quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Queimados ganha sua terceira creche pública

Unidade vai atender 120 crianças de zero a quatro anos em horário integral. A partir do ano que vem também será pré-escola 

Após perder duas oportunidades de emprego por não ter com quem deixar o filho Gabriel, de dois anos, a técnica de enfermagem Priscila Mariana Grucilácio, 28, tem motivos de sobra para comemorar. Agora, ela que é mãe solteira e outras na mesma situação não vão mais precisar deixar de trabalhar fora para cuidar dos filhos. É que na última quarta-feira, dia 04, foi inaugurada a Creche Vereador Gilberto Peres de Oliveira (Gil do Glória), no bairro Vista Alegre, a terceira unidade pública de Queimados.

A creche vai beneficiar inicialmente 75 crianças de dois e três anos incompletos em horário integral, das 7h30 às 17h. A partir do próximo ano, o atendimento será ampliado para 120 crianças entre zero e quatro anos em regime pré-escolar.

“Nunca investimos tanto na área da educação básica. Esta unidade vai mudar a vida de muitas mães que não tinham com quem deixar seus filhos. Esse é o nosso maior compromisso que é de cuidar das pessoas, então, nada mais justo que prestar uma homenagem ao ex-vereador Gil do Glória que tanto ajudou famílias inteiras da região”, explicou Max, sobre o nome da nova creche.

Construída com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), através do Proinfância e contrapartida da Prefeitura, a creche possui três salas de aula, sala multimídia, brinquedoteca, berçário, dormitório, recreio coberto e parquinho. A equipe de funcionários inclui diretora, orientador pedagógico, orientador educacional, 10 professores, 10 auxiliares de creche e uma cuidadora para crianças com necessidades especiais. “Aqui vamos preparar o futuro!”, destacou o secretário municipal de Fazenda e Planejamento, Carlos Vilela.

Priscila, recém-empregada há apenas dois meses como cuidadora de uma idosa, na Zona Norte do Rio, estava entre as cerca de 300 pessoas presentes na inauguração. Ela paga a prima cerca de R$ 350,00 por mês para olhar o filho. “Cuido de uma idosa no Rio em escala de 24h por 48h. Nesse dia fora, quem toma conta do Gabriel é a minha prima. É o único jeito que encontrei para não deixar de trabalhar fora. Há alguns meses perdi duas propostas de trabalho, porque não tinham com que deixar ele”, comentou.

“Alfabetização prepara para o ensino fundamental”

De acordo com a secretária municipal de Educação, Mirian Motta, o local não será apenas para os pais deixarem seus filhos no horário do trabalho, mas também vai funcionar como pré-escola na alfabetização das crianças. “Além de acolher as crianças com toda estrutura e suporte necessário, a creche vai trabalhar também a parte educacional como pré-escola. Os professores vão reforçar a alfabetização dessas crianças para chegar ao ensino fundamental mais preparado”, disse.

A partir da próxima segunda-feira, dia 09, a creche começa a funcionar. As matrículas ainda podem ser feitas na própria sede (Rua Maia Lívia Gregório s/n – Vista Alegre) pelos responsáveis.  De acordo com a secretaria de Educação ainda existem 15 vagas abertas. Os interessados devem levar cópias dos seguintes documentos: duas fotos 3x4, certidão de nascimento da criança, identidade, CPF, comprovante de residência, carteira de vacinação e comprovante do tipo sanguíneo do aluno, além da declaração do trabalho do responsável.

3 comentários:

  1. Queria saber das vagas pois escrevi minha sobrinha e ainda não sei resultados

    ResponderExcluir
  2. os alunos da creche vão estudar esse ano?

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber se tem vaga pra 6 anos

    ResponderExcluir

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.