segunda-feira, 7 de março de 2016

Atendimento bem pertinho de casa

Queimados vai inaugurar 10 Clínicas da Família até o fim do ano.  Meta é levar atendimento básico de saúde a todos os bairros

Texto: Camila de Paula | Fotos: Luiz Ambrósio

Todo profissional de saúde decreta: “Prevenção é a solução!”. Visando seguir à risca a essa recomendação e ampliar o atendimento básico de saúde no município, a Prefeitura de Queimados pretende inaugurar até o fim do ano 10 novas Clínicas da Família. Três delas (Luiz de Camões, Santiago e Fanchem) estão em fase final de construção e serão entregues ainda no primeiro semestre. Com a implantação das novas unidades - que vão se juntar as outras 11 existentes -, o programa dobrará a sua capacidade de cobertura na cidade, chegando a 60% dos bairros com atendimentos de uma equipe multidisciplinar e visitas por agentes comunitários, promovendo assim mais qualidade de vida bem perto de casa.

O município conta ainda com quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS), que atendem as demais áreas não contempladas pelas Clínicas da Família. Mesmo assim, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) de Queimados tem a meta de chegar a 100% do município com este modelo de Agentes Comunitários de Saúde nas residências com assistência básica àquelas pessoas que moram próximas, trazendo qualidade de vida, onde cada unidade contempla uma área de atuação, de acordo com a divisão do município em microrregiões.

Cada equipe de Saúde da Família deve ser responsável por, no máximo, 4 mil pessoas de uma determinada área, por isso o limite de pessoas cadastradas por área. Para atender essa demanda, o município realizou concurso público em setembro do ano passado. A partir do início de março, ao menos 111 agentes serão convocados para atuar nas próximas clínicas. Eles realizarão visitas periódicas nas residências para verificar a necessidade de consultas ou exames, vão fazer a marcação e entrarão em contato em seguida.

Cada clínica terá uma equipe multiprofissional, com médico e enfermeiro especialistas em saúde da família, auxiliar ou técnico de enfermagem, agentes comunitários e profissionais de Saúde Bucal. Eles farão os atendimentos mais corriqueiros, como: odontologia, pediatria, clínica geral, ginecologia e obstetrícia (preventivos e pré-natais) e serviços de enfermagem em geral, como curativos, verificação de pressão e vacinas.

De acordo com o prefeito Max Lemos o objetivo principal das novas unidades será o trabalho de prevenção. Segundo ele, duas unidades já foram inauguradas em sua gestão: uma no Bairro São Jorge e outra no Eldorado. “É o resgate daquele médico da família que estava sempre por perto. De manter serviços básicos em dia, como preventivos, vacinas, saúde bucal, manutenção da pressão arterial, entre outros”, explicou.

Núcleo para as especialidades

Já a secretária de Saúde, Dr. Fátima Sanches, informou que os atendimentos especializados: como: ortopedia, cardiologia, gastrologia, nutrição, endocrinologia, neurologia, oftalmologia, entre outros, serão oferecidos no novo Núcleo de Especialidade de Queimados (NEQ), no espaço anexo ao Cethid, na Vila Pacaembu, até a inauguração da Policlínica no Fanchem prevista para os próximos 60 dias. “As Clínicas da Família têm como característica o atendimento mais essencial do dia a dia, com visitas e metodologias que mantêm os moradores com a saúde sempre em dia. Precisamos continuar com esta política de saúde que implantamos no município”, destaca.

Ainda de acordo com a secretária, os atendimentos médicos serão agendados pelos agentes comunitários e não por ordem de chegada, como é o costume nos postos de saúde. “Assim evita-se filas e transtornos, não precisa chegar de madrugada para pegar número. O agente vai telefonar ou visitar para agendar e ele presta conta junto ao Ministério da Saúde com relatórios das visitas e metas de visitação e atendimentos estipulados”, afirma.

Agilidade e eficiência no atendimento

Para a dona de casa, Elaine Henriques Santana, de 40 anos, a clínica “resolve quase todas as suas necessidades médicas”. Segundo a moradora do bairro São Jorge, com cinco filhos, ela mantém atualizado pré-natal, teste do pezinho, preventivo, planejamento familiar e consultas com o clínico geral e pediatra. “Eu resolvo tudo por aqui, vou à clínica duas vezes ao mês. Raramente saio do meu bairro para consultas ou exames. Nem preciso me lembrar das consultas, a agente passa na minha porta e deixa tudo agendado”, diz a dona de casa que mora próximo à Clínica Dr. Robson Romero de Oliveira.