terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Ações da Prefeitura de Queimados transformam “lixões” em canteiros sustentáveis

Plantio de dezenas de espécies nativas da floresta amazônica, como Ipê e Pau-brasil, mudam cenário de diversos pontos da cidade

Leandro Machado - Além de manter a coleta de lixo em dia, a Prefeitura de Queimados tem investido em uma prática inovadora para inibir o descarte irregular de detritos. Uma equipe da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos tem transformado áreas urbanas, que eram usadas como lixões, em canteiros sustentáveis. A iniciativa tem mudado o ambiente de diversos pontos do município.
O serviço já foi realizado em ruas como Santa Rita e Paulo Soares, no São Roque; na esquina da Hidelfonso Borges com a Avenida Avelino Xanxão, no Centro, e na Estrada Rio D’ouro, no bairro São Francisco.
Após a retirada de lixo dos locais, a equipe da Prefeitura faz um serviço de calçamento e implanta o canteiro sustentável, que consiste no plantio de diversos tipos de mudas de plantas oriundas da Mata Atlântica, como Ipê e Pau-Brasil. “Vamos levar esta prática para outros bairros da cidade. Essa medida inibe as pessoas de descartarem lixo de forma irregular”, disse o Secretário da Pasta, Rogério Brandi.
Quem está engajado no dia a dia do projeto que vem mudando as ruas queimadenses é Rogério Esteves, o Dedel. Ele é funcionário da SEMCONSESP e responsável pela execução do trabalho: “É gratificante sabermos que estamos contribuindo para uma cidade mais bonita. Se o poder público e os cidadãos fizerem sua parte, viveremos muito melhor”, destacou o servidor.

A ideia é levar a iniciativa a outros locais da cidade. As doações de mudas de plantas são feitas por empresas privadas, por meio de parcerias e ações de compensação ambiental, pela Cedae e pela Secretaria Municipal do Ambiente e Defesa dos Animais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.