Plano Progredir busca promover a autonomia das famílias inscritas no Cadastro Único. Inscrições podem ser feitas até o dia 30 de maio na Secretaria de Assistência Social
Marina Mendes - Estão abertas até o dia 30 de maio as inscrições para os cursos gratuitos de qualificação profissional do Plano Progredir, do Ministério do Desenvolvimento Social em parceria com Ministério da Educação. E em Queimados, na Baixada Fluminense, serão ofertadas 100 vagas, distribuídas nos cursos de recepcionista, agente administrativo, assistente financeiro e assistente de recursos humanos, todos promovidos pelo Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego).
As inscrições podem ser feitas na hora, na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, que fica na Rua Eugênio Belo Castanheiras, 176 - Centro. Para participar, é preciso estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e ter mais de 15 anos de idade. As aulas têm início previsto para 4 de junho e acontecerão no Centro Vocação Tecnológica de Queimados (CVT), de segunda a quinta-feira, das 13h20 até 17h40, com carga horária de 160 horas.
Depois de feita a pré-inscrição online, será emitido um comprovante, onde o candidato terá que levar no CVT juntamente com a carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, comprovante de escolaridade e 1 foto 3x4 (todos os documentos com a original e cópia). Não serão aceitas inscrições no dia de início das aulas.
Para o Secretário Municipal de Assistência Social, Elton Teixeira, o programa é fundamental para a formação da juventude. "A oportunidade é essencial para os jovens que estão inseridos no cadastro único dos programas sociais. Para além da capacitação, os estudantes podem uma nova perspectiva de vida, com acesso ao trabalho e uma vida melhor", afirmou o gestor.
Outros requisitos
Além da faixa etária determinada, o nível de escolaridade também será um requisito para efetuar a inscrição nos cursos. Para recepcionista, o interessado só poderá se inscrever se tiver o ensino fundamental II incompleto (do 6º ano 9 anoº), enquanto para os cursos de Assistente Administrativo e Assistente Financeiro, o aluno deverá já ter completado o ensino fundamental II. Para Assistente de Recursos Humanos, poderá se inscrever quem cumpriu ou não o ensino fundamental II.
A jovem Suelen Ávila, de 20 anos, é moradora do Bairro Inconfidência e assim que soube da novidade foi emitir seu CadÚnico. Ainda no Ensino Fundamental, ela viu no curso a oportunidade de melhorar suas chances de ingressar no mercado de trabalho. "Minha madastra soube e logo eu me interessei. Vou me inscrever no curso para recepcionista, que foi o que eu mais me identifiquei", concluiu.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOnde faz inscrição para o cadastro unico?
ResponderExcluirNo CRAS mais próximo de você, de 8h às 17h. Os órgãos funcionam nos bairros Novo Eldorado, Parque Santiago, Inconfidência, São Jorge, Centro, Jardim da Fonte, Nova Cidade e Nossa Senhora da Glória.
Excluir