terça-feira, 21 de agosto de 2018

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é celebrada em Queimados

Programação especial que conta com palestras, oficinas e passeio para alunos e educadores começou nessa terça (21) e vai até o próximo dia 28

Marina Mendes - Os desafios da educação inclusiva ganharam destaque nessa terça-feira (21) em Queimados, na Baixada Fluminense. Isso porque a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, deu início a mais uma edição da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, com apresentações de alunos e palestras sobre o tema no Teatro Municipal Metodista. Para conscientizar a sociedade sobre a importância do respeito às diferenças e das práticas de inclusão social, a programação irá até o próximo dia 28 e contará com oficinas, palestras e até passeio ao Horto Municipal Luiz Gonzaga de Macedo.

Segundo o Censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE) em 2010, o Brasil possui cerca de 2,6 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência mental ou intelectual, o que significa 1,4% da população.
Para o Secretário da Pasta e pai da pequena Júlia – que tem Síndrome de Down - Lenine Lemos, a semana é muito especial e uma oportunidade de aprender em conjunto. “Falar das necessidades especiais é falar de pessoas que têm batalhas diárias. O evento em que estamos hoje é totalmente dedicado a construirmos novos saberes, temos aqui exemplos de vida”, afirmou o gestor.
Uma das presenças ilustres foi Fernanda Honorato, de 38 anos. Além de atleta paralímpica, atriz e apresentadora, se tornou a primeira repórter com Síndrome Down da história, pela TV Brasil. Em sua fala, Fernanda ressaltou sua experiência de vida e os constantes desafios que supera diariamente. “A família é fundamental em todo esse processo porque a inclusão acontece primeiro dentro de casa. Acreditem nos sonhos das pessoas, todos nós podemos ser alguém na vida. Xô preconceito”, disse.
Quem também esteve presente como palestrante foi o psiquiatra Dr. Danilo David. O médico falou sobre a deficiência intelectual e a psicose infantil. “Passou a época que a gente achava que essas pessoas deveriam ser tuteladas pelos pais ou professores.  O nosso trabalho hoje, aqui ou nos locais de atendimento, é mostrar que as pessoas podem fazer suas atividades de maneira mais autônoma possível”, concluiu.
Um mar de pinturas no Teatro
Quem chegou ao Teatro Metodista nesta terça-feira para o evento também encontrou uma exposição de telas de pintura. As obras são da artista plástica queimadense e deficiente intelectual Ana Cristina Rodrigues, uma das convidadas para o evento. “Eu nunca me deixei abalar, eu sempre fui uma pessoa muito forte. Eu me considero muito especial porque eu pude provar através da leitura o meu potencial. Vale a pena lutar por aquilo que achamos certo”, afirmou Ana, que é uma das palestrantes da semana.
A programação continua nesta quarta-feira (22), às 8h, no Teatro Marlice Margarida Ferreira da Cunha (Metodista) com a apresentação de alunos e palestra sobre “O ensino de matemática para alunos com deficiência intelectual”, com o Professor Doutor Léo Akio Yokoyama. Na parte da tarde, palestras sobre autismo e artes plásticas fecham o dia.
Confira a programação completa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.