Documentos, luzes, extintor e aferição dos taxímetros foram alguns dos itens checados para a renovação da autorização de circulação dos veículos
Leandro Machado - Taxímetro? Ok. Extintor de Incêndio? Certinho. Faróis? Tudo correto. Estas e outras dezenas de exigências foram minuciosamente verificadas pelos agentes da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito do município de Queimados, na Baixada Fluminense, durante a vistoria técnica anual obrigatória de táxis, realizada nesta quinta (13) e sexta-feira (14) no bairro Vila Pacaembu. O objetivo da ação é que os 112 veículos da frota regular, que fazem o serviço de transporte de passageiros na cidade, estejam aptos para receberem a renovação da autorização para a circulação em 2017.
Enquanto isso, os motoristas faltosos e os reprovados na inspeção obrigatória estão proibidos de fazerem o transporte de passageiros. Quem for flagrado realizando o serviço sem o selo de vistoria e o cartão de autorização 2017 terá o veículo apreendido. Além do táxi, a inspeção exige que o prestador de serviço esteja com sua documentação em dia, como, por exemplo, a Carteira Nacional de Habilitação.
De acordo com a lei 840/07, entre outras exigências, todo o veículo que fizer o serviço de táxi não pode ter mais de oito anos de uso, a partir de sua data de fabricação. O secretário municipal de Transporte e Trânsito, Antônio Almeida, ressaltou que a realização da vistoria garante um serviço de qualidade para o usuário do serviço: “Nós temos o dever de cobrar a exigências legais dos taxistas e o maior beneficiado com isso é o passageiro que, com o selo da realização da inspeção, pode ter a certeza que fará uma viagem segura e de qualidade”, destacou.
Há 10 anos fazendo o transporte de passageiros em Queimados, o taxista Antônio César Andrade, de 59 anos, morador do bairro Inconfidência, fez a vistoria nesta sexta e seu táxi foi aprovado sem nenhuma exigência. Ele que trabalha na Avenida Olímpia Silva, no Centro e destacou que a realização da inspeção é benéfica para o profissional e também para o passageiro: “Acho importante, pois no corre-corre diário a gente pode esquecer alguma coisa importante e esta fiscalização é a garantia que iremos prestar um serviço de qualidade para o passageiro”, concluiu.
Fotos: Igor Lima
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