terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Talento que representa o orgulho de Queimados

Jovem moradora do Bairro Paraíso que brilhou no programa The Voice Kids da TV Globo sonha em se tornar cantora gospel

Felipe Carvalho - Basta abrir o portão da casa onde mora, no bairro Paraíso, para a jovem estrela queimadense, Kailane Muniz, de apenas 14 anos, que brilhou ao virar as três cadeiras no programa The Voice kids, da TV Globo, sentir a responsabilidade que tem pela frente: carregar o nome da cidade onde mora para milhões de brasileiros. Apesar da pouca idade, a menina prodígio já tem uma legião de fãs pelos quatro cantos do município. Todo lugar que vai, tem que parar para dar um autógrafo ou tirar aquela famosa selfie. Pensa que ela reclama? Nada disso! Após passar de forma incontestável pelas audições às cegas e encantar todo o país, a cantora mirim segue sua rotina rumo ao seu maior sonho que é um dia viver profissionalmente da música gospel.

Estudante da rede pública do município de Queimados até o ano passado,  Kailane nasceu numa família de origem humilde. Mora com o pai que é eletricista, com a mãe que é manicure e com mais dois irmãos. Ela é a caçula da família. Evangélica, começou a cantar aos 7 anos no grupo de crianças da Igreja Batista Central da Vila Guimarães por influência da irmã mais velha, a responsável por ensinar os primeiros acordes vocais. Aprendeu técnicas como respiração, afinação e divisão de vozes, quando participou do coral Black Soul, extinto há um ano. Faz um trio ao lado dos dois irmãos, o trio Muniz, na Igreja Batista Central do Paraíso, onde congrega atualmente. “Comecei a cantar na igreja com as crianças. Nunca fiz aula de canto. As pessoas não acreditam”, revela Kailane.

A jovem jamais imaginava que um dia iria participar de um programa de televisão como o The Voice Kids. A iniciativa de inscrevê-la partiu da mãe Bárbara Cristina da Silva, de 37 anos, sua fã número um e grande entusiasta da carreira artística da menina. “Fiz escondido dela. Tinha muitos vídeos guardados no computador com apresentações dela na igreja. Quando foi em julho me ligaram e falaram que era do The Voice. Eu não acreditei e pedi para repetir. Demorou a cair a ficha. Ela teve que passar por uma seleção antes de se apresentar no palco”, contou a mãe da jovem.

No dia das temidas audições às cegas, Kailane ficou tão nervosa que chorou antes de subir ao palco e logo após acabar sua apresentação, foram lágrimas de felicidade. Sua mãe, apesar de toda a experiência de vida, não deixou por menos. Ela teve que pedir um calmante para a produção do programa e nem chegou a ver a hora que o cantor Carlinhos Brown virou a cadeira para a filha. “A menina que estava do meu lado que me falou, eu nem acreditei”, recordou.

Escolha pela Ivete foi um pedido da avó


Um pedido feito pela avó Solange Gonçalves, de 55 anos, que é fã da cantora Ivete Sangalo, que fez a jovem Kailane optar pela cantora baiana para ser sua técnica. Ela estava em dúvida entre Ivete e Carlinhos Brown, mas jura que não se arrependeu da escolha. “Ela foi muito gentil. Me abraçou, conversou, deu várias dicas. Até brincou. Teve uma hora que Léo foi me abraçar, ela disse: larga que ela é minha”, revelou aos risos.

Foi só Kailane subir ao palco do The Voice para segundos depois as redes sociais bombarem e não tinha outro assunto em Queimados que não fosse a sua apresentação. A sua página oficial no facebook: @munizoficial – criada pela irmã – , ganhou 2500 seguidores em apenas três dias. “Me sinto muito importante sabendo que represento uma cidade inteira. Nunca recebi tantos parabéns em toda a minha vida, nem no dia do meu aniversário. Onde vou alguém pede para tirar foto comigo” disse.

Enquanto Kailane aguarda a fase de batalhas do programa, continua cantando normalmente nos cultos da Igreja. E é no mundo gospel que ela tem suas principais referências musicais. “Sonho em conhecer a Fernanda Brum, sou fã dela. Também gosto muito da Daniela Araújo. Elas são enviadas por Deus para falar do amor de Cristo. O meu dom e talento também são para Deus. Se tudo der certo, vou cantar para ele, vou seguir a carreira gospel. Nasci para falar do amor de Cristo”, concluiu. 

Encontro para integrar a saúde municipal

Prefeitura de Queimados reúne profissionais da rede do município em evento mensal que visa traçar metas e estratégias de gestão

Jéssica Moreira - Com o objetivo de promover a aproximação entre os integrantes da equipe da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de Queimados realizou, nesta terça-feira (31), o “Bom Dia Saúde”, no Teatro Municipal Marlice Margarida Ferreira da Cunha.

Na reunião, que contou com a presença dos coordenadores da rede municipal de saúde, houve uma apresentação de todos os funcionários, seguida da exposição das metas da atual gestão.
Imagens: Simone Silva/ SEMCOM

No encontro também foram explanadas as demandas de cada setor de atendimento, o que, para a Secretária da Pasta, Dra. Lívia Guedes, é muito importante para criar uma boa comunicação dentro da própria gestão.

“Não quero ser uma ‘secretária de gabinete’. Por isso, tenho visitado as unidades de saúde e ouvido tanto pacientes quanto funcionários, que podem realmente contribuir com ideias e informações valiosas do que funciona e do que precisa melhorar”, destacou ela, que ainda declarou a intenção de reunir os profissionais de saúde pelo menos uma vez por mês.

Prefeitura inicia recuperação de estrada na área rural

Cerca de dois quilômetros da Estrada das Piabas, no Bairro Santa Rosa, serão nivelados. Ação vai beneficiar produtores do campo e estudantes da rede municipal

Leandro Machado - O trabalho de recuperação de estradas nas áreas rurais começou ser intensificado, a partir desta terça-feira (31), em Queimados, na Baixada Fluminense. Logo pela manhã, os moradores do bairro Santa Rosa acordaram com os barulhos de máquinas e dos caminhões na porta de casa e não se incomodaram nem um pouco por isso, já que foi por um bom motivo: A região é a primeira do município a ser contemplada pela ação, que visa melhorar o escoamento da produção rural e também vai facilitar a locomoção do transporte dos estudantes da rede municipal de ensino.

A primeira via a receber as melhorias foi a Estrada das Piabas, que tem cerca de dois quilômetros. O trabalho vai beneficiar diretamente cerca de 90 produtores rurais dos bairros Jardim da Fonte e Santa Rosa, além de 300 alunos da Escola Municipal Waldick Cunegundes, que retoma seu calendário letivo no próximo dia 6 de fevereiro. Na operação, estão sendo utilizadas duas máquinas patrol, uma retroescavadeira e dois caminhões. Além de receber saibro, as ruas ganharão fresagem de asfalto.

O prazo de conclusão desta primeira etapa das melhorias é de 15 dias. De acordo com o prefeito Carlos Vilela, o trabalho de recuperação das estradas será constante e terá impacto direto no desenvolvimento econômico do município. “Investir na área rural é um incentivo a mais para manter o agricultor no campo. A melhoria das estradas, facilita o escoamento da produção agrícola para o grande centro, conserva veículos e equipamentos”, frisou.

Trabalho ampliado para outras áreas rurais

Já o Secretário Municipal de Agricultura, Abílio Cardoso, ressalta que a ação vai melhorar a vida, não somente dos produtores rurais, mas de todos os moradores da localidade: “São áreas de difícil acesso. Ouvi muitas reclamações de moradores em geral e do pessoal que vive da agricultura que quando chove a rua fica intransponível. Isso dificulta a vida dos trabalhadores e de toda a população. Vamos fazer este trabalho e supervisionar para realizarmos manutenção das vias não só daqui como de todas as regiões rurais da cidade”, destacou.

Imagens: FELIPE CARVALHO
Após a conclusão da Estrada das Piabas, o destino da ação da secretaria de Agricultura será a Estrada Francisco Antônio Russo (Antiga Estrada dos Caramujos), que corta os bairros Parque Ipanema, Nossa Senhora da Conceição e Vila Nanci. A estrada de chão tem cerca de três quilômetros extensão e é o acesso principal que liga os bairros periféricos ao centro da cidade. A ação vai beneficiar 300 estudantes da Escola Municipal São José, que voltam às aulas no próximo dia 6 de fevereiro.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Queimados tem dia de combate à Hanseníase

 Prefeitura realizou mais de 200 atendimentos gratuitos em plena praça pública. Ação contou com avaliação de manchas e agendamento de consultas dermatológicas


Jéssica Moreira - O dia 29 de janeiro marca o Dia de Combate à Hanseníase em todo o mundo. E seguindo esse calendário, a Secretaria Municipal de Saúde de Queimados promoveu, nesta segunda-feira (30), uma ação contra a doença num dos principais pontos da cidade: a Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro. Vários serviços foram oferecidos de graça à população, entre eles: avaliação de manchas e agendamento de consultas dermatológicas nas unidades de saúde do município. A ação registrou mais de 200 atendimentos.

Segundo a dermatologista Hannah Kalaoun, parte da equipe da Vigilância em Saúde do município, o diagnóstico precoce é extremamente importante para o tratamento da doença. “Nossa maior preocupação é evitar a incapacidade física que o estágio avançado da hanseníase causa no paciente, como as deformidades e lesões nos nervos. Além disso, quanto antes pudermos iniciar o tratamento, melhor para impedir o contágio de outras pessoas”, afirmou a médica do Programa de Combate à Hanseníase.

O evento, que contou com a presença da Secretária da Pasta, Dra. Lívia Guedes e do vice-prefeito, Machado Laz, além de orientar sobre a doença, também ofereceu outros serviços de saúde, tais como: aferição de pressão arterial, teste de glicose, orientação do Programa de Saúde da Mulher acerca do câncer de mama, distribuição de preservativos e orientação sobre a prevenção e o combate ao Aedes Aegypti (mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika).  “Vamos ampliar essas ações em praça pública. É uma forma de aproximar os serviços de saúde da população. Essa é uma determinação do prefeito Carlos Vilela”, destacou a secretária.
Imagens: Tiago Loureiro/ SEMCOM

Uma das beneficiadas da ação foi a dona de casa Conceição Onório da Silva, que aprovou a iniciativa pela questão da praticidade que a localização do evento proporcionou. “Ajuda muito quando um serviço de saúde fica à disposição dos moradores assim. Eu estava passando por aqui e resolvi tirar a dúvida sobre uma mancha que tenho no braço. A Dra Hannah olhou e me tranqüilizou, felizmente não era nada, mas é preciso estar sempre alerta com nossa saúde”, concluiu.


Instituto de Previdência de Queimados divulga calendário anual de pagamento




Aposentados e pensionistas do município já receberam o vencimento de janeiro desde o último sábado e já podem planejar suas contas até o fim do ano

Os aposentados e pensionistas do município de Queimados já podem se programar para o decorrer do ano de 2017.  É que o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Queimados (PREVIQUEIMADOS) divulgou o calendário anual de pagamento de seus beneficiários.

Apesar de no calendário prevê o pagamento de janeiro para o dia 31, os 377 aposentados e pensionistas já estão com o dinheiro na conta desde o último sábado. “Nós trabalhamos com as datas previamente marcadas para que os nossos servidores possam se programar. Mesmo com toda crise, nós mantemos os salários de nossos beneficiários em dia e isso é resultado de uma gestão séria e austera”, destacou o Diretor – Presidente da autarquia, Dr. Marcelo Fernandes.

No calendário, o Instituto ainda programou também o pagamento das duas parcelas do 13º salário. A primeira parte com 60% dos proventos está marcada para o dia 14 de junho. Já a segunda parcela com os 40% restantes, tem previsão para o dia 15 de dezembro.

Confira como ficou o calendário de pagamento dos aposentados e pensionistas:

Janeiro - 31/01/2017

Fevereiro - 27/02/2017

Março - 31/03/2017

Abril - 28/04/2017

Maio - 31/05/2017

1ª parcela do abono anual - 14/06/2017

Junho - 30/06/2017

Julho - 31/07/2017

Agosto - 31/08/2017

Setembro - 29/09/2017

Outubro -  31/10/2017

Novembro - 30/11/2017

2ª parcela do abono anual - 15/12/2017

Dezembro - 29/12/2017

Para dar a atenção e o respeito que o idoso merece

Prefeitura de Queimados está com edital aberto para o primeiro chamamento público para prestação de serviços de acolhimento e abrigamento da história da cidade

A Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, está realizando  credenciamento para prestação de serviços de acolhimento e abrigamento de idosos através de chamamento público.  Entidades sem fins lucrativos, como: Associações, Organizações Não Governamentais (ONGs) ou Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs) capacitados e interessados em realizar as atividades devem atender em estabelecimento próprio ou locado com sede no município de Queimados. As entidades têm até 28 de abril para apresentarem suas propostas.

O convênio será de ação conjunta entre o município de Queimados e a instituição incluindo assistência, cuidados, alimentação, lazer, atendimento médico, atendimento psicossocial, higiene pessoal e todo atendimento necessário para o bem-estar dos idosos. O acolhimento será de forma contínua (24 horas), ou seja, ininterrupta, inclusive, aos finais de semana, pontos facultativos e feriados, para ambos os sexos.

Os projetos apresentados pelas entidades candidatas devem preencher requisitos, como: qualidade técnica do projeto baseada na Política Nacional do Idoso, no Estatuto do Idoso e demais legislações correlatas, experiência na área de acolhimento institucional de alta complexidade com idosos, histórico da entidade, entre outros aspectos.

Este é o primeiro edital de chamamento público da história da cidade. Ao publicar o edital, a prefeitura estabelece critérios objetivos e claros para a celebração de convênios. Para o secretário de Assistência Social de Queimados, Elton Teixeira “este modelo de escolha de entidades para conveniamentos deverá nortear todas futuras parcerias que serão celebradas pela secretaria. Assim, fica claro para a população quais são as políticas públicas implementadas, as responsabilidades das entidades envolvidas, a quantidade de recursos investidos etc”.

Edital pode ser retirado pelo site

Os interessados poderão retirar exemplares do edital com as informações e documentações necessárias para a inscrição diretamente no site da Prefeitura Municipal de Queimados, através do Portal da Transparência (www.queimados.rj.gov.br – link – Diário Oficial de Queimados edição da datada em 20 de dezembro de 2016).

Para confirmar se o credenciamento foi efetivado e obter outras informações sobre o chamamento público, basta procurar a sede  da Secretaria Municipal de Assistência Social de Queimados (Rua Eugênio Castanheira, nº. 176), das 9h às 16h, ou pelo telefone 2665-8322.

Prefeitura paga em dia o salário do servidor

Vencimentos dos funcionários municipais ativos cairão na conta nesta terça-feira. Aposentados e pensionistas receberam desde o último sábado

A Prefeitura de Queimados, através das Secretarias Municipais de Administração e Fazenda e Planejamento, resolveu antecipar o pagamento dos cerca de seus 2,7 mil servidores, entre estatutários e comissionados. Previsto em legislação para até o 5º dia útil do mês seguinte ao trabalhado, os vencimentos estarão disponíveis na conta já nesta terça-feira (31). Já o Instituto de Previdência, o PREVIQUEIMADOS,  pagou honorários dos 377 aposentados e pensionistas do município, desde o último sábado (28).

Desta forma, o prefeito Carlos Vilela inicia seu governo cumprindo religiosamente seus compromissos com o servidor público municipal: de pagar os salários em dia e antes mesmo da virada do mês. Na última sexta-feira, ele se reuniu em seu gabinete com o secretário de Administração, Getulio de Moura e com o de Fazenda e Planejamento, Fábio Cristiano para traçar as metas e estratégias para o funcionalismo público. “Só enfrentamos a crise com muito trabalho e, para isso, dependemos muito do funcionalismo público. Cumprir com seus honorários em dia é obrigação e demonstração de respeito”, destacou.

Para o secretário de Administração, Getulio de Moura, o pagamento em dia e antes da virada do mês dá a oportunidade de o servidor público poder se planejar e organizar suas contas. “Principalmente em janeiro que tem várias contas a serem pagas como o material escolar, IPTU, IPVA, entre outras”, destacou. Já o secretário de Fazenda, Fábio Cristiano, ressaltou que boa parte da folha de pagamento, que gira em torno de R$ 6 milhões líquidos, retorna aos cofres da prefeitura. “A maioria do nosso funcionalismo vive e consome na cidade. Ou seja, o dinheiro circula no município e retorna aos cofres em forma de impostos. É a roda da economia girando”, frisou.

domingo, 29 de janeiro de 2017

Prefeitura dá início à padronização da feira livre

Comerciantes informais que vendiam produtos no asfalto, agora expõem em barracas especiais. Modelo será estendido para toda feira nos próximos 15 dias

Quem passou na manhã deste domingo (28) pela tradicional feira livre de Queimados, se deparou com uma grata surpresa. Os objetos que ficavam expostos no asfalto no trecho entre os cruzamentos das ruas Georgeta e Hernani com a Avenida Tinguá agora estão disponibilizados em barracas padronizadas, garantindo assim a ampliação da largura da feira em pelo menos mais um metro. A medida faz parte do início do trabalho realizado pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, que visa organizar o comércio informal em toda a cidade. 

Ao todo, 65 barracas foram disponibilizadas nesta primeira etapa do processo de padronização, que será estendido pelas próximas duas semanas para todos os comerciantes da feira. O espaço conta em sua totalidade com 460 barracas, distribuídas em um trecho de quase 1 quilômetro pela Avenida Tinguá, no Centro, que recebe cerca de 5 mil visitantes a cada domingo.

De acordo com o secretário de Segurança e Ordem Pública de Queimados, Elias José, a prefeitura dará início logo após o Carnaval ao trabalho de recadastramento dos feirantes. O objetivo, segundo ele, além de regularizar a documentação dos comerciantes, será também de criar um cartão de identificação deles e das barracas. “O prefeito Carlos Vilela nos deu a missão de organizar a feira livre, tornando-a melhor para o comerciante que leva daqui o seu sustento para casa e para os visitantes que consomem no local. Por isso, pretendemos colocar bicicletários no início e no fim da feira e também banheiros químicos ao longo dela”, adiantou.

Comerciantes e visitantes aprovam a mudança

Há mais de 25 anos, seu José Ribamar Alves, de 62 anos, morador do bairro Tricampeão, trabalha vendendo ferramentas usadas na feira. A rotina dele, no entanto, não era nada fácil. Precisava literalmente madrugar para garantir seu lugar ao sol, ou melhor, no asfalto, para conseguir vender os seus produtos. “Acordava às 3h da manhã, porque não tinha lugar marcado. Era cada um por si. Agora que padronizou, além de melhorar o serviço, deixa a gente mais tranquilo para trabalhar e ganhar nosso dinheirinho”, comemorou ele, que bate ponto no local, das 7h às 14h.

Quem também aprovou as mudanças foram os visitantes do espaço, entre eles o morador do bairro Vila do Tinguá, Joilson da Silva, de 64 anos, frequentante assíduo da feira há mais de 50 anos, desde quando Queimados ainda era Distrito de Nova Iguaçu. “Ganhamos mais espaço para poder circular com mais tranquilidade. Aqui, era o pior local da feira, agora virou o modelo a ser seguido. Tem que padronizar tudo, que todos saem ganhando”, concluiu.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Segunda-feira de luta contra a hanseníase


Prefeitura de Queimados promove iniciativa de combate e prevenção à doença e oferece serviços gratuitos à população na próxima semana
Imagem: SEMCOM

A Secretaria Municipal de Saúde de Queimados realiza nesta segunda-feira (30/01) uma Ação de Combate à Hanseníase na Praça Nossa Senhora da Conceição, das 8h às 12h.

No evento serão ofertados a população orientações sobre prevenção, controle e riscos da doença, avaliação de manchas, aferição da pressão arterial e medição da glicose.

A Hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, cujo principal agente etiológico é o Mycobacterium leprae (M. Leprae). Os primeiros sintomas aparecem  geralmente entre 2 a 7 anos após a infecção. A transmissão se dá por meio de espirros e tosses de uma pessoa doente e sem tratamento.

O tratamento, que é ambulatorial e feito com poliquimioterapia (PQT), está disponível na Vigilância em Saúde, Av. Irmãos Guinle, 673,Centro, Queimados, que atende de 2ª a 6ª feira, das 8 às 17 h.

Espera pela casa própria com dias contados

Prefeitura de Queimados realiza reunião para esclarecer regras de convivência e valores do condomínio e sorteia unidades de acordo com a escolha dos contemplados

Prefeito Vilela e Dona Maria Auxiliadora
Jéssica Moreira - Da vida no alto do morro num terreno empossado no Bairro Jardim da Fonte para um apartamento próprio novinho em folha. Essa é a nova realidade da aposentada Maria Auxiliadora Soares, de 71 anos, que sofreu há três anos um AVC e, desde então, tem dificuldade diária para se locomover com sua cadeira de rodas.

Nesta sexta-feira (29), durante reunião de esclarecimento realizada no Condomínio Residencial José Methódio – Jardim da Fonte III,  ela foi a primeira a receber das mãos do prefeito de Queimados, Carlos Vilela, o número 101, referente à unidade habitacional sorteada. Outras 299 famílias também participaram do encontro,  que serviu para esclarecer as regras de convivência do condomínio.  A entrega das chaves está prevista para antes do Carnaval.

As unidades têm 45 metros quadrados distribuídos em dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço.  “Estou ansiosa para me mudar. Moro num lugar que ainda sofre com a questão da água encanada, precisamos muitas vezes tirar do poço. Toda vez que eu vou ao médico tratar as sequelas do derrame, uma ambulância vem me buscar. Agora terei mais qualidade de vida. Sempre sonhei em ter uma casa própria”, disse emocionada.

Além do prefeito Carlos Vilela, participaram do encontro o Secretário Municipal de Governo e Habitação, Carlos Albino, a subsecretária de Habitação, Romilda Gonçalves e representantes da Caixa Econômica Federal.  Os contemplados ainda tiraram dúvidas sobre as regras do contrato de financiamento e dos valores envolvidos, visitaram e escolheram os apartamentos onde gostariam de morar.

Prefeito Vilela sorteia primeiro apartamento
Mais 1200 unidades em construção

O Prefeito Carlos Vilela fez questão de parabenizar os ganhadores dos imóveis. “Uma das prioridades do nosso governo é continuar, mesmo em tempos de crise, dando atenção aos programas habitacionais iniciados na gestão anterior. Já temos mais 1.200 apartamentos em construção no bairro Vila São João e vamos continuar essa parceria junto ao Governo Federal para que cada queimadense tenha direito a casa própria”, declarou.

O condomínio recebeu o nome de um dos emancipadores da cidade (José Methódio) e conta com uma infraestrutura de lazer completa, com quadra poliesportiva, área de convivência e playground. Ao todo, o bairro Jardim da Fonte conta com 1500 apartamentos do 'Programa Minha Casa Minha Vida'. Com a entrega do Condomínio José Methódio, restarão apenas 300 unidades a serem inauguradas, as do Residencial Roberto Costa, em fase final de conclusão de obras.  

Imagens: Luiz Ambrósio/ SEMCOM

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Encontro para capacitar o professor antes da volta às aulas


Prefeitura de Queimados promoverá um dia de atividades gratuitas com profissionais da rede. Evento contará com palestras ministradas por educadores renomados no cenário nacional

Secretário de Educação Lenine Lemos
A poucos dias antes da volta às aulas na rede pública municipal de ensino,  a Secretaria de Educação de Queimados, na Baixada Fluminense, vai organizar um dia especial para os professores e profissionais da área. O projeto “Encontros e Reencontros”, vai oferecer no próximo dia 2 de fevereiro, o I Seminário de Início do ano letivo- Uma perspectiva criativa do educador. O evento vai acontecer no GAN Casa de Festas (Av. Luigi Giobi- Vila Camarim), a partir das 9h. A entrada é franca e exclusiva para os profissionais da educação do município.

Com o objetivo de capacitar e motivar os cerca de 1 mil professores da rede municipal de ensino, o evento traz um ciclo de palestras com educadores renomados no cenário nacional e internacional. Os nomes de Marta Relva, Serrano Freire e Cristina Maia foram comemorados pelos profissionais. O prefeito Carlos Vilela destacou a importância do evento para o decorrer do ano: “Teremos um 2017 muito intenso, com muito trabalho a fazer e este seminário vai ser muito importante para recarregar as energias e aumentar o conhecimento com grandes profissionais”, destacou.

Serrano Freire (Palestrante)

No encontro, o secretário da Pasta, professor Lenine Lemos, vai apresentar a nova equipe de gestão para os próximos quatro anos e também especificar estratégias que serão usadas e metas a serem alcançadas. “A Educação é a única ferramenta de desenvolvimento para as cidades. E esse evento vem ao encontro desse pensamento. Nosso agente principal na educação é o profissional que convive com nossos educandos diariamente. Investir é garantir que nosso aluno tenha, não só um ambiente de aprendizado, mas professores capacitados e aptos na construção de uma sociedade melhor”, disse.


O encontro

A partir das 9h, a professora, bióloga e psicopedagoga Martal Relvas abre o ciclo de palestras com o tema “Educação Cognitiva e emocional na escola”. Já às 14h, é a vez de Serrano Freire falar sobre Entusiasmo, motivação e sucesso”. Ele é professor graduado em Direito, trainer em programação neurolinguística, palestrante e escritor. E para fechar a programação, às 18h30, a professora universitária e conferencista, Cristina Maia, vai palestrar sobre “Resiliência- Mantendo-se sereno diante dos problemas escolares”.

Marta Relvas (Palestrante)
A professora Lindalva Contreiras está animada com o evento. Profissional da rede municipal de Educação há 37 anos, onde já atuou como professora, orientadora pedagógica e, atualmente, é diretora da Escola Ubirajara Ferreira. Ela se orgulha da profissão e garante que o ciclo de palestras será muito importante para os professores da rede: “Investir em palestras, jornadas pedagógicas, seminários, entre outros eventos acrescentam uma pluralidade de conhecimento para os mestres e, consequentemente, é compartilhado com os alunos. Muito bom começar o ano letivo ativando novos saberes”, ressaltou.

SERVIÇO:

Assunto: “Encontros e Reencontros”
Data: 2 de fevereiro
Horário: 9h
Local: GAN Casa de Festas (Av. Luigi Giobi- Vila Camarim)


quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Contagem regressiva para o sonho da casa própria


 Prefeitura de Queimados realiza encontro de preparação com os beneficiários do aluguel social antes da entrega das chaves dos apartamentos prevista para o mês que vem


O sonho de 246 famílias cadastradas no programa Aluguel Social de ter a casa própria está muito próximo de virar realidade em Queimados, na Baixada Fluminense. É que a Prefeitura realizou nesta quarta-feira (25), no Teatro Municipal Professora Marlice Margarida Ferreira da Cunha, uma reunião de preparação para a entrega das chaves dos apartamentos do Condomínio Eldorado III, que serão destinados gratuitamente às famílias que perderam ou tiveram suas moradias condenadas pela Defesa Civil do município após as chuvas de dezembro de 2013.


O encontro liderado pelos secretários municipais de Governo, Carlos Albino, e de Obras, Alex Dornellas, teve a participação do representante da Caixa Econômica Federal, Fábio Roiff, e da empresa Casaplan, responsável pela construção do condomínio, Carlos Alberto Cardoso. Na reunião, os futuros moradores aprenderam sobre regras de convivência em comunidade, o que pode e o que não pode ser feito nos apartamentos e o melhor de tudo: Já conheceram as datas das próximas etapas.

No próximo dia 1 de fevereiro, acontecerá a visita dos futuros moradores às unidades. Lá, eles vão escolher o apartamento que têm preferência em morar. Já no dia 15, será a vez dos beneficiários escolherem seus apartamentos e em março, está prevista a entrega das chaves. “O processo burocrático não é fácil, mas, em conjunto com a Caixa, nós estamos resolvendo tudo da forma mais célere possível e, em breve, todos estarão em suas merecidas casas”, disse o secretário municipal de Governo, Carlos Albino.

Casas sem custos para beneficiários do aluguel social

Das 564 famílias inscritas inicialmente no programa Aluguel Social, 300 já receberam as chaves de suas moradias, no condomínio Sebastião Torres, no bairro Jardim da Fonte. Outras 246 receberão no condomínio Eldorado III e o restante será contemplado com as unidades do condomínio Roberto Costa, também no Jardim da Fonte.

O condomínio Eldorado III tem uma área total de construção de 13.358,54 m². São 246 unidades com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e copa. Os condomínios têm centro de convivência (90,83 m²), área de lazer (800, 13 m²), vagas de estacionamento e 9.712 m² de área livre e verde com cerca de 50 árvores nativas.


Beneficiária do programa Aluguel Social, a trabalhadora autônoma Luciana Dias (42) sentou ao lado da filha Roberta Dias (9), na primeira fileira do encontro. As lágrimas de três anos atrás quando sua casa foi derrubada após ser condenada pela Defesa Civil, agora dá lugar ao sentimento de esperança. “Estou muito feliz, pois este momento é a realização de um sonho. Eu e minha filha moramos sozinhas e só Deus sabe o quanto ter nossa casa própria é gratificante. Estávamos há alguns meses sem receber o aluguel social e tivemos que nos virar. Ter a nossa casa própria será a realização de um sonho”, concluiu emocionada.

Uma coordenadoria preocupada em cuidar das pessoas

Vice-prefeito de Queimados, Machado Laz, comandará órgão que unificará os trabalhos das principais secretarias que cuidam diretamente da área social

Coordenar o planejamento, a gestão e a execução dos projetos e programas, desenvolvidos pelas secretarias da estrutura administrativa do governo municipal na área social. Foi com essa proposta que o prefeito de Queimados, Carlos Vilela, designou uma função especial para seu vice Machado Laz, a de Coordenador Executivo de Políticas Sociais. Nesta terça-feira (24), o órgão composto pelas Pastas de Saúde, Governo, Educação, Cultura e Assistência Social realizou o primeiro encontro na sede do gabinete do vice-prefeito para alinhar as atividades dos próximos meses e discutir estratégias de alcance da parte mais necessitada da população.

Ao lado do prefeito Carlos Vilela e do vice Machado, os secretários de Educação: Lenine Lemos, de Saúde: Lívia Rodrigues, de Governo: Carlos Albino Pires de Andrade, de Assistência Social: Elton Teixeira e o subsecretário de Cultura: Leandro Santanna estabeleceram um plano de ação social que abrange todas as pastas, baseado no trabalho conjunto entre os diferentes órgãos. Entre as novidades, está a volta das ações sociais nos bairros, que consistem em serviços gratuitos  de saúde como: marcação de exames, teste glicêmico, aferição de pressão arterial, entre outros e de assistência social, como a emissão de documentos. A primeira ação está prevista para o dia 25 de março.

Prefeito baterá ponto nos bairros

Outros diversos temas foram abordados, como a retomada do projeto “Prefeitura no seu bairro”, ação que estreita a relação entre o cidadão e o governo municipal e na qual o próprio prefeito, Carlos Vilela, estará presente para ouvir as principais necessidades de cada região. “É muito importante que o morador se sinta ouvido, que saiba que tem voz na gestão. Esse foi um projeto que deu muito certo e, por isso, vai voltar a acontecer em todas as ações sociais que realizarmos”, declarou Vilela, que ainda afirmou que entre as metas da coordenadoria está ampliar os recursos oriundos do Governo Federal e do Estado.

Imagens: Luiz Ambrósio / SEMCOM
A definição das datas para as inaugurações do CREAS (Centro Especializado de Assistência Social) do bairro Nova Cidade e do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) do Valdariosa, a busca de patrocínios para a restauração da Igreja Católica Nossa Senhora da Conceição, a possível volta de projetos como o Alvorada Musical e Música na Escola, também foram debatidos. “É preciso haver uma real integração entre saúde, educação e assistência social, por exemplo, porque, na maioria das vezes, o mesmo usuário que circula no posto de saúde, utiliza os serviços da assistência e mantém os filhos na escola pública. Se estivermos alinhados, esse cidadão será muito melhor atendido”, afirmou o vice-prefeito Machado.

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Uma beleza de oportunidade

Prefeitura de Queimados oferece quase 200 vagas gratuitas para cursos profissionalizantes de beleza e estética em parceria com o SENAC


Quatro anos desempregada até que, enfim, surgiu uma luz no fim do túnel para a moradora de Queimados, Ana Raquel, de 32 anos, realizar o seu grande sonho: comandar um dia o próprio negócio. Já a filha Kethlen, de apenas 16, ainda em formação no ensino médio, tem a esperança num futuro melhor mesmo em tempos de crise. Otimistas, mãe e filha apostaram na iniciativa “Carreta Escola” - desenvolvida por meio da parceria entre a Prefeitura de Queimados e o SENAC - e foram as primeiras da fila durante a realização das inscrições para as 198 vagas oferecidas gratuitamente no município, nesta terça-feira (24), no Centro de Artes e Esportes Unificados do bairro São Roque.

O espaço ficou completamente lotado e desde a madrugada uma longa fila de moradores se formou às margens do Campo São Roque, todos com o objetivo de ter uma nova oportunidade para entrar no mercado de trabalho. “Passei a noite na fila para não perder a chance de poder aprender uma profissão. Trouxe minha filha também, porque ela viu o cartaz de divulgação do projeto e se interessou. Quero voltar ao mercado de trabalho o quanto antes e esse curso vai me ajudar nisso”, disse Ana Raquel.

Os cursos, que são relacionados à área da beleza e estética (técnicas básicas de maquiagem, barbeiro, design de sobrancelhas, manicure/pedicure e técnicas básicas de cabeleleiro), terão início em 13 de fevereiro e vão até 12 de maio. Todos os participantes terão direito a certificado profissional.
Imagens: Thiago Loureiro/ SEMCOM
O prefeito de Queimados, Carlos Vilela, afirmou que a intenção do governo municipal é aumentar o número de parcerias que proporcionem qualificação para a população. “Nós vamos trabalhar bastante para implantar em Queimados grandes oportunidades de cursos profissionalizantes. Temos em nossa cidade, jovens com muito potencial que precisam apenas de oportunidade e é pra isso que vamos lutar”, destacou.

Queimados terá unidade escolar reformada e ampliada

Prefeito Carlos Vilela visitou início das obras de reforma e ampliação da escola Oscar Weinschenk. Unidade vai ganhar mais de 200 novas vagas, terá telhas especiais para acústica e iluminação e turmas em tempo integral

As 710 crianças que estudam na Escola Municipal Oscar Weinschenk, na Vila Camarim, em Queimados, começarão o ano letivo com uma grande novidade. Em visita realizada na manhã desta terça-feira (24), o prefeito Carlos Vilela e o vice Machado, acertaram com os secretários de Educação, Lenine Lemos, e o de Obras, Alex Dornellas, o início imediato da reforma e ampliação da unidade. O custo total das intervenções é de R$ 2.777,255, 52 e o prazo de entrega é de 180 dias. A escola funciona em três turnos e atualmente conta com 25 turmas, do pré-escolar à EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Com a ampliação, a unidade vai aumentar sua capacidade em 30% e até o fim do primeiro semestre deste ano vai atender mais de 900 alunos. O prefeito Carlos Vilela, destacou a importância das intervenções e ratificou o compromisso com a educação: “Vamos começar imediatamente as obras aqui. A licitação já foi realizada e, em breve, a comunidade irá receber uma escola nova e moderna. Reafirmo que vamos investir na educação, pois acredito que as escolas têm papel fundamental na vida social de cada criança futuramente”, destacou.

Com a ampliação, a escola ganhará mais duas salas, auditório e uma biblioteca. Outra boa notícia é que toda a unidade terá a rede elétrica preparada para receber aparelhos de climatização. E o que antes era telha de amianto, dará lugar a uma cobertura termoacústica - para evitar ruídos ou reverberação sonora e para proteger as condições térmicas e de iluminação - em todos os cômodos. O secretário municipal de Educação, Lenine Lemos, falou sobre a reforma e sinalizou novas intervenções em outras unidades: “A tendência é melhorar. Mesmo com a crise e poucos recursos nós vamos trabalhar dia e noite para melhorar ainda mais nossa rede educacional. A população pode esperar muita luta e superação de nosso governo”, disse.

O trabalho em conjunto está sendo a marca do início do governo Vilela. Unidade é a palavra chave da gestão. Prova disso é a parceria das secretarias de Educação e Obras para a execução das melhorias na Escola Oscar Weinschenk. O novo secretário da pasta, Alex Dornellas, destaca a união para vencer o momento de crise: “Aqui não há individualidade, existe um trabalho em conjunto para o bem da população. A secretaria de Obras desde o primeiro momento já viabilizou todas as condições legais para o início imediato na escola e, com isso, quem ganha é a população. Essa é a nossa obrigação como poder público”, enfatizou.

Ensino em tempo integral

Atualmente, a Escola Oscar Weinschenk conta com oito salas de aula e funciona em três turnos: manhã, tarde e noite. Com a reforma e a ampliação, a unidade passará a ter mais cinco salas. Duas delas serão destinadas para o Projeto Mais Educação, que consiste na implantação do Ensino Integral com aulas regulares num turno principal e atividades complementares como oficinas, teatro e esportes, no contraturno. A previsão inicial é de que 150 alunos sejam contemplados pela iniciativa. Já as aulas regulares começam no próximo dia 6 de fevereiro. 

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Queimados participa de encontro estadual de boas-vindas aos gestores de saúde


Município recebeu manual geral com normas e instruções de trabalho e orientações sobre a campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti que terá mascote infantil

Integração. Essa foi a palavra-chave do IntegraSaúdeRJ, evento de acolhimento aos gestores municipais de saúde do Estado do Rio de Janeiro, realizado na última quinta-feira (19) no Palácio Guanabara. O encontro, que contou com a presença diversas autoridades – como a do Governador Luiz Fernando Pezão e do Secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio de Souza Teixeira Júnior –, abordou, principalmente, os desafios da gestão da saúde no Brasil. A secretária de Saúde de Queimados, Dr. Lívia Guedes, participou da atividade e recebeu um manual de orientação de trabalho e orientações gerais sobre a campanha estadual de combate ao mosquito Aedes Aegypti.

Temas como a importância da regionalização da saúde (adesão a consórcios como o CISBAF, Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense), a busca por captação de recursos junto ao âmbito federal por meio da habilitação eficiente dos serviços oferecidos na rede municipal e a valorização do Sistema Único de Saúde foram explanados detalhadamente ao longo do dia.

“A saúde é uma construção muito complexa e só com integração podemos dar mais dignidade e humanização aos nossos pacientes. E vocês (secretários municipais) nunca estarão sozinhos ao longo desses anos. Podem contar conosco todos os dias, com nosso empenho pessoal para ajudar no que for preciso”, destacou o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Junior.

A secretária de saúde de Queimados, Dra. Lívia Guedes, elogiou a iniciativa do Governo Estadual em melhorar a relação com a instância municipal de saúde e fornecer o Manual do Gestor, que traz informações pertinentes ao exercício da função. “É importante para o gestor saber seu papel dentro do município e esse encontro serviu para esclarecer cada função. Nos sentimos bastante acolhidos, percebemos que temos suporte, que podemos somar forças para fornecer uma saúde de qualidade para os cidadãos”.

Campanha da Dengue

A gestora aprovou também o novo perfil da campanha de conscientização contra o mosquito Aedes aegypti, lançada durante o encontro e centrada no mascote “Dezinho”, um menino super-herói que luta contra o mosquito. “Foi uma excelente ideia explorar um personagem infantil, pois as crianças podem mobilizar toda a família no combate aos focos do mosquito, que sozinho transmite a Dengue, a Chikungunya e a Zika. Vamos levar essa ideia para Queimados, que mesmo com o LIRAa (Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti) abaixo da média dos municípios fluminenses (último levantamento registrou apenas 0.6), está com o alerta ligado para evitar surtos dessas doenças”.

De acordo com a secretária, ainda este mês o município iniciará uma grande campanha de combate ao mosquito. “Iremos trabalhar a questão da conscientização. Teremos distribuição de panfletos informativos, paralisação nos sinais de trânsito com faixas educativas, ações em praças e escolas e, claro, visitas às residências para identificar possíveis focos do mosquito”, adiantou.