terça-feira, 7 de maio de 2019

Parceria entre Prefeitura de Queimados e Hemorio coleta mais de 100 bolsas de sangue nesta terça (7)

Campanha promovida no CEU Planeta Futuro bateu meta da última edição do projeto, realizado em fevereiro deste ano

Jéssica Moreira - Solidariedade incentivada por um simples projeto de escola. Assim começou esta terça-feira (7) para a jovem Andreza Nascimento (16), que doou sangue pela primeira vez graças à parceria entre a Prefeitura de Queimados e o Hemorio. Em sua sexta edição na cidade, a iniciativa já coletou mais de 600 bolsas de sangue.


“Achei essa oportunidade maravilhosa porque sempre tive  desejo de ajudar e hoje ficou mais fácil por ter a coleta acontecendo aqui mesmo em Queimados. Minha turma da escola veio em peso ajudar e eu pretendo continuar doando por toda a vida”, declarou a aluna de logística do Colégio Estadual São João, que ao lado de mais 36 estudantes e da professora Janaína Rangel (49), marcou presença no ato, realizado no Centro de Artes e Esportes Unificados Planeta Futuro, no bairro São Roque. 

“Bimestralmente desenvolvemos projetos para avaliações do período. Este mês estamos promovendo o ‘Humanizar a Humanidade’ e um dos quesitos era justamente conseguir cinco doadores de sangue e levá-los ao ponto do Hemorio mais próximo, que para nós seria o Hospital da Posse. Com a vinda desta iniciativa para nossa cidade, tudo ficou mais fácil”, afirmou a docente, que mora no Centro da cidade. 

Por meio da cooperação entre as Secretarias Municipais de Cultura e Turismo, Educação e Saúde, 160 cadastros foram registrados durante a ação (destes voluntários, 103 foram considerados aptos a doar).

“Batemos nossa meta desde a visita de fevereiro, quando 121 compareceram e 93 pessoas doaram. Isso só é possível graças à vontade dos queimadenses de ajudar o próximo, mesmo que não o conheçam. Estamos muito felizes e queremos ter o Hemorio novamente conosco daqui a aproximadamente três meses”, afirmou o Secretário da SEMUCTUR, Marcelo Lessa.

Minutos que salvam vidas


Além de ações itinerantes como a realizada nesta terça, o Hemorio funciona diariamente na Rua Frei Caneca, 8, Centro, Rio de Janeiro.  O órgão também atende pelo 0800 282 0708 (Disque-Sangue), de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h às 17h.

Os interessados em doar precisam ter entre 16 e 69 anos (pessoas com 16 e 17 anos só podem doar com a presença dos pais ou responsáveis legais), pesar no mínimo 50 kg, não estar em jejum, não ter consumido alimentos gordurosos nas últimas 3 horas e portar documento de identidade oficial com foto. A doação só não é permitida para mulheres grávidas ou amamentando, pessoas com febre, gripe ou resfriado, quem fez tatuagem há menos de um ano e pessoas com doenças hereditárias.

A coleta, que dura até 10 minutos, é precedida de uma triagem que conta com o preenchimento de um questionário e entrevista com psicólogos e médicos para checar o estado de saúde dos doadores.

4 comentários:

  1. Prefeitura Municipal de Queimadas sempre mostrando e dando força ! Parabéns prefeito Carlos Vilela

    ResponderExcluir
  2. Muito orgulhoso pela dedicação e empenho dos profissionais e da população.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. A previsão é nos para daqui a 3 meses, o Hemorio vai confirmar e nós divulgaremos!

      Excluir

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.