Mistura de esporte com entretenimento e modalidades olímpicas para todas as idades. Esse foi o Pavilhão de Esporte que aconteceu no último sábado e domingo, dias 28 e 29, na Praça dos Eucaliptos, em Queimados. O evento promovido pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado, através da Lei Incentivo ao Esporte, em parceria com a Prefeitura, contou com a participação de atletas do município em competições de judô, jiu-jitsu, boxe, muay thai, basquete 3x3 e basquete paralímpico. Ao final da programação nos dois dias, mais de 5 mil pessoas aproveitaram para curtir o show dos grupos ImaginaSamba (28) e Revelação (29). Com um pavilhão de 5 mil m² de área coberta, o projeto esportivo já passou por cinco cidades ao todo (Interior e Baixada Fluminense) e encerrou o calendário 2015 no município.
O secretário de Esporte, Lazer e Juventude do Estado, Marco Antônio Cabral e os secretários municipais de Fazenda, Carlos Vilela e de Esporte e Lazer, professor Luiz Carlos Monteiro também acompanharam o evento. O secretário Marco Antônio Cabral disse que o projeto itinerante é uma forma de incentivar a prática esportiva aliada ao entretenimento. “O incentivo ao esporte é importante para a saúde. O mais legal também é que a cidade se envolve através dos seus atletas que participam dos jogos. E para fechar com chave de ouro a programação desses dois dias, presenteamos o público com shows de encerramento. Estamos falando de mais uma opção de lazer para toda a família. Escolhemos encerrar o calendário 2015 em Queimados, porque aqui é uma referência do esporte na Baixada”, explicou.
Novos projetos esportivos
De acordo com Marco Antônio Cabral, a Vila Olímpica de Queimados vai receber uma futura academia da terceira idade até meados de 2016, além de mais núcleos do programa Esporte RJ: “Em breve, vamos implantar mais projetos no município como a instalação da academia da terceira idade, na Vila Olímpica, e também trazer mais núcleos do Esporte RJ para cá”, adiantou.
A partir de abril deste ano, o projeto foi reformulado e passa a atender 100 núcleos em 70 cidades do Estado do Rio. Ele tem como objetivo fazer a inserção social de crianças, jovens e idosos através de atividades esportivas. O programa funciona com a utilização de Organizações Sociais (OS) para implantação de escolinhas de futebol, ginástica, dança, entre outros.

Um “cadinho” da África no Brasil, mais especificamente em Queimados, na Baixada Fluminense. Esta foi a sensação de quem passou pela 1ª Feira Cultural África Brasil realizada no último domingo (22), na Casa de Gondomar, pelas comemorações alusivas à Semana da Consciência Negra. Índios da tribo Pataxós, baianos, angolanos e nigerianos apresentaram um pouco da sua cultura e encantaram as cerca de 2 mil pessoas que passaram pelo evento que teve também concurso de beleza e até desfile de moda. A feira foi organizada pelo grupo cultural Origens e Ontuc – Ordem Nacional dos Templos de Umbanda e Candomblé de Queimados.
Um dos pontos altos da feira foi a realização do concurso que elegeu a musa Pérola Negra da cidade. Com seus turbantes e roupas exuberantes, as modelos mostraram toda a sua criatividade e beleza. A vencedora foi Silvana Gonçalves Mathias Pereira, 18 anos, moradora do bairro São Simão. Ela ganhou um final de semana em Campos do Jordão com direto a acompanhante. O segundo lugar ficou com Ana Flávia, 18, de Bangu e o terceiro com Daiane da Silva Santos, 18, do bairro Paraíso, em Queimados.
A 1ª Feira Cultural África /Brasil de Queimados também rendeu homenagens aos precursores do movimento negro e de matrizes africanas, responsáveis por toda miscigenação do Brasil, entre eles estão: o líder religioso babalorixá, Ivanir dos Santos, Yálorissá Oyassé dos anjos, Mãe Suely e Yemanjá, Yalorixá Elenice de Yemanjá, Máe Kátia D’Obaluayê, Ivanice Maria de Oliveira, Mãe Jô D’Oxum, Mãe Romilda D’Oxum, Mãe Ninon D’Yemanjá, João José Cabral Barbosa (Doté Azumlegy), Pai Jonathan D’Ogum, Mãe Rita D’Ogum, Mãe Elenice D’oyá, Luiz Felipe Dutra Ribeiro (Ogan Felipe de Ayrá), Mãe Penha Maria do Patrocínio, Mãe Verônica D’Oxum, Benjamim Gonçalves Figueredo (in memorian), Mirim Paulini Figueredo (in memorian) Pai Matias D’Ogum, Doté Genésio Arruda Pinto e o Pai Pedra do Obaluauye.