Cerca de 20 mestres participaram do evento desenvolvido pela Defesa Civil municipal
Todos os alunos foram diplomados. Parte deles pousou para a foto |
A Defesa Civil de Queimados, na Baixada Fluminense, em parceria com as secretarias municipais de Esporte e Lazer e de Educação, promoveu no último final de semana (22 e 23), um curso de Noções Básicas de Primeiros Socorros para Atividades Esportivas, tendo como público alvo mestres e professores de artes marciais. Sob o comando dos instrutores Carlos Rogério e André Faria, os participantes exercitaram o resgate de vítimas de acidentes, simulação de situações de urgência e emergência em casos de traumas, hemorragias, necessidades de massagem respiratória e engasgamentos. O evento que aconteceu na Vila Olímpica teve cerca de 20 mestres e árbitros de artes marciais chinesas como Kung Fu, Lian Going e Tai Chi Chuan.. Participaram das aulas os secretários Municipais de Defesa Civil, Machado Laz, e de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Monteiro, além do Sub-Secretário da Terceira Idade e Professor de Tai Chi Chuan, Antônio Amorim.
Machado Laz, Prof. Amorim e Maj. Neves |
O Secretário Municipal de Defesa Civil, ao fazer o encerramento do evento, conclamou a todos para que divulguem os ensinamentos aprendidos no curso: “Que essa parceria não fique só no dia de hoje, mas que sirva de lição diária para cada um de nós”, ressaltou Machado . Ele também destacou que a instituição tem se fortalecido graças ao empreendedorismo do prefeito Max Lemos e à dedicação de todo os agentes. O professor Luis Carlos Monteiro, Secretário de Esporte e Lazer, dando boas vindas aos participantes, enalteceu a parceria firmada com a Defesa Civil e disse que espera que também se concretize com as academias de artes marciais ali representadas pelos seus líderes, objetivando o benefício da população queimadense: “Precisamos muito de mais espaço para este tipo de modalidade”, enfatizou Monteiro.
Alunos e as aulas práticas de primeiros socorros |
Mentor do Curso, Antonio Amorim, subsecretário municipal da terceira idade, e professor de Tai Chi Chuan, falou sobre importância dos cuidados e da preservação da saúde dos atletas em todas as modalidades esportivas, principalmente quando acontecem os contatos durante as competições: “Precisamos cada vez mais prevenir os males e cuidar de nossa saúde. Praticamos muito contato físico, por isso este curso é essencial para a prática de nossos esportes” Disse Amorim.
Participaram personalidades do mundo das artes marciais como o presidente da FWKFTERJ (Federação de Wushu e Kung Fu Tradicional do Estado do Rio de Janeiro), Alexandre Gomes Neto e o professor Lincoln dos Santos de Albuquerque, presidente da BWSA (Brazil Wushu Sanda Association).
Texto e Fotos: José Carlos dos Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.