quinta-feira, 16 de maio de 2013

Queimados participa de seminário sobre saúde pública


Ouvidoria na saúde já é uma realidade no município, que já está se adequando às novas exigências do Programa. 

Fotos: Luiz Ambrosio
Quanto maior a quantidade de serviços prestados e a qualidade dos mesmos, mais as cidades do interior do Estado do Rio de Janeiro poderão ampliar os repasses do Programa de Apoio aos Hospitais do Interior (PAHI) que tem como objetivo induzir a qualidade no atendimento aos usuários das unidades hospitalares e básicas de saúde, esta foi a grande notícia do dia, apresentada na manhã desta quinta (16), no Palácio Guanabara, pelo Governador do Estado do Rio de Janeiro Sergio Cabral, aos prefeitos das cidades com até 155 mil habitantes. 

Para receber mais repasses os municípios precisam apresentar ambientes bem cuidados e humanizados e manter boas práticas de utilização de antibióticos, entre outras exigências, explicou o governador Sergio Cabral. “A grande meta do programa é induzir a qualidade no atendimento aos usuários nas unidades hospitalares e básicas de saúde dos municípios. Queremos criar um atendimento humanizado e resolutivo dentro das regiões, além, é claro, de oxigenar as prefeituras, para que elas possam investir em atenção básica”, disse Cabral.

Outra evolução do Programa foi a criação das salas de estabilização para os municípios de pequeno porte, acrescentou o Secretário Estadual de Saúde, Sérgio Cortes. “Queremos ampliar o acesso dos municípios menores aos repasses da saúde e a as salas de estabilização visam atender mesmo aos municípios que não tem hospitais. Estas salas são preparadas para manter a vida do paciente até que ele seja transferido para um hospital de referência. O Programa também visa incentivar os municípios que já atuam com a terapia intensiva, a receber mais repasses, de acordo com o número de pacientes atendidos,” acrescentou o Secretário.

Sergio Cortes e Dr.ª Fátima Cristina
Outra exigência do programa, que já foi implantada em Queimados são as ouvidorias, explicou a secretária de saúde de Queimados Dr.ª Fátima Cristina. “Estamos fazendo o nosso dever de casa há algum tempo. Temos nossa ouvidoria da saúde, sediada no CETHID com três profissionais que atuam diariamente no recebimento e encaminhamento das reclamações dos usuários. Também estamos reformando nossas unidades de saúde, com vistas, a oferecer espaços mais humanizados”, explicou Dr. Fátima. Os usurários podem ligar para o telefone:  2665-9390.

Este ano, cerca de 75 municípios do Rio de Janeiro vão contar com mais investimentos nas unidades de saúde que participam de programas da Secretaria de Estado de Saúde. Serão R$ 95,5 milhões para o PAHI 1, PAHI Regional, além dos programas de Apoio à Unidade de Terapia Intensiva dos hospitais da Região Metropolitana e de Apoio às Salas de Estabilização. O Programa oferece, além do incentivo financeiro, o apoio técnico através das orientações fornecidas nas visitas técnicas, visando melhorar a gestão e promover o desenvolvimento do SUS, contribuindo com a melhoria dos serviços hospitalares e da atenção básica. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.