Queimados realiza capacitação para o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade certa
Pelo segundo ano consecutivo Queimados adere ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC – que é um compromisso formal assumido pelos governos Federal, dos Estados e Municípios para assegurar a plena alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Para tanto, foram reunidos professores de alfabetização da rede para entenderem a proposta do ano de 2014 e receberem ferramentas a serem pratricadas com as crianças em sala de aula. Até novembro, os alfabetizadores terão mais 4 encontros, para avaliarem o desempenho em sala, adquirirem novas técnicas e aprenderem com a troca de experiências. O primeiro encontro aconteceu no último sábado, 12, no teatro municipal da cidade e contou com a presença da palestrante Elizabeth Ogliari, uma das supervisoras estaduais do PNAIC e autora de livros didáticos de matemática, que é a ênfase anual.
Para o alcance desses objetivos, as Ações do Pacto compreendem um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas, disponibilizados pelo Ministério da Educação, que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores. Essas ações são complementadas por outros três eixos de atuação: materiais didáticos e pedagógicos, avaliações e controle social e mobilização.
A secretária de Educação, Miriam Motta, destacou que a ação é permanente em Queimados. “Estamos unindo forças para lutar contra ao analfabetismo das nossas crianças, seguindo as orientações do prefeito Max Lemos que é o de cuidar de gente.. E mesmo aquelas que não conseguirem, por suas particularidades, ler até os 8 anos, terão todo o acompanhamento para que aprendam além do b-a-bá, a leitura funcional, que os leva a interpretar, pensar e definir pensamentos a partir da leitura”, enfatizou Miriam.
A coordenadora do PNAIC municipal, Jussara Machado, explicou como funcionará o curso no município. “Estamos em nosso segundo ano de curso e contamos com 8 orientadores de estudo que ajudam e acompanham o professor na caminhada da alfabetização. Ainda este ano teremos mais quatro encontros, totalizando cinco, para que os professores possam desempenhar o melhor papel em sala de aula e que o objetivo de alfabetizar as crianças na idade certa, até os 8 anos, seja alcançado”, contou Jussara.
A palestrante, Elizabeth Ogliari, enfatizou que o mais importante é levar o aluno a transversalizar as matérias e sair do analfabetismo funcional. “O que queremos é que a criança signifique a leitura, leia, entenda, traduza, realize e pratique o que está lendo. A partir daí, teremos alunos que vão ler tudo, desde textos, músicas, comportamentos e , enfim, o mundo”, concluiu Elizabeth.
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