Medidas que acontecem sexta e sábado são as primeiras em ação após a entrega do Plano de Contingências ao Estado e ao Município
Texto: Camila de Paula | Fotos: Luiz Ambrósio e Felipe Bragança
A iniciativa faz parte do Plano de Contingência do Município, em parceria com o Governo do Estado, que consiste em uma série de medidas de prevenção e preparação das comunidades frente aos desastres relacionados às chuvas fortes ou prolongadas, entre elas a implantação de sirenes de alarme comunitário para chuvas e preparação da população para estes casos emergenciais. De acordo com o subsecretario municipal de Defesa Civil, Major Neves, a idéia do projeto é fazer com que as crianças sensibilizem os pais. “É um projeto do Governo do Estado nos municípios afetados no ano passado, funciona muito bem para sensibilizar e chamar a atenção de toda a comunidade para a cidadania”, destaca Neves.
Durante dois meses, toda semana uma escola recebia o projeto para uma média de 30 alunos. Ao todo foram oito turmas em sete escolas que funcionam como ponto de apoio em caso de desastres nas comunidades próximas. São elas: E. M. Professora Diva Teixeira Martins (São Simão), E. M. Washington Manoel de Souza (Morro da Caixa D’Água), E. M. Prof. Anna Maria Perobelli (Morro Azul), E. M. Waldick Cunegundes Pereira (Santa Rosa), E. M. Prof. Leopoldo Machado (Morro do Cruzeiro), E. M. Elói Dias Teixeira (Bairro Fleshman) e E. M. Dr. Cledon Cavalcante (Morro da Paz), que foi a primeira receber o curso para crianças do 4º ano do ensino fundamental, de 10 a 12 anos.
Simulado “fará chover” em Santa Rosa
Nas ultimas semanas técnicos da SEMDEC já passaram nessas residências orientando a população sobre a ação. Em outubro deste ano, a equipe da secretaria também passou pelo bairro realizando uma ação de busca ativa, cadastrando todos os moradores e conhecendo cada particularidade e necessidade das famílias. Portadores de necessidades especiais e pessoas com dificuldade de locomoção serão retirados dos imóveis com o apoio dos agentes. Uma equipe também estará destinada às medidas de primeiros socorros em caso de necessidade. “O simulado ajuda a capacitar a população para agir de forma segura em situações de grande dificuldade, com pouca visibilidade e em horário de maior probabilidade de temporais”, explica o secretario da pasta, Belé Brazão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.