De 600 famílias que recebem o benefício apenas 200 se recadastraram
O município de Queimados registrou a maior chuva da sua história deixando centenas de famílias desabrigadas no final do ano de 2013. Após a tragédia, a Secretaria Municipal de Assistência Social, através da Secretaria do Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, cadastrou as famílias atingidas pelas chuvas para ter o direito de receber o beneficio do programa Aluguel Social. O programa consiste em oferecer uma bolsa-auxílio temporária para que as famílias custeiem sua própria moradia.
Atualmente, 600 famílias recebem o valor de R$ 500,00 e de acordo com o levantamento da Secretaria, apenas 200 famílias fizeram o recadastro até o momento. Para continuar recebendo o benefício por mais seis meses, as famílias tem até quinta-feira (14) para se recadastrar. Elas devem ir à Secretaria Municipal de Assistência Social (Rua Eugênio Castanheiras, n° 176 - Centro/ Rua do Colégio Manuel Pereira), das 8h às 17h.
O prefeito Max Lemos, que comandou pessoalmente as equipes de forças-tarefa montadas na época para atender à população, destaca a importância de continuar dando todo suporte às famílias que perderam suas casas com as chuvas. “Mesmo com a tragédia que houve ano passado uma coisa ficou clara: tivemos uma chuva de solidariedade! Recebemos apoio de todos os lados desde a própria população com arrecadação, distribuição de alimentos e do ajuda Governo do Estado. Graças a essa união cadastramos essas famílias no programa Aluguel Social. Elas vão receber o benefício com dignidade até que voltem aos seus novos lares”, destacou Max Lemos, que adiantou ainda: “As famílias que perderam suas casas na tragédia não vão ficar desamparadas, elas serão remanejas para o condomínio de 1.500 apartamentos no bairro Parque Eldorado. É nosso compromisso e dever restabelecer a vida daqueles que perderam suas casas”, concluiu.
Sem recadastro benefício pode ser bloqueado
A secretária municipal de Assistência Social, Ana Paula Rosalino, ressalta que os beneficiados pelo Aluguel Social fiquem atentos ao prazo de recadastramento. “É importante que as famílias façam o recadastramento por mais seis meses. Essa iniciativa também é uma forma de ter mais controle dessas famílias, além de atualizar todos os dados cadastrais. Quem não entregar a documentação dentro do prazo terá o benefício bloqueado”, disse Ana Paula.
Os interessados devem levar os seguintes documentos (original e cópia): identidade, CPF, carteira de trabalho, laudo de interdição da casa pela Defesa Civil do município, comprovante de residência atual, cartão do Bolsa Família ou Número de Inscrição Social (NIS) pelo CadÚnico, certidão de casamento (caso tenha), certidão de nascimento, título de eleitor, identidade dos dependentes e documentação do cônjuge do titular do benefício. Mais informações pelo telefone: (21) 2665-8322.
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