Juventude. Desenvolvido pela Prefeitura de Queimados, através da secretaria de Assistência Social, com o apoio do governo federal, o projeto está com inscrições abertas para oficinas livres de mixagem e de informática.

Faz três semanas que o Pedro iniciou as aulas no projeto, tempo mais que suficiente para se apaixonar pela profissão de DJ. Ele já sonha em ganhar uma graninha extra para ajudar nas despesas pessoais. “Em poucas aulas já é incrível o que eu consigo fazer. Já sei fazer a transição das músicas e começo a dominar o CDJ. Além de poder, futuramente, animar as festas, ainda dá pra se divertir muito nas aulas. Vale muito à pena fazer a oficina”, convidou.

Jovens têm a oportunidade de cursar informática e mixagem
Quem quiser fazer companhia a Pedro dentro da sala de aula ainda dá tempo de se inscrever. Basta ter entre 15 e 29 anos e comparecer, a partir das 13h, ao Centro de Referência em Assistência Social (Cras), no Centro (Av. Olímpia Silva, nº 46) com o documento original da carteira de identidade, CPF e comprovante de residência.

Fotografia e música a partir de junho

De acordo com a secretária de Assistência Social de Queimados, Ana Paula Rosalino, apesar de não ser profissionalizante, o curso representa uma oportunidade para os jovens aprenderem mais sobre os temas abordados e terem uma opção de renda complementar no futuro. “Vamos oferecer mais cursos a partir de junho, de diferentes assuntos, ao longo do projeto. O próximo terá fotografia e música. A ação reforça o objetivo da secretaria de oferecer oportunidade de inclusão nas políticas públicas para os que estão na faixa etária do programa”, destacou.

O projeto “Estação da Juventude” é um programa do Governo Federal que tem como objetivo ampliar o acesso de jovens à políticas, programas e ações. As oficinas têm duração de 3 meses e são destinadas para jovens com idade entre 15 e 29 anos.  São disponibilizadas 240 vagas por oficina. As aulas serão ministradas de segunda a sexta-feira das 13h às 21h, com duração de uma hora cada e aos sábados em um horário especial: das 9h  até às 12h.