Entidade
Special Olympics tem cinco mil atletas com deficiência intelectual em mais de
170 países e figura como segundo maior evento esportivo do mundo
Fotos: Thiago Loureiro |
Aline Lopes - Rompendo barreiras para
construir uma sociedade mais inclusiva: assim tem sido o trabalho da rede
pública de ensino de Queimados. Para avançar nesta integração social, a
Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a
Special Olympics Brasil, lançou de forma pioneira no país o projeto “Escolas
Unificadas”. A iniciativa, selada nesta quarta-feira (3), une educação e
esporte em prol da construção um ambiente inclusivo de aceitação e respeito
entre os jovens com e sem deficiência.
Criada em 1968, a fundação
é uma entidade sem fins lucrativos que promove o esporte para pessoas com
deficiência intelectual. O programa possui aproximadamente cinco mil atletas de
mais de 170 países, o que o torna o segundo maior evento esportivo do mundo,
ficando atrás apenas das Olimpíadas.
“Já realizamos um lindo
trabalho para integrar cada vez mais os nossos alunos nas atividades
desenvolvidas, seja por meio das salas de recurso ou dos cuidadores. Nosso foco
inicial será a inclusão através da modalidade do atletismo e, ao longo do ano,
promover uma competição entre as escolas”, afirmou o Secretário da Pasta,
Lenine Lemos.
Os representantes da
entidade, Larissa Demel (Gerente de ativação de juventude), Johamy Alabi
(Gerente de desenvolvimento organizacional), Ana Soares (Diretora
Administrativa) e o Coordenador do Programa Escolas Unificadas do Brasil,
Rafael Fiuza, visitaram as quatro escolas municipais que receberão o projeto. O
tour foi promovido para uma análise da rotina de ensino e das estruturas das
unidades, que são: Joaquim de Freitas, Nelson Carneiro, Ubirajara Ferreira e
Carlos Pereira Neto.
Os professores de educação
física da rede já participaram do encontro de formação realizado pelo projeto.
O foco do encontro, promovido em abril, foi a capacitação dos docentes para a
ministração as aulas mais inclusivas que estimulem a melhoria da qualidade de vida
das pessoas com deficiência por meio da prática esportiva e o desenvolvimento
do potencial preservado dessas pessoas, de uma forma que contribua para a
superação de suas limitações.
No próximo mês, será a vez
de todo o corpo escolar participar da formação, desde os porteiros até os
diretores. “Não queremos que os alunos sejam simplesmente receptores, mas sim
protagonistas da mudança e que os professores e demais agentes escolares sejam
seus aliados”, afirmou o Coordenador, Rafael Fiuza.
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