terça-feira, 31 de maio de 2011

Delegacia da Mulher itinerante já começa a atender em Queimados

Queimados recebe, pela segunda vez, o ônibus itinerante da Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM), da Polícia Civil. O atendimento começou nesta terça-feira, dia 31 de maio, na Praça Nossa Senhora da Conceição, e vai até amanhã (01º/06), das 10h às 16h. A unidade móvel da DEAM vai atender as mulheres que sofrem violência doméstica de seus companheiros, entre outras coisas. O objetivo é apoiar e incentivar que casos de agressão contra a mulher sejam denunciados.
    
Em parceria com a Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres de Queimados, o ônibus não só encaminhava quem iria fazer uma denúncia de agressão através do registro de ocorrência, mas também orientava sobre a Lei Maria da Penha.

Das mulheres que foram à tenda montada pela Polícia Civil, a maioria buscava informações e orientações com os inspetores a respeito de separação, divisão de bens, pensão alimentícia e guarda dos filhos. Durante todo dia, foram distribuídas cartilhas que informavam o que fazer em casos de violência em casa, com telefones e endereços das unidades da Divisão de Policia de Atendimento à Mulher (DPAM) para denúncias.         

Segundo a delegada e coordenadora do microônibus itinerante de proteção à mulher, Waleska Garcez, a cidade recebeu novamente o ônibus por causa da grande procura das pessoas no mês de abril, quando ocorreu a primeira a visita.

“Além de oferecer suporte às vítimas de violência doméstica, também atuamos no mapeamento das cidades com maiores índices de violência no Estado”, explicou Garcez. 
 
Dos 13 municípios pertencentes à Baixada Fluminense apenas Belford Roxo, Nova Iguaçu, São João de Meriti e Duque de Caxias possuem uma DEAM. De acordo com a delegada, as cidades com muitos registros de ocorrência terão a preferência para instalação das delegacias especializadas, por exemplo.

“Dos municípios que atendemos com o microônibus até agora, Queimados ficou atrás apenas de Itaguaí em termos de procura por atendimento. Por isso, acredito que a cidade tem chances de ganhar uma delegacia para mulheres”, informou a coordenadora do projeto itinerante, que já atuou na unidade de São Gonçalo, em Niterói. 

Para procurar os serviços de atendimento à mulher ou denunciar casos de agressão, as mulheres devem entrar em contato pelos telefones da DPAM (21) 2332-9960/ 2334-9749, Disque Mulher 180 ou pelo próprio Disque Denúncia (21) 2253-1177. As vítimas não precisam se identificar

Queimados reúne contadores e promove capacitação gratuita para novo procedimento eletrônico de emissão de notas fiscais

Visando acompanhar os avanços tecnológicos necessários para o avanço da cidade, a Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, realizou um encontro com contadores e contabilistas de Queimados nesta terça-feira, 31 de maio, no Teatro Marlice Margarida Ferreira da Cunha, para esclarecer questões referentes ao novo procedimento eletrônico de emissão de notas fiscais e as vantagens da implantação do sistema.

A partir de junho as 200 empresas de prestação de serviços de Queimados já poderão contar com a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e), além da nova ferramenta de gestão eletrônica do ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) e terão um mês para se adaptarem com a nova realidade. Já no dia 1º de julho as empresas deverão passar a emitir as novas notas.

Segundo o representante da empresa Benefix Gestão e Sistemas, responsável pela implantação da tecnologia em Queimados, Rafael Moura, a iniciativa visa melhorar os níveis de controle de arrecadação do município, evitar fraudes na declaração do imposto de renda, além de ampliar o alcance da fiscalização e dinamizar os acessos para o contribuinte. O recolhimento é feito via internet, por meio de um sistema gratuito. “O diferencial deste sistema, denominado WebISS, é dificultar a clonagem das notas, através de um código de barras em 2D. Os modos de pesquisa, geração e impressão das notas fiscais (NF-e) também serão práticos neste novo método”, destacou o representante.

Ainda de acordo com Rafael Moura, a implantação será dividida em quatro etapas: RH e ambiente, que será o treinamento do corpo de fiscalização e funcionários do Imposto Sobre Serviços (ISS); avaliação do banco de dados, onde serão identificados todos os contribuintes e empresas ligados ao ISS; divulgação à sociedade e cadastramento eletrônico das empresas.

Pensando nisso a Prefeitura de Queimados começa a capacitar os contadores do município a partir de 1º de junho, oferecendo treinamentos gratuitos aos interessados, a partir das 9h, no próprio Teatro. Na próxima semana os treinamentos serão direcionados para os colaboradores do setor de fiscalização da Prefeitura, representantes dos bancos que possuem agências na cidade e contribuintes em geral. O representante da Benefix Gestão e Sistemas ficará na cidade até julho, quando passa a vigorar a obrigatoriedade da emissão da nota, para eventuais treinamentos extras – também gratuitos. 

Os contribuintes interessados em participar da capacitação deverão se dirigir até a Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento, que fica na Rua Alves, 68, no Centro, das 9h às 17h, ou entrar em contato através do telefone 2663-6400.

Ônibus Itinerante realiza atendimento especial às mulheres em Queimados

Com objetivo de oferecer serviços preventivos e de cuidados especiais à mulher, Queimados recebe pela segunda vez o Ônibus Itinerante do Estado da Divisão de Polícia de Atendimento à Mulher (DPAM) nesta terça e quarta-feira, 31 de maio e 01 de abril. O ônibus ficará estacionado na Praça Nossa Senhora da Conceição das 10h às 16h.

A coordenadora de Políticas Públicas para Mulher, Eliana Leôncio diz que a presença do ônibus no município é de extrema importancia. "Estamos trabalhando fortemente contra a violência à mulher. Nosso objetivo aqui é ajudar essas mulheres que infelizmente passam por essa situação covarde. O ônibus está aqui pela segunda vez e queremos ver resultados", frisa a coordenadora.

Durante os dois dias, o ônibus itinerante prestará serviços de atendimento especial e registro policial às mulheres que sofrem algum tipo de agressão, que é respaldada pela Lei n° 11.340/06, mais conhecida como Lei Maria da Penha.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Ação Comunitária leva serviços gratuitos ao bairro Vila Guimarães

Levar diversos serviços gratuitos para mais perto das pessoas que moram na periferia da cidade: esse é o objetivo das ações comunitárias da Prefeitura de Queimados que são realizadas ao menos duas vezes por mês. Desta vez, o bairro escolhido para fazer essa integração entre governo municipal e cidadão foi o Vila Guimarães.

A ação que aconteceu no último sábado, dia 29 de maio, na Escola Estadual Raimundo Correia (Rua Itajaí, s/nº - Vila Guimarães), disponibilizou serviços gratuitos como emissão da 1ª e 2ª via de carteira de trabalho, identidade, cadastramento no programa Bolsa Família, corte de cabelo, vacinação contra Influenza A, além de oferecer atividades de recreação para a criançada com pula-pulas. Todas as ações são sempre em parceria com a Fundação Leão XIII, Detran, Ministério do Trabalho e secretarias municipais.        

Entre os diversos serviços oferecidos, a emissão de carteira de trabalho e a identidade foram os mais procurados no dia. Para facilitar o trabalho, as pessoas tiravam uma foto 3x4 na hora e já saiam com os documentos em mãos. Foi o que aconteceu com a dona de casa, Márcia Cristina Lins, que foi à escola para fazer uma nova carteira de trabalho e aproveitou para levar a filha Caroline Lins, de 14 anos, para retirar a identidade. 

“Vim para retirar a segunda via da minha carteira de trabalho, porque a anterior está muito velha. Como estou procurando emprego, não posso deixar de aproveitar a oportunidade já que é de graça”, contou a dona de casa.

A próxima ação está prevista para acontecer no dia 18 de junho, na Escola Municipal Ubirajara Ferreira (Estrada Jardim Riachão, s/nº - Jardim Excelsior). Mais informações podem ser adquiridas pelo telefone da Secretaria Municipal de Governo (21) 2665-2174.

Queimados discute segurança pública nesta terça-feira

Os membros do Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGIM) de Queimados voltam a se reunir nesta terça-feira, 31 de maio, para discutir entre outros assuntos, políticas públicas de segurança, assim como a necessidade de idealizar mecanismos de apoios e captação de recursos para atender às demandas do município, além de apontar sugestões de diretrizes integradas de segurança pública. A reunião acontece às 14h30, no 24º Batalhão de Polícia Militar.

A Polícia Militar, as Mulheres da Paz, grupos da Terceira Idade e representantes do Ministério da Justiça do Rio de Janeiro também participam do encontro a fim de consolidar o GGIM como ferramenta de gestão e planejamento municipal na prevenção da violência.

O encontro é aberto ao público e a entrada é livre.

Serviço:
Local - O 24º Batalhão de Polícia Militar fica na rua Tenente Jerônimo, s/nº - Vila do Tinguá, Queimados
Data - 31/05(terça-feira)
Horário - 14h30

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Prazo de inscrição para III Festival de Inverno de Teatro de Queimados termina segunda-feira

A próxima segunda-feira, 30 de maio, é o último dia para grupos e companhias de teatro da Baixada Fluminense se inscreverem para o III Festival de Inverno de Teatro de Queimados. Para esquentar o clima da cidade, as Secretarias Municipais de Cultura e Educação de Queimados se uniram para deixar a temperatura baixa apenas nos termômetros.

O III Festival de Inverno de Teatro de Queimados terá início no mês de agosto, logo após o recesso escolar, e vai reunir 18 grupos, dois a mais que no ano passado, para agitar a cidade com atividades culturais. Os grupos selecionados se apresentarão no Teatro Marlice Margarida Ferreira da Cunha.

Os interessados deverão enviar seu material, com releases, três fotos com boa resolução e endereço das apresentações atuais ou locais de ensaios para os e-mails: cultura_queimados@hotmail.com e/ou semuc@queimados.rj.gov.br. A comissão julgadora enfatiza que serão priorizados os grupos da Baixada Fluminense, a fim de valorizar e oferecer mais uma oportunidade aos artistas da região.

O Festival de Inverno já trouxe para Queimados espetáculos infantis como “Os Saltimbancos – O Musical”, de autoria do cantor e compositor de MPB Chico Buarque, “O Oco do toco”, “Pluft, o Fantasminha”, além dos adultos “Médico à força” e “Capitães de Areia”, baseado na obra do escritor baiano Jorge Amado.

Ação Comunitária neste sábado no Bairro Vila Guimarães

Pensando na população mais carente de Queimados, a Prefeitura realiza periodicamente ações comunitárias em diversos bairros. Neste sábado, 28 de maio, o bairro Vila Guimarães será o beneficiado. O evento acontecerá no Colégio Estadual Raimundo Correia, das 9h às 14h.

Durante a ação comunitária a comunidade poderá usufruir de serviços gratuitos como: emissão de carteira de trabalho, 2ª vias de documento como certidão de nascimento e identidade, cadastramento no programa Bolsa Família, medição da taxa de glicose, aferição de pressão arterial, oficinas de corte de cabelo e manicure, coleta de sangue para exames, atividades de recreação e lazer para crianças, entre outros.

O Colégio Estadual Raimundo Correia fica na Rua Itajaí, s/nº - Vila Guimarães.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Queimados encerra entrega de agasalhos na rede municipal de ensino

Priorizar o bem-estar dos alunos da rede municipal de ensino de Queimados. Esse é um dos objetivos da Prefeitura para respeitar a programação de distribuição de uniformes para todos os alunos. Nesta quinta-feira, 26 de maio, foram encerradas as entregas dos agasalhos na rede municipal de ensino. Só na Escola Municipal Oscar Weinschenck, 840 alunos do 1º ao 5º ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) receberam o complemento do uniforme.

A diretora da última escola beneficiada, Zilma Messias Padinho, diz que fica muito feliz em saber que os alunos já estão com o uniforme completo. “Trabalho aqui nessa mesma escola há 19 anos e tenho um carinho enorme por essas crianças. Só em saber que todas já têm seus uniformes completos dentro do prazo me deixa muito feliz”, frisou a diretora.

Todos os alunos da rede municipal de ensino já estão com os novos uniformes e com seus kits escolares. Vale ressaltar que o kit foi novidade por ser fabricado com material 100% reciclável.

Queimados promove Dia da Família na Escola

Visando sempre solidificar a relação com a família proporcionando a participação mais integrada com os responsáveis dos alunos da rede, a Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Educação, vai promover pela primeira vez neste sábado, 28 de maio, o Dia da Família na Escola, no sítio Catavento. Na ocasião, 20 alunos de cada escola municipal, 28 unidades ao todo, participarão junto com sua família de atividades lúdicas extracurriculares.

Serviço:

Local: O sítio Catavento fica na Rua Padre José de Anchieta, nº 1903, no bairro Parque São Jorge

Data: 28/05

Hora: 8h

Abrigo de adolescentes sob nova direção em Queimados

A Prefeitura Municipal de Queimados e a ONG Centro de Reabilitação de Belford Roxo (CERB) fecharam na manhã desta quinta-feira, dia 26 de maio, um convênio que estabelece a CERB como gestora do Abrigo Municipal para Adolescentes do sexo masculino (Rua Paulo Borges, lote 16, quadra 16 – Fanchem). Com duração de um ano, podendo ser prorrogado por mais um, o convênio prevê um repasse da Prefeitura no valor de R$ 10 mil por mês para administração da unidade.
Por ser tratar de um imóvel alugado, o repasse municipal será destinado para quitar gastos com água, luz, gás, telefone, vestuário, salários de funcionários, alimentação dos abrigados, entre outras despesas. O abrigo possui capacidade para acolher cerca de 20 adolescentes com idade entre 12 e 18 anos e, atualmente, atende seis meninos entre 12 e 16 anos.

Fundada há 15 anos, a ONG foi selecionada entre demais entidades por cumprir todas as exigências necessárias para administrar a unidade. Entre os requisitos avaliados pela Secretaria Municipal de Assistência Social, foram levados em consideração: documentação em dia, planejamento, certificação do Conselho Estadual de Assistência Social e tempo de experiência no trabalho com crianças e adolescentes.

A coordenadora da CERB e médica, Ivonete Marques Afonso, falou da importância de oferecer as crianças do abrigo carinho, respeito, qualidade de vida e ocupação saudável que vise, entre outras coisas, qualificação profissional. “Nosso trabalho é feito com muito carinho e respeito. Queremos que estas crianças se tornem cidadãos conscientes e capazes. Nosso trabalho é direcionado para melhoria da qualidade de vida, segurança e bem-estar deles. Já atuamos há 15 anos. Um dos nossos objetivos é proporcionar condições para que eles se profissionalizem também”, ressaltou a coordenadora.

A promotora de Justiça da Infância e Juventude de Queimados, Fernanda Ottoni do Amaral, enfatizou a importância de dar aos adolescentes todo o suporte necessário para que eles cresçam e se desenvolvam. “A minha vida é lutar para cuidar das crianças e adolescente e faço isso com muita determinação. Esperem de mim muita parceria, mas também cobrança. Nós somos responsáveis por esses adolescentes e, sendo assim, temos que fazer o melhor por eles.  Esse é o nosso trabalho”, frisou.

O encontro que oficializou o convênio entre a Prefeitura e a CERB foi celebrado com festa. Hoje foi comemorado o aniversário de um dos menores do abrigo, com direito a torta e refrigerante, pães e biscoitos. Participaram do evento autoridades municipais como a promotora de Justiça da Infância e Juventude, Fernanda Ottoni do Amaral, representando o Ministério Público, o vice-prefeito de Queimados, José Alves de Carvalho, o Dequinha, a secretária municipal de Assistência Social, Gilda Baltar, mais representantes dos conselhos municipais e do comissariado de Justiça, Infância e Juventude.           

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Cidadania e Trabalho chegam ao Bairro Eldorado

Levar cidadania a comunidades carentes que recebem obras de infraestrutura. Esse é o objetivo dos cursos de geração de renda do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Queimados, no bairro Eldorado. O projeto está disponibilizando dois cursos para a população: manicure e depilação. As inscrições para novas turmas já estão abertas e vai até o dia 06 de junho, data de início das aulas, que acontecerão em diferentes dias, das 9h às 17h, na Igreja de São Francisco de Assis, no bairro Jardim Alzira – um pólo fixo de assistência social. O curso é gratuito, o material é oferecido pelo projeto e, após a conclusão, além do cerificado, os alunos recebem um kit para iniciar a profissão.


                                                                                                                              
Ao total o pólo de assistência social já formou mais de 100 alunas desde janeiro de 2010, quando foi implantado o projeto no bairro. A aluna do curso de manicure Luciana de Souza Ribeiro, 30 anos, diz que vê o curso como uma melhora de vida. “Estou aqui para melhorar minha renda. Quero trabalhar para complementar as contas lá de casa e se possível trabalhar em casa. Estou muito feliz com essa oportunidade”, frisa Luciana que é casada e tem dois filhos.

A igreja São Francisco de Assis é um pólo fixo e de grande referência na comunidade. A assistente social da Prefeitura de Queimados e responsável técnica do PAC, Cristiane Lamarão, diz que desde a abertura do pólo no bairro, a comunidade cresceu. “Analisando a região podemos perceber que a qualidade de vida dessas pessoas mudou para melhor. Praticamente todas as alunas que formamos aqui já estão trabalhando, seja em casa ou em salões. Isso me deixa muito satisfeita”, ressaltou Cristiane. 

O curso de depilação tem duração total de dois meses, já o de manicure, três. Ao total já são mais de 40 pessoas inscritas para ambos os cursos. A quantidade de turmas que serão formadas depende da demanda de cada curso. Vale ressaltar que a maior procura é para o curso de depilação, já que será a primeira turma aberta. 

Além dos cursos de geração de trabalho e renda, o pólo trabalha com orientação social através de indicações da pastoral da criança e do adolescente e instituições sociais dentro da comunidade. 

Os interessados em realizar a inscrição deverão comparecer a Igreja São Francisco de Assis, que fica na Rua Geral Albernaz, s/n° – Jardim Alzira, ao lado do clube do Ponte Preta. Todos devem ser maiores de 18 anos e estar munidos de RG e comprovante de residência.

Aulas de Balé

Com objetivo de oferecer às crianças e adolescentes da comunidade uma ocupação saudável, o pólo de Assistência Social, através do projeto do PAC, está oferecendo aulas de balé. Os responsáveis interessados em matricular as crianças e adolescentes devem procurar a Igreja de São Francisco de Assis para fazer a inscrição. As aulas acontecem as segundas, terças e quartas, pela manhã e a tarde em vários horários.

CERB assumirá nesta quarta-feira a gestão de abrigo para adolescentes

A Prefeitura Municipal de Queimados firma nesta quinta-feira, dia 26 de maio, às 10h, um convênio com a ONG Centro de Reabilitação de Belford Roxo (CERB) a gestão do Abrigo Municipal para Adolescentes (Rua Paulo Borges, lote 16, quadra 16 – Fanchem). O convênio terá a duração de um ano, podendo ser prorrogado por mais um. Com capacidade para atender 20 meninos com até 12 anos de idade, o abrigo que estava sob administração da Prefeitura desde agosto de 2010, passa agora a ser administrado pela ONG.  

Na ocasião, estarão presentes autoridades municipais como o prefeito de Queimados, Max Rodrigues Lemos, a promotora de Justiça da Infância e Juventude, Fernanda Abreu Ottoni do Amaral, a promotora de Justiça, Márcia Pinto, o juiz da Vara da Infância, Juventude e do Idoso, Jansem Amadeu do Carmo Madeira, e representantes dos conselhos de proteção à Infância, Juventude e ao Adolescente.          

Serviço:

Data: 26/05/2011 (quinta-feira)
Horário: às 10h
Local: Abrigo Municipal Conveniado para Adolescentes (Rua Paulo Borges, lote 16, quadra 16 – Fanchem) 

Mais de 150 pessoas participaram do Dia do Desafio em Queimados

Para comemorar o dia mundial de incentivo a prática de atividades físicas e suar a camisa, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Queimados, em parceria com o Sesc Rio, realizou na manhã desta quarta-feira, dia 25 de maio, o Dia do Desafio, na Vila Olímpica de Queimados (Avenida Maracanã, s/nº - Vila Pacaembu). O dia foi marcado por uma caminhada em um percurso de três quilômetros com mais de 150 participantes sem classificação etária.

Como forma de se inscrever na competição, os participantes tiveram que doar um quilo de alimento de não-perecível. Os alimentos arrecadados serão entregues às instituições carentes e abrigos da cidade.

O Dia do Desafio, que também teve apoio da Associação de Desportistas de Queimados (ADESQ), foi criado no Canadá e vem sendo difundido mundialmente pela TAFISA (Trin & Fitness International Sport for all Association), entidade alemã de promoção de esportes a todos. A idéia é reunir o maior número de pessoas possível, sempre na última quarta-feira do mês de maio, para praticar exercícios físicos como caminhada, cooper, alongamento, entre outras atividades.   

Ao final da caminhada, todos os “maratonistas” ganharam uma medalha simbólica de participação e concorreram ao sorteio de camisas comemorativas do evento.   

Queimados discute segurança pública

Os membros do Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGIM) de Queimados voltam a se reunir nesta terça-feira, 31 de maio, para discutir entre outros assuntos, políticas públicas de segurança, assim como a necessidade de idealizar mecanismos de apoios e captação de recursos para atender às demandas do município, além de apontar sugestões de diretrizes integradas de segurança pública. A reunião acontece às 14h30, no 24º Batalhão de Polícia Militar.

A Polícia Militar, as Mulheres da Paz, grupos da Terceira Idade e representantes do Ministério da Justiça do Rio de Janeiro também participam do encontro a fim de consolidar o GGIM como ferramenta de gestão e planejamento municipal na prevenção da violência.

O encontro é aberto ao público e a entrada é livre.


Serviço:
Local - O 24º Batalhão de Polícia Militar fica na rua Tenente Jerônimo, s/nº - Vila do Tinguá, Queimados
Data - 31/05(terça-feira)
Horário - 14h30

terça-feira, 24 de maio de 2011

Dia do Desafio promete suar a camisa em Queimados

Em comemoração ao dia mundial de incentivo a prática de atividades físicas, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Queimados, em parceria com o Sesc-Rio, realiza nesta quarta-feira, dia 25 de maio, o Dia do Desafio. O dia foi criado para incentivar a prática regular de exercícios físicos em benefício da saúde e do bem estar.

No dia, alunos que praticam atividades esportivas na Vila Olímpica de Queimados (Avenida Maracanã, s/nº - Vila Pacaembu) caminharão um percurso de três quilômetros. Após a caminhada serão realizadas atividades de recreação e lazer.  A concentração começa às 8h com largada e a chegada na própria Vila Olímpica. Informações (21) 2665-1188.   


O Dia do Desafio foi criado no Canadá e vem sendo difundido mundialmente pela TAFISA (Trin & Tamp Fitness International Sport for all Association), entidade alemã de promoção de esportes a todos.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Prefeitura de Queimados tem cursos de geração de renda

A Prefeitura Municipal de Queimados está disponibilizando dois cursos de geração de renda para moradores do bairro Eldorado e adjacências: manicure e depilação. Os cursos, destinados a pessoas maiores de 18 anos, estão com as inscrições abertas até o dia 06 de junho, quando começam as aulas. As inscrições devem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Igreja São Francisco de Assis, na Rua Geral Albernaz, s/nº, Jardim Alzira (ao lado do clube do Ponte Preta). E para as crianças e adolescentes da comunidade, que tenham entre 04 e 18 anos, são oferecidas aulas de balé.

Os cursos fazem parte do projeto social desenvolvido pela Secretaria Municipal de Obras e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo Federal, que visam levar cidadania a comunidades que recebem obras de infraestrutura. Para participar do projeto é necessário ser morador de Queimados, preferencialmente das áreas em torno do Eldorado. Os cursos são gratuitos e o material é fornecido pelo projeto. Ao final do curso, são conferidos certificados e os alunos da geração de renda ganham um kit básico para iniciar a profissão. As aulas do curso de manicure acontecem as segundas e quartas, das 13h às 17h, o de depilação acontece as segundas e quartas, das 9h às 12h, e as aulas de balé acontecem as segundas, terças e quartas, de manhã e de tarde em vários horários.

Fiéis de Queimados realizam III Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa

Candomblecistas, espíritas kardecistas e umabandistas se reuniram nas ruas do bairro Fanchem  para caminharem em defesa da liberdade religiosa neste sábado, 21 de maio, desde às 9h. A concentração, que aconteceu no Barracão do Pai Jorge de Xangô, contou com a presença do conselheiro estratégico do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP) e representante da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa , Ivanir dos Santos.

A iniciativa da Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania de Queimados, através da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas em Defesa da Igualdade Racial, reuniu religiosos mais uma vez para lutar contra a intolerância e o preconceito. O babalorixá e professor Ivanir dos Santos declarou que a manifestação reivindica respeito às religiões de matrizes africanas e o convívio amigável entre todas as crenças. “A maioria das pessoas acha que no candomblé, por exemplo, não acreditamos em Deus. Não é verdade, não devemos nada a nenhuma religião. Precisamos e devemos dar respeito, não de julgamentos”, enfatizou Ivanir, que parabenizou o trabalho da Coordenadoria de Queimados e prometeu voltar à cidade para participar de outros encontros.

Para o coordenador de Políticas Públicas em Defesa da Igualdade Racial de Queimados, Jorge Dahl, a importância dos encontros abertos é cada vez maior para dar visibilidade aos grupos culturais e religiosos da cidade. “Nossa luta sempre será a favor da igualdade e da diversidade cultural. Além de igrejas católicas e evangélicas, queremos que o povo de axé também mostre sua cara e seu valor”, concluiu Dahl.

Após a caminhada os fiéis seguiram para a Casa da Mãe Nicinha, também no Fanchem, para participar da feijoada que encerrou o evento.

A Secretaria Municipal de Promoção a Cidadania fica na Rua Otília, nº 1495, no Centro.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Queimados capacita empresa de ônibus para a inclusão de pessoas deficientes



Um dos grandes objetivos da Prefeitura de Queimados é a inclusão de pessoas com deficiência em todas as áreas da sociedade e também no mercado de trabalho. No entanto, o atual governo municipal não considera apenas a inclusão no mercado de trabalho, capacitar as empresas e fiscalizá-las é garantir que todos tenham o mesmo direito. E é com esse foco que a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência realizou nesta quinta-feira, 19 de maio, uma capacitação para mais de 50 funcionários na empresa de transportes coletivos Tinguá.

Com o tema “Como receber um funcionário deficiente” a coordenadora Municipal de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, Sirlene Marquiori, palestrou sobre a importância da inclusão. “Empregar um deficiente é mais que beneficiar, é ter compaixão e saber que todos constitucionalmente têm seus direitos iguais. Gosto de dizer que a pessoa que possui alguma necessidade especial é eficiente, pois eles desenvolvem um sentido mais aguçado do que as outras pessoas. Devemos acabar com esse preconceito dentro das empresas. A transportadora Tinguá está de parabéns nessa parceria”, frisou Sirlene.

Durante a capacitação foram abordados assuntos como: embarque e desembarque de um deficiente nos ônibus; como ter uma atenção especial com deficientes que possui deficiência intelectual e física; como auxiliar nas necessidades que um deficiente possui; entre outros.

A coordenadoria especializada disponibiliza diversos serviços diariamente na Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania, que fica na Rua Otília, nº 1945 – Centro. Informações também podem ser obtidas através do telefone (21) 3966-3461.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Queimados em favor da tolerância religiosa


Com objetivo oficializar o pedido ao Poder Legislativo de Queimados para poder sacramentar o Dia Municipal em Favor da Liberdade Religiosa e lutar por um município laico, foi realizada nesta quarta-feira, 18 de maio, uma audiência pública na Câmara Municipal de Queimados. O evento contou com a participação da Coordenadoria e Conselho Municipal em Defesa da Liberdade Religiosa, vereadores, representantes das religiões de matrizes africanas, pastores e capoeiristas.
A data escolhida para sacramentar é o dia 16 de maio, pois representa o início das atividades contra o preconceito às casas de axé em Queimados. A casa de leis do município marcará a data para a plenária de votação do projeto.
O representante da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas em Defesa da Igualdade Religiosa da Prefeitura de Queimados, Arlindo Sampaio, é mestre de capoeira e diz que o jogo é o mais antigo defensor na luta contra a intolerância religiosa. “Sou mestre há mais de 30 anos e durante todo esse tempo venho trabalhando em favor de um país sem preconceito. A capoeira há séculos luta por esse objetivo sobre as religiões de matrizes africanas”, disse Arlindo.
A coordenadoria especializada nasceu no início do governo do prefeito Max Lemos, faz parte da Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania e vem trabalhando no município em favor das religiões de matrizes africanas e contra o preconceito de raças. A partir de 1º de junho a Coordenadoria dará início ao trabalho de legalização das casas de axé em Queimados. Ao total o município tem mais de 1500 casas e possui apenas 10 registradas. A meta é que até 2012 cerca de 50% já estejam legalizadas.
Para saber mais como funciona o trabalho da coordenadoria basta ir até a SEMPROC, que fica na Rua Otília, nº 1495 – Centro, ou através do telefone (21) 3699-3461.

Queimados promove III Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa

O próximo sábado, 21 de maio, será um dia marcado pela defesa da tolerância religiosa em Queimados. A III Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, que tem como principal objetivo dar visibilidade a religiões de matrizes africanas e acabar com a intolerância, acontece a partir das 9h, com concentração no Barracão do Pai Jorge de Xangô e termina no Barracão da Mãe Nicinha, onde acontecerão os festejos de encerramento.

A iniciativa da Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania, através da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas em Defesa da Igualdade Racial, visa também defender um estado laico, em que o cidadão tem o direito de professar qualquer fé e ter sua crença respeitada.

Serviço:

Local: O Barracão do Pai Jorge de Xangô fica na Rua H, nº 810, no Fanchem.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Queimados realiza campanha contra exploração sexual infantil

A Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, deu início à campanha de conscientização contra a exploração infantil. Durante todo o mês de maio colaboradores da SEMAS distribuirão panfletos explicativos nos bairros, prestarão esclarecimentos e disponibilizarão os telefones para que a população denuncie quem comete abuso sexual em crianças. Qualquer pessoa pode denunciar através dos telefones do Centro de Referência Especializado de Assistência Social: 2663-2251 ou do Conselho Tutelar de Queimados: 2665-1221/ 2663-3163.

Prefeitura de Queimados comemora pela primeira vez Dia da Luta Antimanicomial

Inclusão e ressocialização foram as palavras do dia em Queimados, que comemorou pela primeira vez nesta quarta-feira, 18 de maio, na Praça Nossa Senhora da Conceição, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Com o slogan “Por uma sociedade sem manicômios”, o Programa de Saúde Mental da Prefeitura de Queimados que tem como lema “Cuidar, sim. Excluir não”, relembrou a data que marca os 10 anos da Reforma Psiquiatra que mudou a estrutura do atendimento em saúde com várias atividades promovidas pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS e CAPSi – infanto juvenil) e também pelo Ambulatório de Saúde Mental da cidade.

De acordo com o coordenador de Saúde Mental, Edilson Alves Ventura, é importante criar uma cultura de inclusão dos usuários dos serviços de saúde mental na sociedade. “A nossa luta não é apenas contra o manicômio, mas sim em prol da restauração da dignidade do indivíduo. A inclusão dos usuários deve ser uma tarefa de todos nós, sociedade civil, profissionais da saúde mental e do governo”, enfatizou Edilson, durante a manifestação, que reuniu mais de 100 pessoas na Praça.

Na ocasião, o usuário do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas, Marcelo da Silva, de 40 anos, morador do bairro São Roque, deu seu depoimento emocionado sobre sua recuperação através do tratamento contra o alcoolismo. “Eu sou outra pessoa depois que abandonei a bebida. É uma luta diária e que não é fácil, mas os profissionais do ambulatório e do CAPS me dão o apoio que preciso. Perdi emprego e por pouco a família junto, mas cheguei a ver companheiros que perderam tudo mesmo. Precisamos é de oportunidade e tratamento, o ser humano não foi criado para ser maltratado”, desabafou Marcelo, que é usuário do CAPS – ad desde janeiro deste ano.

O Caps da Prefeitura de Queimados atende 180 pessoas, a maioria com transtornos mentais graves, depressão e esquizofrenia. Já o CAPSi acolhe 40 pacientes entre crianças e jovens com sofrimentos psíquicos. O Ambulatório de Saúde Mental realiza atendimentos psicológicos, psiquiátricos e terapias ocupacionais, e conta atualmente com mais de 1.500 usuários.

Os interessados em participar ou indicar pessoas para tratamento podem procurar o Ambulatório de Saúde Mental que fica na Av. Camilo Cristófano, 100, no bairro Fanchem (telefone: 2779-9558), das 8h às 17h – indicados para pessoas com transtornos mentais leves e moderados de todas as idades e/ou que necessitem de atendimentos com demanda de álcool e drogas. O CAPS e o CAPSi são destinados aos portadores de transtornos mentais graves e aos jovens e crianças com fortes sofrimentos psíquicos, respectivamente. O CAPS funciona na Travessa Marques, nº 195, no Centro (telefone: 2779-9103), o CAPSi fica na Rua Julio Kengen, nº 14, também no Centro (telefone: 2665-1238), de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

Vila Olímpica de Queimados abre inscrição

A Vila Olímpica de Queimados continua realizando inscrições para as atividades esportivas. São oferecidas vagas nas seguintes modalidades: futebol, Judô, atletismo, capoeira, basquete, dança (jazz e balé), vôlei, karatê, kung-fu e caminhada. Os interessados devem se inscrever na própria vila Olímpica e levar declaração escolar (em caso de crianças e jovens), atestado médico, uma foto 3x4, cópias: certidão de nascimento, RG do responsável (menores de 18 anos) e comprovante de residência. O horário de funcionamento da secretaria da Vila é das 8h às 17h. A vila fica na Avenida Maracanã, s/nº - vila Pacaembu.


Tabela de Atividades
 
Futebol – 2ª e 4ª

8h às 19h – 7 a 12 anos
9h às 10h – 13 a 18 anos
14h às 15h – 307 a 12 anos
15h30 às 16h – 3013 a 18 anos

Judô – 3ª e 5ª
8h às 9h – 7 a 11 anos
9h às 10h – 12 a 18 anos
15h às 16h – 5 a 11 anos
16h às 17h – 12 a 18 anos

Atletismo – 3ª, 4ª e 5ª
14h30 às 18h – 10 a 18 anos

Capoeira – 4ª e 6ª
16h – 5 a 18 anos

Basquete – 5ª e sábado
14h30 às 18h – 10 a 18 anos
9h às12h – 10 a 18 anos

Dança – 3ª e 5ª
8h às 9h – 4 a 7 anos
9h às 10h – 13 a 18 anos
15h às 16h – 7 a 12 anos
16h às 17h – 13 a 18 anos

Vôlei – 2ª e 5ª
1h às 16h – 10 a 18 anos
18h às20h – 10 a 18 anos

Karatê – 3ª e 5ª
18h às 20h – 10 a 18anos

Kung-Fu – 2ª e 6ª
2ª e 6ª – 10 a 18 anos
Caminhada – diariamente
7h às 8h – livre
18h às 21h – livre

Alongamento / Ginástica – diariamente
7h às 9h – livre

terça-feira, 17 de maio de 2011

Secretaria em Queimados capacita empresa de ônibus


Melhorar a relação e ter cuidados especiais com pessoas que possuem alguma deficiência seja ela visual, física, auditiva ou intelectual. Esse é o objetivo da capacitação que a Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania de Queimados oferecerá nesta quinta-feira, 19 de maio, para funcionários da transportadora Tinguá às 15h.

A coordenadora Municipal de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, Sirlene Marquiori, será a responsável pela capacitação para mais de 50 funcionários, sendo eles fiscais de ônibus, diretores e despachantes. Vale ressaltar que a coordenadoria tem uma parceria assídua com a transportadora.

A capacitação acontecerá na própria empresa que fica na Avenida Henrique Duque Estrada Maye, nº 1221, Parque Flora – Nova Iguaçu.

Mais oportunidades de empregos para deficientes

Além das 30 vagas de empregos para deficientes já oferecidas pela Tinguá, a empresa disponibilizou mais 15 vagas, totalizando 45 vagas de empregos. Todas as oportunidades são destinadas a pessoas que possuem alguma necessidade especial. Para concorrer, os interessados precisam estar cadastrado na Rede Municipal de Atendimento às Pessoas com Deficiência (REMAD), que funciona na sede da SEMPROC (Rua Otília, 1495 – Centro). Mais informações pelo telefone (21) 3699-3461.

Contemplados com apartamentos do Valdariosa entregam documentação

Os contemplados do último sorteio do Programa “Minha Casa, Minha Vida”, realizado no dia 14 de maio, tem até o dia 25 deste mês para comparecer à sede da Secretaria Municipal de Educação de Queimados (Rua Hortência, nº 6 – Centro – na Praça dos Eucaliptos) munidos de original e fotocópia da Carteira de Identidade, CPF, comprovante oficial de residência, comprovante de renda e prova de estado civil (certidão de nascimento, casamento, divórcio/separação judicial ou óbito). O atendimento é feito todos os dias – incluindo sábado e domingo – das 9h às 17h. Quem não apresentar a documentação dentro do prazo estipulado será automaticamente excluído do programa. Para saber se você foi contemplado no sorteio, acesse e confira através do link: http://bit.ly/lFLlBp

O programa “Minha Casa, Minha Vida” de Queimados já beneficiou 1.500 famílias. O próximo sorteio está previsto para o dia 09 de julho. Desta vez, serão sorteadas as casas que estão em fase de conclusão de obras, no bairro Belmonte.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Queimados seleciona grupos de teatro para III Festival de Inverno

Para esquentar o clima da cidade, as Secretarias Municipais de Cultura e Educação de Queimados se uniram para deixar a temperatura baixa apenas nos termômetros. Por conta do já tradicional Festival de Inverno, que terá sua terceira edição, as Secretarias estão selecionando até o dia 30 de maio trabalhos de grupos e companhias de teatro da Baixada Fluminense para se apresentarem no festival.

O III Festival de Inverno de Teatro de Queimados terá início no mês de agosto, logo após o recesso escolar, e vai reunir 18 grupos, dois a mais que no ano passado, para agitar a cidade com atividades culturais. Os grupos selecionados se apresentarão no Teatro Marlice Margarida Ferreira da Cunha e receberão R$1.000 por apresentação.

Os interessados deverão enviar seu material, com releases, três fotos com boa resolução e endereço das apresentações atuais ou locais de ensaios para os e-mails: cultura_queimados@hotmail.com e/ou semuc@queimados.rj.gov.br. A comissão julgadora enfatiza que serão priorizados os grupos da Baixada Fluminense, a fim de valorizar e oferecer mais uma oportunidade aos artistas da região.

O Festival de Inverno já trouxe para Queimados espetáculos infantis como “Os Saltimbancos – O Musical”, de autoria do cantor e compositor de MPB Chico Buarque, “O Oco do toco”, “Pluft, o Fantasminha”, além dos adultos “Médico à força” e “Capitães de Areia”, baseado na obra do escritor baiano Jorge Amado.

Queimados em favor da liberdade religiosa



 Com objetivo de diminuir o preconceito contra as religiões de matrizes africanas em Queimados, a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas em Defesa da Igualdade Racial realizará no dia 18 de maio uma audiência pública para sacramentar o Dia Municipal da Defesa da Liberdade Religiosa na Câmara de Vereadores, às 19h. Dando continuidade ao evento no dia 26, acontecerá a III Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, com mesmo foco, que terá concentração no Barracão do Pai Jorge de Xangô, às 9h. Após a caminhada haverá uma comemoração com muita feijoada, mesa redonda, pagode e muito mais.
No primeiro evento da agenda do mês de maio, dia 18, será discutido na Câmara de Vereadores, a importância de transformar o dia 16 de maio no Dia Municipal da Defesa da Liberdade Religiosa, já que foi a partir desta data no ano de 2009 que deu início aos trabalhos de organização nas casas de axé no município. O encontro contará com a presença do pedagogo Ivanir dos Santos, representando o Centro de Articulação da População Marginalizada (CEAP), e diversos zeladores de santo de Queimados.
Já no dia 26 de maio, será realizado a III Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, que tem principal objetivo dar visibilidade a religiões de matrizes africanas e acabar com a intolerância religiosa.  O evento terá a concentração no Barracão do Pai Jorge de Xangô, e terminará no Barracão da Mãe dona Nicinha, onde acontecerão os festejos de encerramento.
As atividades são gratuitas. Mais informações na Secretaria Municipal de Promoção a Cidadania, que fica na Rua Otília, nº 1495, Centro.  
Serviço:
Evento: Audiência Pública para sacramentar o Dia Municipal da Defesa da Liberdade Religiosa
Data: 18 de maio
Horário: 19h
Local: Câmara de Vereadores de Queimados (Avenida Tinguá, nº 1.159 – Vila do Tinguá)

Evento: III Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa
Data: 26 de maio
Horário: 9h
Local: Barracão do Pai Jorge de Xangô (Rua H, nº 810 – Fanchem)