segunda-feira, 10 de junho de 2013

Prefeitura de Queimados promove ação de Prevenção às DST´S/AIDS no Dia dos Namorados

 Foto: Simone Silva
Namorar é muito bom e com saúde fica melhor ainda. Este é o alerta que a “Dona Prevenida” encenada pela Eloisa do IEC – Informação e educação continuada da Vigilância Sanitária do Município de Queimados pretende levar aos moradores juntamente com uma equipe do Programa de Combate de DST/AIDS, na próxima quarta (12), Dia dos namorados. A ação irá acontecer das 9h às 12h na Praça Nossa Senhora da Conceição com a distribuição de preservativos, orientação acerca das Doenças Sexualmente Transmissíveis e encaminhamentos para o teste rápido de HIV, que acontece na Sede da Vigilância em Saúde (Av. Irmãos Guinle, 673 - Centro) ao lado da Praça.

Segundo o Ministério da Saúde, são mais de 600 mil pessoas infectadas pelo Vírus HIV no país e segundo a coordenadora do Programa de DST/AIDS de Queimados, Cristiane Vargas, muitas nem sabem que são portadoras da doença. “Aos descobrir o vírus, o ideal é que a pessoa procure logo o tratamento para melhorar a sua qualidade de vida. Temos pessoas em tratamento há mais de 10 anos e que não desenvolveram a doença porque cuidam para manter o sistema imunológico protegido, no entanto, a maioria nem sabe que possui o vírus e só vaia descobrir quando já está em estado imunológico muito debilitado”, alertou a enfermeira.

Segundo a secretária de saúde, Dr.ª Fátima Cristina, a realização de atividades em praça pública tem chamado mais atenção dos pacientes para o tratamento preventivo. “Precisamos mudar os hábitos das pessoas em tratar das doenças. Cuidar da saúde é muito mais fácil, basta se prevenir utilizando-se de preservativos que são distribuídos gratuitamente pela secretaria através dos postos de saúde”, alertou Dr.ª Fátima.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.