Encontro aconteceu nesta terça (24) e destacou investimentos sociais e culturais no município
Leandro Machado - O prefeito de Queimados, Carlos Vilela, recebeu em seu gabinete, na manhã desta terça (24), representantes da empresa Duratex (Deca) - produtora de painéis de madeira industrializada, louças e metais sanitários - instalada no Distrito Industrial da cidade. O objetivo do encontro foi viabilizar condições de investimentos do grupo empresarial nos fundos dos Conselhos Municipais dos Direitos de Crianças e Adolescentes e, também, da Pessoa Idosa. Este fortalecimento da parceria público-privada possibilita o custeio de projetos educacionais, culturais e sociais que beneficiarão pessoas em condições de vulnerabilidade na região. E já nesta primeira reunião novidades foram divulgadas.
Dentre os diversos pontos abordados, uma das reais necessidades da população teve destaque: a qualificação de jovens desempregados das áreas periféricas do município. O objetivo é que a empresa, através do setor de Recursos Humanos, forneça orientações para a confecção de currículos, de como se vestir e se apresentar em entrevistas, entre outros temas importantes na hora de concorrer a uma vaga de emprego.
Uma outra ação, que deve acontecer ainda neste primeiro semestre, resultará da parceria da empresa junto à Secretaria Municipal de Educação. A ideia consiste na participação dos alunos da Escola José Anastácio Rodrigues, no bairro Fazendinha, em aulas e oficinas de instrumentos musicais na própria unidade escolar. Após o curso, que deve ter duração de três meses, o projeto será finalizado com uma apresentação das crianças em um evento público.
O prefeito Carlos Vilela falou sobre a importância de fomentar, cada vez mais, as parcerias entre o poder público e as empresas privadas: “Tenho muita satisfação em receber instituições que estejam dispostas a colaborar com o crescimento da cidade, seja através da cultura, da educação, do social ou qualquer outro seguimento. Ressalto a vontade da DECA em desenvolver projetos que visam um crescimento intelectual e cultural da população de onde a empresa está instalada. Essa é uma visão moderna que não pensa apenas em lucros, mas também na capacitação de crianças, jovens e adultos”, disse.
O Secretário Municipal de Assistência Social, Elton Teixeira, ressaltou a importância dos conselhos municipais neste tipo de empreitada: “A parceria com toda a iniciativa privada instalada em nosso Distrito Industrial é importante para juntar esforços em prol de maior desenvolvimento social, econômico e humano do nosso município. E isto só é possível porque os conselhos estão todos regularizados, funcionam bem e têm vida própria. Reunimos condições de receber recursos de leis de incentivo ou até mesmo de forma simples. Quem tem a ganhar com esta união é a população”, afirmou o gestor.
Também participaram do encontro com o prefeito a chefe de Gabinete, Gilda Baltar, e representantes dos conselhos municipais de Idosos e Criança e Adolescentes. Da Duratex participaram Eliane dos Santos (Coordenadora de Sustentabilidade), Sidney Magalhães e Daniela Vieira.
É muito bom que o Município busque parceria para desenvolver projetos sociais, mas ,não seria mais plausível que este incentivo fosse extensivo aos seguimentos municipais que não tem fundo próprio como é o caso do fundo municipal da pessoa com deficiência- FUMDEPEDE. Por que os seguimentos incluso nesta parceria todos tem verba própria. É dar comida a quem estar de barriga cheia e deixa com fome aquele que não tem nenhuma subsistência para atender a sua clientela
ResponderExcluir