Obra de Maurício de Souza inspirou culminância de projeto sobre comunicação nesta quinta (29). Data também marcou encerramento da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
Kathellen Islyne - Os alunos do Pré II da Escola Municipal Metodista, em Queimados, tiveram uma quinta-feira (29) digna das páginas de uma história em quadrinhos. Isso porque a culminância da Semana Nacional da Educação Infantil contou com uma apresentação toda especial da “Turma da Mônica em: Uma viagem pelo mundo da comunicação”, na qual estudantes da unidade mostraram a pais, colegas e educadores a se comunicar e aprender através da brincadeira.
Os personagens mais famosos de Maurício de Souza ganharam vida no palco do Teatro Marlice Margarida Ferreira da Cunha com danças e encenações das crianças, que aproveitaram para se divertir enquanto aprendiam. E é claro que a dentucinha mais estressada do bairro do Limoeiro também marcou presença. Quem a interpretou foi a pequena Tatiana da Silva (6), que afirma se identificar com a personagem.
“Eu sou muito brava também, mas só porque gosto de ajudar a professora e fico irritada quando meus coleguinhas ficam gritando em sala de aula. Me chamam de mandona, por isso eu escolhi ser a Mônica na apresentação”, conta empolgada a líder da turminha.
Instituída em 2012 pela Lei nº 12.602, a Semana Nacional da Educação Infantil foi pensada em homenagem à médica Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança, e se tornou uma ferramenta pedagógica muito explorada pelos educadores de todo o país, como conta a diretora da E. M. Metodista, Ana Maurício. “Nosso tema pedagógico em 2019 é ‘Comunicação é a arte de educar para conviver’ e, por isso, aproveitamos as histórias lúdicas para tratar de valores como as diferentes formas de nos expressar moldam nossa vida. Além disso, reforçamos a questão do brincar, porque criança tem que ser criança”, declara a docente.
Para a professora Camila Santos (33), incentivar as crianças a deixarem a tecnologia de lado para brincar é um dos principais objetivos da atividade. “Trabalhamos com eles essa ideia de deixar o celular pra lá e se comunicar pessoalmente com os amigos, queremos que eles troquem as tecnologias por brincadeiras ao ar livre, porque brincar ‘é coisa séria’”, diz a educadora.
Educação para todos
Na parte da manhã, outra programação foi promovida pela Secretaria Municipal de Educação no mesmo local. Professores, pais e alunos se reuniram para o último dia da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Sob o tema ‘Autismo, Literatura Infantil e Educação’, a palestrante Doutora Amanda Carlou abordou a importância da inclusão e do preparo dos professores da rede para atender estudantes com autismo.
De acordo com o Secretário da Pasta, Lenine Lemos, o compromisso da gestão com a educação é torná-la acessível para todos. “Foi uma semana emocionante e com o sentimento de dever cumprido. Queimados não fugiu da responsabilidade de falar de assunto tão complexo. Estamos fazendo muitos investimentos na inclusão de pessoas em nossa rede e já estamos vendo os resultados. Com professores qualificados, sabemos que essa caminhada será mais suave.”, concluiu o gestor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.