quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Fronteiras do idioma não têm idade

Idosos vão aprender gratuitamente noções básicas de Inglês como os tempos verbais e vocabulário

Aprender outro idioma é comum entre crianças, jovens e adultos quando se matriculam num “cursinho de inglês”, que chega a levar no mínimo um ano e meio de duração. Mas se os alunos forem idosos com sede de conhecimento e com vontade de aprender outra língua? É inusitado, mas isso vai passar a existir em breve no dia 09 de novembro. O motivo é que os alunos que participam das atividades do Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade (CELTI) de Queimados, na Baixada Fluminense, vão aprender inglês básico com aulas gratuitas uma vez por semana durante dois meses.

As aulas vão acontecer todas às segundas-feiras, das 9h às 10h, e as inscrições estão abertas até o dia 06 de novembro. Os interessados em se matricular devem ter mais de 55 anos e podem procurar o próprio CELTI (Avenida Maracanã, s/n° - Vila Pacaembu) com os documentos de identidade, comprovante de residência e uma foto 3x4, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Informações pelo telefone (21) 2665-1265.

De acordo com o secretário da Terceira Idade de Queimados, José Alves de Carvalho, o Dequinha, “a proposta se baseia numa metodologia de ensino que leva em conta o caráter dinâmico e heterogêneo das línguas adaptado para pessoas da terceira idade”. O objetivo, segundo ele, as aulas serão ministradas por uma professora voluntária e têm por objetivo “oferecer uma oportunidade de inserção social, que articula os conhecimentos da língua estrangeira à diversidade cultural”.

Músicas para fixar conteúdo     

O curso vai abordar o verbo “to be”, pronomes pessoais e de tratamento, vocabulário (tradução de palavras), significado de expressões usadas no dia a dia, uso dos artigos "a" ou "an", adjetivos opostos e possessivos, compreensão oral e escrita, uso dos verbos "can" e "can’t" e tempo verbal (passado, presente e futuro). Professora voluntária do projeto, Raquel Piccoli, de 18 anos, vai usar músicas e brincadeiras como forma de entretenimento para facilitar o aprendizado: “Montei uma programação em que as aulas facilitem o entendimento das expressões diárias da linha inglesa. Vamos traduzir as letras das músicas juntos, além de participar de brincadeiras em grupo para entretê-los. Essa metodologia vai ajudar a fixar as aulas”, completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.