Diversos temas foram debatidos e propostas serão levadas para a etapa estadual que será realizada em junho
Thiago Loureiro - SEMCOM/PMQ |
Aline Lopes - Um dia dedicado para debater, avaliar e propor melhorias das ações voltadas para os idosos. Assim foi a manhã desta quinta-feira (16), em Queimados. Sob o tema “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Terceira Idade e do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, realizou a IV Conferência Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, no Teatro Metodista. No evento quatro novos delegados foram eleitos com direito a voz e voto na etapa estadual que será no dia 30 e 31 de Junho, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
O Teatro lotado com cerca de 300 pessoas presentes, a Conferência, que debateu temas relevantes no campo do envelhecimento, discutiu quatro eixos: Direitos Fundamentais na Construção; Efetivação das Políticas Públicas – Saúde, Assistência Social, Previdência, Moradia, Transporte, Cultura, Esporte e Lazer; Educação: assegurando direitos e emancipações; Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa e Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.
O município conta com mais de 32 mil idosos segundo o levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o Prefeito Carlos Vilela, ter um evento como esse para debater as políticas públicas voltadas para esse público é de suma importância para o município. “Uma das prioridades do governo é garantir que a população tenha um envelhecimento saudável, por isso temos o Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade, o Centro de Referência Casa do Idoso e diversos polos de atividades ao ar livre para eles praticarem atividades. Durante a conferência, aproveitamos para ouvir as necessidades dos cidadãos para melhorar ainda mais os serviços que oferecemos”, explicou o gestor ao lado do vice-prefeito, Machado Laz.
Thiago Loureiro - SEMCOM/PMQ |
Para a Presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e Secretária Municipal da Terceira Idade, Maricéia Pelúzio, a conferência é um momento para unir forças e trocar experiências. “É um espaço aberto para todos darem suas ideias e opiniões sobre as políticas públicas para os idosos. Aproveitamos para elaborar propostas de implementação de uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e criação de um Centro-Dia para idosos que serão levadas à etapa estadual”, afirmou.
Eliane Azevedo, aluna do CELTI. Foto: Thiago Loureiro |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.