terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Prevenção a desastres: Defesa Civil de Queimados testa sistema de sirenes

 Dispositivos instalados em vários pontos da cidade alertam sobre perigos causados pelas chuvas de verão

 

André Uchôa - Com a chegada do verão, que começa no próximo dia 21, e das fortes chuvas típicas da estação mais quente do ano, é preciso prevenir adversidades que coloquem em risco a vida da população. Por isso, a Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Defesa Civil, tem promovido testes periódicos nas nove estações de sirenes localizadas em diversos bairros da cidade. Os alertas sonoros têm o objetivo de avisar os queimadenses acerca de problemas causados pelos temporais, além de identificar possíveis falhas no sistema. Nesta terça-feira (15), foi a vez dos bairros Flesman (Morro da Torre) e Inconfidência receberem as equipes da Defesa Civil e da GridLab – empresa que presta serviços ao Governo do Estado para realização das manutenções preventivas nos equipamentos. 

Além desses pontos, o município conta com mais sete sirenes de emergência instaladas nos bairros Vale Ouro, Roncador (Morro da Paz), São Bartolomeu, Centro (Caixa D’ Água), Santa Rosa, Primavera (Morro Azul) e Nova Cidade (Morro do São Simão)


A ação, que
faz parte de um pacote de medidas adotadas pela gestão municipal, está especificada em um documento que traça estratégias para evitar inundações e deslizamentos causados pelas fortes chuvas, denominada Plano de Contingências (já regulamentado em Diário Oficial). 

O trabalho da Defesa Civil é fundamental na nossa cidade, aliás, é através dele que mantemos a estabilidade nesta temporada de pancadas de chuva. Neste sentido, buscamos sempre realizar cursos de capacitação com jovens e adultos evitando momentos de pânico”, ressaltou o subsecretário de Defesa Civil, André Faria.

PREVENÇÃO NA TELA DO TELEFONE

Outra forma de comunicação com a população é o serviço de avisos e alertas de riscos e desastres por meio de mensagem de SMS, que vão desde a previsão de tempo até a recomendação para evacuação das áreas de risco. Os moradores interessados em receber essas informações devem enviar o CEP de sua residência para o número 40199. Após o cadastramento, o celular estará apto a receber alertas e recomendações da Defesa Civil.

A importância desses alertas também levou a Defesa Civil a buscar outras formas de alertar a população. É o que explica o Secretário da Pasta, Vagner Luiz. “Hoje vivemos uma era tecnológica e por isso precisamos nos adaptar às redes sociais, como uma aliada na comunicação. É uma estratégia para que possamos manter a população informada sobre a possibilidade de chuvas ou informações durante as situações de emergência”, disse o gestor.

Um comentário:

  1. Faltam palavras para o lucro incrível que você me ajudou a ganhar em apenas uma semana com a estratégia de opções binárias. Lamento ter duvidado no início, eu investi $ 200 e ganhei $ 2.500 em apenas uma semana, e continuei investindo mais, hoje estou financeiramente com sucesso, você pode contatá-lo via e-mail: (tdameritrade077@gmail.com) whatsapp (+447883246472) Aconselho que não hesite. Ele e ótimo.

    ResponderExcluir

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.