Evento reuniu mais de 200 pessoas entre autoridades e agentes de saúde
Texto: Camila de Paula | Fotos: Simone Silva
Cerca de 300 pessoas participaram da caminhada, entre elas, os 162 agentes de endemia, o prefeito Max Lemos, a Secretária de Saúde Dra. Fátima Sanches, entre outros servidores e secretários municipai. A intenção da caminhada, de acordo com o Prefeito Max Lemos é de chamar a atenção da população para os cuidados em casa. "Estamos fazendo a nossa parte do lado de fora com a coleta de lixo em dia e retirando entulhos pelos quatro cantos da cidade, porém mais 80% dos focos estão dentro das residências. A luta é de todos", destacou.
A campanha seguirá segundo o prefeito até o fim do verão com uma série de medidas para intensificar as ações preventivas já realizadas nos 32 bairros do município, como: vistorias técnicas às residências, o uso de carros fumacês, retirada de entulhos e coleta de lixo. “Pedimos a cada morador que tire 10 minutos do seu dia para verificar os possíveis focos do mosquito. Juntos, vamos vencer essa guerra!”, disse.
De acordo com a secretária de Saúde de Queimados, Fátima Sanches, também estão sendo realizadas ações de caráter educativo, como palestras, reuniões, atividades lúdicas nas escolas e instituições religiosas da cidade. “Temos todos que fazer a nossa parte diante da epidemia que assola o Brasil ultrapassando 1,5 mil cidades atingidas e mais de 1,5 milhão de casos suspeitos. Já temos mais de 300 casos notificados de Zika, sendo 10 gestantes. Nenhum confirmado. A situação está sob controle, mas temos que nos mobilizar para evitar que o pior aconteça”, frisou.
A dona de casa, Ângela Gomes, de 58 anos, apoiou a iniciativa ao receber panfletos e esclarecimentos diretamente da secretária de saúde. “É muito bom saber que a prefeitura se preocupa com isso. Agora não tenho desculpa, estou por dentro de tudo. Se a população fizer a parte dela, vamos vencer essa doença maldita”, acredita.
Denúncias, informações e outros serviços relacionados à endemia podem ser feitos através do disk dengue atende pelo número: 2665-3939.
Missas, procissões, shows e até passeio ciclístico vão marcar os festejos pelo dia da padroeira de Queimados, Nossa Senhora da Conceição, celebrado na próxima terça-feira (8 de dezembro). A prefeitura em parceria com a igreja católica local preparou quatro dias de atividades gratuitas para celebrar a data. O início será já neste sábado com shows do Grupo Todamagia e PC do Forró, a partir das 20h, na Praça que leva o nome da santa, no Centro. Já o encerramento será na terça-feira com a missa celebrada pelo bispo da Diocese de Nova Iguaçu, D. Luciano Bergamin, na nova matriz próxima ao cemitério municipal.

Um “cadinho” da África no Brasil, mais especificamente em Queimados, na Baixada Fluminense. Esta foi a sensação de quem passou pela 1ª Feira Cultural África Brasil realizada no último domingo (22), na Casa de Gondomar, pelas comemorações alusivas à Semana da Consciência Negra. Índios da tribo Pataxós, baianos, angolanos e nigerianos apresentaram um pouco da sua cultura e encantaram as cerca de 2 mil pessoas que passaram pelo evento que teve também concurso de beleza e até desfile de moda. A feira foi organizada pelo grupo cultural Origens e Ontuc – Ordem Nacional dos Templos de Umbanda e Candomblé de Queimados.
Um dos pontos altos da feira foi a realização do concurso que elegeu a musa Pérola Negra da cidade. Com seus turbantes e roupas exuberantes, as modelos mostraram toda a sua criatividade e beleza. A vencedora foi Silvana Gonçalves Mathias Pereira, 18 anos, moradora do bairro São Simão. Ela ganhou um final de semana em Campos do Jordão com direto a acompanhante. O segundo lugar ficou com Ana Flávia, 18, de Bangu e o terceiro com Daiane da Silva Santos, 18, do bairro Paraíso, em Queimados.
A 1ª Feira Cultural África /Brasil de Queimados também rendeu homenagens aos precursores do movimento negro e de matrizes africanas, responsáveis por toda miscigenação do Brasil, entre eles estão: o líder religioso babalorixá, Ivanir dos Santos, Yálorissá Oyassé dos anjos, Mãe Suely e Yemanjá, Yalorixá Elenice de Yemanjá, Máe Kátia D’Obaluayê, Ivanice Maria de Oliveira, Mãe Jô D’Oxum, Mãe Romilda D’Oxum, Mãe Ninon D’Yemanjá, João José Cabral Barbosa (Doté Azumlegy), Pai Jonathan D’Ogum, Mãe Rita D’Ogum, Mãe Elenice D’oyá, Luiz Felipe Dutra Ribeiro (Ogan Felipe de Ayrá), Mãe Penha Maria do Patrocínio, Mãe Verônica D’Oxum, Benjamim Gonçalves Figueredo (in memorian), Mirim Paulini Figueredo (in memorian) Pai Matias D’Ogum, Doté Genésio Arruda Pinto e o Pai Pedra do Obaluauye.