Prefeitura irá premiar alunos que arrecadarem maior quantidade do material. Iniciativa visa estimular descarte correto e educação ambiental nas escolas da rede
O lançamento do projeto aconteceu na Escola Municipal Anna Maria dos Santos Perobelli. Na ocasião, os representantes da campanha explicaram para as crianças diversos pontos do concurso, mas o que mais chamou a atenção e fez sucesso entre os pequenos foram os prêmios. Os três alunos que entregarem a maior quantidade de óleo saturado irão ganhar bicicletas, passeios, tablets e bolsa de estudo em curso de idiomas. A turma vencedora também será premiada.
O concurso será realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e se dará em duas etapas. A primeira acontecerá entre os dias 22 de março e 26 de junho enquanto a segunda será realizada entre 20 de agosto e 27 de novembro deste ano, ou seja, serão dois concursos para a garotada. No ano passado, mais de 18 mil litros de óleo saturado foram coletados na primeira edição do concurso.
Além das escolas, o município disponibiliza um ecoponto para o descarte correto do óleo usado por parte de toda a população, localizado na sede da Secretaria Municipal do Ambiente e Defesa dos Animais (Avenida Luigi Giobbi, nº 498 – Fanchem).
Pequenos multiplicadores
De acordo com o Secretário Municipal do Ambiente e Proteção dos Animais, Cacau Nogueira, a ação busca atingir a população em geral, uma vez que as crianças, por meio do concurso, incentivarão a coleta do óleo não só em casa, mas também nos bairros. “O objetivo em coletar o máximo de óleo de cozinha usado é uma iniciativa muito importante. A partir do momento que as crianças têm essa tarefa da coleta, elas aprendem, ensinam e conscientizam as pessoas ao redor, além de contribuírem efetivamente para o Meio Ambiente”, destacou.
A pequena Rafaela Gama, de apenas 7 anos, é do 2º ano do ensino fundamental e já parece entender tudo de Meio Ambiente. Ganhadora do último concurso, com 480 litros de óleo coletado, a pequena explica como se deu a conquista. “Eu quis participar para contribuir com o Meio Ambiente, para não ter que ver tantos peixinhos morrendo e os rios sujos, e ainda fiquei muito alegre quando eu ganhei!”, disse.
Também participaram do lançamento da campanha, o coordenador Sérgio Roberto, mais conhecido como Dr. Ambiente, representando a empresa Grande Rio Reciclagem Ambiental, e também Patrícia Godoi e Paula Soares, representantes da CEDAE, que orientaram e fizeram brincadeiras sobre contaminação de água, óleo na rede de esgoto e outras necessidades ambientais, com muita didática e descontração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.