Inscrições vão até a próxima sexta-feira. São 1380 vagas distribuídas em 28 modalidades oferecidas gratuitamente pela Prefeitura
Idealizadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, as atividades fazem parte do projeto “Cultura em Ação”, que desde o segundo semestre de 2016 está acontecendo na cidade. Com a duração de três meses, quase 4 mil pessoas já passaram pelo projeto.
Para o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Marcelo Lessa, ver as pessoas participando é gratificante. “Quando iniciamos o projeto, sabíamos que seria interessante principalmente para os moradores do São Roque, mas não imaginávamos a dimensão da importância para Queimados como um todo. Hoje nós estamos fazendo cultura lado a lado da população, tudo através de oportunidade e de muito trabalho”, afirmou o gestor.
Já João Victor de Oliveira, de 16 anos, se inscreveu para o curso de Barbeiro. Apesar da pouca idade, ele afirma que é essencial se capacitar desde já. “Tendo uma profissão, eu fico mais seguro de que se eu não conseguir ingressar no mercado de trabalho, eu posso abrir meu próprio negócio. Minha mãe também me incentivou muito”, contou o jovem.
Prontos para colocar a mão na massa
Se para alguns, as novas inscrições representam o começo de uma trajetória, para os alunos que fizeram os cursos no primeiro semestre o sentimento é de dever cumprido e de expectativa para entrar no mercado de trabalho. Na última sexta-feira (20), por exemplo, a Prefeitura realizou a cerimônia de formatura de 60 alunos das oficinas de lancheiro, padeiro e confeiteiro, no cine teatro Delcy de Souza. O prefeito Carlos Vilela participou do evento ao lado da primeira-dama Lúcia Vilela, que era uma das alunas do curso.
Para o Prefeito Carlos Vilela, os cursos oferecidos no CEU Planeta Futuro ampliam o leque de oportunidades dos moradores que buscam qualificação e estão em busca de emprego. “Temos orgulho desse trabalho feito aqui. A cada formatura, nosso sentimento é que estamos cumprindo com o nosso papel que é oferecer alternativas de formação a todas as idades”, destacou.
Entre os formandos, estava Guiomar Verneck, de 35 anos. Com um sorriso estampado no rosto, a dona de casa já planeja o futuro. “Eu resolvi fazer esse curso porque sei que a gente precisa sempre buscar alguma coisa para melhorar nossa vida. Como estou desempregada e sou muito curiosa, decidi fazer as três oficinas ao mesmo tempo. As encomendas para a família já estão sendo feitas, agora é pensar em ter o meu próprio negócio", concluiu.

Parabéns Marcelo Lessa, prefeito Vilella, Deus no controle.
ResponderExcluirQueimados grande progresso.