quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Pais e filhos ‘dirigem’ juntos em creche por trânsito mais seguro

Atividade desta quinta (27) faz parte da programação promovida pela Prefeitura em prol da conscientização ao volante

Jéssica Moreira - A idade mínima para dirigir no Brasil é de 18 anos. Mas, para o pequeno Gustavo Henrique Lima (2), a experiência de estar ‘ao volante’ chegou bem mais cedo. O menino foi um dos 120 alunos da Creche Municipal Vereador Gil do Glória, localizada no bairro Belmonte, a participar de uma atividade de conscientização sobre as leis de trânsito, nesta quinta-feira (27).

Auxiliado pelos pais Ana Beatriz Lima (25) e David Ferreira (27), Gustavo construiu e pilotou o próprio carro em um percurso montado no pátio da unidade de ensino, que atende crianças com idade entre 2 e 4 anos.

“É muito boa essa interação em família, eu mesmo tive pouca participação do meu pai na época da escola e sei que faz falta. Desde a confecção do carrinho, fomos conversando do que ele podia ou não fazer durante a atividade. Falei pra ele não atropelar os coleguinhas (risos)”, contou o vendedor autônomo morador do bairro Jardim Alzira.

A iniciativa, que faz parte da programação promovida pela Prefeitura de Queimados pela Semana Nacional de Trânsito, contou com a presença do Prefeito Carlos Vilela, dos Secretários Municipais Ricardo da Silva (Transporte e Trânsito) e Lenine Lemos (Educação), além de representantes do DETRAN (Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro).

“É de grande importância essa mobilização, vemos todos os dias muitas vítimas no trânsito e a idade para educar é essa mesmo. Estamos preparando o futuro da cidade desde já”, declarou o Prefeito Carlos Vilela, que teve o discurso endossado pelo Secretário de Transporte e Trânsito, Ricardo da Silva.

“Crianças são sinceras e aprendem rápido, até corrigem os pais quando passam um sinal vermelho. A diretora Teresinha está de parabéns por esse evento, pois quanto antes nossas crianças tiverem acesso às regras do trânsito, melhor para a sociedade”, declarou o gestor, que também reforçou a necessidade de atenção no momento dos pais contratarem serviços de transporte para os pequenos irem à creche ou escola.

“Aproveito a oportunidade para alertar sobre esse assunto. A SEMUTTRAN fiscaliza condutores escolares em toda a cidade para garantir a segurança dos nossos filhos. Optem sempre pelo serviço que está dentro da lei e, assim, todos saem ganhando”, concluiu.

Já o Secretário de Educação, Lenine Lemos, comemorou a nova fase da educação queimadense. “Vivemos um momento importante, como mostraram os índices positivos do IDEB divulgados recentemente. Sonhamos com mais creches no município e estamos lutando pra trazer recursos federais pra este fim”, afirmou o educador.

Imagens: Thiago Loureiro/ SEMCOM - PMQ
Aprendizado em família

Além de palestras sobre o tema para os responsáveis, cartilhas didáticas para colorir foram distribuídas pelo DETRAN aos futuros motoristas para reforçar o aprendizado. "Vocês estão ganhando muito vindo aqui. A presença dos pais e responsáveis confirma a importância do trabalho feito com os alunos”, declarou a Diretora da unidade, Teresinha Malaquias.

O encerramento da programação acontece nesta sexta-feira (28), no 1º Encontro de Acessibilidade no Transporte Público Municipal, que acontecerá das 8h às 13h, no auditório da Universidade Estácio (Centro Comercial de Queimados - Rua Doutor Eloy Teixeira, 165 - Centro, Queimados).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.