terça-feira, 23 de outubro de 2018

Clínica da Família do bairro São Jorge recebe atividades do Outubro Rosa

Palestra sobre doenças sexualmente transmissíveis e clássicos dos anos 60 embalaram a ação que emocionou profissionais de saúde e pacientes

Aline Lopes- Um toque que representou um recomeço de vida. Há 10 anos, a aposentada Claudia da Silva (54) descobriu que estava com câncer de mama, logo após fazer o autoexame. Hoje, curada, ela foi uma das pacientes da Clínica da Família Robson Romero de Oliveira que participaram da palestra “Quem ama se cuida”, realizada pela Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, nesta terça-feira (23). A atividade faz parte da programação do Outubro Rosa e casos como os de Claudia emocionaram os profissionais e pacientes da unidade, localizada no bairro São Jorge.


A emoção tomou conta da clínica de saúde logo pela manhã, após as pacientes ouvirem o relato da técnica de enfermagem, Isabel Mattos (41), que também teve câncer de mama há cerca de três anos e contou com detalhes sobre o seu tratamento. “Descobri a doença em um estado um pouco avançado, mas graças a Deus foi a tempo de me recuperar. Fiz quimioterapia, raspei o cabelo, precisei retirar o seio direito, mas nada disso impediu que eu lutasse pela minha vida e incentivasse outras mulheres a batalharem também”, declarou a palestrante.

Além das falas de incentivo de Isabel, as pacientes receberam também uma palestra sobre ‘Doenças Sexualmente Transmissíveis’ com a Drª Angela Bento. E no final da atividade, a fonoaudióloga Shirley Carvalho, colocou todas as mulheres para cantarem o clássico dos anos 60, “Pra não dizer que não falei das flores”, do Geraldo Vandré.

Para a Secretária Municipal de Saúde, Drª Lívia Guedes, é de suma importância promover esse momento de interação entre os profissionais de saúde e as mulheres. “Precisamos incentivá-las a cuidarem de si, não só neste mês de outubro, mas durante todo ano. O câncer de mama como qualquer outra doença, quando é descoberto no início, maiores são as chances de cura. Por isso, nossas clínicas estão sempre abertas para todas que precisarem de ajuda”, declarou a gestora.

Foi ao tomar banho que a aposentada Cláudia sentiu algo diferente nos seios e foi logo procurar um médico. “Eu fico sempre atenta a cada detalhe do meu corpo, qualquer coisa que aparece diferente eu já venho logo na clínica me consultar. Esse cuidado fez com que eu descobrisse o câncer logo no início e que aumentasse a minha chance de cura. Com isso, não precisei retirar a mama, minha cirurgia foi apenas para a retirada do nódulo”, explicou a paciente.

Distribuição de próteses mamárias e caminhada

Durante todo o mês de outubro, as unidades de saúde do município têm promovido palestras educativas sobre o tema para as pacientes, porém, as ações não ficam por aí.  Na próxima quinta-feira (25), às 14h, a Prefeitura irá distribuir 70 próteses mamárias artesanais para as mulheres que fizeram mastectomia (retirada dos seios). Para receber o benefício, basta comparecer à sede da Secretaria Municipal de Saúde (Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, nº 1170 – Vila Pacaembu) com identidade e cartão do SUS.

Já no próximo sábado (27), será realizada uma grande caminhada de conscientização e prevenção contra o câncer de mama. O ponto de encontro será na Praça Nossa Senhora da Conceição, Centro, às 9h. O evento é aberto ao público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.