Texto: Dine Estela | Fotos: Luiz Ambrosio
O que vejo. O que faço com que vejo. O que faço com que penso do que vejo. Diante de todos estes questionamentos, a Secretaria Municipal de Saúde de Queimados irá realizar nos dias 13 e 14 de novembro, o I Encontro Municipal de Educação Permanente em Saúde. O evento será aberto pela secretária municipal, Dr.ª Fátima Cristina, no auditório do Conselho Municipal de Saúde. Rua Mesquita, 74, Centro, das 8h às 12h. O encontro é direcionado a todos os profissionais da Rede de Atenção à Saúde de Queimados.
Na quinta, 13/11 a plenária começas às 9h com os temas: política nacional de educação permanente em saúde e conceitos básicos e fundamentais, as metodologias em educação em saúde, com foco na metodologia de Paulo Freire e a importância da educação permanente no cotidiano das equipes de saúde. No dia 14/11, a plenária começa meia hora mais cedo, às 8h:30 com a palestra “Aprendendo aquilo que faz sentido para minha prática, seguida de oficinas de Trabalho e encerramento dos trabalhos em plenária previsto para as 12h.
As novas práticas debatidas no encontro servirão como base para aperfeiçoar e humanizar o atendimento ao usuário de saúde, explicou a diretora do departamento de Educação Permanente em Saúde de Queimados, Gláucia Araújo: “O objetivo do encontro vai além da capacitação permanente do profissional de saúde. Estaremos realizando um debate para melhoramento prático com ações efetivas nos processos de trabalho do profissional de toda a rede de atenção à saúde”, disse.
PROGRAMAÇÃO
Dia 13 de novembro
8h – Coffee Break
8H:30 - Mesa de Abertura
Secretário de Saúde – Fátima Sanches
Subsecretario de Saúde – Rosane Azevedo
Subadjunto de Atenção Básica e Vigilância em Saúde- Rodrigo Aunir
Subadjunto de Atenção á Saúde – Maria Betânia Pessoa
Diretor de Planejamento – Marcos Thadeu Lagrota
Diretora do Departamento de Gestão de Pessoas – Maria do Socorro Gonçalves
Represente do Conselho Municipal de Saúde- CMS Maria da Penha Oliveira
8:50h – Vídeo em homenagem ao educador Paulo Freire.
9h – Política Nacional de Educação Permanente em Saúde- Conceitos Básicos e Fundamentais- Marta Garcia Maia de Almeida- Coordenadora Geral de Educação em Saúde do Estado de Saúde do Rio de Janeiro.
10h – As Metodologias em Educação em Saúde, com foco na metodologia de Paulo Freire- Joana Angélica Barbosa Garcia – Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro- UERJ. Professora Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Serviço Social, Departamento de Métodos e Técnicas.
11h - A importância da Educação Permanente no cotidiano das equipes de saúde – Roberto Fuchs. Médico de Família, especialista em saúde da Família. Docente da UNESA.
12h - Encerramento
Dia 14 de novembro
8h – Coffee Break
8:30h - Abertura na plenária “Aprendendo aquilo que faz sentido para minha prática”- Gláucia de Araujo Almeida – Especialista em Gestão Pública/ Diretora de Educação Permanente em Queimados.
9:30h – Oficina de Trabalho
Discussão nos grupos – O que eu vejo? O que eu faço com que eu vejo? O que eu faço com que eu penso do que eu vejo?
Mediadores dos grupos
Grupo 01: Marcos Thadeu Lagrotta
Grupo 02: Marisa Pimentel
Grupo 03: Glaucia Araujo
10:30h – Apresentação dos conteúdos produzidos no grupos e dispersão para aplicação na prática e posterior reavaliação.
12:00h - Encerramento – Exibir vídeo (Escolher)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.