Aspectos como relacionamento interpessoal, trabalho em equipe, visão estratégica, auto-liderança e aprimorar ainda mais suas capacidades técnicas ao nível de excelência foram alguns dos assuntos abordados durante o treinamento. De acordo com o secretário municipal do Ambiente, Alex Dornellas, é importante fazer o treinamento para identificar quais são os pontos fracos e mudá-los. “Criamos esse espaço hoje para fazer uma auto-avaliação e reconhecer nossos pontos fracos. É só assim que vamos mudar para melhor e conseguir chegar ao nível de excelência. Somente reconhecendo nossos erros que podemos acertar”, contou Dornellas.
Durante o treinamento foi apresentando aos participantes a técnica chamada de análise SWOT. O termo é uma sigla oriunda do inglês, que traduzida significa: Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). A ferramenta é utilizada para analisar um cenário específico e aplica-lá em qualquer ambiente: dentro ou fora do trabalho. Através dessa análise as pessoas podem estabelecer metas e planejar suas ações.
Segundo a palestrante e psicanalista, Ana Cristino Balthazar, o mais importante do treinamento é poder capacitar o grupo para melhorar o desempenho e desenvolver a vida profissional e pessoal. “Após esse treinamento, eles vão sair daqui com novas ideias e propostas para aplicar no seu dia-a-dia. Isso é trabalho de uma auto-avaliação que nos faz refletir quais os pontos que podemos melhorar. O objetivo é que eles apliquem o que aprenderam na vida profissional e pessoal”, explicou Balthazar.
Ainda segundo a psicanalista, a intenção será marcar um próximo encontro para entrega dos certificados de conclusão de curso. Nesse encontro também será realizado um balanço pelos participantes para avaliar as propostas de mudança determinada no primeiro encontro.
Ótima iniciativa! Deveria ser copiada por outros órgãos públicos. Parabéns Secretário Alex Dornellas!
ResponderExcluir